Plantão Vinagre: Os vinte centavos.

plantao-vinagre3

Plantão Duplo. Sally e Somir comentam mais um dia de protestos pelo Brasil.

SOMIR

O povão pagou pra ver e as prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro acabaram entregando o blefe de não poder baixar as tarifas do transporte público. No Brasil inteiro outras prefeituras entubaram junto e começaram a anunciar a queda nos preços das passagens. Os vinte centavos voltaram para o bolso do brasileiro. Agora é a hora de ver que espécie de vitória vai ser essa…

Antes disso, muito orgulho do povo cearense que foi buzinar na orelha da FIFA antes do jogo do Brasil. Bloquearam vias, atrasaram tudo e quase que não deixam os árbitros chegarem no jogo. A entidade máxima do desvio de dinheiro no futebol merece um chute na bunda faz tempo, e só dos figurões deles terem se mandado daqui há alguns dias já podemos contabilizar como uma bela vitória. Menção honrosa para os chatos que pentelharam o programa ao vivo da SporTV antes do jogo. Cada coisa ajuda.

Claro, a tropa de choque formada pela Força Nacional desceu o cacete nos manifestantes, quase todas as emissoras de TV que estavam lá para cobrir o jogo filmaram o acontecido. BISONHO que a FIFA receba uma parte do território nacional para administrar durante a Copa das Confederações, e BISONHO AO QUADRADO que o governo federal mande tropas para bater no povão que PAGOU pelo estádio para proteger o interesse dos pilantras de Genebra (só podia ser na Suíça a sede da FIFA…).

Confesso que achei bacana a cantoria do hino antes do jogo do Brasil. Dessa vez era um povo orgulhoso de algo que acontecia FORA do estádio, só para variar. Nunca fui muito fã de patriotismo, mas quando ele vem de forma natural, nada de climinha ufanista patrocinado… bom, aí se torna algo do qual se orgulhar. Fez até o Neymar jogar alguma coisa!

Mas, não nos desviemos demais do tema. O dia foi agitado, principalmente fora da ponte aérea dos protestos como nos dias anteriores. A coisa começou a desandar para a baderna em algumas cidades, por revolta legítima contra a repressão policial ou por oportunismo descarado dos que entram ali para fazer merda protegidos pela multidão. Quando cobrimos os protestos de Londres, falamos bastante desse “momento” onde a manifestação vira esconderijo.

Se teve quebra-quebra e saques em vários locais, o grosso das manifestações ainda está no clima “saco cheio” que permeia a sociedade brasileira. A grande maioria está marchando, cada um com uma placa na mão e uma ideia na cabeça. A forma caótica com a qual esse movimento vem se desenvolvendo é seu ponto forte e seu ponto fraco. Por um lado, parece que tudo vai acabar nos vinte centavos (mais sobre isso a seguir), por outro, vai ser muito difícil para alguém tentar se beneficiar politicamente disso.

Aconteceram vários casos de prefeitos, vereadores e figuras políticas em geral tentarem entrar nas marchas e acabarem enxotados (alguns de forma violenta) do grupo. Nem mesmo os sempre presentes partidos nanicos de esquerda estão conseguindo infiltrar suas bandeiras nas manifestações. Situação e oposição estão levando no rabo por todo o país… E não se pode tratar ninguém como inocente mesmo: Depois de décadas de fisiologismo descarado, os políticos mesmo que cagaram completamente o conceito de partido político. O povão não gosta de nenhum deles e duvido que vá glorificar qualquer um no final das contas.

E essa é a grande vitória. Os centavos cortados das passagens por todo o país não eram mais do que a obrigação. Ridículo o discurso do Haddad e do Paes fazendo beicinho ao ceder, dizendo que teriam que tirar dinheiro de outras áreas. TIRAR DA SAÚDE? DA EDUCAÇÃO? E quando é que eles colocaram? Só se vão mandar imprimir mais na Casa da Moeda, porque num país com arrecadação de impostos tão grande e serviços públicos tão sucateados, deveria ser crime falar uma merda dessas.

Transporte público é um serviço terceirizado, onde grupos ganham licitações (ou fazem acordos de “emergência” por algumas décadas) para EXPLORAR o serviço. Se essa porra não fosse muito lucrativa, ninguém ia querer pagar esse pato. Faz-me rir que as empresas estão cortando o máximo possível ao aceitar o desconto de alguns centavos em passagens que JÁ são altas. E se querem lucro tanto assim, que caiam fora das disputas por concessões públicas e entrem no mercado privado de vez.

Serviço público não tem que lucrar porra nenhuma. Se o fizer, que seja com um serviço que exceda um mínimo de qualidade. Incrível que digam que vão cortar dinheiro de saúde e educação para não atrasarem as prestações das mansões dos donos de frotas e viações. Depois não sabem porque o povo sai na rua e quebra a cidade!

Os centavos chegaram. Os protestos devem continuar, mais pela amálgama de pedidos e ideologias que se tornou do que por um senso de propósito propriamente dito. Devem continuar, mas vão começar a perder o fôlego logo logo. Eu já tinha dito na segunda que me preocupava que a única vitória tangível acabasse sendo uma redução (temporária) no preço das passagens, mas com o desenrolar da situação, comecei a considerar algo um pouco maior:

O povo queria uma coisa, foi pra rua e conseguiu. Se essa mensagem colar na cabeça do brasileiro, não foi só fogo de palha. Precisou de mais de duzentas mil pessoas na rua para cortarem centavos de passagens de ônibus, mas… Deu certo. Nessa hora eu acho muito importante controlar o impulso do cinismo e fazer vistas grossas para a bagunça ideológica na qual o movimento se tornou.

Não por ufanismo cretino, não por condescendência elitista… Mas porque essa vitória precisa ser protegida de quem com certeza vai tentar guiar a memória do brasileiro para o lado ruim dessa semana. Foi mais do que polícia violenta, foi mais do que bandido se aproveitando da situação, foi mais do que modinha de rede social… Foi uma vitória.

Pessoalmente, espero que nos próximos dias o povo continue saindo nas ruas, manifestando-se seja lá sobre o que quiser. Sou cético demais para achar que “o gigante acordou”, mas que esse precedente de entender que quem deveria mandar no país é o povão (para o bem ou para o mal) é importante demais para ser soterrado sob críticas inerentes a um movimento social tão orgânico como esse. Não sou tonto, estou vendo a parte ruim, mas não há coerência em passar anos dizendo que esse povo tem que sair às ruas para protestar e não achar o máximo quando finalmente acontece.

Foi, é e ainda será uma zona. Mas… Entubaram. Os centavos estão de novo com quem mais precisa deles. Vamos ver o que mais dá para conseguir…

Para dizer que eu estou sendo pago para emitir essa opinião (vários centavos!), para reclamar que é dono de frota e está passando fome, ou mesmo para dizer que só vai sentir que foi uma vitória quando morrer algum político: somir@desfavor.com

SALLY

Hoje é quinta-feira, e se não fosse essa reviravolta toda, seria dia de Processa Eu (mais precisamente Processa Eu: Alicate). Em homenagem ao dia, vou fazer um Mini-Processa Eu sobre os últimos acontecimentos.

Começo dizendo que Rio e São Paulo peidaram e cederam à reivindicação dos manifestantes, reduzindo em vinte centavos o valor da tarifa de transportes. Não que eu ache incorreto, já chega de onerar o bolso do povo, mas puta merda, que vergonha alheia que me bateu quando fiquei sabendo dessa peidada que deram. Ficou explícito a falta de preparo, a arrogância de afirmar que não cederiam e 48h depois abrir as pernas. Perderam totalmente o respeito e a moral. Agora o povo sabe, ou deveria saber, que se quiser alguma coisa basta se unir e sair às ruas.

Claro que no Rio as coisas sempre são mais bizarras, seja por parte de Governo do Estado, seja por parte do Município. Cabral, afundado em um mar de vícios e depressão se cagou tanto nas calças que aproveitou a ocasião para anular o reajuste das passagens de trem, metrô e barca também. Se um manifestante chegar perto dele nesse estado deplorável em que ele se encontra, periga dele ter uma crise de Síndrome do Pânico, sentar e chorar com as mãos no rosto. Já Paes, como sempre serelepe e faceiro, acaba de assinar sua sentença de morte com uma declaração muito, mas muito infeliz: disse que o não reajuste vai gerar um prejuízo de 200 milhões e que esse valor vai ser retirado de outras áreas: “Serão 200 milhões a menos investidos em outras áreas”.

Não tem clima para fazer uma afirmação dessas, não é possível que ele não veja isso, mesmo após anos de impunidade. Ele está dizendo nos cornos de uma população irada, colérica, que não vai aumentar a tarifa mas que a população vai pagar por isso tendo menos assistência pública em outras áreas! É momento de dizer uma porra dessas? Parece criança birrenta quando é contrariada. Espero de coração que essa declaração escrota e desaforada fomente ainda mais no carioca a vontade de ir às ruas e protestar. Spoiler: O Ministério Público está pedindo a cassação de Eduardo Paes através de uma Ação Civil Pública que corre desde 2012. FOCO NISSO, RIO DE JANEIRO! Concentra as forças para tirar o Paes da Prefeitura que isso por si só já vai garantir um Rio melhor! A ação já existe, agora só falta a pressão popular! FORA PAES!

São Paulo também deu uma demonstração patética de despreparo. Haddad, que também havia afirmado não haver qualquer possibilidade de redução da tarifa, levou uma ordem do Lula, abaixou a cabeça e cumpriu. O grande dono do circo, aquele que controla os fantoches, não teve pudores em recuar e foder com a credibilidade de seus colegas. Lula, aquele que nunca vê nada, nunca sabia de nada, que não estava acompanhando o julgamento do mensalão porque estava afastado da política, do nada retorna com uma ordem pronta. E seus capachos a acatam, mesmo que isso os desmoralize. Francamente, grandes merda ser Prefeito tendo que passar por uma situação humilhante dessas. Preferia vender churros na esquina mas ter autonomia e dignidade.

E já que é para falar de quem mijou fora da bacia, não poderia faltar ele, o Inconveniente Oficial, o Sem Noção Profissional: Pelé. O imbecilóide do Pelé achou que era o momento oportuno para pedir ao brasileiro que esqueça essa coisa de manifestação e se concentre em torcer para a Seleção Brasileira, porque é mera futilidade se revoltar por seu filho não ter hospitais de qualidade ou educação decente, o importante mesmo é focar na Seleção! E mais uma vez quero deixar registrado aqui todo meu amor pelo Romário, que deu uma esculhambada sensacional no Pelé novamente. Apesar de todo meu amor pelo estudo e pela cultura, eu votaria no Romário para Presidente da República, porque ele tem hombridade para compensar o que lhe falta em matéria de instrução.

E já que estamos falando em futebol, Ronaldo, o Travequeiro Cheirador, finalmente sentiu as consequências de uma merda que fez na vida. A declaração que ele deu ontem (“não se faz Copa do Mundo com hospital”) foi repudiada e repercutiu mal. Atordoado, pois está acostumado a ser blindado, Ronaldo veio com um discurso ensaiado provavelmente elaborado por sua (péssima) assessoria, dizendo que na verdade o vídeo onde ele dizia isso tinha sido editado de forma maldosa para prejudica-lo. Enquanto sobra hombridade a uns, falta a outros. Faltou também na Seleção Brasileira, que perdeu uma ótima oportunidade de fazer alguma coisa de útil para o cidadão, virando de costas na hora do hino nacional, executado antes do jogo desta quarta-feira. A crentalhada metrossexual não se comprometeu. Em compensação, a torcida brasileira peitou as ameaças da FIFA e conseguiu entrar no estádio com cartazes de protesto, exibindo-os para as câmeras. O povo brasileiro não está para brincadeira, acho melhor a FIFA enfiar o galho dentro e fingir que não viu.

A VEJA, a Globo e similares continuam sendo hostilizados pelos manifestantes e, em contrapartida, continuam alfinetando o movimento. Outros meios de comunicação que até segunda-feira entendiam como ilegítimas as manifestações mudaram de opinião na velocidade da luz, destaque para nossa Mula Manca, nossa Miss Gari, Boris Casóy, quem mais vergonhosamente se contradisse em um intervalo de 72 horas. ISTO É UMA VERGONHA. Alias, a cobertura da imprensa está vergonhosa, uma grande colcha de retalhos composta por corta-cola dentre eles mesmos repetindo notícias ou dando notícia pela metade. Parabéns pela incompetência.

E já que é para falar em incompetência, não poderíamos deixar de citar as últimas atrocidades cometidas pela polícia. Uma foto correu o mundo: um policial no Rio de Janeiro jogando spray de pimenta nos olhos de uma manifestante, uma menina, sozinha e desarmada, a uma distância de centímetros do seu rosto. Destaque também para Rodrigo Pimentel falando que era um absurdo policiais usarem fuzil em situações como essas, que esse tipo de armamento pesado não era apropriado, que só seria apropriado para uso em confrontos em comunidades e favelas. Porque né… vai que um tiro de fuzil fere um branquinho classe média? Não pode, fuzil foi feito para colocar em risco apenas a vida dos favelados!

A polícia paulista, que é muito diferente da carioca (custa mais caro na hora de subornar), também passou vergonha novamente. Tinham dito que não havia efetivo suficiente para evitar os saques que vinham ocorrendo. Realmente, eles estavam muito ocupados barbarizando moradores de rua a apenas 150m dos locais onde ocorreram os saques. Rasgar a barraca do morador de rua é prioridade, gente! No resto do país, em diversos pontos, continuam sendo utilizadas as criminosas balas de borracha. Alô você que tomou um tiro de bala de borracha: vai até a delegacia deixar isso registrado (tentativa de homicídio, lesão corporal, o que o delegado quiser) e/ou faz um exame pericial no IML ou até mesmo particular. Levar bala de borracha vale MILHÕES em matéria de indenização, simplesmente porque não pode usar da forma como estão usando. Se você levou uma bala de borracha sorria, você está rico, é questão de tempo.

Amanhã tem mais protestos, inclusive um gigantesco no Rio de Janeiro. Não é hora de parar, muito pelo contrário. Que isso sirva de lição ao brasileiro: se sair às ruas putos da vida exercem pressão e podem conseguir o que querem. Está desorganizado? Está. Falta definir prioridades? Sim. Vai ter grupinho brigando pela liderança dessa massa emputecida? Certamente. Mas FODA-SE, não é hora de parar, nem que a população vá às ruas para protestar contra TUDO, foda-se a falta de objetividade, já é lucro demonstrar poder e deixar esses filhos da puta com o cu na mão. O que não pode é parar agora.

É hora de conjugar protestos com debates, estabelecer prioridades. A minha seria colocar para fora a Copa do Mundo, porque isso desestabilizaria e desmoralizaria essa máfia que está no poder, fazendo com que deixem de ganhar milhões. Mas se não for isso, tá valendo qualquer outra coisa. O que não pode acontecer é parar de protestar porque não se chega a um denominador comum das prioridades nos protestos. Cada um que proteste pelo que quiser e, quando for possível, tenta-se estabelecer um consenso, uma prioridade. Enquanto isso, vamos comprando arma com numeração raspada que falta só um mês para o Papa pisar no Rio de Janeiro e, além de tudo, ele é argentino.

Uma fonte interna da Prefeitura de São Paulo que não vou revelar por motivos óbvios me disse ter ouvido que a ordem que partiu de Lula foi ceder neste primeiro momento, pois o movimento era desorganizado e acabaria ficando desunido e perdendo força depois que conseguisse esse objetivo principal. Não podemos deixar isso acontecer, eu não quero viver em um mundo onde o Lula tenha razão! FODA-SE as prioridades, tem que continuar indo para a rua agora mais do que nunca para mostrar que não era pelos vinte centavos. É preciso continuar intimidando esses canalhas.

Sonho dourado: ver uma greve geral no país inteiro com adesão massiva

Para se jogar na frente de uma bala de borracha porque quer enriquecer, para dizer que sua prioridade desde a primeira página é o impeachment do Paes ou ainda para dizer que prioridade é dar uma surra no Pelé: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (98)

  • Alguém pode me dizer por onde anda o povo famosinho (modelos, atletas, lutadores de MMA, atores e cia?) que faz caras e bocas nas redes sociais e que está alheio e caladinho?

    Consciência política manda lembranças!

  • Galera no evento do Facebook de Curitiba tá falando em tomar bandeiras de partidos, membros de partidos foram hostilizados e espancados em São Paulo e/ou no Rio, diz que tinha fascista e neonazista no meio, só eu tô achando isso uma fita MUITO errada? D:

    • Eu acho que tem que botar partidários a correr mesmo. O Brasil pegando fogo em cidades dos mais diversos partidos políticos, e nego quer fazer campanha em cima disso?? Não é eleição, é revolução.

  • Sally, estive na manifestação de hoje aqui no Rio.
    1º – Foi lindo ver a Presidente Vargas inteira tomada de gente;
    2º – Foi aquilo: 50% indo protestar, cada um com seu motivo,com sua causa, levando na seriedade, 30% considerando carnaval fora de época, com direito a cervejinha e funk e 20% indo pra quebrar tudo mesmo (apesar de eu achar que quebrar a Alerj, a Prefeitura e o Palácio Guanabara, não seja um pecado, acho que tem que fazer isso mesmo pra deixar a galera com o cu na mão). Acho que entre 1 milhão de pessoas, já está de bom tamanho.
    Só que a coisa saiu de controle, o Centro do Rio ficou sitiado, respirei gás de pimenta quando o protesto chegou perto da Prefeitura e de lá fui embora, ainda num momento tranquilo, antes da coisa ficar feia de verdade. Os PM’s jogaram novamente bombas em cima de quem não estava fazendo nada!
    Amanhã vai ter um novo protesto, dessa vez na Barra da Tijuca e domingo terá outro, em Copacabana, esse, específico contra a PEC 37.

    Agora… acho que a morte desse cara de Ribeirão Preto (que eu espero que não seja o Marciel), vai ser o incentivo que faltava pra dar uma merda grande de verdade.

  • Sally vcs pediram relatos reais, então vim falar de Salvador, onde historicamente a policia é truculenta e autoritária. Hoje vi isso com meus olhos. Agora entendi qual será a estratégia do governo para desqualificar o movimento: Eles começam atacando pra depois nos acusar de vandalismo. A mídia golpista já está enfatizando o vandalismo pra convencer a população que não saiu as ruas ainda. Conseguimos 60 mil em Salvador, um excelente numero! Ainda não somos organizados com RJ e SP, nem ainda estamos em uníssono nas reivindicações, mas o movimento aqui ganhou muito corpo. Mas de uma coisa me serviu ter ido a vários pontos de conflitos espalhados pela cidade: nosso governo não é democrático, e sim manipulador, e a elite política e midiática é extremamente maliciosa e não sairá fácil de cima do Leviatã. Quero denunciar aqui a repressão e a atitude covarde da policia. Hoje desacredito no Estado e na Midia. Vivo por mim mesmo, e estou no movimento, mas tenho consciência que pra derrubar o sistema vai ser preciso de uma resistência ao ponto de uma revolução, pq essa constituição e os politicos que aí estão …infelizmente não dá.

    • CARALEOOOOU

      Acabo de escrever um texto dizendo EXATAMENTE tudo isso que você está falando! Parece até que eu você somos a mesma pessoa!

  • Não consegui ir mas acho que foi melhor assim.

    Só quero deixar registrado que fiquei babando com quem escalou o Meteoro. Tem certas coisas aqui em Bsb que são sonho de consumo de muitos. Como por exemplo, fazer da cúpula do Senado um escorregador e sentar no colo da justiça pra bater foto.

      • Sim, eu tb fiquei. De 15 mil na segunda foi pra mais de 30 mil… Não sei a fidedignidade dessa informação mas foi cabuloso. Ainda bem que não deu para eu ir. Fiquei chocada com muita coisa e nunca vi uma segurança tão ferrada como a de hj. Nem em dia de posse.

  • Sally esse negócio realmente me preocupa: o movimento é desorganizado no sentido de não saber bem a prioridade do que se está sendo protestado, e com isso acaba por enfraquecer o movimento… Como lidar? quer dizer: como fazer com que a “massa” inteira entre num consenso do que é mais importante por agora?

      • Se vc começar a ver o que tá se desenhando, as estradas sendo interrompidas e o governo com o cu na mão de tentar re-estabelecer a ordem… isso vai dar merda grande ainda.

        • Eu também “ouvi” boatos parecidos na timeline por ai… é vero que tão tramando golpe? Mas por parte de quem? Mas… golpe de estado mesmo do tipo ditadura? bahh…

          É foda quando tudo fica tão confuso e começam a “inventar” certas conspirações por aí…

  • Será possível que esse povo não sabe reivindicar normalmente?
    Parar o trânsito por si só funciona, vira manchete internacional, fode com os políticos. Quer fazer, então faz todo dia, mas precisa virar guerra???
    No Rio começou legal, lá da Candelária e foram caminhado pra prefeitura, mas fizeram tanta merda por lá, que quando chegou no final da tarde o pessoal que vinha teve de ir embora, porque aí deixou de ser manifestação pra virar confronto.
    Porra, vamos fechar todas as ruas principais das cidades diarimente e ir até as prefeituras até conseguirmos, mas sem essa putaria que tão fazendo. Não é com porradaria que se resolve, basta foder com o andamento da cidade a partir das 16 hs todo dia que num instante eles enfiam o rabinho no cu e se mancam. Baixaram a passagem, isso foi só o começo. O negócio é parar tudo principalmente pra gringo ver, que eles se borram quando vira escândalo internacional. Muita gente tem vontade de ir e não vai porque fazem merda de soltar porradaria. Vão se fuder!

    • As pessoas sabem manifestar pacificamente, mas quando elas estão pacificamente se manifestando e chega a polícia e joga bomba em pessoas que estavam sentadas cantando, bate, atira, as pessoas se revoltam. Normal, né?

  • No meio destas manifestações todas consegui recolher um pequeno fragmento de como pensam alguns manifestantes, segue no relato abaixo:

    “MANIFESTAÇÕES E SALA DE AULA

    Minha esposa que é professora de História, ontem me veio com um relato de sala de aula bastante interessante:

    Era uma aula para colegiais, onde ela tentava por muito tempo levar a aula diante sobre algumas revoluções históricas, e aproveitaria par fazer um gancho com as recentes manifestações.

    Só que pior que a maioria dos dias, ontem eles estavam especialmente agitados e só falavam sobre as manifestações, os cartazes que fariam e as avenidas que diziam que iam parar. As algazarras das ruas estava infestando a sala de aula, mesmo com ameaças de se tirar alguns alunos da sala, chamar diretoria e pedidos quase suplicantes por silêncio e um pouco de ordem.

    Por fim, a Giórgia perguntou quanto ao que eles protestavam, o que almejavam com os protestos.

    _ Contra tudo isso que esta errado no Brasil professora! A gente quer transporte mais barato, saúde e educação. – foi a coisa mais homogênea ouvida dos alunos.

    _ E como vcs querem cobrar melhor educação se na maioria dos dias, assim como hoje, vcs tem um professor na sala de aula que quer dar aula, e não tem o mínimo de preocupação com o que é e pode ser ensinado. Como querem cobrar do governo educação, se na escola só se preocupam de se aparecer mais que o outro e nunca nem ao menos respeitam o professor?
    Eu venho aqui, e conseguindo dar aula ou não ganho meu salário. O azar será de vcs. Mas não vão lá fora cobrar melhoras no país, se antes vcs não conseguem melhorar a si mesmos como cidadãos. Não vão cobrar melhor educação, se não querem ser educados.
    —————————————
    Esse é o retrato de uma parte dos novos revolucionários que estão nos ajudando neste momento histórico.”

    Ps.: Minha ex falou algo quanto ao meu filho querer ir na paulista participar das manifestações.

    Eu apoiei, mas disse que ele só pode ser esquerdista até os 16 anos. Depois disso tem de crescer.

  • Ouvi falar dessa greve geral mas não li nada a respeito. Será que ganha força até o dia proposto??? Seria incrível!!!

    E não acho que a organização (seja ela qual for) e a intensidade com que os protestos ganharam as ruas agora, pelos milhões de motivos que são, seria igual se não houvesse redes sociais. Foi ali que tudo começou sim. A integração da população se dá por esse meio e se espalha de forma impressionante.
    Não sou nem um pouco fã de posts como “boa noite povo” e “veja o prato que comi hoje” mas observo a força que essas ferramentas possuem na sociedade atual.

    • Na época dos caras pintadas tinha manifestação com o dobro de tamanho e não havia rede social. O mundo existia e acontecia antes das redes sociais…

  • Oi gente, fiquei sem comentar essa semana, pois contraí um gay grave e fiquei de cama tomando cloridrato de heteropram 24mg na veia. Será que o Feliciânus vai liberar o tratamento gratuito logo?

    Também é a hora de lutar contra o maldito estatuto do nascituro, bolsa-estupro para os mais íntimos.

    Quanto ao Ronaldo, não liguem não, o problema seria fechar churrascarias e pizzarias, já pensou o desespero do cara?

    • Gabriela, não perca tempo com nada disso, nenhum dos dois vai ser aprovado e estão usando o palhaço do Feliciano para desviar o foco dos protestos. É mero factóide, jamais vai entrar no nosso ordenamento jurídico.

      • Sério???
        Poxa, que pena… Tava tão feliz querendo usar a cura no Ricky Martin e ser feliz pra sempre com ele… hahahahahhaahha

    • Vou te colocar um texto sobre isso na integra.

      “PROJETO DA ‘CURA GAY’

      O alarmismo em torno deste projeto de alteração de lei, esta assim como a crítica a “Bolsa Crack” – que simplesmente liberava dinheiro par instituições de tratamento e não a família ou ao viciado, esta exagerado.

      Primeiro, Feliciano não devia ser digno nem de ter seu nome lembrado, os ativistas é que tornaram ele tão conhecido e forte politicamente como está.

      Segundo, esse projeto ainda tem de passar em plenário, câmara e senado e ainda ser sancionado pela PresidAnta pra ter validade, ou seja, vai morrer na praia, mesmo que ninguém faça nada.

      E o mais importante do que se trata exatamente a alteração?

      Se trata simplesmente de permitir que o médico não seja impedido por lei de propor qualquer tipo de tratamento, incluindo ajuda para se mudar orientação SE ASSIM O PACIENTE SOLICITAR. Independente se terá exito ou não.

      Na prática imagine o seguinte: Um cara nasceu num corpo masculino, mas por toda a vida se sentiu mulher, e se sente desconfortável com esta condição imposta por sua natureza, e quer mesmo até tentar algo radical como fazer uma operação de mudança de sexo. Hoje é perfeitamente admissível que este cara procure ajuda psicológica que o oriente para assumir sua homosexualidade, e possa passar por essa transição sem maiores desconfortos emocionais.

      Agora imagine outra situação exatamente igual, mas oposta: Um cara nasceu gay, é gay, mas não se sente confortável com isso. Ele gostaria de ser hétero, ou pelo menos se enganar o máximo possível quanto a isso, assim como o cara que nasceu homem e quer ser mulher. Ele não pode procurar ajuda psicológica para amenizar o desconforto que sente, é ilegal. No máximo talvez procurar uma igreja, e olhe lá.

      Vejam bem, não estamos falando de campos de extermínio e ‘higienização’ onde se farão ‘curas’ forçadas na população homossexual. Estamos falando de permitir que quem PROCURAR este tipo de ajuda, possa ser ajudado.

      Que o psicólogo terá exito ou não é outra estória, provavelmente não terá, assim como não pode ‘curar’ a dor da perda de um ente querido, emprego, depressões diversas, e outras coisas genéricas que são atribuições do psicologo ajudar mas que também não são necessariamente doenças.

      Por fim, não estou nem defendendo a medida nem criticando, apenas sendo LÓGICO. Por que, em apenas UM exemplo hipotético, um cara procurar ajuda pra se aceitar mulher pode e um gay procurar ajuda pra se aceitar hétero, se assim o quiser, não pode?

      Não deem voz para Felicianos da vida, e pensem um pouco antes de gritar HOMOFÓBICO aos outros.”

      • “Um cara nasceu num corpo masculino, mas por toda a vida se sentiu mulher, e se sente desconfortável com esta condição imposta por sua natureza, e quer mesmo até tentar algo radical como fazer uma operação de mudança de sexo. Hoje é perfeitamente admissível que este cara procure ajuda psicológica que o oriente para assumir sua homosexualidade, e possa passar por essa transição sem maiores desconfortos emocionais.”
        Fi, HOMOssexual é diferente de TRANSexual.

        • Eu entendi o que ele quis dizer com o tal “exemplo hipotético”, mas, em contrapartida o que a Daniela B. quis dizer é que realmente não se pode curar a homossexualidade, ninguem escolhe ser assim, já nasce! Pode-se muito bem enganar com possíveis tratamentos e ajuda psicológica mas, duas coisas: isso é sumariamente desumano e antiético visto do ponto de vista dos profissionais de saúde (pelo menos os sensatos né?) e, além disso, é uma puta tortura consigo mesmo pois a dor que se carrega com a pessoa, afora o “recalque” mais tarde… é algo até indescritível! Essa dor sim, não tem cura! Então a questão maior é: conscientizarmos-nos TODOS de que não se deve ser um enrustido e sim, assumir sem dores o que se é e pronto!

  • Semi-Off:

    Sally, viu qye a Época desta semana conseguiu fazer uma ‘reportagem’ de 12 páginas falndo BEM do Paes?!

    Eu sendo de São Paulo, se não tivesse lido o Desfavor nos últimos anos, talvez tivesse aimpressão que este prefeito é o maior estadista que o Rio de Janeiro poderia ter a sorte de almejar.

    Da uma procurada, vc iria gostar de ler.

  • Sally, você não acha que essa era a hora de fazer um projeto de lei que obrigue os políticos a usarem os meios públicos de transporte, saúde e educação e fazer muita pressão pública pra ser aceito no plenário? Acha que daria certo? Eu já venho pensando isso desde que os protestos começaram, e agora tenho visto umas imagens falando disso por aí. Acho que essa deveria ser a causa principal do movimento a partir de agora, focar em alguma coisa que force o governo a melhorar todos os meios públicos de ajuda à população em uma maneira mais do que só temporária…

    • Com certeza. Todo político, esposa de político e filho de político deveriam ser obrigados a usar escola pública, hospital público, etc. Se o povo se unisse para pressionar o Poder Público nesse sentido seria sensacional.

      • É uma boa ideia… Mas será que dá certo? Não seria “pedir demais” e no fim o povo que já não concorda com os protestos ficar ainda mais puto? Por que com certeza a gRobo diria que os manifestantes querem obrigar tal coisa e daí tudo seria levado pro lado da “ditadura” e no fim apoiariam ainda mais a polícia…

        • Olha… eu não entendo como uma polícia explorada que ganha mil e duzentos reais por mês podem dar o sangue para defender um governo corrupto de merda que embolsa o imposto do cidadão e os faz trabalhar a troco de merda, com risco de vida, viaturas sucateadas, armas obsoletas… Não entendo. Eles deveriam ser os primeiros a se manifestar.

          • O problema é que milico (A PM e os Bombeiros) não pode surtar e fazer protesto né? Agora os policiais civis não fazem porque não estão afim!

  • Sally, torço mto para esse movimento nao desanimar!! Hj estarei no Rio participando das manifestacoes com meu cartaz Fora Paes!
    Sem vergonha filho da puta e cara de pau. Brincando com o fogo, o povo ja ta PUTO com tudo e ainda vem esse idiota com cara de cachorro cagando na chuva, nhe, mas vcs tao obrigando a gente a tirar da saude p encher o rabo desses donos de empresa de onibus. Mandaria tomar no cu, mas sei q ele gosta….
    Quanto à cassacao do MP, nao sabia, mas ja vou comecar a divulgar!!!
    Alias, adoraria divulgar o texto de voces no face (sei q vcs odeiam).

    • Facilitou, mas poderia ter sido feito sem redes sociais, como foi o caso dos protestos que derrubaram o Collor. Rede social não foi o determinante para o sucesso dos protestos.

      • Protestos que derrubaram o Collor?!

        Sally, eu estava lá. Não fomos nós que derrubamos o Collor, foi a Globo, e uma vadia com dor de cotovelo.

        • Só a Globo não teria derrubado. A Globo induziu a realização dos protestos, mas se o povo tivesse ficado inerte duvido que ele tivesse caído.

          • Mas a globo manipula a massa. Isso é fato. Eu não lembro muito bem do fora collor, porque eu era um pouco nova, porem pareceu um movimento mais organizado, com um objeto claro.

            Por isso qe eu estou gostando tanto desses protestos, é bagunçado, é tudo meio no improviso, cada um com a sua revolta, sem uma direção clara,bem a cara do brasileiro médio.
            Para mim parece bem mais legitimo.

            • O problema é que se não houver uma causa, não há objetivo e sem objetivo fica difícil conseguir uma vitória. O povo vai cansar de ir para a rua apenas por ir para a rua, é preciso um objetivo para lutar.

              • Concordo, tem que ter um objetivo, do jeito que está estão atirando para todo lado.

                Falta alguem para coordernar, para ter um objetivo e não parar enquanto não for atingido.

                A pergunta é quem?

  • Na última manifestação aqui em SP, expulsaram quem estava com bandeiras de partidos, eu sou contra. O ‘Gigante acordou’? Sou descrente de partidos como boa parte da população, mas é direito legítimo deles participarem tanto quanto o povão, e ainda, esses esquerdinhas são os que estão há um bom tempo levando borrachada e spray de pimenta no rosto, muito antes dos jovens que tiram foto na manifestação para postarem no Instagram e, que estacionam seus carros na Av. Paulista para acompanharem o protesto, porque é mais fácil de ir pra casa do que ir até o Largo da Batata e caminhar pela ponte estaiada, e ainda tentam chegar em tempo de assistirem a novela.

    Por um lado é positiva tanta adesão, para que os políticos QUEM SABE possam parar de pensar que estão na Ilha da Magia… Por outro, Jabores, Datenas e Pondés acabam por tentar se apropriar do movimento, desvirtuando-o com ‘O Gigante Acordou’, estou falando também do pessoalzinho do movimento ‘Cansei’, e poderia mencionar a juventude PSDB que eu nem sabia que existia.

    Claro que eu falar isso vai fazer alguém pensar que sou comuna, porque a visão preto e branco é a esperada.

    Apenas qualquer pessoa que se interessa em entender o que está acontecendo sem ufanismos, pesquisando e lendo algo mais que memes do Plínio Arruda e tirinhas com piadinhas sobre o protesto, irá entender do porquê não resolve porra nenhuma fazerem passeatas apenas pedindo o fim da corrupção.

    Sem querer parecer contraditório, essa é válida: https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/1001457_402250816556863_541790389_n.jpg

    ATO CONTRA QUALQUER COISA, QUALQUER COISA MESMO
    Amanhã às 17h em algum lugar

    Levem seus cartazes, pode falar mal de tudo, da Copa, da Dilma, do PSTU, do PSDB, do Exército, do Haddad, do Lula, do Dom Pedro I, do danone de coco que vem na bandejinha do de morango, do preço do iPhone, da vida triste da classe média, do Bolsa Esmola, da PM, das rodovias, do IPI, do IPVA, do IPTU, da PEC37, do Feliciano, da maioridade penal, do estupro, da mulher que se veste de puta, do preço da gasolina, do preço da Coca-Cola, da Copa do Mundo, do comercial do Dolly, do moço das Casas Bahia, do banco cancelando o cartão de crédito, do sinal da TIM, do chuveiro recém-comprado que já queimou, do frio, do calor, do cachorro do vizinho, do bar da esquina, do carro que toca funk alto, dos pagodeiros do bairro, dos marginais que picham sua casa, da falta de Chandelle de papaia com cassis nos supermercados, pelo preço do tomate, pela falta do que vestir pros atos, pela falta de namorado, pelo namorado chato, pode reclamar de tudo, tudo isso e o que mais vocês quiserem, menos do preço da tarifa, que desse eu nem lembrei.

    E vamos fazer ‘Um dia Sem Globo’, usar branco! Depois passar em um Spotted da manifestação porque para as moças existem os pseudo revolucionários barbudos, para os rapazes, sempre uma revolucionária loira-olhos-azuis que fica muito bem de vermelho.

    Os preços das passagens foram reduzidos ao custo de um aumento no IPTU aqui em SP, talvez outras empreendimentos não sejam realizados por isso. Como já é gasto o IPTU? O IPVA?

    E verba para aumento de salários tem?

    http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2013/lei%20n.15.048,%20de%2017.06.2013.htm

    Logo a modinha SUPERFICIAL das passeatas como as que vi ontem na Rodovia Raposo Távares, com 50 pessoas PSEUDO-ENGAJADAS carregando uma faixa ‘Cansei da corrupção’, sem foco, sem pauta, sem organização e inteligência, tudo será apenas vapor d’agua.

    Enfiem as máscaras de Guy Fawkes no cu.

    Outra coisa… Agredir Caco Barcellos? Só por que ele é um repórter da globo? Ok, se tu não gosta da Globo não assista!

    E anonymous hackeando twitter da Veja? Não gosta da Veja também não leia!

    Não quero ser agressivo contra ninguém, nem é contra vocês, desculpem! É apenas o meu desabafo porque não tenho aonde fazê-lo (acho que meu psicólogo não quer ouvir sobre o tema), e não vou fazer como as mil pessoas no facebook que escreveram seus textões de mais de 30 linhas paunocuzando na timeline.

    Mais uma… a última! Impeachment da Dilma? Baseado em quê?? Na página da ROTA pediam impeachment e militares no poder!!! Querem isso? Ou talvez gostem da linha de sucessão Temer, Calheiros, Sarney…

    Vejo muitas variáveis em tudo sempre, deve ser mal de programador.

    E jovem, antes de sair do facebook, me envie vidas no Candy Crush. Grato.

    (E não, não tomei meu remédio hoje)

    • Pergunta: você acha possível que essa massa toda que está protestando se organize por uma causa?

      Concordo com quase tudo que você disse, mas compreendo o outro lado. Globo, Veja e similares fazem um mal ativo ao povo, acho legítimo que o povo revide ao invés de apenas não ler. São meios que elegem presidente, que muitas vezes determinam os rumos do país.

      Sobre Dilma, eu até vejo a possibilidade de um impeachment pela má administração do dinheiro público autorizando obras milionárias dez vezes acima do orçado para a Copa do Mundo. Se for investigada a quantidade de dinheiro liberada e como foi usada tem muito crime cometido aí… Mas não ouvi ninguém levantando essa lebre, as pessoas querem um impeachment porque se arrependeram de votar nela, isso não existe.

      • “Pergunta: você acha possível que essa massa toda que está protestando se organize por uma causa?”, sou apartidário, mas eles existem por um motivo.

        Alguns sindicatos são “fortes”, “organizados”, de maneira coordenada, sempre conseguem o que desejam.

        Em resumo… Organização.

        A maioria das pessoas que pedem Impeachment mal sabem quais são as atribuições do presidente, não vi ninguém com argumentos plausíveis. E nem que irá mudar algo mudando as peças, ao invés do jogo…

        Novamente lembro a linha de sucessão dela…

        Ou se preferir, há quem queira a volta da ditadura militar.

        Sobre Veja e Globo, ainda acho que é retrocesso cercear o direito delas com hacktivismo, por exemplo, como aconteceu no twitter.

        Vi uma matéria sobre a razão do Hugo Chavéz acabar com uma rede de televisão em seu país, fez total sentido porque vi vídeos originais e vídeos manipulados pela TV.

        http://cl.jroo.me/z3/P/7/M/d/a.aaa-THIS-IS-MEDIA-…PEOPLE-BEWA.jpg

        Exatamente como na imagem acima.

        Porém, ainda assim acredito em outras formas de combater isso, fazendo as pessoas pensarem, divulgando a verdade.

        • Censura jamais, mas hostilizar repórter eu não descarto. Não impedi-lo de fazer seu trabalho, apenas não colaborar com ele.

          Sobre fazer as pessoas pensarem, tem uma grande massa que infelizmente não tem subsídios mentais para pensar, seja pela falta de proteína na primeira infância, seja pela falta de educação consistente. Eu não tenho esperanças que gente que cresceu afundada na ignorância e alienação consiga aprender a pensar depois de burra velha assim, por conta própria, na pressão.

          Sabe qual é meu medo? Para que a coisa se organize é indispensável uma liderança, de qualquer gênero (pessoa, movimento, etc). Porém quando entra uma liderança e adquire algum poder, passa de explorado a explorador com muita facilidade. Como evitar isso?

          • É um pouco reacionário da minha parte pensar que por corrupção, algo que parece ser da natureza do ser humano, também por imbecilidade… Algumas coisas se percam no meio do caminho dentro dessas organizações. Partidos, sindicatos, movimentos. Porém, se mesmo com efeitos colaterais, alguma coisa de fato acontecer (com passos curtos)… É válido, não? Então de certa forma eu acredito mesmo em mudanças. Com a desorganização, no máximo vão nos enfiar algum placebo se gritarmos, até calarmos. Vamos ser só um bando de macacos pedindo banana.

            “mas hostilizar repórter eu não descarto. Não impedi-lo de fazer seu trabalho, apenas não colaborar com ele.”, não agredindo como fizeram com o Caco Barcelos ou invadindo o perfil da Veja…

            • Expulsar e não deixar trabalhar como fizeram com o Caco Barcellos eu sou contra também, afinal, ninguém ali é “dono” da manifestação para decidir quem pode e quem não pode entrar. É tão censura quanto policial que atira e prende quem estava apenas filmando. Chega até a ser falta de inteligência fazer isso, pois abre espaço para vitimização.

              Invadir perfil é simplesmente inútil.

  • Só tem um problema… A parada é ganha-ganha pro 9DEDOS. Tem de se tomar cuidado para não se cair de Cila em Caribdis.

    Se a manifestação se desarticular, o Lulão fica com tudo na paz mantendo as aparências pra copa. Se a manifestação se sustentar, o Lulão pode achar uma boa oportunidade de se agarrar a ela, mesmo que pra isso tenha de sacrificar alguns “companheiros” na parada.

    Sabe como é… Oportunismo e meu pirão primeiro. Sei que tem bastante gente da militância do partido por lá (mas isso nem me preocupa muito, pois o pior vocês sabem).

    Mesmo querendo, pode ser que eu não participe da manifestação… Pior, acho que talvez acabe desmarcando a consulta que tenho hoje no dentista (coincidentemente antes e relativamente perto de onde vai ter a manifestação). Não estou passando bem, mas de qualquer forma vou tentar levar a situação como der (mesmo sem poder garantir nada).

  • Acho que a partir de hoje os políticos ficarão com o cu trincado cada vez que tiverem que votar/decidir/elaborar/ajustar algo.

  • O tema é sério, mas não pude deixar de rir quando a Sally disse “Se você levou uma bala de borracha sorria, você está rico.”
    Fico imaginando como será a situação quando o Papa chegar… A repressão irá aumentar ou não, as manifestações cessarão por “respeito” ou será pior ainda, porque é o Papa, né gente, ele é intocável…

    Tem uma campanha de greve geral marcada para o dia 1º de julho, segunda-feira. Mas não estou levando fé…

  • Quero fazer uma correção. Não vai mudar em nada o conteúdo do texto, mas a sede da FIFA é em Zurique.

    E é revoltante o Lula propor uma medida com a intenção de que os protestos acabem. Um cara que sempre foi militante, foi contra o sistema, organizava protestos e greves. Mas como um professor de história meu sempre dizia: “Não há um maior direitista do que um esquerdista no poder.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: