Desfavor Bônus: Carta Semi-Aberta ao Chefe.
Desfavor também presta serviços a seus leitores, muito de vez em quando, mas presta. Hoje, em vez de te ensinar como escapar de um incêndio ou como prestar primeiros socorros, Desfavor preparou para você um sensacional mecanismo para falar desaforos a seu chefe sem ser demitido: uma carta anônima. Funciona assim: você cria um e-mail qualquer, algo como funcionariosrevoltados@… ou suaequipeinsatisfeita@…, cola um link para o Desfavor e deixa eles processarem a gente se houver um acesso de fúria. Por nada.
E você, empregador, se recebeu este texto, bem, você é incompetente. Não consegue manter sua equipe satisfeita e persiste em um erro gravíssimo: manter próximo de você um funcionário que te odeia. Isso é um perigo enorme. Talvez você não tenha todas as características repulsivas descritas no texto, afinal, é quase que impossível acertar detalhes em um texto genérico, mas certamente você foi capaz de despertar a revolta em um funcionário seu a ponto dele te encaminhar este texto. Reflita, e em 2014 procure ser menos filho da puta, antes que alguém faça algo realmente significativo contra você.
Carta Semi-Aberta ao Chefe
É final de ano, período onde as pessoas são acometidas de uma bondade esquizofrênica e transitória, dedicando-se a pregar mensagens de amor. Não é o caso. Eu vim aqui para finalmente te dizer o quão merda você é. Merda em todos os sentidos, porque nem ao menos um bom filho da puta você consegue ser, subindo sozinho na vida. É um merda que só ocupa o cargo que ocupa por circunstâncias bem alheias à sua competência, que, diga-se de passagem, é praticamente zero. Não sabe motivar e conduzir uma equipe, não tem a mínima visão de futuro e é emocionalmente retardado. Até você mesmo deve saber, lá no fundo, que esse cargo é demais para você. Quando coloca a cabeça no travesseiro antes de dormir, você deve se dar conta de que é uma fraude, alguém que só chegou onde chegou porque recebeu um baita empurrão.
Ninguém da sua equipe te admira, espero que você saiba. Mas, infelizmente em um ambiente profissional escroto como este, onde tem reconhecimento apenas quem faz o joguinho de bajulação e lambe o cu das pessoas certas, temos todos que fingir, de alguma forma, que não te desprezamos totalmente. Mas te desprezamos e falamos mal de você, da sua vida pessoal e profissional pelas suas costas. Não falamos mal apenas por ser o patrão, aquele que dá as ordens. Todos já tivemos patões melhores. Falamos por mérito seu, por sua personalidade repulsiva e ego inflado. Por sua falta de humildade, por suas escolhas visivelmente erradas na condução da equipe e dos projetos.
Sua equipe está infeliz faz tempo. De dois um: ou você é um merda autocentrado que não percebe e insiste em acreditar em uma bajulação barata porque não saberia lidar com a verdade, ou você sabe e é um bosta que não se importa com o sofrimento e o transtorno que vem causando a seus funcionários, o que, no fundo, é pior para você e para a empresa, que rende menos graças à sua imbecilidade. Suas ordens são, muitas das vezes, contraditórias, desnecessárias e nos colocam em caminhos tortuosos para obter um resultado final que poderia ser alcançado de forma muito mais simples. Seu complexo de Senhor Feudal criam uma ânsia por ver a equipe trabalhando o tempo todo de modo que, mesmo quando não há trabalho para fazer, somos obrigados a fingir que trabalhamos. É patético.
Não seria problema querer que as coisas sejam feitas do seu jeito, se o seu jeito fosse minimamente racional. Infelizmente não é. Presume-se que você ou é burro ou não tem muita experiência no setor. Aliás, se o diálogo fosse uma opção, muitas horas das vidas de todos nós e muito dinheiro da empresa seriam poupados adotando estratégias mais racionais de desenvolver o nosso trabalho. Mas diálogo não é uma opção, porque gente merda como você, que nunca teve poder na vida, não sabe lidar com ele e se transforma em um opressor quando o tem. Sua cara de cu, de desprezo, quando nos sentamos à sua frente para tratar de qualquer assunto, é um convite a um sonoro “foda-se você e a empresa”. Assim, você se cercou de pessoas que não apenas não gostam como também de pessoas que efetivamente te desejam mal. Nesse sentido, me impressiona sua coragem em continuar tomando o café que lhe é servido, que até o presente momento, está apenas cuspido, mas tenho fé que em 2014 alguém vai ousar um pouco mais.
Além de ser um arrogante, que não ajuda e ainda atrapalha o funcionamento da equipe, você ainda é emocionalmente instável e joga a culpa disso no estresse. Todos nós estamos estressados, aliás, muito mais do que você, pois ganhamos menos e trabalhamos mais. Nem por isso nos portamos como loucos, como inadequados. Mantemos o decoro, a postura, coisa que não se pode dizer de você: vira e mexe gritando, dando faniquito e até tomando uns remedinhos meio estranhos. Sua fraqueza nos desmotiva. Sua instabilidade está fazendo a equipe ruir. Suas tentativas de incentivo criam apenas desunião e competitividade nociva em uma equipe que já não estava muito bem. Você gera um ambiente de trabalho pouco inteligente, desfuncional e recompensa coisas erradas como desonestidade e falsidade. Quando estas mesmas cobras que você está criando te morderem todos vamos rir da sua cara.
Você parece se esquecer de onde veio, ou talvez seja apenas mais uma das suas mentiras. Você mente e como ninguém te desmente, acha que todos estão acreditando. Você tem uma necessidade patológica de demonstrar poder, o que nos leva a crer em um certo sadismo da sua parte, ou, porque não, psicopatia, já que não parece se importar com os males que causa e insiste em nos lembrar como somos sortudos por ter um emprego, como se a única opção além de não trabalhar para esta empresa fosse estar desempregado. Uma dica: uma mentira repetida mil vezes, continua sendo uma mentira, não adianta tentar nos convencer, não adianta tentar manipular. Está todo mundo percebendo o que você está fazendo.
Falando nisso, é simplesmente ridículo tentar nos convencer de que este é um bom lugar para se trabalhar. Pode até ter algum nome (na verdade, nem tanto quanto você pensa), mas trata seus empregados como lixo, vive de aparências. Destacar os defeitos de outras empresas não é consolo. Consolo seria pegar o que outras empresas tem de bom e tentar implementar aqui. Mas não, seu padrão de trabalho é obsoleto, você fecha os olhos para a produtividade individual e se preocupa apenas com o relógio. Ganha mais pontos quem finge que trabalha o dia inteiro, mesmo que do outro lado da tela do computador esteja em uma rede social, que por sinal, você acha que está bloqueada aqui, mas não está. Somos mais espertos do que o pessoal da informática.
Alias, temos a certeza de que você passa tanto tempo na empresa porque tem uma vida familiar desgraçada, infeliz. Sabemos que seus filhos não gostam muito de você e que há certos… “problemas”. Voltar para casa deve ser frustrante: um casamento falido, mantido apenas de aparências, uma família disfuncional. Certamente aqui é o único lugar onde você manda, por isso passa tanto tempo aqui enchendo o saco de pessoas com babaquices. Talvez por isso você nunca tire férias, porque se tirar, vai ter que olhar para si mesmo e para sua vida. Certeza de que não vai gostar. Continue se enganando e achando que você é indispensável aqui, pois um mês de férias te fariam vez coisas muito desagradáveis, provavelmente você não aguentaria. Continue comentando com seus amigos o quanto você é indispensável, quem te conhece deve saber que sua visão da realidade é bem distorcida mesmo.
Sua falta de empatia, de capacidade de se colocar no lugar do outro e depreender seu sofrimento gera todo tipo de injustiça. Você não vê problema em pediu que um funcionário seu trabalhe até mais tarde sem receber hora extra, afinal, você também o faz. O que você esquece é que seu salário é muito mais alto e que você volta para uma casa muito mais próxima e de carro. Deus te livre de se colocar por um segundo no lugar dos outros, pois se você perceber o grau de sofrimento que vem causando a seres humanos ao longo de todo esse tempo, talvez você se suicide. Melhor se apegar a essa ideia exploradora de que todos deveríamos te agradecer, afinal, você nos paga um salário, como se isso fosse um favor, uma caridade, quando na verdade é uma miserável contraprestação a muito trabalho.
Você se acha uma pessoa justa, correta, como todo ditador. Porém justiça não é determinada pelos critérios que você acha, justiça está na lei. E a lei diz que horas extras tem que ser remuneradas, a lei fala em vale-transporte, auxílio-alimentação e tantas outras coisas. A lei fala que destratar empregado, gritar, humilhar de qualquer forma é assédio moral. Sua justiça Universo-Umbigo não passa de uma tremenda injustiça aos olhos de quem tem bom senso. Mas você jamais vai perceber nada disso, até, quem sabe, levar uma bela de uma porrada, coisa que muitos de nós tem vontade de fazer há tempos. Em algum momento sua hora chega. E mesmo que não seja pela via da agressão física… todo celular tem gravador, você sabia? Não custa nada um de nós estar com o celular no bolso, gravando e depois mandar seus impropérios, seus comentários racistas, suas colocações criminosas para o Ministério Público ou até mesmo para a imprensa. Pense bem antes de falar.
Sua burrice é tanta que você não percebe que se rodear de uma equipe insatisfeita é, em última instância, pior para VOCÊ. Pessoas que não vão pensar duas vezes em te empurrar se um dia você estiver à beira do precipício (e todo mundo alguma vez na vida vai para a beira do precipício, Majestade). Seu mal é achar que você é esperto e todos nós somos muito burros, mas a gente percebe muito bem o que está se passando: suas atividades ilícitas, sua infidelidade conjugal, suas armações. Continue nesse caminho sem caráter de se apropriar do trabalho alheio tomando para você todos os créditos e sua hora vai chegar, porque isso causa revolta em quem realmente está trabalhando. Uma dica: não adianta nada ficar chorando miséria e tentando nos convencer que sua situação econômica não está tão bem assim, não cola.
Hoje, o clima entre seus funcionários é de desânimo, desesperança, desmotivação. Chegamos a um ponto onde achamos lucro adoecer, só para não ter que vir a este lugar horrível cumprir suas ordens sem sentido e olhar para sua cara feia. Sim, cara feia, cara de bolacha, você está acima do peso. Ainda assim, você cobra de todos pensamento positivo, cordialidade e união. O que estamos externando não é pessimismo, é realismo. Acredite, estamos com nojo da sua pessoa, o simples fato de ouvir a sua voz já nos irrita e nos aborrece. Não apenas esta empresa, mas o mundo ficaria melhor sem você, coisa que esperamos que aconteça em breve, a julgar pela forma como cuida da sua saúde e do histórico médico da sua família.
Ainda assim, apesar de tudo que foi dito, você insiste em fingir que está tudo bem, como se ao repetir esta mentira diariamente fosse nos convencer. Uma novidade: nós não somos burros, apenas toleramos certas coisas porque precisamos do dinheiro. Não contente em nos infernizar o ano todo, agora você pede em troca um clima festivo, de paz e harmonia e ainda nos obriga (porque não dá abertura para que possamos negar) a fazer uma bosta de um Amigo Oculto. Se você queria clima de amizade na sua empresa, não deveria recompensar funcionário que puxa o tapete do outro e se quer um amigo-oculto, deveria pagar melhor, de modo a que possamos ter dinheiro para comprar um presente para alguém que nem nosso amigo é e também possamos pagar as contas no final do mês. Não sei se você sabe, mas a maior parte de nós está endividada ou pagando empréstimos. Ouvir coisas como “trinta reais não é nada” se referindo ao limite do valor do presente é ofensivo, caso você não tenha percebido. É preciso ganhar muito bem para se dar ao luxo de comprar presente para pessoas que não sejam nossas amigas.
Você é tão pau no cu que além de pagar mal, não cumprir leis trabalhistas, não saber comandar uma equipe, ainda nos obriga a gastar dinheiro e tempo escolhendo um presente para uma pessoa com a qual não temos a menor afinidade. Não tem clima para amigo-oculto, aqui ninguém é amigo de ninguém, graças a sua forma deficitária de conduzir a equipe. Não tem clima para comemoração de final de ano, pois seus funcionários estão torcendo pela sua morte, caso você não tenha percebido. Estamos todos cansados demais, injustiçados demais, explorados demais para ter ânimo e paciência de aturar uma festa de final de ano. A última coisa que queremos fazer é olhar para a sua cara e confraternizar. Enfia seu amigo-oculto e sua festa de confraternização no meio do seu cu, que por sinal, deve estar cheio de hemorroidas de tanto tempo que você passa sentado nessa cadeira.
Quem quer confraternizar, tem que fazer por merecer o ano todo. Você não se interessa pela nossa vida, nossos problemas, nossas dificuldades. Somos apenas mão de obra que trabalha para você. Porque iríamos confraternizar no final do ano? Sua ânsia de passar um clima de união entre a equipe é patética! Mas o que esperar de uma pessoa que aprendeu a viver de aparências como você? Infelizmente teremos todos que nos sujeitar a seus patéticos rituais de final de ano, caso contrário aquele que se insurgir será taxado como vilão sem espírito de equipe. Equipe… aqui existe de tudo menos uma equipe, somos um aglomerado de pessoas infelizes, insatisfeitas e frustradas aceitando uma condição humilhante apenas para poder pagar as contas no final do mês. E você, ciente disso, tira proveito da situação. E agora, em um ato que mais parece um deboche, vem pregar união e espírito natalino. Bondade seletiva apenas no mês de dezembro não nos convence quando fomos sacos de pancada nos quais você descontou todos os seus problemas durante o ano.
Se quer ser um explorador, é uma escolha sua e de sua consciência. Se quer se cercar de pessoas infelizes e que te desejam mal, idem. Mas ao menos seja coerente com as suas escolhas e tenha em mente que se você maltrata e explora o ano todo um grupo de pessoas, elas não terão a menor vontade de ser reunir para confraternizar com você ao final do ano. A vontade é estar com a família, com os amigos. Então, se você ainda tem um pingo de vergonha nessa cara, cancele essa merda de festa de confraternização e aborte essa bosta de amigo-oculto, porque estamos muito cansados para mais uma rodada de hipocrisia social. Seja coerente e arque com as consequências dos seus atos: seus funcionários te odeiam e não querem confraternizar com você. Tente ser uma pessoa menos escrota em 2014 e, talvez, no ano que vem a coisa mude.
Também não venha abraçar, desejar boas festas ou bom ano-novo. Tudo isso nós teríamos se fossemos melhor remunerados e respeitados como profissionais e seres humanos, o que não é o caso. E se você ainda tem algum amor pela sua vida e pelo seu corpo, recomendo não tomar o café da empresa no ano que vem.
Help!
Sally, se vc não souber, pode perguntar pro Somir?
Se eu enviar um email fake pro meu chefe usando uma rede pública wifi aberta sem senha, tem alguma chance de me identificarem? Pelo IP eu sei que não, mas e pelo mac adress? Vou usar meu celular que capta wifi abertos.
Sally
Não tenho a menor ideia, mas porque você não cria um e-mail falso e manda de uma lanhouse?
Anônimo (não)
meu atual emprego é uma merda!
Sally, por favor, acabei fazendo a merda de assinar o contrato de trabalho recentemente, se eu decidir largar o emprego antes da data de término do mesmo o que eu perco com isso??
Aliás, os trabalhadores não são totalmente “presos” à empresa apenas por ter assinado com ela, correto?
Muito obrigado!
Sally
Talvez exista uma multa, nao sei quais sao os termos.do seu contrato de trabalho. Voce.tem uma copia do que assinou?
Anônimo (não)
acho que tem multa sim. Lá falava mais ou menos assim “que o trabalhador indenizaria a empresa valor equivalente ao que ele seria indenizado caso a empresa rescindisse o contrato”. Merda!! Dizia que eu ficaria até o começo de janeiro, e fora este mais duas folhas que falavam em extender o contrato por mais um mês, cada uma. Mas essa multa é independente se eu avisar que vou sair um bom tempo antes né?
Sally
Geralmente essas multas são colocadas em contrato de experiência, mas sim, são independentes de você avisar. Na verdade, acredito que sejam ilegais, isso vai contra algumas leis trabalhistas, se você quiser comprar uma briga até dá para contestar
Ana Paula
Adorei a ideia do texto em si e também o próprio texto, lógico! Ainda bem que minha atual chefe é uma excelente pessoa. Ganho pouco mas sou feliz : )
Sally
Isso é uma raridade…
Melina
QUE TEXTO MAGNÍFICO!
Nunca tive 1 chefe que merecesse o texto todo, porém o atual merece bons 50% por ser OMISSO, PASSIVO e BAJULADOR! Como tem muito, muito menos tempo de casa que a maioria dos funcionários, ele não ‘se sente bem’ dando ordens para os mais velhos, porém acha muito justo FODER, SOBRECARREGAR, ATOLAR de trabalho os funcionários mais novos (por exemplo, eu)! Logo, os caras que tem 15, 16 anos de casa fazem do trabalho 01 extensão do seu lar, como por exemplo, assistir filmes e ver fotos pornográficas no computador por horas, dar 1 escapadinha pra resolver trâmites bancários, fazer milhares de pausas pra lanchinho nos momentos mais inoportunos possíveis, entre muitas outras atrocidades que jamais incluem trabalhar. O ~~~chefão~~~ se sente no direito de ficar bravinho quando não cumprimos com as ordens absurdas e mal pensadas dele, chegando no ponto de pedir ajuda pra antiga chefe pra botar os novinhos na ‘rédea’!
Nesse final de ano tô enviando currículo loucamente já que tô segurando a língua pra não soltar a qualquer momento: AMANHÃ EU NÃO VENHO, EU NÃO VOLTO MAIS NESSA BOSTA, SEU CARECA INÚTIL, SEU FRACO!
Sally
Sai fora, trabalhar em um lugar onde o chefe é doentio adoece a equipe toda! Se quiser dizer qual é a sua área, quem sabe não tem alguém por aqui precisando?
NoMundodaLu
Se rolar um Catho Desfavor eu tb me candidato! rs
Mas não queria nunca que um head hunter me achasse aqui…o único lugar onde não me preocupo com eles e digo o que penso.
Nas redes sociais a gente tem que pesar a mão a todo instante, todos estão julgando vc por qq coisa, e geralmente com uma visão muito míope.
Sally
Se o Head Hunter está aqui, é porque ele pensa como você…
Melina
Sou geógrafa, ou seja… HHAHAHAHAHAHA
O que mais me irrita é quando os chefe tem a entediante mania de chegar de mansinho, como quem não quer nada e ~pedir 01 favor~, CARA VOCÊ É CHEFE, NÃO DÁ ORDEM TRAVESTIDA DE OPÇÃO! Não tente se fingir de bonzinho, justo, democrático pois NÃO COLA!
*espumando pela boca*
Sally
Não ria, geógrafos estão em alta. Manda seu curriculum para qualquer empresa terceirizada que preste serviços para a Petrobrás (ou para a própria Petrobrás) que suas chances são boas!
Melina
Anotada a dica, Sally!
Pra melhorar só falta o Processa Eu: Cegina Rasé! hahaha
Sally
Estou pesquisando sobre. Essa mulher é uma escrota, porca e babaca
Mark Bestial
A que entregava urina pra um funcionário jogar fora? #AmorDePessoa, né?
Creio eu que aquele “Brasil Legal” foi uma tentativa de trollar com a escrotilda, mas que foi #FAIL!
DSVS
Inclusive ela mereceria uma carta dessas, quem diria…
Maradona
Já tive um superior assim, não era meu chefe direto mas esculhambava. Após 2 anos aturando abusos, um dia peguei ele no corredor da empresa e falei que se voltasse a me faltar com o respeito daquela forma eu ia cobrir ele de porrada. Cuzão que é, não falou nada pra ninguém e começou a me tratar com medo, não vinha mais me encher e não entrava mais na minha sala sozinho. E eu era uma merda de estagiário. Aprendi que gente assim é cuzona, quando toma uma se acovarda, mas não consegue fazer um auto exame e perceber o mal que vinha fazendo.
Sally
Nessas horas, ser mulher é uma desvantagem, pois esse cuzões abusam ainda mais e nós não temos o recurso da porrada
Pa
Ai Sally é verdade, mas dae eu uso a clássica frase da minha velha:
“Você pode até apanhar, mas vai bater também”
Sally
No meu caso, que tenho um metro e meio, eu não apanho, eu viro purê
Carol Souza
Eu luto, mas meu ex chefe palhaço pesava uns 200 quilos. Ia virar purê antes de conseguir subir a guarda…
ah, tá bom...
então pergunta pro alicate se a sally não sabe bater!
Sally
Poxa… foi sem querer! Eu só abri a porta! Quem mandou o fofoqueiro estar escutando atrás da porta!
Anônimo (não)
pega um pau, qualquer coisa que estiver na rua rs.
ainda irei escrever um texto sobre defesa pessoal
Carol Souza
Se vc não souber o que fazer com um pau e a outra pessoa souber, provavelmente ela vai enfiá-lo no seu cu.
Tem situações que é melhor vc enfrentar com a inteligência…
@
Aguardando… 4 páginas dá uma boa aula sobre defesa pessoal!
DSVS
Já era mais que quatro comentários, acho que serve…(risos)
Daniele
De todos os vários lugares que trabalhei só em um eu tive um chefe que merecia ler esse texto.
Meu carma era mesmo empresinha ruim, sem estrutura sem merda nenhuma, dono soberano de tal forma que os chefes nem se atreviam a ser filhos da puta.
Hoje estou numa boa empresa e a chefe merecia uns 25% do texto… mas como chefe ela é uma ótima wannabe mãe. O ser humano é mesmo fascinante, sempre vai arrumar uma forma de cagar as coisas.
Sally
Sabe que eu já tive chefes tão legais, mas tão legais, que acabaram virando amigos? Claro, já passei por gente insuportável também, mas chefes legais existem!
Ge
Sally, GENIAL! Eu não tenho nenhum[a] chefe chato por enquanto mas assim que tiver, caso precise… já está salvo nos favoritos aqui! haha
Sally
Todo mundo passa por um desses, guarda com carinho!
NoMundodaLu
A parte do amigo oculto foi a melhor.
Coisinha implicante essa de aproximar a equipe forçando a barra com festinhas… melhor seria dar bônus em dinheiro pra um trabalho em equipe bem feito, tenho certeza que muita gente ia virar amigo de infância.
Sem contar que esse clima só beneficia quem tem mais cara de pau para ser puxa saco, os famosos psicopatas do trabalho, que sabem que o chefe se alimenta da pararicação alheia.
Já dei presente pra chefe e foi de coração, comprado com dinheiro de estágio, mas é pq foi um puta chefe e mereceu muito, foi um mentor.
Recentemente tive outro muito bacana, mas com quem convivi pouco, até hj mantemos contato por ser uma pessoa querida, mas que tem sempre uns que ficam aquém do esperado, isso tem.
Para mim é especialmente complicado, eu espero muito do chefe e fico extremamente desapontada quando me deparo com alguém despreparado.
Faltou só o chefe ‘bonzinho’: aquele que te contrata pq vc tava muito bonita na entrevista. Não te dá um feedback negativo pq não sabe como fazer isso e quando vc fez o trabalho todo errado te manda embora pq não sabe como conduzir a própria equipe de modo a corrigir falhas. Chefe bonzinho é uó.
Sally
Taí… nunca tive esse Chefe Bonzinho!
NoMundodaLu
Pior que qualquer um. Ele é omisso, influenciável. Lembro que li esse livro na época: http://livraria.folha.com.br/livros/administracao/trabalhar-idiota-john-hoover-1144694.html
Mas nem isso adiantou.
Ele foi autor de uma pérola:
“Entre uma pessoa super competente, inteligente e produtiva como vc, e uma que tem bom relacionamento com a equipe…
(leia-se: vai no buteco com a gente, puxa o saco da colega burra, finge que não viu que estão desviando dinheiro público em um projeto do qual vc tem que dar parecer jurídico em nome do administrador do centro de custo para a PGU)
… eu fico com a que tem bons relacionamentos”.
E eu fui mandada embora, basicamente, por ser competente.
Sally
Se te serve de consolo, hoje em dia todo mundo prioriza quem tem “bons relacionamentos”, é por isso que pessoas como nós são injustiçadas o tempo todo
eleitorrevoltado@foda-se.rj
E já está de novo o RJ debaixo dágua. Cadê Paes e Cabral numa hora dessas? Quando é que esses filhos duma arrombada vão levantar o cu murcho da cadeira e fazer alguma coisa que resolva?
Sally
Paes recomendou que a população não saia de casa. Esqueceu de decretar feriado ou de avisar ao patrão da população sobre essa recomendação
Diana
Meu irmão “printou” o G1 e mostrou a chefe para mostrar que o bairro onde mora estava debaixo d’água…
Porque né… Paes disse que só quem NÃO PRECISASSE sair de casa, que não saísse. Mas oras, quem trabalha não precisa sair de casa???
Sally
A grande questão é que no Rio, quando chove muito, MORRE GENTE. Não apenas em desabamentos, gente que vai trabalhar e tem que encarar água na altura da cintura, que morre eletrocutada, que morre por cair em bueiro aberto sem saber onde estava pisando, que perde o carro por causa de enchente, que sofre arrastão enquanto está ilhada… Não se justifica colocar uma pessoa em risco de vida para que ela vá trabalhar!
M
Faz carta pro ex! Sabe o tipo que nem é lá grandes coisas, mas se acha o gostosão? Tem pau fino, mas se acha o pica das galáxias? Eu queria zoar um tipo desses.
Carta pro chefe vc não vai ver nenhum dar piti nos comentários, mas se eu mandar pra meu ex vai chover de baixaria. Os manés vão tudo vestir a carapuça. Vc é boa de escrita, Sally!
Sally
HAHAHAHAHAHA
O problema é que se eu fizer uma carta para ex eu ofendo diretamente meu colega de Desfavor, o Somir, que por um acaso calha de ser meu ex!
Maradona
Ué, e daí, é ex! Pode ofender! Ex foi feito pra isso mesmo!
Sally
Hahahahaha
Charles D. G.
Vou criar um e-mail chamado vaitomarnocus.@fdp.com e mandar essa carta pro tal de C., doutor em assédio moral em último grau, dono daquela merda de S., uma “empresa” de automação comercial em CAMPINAS/SP (no bairro São Bernardo).
Um filho da puta que diz “eu tenho 30 anos de experiência em automação e você tem 0 anos, então você tá errado” merece ser empalado e está totalmente dentro do espírito desta carta. Um corno morfético que a cada cinco minutos aparecia na sua sala, senta do seu lado (grudado mesmo) e começava a meter o pau no que você tinha levado horas pra fazer e mandava refazer tudo na direção contrária a que ELE MESMO TINHA ESPECIFICADO ANTES merece ter o crânio aberto a marretada e engolir palavra por palavra da cartinha. Um cara que rabiscava projetos em papel de pão e te cobrava intensamente por minúcias das quais nem mesmo ele lembrava de ter rabiscado no papel de pão tem que levar com uma cadeira nas fuças. E por aí vai… só de lembrar do transtorno já me dá gastura!
Serviço nos comentários: JAMAIS transacione com esta empresa pois você não receberá um serviço decente porque não há organização interna. E se a coisa sair mediocremente bem-feita, pode ter certeza de que alguém se fodeu em sua vida pessoal pra isso sair assim. E tenho dito!
Sally
Charles, eu não consegui depreender o nome da empresa. Nem falo por mim, mas queria alertar ao Somir, que mora em Campinas. Faz forca para a gente tentar descobrir?
Por exemplo: melhor leitura da internet da atualidade
D _ _ _ _ _ _ R
NoMundodaLu
Somir trabalha nessa área tb?
Já imaginou que legal se a gente descobre que o chefe do Charles é o Somir?
(kkkk brincadeira, acho que Somir não tem idade pra ter 30 anos de experiência profissional, a menos que tenha sido alguma criança da abertura da novela Bebê a Bordo).
Sally
HAHAHAHAHAHAHAHA
Charles D. G.
Com o maior prazer, queridíssima Sally: S_ _ _ _ _ _ _ _ L. Se bem que a dica é explícita: fica no São Bernardo. Duvido que tenha outra “empresa” de automação praquelas bandas. Aquilo ali é uma arapuca! Se o Somir puder evitar qualquer transação com aqueles caras, melhor!
Outra dica: eles lambiam o saco de um subsidiária da DHL (um dos piores operadores logísticos do MUNDO!) que ficava lá em Guarulhos, só porque os caras tinham comprado mais de 100 leitores de códigos de barra deles numa tacada só. Não por acaso, nunca mais ouvi falar dessa tal subsidiária… não sei se encerrou suas operações, se foi reabsorvida pela merda da DHL… de qualquer modo, um imenso FODA-SE praquela cambada de filhos das putas que cometia bullying contra seus clientes (interessante, né?). Isso vale pro B., pra M., pro M. (o mais corno de todos!) e pro M.A. (espinhento morfético). Que sentem todos no colo do capeta!
Foi mal o desabafo, mas eu precisava disso!
Grato pelo espaço!
Sally
Olha, eu não pesquei, mas aposto que Somir vai saber…
Mark Bestial
A que achei no São Bernardo com ajuda do Google Maps constava com nome fantasia diferente do apresentado pelo Leitor. E o nome que consta no Registro.br (onde consta a razão social) também não bate.
Uma pergunta é se ao lado de tal “empresa” não teria um terreno do lado, onde estaria cheio de mato para os cornos da tal empresa carpirem. Supondo que sim, a tal empresa hoje atenderia a uma rede de Supremercados que a gente oDia.
Anônima
Pena que eu trabalho em Call Center e nessa merda dessa área é tudo terceirizado, até mesmo a chefia, então nem daria pra mandar pro “patente alta, bigode grosso” da empresa.
Sallyta, vc entende de lei trabalhista? Se eu pedir demissão da minha atual empresa pra ir pra outra, eles vão ter que anotar na carteira em até 48 hs e me devolver, né? A partir do momento da anotação eu já posso entrar em outra ou preciso esperar marcarem dia no sindicato e tals? Já tenho mais de um ano trabalhando no mesmo lugar.
Sally
O certo é devolver em 48h. A partir do momento em que você comunica seu desligamento já pode trabalhar em outra empresa se a outra empresa aceitar!
Daniele
*me metendo
Não sou advogada mas tive aula de direito trabalhista recentemente…
Outra coisa importante que você precisa ter em mente é a questão do aviso prévio.
Se você não comunicar a empresa com 30 dias de antecedência podem te cobrar 1 mês de salário pelo aviso prévio. Da mesma forma que você receberia 30 dias a mais de salário referente ao aviso prévio caso eles te demitissem e quisessem sua saída imediata, sem cumprir os 30 dias de aviso prévio.
Ideal é tentar conversar amigavelmente com seu chefe ou alguém do rh, pra não te cobrarem o aviso prévio.
G.R.K
Parece que este texto foi escrito para uma ex-chefe minha. Uma mulher completamente louca, que dizia que o trabalho dos outros era uma merda e dizia isso na cara da pessoa, falava que não tinha pena de funcionário, dizia que vale refeição era um favor que ela fazia já que antes era tudo na marmita, fumava e jogava a fumaça na cara dos outros e ainda não entendia o motivo de ninguém parar no escritório.
Sally
Um dia ela acha um funcionário mais revoltado que grava o que ela fala e a processa, ou que coloca um purgante no seu café. Gente assim não sai impune.
Carol Souza
Tive um chefe assim tb.
Eu aguentei um ano até pedir as contas, uma menina seis meses e outra estava em tratamento psicológico (depois que saímos ele ficou sem funcionários por um bom tempo). Comigo ele não era dos piores porque eu xingava de volta, batia boca (e ele até me deu um aumento). Mas fazia outras coisas piores, como pedir alguma coisa e, quando vc entregava, dizia que não era aquilo e alterava o pedido (como se VOCÊ não tivesse entendido). Passei muitas noites refazendo trabalhos que ele alterava o escopo.
Não é de deus essa situação…
NoMundodaLu
Curioso, já tive chefes assim tb. Quando a gente rebate a agressividade eles ficam mansos… coisa mais surreal do mundo. Acho que só a psicologia pra explicar. Mas receber um elogio – ou aumento- de um chefe assim é tudo de bom: é tirar leite de pedra.
Suellen
“E prometi pra ela que vou virar analista e, um dia, vou me tornar juiz do trabalho!!!! Todo combate justo é vitorioso!!!!!!”
Parabéns, Eckart, não sei se posso falar por todos, mas quem é que não ganhou o dia ao saber da sua alegria? Grata por compartilhá-la. Tive uma trajetória um tanto parecida com a sua e hoje posso amparar meus pais tal qual você poderá amparar sua mãe. Combate justo é vitorioso, não poderia dizer melhor.
De resto, servidora pública assim como você, incluo mais algumas observações às recomendações da Sally:
a) além do imposto na fonte, você contribuirá 11% do seu salário para sua aposentadoria, cuja integralidade não é mais garantida. Portanto, siga em frente, vire analista, juiz, o que for, planejando desde já seu pé-de-meia;
b) como você hoje, também fui técnica por alguns anos, e com essa faixa salarial, é possível ser incluído em financiamentos imobiliários de moradias construídas pelo Estado. Por exemplo, o IPESP, o Instituto de Previdência de São Paulo, volta e meia abre financiamento para funcionários públicos. Veja se há algum congênere aí no Maranhão.
c) uma experiência interessante é trabalhar em gabinetes dos juízes de trabalho. Conheço muitos técnicos talentosos que fazem as peças dos próprios juízes, e, com essa cancha toda, alguns desses técnicos hoje são eles mesmos juízes.
Mark Bestial
A pátria-mãe de FILHOS DA PUTA não renega os seus. Praitê Moença que o diga.
Suellen
A culpa não é (só) dela.
Mark Bestial
EU SEI! Não pense que não sei! Posso ser louco, mas não sou idiota.
E ela também não… Até é bem “espertinha” pro meu gosto… Sei lá, mas tem caroço grande nesse angu, sendo que nesse caso a pensão é o menor dos “problemas” éticos ai.
Mark Bestial
O Eckart depende da sorte e mais do que nunca de construir relações para garantir uma posição privilegiada. Não é nada fácil.
Suellen
Não foi AOERW
Suellen
isso que dá digitar com o note no colo…hahaha
Suellen
Bem, fácil ou não, ele deu o primeiro passo para mudar de vida. Combate justo é vitorioso, Marciel. Por que você não pega sua própria batalha, só para variar?
Mark Bestial
Tá… Voilá!
Suellen
Voilá? Bem, enquanto já sabemos o que Eckart será daqui a alguns anos, no seu caso…o que você faz aqui pode ser qualquer coisa, menos uma batalha.
Mark Bestial
Olha, o fato do Ekhart ter passado com louvor no concurso é ótimo, mas creio ser um tanto quanto cedo para se comemorar isso. O oba-oba é bom pra descontrair, mas o pé no chão é fundamental.
Não convém nos esquecermos que primeiro desafio depois de se ter passado no concurso é justo a efetivação. NÃO BASTA passar em boa colocação no concurso. Estou sabendo que volta e meia ocorrem “viradas de mesa” por alguma falha no edital e não obstante, ainda é comum que os contratantes posterguem ao máximo tal efetivação com vistas seja a reduzir custos, seja a fazer com que as pessoas na lista desistam da espera, dando lugar para alguns dos “amigos do rei” ou mesmo condições para se fazer um novo concurso, coisa que aliás, é um negócio bem rentável para as empresas envolvidas no processo.
Passada a fase da efetivação, tem um período no qual você apesar de ser efetivo, ainda não tem a estabilidade propriamente dita. Com alguma sorte, você pode até conseguir sobreviver bem a tal processo, mas o risco de que você tenha de lidar com ações na linha de assédio moral, de puxões de tapete ou mesmo de “viradas de mesa” é grande e se precisa estar preparado pra isso.
Na posição de “estabilidade” os riscos de perder o emprego diminuem bastante e se limitam aos inerentes a função ou mesmo os riscos a nível político, que a depender do caso podem render uma exoneração. Só que se você não fizer bem o seu trabalho na construção de relações, você pode ao final acabar caindo em uma “posição abacaxi”, que tende a render muito em estresse e a minar a sua saúde, independentemente do seu empenho na função.
Claro, a posição como servidor público pode garantir benefícios praticamente inacessíveis para a maioria daqueles que atuam no setor privado, mas tais benefícios tendem a ficar em xeque por conta de pressões de caráter político.
Até por isso mesmo, a postura da Praitê Moença é um DESFAVOR, justo pelo potencial de colocar em risco os benefícios para toda a cadeia de servidores. O corporativismo e a relativa inação política mantém parte das benesses, só que não se sabe até quando. Para quem não lembra, essa turminha da “mamata” já foi assunto até mesmo no DESFAVOR DA SEMANA.
Qualquer dia desses arrisca de um governo qualquer usar da pressão popular justamente pra cortar tais “benesses”, fazendo com os servidores em geral o mesmo jogo que se fez com os médicos aqui quando do advento da pirotecnia do programa Mais Médicos. Se não se fez isso, provavelmente é por conta da cúpula do PT ainda estar meio que presa a amarras de caráter clientelista.
Apesar de minha postura ser mais defensiva, estou longe de ser um idiota.
Suellen
Marciel, você está longe de ser idiota. O problema é que seu conhecimento pode ser vasto, afinal você fala com desenvoltura tanto de maquiagens quanto de concursos, mas é superficial. Como servidora pública há alguns anos, com familiares e amigos também servidores, daria nota 6 às coisas que você relatou acima.
Por favor, responda honestamente, de onde você tirou essas conclusões? De servidores que você conhece? De quantos servidores? De servidores em que autarquias? Porque esse seu discurso remonta aos neófitos com quem troco ideias em fóruns de concursos há tantos anos.
Não vou rebater seus argumentos aqui, pois ficaria algo enorme e sabemos que você sempre quer ter a última palavra. Logo, se quiser fazê-lo por e-mail, terei prazer em debater.
De resto, não fuja à pergunta. Por que não fazer algo produtivo da vida, tal qual Eckart tem feito, e que as pessoas que o parabenizaram certamente o farão? Lá vem você de novo citando a mamãe aqui como pivô de seus problemas. Até porque, pelo que me lembro deles, seu comodismo não é muito diferente do comodismo da Maitê.
Mark Bestial
Ah, estou me lembrando aqui de um outro potencial desfavor. Estava programado que se colocasse air-bag e ABS nos carros, mas os sindicatos “faca no pescoço” fizeram com que a parada fosse adiada por medo de o aumento nos pre¢os forçasse uma queda maior nas vendas de carros novos.
E vai me dizer que sou bem naquela vibe de certa música do Kid Abelha, né Suellen? Não me surpreende.
Suellen
Não é surpresa que você acabe sempre por se acovardar, fugindo da pergunta. De resto, não uso referências prontas para emitir opiniões. Cuidado, Marciel, isso é coisa de brasileiro médio. Já não basta ser farinha do mesmo saco que a Maitê?
Mark Bestial
Suellen, o desfavor maior da Maitê não é o que está na cara e sim o que está escamoteado. Não é a pensão que é o desfavor maior e sim o fato da carreira dela provavelmente ter sido alavancada em cima das relações do papai figurão. Só não falo em Processa Eu pra ela porque seria bater em pouca merda.
Se é que você não se tocou ainda, eu não faço concurso público porque pra mim a taxa de inscrição (que pra você é uma mixaria) é algo que faz buraco no meu orçamento que já é mirrado. 50 reais é algo que arrisca de fazer falta na hora de eu querer comer alguma coisa ou mesmo comprar alguma coisa que precise.
Isso sem contar que a Bruxa do Planalto tem um saco de maldades pra abrir depois das eleições e vai ter gente comemorando se ela não fizer nada nesse sentido (gente já contratada e que estiver no estágio 2 que citei arrisca de se ferrar bonito).
Sem contar que depender da boa vontade dos familiares aqui é algo que não dá pé, até porque o povinho aqui é do tipo que não pode ver que você tá na pendura, pois é ai mesmo é que quer meter a faca.
Considero que quem tem chefe “psicopata” ainda é “sortudo”, pois aqui pra mim, os “psicopatas” são do meu círculo familiar próximo.
Suellen
“Se é que você não se tocou ainda, eu não faço concurso público porque pra mim a taxa de inscrição (que pra você é uma mixaria) é algo que faz buraco no meu orçamento que já é mirrado”.
Mais uma prova de que você acha que sabe de tudo e pouco ou nada sabe. Pobre pode ser dispensado de pagar taxa, meu filho. Pobre coitado, não sei. Mas, mesmo que não fosse, 50 reais não é fortuna alguma para quem se utiliza diariamente da internet para fazer caça às bruxas a celebridades, bem como pesquisar ideias e textos alheios para escrever senso comum. Ou você acessa o desfavor de graça graças ao governo? Aí, acabou a desculpa um para mexer a bunda e deixar de ser um diletante.
“Isso sem contar que a Bruxa do Planalto tem um saco de maldades pra abrir depois das eleições (…)”
Se ela dispuser de saco de maldades em relação a concursos, ela terá que utilizá-lo ANTES das eleições, com a votação da LDO. Estude direito antes de dar mais uma desculpa furada. E, depois, já houve épocas sem tantos concursos antes, mas, ainda assim, tem concurso em tudo que é lugar desse país. Fim da desculpa 2.
“Sem contar que depender da boa vontade dos familiares aqui é algo que não dá pé, até porque o povinho aqui é do tipo que não pode ver que você tá na pendura, pois é ai mesmo é que quer meter a faca”
A velha e conhecida vitimização desde o dia em que você apareceu por aqui. Vou comprar um violino. Se quiser se humilhar perante os novos leitores, vá em frente. Vai morrer com apego a migalhas, sem literalmente sair do lugar, ao passo que, se nada tivesse, teria tido mais brio e gana para buscar evoluir, tal qual o Eckart fez e fará. Tempo e dinheiro para estudos e para concursos não tem. Para a Maitê tem. Fim da desculpa 3. (Se é que isso pode ser considerado uma desculpa).
Só uma coisa: leia o Estatuto do Idoso e o Direito Civil, pois você pode eventualmente ser acionado por um irmão vagabundo para que você o ajude na subsistência dele, quanto mais por sua mãe, avó. Melhor buscar alguma forma de ganhar mais e logo, pois essa vitimização manjada não vai ajudá-lo quando esse dia chegar.
Mark Bestial
Em primeiro lugar, quanto ao saco de maldades, não vai pegar por onde você está pensando e vai ser logo depois da eleição na recomposição das bases. Óbvio que ela não vai poder passar como um trator por cima de tudo, mas se ela mantiver as coisas como estão, é lucro. A LDO diz respeito ao orçamento imediato e com uma oposição enfraquecida (a Dilma fatura no primeiro turno e se o PT não jogar erradamente, arrisca a ficar ainda mais forte no congresso do que está hoje) fica mais fácil ela ir puxando ligeiramente o tapete.
Em segundo, eu não disse que eu posso dispor desse recurso uma vez ou outra, mas que não posso ficar dispondo desse recurso constantemente pagando de concurseiro e mesmo fazendo tal empenho, pode fazer falta pra outra coisa. Além do mais, não estou muito a fim de lidar com RHs cheios de dedos. É bem capaz de implicarem por eu ter “Certificado de Isenção” ao invés da maldita “Reservista”.
Em terceiro, nem estou me fazendo de vítima das circunstâncias porque o povo é escroto mesmo. Minha mãe só me trata bem porque eu já soltei o quanto ela é pilantra pras pessoas e teme (um pouco) que o fato de eu ter soltado a boca no mundo respingue nela… Mas não posso esperar muito de uma pessoa que me disse na maior cara-de-pau que se me matasse saia pela porta da frente da delegacia alegando legitima defesa.
Mark Bestial
E olha… E quando falo bem, é no sentido de bem de não ficar implicando muito comigo. O objetivo dela é me passar por doido para ficar de boa, ora com pose de “independente”, ora com “macho” aqui dentro. A minha agrura maior na mão dessa PILANTRA MERCENÁRIA foi nos dois primeiros anos aqui, onde ela passou a mão na escritura do imóvel, passava a mão no dinheiro do aluguel me deixando merreca e de quebra ainda foi meter o dedo podre no negócio do que restava do inventário do meu pai querendo tirar a barriga da miséria as custas disso.
Só fui conseguir ter forças pra contornar um pouco a EXTORSÃO por parte dela e da parentaiada conivente dela partindo pro enfrentamento, jogando com os pontos fracos dela para ter um mínimo de liberdade.
Na virada de 2008 para 2009, quando eu estava com condições um pouco melhores por ter angariado uma merreca em cima do imóvel que ela e a trambiqueira da minha vó tentaram garfar na mão leve, a velha safada da minha vó vem querer fazer pose de fodona querendo emendar a semana aqui na minha casa. Por motivos óbvios, já estava desconfiado que elas duas estavam querendo dar outro golpe pra cima de mim e coloquei de forma clara que se minha vó quisesse dormir aqui um dia, até podia dormir, mas que nos dias seguintes fosse arranjar um hotel, no que a velha vem me espancar DENTRO DA MINHA CASA. A dissimulada da GERALDA LÁGRIMA DE CROCODILO foi falando pra ela pra me deixarem falando sozinho para me internarem mais facilmente lá no sanatório.
De uma forma, foi bom que eu descobri que a VIGARISTA estava mexendo os dedos pra me internar no hospicio, correndo em forum e tudo o mais só pra ficar PARASITANDO aqui com o macho com o qual ela estava de rolo (um ESCROQUE que ligava uma e meia da manhã e ela recebia na cama e depois saia a francesa como se nada tivesse acontecido).
Estava querendo ajuda para entrar com uma MEDIDA CAUTELAR para despejar a folgada daqui ou até mesmo algum arrego em alguém de mínima confiança pra me tirar da convivência da megera, só que quem podia me ajudar, teve dó da GERALDA LÁGRIMA DE CROCODILO e nessa fui eu que me ferrei bonito.
Mark Bestial
<a href="O Ministério da Promoção dos Termos do Racismo achou RACISMO nesse caso clássico de abuso de autoridade.
Vani
Eu quase nunca comento, apesar de ser desfavorecida há anos, mas Eckhart Bukowski eu precisava te dar os parabéns. PARABÉNS, CARA!!! Essa luta já foi, virão outras. Mas é muito bom de vez em quando nossos esforços serem recompensados (deveriam ser sempre, mas isso é a vida, não conto de fadas, né? ). Fico feliz pois isso mostra que esse é um sonho possível. Vou enveredar por essa senda dos concursos, também. Depois de 10 anos no mercado, trabalhando muito e ganhando pouco, sem retorno, vi que não dá. O mercado não ser meritocrático me fode. Não sou sociável, nem falsa, nem bajuladora, nem etc.’s correlatos, ou seja: sem chance de evolução real na carreira. Apesar de detestar a idéia de como as provas de concursos são realizadas (e vestibulares também) ao menos, em condições normais (sem fraudes), passou na prova o emprego é seu. Demora, mas estudando sempre, como você tem feito, o resultado vem. Não tem espaço no mercado pra quem não vende seus princípios. Como não abro mão dos meus e comercializo apenas minha força de trabalho, ão tenho muitas opções. Bora encarar os concursos. Pessoas como você me motivam a investir nessa possibilidade. Mais uma vez, meus parabéns!!!!
W.O.J.
Parabéns! Parabéns mesmo… Isso é o que se chama realmente de vencer na vida! Eckhart, ler seu relato tão emocionado assim logo pela manhã me fez um bem que você não pode imaginar. Já ganhei o meu dia… Você é exatamente o tipo de pessoa que eu admiro. Cai, levanta, luta, não desiste e vence contra tudo e contra todos. Ah! E siga os conselhos da Sally. Você vai realmente passar por todos esses percalços que ela descreveu, mas não deixe de ser feliz por isso. Nem faço idéia do quão difícil foi pra você chegar até aqui, mas, mesmo sem te conhecer, te desejo toda a sorte do mundo e, como você mesmo disse, “todo combate justo é vitorioso”. Mais uma vez, parabéns!
Ginger
Eckhart Bukowski … PARABÉNS!
Do fundo meu coração! Entendo perfeitamente o que você sente neste momento, porque ser pobre é uma lástima. Continuarei aqui na luta para também ver meu nome em um DO. Espero que seja somente o início da realização dos seus sonhos. Que você consiga realizar TODOS!
@
Que delicia. Vou fazer! Vou sacanear aquele FDP!
Sally
Manda ver
Mark Bestial
Desculpa, mas isso é “erudição” demais pra um BM, mesmo considerando que o BM relacionado aqui seja um PATRAUM.
Isso é como dar pérolas aos porcos. Considerando o público-alvo a ser atingido, acho que a cara de WAT ai é até LUCRO!
Sally
O público alvo, os chefes, supostamente tem capacidade de entender este texto… ou não?
Mark Bestial
Te digo que grande parte é BM mesmo. Gente que como você bem colocou, não subiu pelos méritos e sim pelo conchavo e pelo oportunismo.
Uma outra parte (relativamente pequena, diga-se de passagem) até tem cognição pra acompanhar e entender o texto, mas tendem a ser ora escrotos na vibe ALICATE TEM, ora pessoas brutalizadas a la Pedrinho.
Independente disso, a tendência da maioria das pessoas é dizer “tô sem tempo” ao ver o tamanho do texto… Mas pra ler aquelas obras de autoengano e ir naquelas palestras tratando de CAPATAZITAÇÃO PROFISSIONAL tem tempo de sobra, né?
Corta lá, chefe… Estamos sabendo que você quer tudo na base da lei do menor esforço na vibe Jeca Tatu. Não é a toa que metem o pau no Lobato, pois quem fala a verdade no geral é tido por inconveniente.
Mark Bestial
Um ode aos “dois minutos de ódio”. 1984 é aqui.
Ps.: Se o chefe de vocês for algo na linha “ALICATE TEM, NÉ?”, isso não serve nem para fazer cocegas no ego. O máximo que vocês conseguem com isso é um show de vítimização barata daquele tipo que minha mãe sabe fazer tão bem.
Mark Bestial
E falando em mamãe (que faz aniversário hoje), ela é tão trabalhadeira que deixou o carro limpinho, como vocês podem ver na foto.
Sally
Porque você não faz um perfil falso da sua mãe no Facebook contando todas essas coisas e postando fotos?
Mark Bestial
Creio que é uma boa ideia. Creio ainda que é uma pessoa que também faz por merecer esse tipo de “cartinha” muito amorosa dizendo umas verdades, se bem que duvido e muito que ela vá ler isso.
Mathus N
Querido Sr. Ex Chefe, gostaria de lhe deixar uma pequena mensagem…
Você não é isso tudo o que aparenta ser. Não adianta chegar todos os dias com um sorriso no rosto quando todos sabem que sua vida é uma porcaria… É. Todo mundo sabia que sua mulher o traiu com um ex funcionário seu, que fez questão de o demitir ao saber do caso dos dois. Que coisa feia. Isso não é motivo. Tem mais… Por favor, você é careca, velho e feio… A mulher no auge dos 30 que está com você agora, só está pelo dinheiro. Você não é interessante, e ainda por cima, é mal educado e vive distribuindo patadas. Seus funcionários colocam um sorriso no rosto quando insultados pelo Senhor, mas no fundo, bem no fundo, sentem vontade de pular em seu pescoço e lhe sufocar até a morte.
Sabe aquela vez em que você me humilhou na frente de todo mundo por eu não ter conseguido terminar o serviço que nem era meu, que eu estava fazendo por um favor? Então… Nesse dia eu redigi uma lista com 50 maneiras com as quais eu gostaria de ver você morrer… Não eram situações agradáveis. Em praticamente todas elas era eu quem o matava.
Acabei de me lembrar… No ano passado, quando o Senhor fez questão de juntar toda a empresa no fim de ano para brincarmos de “Amigo Oculto”, eu tirei o seu nome… Curioso não. Não fui eu quem lhe entregou o presente… Isso é porque eu menti naquela hora e disse que tinha tirado o meu nome.
Eu já não trabalho mais para você por ter sido demitido. É o que eu ganho por não ser falso. Só porque não sorrio para você ou não lhe pergunto como está? Seus funcionários fingem se importar… Eu estava na empresa há mais tempo que cerca de 10 deles. Não é querendo me gabar, mas eu era melhor do que eles. Quem mais aí faz além da função para a qual foi contratado? Eu era o desenhista, mas eu arrumava os computadores, era secretário, cheguei a pedir o almoço várias vezes, era o fotógrafo… Então não me venha com essa de que me demitiu por eu ser o mais novo em idade… Eu sei que o motivo foi a minha falta de falsidade para com o Senhor. Não sou obrigado a fingir que gosto de você.
PS: Você tem 62 anos e está quase morrendo… Porque raios foi colocar aparelho nos dentes?
No mais… Sally. Ótimo texto. Desabafei tudo o que estava entalado aqui na garganta…
Sally
Curiosa para saber quem é seu ex-chefe
Mathus N
Nem queira saber. É uma daquelas pessoas que não vale a pena conhecer. É um completo Pau No Cu. E mais… Ele vivia falando que o filho dele estava namorando e que iria casar. Chegou a falar sobre convidar algumas pessoas para o futuro casamento… Mas eu sabia que o filho dele era gay… e como sabia, mas isso não vem ao caso. Hahahahahaha. Eu quase ria na cara dele quando ele ficava se gabando.
Sally
Esse cara merece uma carta anônima personalizada
Mathus N
Pois é. Estou quase redigindo uma. Vou mandar pelo correio. É mais interessante…
Jacob Burckhardt
Bravo.
Cheguei até a me deprimir pelos cidadãos que receberão esta missiva. Viva o espírito natalino.
Sally
Quem receber é porque merece coisa muito pior
Anônimo
“Bondade esquizofrênica e transitória.” Gizuissss, mas como você tem o dom da vidência,menina! Aqui no escritório é o ano todo de mau caratismo, puxada de tapete, falsidade, gente abjeta, então vem essa merda de confraternização de fim de ano. E quem disse que consigo disfarçar minha repulsa? Nem cumprimento essas criaturas com felicidade de latrina. E meu chefe nunca faz pesquisa de clima porque na única vez em que ele se atreveu, leu coisas absurdas que depunham contra ele. Sou retaliado amiúde(hohoho..finalmente consegui encaixar essa palavrinha num texto!) porque não faço questão nenhuma de ser bajulador, falo o que tenho que falar mesmo e sou tido como o que não respeita hierarquia, porque os colegas, por covardia,medo de perder emprego se prostituem moral e eticamente. Em reuniões com a equipe fico pasmo com a covardia dessa gente que se omite e justamente porque abro o verbo neguinho pensa que sou revoltado, tenho problemas de trabalhar em equipe. Falei para o meu chefe que tenho problema de trabalhar com equipe de gentinha. Fiquei tão aliviado por ter dito o que eu penso, porque minha saúde mental e meus valores não vendo, disse ao meu chefe que a única coisa que vendo a Empresa é minha força de trabalho, que meus valores não negocio jamais. Não tinha a menor idéia de como entrar no clima festivo dessa merda, mas seu texto me salvou, vai ser meu presente para meu chefe.
Sally
Sabe uma coisa bacana? Não são nem meio dia e o número de acessos a este texto está ENORME, sinal de que muita gente está mandando e muito chefe está lendo!
Eckhart Bukowski
.
OFF TOPIC
.
FUI NOMEADO NO TRT-8!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MEU DEUS, NÃO ACREDITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ANOS E MAIS ANOS DE LUTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CONSEGUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
.
Nossa, estou aos prantos. Sou só lágrimas. Estava sem internet. Só agora vi o diário oficial de ontem. Em todo ano passado, ganhei pouco mais de 26 mil reais. Meu salário será de 5.300 como técnico!!!! Mal posso crer!!!!! Minha mãe, coitada, me perguntou: “é muito, filho?”… HAHAHAHAHAHAHA E prometi pra ela que vou virar analista e, um dia, vou me tornar juiz do trabalho!!!! Todo combate justo é vitorioso!!!!!!
.
Não quero parecer impertinente, mas é que não tenho amigos. As pessoas do mundo da advocacia e os da época da faculdade (estudei na UFMA; no curso de direito de lá, havia os filhos dos empresários da cidade e eu; acho que, com as quotas, as turmas devem ser mais heterogêneas, socioeconomicamente falando, que hoje) não me reconheciam como um igual, talvez por minha aparência, e com pessoal da época em que eu vivia na favela debaixo da Ponte Bandeira Tribuzzi já não tenho mais contato. Meus vizinhos são pessoas horríveis. Só me sinto “humano”, no sentido da dignidade que esta condição reclama socialmente, aqui. E o engraçado é que não conheço pessoalmente ninguém, mas sinto como se fossem meus amigos desde a infância. É um negócio meio inexplicável!
.
Augusto dos Anjos dizia que o homem que vive entre feras sente também necessidade de ser fera. Ao viver com seres humanos aqui, sinto necessidade de ser humano! Queria ter o atrevimento de compartilhar com todos vocês esse dia inesquecível na minha vida, apesar da dificuldade em digitar com as mãos trêmulas. Nossa, não consigo acreditar! Não consigo! Deus, quantos sonhos tenho por realizar! Eu sou um homem feliz! Um maranhense feliz! Estou saindo da miséria e da pobreza junto com meu Estado! Eu sou a síntese do Maranhão nos últimos 15 anos!
Sally
PARABÉNS!
Aqui a conquista intelectual é o mais alto mérito que alguém pode ter! PARABÉNS MESMO!
Uma vida de conforto está garantida para sempre, você vai viver tendo a certeza que ninguém pode te demitir por qualquer merdinha, que você não vai ter o seu salário reduzido e que não vai ser transferido a critério do seu chefe. Vai ter seu dinheiro certo no final de cada mês e não vai trabalhar tanto como na iniciativa privada, tendo mais tempo para relacionamentos e amigos.
PORÉM, esteja preparado para algumas coisas:
– Muita gente vai ficar com inveja, dizer que você mudou desde que passou, se aproximar para pedir favores ou dinheiro ou até falar mal de você por despeito
– O Imposto de Renda retido na fonte vai comer uma parcela generosa do seu salário, se prepare para ganhar um pouco menos do que acha que vai ganhar
– Você vai ver muita coisa podre dentro do funcionalismo público e não vai poder fazer nada. NADA do que você faça vai sequer causar um arranhão em um sistema corrupto já consolidado, nem tente, você será esmagado como um inseto
– Não se misture na corrupção, a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco e você pode acabar punido. Mas também não seja herói: você vai ter que ter estômago para ver corrupção e injustiça e fingir que não está vendo nada.
De resto, boa sorte e mais uma vez, PARABÉNS!
NoMundodaLu
Disse tudo.
Essa parte sobre não tentar bancar o herói é bem pertinente…
Mas faça tudo de coração, com carinho, respeito e sabedoria – especialmente para com os coleguinhas advogados que vão ralar o umbigo no balcão dos tribunais: alguns são bem legais e vão precisar de sua ajuda e outros são bem arrogantes e vão precisar de sua paciência.
No mais: comemore muito!!!!
Te conheço muito pouco, mas já fico imensamente feliz por vc!
Eckhart Bukowski
Lu, eu, outrora chamado de “a cara da pobreza” por um chefe dado a humilhar os funcionários, sei bem quanto a autoestima de um ser humano pode ser afetada por ações imorais de outras pessoas. Como fui advogado, sei também quão lesiva pode ser a atitude omissiva ou pouco responsável de um agente público. Eu serei um advogado e um cidadão no lado do Judiciário, e serei o melhor técnico judiciário da 8ª Região; meu objetivo é conseguir o respeito de todos: servidores, população e advogados. Construir uma reputação é labor que leva a vida inteira, embora destruí-la dependa de um ato apenas.
.
E já comecei a comemorar. E muito…risos… Ontem, no fim da tarde, quando entreguei um liquidificador ao proprietário após consertá-lo (é minha principal fonte de renda hoje), levei minha mãe no Shopping da Ilha, em São Luís. Ela nunca havia ido a um shopping. Ela andava abraçada a mim, meio perdida no ambiente…muitos risos… Comprei sorvete, comprei roupas… Gastei pouco mais de 150 reais, o que equivale a 12% da minha reserva econômica. O resto vou usar para ir a Belém e conseguir sobreviver o primeiro mês por lá. Já arrumei a situação da minha mãe aqui. Em 6 meses, vou mandar busca-la.
.
Noutros tempos, jamais poderia fazer isso. De chato, só o segurança da Loja Renner, que me interpelou com um “pois não, senhor”, quando quis entrar. Disse que queria comprar alguma coisa, ele riu e liberou a passagem. Bom, talvez seja assim mesmo. Há anos não ia a um shopping.
NoMundodaLu
Emocionante essa sua comemoração: sua mãezinha deve estar muito orgulhosa.
Adorei ler essa história, deu pra imaginar cada cena! Por favor, nos mantenha atualizados de suas conquistas, pois tenho certeza que muita coisa bonita ainda vai acontecer.
Em especial, porque seus olhos enxergam uma beleza muito particular da vida: a valorização de coisas que passam batidas pela maioria das pessoas. E isso não é só pq é comum pra grande maioria ir ao shopping, mas sim pq, mesmo as pessoas que assim como vc conseguem melhorar seu padrão de vida, muitas vezes se perdem na banalidade que é ‘se adequar a qualquer preço’, e acabam perdendo também todo o encanto de fazer coisas por satisfação pessoal, pois preocupam-se apenas em ‘ostentar’ (hj em dia qualquer chinelo de dedo comprado no shopping é postado em redes sociais para que todos vejam a marca, chega a ser ridículo).
Não tem nada mais gratificante do que fazer feliz quem a gente ama. Priorizar esse momento com sua mãe demonstra o quanto vc merece essa conquista. Mande um beijo pra ela também e diga que eu a parabenizo pela criação excelente que deu a você. Imagino que ela seja uma pessoa simples, mas dona de grande coração e daquele tipo de sabedoria de vida que livro nenhum consegue resumir .
Mark Bestial
Parabéns a você. E boa sorte ai, Echhart. O trabalho é duro.
Daniele
Parabéns!
E rumo ao posto de juiz!
Como você não é um BM, tenho certeza que vai continuar evoluindo.
Polly
Parabéns Eckhart Bukowski, e boa sorte nesta nova etapa de sua vida, faça bom proveito!
Não te conheço, porém fiquei muito feliz por você.
Priscila
Não tenho bem certeza, mas acho que tu é o cara que chegou agora recém aqui na RID. Assim como a Polly, eu também não te conheço, mas fiquei bem feliz pela tua vitória!
Parabéns Eckhart!!
Eckhart Bukowski
Bom, vamos por partes.
.
Sally, passada a euforia inicial, os choros, as mãos trêmulas, a felicidade com as lágrimas de minha mãe, a racionalidade sempre reclama seu espaço natural. Estou ciente que o Poder Judiciário no circuito norte-nordeste, inclusive o federal (é o caso do TRT) é pouco republicano, para dizer o mínimo. Se ao menos o Ministério Público fosse uma instituição confiável, eficaz e combativa, haveria alguma esperança; mas por aqui os promotores e procuradores são mais raivosos e vaidosos que os membros do Judiciário. Honestamente, me prepararei para o pior.
.
Seguir os seus conselhos me é uma necessidade inarredável. Como já disse-te, perdi irmãos para a criminalidade muito cedo. E por isso eu, mais do que ninguém, tenho como o maior orgulho de minha vida a possibilidade de encostar minha cabeça no travesseiro à noite e dormir com tranqüilidade. Isto não tem preço. Lutei demais, e lutei honestamente. Nunca lesei ninguém. Meu esforço é a prova de que as pessoas podem ter sucesso honestamente. A honestidade não é um isntrumento para nada; é um valor por si só. E como dizia Ulpiano, sobre viver justamente e sem lesar o próximo. Muito da felicidade e está na própria honra, e muito da própria honra está em viver deste modo.
.
Vou me conservar atento e sempre distante, e minha vontade é criar poucos laços com as autoridades superiores; o tratamento formal e protocolar normal, justamente para evitar a criação de condições para esse fenômeno que você descreveu. Esta é uma sombra que me persegue.
.
Mark, Dani e Polly, muitíssimo grato. Minha felicidade é indescritível. Desde quando achei aquele livro no Aterro da Ribeira, quando catava lixo e alimento no lixão de São Luís para sobreviver, há pouco mais de 15 anos, minha vida tem se destinado a fugir desesperadamente da ignorância. Ler um livro e compreendê-lo é um evento que me suscita uma epifania. Só o livro salva. Eu não apenas vou mudar minha vida materialmente, como – e isto é o mais importante -, vou ter condições de prosseguir evoluindo culturalmente; terei condições de adquirir livros, coleções, realizar cursos, pós-graduação etc. Só não vou conseguir realizar um sonho: ser bonito…risos…. Eu tive um chefe, quando fui empacotador de supermercado, que me apelidava de “a cara da pobreza”. É um dos motivos pelos quais reputo-me uma síntese do Maranhão, Estado onde nasci e que deixarei para ir conquistar meus sonhos em Belém, Pará.
.
Priscila, eu acompanho o Desfavor desde 2010 (na época, eu usava o computador do laboratório de informática da UFMA; só esse ano consegui comprar o meu; terminarei as prestações em fevereiro próximo); mas sempre me manifestei pouco; fi-lo mais ultimamente. Tenho uma tendência a pensar com muita semelhança à Sally (ou ao Doutor Sally…risos…) e ao Somir, e me acho muito menos capacitado que eles para sintetizar esses pensamentos. Por isso, em geral, prefiro ler. Adoro ler. Sinto-me emocionado por ter nascido numa época em que as pessoas, com trabalho, tem condições de crescer culturalmente.
NoMundodaLu
Que história admirável!!!
(Vale um Desfavor Convidado… fica a dica)
Eckhart Bukowski, pode ter certeza que o sonho de ser bonito vem com o dinheiro… é triste, mas é verdade. Se seu carro for bonito, vc fica lindo por tabela.
Mas desejo que seu coração saiba separar sempre o joio do trigo nesse campo também.
Muita atenção vai se voltar pra vc agora e a cada conquista. O importante é nunca esquecer de onde veio e pq veio.
Desejo cada vez mais sucesso e espero ter um dia 1/5 que seja da sua fibra.
Abraços
Eckhart Bukowski
Muitos risos … Pode ser, Lu. Mas nem mesmo uma Hilux (aos desavisados, é o símbolo máximo de status no Maranhão) pode me deixar lá muito bonito…mais risos… No máximo, menos feio…risos… Eu não tenho muita esperança. Se quero encontrar uma dama que me ame pelo que sou, preciso melhorar mais como ser humano; preciso me concentrar na minha evolução moral e intelectual. A beleza (que me falta) feneceria de qualquer modo. É como dizia Gregório de Matos, poeta baiano (acreditem: nem tudo que veio da Bahia é “discutível”):
.
É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida.
.
É planta, que de abril favorecida,
Por mares de soberba desatada,
Florida galeota empavesada,
Sulca ufana, navega destemida.
.
É nau enfim, que em breve ligeireza,
Com presunção de Fênix generosa,
Galhardias apresta, alentos preza:
.
Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa
De que importa, se aguarda sem defesa
Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa?
.
Meu grande desafio é tornar-me um homem melhor. Superar os sentimentos e comportamentos ruins que ficaram de herança da fase horrível de minha vida. Espero que alguma índia a oeste do Rio Gurupi perceba qualidades em mim…risos… Há um momento na vida de um homem em que a solidão começa a machucá-lo…mais risos…
.
Muito obrigado por seus votos, Lu. São o combustível que preciso para seguir em frente. O próximo passo é ascender ao posto de analista e, em 15 anos, meu objetivo é crescer mais um pouco até a magistratura do trabalho, e, quem sabe, algum dia, por merecimento, ter o direito de tornar-me desembargador. Os sonhos são a fonte de tudo; sem eles, eu não teria planos nem metas. Sonhar é preciso, viver não é preciso…risos…
NoMundodaLu
Não vou conseguir responder à altura, não vou nem tentar… risos
‘Voto com o relator’, exceto, claro, pela parte em que diz:
“Se quero encontrar uma dama que me ame pelo que sou, preciso melhorar mais como ser humano”.
Honestamente, essa sua preocupação em tornar-se uma pessoa melhor, só revela que hoje você já ultrapassou o nível de 80% das mulheres disponíveis no mercado. Se a intenção era melhorar para abrir o leque, lamento informar que ele está afunilando.
Mas se a intenção é escolher candidatas por eliminação, como num certame, aí faz todo o sentido a estratégia. Vai ser concurso com provas e títulos! (risos)
DK
Poxa Eckhart, você tem uma história de vitórias muito bonita, e que com certeza ainda irá continuar com mais vitórias, Parabéns mesmo, esse mérito é todo seu!
E tenho que ratificar o que a Sally disse, não sei se ela já trabalho no serviço público, mas infelizmente e exatamente isso que ocorre em todo âmbito do funcionalismo público, seja municipal, estadual ou federal, eu sei bem disso também, não quero entrar em detalhes, mas vejo isso todos os dias com os meus próprios olhos, trabalho em uma secretária estadual com o mais alto nível de desorganização e corrupção, não posso entrar em detalhes maiores justamente por ser funcionário, mas é bem isso que ela disse, você não conseguirá acabar com isso, visto que já está muito bem consolidado e é aceito pela maioria das pessoas BM’s, o que você pode fazer é se manter afastado, nunca vi ninguém ser punido por não se envolver, se por acaso você souber de algo, e não quiser participar, bastará dizer que não quer saber de nada disso, mas infelizmente não poderá falar nada sobre, sob risco de ser perseguido! É triste mas é a realidade do funcionalismo público no Brasil.
Eckhart Bukowski
É isso, DK. Nunca sucumbi à criminalidade nem mesmo nos tempos de desespero, muito menos agora. Eu não sou uma pessoa que se impressiona com bens materiais, nem tenho a ambição de crescer em termos materiais como um fim em si mesmo; acredito que a melhora da vida material será mera consequência do meu progresso intelectual, pois as funções que melhor remuneram são as mais elevadas intelectualmente. Com 5.300 reais, eu poderia viver com mais do que preciso pelo resto da minha vida, mas vou lutar para continuar avançando para exercer postos mais complexos na Administração Pública, e é natural que, se eu tiver sucesso, minha remuneração cresça.
.
Eu não ganharia nada me corrompendo, acaso eu tivesse uma visão meramente utilistarista do fenômeno. Por outro lado, eu me sujaria, me desonraria, perderia a paz. Os prejuízos, para um sujeito com minha personalidade peculiar, seriam muito maiores que os hipotéticos “benefícios”. Eu pretendo adquirir o respeito de todos com trabalho e dedicação, e isso vai engrossar a crosta que quero construir ao meu derredor contra essas coisas, mantendo apenas um tratamento formal e protocolar com as fontes da corrupção, da prevaricação etc. A falta de intimidade, por assim dizer, dificultaria que esses canais fossem conectados a minha pessoa.
.
E vou continuar estudando. Um dos meus sonhos é passar num TRT do sul do Brasil, pois os Estados de lá são desenvolvidos, civilizados, seus povos são cidadãos na plenitude da palavra. Os problemas com essas preocupações seriam bem menores. Viver nesse circuito norte-nordeste-rio de janeiro é para os fortes.
DSVS
Viver nesse circuito norte-nordeste-rio de janeiro é para os fortes.
Sábias (e sempre atuais) palavras !!!
“Parabéns”, (partes de) Rio e Amazonas (“na União”) !