Desfavor da semana: Roquinril!
| Desfavor | Desfavor da Semana | 31 comentários em Desfavor da semana: Roquinril!
Começou ontem mais uma edição do Rock in Rio, com Milton Nascimento, Claudia Leitte, Katy Perry, Elton John, Rihanna, Os Cambistas, Banda Muitas Filas, Lixo & Atrasos…
Line-up de primeira, desfavor da semana.
SOMIR
Tentando ver o lado positivo: Pelo menos dessa vez o Rock in Rio está sendo no Rio. Acredito que até por isso flexibilizaram toda aquela parte do “Rock”. Pode-se até argumentar que o Motörhead sozinho vale o título, mas a média denota que o evento é um caça-níqueis descarado.
Deve ser infernal organizar um show de grande porte no Brasil, tenho dificuldades de lembrar de uma porcaria de evento onde o público não foi tratado como gado e o jeitinho nacional não deu o ar da graça para coroar a situação. Quem se dá bem nessas é caixa dois de organizador e cambista.
Confesso que quando anunciaram o Rock in Rio, fiquei um pouco esperançoso. Tudo bem que a oferta de bons shows internacionais já melhorou aqui desde a edição anterior (em solo nacional), mas poderia ter a chance de pegar uma daquelas sequências “mágicas” de shows. Imaginem qual não foi a minha surpresa (minha e de muita gente) quando começaram a anunciar coisas como Claudia Leitte e Rihanna…
A merda nem é só a qualidade das músicas “jabá de rádio”, é o público que isso atrai e o que diz sobre a intenção da organização. Soltaram um “assina com quem é famoso e foda-se”. E aí não dá nem para se surpreender com a bagunça que vira o evento. O público-alvo é qualquer um que pague o ingresso, aliás, meio-ingresso. Porque aqui na República das Bananas a esperteza é endêmica. Se vivêssemos num país com tantos estudantes assim, o nível cultural desse povo seria bem melhor.
Paga o dobro do valor minimamente justo (vocês acham que eles não acham o preço certo e dobram?) quem não entra no jogo da UNE e outras organizações mafiosas. Depois não sabem por que os ingressos aqui no Brasil são em média mais caros que em países semelhantes. Tudo bem que eu quero que falte dinheiro, comida e atendimento médico na casa de fãs da Katy Perry e Cia., mas isso não é sobre minhas vontades. É mais um daqueles “momentos Brasil” onde ser honesto custa mais caro.
E mesmo com o sonoro “se fode aí” que é o evento, a pobralhada se acumula. O público dessa vez vai ser menor que em edições anteriores, pode até parecer que a organização achou melhor controlar a aglomeração da pobralhada, mas a verdade é que as bandas são bem… meia-bomba. Porra, o show de encerramento vai ser com o que restou do Guns N’ Roses (e mesmo que você seja fã, vai admitir que não sobrou muita coisa…).
Vários dos grupos já entraram definitivamente na fase “pé-de-meia” da carreira. Red Hot Chilli Peppers e Metallica como dois dos exemplos mais claros. O Coldplay já está pegando a descendente. As outras? Porra, nem para fechar os dias estão servindo (sem contar os dinossauros, que completam bem um set-list, mas já passaram da fase de atração principal). Eu fui adolescente no final dos anos 90, comecinho dos 2000, não tenho nada contra Slipknot e System of a Down, mas… eles não fecham dia mais em festival algum.
Se comparar com o line-up de um Glastonburry da vida, é de chorar o nível dos convidados. Não sou muito fã de ficar relembrando as primeiras edições do Rock in Rio (o povo ia ver o Cazuza! que horror…), mas há de se concordar que boa parte dos grupos estava no auge. Isso já faz uma puta de uma diferença. Numa comparação triste, se ontem tivesse terminado com aquela anta da Lady Gaga, até teria mais moral.
O Rock in Rio tem toda cara de “o evento que deu para fazer”. Mas a mídia vai cair matando em cima (tem que ter notícia e botar aqueles refugos da MTV para trabalhar no Multishow…) como se fosse um grande orgulho nacional um festival “enfiando dobrado” como esse.
O público do primeiro dia foi uma merda TÃO grande que a Claudia Leitte não levou chuva de garrafa! Gezuiz, o LOBÃO levou garrafada em edições anteriores. Alguém me explica como uma cantora de axé passou ilesa? Se explodisse uma bomba e matasse todo o público, a única consequência econômica seria a falta de tração animal por algumas semanas. Aliás, engraçado como bateu um momento honestidade nela e ela mudou pra caralho o set-list. Tudo bem que Chico Science é mais um daqueles “gênios porque morreu”, mas deve ter se revirado no túmulo depois dela mandar um Manguetown.
Ah sim, os atrasos. A última a se apresentar, a mulher-saco-de-pancadas, Rihanna, entrou só com duas horas de atraso. Espero que num evento mil vezes mais complexo como uma Olimpíada fique mais fácil de organizar as coisas.
Mas quem se importa? O evento vai girar quase um bilhão de reais. Tenho certeza que pelo menos alguém vai aproveitar bem o Rock in Rio. SPOILER: Esse alguém não vai estar na platéia.
Para fazer alguma defesa apaixonada da banda que marcou sua adolescência, como se isso tivesse alguma coisa a ver com o festival capenga mencionado aqui: somir@desfavor.com
SALLY
O que está acontecendo neste final de semana no Rio de Janeiro é uma amostra grátis do que veremos nas Olimpíadas e na Copa do Mundo: uma bagunça generalizada que a imprensa insiste em noticiar como um evento de sucesso. Não é. ESTÁ TUDO UMA MERDA.
O Rio de Janeiro está UM CAOS. Todo mundo sabia que o Rock in Rio daria um nó no trânsito, mas como desgraça pouca é bobagem, a Guarda Municipal amanheceu em greve ontem primeiro dia do evento. MUITO BACANA. O que já estava cagado, ficou cagado ao quadrado.
Para começo de conversa, as determinações anunciadas não foram seguidas. Informaram em tudo quanto era canto quais as ruas que fechariam e em quais horários. Me programei para passar por uma destas ruas uma hora antes do seu fechamento, para não correr riscos. Quando entrei na rua, uma hora antes do horário do seu fechamento, me deparo com um caminhão destinado a rebocar veículos que se atravessou na pisa DO NADA, sem fechamento prévio das entradas por cones (como deveria ser) impedindo a passagem. Perguntei o que era aquilo e eles me avisaram que o trânsito estava fechado e quando eu perguntei porque anunciaram uma hora e fecharam na outra, a resposta não poderia ter sido mais educada: “Porque sim, Madame, pode dar meia volta”. Eduardo paz, muita luz e muita saúde para você e para sua família, tááá?
O caos se estendeu de uma forma que eu precisaria de dez páginas para narrar. Os ônibus não deram vazão, o terminar principal de ônibus ficou sem luz, deixando uma multidão no escuro, fila para comprar cartão de ônibus, depois fila para pegar o cartão e depois fila para embarcar. Um amigo meu que veio de outro estado disse que demorou mais do terminal do ônibus especial para o Rock in Rio do que para chegar da cidade dele até a minha casa. O bacana é que o tal ônibus VIP não foi barato não: R$ 35,00. Muita gente NÃO CONSEGUIU CHEGAR.
Teve gente entrando armada, teve gente entrando com drogas e teve gente entrando sem pagar. Falhas grosseiras de fiscalização por todos os lados. Gente branquinha e bem vestida sequer era revistada. Fila para tudo. Ingressos caríssimos que vieram com falhas no código de barras deixaram muita gente na mão. É tanta merda, mas tanta merda, que vocês não tem noção. Infelizmente não é esse o ponto central da minha postagem, então, deixo os detalhes da bagunça e desorganização para aquela parcela da imprensa que tem comprometimento com a verdade divulgar. Mas podem acreditar, a maior parte da imprensa vai fazer parecer que foi um sucesso e que o Rio está suuuper preparado para eventos de grande porte. MENTIRA.
O ponto central é: tanto perrengue, tanta confusão, tanto esforço por shows que de rock que, de rock não tem nem o cheiro! Não que eu esteja falando mal dos artistas que irão se apresentar, gosto de diversos, mas porra, querer empurrar que Claudia Leite, Katy Perry, Elton John e Rihana são rock ofende minha inteligência. Depois, quando eu falo que Rafael Pilha é um astro do rock neguinho reclama! E nos próximos dias a coisa não fica muito melhor do que isso não: NX Zero, Ke$ha, Jamiroquai, Stevie Wonder, Jota Quest, Ivete Sangalo, Lenny Kravitz, Shakira, Skank e tantos outros NÃO SÃO ROCK. Eu sei que talvez seja complicado fazer um evento SÓ de rock, mas vocês tem que concordar que fazer um evento chamado “Rock in Rio” onde o rock é uma EXCEÇAO, é algo meio 171.
Acaba que a maior parte das atrações principais tem aquele estilo show fake americanizado já manjado e saturado, onde nos deparamos com as seguintes variáveis: a) quem se apresenta tenta cantar ao vivo e dá vexame, pois sua voz é fraca, despreparada e não suporta os movimentos de dança da apresentação, criando falhas e “ofergâncias” ou b) a pessoa assume que sua voz é um cu e faz um show em playback cheio de dança, cores e efeitos especiais mas que musicalmente não tem valor algum. Chega a ser um choque quando, no meio da música, ligam o microfone da pessoa e sua voz REAL ecoa, nada a ver com a voz tratada e sintetizada que canta a música. Francamente, acho ambos estelionato musical. Todo mundo sabe que essas celebridades pop dão vexame quando tem que cantar ao vivo, sem os inúmeros recursos de estúdio para melhorar suas vozes estridentes e irritantes e ainda assim insistem em chamá-los de cantores!
O mais bacana é reparar nas letras. A grande maioria é futilidade pura, ou baixaria, ou imbecilidade. Se as pessoas entendessem o que estão cantando, não teriam a metade dos fãs. Mas aqui é assim, o artista fala duas frases em inglês e todo mundo bate muitas palmas e vai ao delírio, sem nem ao menos entender metade do que foi dito, mesmo que tenham sido mandados tomar no meio dos seus cus e chamados de otários. Eles batem palmas pelo simples fato do artista ter lhes dirigido a palavra. Que honra uma celebridade de momento, drogada ou anoréxica ou que apanha do namorado ou que barraqueia onde quer que vá ter a generosidade de te dirigir uma frase de forma coletiva, depois de vocë ter gasto trezentas pratas para vê-la tão distante a ponto dela fica do tamanho do seu polegar, hein? Bate palma mesmo, foquinha latina subdesenvolvida!
O preço é outro fator que deve ser levado em conta. Se você não tinha tempo e paciência de virar a noite em uma fila para comprar ingressos (já caros no original), levou uma facada nas mãos de cambistas, que compraram tudo. Quem mandou trabalhar e não poder passar vinte e duas horas numa fila? Ingressos chegaram a ser vendidos pela exorbitante quantia de setecentos reais. Esse é o problema de deixar cambistas comprarem os ingressos: eles esgotam todos em poucas horas e o povo se fode, tendo que pagar pelo menos o dobro do preço.
Paga caro pelo ingresso, tem dificuldades para chegar no local e quando chega tem dificuldades para entrar e quando entra vê show em playback ou então cantado de forma vergonhosa. Sou eu que estou ficando velha ou o Rock in Rio é a maior furada?
Para piorar, a transmissão televisiva foi risível. Padrão Globo de Qualidade, conhecido também como TOQUE DE MERDAS (o oposto do toque de Midas). Só valeu a pena ver as entrevistas na área VIP, várias celebridades visivelmente bêbadas protagonizando vexames. Estou começando a achar que merece um Plantão Rock in Rio, pois a baixaria VIP tá correndo solta: é gente comprometida se chupando nos cantos com desconhecidos, é briga de marido e mulher com lavação de roupa pública em público, é crise de choro de mulher traída… teve de tudo ontem. Até os peitinhos da Gloria Maria deu para ver, quando jogaram um holofote nela durante uma entrevista. Tadinha, a blusa dela ficou transparente pra caralho, parecia um raio-x.
Enfim, o primeiro dia de Rock in Rio foi um cu completo e fodeu com a cidade toda. Imagina como vai ser quando for uma Copa do Mundo! E quando for uma Olimpíada, com semanas de atividades diárias? HAHAHAHA. Querem tentar maquiar e dizer que foi bonito? Tenta a sorte, se for leitor do Desfavor vai saber a verdade.
Mal posso esperar pelo dia de amanhã, a previsão é de chuvas torrenciais, vai ficar ainda mais divertido!
Fui à segunda edição da coisa, em janeiro de 1991. Naquele tempo era bom e seguro. Ou eu era jovem demais pra ter senso de realidade?
Acho que você era jovem demais…
Tipo achei o texto de vocês super preconceituoso. Tudo bem que o Rock in Rio não é lá essas coisas, mas isso não é culpa da "pobrada" e chamar Brasil de "República de Bananas" também não ajuda em nada. Sinceramente, eu tenho preguiça desse pensamento de que tudo na Europa é melhor e tomara que o nosso dê errado. É muito fácil falar e não fazer nada pra melhorar a situação.
Aêê! ! Aêê ! ROQUEIROS E METALEIROS DE MERDA, SEUS CÚ do ROCK IN RIO 2011
VCS DERAM O GOLPE FINAL, ENTERRARAM O ROCK NA MERDA DO AXÉ neste paÍs de merda.
Vcs mostraram muita ATITUDE!!!
VAIARAM Bandas de ROCK e APLAUDIRAM “AXÉ” Ivete Sangalo.!!!
VÂO TOMAR NO CÚ, SEUS VIADOS, FILHOS DA PUTA!!!
"MALDITOS SEJAM"
Ao menos dessa vez o Rock In Rio foi no RIO!
Acho que é melhor ver os shows ao vivo pela internet. Dá até pra comer uma pipoquinha…
"Fica a sugestão de tirar umas férias e ir ao exterior durante a Copa e as Olimpíadas. Menos caótico e até mesmo mais barato."
Bah, vou seguir essa dica, certo!
Priscila
Suellen achei sua dica excelente!
"Suellen, R$ 280 por algumas horas de estacionamento é surreal. Isso o poder públio não ficaliza, né? Chocada, é muito abuso!"
Ninguém fiscaliza nada. Na verdade, chamar aqueles terrenos baldios ao redor do estádio de estacionamento é ser bonzinho além da conta. Houve uma chance há alguns anos para moralizar aquela putaria, quando um carro, cujo rádio havia sido furtado, pegou fogo em um desses pseudo-estacionamentos, mas tudo continua a mesma coisa.
Só topei ir porque daqui a pouco o U2 encerra suas atividades e ficaria a frustração de não assisti-los. O tio do namorado nos levou bem antes do show ao estádio, para não termos que sofrer com o trânsito, já que o acesso ao Morumbi não é tão melhor quanto a chegar ao Engenhão.
Agora, não vou a mais nada. Primeira vez e última. Fica a sugestão de tirar umas férias e ir ao exterior durante a Copa e as Olimpíadas. Menos caótico e até mesmo mais barato. Imaginem o preços dos serviços aqui com a chegada dos turistas da copa e da olimpíada.
Suellen
Desde que o $$$ entre, a politicagem tá cagando pro resto e tendo diarréia se alguem fica ranhetando que o trânsito tá ruim.
O que eu achei mais engraçado foi a funkeira axézeira falando mal das músicas.
Quando vi Claudia leite toda bombada lembrei logo do desfavor…n vão comentar isso?
Detalhe: Kate tem qts anos de carreira? Creio q 5 sei lá…Cladinha tem uns 15 a 20.
Kate engoliu Claudinha em todos os sentidos: voz, performance, sensualidade e profissionalismo.
O playback de Kate foi apenas nas segundas vozes p dar um apoio, nas principais ela n usou. E cantou até q bem, me surpreendeu, achei q seria pior.
Aaaaa…eu fui músico por 16 anos, sei um pouquinho da coisa.
Sally… Acha que o poder público tem algum interesse de fiscalizar?
Ah, vai… Muitas vezes é mais conveniente se utilizar disso para tirar uma propininha em cima do negócio sujo.
Ética é para os fracos. Os fortes usam, abusam e se lambuzam.
Sally,
Como se precisasse de um "grande complô" para tanto… Não sei, mas acho que você não notou o óbvio.
A Globo comprou a exclusividade da transmissão do evento na TV e também na internet (O Youtube transmite a nível internacional, mas está impedido de transmitir a nível local aqui), sendo que o que sobra para as outras empresas é basicamente a cobertura informativa.
Ai já começa o problema, pois no Rio a Globo tem uma posição forte na imprensa escrita. Em São Paulo, os grupos mais fortes são os que controlam a Folha e a Veja, sendo que os mesmos não teriam interesse em fazer uma cobertura imparcial do evento por receio de terem os acertos com as organizações Globo prejudicados.
Com sorte, você pode até ver alguma notícia marrom envolvendo o evento na Record, mas nem isso é garantido, uma vez que as pessoas tendem a ver mal a cobertura negativa dos eventos realizados no Brasil pela questão do ufanismo.
Enquanto quem tem um pingo de consciência reclama, os bobs esponja da vida real se contentam com o pouco que é oferecido.
Suellen,
Acha que estou surpreso… O "capitalismo" a brasileira é basicamente desse jeito. Se tirar o máximo de proveito possível das oportunidades e do presente sem pensar no futuro.
Se alguém quebrar a perna e ficar com o rabo preso, tanto quanto melhor porque fica mais alheio ao jogo do clientelismo em voga por essas bandas.
Com certeza!
O amo-próprio impede a gente se meter naquele inferno. E o respeito pela conta bancária, também. Obrigada por me avisar, Sallyta! Minha dor por perder Snow Patrol, passou!
Anonimo, concordo com vocë que quando Portugal faz melhor é hora do suicídio.
Infelizmente teremos Shakira e Ivete em um evento que leva "Rock" no nome.
Claudio, ele é cosplay de Katilce. No Brasil basta dez segundos de fama para que portas se abram, já já ele tá apresentando algum programa de tv a cabo ou sendo jurado de algum programa de tv aberta.
Bruno, realmente as pessoas preferem mentir do que assumir que foram idiotas de pagar caro por uma furada. Qualquer pessoa que escreva mediante salário vai ser forçada a pegar leve sobre o que vai falar, porque tem muito dinheiro e muitos patrocinadores envolvidos. Felizmente aqui no Desfavor escrevemos por amor e sem ganhar um centavo por isso. Me aguarde…
Anonimo que acha rock ruim: não se preocupe, quase não vai ter rock no Rock in Rio…
Suellen, R$ 280 por algumas horas de estacionamento é surreal. Isso o poder públio não ficaliza, né? Chocada, é muito abuso!
Phill, nem que fosse o Somir dançando Tchan vestido de Carla Perez eu encarava aquela multidão e o ransporte público para chegar lá
Marciel, há um grande complô para fazer parecer que o evento foi lindo e organizado. Ninguém conta que muita gente que comprou ingresso e comprou passagem especial de ônibus com hora marcada perdeu o dinheiro porque não conseguiu chegar. Ninguém conta que um cheeseburguer do Bobs custava R$ 14 e uma Coca R$ 6
O pior? A maior parte da pessoas vai escolher acreditar na versão mais agradável: de que o evento foi lindo e o Brasil é super competente para organizar grandes eventos. Parece aquela esposa que insiste em acreditar que nao está sendo traída, mesmo quando acha batom na cueca do marido.
Lichia, eu não conheço uma pessoa de bom senso que não tenha saído do show de ontem revoltada. Porém existe gente que passa frio, passa fome, passa aperto e ainda assim sai achando tudo lindo, porque compra o que a imprensa vende ou porque não quer assumir que pagou caro por uma boa bosta.
Quando a melhor da noite é considerada a Katy Perry, devemos pasar longe do evento.
Bem, eu fui ver o Rock in Rio (Tejo?) em Lisboa no dia do Xutos e Pontapés, Muse e Snow Patrol ano passado (lembrei por causa do comentário da Lichia) e até que foi """bem organizado""". Não foi sensacional, mas não se compara ao que a Sally relatou, então quando alguém faz alguma coisa e fica pior do que o feito em Portugal, é melhor parar e refletir bem sobre a alternativa do suicídio.
Pelo menos, o Rock in Rio desse ano não tem grandes nomes do rock como Miley Cyrus, Shakira, McFly, Maria Rita e Ivete Sangalo.
Ah isso sem contar com a fama instantanea do JÚLIO DE SOROCABA! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sally, se tiver chuvas torrenciais no rio amanhan nos conte tudo vc tem que nos mostrar a verdade do rio.
sobre como esse evento foi uma merda, pq eu duvido que quem pagou essa grana toda para estar lá, vai falar a verdade sobre o evento, provavelmente vão mudar muitas coisas e nos mostrar uma imagem linda e falsa rs
Rock é ruim. Tô de folga, não vou sair de casa, tô com sono, navegando aqui e agora vou dormir. Tempo nublado chuvoso é bom pra dormir zzzzzzzzzz
"Que honra uma celebridade de momento, drogada ou anoréxica ou que apanha do namorado ou que barraqueia onde quer que vá ter a generosidade de te dirigir uma frase de forma coletiva, depois de vocë ter gasto trezentas pratas para vê-la tão distante a ponto dela fica do tamanho do seu polegar, hein? Bate palma mesmo, foquinha latina subdesenvolvida!"
Pois é, foi o que se passou aqui quando fui assistir o U2 no Morumbi com o namorado. Precisei ver Bono de binóculo.
Tivemos que sair (bem) antes do final do show, e ainda tivemos 'sorte' de achar um taxista que nos cobrou 120 reais por uma corrida de vinte minutos.
Sorte, se considerarmos que não havia ônibus, metrô ainda é rascunho, e os estacionamentos ao redor do estádio cobram sempre o menor valor do ingresso do jogo ou do espetáculo. No dia, cobraram 280 reais.
Suellen
Quem bom que eu posso sempre contar com o Desfavor para pensar igual, ou relativamente igual, a mim.
Jamais. Nem pra ver Red Hot Chilli Peppers.
Desculpa ai, mas o importante é vender a todo custo que o evento é um sucesso.
Quanto a greve da guarda, bem… Já era de se esperar porque mesmo quem não lucra tirando vantagem no underground quer levar um troco a mais. (Que o diga os concursados dos correios, também em greve)
Quanto a imprensa, bem… É conivente pelas preciosas VERBAS PUBLICITÁRIAS. Se forem meter bomba no evento, que deve estar sendo pra lá de caótico, ai não tem nem mais como ganhar em cima da parada.
Isso sem contar que é conveniente levantar o ufanismo dos Zé Roelas por ai que ficam no papinho de que o Brasil está uma maravilha.
O jogo é simplesmente manter as aparências e aproveitar a boca livre enquanto se pode, até porque quando estourar a bomba, Grécia e Espanha vão parecer ilhas de estabilidade quanto comparadas ao Bostil aqui.
Hoje descobri o motivo pelo qual eu amo vcs. Eu sabia que isso ia ser o Desfavor da Semana!! HAHAHA!!!
Só gostaria de ver Snow Patrol…