Deleta Eu!: AMHB (Homeopatia).

Inteligência diluída...Está na hora de nos concentrarmos em mais um exemplo de como a honestidade e bom senso estão diluídos em nosso mundo. Depois da dica do sempre desfavorável Deja, cá estou eu para falar do site da Associação Médica Homeopática Brasileira. Afinal, esta vai ser uma crítica de CLASSE!

O SITE

Proposta: “NÓS NÃO SOMOS MALUCOS!”

Ok…

É natural que numa sociedade estruturada qualquer profissão mínimamente famosa/lucrativa tenha sua associação oficial. Se existem pessoas dispostas a pagar uma mensalidade, tem sempre quem esteja disposto a recolhê-la.

E a nossa cara AMHB faz esse papel. Como de praxe, a associação visa defender os interesses dos seus inter… associados. O que em outras profissões significa lutar por direitos trabalhistas e maiores remunerações, aqui significa tentar tirar a presunção de charlatanismo de cima dos profissionais que “aplicam” a homeopatia.

Considerando que a homeopatia foi oficialmente inaugurada em 1779, por Samuel Hahnemann, são mais de 200 anos se defendendo sem sucesso. Afinal, você não vê a Sociedade Brasileira de Cardiologia gastando seu latim para dizer que sua especialidade é algo real.

Ainda vou entrar no mérito do que realmente é a homeopatia, mas por enquanto vamos analisar um dos grandes trunfos recentes dessa especialidade char… medicinal.

Um trecho de um dos textos do site: “Aqui no Brasil, temos experiência para responder a estas preocupações específicas sobre homeopatia e o bem estar da saúde do povo, pois somos um país em desenvolvimento e temos quase 30 anos de especialidade médica homeopática reconhecida pelo nosso CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.”

Perceberam a capitalização de ênfase? Sally e eu adoramos fazer isso nos textos, e quase sempre significa reforçar ainda mais a contundência do termo destacado. Na linguagem escrita, é o mesmo que subir o tom da voz. E está na cara que o autor do texto publicado no site está tentando esfregar na cara de todo mundo que a Homeopatia JÁ ganhou a guerra contra os “infiéis” e que agora homeopatia é medicina de verdade!

Pois então… eu sempre digo que várias mentiras podem ser contadas apenas com a verdade, e estamos diante de um desses casos. O reconhecimento da especialidade só quer dizer que um profissional formado numa escola com tal especialidade vai ser reconhecido pelo CFM. A Homeopatia está lá. Sabem quem está lá também? Administração em Saúde. Estaria o CFM reconhecendo Administração Hospitalar como uma ciência comprovada na cura de pacientes? Confira.

Não bastasse esse uso golpista do reconhecimento de área de atuação, ainda tem o prego final no caixão do apoio “oficial”. A famosa Portaria 971 do Ministério da Saúde. Dentre outras coisas, a portaria permite que LEIGOS (sem curso de medicina) apliquem oficialmente, pelo SUS, tratamentos homeopáticos. Se não ficou na cara, eu explico: É a oficialização de que é crendice. No mesmo pacote, entrou a acupuntura e o tratamento com águas minerais!

Serião.

Ah sim, os homeopatas também se vangloriam do reconhecimento pela Organização Mundial da Saúde. A mesma OMS que endossou um documento condenando a utilização da homeopatia em doenças REAIS. A preocupação com a proliferação de curandeiros milagrosos escorados na homeopatia em países pobres é válida. Muito mais válida do que deixar felizes um bando de pessoas que seguem uma prática inócua como se fosse uma religião.

A OMS acha tudo muito bonitinho e alternativo até que uma pessoa que precise de um tratamento REAL seja enganada.

Sim, porque é exatamente isso que as organizações e conselhos de classe da medicina fazem ao “aceitar” a homeopatia: Acalmam ânimos e tentam manter um mínimo de organização para MINIMIZAR os danos causados por tratamentos baseados em placebos. É mais fácil manter os malucos sob vigia constante.

E agora que eu larguei de vez a imparcialidade, vamos continuar com a parte mais divertida do texto.

UTILIDADE

Como estamos falando de um site que agrega os profissionais de homeopatia, nada mais justo do que tratar da utilidade da prática como um todo.

Já mencionei que o “pai” da homeopatia é Samuel Hahnemann, que se utilizou de idéias milenares de Hipócrates para desenvolver sua teoria. Hipócrates é uma figura importante na medicina, mas vivia numa sociedade cuja tecnologia não permitia muito mais do que teorizar sobre doenças e curas. Virtualmente todas suas idéias sobre o funcionamento químico e biológico da coisa estavam completamente erradas. A medicina real o trata como um modelo de ética e busca pelo conhecimento.

Hahnemann não quis saber de contextualizar. Seguiu os estudos de Hipócrates como se não tivesse se passado um dia sequer desde a época em que o grego viveu. E a partir disso, a pseudo-ciência COMEU SOLTA! Hahnemann partiu de uma idéia pré-definida e passou a vida toda tentando forçar todas as evidências que encontrou a corroborarem com essa idéia.

Que idéia era essa? “Semelhantes são curados por semelhantes”. Se uma substância causa um efeito específico numa pessoa, ela pode ser usada para curar uma doença natural que apresente o mesmo efeito. Por quê? Porque sim, tolinhos! A teoria toda foi baseada em conceitos cretinos como “energia espiritual” e “angústias existenciais”. Hahnemann esperava que algum elemento mágico registrasse a administração do (falso) tratamento e corrigisse as energias do paciente…

Do ponto de vista teórico, é a mesma merda que cura por cristais. Hoje em dia já perceberam que isso queima filme e mudaram os termos para baboseiras com apelo mais científico: Sai “energia espiritual”, entra “bioressonância”. Um incauto poderia acreditar que agora virou ciência, mas a verdade é que é o mesmo conceito com outro nome. Ainda se procura evidências de alma ou algo que o valha.

E na prática? Ah… na prática as coisas ficam ainda mais estúpidas! O método homeopático tradicional é baseado na diluição do “princípio ativo”. A substância que deveria ser “semelhante” à doença é diluída em água ou álcool várias vezes até se alcançar a fórmula ideal. Diluir exponencialmente! O processo atual dilui a substância tantas vezes seguidas que na maioria dos “medicamentos homeopáticos” só tem água ou álcool. Não sobra nem uma mísera molécula do que deveria ser a base do tratamento…

Quase todo mundo que usa homeopatia paga por água ou álcool puros. Quando os cientistas sérios dizem que homeopatia nada mais é do que um placebo, é uma afirmação prática sobre o conteúdo da fórmula. Quando confrontados com o fato científico, os homeopatas dizem que eles também sacodem bastante a mistura. E que isso muda as características químicas e físicas da água ou do álcool! Afirmação que não tem nenhum apoio de quem realmente entende de química ou física.

Vamos concordar: São mais de 200 anos de estudos “sérios” e NENHUMA comprovação de resultados. É baseado em misticismo, forjado por pseudo-ciência e mantido por ganância. Todos os experimentos idôneos feitos sobre o assunto apontam para efeito placebo.

ATENÇÃO: É PLACEBO. Já foi comprovado. Exemplos aqui e aqui.

Efeito placebo pode aliviar os sintomas de algumas doenças até que o organismo lide com o problema sozinho, mas efeito placebo não cura porra nenhuma por si só. Ainda vai ser um problema do sistema imunológico e toda a ajuda real que ele puder ter no processo.

Sem contar que a alegação de uma mecânica de tratamento similar para doenças completamente diferentes deveria no mínimo ligar um sinal de alerta na cabeça de uma pessoa racional.

O que me leva a uma afirmação constante na minha luta contra o misticismo: Quem dedica-se à prática profissionalmente ou é ignorante ou é mal-intencionado.

PÚBLICO-ALVO

Sim, temos muitos pobres coitados desesperados por qualquer esperança de cura, mas essa gente não precisa se guiar pela homeopatia. Só estão nessa porque a prática está presente e difundida.

E por que diabos uma BABOSEIRA MÍSTICA como essas continua sendo tratada como algo sério? Lobby. Homeopatia é um bom negócio e políticas públicas contra ela mexeriam no bolso de muita gente.

E muito por causa de poder financeiro e político que essas palhaçadas como homeopatia, chá do santo daime e espiritismo (Dr. Fritz, né?) comem soltas por essas bandas. A pobralhada que se foda na mão de gente que promete curas mágicas…

Dois países se destacam na aplicação institucionalizada da homeopatia: Brasil e Índia. Estamos acompanhados pelos conhecimentos milenares do povo que toma banho no esgoto. Países um pouco mais evoluídos tratam do assunto como charlatanismo semi-inofensivo. E sempre podemos ter o alento de saber que na Argentina a homeopatia é PROIBIDA. (Sally, topas uma fuga definitiva para terras hermanas?)

EXEMPLO DE PÁGINA (COMENTADA)

O texto é grande e eu estou ficando sem espaço. Vão aqui alguns trechos deste texto.

A ética da ciência (Ou: Conceitos desconhecidos)

(…)

No entanto, contrastando com este clima de harmonia nacional (Este povo vota no Tiririca, eu não contaria vantagem…) , tivemos acesso a noticias de que a OMS lançou uma advertência através de alguns de seus especialistas, contra o uso da homeopatia no tratamento de doenças como AIDS, TUBERCULOSE E MALÁRIA (Que absurdo! Todo mundo sabe que água pura é a cura para todas essas doenças…). Tal declaração foi uma resposta (endosso) da OMS ao alerta de um grupo de “cientistas” (Óh! Aspas irônicas. Só podem ser cientistas aqueles que acreditam em mágica!) que “temem que a promoção da homeopatia nos países em desenvolvimento possa por em risco a vida de muitas pessoas” (É um efeito colateral de tratar qualquer doença com placebos…)

(…)

Queridos jovens cientistas (Voltaram a ser cientistas!), realmente é preciso pedir socorro para promover uma cruzada quando as intenções não estão claras (estavam tão claras que você as definiu no parágrafo anterior… os seus neurônios também estão diluídos?), principalmente quando se trata de CIÊNCIA (Capitalização dramática! Ciência deve ser algo sério para você, hein?). Sabemos, é verdade, que a CIÊNCIA (CIÊNCIA!) nem sempre está ligada à vida (CI… hã?). Pode até estar francamente ligada à morte (onde eu já ouvi esse papinho? ah! com religiosos!), haja vista as guerras neo-imperialista (muitos perigosa), carregadas de meticulosos cálculos científicos para promover o sofrimento e a morte de diversos povos (OPA! Estamos jogando no lixo toda a argumentação da homeopatia batendo na ciência? Não estavam querendo ser aceitos? Ô gentinha burra!). Aliás, o termo guerra cirúrgica tem se tornado comum (Cirurgiões, esses vilões!), assim como a chamada “guerra nas estrelas” (Da onde saiu isso? Momento KKKK GRIPE SUÍNA!). Mas voltemos ao assunto principal (Seu ódio pela ciência?).

(…)

Pelo que sabemos (“energia espiritual”) e temos experiência também (só se for em diluir) , podemos afirmar com segurança que as populações irmãs da África (Não ofenda a África, ela já sofre o suficiente…) são vítimas de doenças e outros males (assim como o resto da humanidade), frutos principalmente do domínio imperialista e sua herança deixada a estes povos (o argumento contrário à homeopatia se baseava na ineficácia da prática e essa anta está falando de imperialismo para rebater?), de fome, miséria, saques e guerras, a que foram vítimas durante séculos (Sim, mas o que a homeopatia tem a ver com isso?). A homeopatia com certeza não faz parte em momento algum, da história que deixou esta herança maldita (wat? que defesa maluca é essa? “A homeopatia não causou os problemas da África, por isso é uma prática médica legítima”… Isso que é diluir o assunto…).

(CHEGA!)

DELETA EU?

Deleta e proíbe essa bobagem! Não bastasse incentivar misticismo, pseudo-ciência e oferecer falsas promessas de curas mágicas, ainda tira do nosso bolso financiamento para ações no SUS! Eu já me sentia doente pagando os impostos antes de saber disso…

Para dizer que achou minhas ofensas muito diluídas, para dar depoimentos de fé sobre a cura de gripes e caganeiras, ou mesmo para dizer que prefere viver num mundo de fantasia do que ser um nerd como eu: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

O que você achou?

Loading spinner

Comments (28)

  • Cambada de ignorantes _ mesmo com a Física Quântica, com a nanotecnologia, continuam descrendo da Homeopatia! É pura resistência _ vão pra terapia _ querem cura do corpo sem cura da alma _ isso não existe. Sou especialista em psicossomática pelo Sedes Sapientiae, graduada em Psicologia pela PUCSP. Clinico há 23 anos e pratico Homeopatia há 32 anos.

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Vou ser o do contra. Não tenho vergonha de defender Homeopatia, assim como não tive vergonha de defender astrologia.

    Sinceramente? Hipocondríacos. Michael Jackson. "Eu tô com uma dor na rebimboca da parafuseta, acho que tá inflamada!"

    Dá a PORRA do Placebo Homeopático pro desgraçado. Melhor do que deixar o filhodaputa se matar. ALOPATIA É COISA SÉRIA! Auto-medicação MATA, e eu vou RIR do desgraçado, pra aprender a ser otário e achar que Médico estuda 5 anos pra aprender a escrever feio.

    Agora, apoio a OMS e o Homeopata do Deja: Se persistirem os sintomas, um médico DEVERÁ ser consultado. Acabou, problema resolvido.

    Quanto à acupuntura, aí eu brigo. Conheço caso de gente que n conseguia sair da cama de tanta dor, com coluna travada e a pqp, q Acupuntura curou. Sem nem comentar de caso meu, pq é coisa mais leve.

    Pra usar um embasamento mais prático, todo mundo sabe da porra do nervo ciático. Pois bem, em algumas culturas se parte o nervo queimando a pele e fazendo um furo (Com ferro quente), é um curandeirismo. O ponto onde furam a pele, queimando, é, curiosamente, o mesmo ponto da acupuntura que alivia as dores do nervo em questão.

    Fica aí então a dica pra Sally, que levantou o caso da dor na Homeopatia: Se não quiser escrever um Post inteiro, pelo menos comente, porque o foco da Acupuntura é em grande parte dos casos a dor, especialmente a dor extrema.

    Eu enxergo acupuntura que nem massagem. Você estimula o músculo, nervo, o que for, e tem um resultado. Não substitui tratamento médico pra nada, mas pra quem passa 200 horas por dia no Computador e vive com dores nas costas, é uma maravilha!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Somir, aproveite a vaza e procure sites de FLORAIS DE BACH para o Deleta Eu. A ideia é a mesma da homerdopatia, só que usando ESSÊNCIAS FLORAIS (leia-se perfume) ultra diluídas em álcool!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • MilenaJohnJohn

    Hahaha Fala sério, ainda tem gente que acredita nisso. O engraçado é que a homeopatia só "cura" aquilo que pode ser curado sozinho, como uma gripe por exemplo (que os médicos alopatas sugerem vitamina C e cama), problemas psíquicos e apenas ameniza sintomas (placebo é Expert nisso) dando a impressão que a doença foi curada, o que é um perigo para leigos que deixam o tratamento convencional achando que, só porque passou a dor, está curado.
    Crendice popular. Ou não morria tanta gente sem atendimento nos hospitais do SUS (bastaria recorrer a homeopatia).

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Puxa, Somir, confesso que estava com minhas bolinhas de Lycopodium na mão quando li o texto…

    Dessa vez vc me desiludiu… Era tão docinho…

    Vou me suicidar!!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Sempre tem o depoimento de um idiota que atesta a eficácia da homerdopatia. Eu teria vergonha. Dar esse depoimento é passar atestado de psicologicamente sugestionavel!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Vamos usar o cérebro?

    Se homeopatia realmente fosse tão eficiente, ela seria a fonte principal de tratamento, se sobrepondo à medicina convencional. Todo mundo migraria para a homeopatia! dã!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • homeopatia é coisa de viado criado pela avó! já tem estudos científicos provando que essa merda é um embuste

    O que você achou?

    Loading spinner

  • JMS: porque um médico erra não é motivo para ficar tomando bolinha de açúcar. Se tratar tudo com homeopatia você vai acabar morrendo tb

    O que você achou?

    Loading spinner

  • José Mayer de Sunga

    E a minha namorada que quase morreu por causa duma gripe. O mérdico lhe encheu o rabo de antibiótico e a pressão dela ficou convergente.
    A gente usa Homeopatia, sim! Pode não curar mas também não mata.

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Procurem o documentário: Podemos Acreditar Na Ciência? (2009)

    Nele uma médica resolve testar os métodos para emagrecimento, por exemplo.

    Ela disse que um dos pontos vitais em uma pesquisa de eficácia é fazer testes com 2 grupos: um com o medicamento real e outro com placebo.

    Sem isso, jamais vai ter comprovação científica.

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Uma Leitora: a gente explica sim.

    Pessoas sugestionáveis se curam se acreditarem que vão se curar.

    Sugiro que use a homeopatia para curar algo que cause dor violenta, como uma cárie ou um intestino perfurado e depois me conte, pois a dor não se controla tão fácil com placebo.

    O que você achou?

    Loading spinner

  • minha irmã desde que começou a se tratar com um homeopáta ficou boa de uma série de problemas de garganta que enfrentava desde criança, sempre achei que era placebo e a vontade de sarar ajudou-a.

    mas desde que fiquei sabendo casos de animais que tomam remédios homeopáticos, comecei a ter minhas dúvidas, até que um dia levamos nossa gata, que tem um problema na pele desde que nasceu, a um veterinário/homeopata e simplesmente depois de algumas semanas a pele dela ficou perfeita e começou a nascer pelos, paramos de dar e o problema voltou.

    agora comecei a tomar também pois tenho artrite e parei total com os remédios que tomava antes e até agora estou bem sem as dores que sentia quando parava de tomar ou esquecia de tomar os remédios comuns.

    mesmo com um monte de argumentos contra eu vou dar uma arriscada.

    se eu piorar eu volto com os remédios tradicionais.

    mas o que eu não gosto mesmo é das consultas com homeopátas, quem passou sabe como é.

    :)

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Eu de novo.
    Lembro que teve uma vez que deu um surto bravo de Meningite e fiquei com o cu na mão, daí o médico receitou uma paradinha homeopática não sei o nome era qualquer coisa Meningocóninum e ele disse que era tipo uma vacina. É isso, Homeopatia funciona como uma vacina. Na minha escola até quando geral tava com piolhos, tinha colegas que tomavam Homeopatia pra evitar e diziam que funcionava.

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Se é charlatanismo então eu queria que me explicassem por que sempre na minha família tudo era na Homeopatia e sempre ficávamos curados. Desde as perebas de pele que meu pai tinha, as dores da osteoporose da minha mãe, as insônias e pesadelos da minha avó… Sério, a velha berrava de madrugada e acordava os vizinhos, acho que foi Stramonium que o médico deu pra ela que resolveu. Teve uma vez que eu tive uma puta duma gripe, a febre ia lá nos 40 e só baixava com o tal de Aconitum. Não é só isso, tem Calcárea pros ossos, Phosporus pra memória (me fez passar de ano na adolescência, nunca fui nerd, aff quanta matéria chata).
    Eu vou continuar me curando com o tal placebinho milagroso dito por vcs e não vou mudar. São fã de Homeopatia e ponto final!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • "Aposto que em suas pesquisas você leu sobre a "Memória da água". Eles diluem a substância até a sua total inexistência, mas a água tem memória e armazena as informações dos compostos, em termos simples, é isso."

    Sim, e por incrível que pareça, a memória da água é seletiva. Ela ignora qualquer substância que esteve em contato ANTES do alqui… homeopata começar a fazer sua fórmula.

    É tanta bobagem que não sobrou espaço para me estender nisso. Mas obrigado pela dica de tema… Agora eu acredito menos ainda na humanidade!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • "Li a portaria de cima a baixo e não há menção de aplicabilidade por leigos desse charlatanismo que é a homeopatia, ou de qualquer das outras práticas nela mencionadas."

    Também não há a obrigatoriedade de formação em medicina. O pessoal da homeopatia e da acupuntura pirou em cima disso na época.

    Se era esse o seu problema com o texto, não precisa mais ser.

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Aposto que em suas pesquisas você leu sobre a "Memória da água". Eles diluem a substância até a sua total inexistência, mas a água tem memória e armazena as informações dos compostos, em termos simples, é isso.

    Eu conheço pessoas que quase morreram por seguir esse tratamento, por isso tenho asco da homeopatia, penso que a "água" usada nesses tratamentos tinham Alzheimer.

    Obrigado Somir!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Basicamente Homeopatia é inspirado no método de cura que minha avó usava: um copo de água com açúcar e 2 pai-nossos…

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Juro que ainda não entendi essa parada de:

    Momento KKKK GRIPE SUÍNA

    Será que vou continuar sem entender?

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Homeopatia funciona.

    Fui curado do meu vicio da cura por cristais e acumpuntura. E também abandonei a Igreja (a homeopatia me prometeu soluções mais a curto prazo) e de quebra não tomo mais coca cola.

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Somir: muito embora a homeopatia seja um charlatanismo da pior espécie, não é válido mentir em uma refutação. Li a portaria de cima a baixo e não há menção de aplicabilidade por leigos desse charlatanismo que é a homeopatia, ou de qualquer das outras práticas nela mencionadas. Além disso, essa fraude que é a homeopatia foi reconhecida como "especialidade médica" (ah, uma jaula… reconhecida por médicos que votam no Tiririca, só pode ser!) – o que estraga mais uma argumentação que poderia ter arrebentado essa crendice maldita sem escorregar na trollagem é que a administração em saúde é reconhecida como área de atuação em saúde, o que é diferente de ser reconhecida como especialidade médica.
    Resumindo: na hora de dar porrada em quem merece, você precisa esquecer o seu lado troll. Caso contrário, pode servir de endosso a quem deveria ter sido moído.

    O que você achou?

    Loading spinner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: