Desfavor da semana: Antibaixaria.

Músicas com temas maliciosos podem ficar mais raras nas festas da Bahia. Um projeto, conhecido como “lei antibaixaria”, foi aprovado na noite desta terça-feira (27) em votação na Assembleia Legislativa.

O projeto, de autoria da deputada Luiza Maia (PT), proíbe o poder público de contratar artistas cujas músicas “desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres à situação de constrangimento”. FONTE

E quando é que sai a lei antidemagogia? Desfavor da semana.

SOMIR

Sim, eu não gosto de axé e da maioria avassaladora das músicas populares entre o povão; sim, eu acho essa coisa de usar trocadilho de cunho sexual com vírgula de uma deselegância terrível; sim, eu acredito que essas letras e coreografias glorificam mediocridade e conformismo.

E ao contrário do que vocês podem estar pensando, eu não acho a tal da lei antibaixaria um absurdo apesar disso. A mesma mentalidade que me faz achar essas músicas uma porcaria me faz achar essa lei uma porcaria. A lei antibaixaria é uma medida rasteira feita por gente LIMITADA. O argumento estúpido de suposta proteção a honra feminina já denota que a lei tem tanto conteúdo quanto um dos axés popularescos que se propõe a combater.

O “artista da baixaria” solta no mercado uma melodia qualquer permeada por temas sexuais e a profundidade de um pires porque sabe que é isso que vende e faz sucesso. A “deputada da baixaria” solta na assembléia uma lei qualquer baseada na mesma babaquice porque é isso que agrada uma considerável parcela dos seus eleitores e traz atenção da mídia.

E seguindo em frente nas comparações, o que mais me incomoda nessas músicas é a preguiça de ficar focando no menor denominador comum do público vez após vez. Quase todo mundo tem um forte impulso sexual, e considerando que grande parte da plateia tem pouco subsídio ou incentivo público para se interessar por qualquer coisa maior do que necessidade fisiológica básica, é mais fácil ficar batendo nessa tecla.

A lei nada mais é do que eco dessa mentalidade vagabunda. Ao invés de apelar para o impulso sexual, apela para o medo através de um impulso punitivo que define os sintomas como causas e tenta resolver tudo da forma mais simplória possível: Os jovens atiram nas escolas por causa do videogame, minorias são violentadas por causa de piadas, mulheres são discriminadas porque um baiano canta as maravilhas da bunda delas… Claro! A história já nos prova que esse tipo de legislação nada mais é do que fingir que resolve alguma coisa para o povo fingir que está tudo bem.

Mas não está. Numa sociedade com altos níveis de escolaridade, com cultura de qualidade amplamente disponível, com serviços públicos decentes e garantias para uma vida digna do cidadão, ainda sim teríamos axé, funk e outros menos cotados; mas eles não fariam nenhum mal per se para a questão dos direitos das mulheres. Não é à toa que os países com maior desenvolvimento social também são os mais igualitários na divisão de poderes entre os gêneros.

Medidas demagógicas como essa lei antibaixaria ainda tem o “bônus” de alienar mais ainda o cidadão já sacaneado pelo Estado. Basicamente o governo diz que não vai ajudar a melhoria das condições de vida da pessoa E ainda vai punir o resultado desse descaso. Não o aceita como ele é, não permite que seja diferente… Porra! Evidente que o Brasil é um país onde as pessoas duvidam do governo e se acham no direito de escolher que leis vão seguir. Não é justificável, mas, Gezuiz… como é compreensível… Quando uma lei não faz sentido, as outras começam a sofrer por tabela.

E entremos agora no mérito do respeito à mulher e o impacto de música “bunda” nisso tudo… Pra começo de conversa, essa coisa da mulher se dar ao respeito de acordo com letras e coreografias das músicas que escuta é na melhor das hipóteses de uma inocência bisonha. Esse fator de apelo sexual está presente em todos os tipos de mídia, e a objetificação do corpo humano é mais velha que parede de caverna.

Essa é uma característica nossa, com bases muito mais arraigadas do que uma modinha de carnaval. Isso está nos genes. E a partir disso surgiram muitas das obras de arte mais relevantes de nossa história. Ou vocês acham que pintores escolhem modelos da beleza vigente na sua época por pura chance? É completamente possível aliar essa noção de corpo como objeto de desejo e aspirações artísticas e expressão de alto nível.

Demonizar a música que manda a mulher balançar a *insira apelido curioso para genitália ou glúteos aqui* é perder completamente o ponto. Tratar a mulher como uma retardada que não percebe que está sendo objetificada, idem. O problema é que muitas mulheres não tem sequer OPÇÃO de escolher outra forma de se destacar. O problema é que a terrível falta de educação e exemplos gera uma mentalidade de bicho em ambos os sexos, fortalecendo a prevalência de comportamentos violentos e irresponsáveis.

Mas essa onça o poder público não cutuca nem com um poste… Culpar o estado deplorável do desenvolvimento intelectual de um povo pobre e abandonado pelo Estado significa levantar o rabo da cadeira e fazer algo. Culpar meia dúzia de oportunistas fazendo músicas com letras de duplo sentido para pagar as próprias contas e punir por tabela quem se diverte com isso (apresentando os comportamentos negativos relacionados OU NÃO) é bem mais simples.

Uma canetada e uma deputada também oportunista pode colocar no material da sua próxima campanha que ajudou na melhora do papel da mulher na sociedade. Foda-se se é verdade. O importante é vender música e show, o importante é ganhar voto.

Quer que as mulheres sejam mais respeitadas? Que tal dar exemplos melhores do que uma lei BURRA feito essa? Que tal parar com essa MERDA DE MANIA de tratar mulher feito criança em políticas públicas? Entre o exemplo de políticos golpistas desconectados da realidade e o exemplo da mulher *insira fruta aqui* aparecendo em tudo qualquer lugar, é bem capaz da menina achar que vai ser mais respeitada ralando na boquinha da garrafa…

Para dizer que não liga para coerência, para dizer que deveriam proibir tudo o que você não gosta, ou mesmo para dizer que cultura é tudo aquilo que você consome: somir@desfavor.com

SALLY

*respirando fundo
*respirando fundo pela segunda vez

Meu principal problema com o texto de hoje é a vontade enorme que eu tenho de levar para o pessoal e ofender, ofender bastante, essa gente responsável por esse projeto de lei, com ofensas de cunho pessoal e regional. Quer dizer, a ofensa a eles nem é o problema, porque é merecida, meu grande problema é que além deles vou ofender por tabela um povo que eu amo muito: os baianos. Então peço por favor que os baianos do bem não se sintam ofendidos pelo texto.

Quanta merda tem na cabeça de uma pessoa que faz esse projeto de lei? De novo essa porra de querer proibir, impedir, calar, limitar? A ideia do proibir, por si só, já é hedionda. Mas quando se fala em proibir algo feito em larga escala por aquela localidade, que por sinal movimenta milhões e atrai turistas do mundo todo, só pode ser fruto de algum retardamento mental. Parabéns para a Deputada Luiza Maia, do PT (burrice vinda do PT? Ohhh! Estou chocada!) por um dos projetos de lei mais ridículos que eu já vi. Ela deve ser NORMAL e ACIMA DA MÉDIA, não é mesmo?

Querem que o povo não ouça baixaria? Faz assim óóó: DÁ EDUCAÇÃO, DÁ SAÚDE, DÁ CULTURA, DÁ EMPREGO… Mas não. Só quem vive em Salvador sabe a MERDA que o PT fez com a cidade, uma merda TÃO MERDA que faz as pessoas sentirem falta do ACM. Querem deixar o Pelourinho uma Cracolândia, querem sujeitar o povo a um transporte público desrespeitoso, querem cagar e andar para a cidade, mas quando o povo escuta sua musiquinha Tchu tchu pááá! eles interferem, né? NESSA HORA eles se fazem presentes! Pra que? PRA QUE, CARALHO? Para fingir que são cultos, instruídos e intelectualizados?

POIS NÃO SÃO. Até autoridade pública na Bahia erra concordância. O nível intelectual, INFELIZMENTE, é absurdamente inferior ao do Sudeste e Sul. Eu gosto disso? Não, é uma merda, é injusto, é escroto. Mas é verdade. Vão continuar toscos, xucros e limitados do mesmo jeito, porque é o tipo de coisa que independe da música. Não vai diminuir índice de violência doméstica, não vai diminuir estupro, o salário das mulheres não vai aumentar. Não vai fazer A MENOR DIFERENÇA.

Eu sempre digo isso e vou repetir: a música está para a sociedade assim como um espelho está para uma gorda. Se você não gosta do que vê refletido, não adianta bater no espelho, cobrir o espelho. A solução é mudar a realidade. E vamos lá, música com duplo sentido, com baixaria, com desvalorização à mulher ou com situação constrangedora tem aos montes em todos os ritmos. Próximo passo qual é? Proibir o forró? Quem sabe proibir Mamonas Assassinas? Ninguém, eu disse NINGUÉM vai calar o meu, o seu, o nosso Cumpadre Washington. Ele tem o sagrado direito de ficar gritando “Olha o Kiiibe!” e “ÓÓÓrdináááária!”. A mulher que se ofende com esse “ÓÓÓrdinááária” é porque de fato deve ser.

O assunto esbarra em muitos pontos com o tema das piadas censuradas sobre o qual estamos falando desde o começo do ano. Só porque uma pessoa ri de uma piada envolvendo estupro isso não quer dizer que esta pessoa vá estuprar alguém. O mesmo se aplica à música, e não apenas ao axé. Eu adoro “motosserra” do Rogerio Skylab e nem por isso serrei o Somir por dentro e fora, serrei ao meio, serrei feliz, durante nossas brigas. Mas que mania nojenta de tratar as pessoas como retardadas! Gostar de uma música, achar engraçada, não quer dizer incorporar o significado da letra como estilo de vida.

Axé faz mal? Letra de música baixo nível faz mal? Fere a autoestima da pessoa, emburrece, atrapalha o desenvolvimento intelectual de alguém? Tô aqui, depois de 15 anos dançando axé, com diploma na mão e cognição intacta. Com capacidade intelectual muito superior à de muito babaca que se recusa a escutar música que envolva “baixaria”. Senta comigo e com todos os políticos baianos e aplica um teste de QI, vamos ver o mal que o axé me fez. Baixaria é o povo com fome, é o povo morrendo na fila de hospital. Cêjura que neguinho faz música enaltecendo maconha e este senhora foi implicar logo com a “baixaria” do pagode baiano?

Merda na cabeça. Só pode ser merda na cabeça. Vamos ouvir os argumentos desta senhora: “É mais pornografia que dança. É uma coisa que dá nojo. Esse tipo de música estava só crescendo, a gente precisava desse freio”. PRECISAVA DESTE FREIO? Oi? É o Arauto do Moralismo! É o PT salvando as nossas criancinhas! Em algum lugar o Grande Mestre Alborghetti sorri, bate o porrete e grita “FIZ ESCOLA! FIZ ESCOLA!”. Por favor… Quem você pensa que é para dizer de que freio a sociedade precisa? Porque não vai meter um freio na criminalidade, que está crescendo vertiginosamente na Bahia, a ponto de uma carioca sentir medo de andar na rua? Olha, eu ando até pelo Afeganistão de boa, mas em Salvador eu senti MEDO. Por gentileza, procurem o nome desta senhora no Google imagens e tenta me explicar porque toda baranga prega o feminismo mal entendido e radical.

Para aqueles mais desprovidos de cérebro, quero deixar claro, ainda que de forma redundante, que eu não estou defendendo a música-baixaria. Você pode não gostar, você DEVE não gostar. É uma merda, eu mesma que gosto sei que é uma merda. A questão é: independente de gostar ou não gostar, eu quero viver em um país onde as pessoas sejam livres para cantarem o que quiserem! Quem não gostar, que não ouça. Proibir é fomentar a discriminação contra a mulher. Coitadinha da mulher, esse ser fraco, inferior e indefeso, precisa que o governo proíba que falem dela de forma pejorativa… HIPÓCRITAS. Metade dos homens por trás dessa merda bate nas mulheres e a outra metade come putas ou manda amante fazer aborto, ou seja, respeito zero por mulher. Vão todos dar a bunda ao som de Carlinhos Brown comendo Club Social que é isso que vocês merecem!

Detalhe: o projeto é contra letras e COREOGRAFIAS que possam ofender às mulheres. ACABOU, NÃO TEM MAIS AULA DE LAMBAERÓBICA. Tão felizes de ter cagado a minha vida? Como podem ser tão burros, tão toscos e tão hipócritas? Parece discurso de católico: “Não rebolarás a bunda”. Me poupem! O que é degradante para a mulher é ter que fazer ABORTO CLANDESTINO! Vamos legalizar o aborto então, Miss Buldogue? Porque se homem tivesse que fazer aborto, já era legalizado faz séculos! É degradante uma mulher dançar axé? Não acho. Eu danço e nunca me senti degradada. Degradante é o PT, é dinheiro na cueca, é mensalão, é mesada na forma de isenção para Eike Batista… enfim, eu poderia ficar até amanhã listando o que é realmente degradante. Falsos moralistas, donos da verdade, HI-PÓ-CRI-TAS!

Eu quero saber se essa Miss Piggy do Nordeste tem uma vida tão exemplar, tão limpinha e tão alto nível para poder falar assim do axé. Porque sério mesmo, geralmente quem mais aponta é quem tem um histórico mais sujo que pau de galinheiro. Vou pesquisar com empenho a vida desta criatura e de todos os que votaram a favor desta merda, se vocês souberem de alguma baixaria, façam a caridade de me falar. Falta de respeito com a mulher é a segurança pública da Bahia que permite estupro dia sim dia também, não uma música alegre que diverte um povo que seria baixo nível com ou sem ela. Desde quando o PT é fiscal da moral e dos bons costumes? (Lula, sua amante que você obrigou a fazer um aborto te mandou um beijo) Mas que porra é essa, o PT está para a política como a Igreja Católica está para a religião? Deixa o povo ralar o tchan e ralar a tcheca seus paus no cu! Não é isso que faz mal para as pessoas!

Até mesmo do ponto de vista estratégico essa merda foi um tiro no pé. Faz isso, sua petistazinha puritana, tira do povo uma das poucas alegrias que ele tem. Uma versão Maria Antonieta Tupiniquim: “Não tem axé? Dancem ballet”. Tomara que se revoltem e te guilhotinem. Estarei assistindo e comendo pipoca. Tomara que desenterrem um monte de podres seus, do seu marido (se é que…), dos seus filhos, da sua família toda, para você ter que enfiar nesse seu cu mole, gordo e cabeludo toda essa moralidade hipócrita, sua baranga. Gente como você é um retrocesso. Gente como você idiotiza o povo e espalha hipocrisia onde quer que meta o dedo! Vai dizer o que é melhor pro seu cachorro, não para as pessoas. Cada um que escolha o que quer ouvir.

Que fique a lição para os baianos, que por sinal, já devem ter aprendido, tamanha a decadência que estão experimentando: NÃO VOTEM MAIS NO PT, CACETE! Aos cidadãos da República Impopular do Desfavor, convoco mais uma vez para uma corrente negativa: vamos desejar câncer, CÂNCER NO CU. Mas vê se dessa vez vocês desejam com força, porra, que da última vez o puto acabou se curando… e já está ameaçando voltar.

Para dizer que quando o bom senso manda ficar a favor do axé é sinal que o fim do mundo está próximo, para dizer que quando o Somir fica a favor do axé devemos correr para as montanhas ou ainda para dizer que erramos o tema, porque proibir axé não é desfavor: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (28)

  • Mais uma viadagem de gente querendo aparecer.
    Sou fã dos Stones desde criança e nem por isso virei drogada.
    A música é o reflexo da cultura e não o contrário.

  • Haja saco pra aguentar politicagem escrota como essa. As pessoas prezam pela moral e bons costumes, mas ninguém tem vergonha na cara de fazer porra nenhuma de respeito. Não digo só no antro da Bahia em si, mas justamente a maioria dos políticos que são ofendidinhos por porra nenhuma, que falam que seguem os padrões éticos e morais são os que mais cagam fora do penico. Vale lembrar que a moral é de cada um, é a ética que deve ser preservada, mas isto é outro papo. Censura em qualquer escala É SIM UM RETROCESSO. Não existe, não existirá, nem nunca existiu um filho da puta que me convença do contrário. “UI, SEGREDOS NACIONAIS QUE CAUSARIAM CALAMIDADES PÚBLICAS” pra puta que te pariu, onde já se viu criar segredo de Estado, quando o Estado é criado pelo povo e seu poder emana deste? Só adicionar um adendo ao texto da Sally.
    Sally, compreendo que é essencial para os direitos da mulher a conquista da possibilidade do livre aborto. Eu sou pró aborto, pra falar a verdade. O problema não é nem a questão ética ou religiosa, é outro: Terra Brasilis, a galera não tem comedimento de porra nenhuma. Tá, você como governante cria um sistema de primeiro mundo, com clínicas públicas especializadas em aborto, tudo muito profissional, tudo muito clean, tudo muito lindo. O que fode é: as DSTs no Brasil iriam explodir; o crescimento vegetativo também( UI, VOU DAR SEM ME PROTEGER, DEPOIS EU TIRO, daí vem o pai da moça e diz não, e cria que o filho é teu); é uma conquista de direito que é meio amarga pela falta de educação e cultura no Brasil, se até hoje vemos nas grandes capitais famílias marginalizadas com 8, 9 integrantes diretos, lembrando que a camisinha é free nos postos de saúde, imagina o quão escroto seria o crescimento populacional sabendo que qualquer guria escrota de 15 anos iria poder sair distribuindo contando com o fator ‘se o pão crescer, tira do forno’. É um caso que poderia virar geral a se pensar.
    Para ambos, Sally e Somir, um excelente texto.

    • Augusto, se você pudesse ser mulher por um dia, você saberia que dificilmente uma mulher opta por usar aborto como método anticoncepcional.

      Além do sofrimento do procedimento e as implicações e limitações pós-cirurgicas, o trauma é grande, mesmo para aquelas pessoas mais acéfalas.

      E se explodir DST no Brasil, francamente, observe eu não me importar! Quem quer fazer sexo sem camisinha tem mais é que se foder, não merecem a minha preocupação muito menos serem considerados como razão determinante na hora de decidir uma questão tão delicada como aborto.

      Antes explosão de DST do que de filho criado por esse povo ignorante…

      De resto, concordo plenamente com tudo que você disse sobre censura. Axé não pode, mas mulher pelada no carnaval pode, porque a letra do samba não fala baixaria. Muito coerente!

  • Olha só, o meu espaço começa quando termina o seu! Se de alguma forma você invade o espaço alheio, certamente estará prejudicando alguém. Nada contra esses axés da vida, mas a partir do momento que o conteúdo destas musicas possam afetar a mim, a você, a seus filhos ou qualquer outra pessoa… ai acho justo termos as regras definidas. Sem demagogia, isso se aplica a qualquer coisa na vida! Resumindo, estou cagando e andando para os que os outros fazem, desde que façam no seu quadrado!

    • Justamente é esse o ponto do texto: letra de música não afeta os meus e os seus filhos. Da mesma forma que jogo de video-game não faz de ninguém um assassino ou que ser adotado por um casal homossexual não faz de ninguém viado.

  • Essa lei é uma piada. Ela já está valendo? Mesmo se estiver, nunca uma lei desse tipo vai impedir de surgirem na bahia ou em qualquer lugar todas as músicas que tenham alguma coisa relacionada a sexo. É impossível. E outra, se estão tocando, é porque tem quem curta. Eu gosto de algumas por exemplo. E quem não gosta não escute.

    Estou tentando começar o texto sobre a escola. Vamos ver se vou precisar fazer ele tão grande como os que vocês fazem.

    • Acho que a lei ainda está sendo votada, espero que uma merda dessas não entre no ordenamento jurídico.

      Não é a letra de uma música a culpada pela merda na qual o Brasil se encontra. Uma pena que as pessoas não percebam isso.

  • Geral vai continuar não tendo educação, saúde, estudo e fazendo aborto clandestino, mas pelo menos não vão fazer nosso ouvido de penico, esses ordináaaaaaaaarios!
    O Brasil não tem jeito, então pelo menos que barrem essa cagança auditiva nas músicas. Já não basta ser uma merda e estar na merda, ainda precisa cantar merda, pra depois esses cornos ainda botarem no último volume ou sem o maldito fone pela rua?

    • Camila, faz mais de dez anos que o Supremo decide desta maneira. Não há nenhuma novidade nisso e eu concordo plenamente: muita menina de 14 anos tem total discernimento para consentir sexo.

      • Concordo que muita menina de 14 anos tem discernimento para consentir.
        E é justamente por causa desse tipo de generalizações que ocorrem absurdos como absolver um cara que estuprou três meninas de 12 anos e as pessoas acharem normal!
        Total discernimento para consentir sexo aos 12, 13 ou 14 anos? Ok, mas com quem? Com o carinha do colégio que ela paquera pelo msn, com o vizinho gato que joga futebol na frente de casa, com o vocalista de qualquer banda teenager?
        Total discernimento para vender o corpo na esquina para o primeiro velho imundo que aparecer? Sério que existe discernimento pra isso aos 12 anos? Sério que ela está louca pra trabalhar, e já que ainda não tem qualificação profissional resolveu fazer um bico de puta?
        E o filhodaputa foi absolvido baseado no argumento de que as meninas não tinham mais bem jurídico a ser tutelado, pois aos 12 anos “já se dedicavam à prática de atividades sexuais desde longa data”! Longa data?? Aos 12 anos??
        Essa é a grande merda de generalizar os comportamentos….se tem menina de 14 que quer dar pro seu amiguinho de 18, o problema é dele se tomar um processo, pois abrir tais precedentes coloca todas as crianças na mesma vala!

        • Desculpa mas não é o fato de ser da mesma idade que deve ser levado em conta para fins de estupro…

          Por mais que muitas pessoas procurem romantizar a coisa, prostituição é uma OPÇÃO. Uma menina de 12 anos que se prostituí faz uma OPÇÃO. Ela tem maturidade para fazer essa opção? Não sei. Mas quem tem que ser punido é a mãe e o pai desta menina que não agiram com o devido zelo que se espera dos pais, não um dos mil clientes que comem elas todas as semanas. Até porque, tem muita menina de 12 que tem corpo de 16 e identidade falsa de 16 (mesmo sem ser prostituta). Como faz? O cara vai ter que tirar radiografia do pulso da moça antes de comê-la para se assegurar que ela tem mais de 14?

  • Neste caso, concordo principalmente com a colocação do Somir, apesar de não discordar da posição da Sally.

    O intento é ganhar voto em cima de tal projeto de carater oportunista que serve de limitador para a liberdade de expressão, sendo que qualquer semelhança com o toque de merdas da lei de classificação não é mera coincidência.

    Se quiserem contestar, que façam que nem a trupe da marcha da maconha, contextualizando sua defesa em cima da constitucionalidade da lei. Com alguma sorte atropelam os reacionários e algum ativista alienado de background.

    Educação, Saúde, Cultura, Segurança e Emprego? Ahn?! Acho que já fazem muito mantendo essa Farsa Brazilis, onde tem um monte de gente que se não fosse graças aos conchavos, estaria que nem o baixista do Legião que foi citado aqui pela Suellen aqui pra mim.

    O que mais se tem é paternalismo e protecionismo na tentativa de tapar o sol com a peneira. Os cabeções estão se cagando para o Brasil em si. Só interessa o que pode SE EXTRAIR do Brasil, isso sim.

    • E vai ganhar meu voto mesmo! Liberdade de expressão é uma coisa, liberdade da baixaria é outra. Já não chega treparem e fazerem filho a torto e a direito ainda tem que trepar cantando?

      • Defina baixaria.

        Baixaria é demorar mais de dez anos em obras gastando dinheiro público e não conseguir fazer uma porra de um metrô!

        Francamente, se você vota no PT, só lamento por você e pelo seu país. Não é na base da censura que se educa um povo. Nem a gente da RID tem coragem de fazer uma porra dessa…

    • Hoje censura o axé, amanhã censura um filme, depois censura uma peça de teatro… e quando a gente vai ver, tudo aquilo que não convem ao Governo está sendo censurada “em nome da família”, mas com a verdadeira intenção de conseguir votos. Uma merda que a história se repita e tantos cabeças de bagre não percebam que esse tipo de coisa não presta!

      • Uma que é temática de amanhã no mundo e do dia 25/12 na RID: Os grupos hoje no poder lutaram contra a ditadura pela democracia.

        Pega na mentira: PEGA!

    • Estive olhando melhor e a questão se refere ao subsídio governamental.

      Não é tão grave, mas é afetado, demagógico e não ajuda a resolver o problema, sendo que passei o post agora para um amigo meu, bem relacionado com o pessoal do partido.

      Nada contra o PT, mas é bem comum ver a turma do partido dando bola fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: