Flertando com o desastre: A mentira nossa de cada dia.
| Somir | Flertando com o desastre | 28 comentários em Flertando com o desastre: A mentira nossa de cada dia.
Com o espírito do feriado mais importante da nação (mentira!), resolvi fazer um apanhado das Grandes Mentiras que, para o bem e para o mal, fazem esse mundo girar. Muitas das ideias apresentadas aqui serão no mínimo discutíveis e eu não tenho pretensão de soar como dono da verdade (mentira!). Acredite ou não, aqui vou eu…
Mas, antes de tudo: Grandes Mentiras? Como definir? Aqui neste texto o filtro é quantitativo e qualitativo. Mentiras que atingem a maior parte da humanidade direta ou indiretamente, mas que também tenham implicações sérias em suas vidas. Grandes merdas ter a informação errada se você não ia fazer nada demais com a certa para começo de conversa.
Comecemos com uma das mais comuns, antigas e poderosas: Religião. Mais precisamente a modalidade institucionalizada. A maior parte da humanidade acredita em algum mito que confere razão para sua existência… As histórias de criação, apesar de frequentemente lisérgicas, tem muito em comum. Baseiam-se na cultura e geografia do local onde se originaram, demonstram pouca ou nenhuma compreensão do mundo físico de acordo com o esperado dos povos nas épocas onde foram inventadas.
Os elementos fantásticos, improváveis e frequentemente absurdos que formam a fonte da qual a maior parte das religiões bebe já são grandes indicadores de que se trata de ficção, porém, como as religiões manipulam uma série de expectativas, sonhos e medos do ser humano, algumas conseguiram sobreviver ao teste do tempo e cativar a maior parte da nossa população atual. A maioria absoluta das religiões criadas acabou desaparecendo ou sendo absorvida pelas com mais seguidores.
Atualmente, existem evidências de água em Marte, mas nenhuma da existência de qualquer divindade ou mesmo de intervenção de uma delas no mundo real. Muitas pessoas que acreditam nessa mentira de religião vão disputar esse fato, mas não sem demonstrar uma boa dose de desprezo pela lógica e bom senso. Não, sério… se você acha que existe mesmo alguma prova da existência ou intervenção de qualquer divindade na nossa realidade, você não é capaz de raciocinar o suficiente para lidar com o conceito de prova e existência. Tanto que boa parte dos religiosos desse mundo nem se atreve a se enveredar por esse caminho.
Contentam-se com uma mentira chamada Fé. Fé merece seu próprio capítulo, porque apesar de ser base para a mentira da religião, também é raiz de boa parte da ignorância presente no mundo. Fé é acreditar em algo mesmo com as evidências dizendo o contrário, é escolher a imaginação em detrimento da realidade. Em si, a fé não é exatamente uma mentira, não passa de uma falha e/ou mecanismo de emergência do cérebro humano. A mentira está forma como ela é “vendida” para a humanidade.
Fé te torna mais forte em situações bem específicas, aquelas onde sua única chance de sucesso é enfrentar uma situação cuja chance de sucesso é minúscula ou inexistente. Nesse ponto é até racional, já que duvidar da sua capacidade de analisar perfeitamente suas chance de vitória não deixa de ser uma escolha inteligente. O problema é que o conceito é empurrado goela abaixo do povo como algo além do que realmente é: Uma motivação extra para pessoas com baixo desenvolvimento intelectual ou enfraquecidas pelas suas condições momentâneas. Fé não move montanhas, o impossível é impossível, é que muita gente não tem capacidade ou meios de definir suas chances de sucesso de forma mais precisa. A fé não gera uma intervenção mágica na realidade. Querer muito uma coisa não desfaz a impossibilidade de consegui-la. Rezar pode curar um câncer, mas nunca vai regenerar uma perna amputada.
Muito embora as religiões façam de tudo para vender seus serviços baseados na premissa da intervenção mágica. Afinal, tudo é um negócio. A próxima Grande Mentira é justamente nosso sistema econômico. Capitalismo, socialismo… tudo uma mentira. Apesar de achar que algumas mentiras são mais benéficas que as outras, não deixa de ser uma grande conversa fiada toda essa coisa de produzir e dividir riquezas de acordo com trabalho ou mérito.
Toda a economia global se baseia na mentira que existe algum propósito para a humanidade além de subsistência. Não há… ou pelo menos, a sociedade não age dessa forma. Pense comigo: Bilhões de pessoas acordam todos os dias para trabalhar duro e ceder seus preciosos momentos de existência em prol da geração de riquezas que não vão terminar em suas mãos. E não adianta me chamar de comunista: Em qualquer sistema a maioria recebe de forma desigual com o que produz.
Por quê? Pela possibilidade de um dia ficar rico? Para que o sistema enriqueça e gere abundância para todos? Não é isso que acontece historicamente. Não há bem maior no nosso sistema econômico, é uma mentira contada para as pessoas aceitarem o sofrimento arbitrário de trabalhar no que não gostam para sustentar luxos de quem não gostam. É arbitrário sim. Não há lógica na ideia de que um filho deva herdar riqueza ou pobreza dos pais: Ele não escolheu nada, ele é inocente de todos os crimes que seus antepassados cometeram, ele não teve parte em nenhum dos sucessos prévios de sua família… Ele só nasceu. Se o sistema premia mérito, uma escolha que não se faz não pode ser considerado mérito ou demérito.
Mas como isso influencia absurdamente no papel do cidadão na economia geral, fica claro que não é isso que o sistema quer. Você não tem que trabalhar, você não tem que contribuir com nada. O humanidade se baseia numa assinatura falsa de concordância que você faz quando nasce. O sistema econômico não se baseia em nada além de lucro. E continuando o arroubo anti-capitalista: Lucro é uma Grande Mentira. Não exatamente o lucro que se conquista, mas o lucro que norteia todo o sistema do qual fazemos parte.
Presume-se que todo negócio de sucesso lucre. E não estou falando só de empresas cujo objetivo claro é acumular dinheiro, estou falando de todo o sistema e seus integrantes. Seja você alguém que vai gastar o lucro comprando um carrão ou seja você quem vai reinvestir o lucro para ajudar mais pessoas, vivemos todos sob a ilusão de que lucrar não só é desejável como inevitável. Oras, até os sistemas cujo objetivo é cuidar da sociedade como os governos se baseiam nesse equilíbrio entre despesas e receitas. Como se isso fosse importante! Como se crescer como instituição fosse a resposta para melhorar a vida das pessoas. Mentira! Lucro é um objetivo válido, mas tudo o que ele gera é transferência de riquezas de forma mais ou menos aleatória.
Mentira dizer que há um propósito humanitário na nossa sociedade. Nosso sistema de geração de valor é baseado em inventar dinheiro e torcer para que nossos sucessores tenham como pagar a dívida. O dinheiro atual só tem valor se acreditarmos na mentira que ele tem valor… Atualmente ele não é mais escorado em porra nenhuma. Grande parte das moedas desse mundo se baseia no dólar, e o dólar não se baseia em nada além de esperança de pagamento. Os americanos não tem como trocar suas notas por riquezas “reais”. Por tabela, grande parte dos outros países também não.
Até por isso eles invadem qualquer buraco com petróleo. As guerras modernas são uma mentira deslavada, porque de um lado temos e economia dominante do mundo inventando qualquer desculpa para calçar sua moeda que não vale porra nenhuma e porque não tem mais muito o que se ganhar nesse mundo. Guerra civil para derrubar ditador e colocar outro no lugar? Mentira! As últimas pessoas capazes de derrubar um governo e colocar um melhor no lugar estão mortas há séculos. Acabou a era das guerras “honestas”, o mundo está muito cheio e muito conectado para que elas aconteçam.
O que me leva a mais uma mentira: A de que o povo está mais poderoso nos dias atuais por causa da internet. Não é isso que estamos vendo. O próprio mecanismo que permite essa ligação entre as pessoas está incentivando uma produção de ruído sem precedentes na história humana. A manifestação armada pela rede social vira caricatura de si mesma em questão de minutos. Os donos desse mundo colocam suas presas cada vez mais fundo na privacidade que o povão parece achar desnecessária.
A revolução é tecnológica, a humana é de mentira. Continuamos mais ou menos na mesma, abrindo mão de direitos e liberdades em troca de comodidade. Entregando o poder na mão dos mesmos líderes de uma nova maneira. O povo continua sendo massa de manobra, agora com uma conveniente (para seus donos) ilusão de liberdade. A verdade é que qualquer mudança significativa na natureza humana demora muito, mas muito mais do que os avanços na nossa tecnologia.
Atenção: Viajando na maionese em 3, 2, 1…
Claro que não fica só nisso, as mentiras são parte integrante da nossa percepção da realidade. O que os seus sentidos captam são uma fração do universo ao seu redor, e nossos cérebros são incapazes de lidar com muitas das coisas que o formam. Aliás, se quiser ir mais longe nessa lado perceptivo: Existem leis da física. Elas não mudam. Cada partícula fundamental da matéria age da forma que age por causa delas. Não existem escolhas nesse grau da matéria, ou acontece ou acontece.
Adivinha do que você é feito? De incontáveis instâncias de elementos sem escolha. Tudo é reação. Você nunca escolheu nada na sua vida, nada. Não estou falando de destino no sentido “místico”, estou falando de determinismo “científico mesmo”. Escolha é uma ilusão criada pela incapacidade do cérebro de analisar todas as variáveis possíveis e ter certeza de como as leis da física vão gerar o próximo momento da sua existência. Sorria: Nunca vai ser possível perceber como não se tem escolha, precisaria de um computador maior que o próprio universo para sequer tentar isso. E mesmo assim, o fato do computador existir contaminaria o resultado. A mentira do livre arbítrio é a única que não vai ser desmentida… e por isso é a maior e a melhor de todas.
Ahem…
Agora, vocês vão achar mentira… Mas eu estou curioso para saber quais são as Grande Mentiras que vocês percebem. Não precisa ser necessariamente negativo, só precisa ter impacto no mundo.
Pra mim “perdão” é a maior mentira de todas (mais um legado da religião). As pessoas mentem posam de superiores pq perdoar é “divino” e do outro lado Idiotas fazem oque querem pq depois basta pedir perdão. Comigo errou e uma vez só quer perdão pede pro padre…
Bom… é tanta mentira nesse mundo… quem dera vivêssemos em um mundo onde estas não existissem! Mas, por outro lado, fico me perguntando também se conseguiríamos viver sem elas, dado que, em certo sentido, a realidade é difícil demais para ser encarada! O ser humano “precisa” de uma dose diária de fantasia, de mentira e tal.
“Tudo é reação. Você nunca escolheu nada na sua vida, nada. Não estou falando de destino no sentido “místico”, estou falando de determinismo “científico mesmo”. Escolha é uma ilusão criada pela incapacidade do cérebro de analisar todas as variáveis possíveis e ter certeza de como as leis da física vão gerar o próximo momento da sua existência. “
Isso não seria o “Plano de Deus” que os religiosos tanto falam?
Não, isso seria a ‘chance’.
Achar que a gente pode mudar alguma coisa.
A maior mentira de todas, em todos os tempos, a mais prejudicial é a religião, todas elas!
Acho estranho as pessoas se impressionarem com o filme Idiocracia, mas no futuro será bem pior porque teremos Islamcracia. O mundo será dominado pelos muçulmanos. Eles procriam pior que coelho e estão fazendo atualmente o que a igreja católica fez no passado. Os católicos se impuseram queimando pessoas e os muçulmanos explodem pessoas. Ainda bem que eu não vou procriar, eu não faria isso com um filho.
Você acha que os muçulmanos vão dominar o mundo? O que te faz pensar assim? Acho que se fosse para dominar, já teriam dominado. E em matéria de se reproduzir como coelho, ninguém é mais eficiente do que evangélico..
Eu também ia dizer que a maior mentira é a religião e acredito que seja sim, mas como hoje em dia tem cada vez mais evangélicos na política com as tais “bancadas evangélicas” e esse povo querendo cagar regra da bíblia por meio de leis, achei melhor falar sobre a política, pois é por meio dela que mesmo os evangélicos querem enfiar sua moral cristã por nossa goela abaixo, pois se a religião fosse totalmente separada dos outros segmentos da sociedade, como a politíca, bastava que quem crê fosse pra igreja, quem não ficava longe e pronto, mas agora eles usam esse povo evangélico como massa de manobra pra se eleger, então isso tá ainda mais perigoso, religião + política = povo enganado, usado e oprimido!
Uma mentira base da religião e da sociedade é que as pessoas precisam ser boas. As pessoas de má índole, as famosas fdp são necessárias, e muito, para o mundo funcionar uma vez que toda forma de mudança ou progresso por menor que seja vai prejudicar alguém. Geralmente as pessoas que se auto-intitulam gentis e preocupadas com o próximo são as primeiras a dar pra traz quando aparece o primeiro problema enquanto os fdp simplesmente tem colhões pra fazer o que for necessário pra ter o que querem.
Será que existem essas pessoas “boas” e essas pessoas “más”? Sinceramente, todos nós somos bons e maus dentro da nossa escala particular de valores, que nem sempre coincide com a dos outros. Eu me acho boa pessoa mas tenho certeza que aos olhos de muitos sou uma tremenda filha da puta
Aos olhos das lagartixas você não é uma boa pessoa Sally!!! kkkkkkkkkkk…
Brincadeira Sally, você é uma FDP, mas é uma FDP que a gente ama, porque como o Luan falou os FDP’s tem colhões pra fazer e falar o que é necessário, doa a quem doer! E é só por isso que você (e todos nós também) é considerada FDP pela sociedade!
E lagartixa emite juízo de valor? Se for assim, aos olhos das galinhas, das vacas, dos porcos e de vários outros animais que sentem muito mais dor nós todos não somos boas pessoas!
Foi uma piada Sally!!! Lógico que lagartixa não tá nem sabendo o que tá acontecendo! E no caso dos outros animais que você citou, também não acho correto, e embora não seja tão simples assim, podemos dizer que é apenas a lei da selva, e esses animais são mortos pra virar alimento, ninguém esmaga uma galinha só por ter medo dela e depois joga o corpo fora! Mas não fique brava comigo, foi só uma piada, eu sempre fico lembrando dessa sua guerra contra as lagartixas é por isso, mas provavelmente se eu fosse alguém proximo de você e você pedisse pra que eu matasse uma lagartixa pois está com medo dela, sem dúvida eu mataria, afinal, é apenas uma lagartixa, nem se compara com uma pessoa né Sally.
Olha que no reino animal se mata por maldade sim! Reino animal tem bullying, tem crueldade e tem morte sem motivo! Tem um texto sobre isso aqui.
Porra nenhuma, herança é a base da espécie humana desde a bactéria. Se os traços genéticos nos prendem aos nossos ancestrais irremediavelmente (até que se diga o contrário e recombinação de DNA seja tão comum quanto sacar dinheiro) quem disse que condição sócio-econômica não é herdada? Quer ser livre ? Fácil! Viva como um macaco sem bens com valor agregado de qualquer outro trabalho – tem um monte de reserva indígena por aí.
O que não vale é o papinho de nasci livre e quero videogame, celular 4g e ar condicionado. Trilhões esparramaram tripas em sucessivas guerras pelo controle de recursos, e a herança é maldita ou bendita, e c’est fini. Tá insatisfeito? Gengis Khan tava insatisfeito e degolou geral. Vai à luta, de bomba em escola à suborno de político – o universo é o teu playground!
O amor é uma mentira. O amor romântico é o mais mentiroso e fictício de todos os “tipos de amor”, mas eu me refiro ao conceito de amor como um todo, inclusive ao materno, que dizem ser o mais abnegado e “verdadeiro” de todos. Pra mim o amor materno pode ser perfeitamente explicado pela biologia e neurociência, não tem nada de extraordinário, místico ou “lindo”. Amor é puro marketing. Amor é igual a ter fé e/ou religião. Tem gente que acredita no amor assim como quem acredita em um deus ou segue os preceitos de uma religião.
Tem os jogos mentais no NGC pra quem viajou na maionese. Bem interessante pelo menos pra inocentes como eu
Ótimo texto, concordo bem com esta ideia de que na essência, não importa o sistema, TODO SER HUMANO APENAS LUTA POR UMA COISA:
– SOBREVIVÊNCIA SUA E DA PRÓPRIA ESPÉCIÉ.
Está escrito lá no nosso DNA, não tem como fugir disto!!!!
De resto, é mera maquiagem.
Vc esqueceu da publicidade. Estudam pra apender a enganar as pessoas. Remédios pra curar gripe. Tinta de cabelo q na embalagem a cor do cabelo da atriz é artificial grosseiramente. Vários aparelhos inúteis q são vendidos como a oitava maravilha.
Leis da física, partículas, elementos são abstrações humanas e fruto do desenvolvimento histórico e cultural (em grande parte da sociedade ocidental moderna). Achar que isso vai além de representação, e que constitui um tipo de natureza (in)decifrável e dura do universo também é ilusão. Você está mentindo para nós, Somir!
Hum?
Leis da Física são abstrações humanas e fruto do desenvolvimento histórico e cultural? Errr, não? O nosso CONHECIMENTO delas é que é relativo, mas a gravidade funciona da mesma forma gravidade seja aqui, seja em Marte, seja no Japão ou seja no Século XV. A não ser que a gente encontre outro tipo de gravidade e aí vamos saber que existem diferentes formas…
Isso é tudo assumido…o máximo que dá para fazer é construir um conhecimento coerente e auto-consistente. Ou você acha que átomos realmente existem?
A grande mentira que eu percebo na nossa sociedade e talvez em todas as sociedades humanas e o sistema político, pelo qual se diz exercer a democrácia, mas na verdade tem como prioridade assegurar a estabilidade do sistema social já estabelecido, favorecendo primeiramente os que já possuem o poder economico e politico, e deixando o que resta para a população em geral, em maioria a classe trabalhadora, e para se manter a mascára da democrácia o povo tem que acreditar na mentira de que temos escolha, quando na verdade quem governa não é um ou outro político, e sim os partidos políticos, pois não se faz nada sem que o partido aprove, nenhum político se atreveria a fazer algo que vai contra os princípios e as ordens dos partidos, o que mostra bem como não temos escolha alguma, isso fica claro que é o partido quem determina tudo quando vemos o tal “Voto na Legenda” e que os partidos com mais votos ganham mais cadeiras e escolhem entre os mais votados quem vai sentar nessas cadeiras.
ps.: Somir você conhece os filmes Zeitgest, do diretor Peter Joseph? Eles falam exatamente sobre tudo isso, sobre as mentiras da sociedade humana, como a religião, o sistema econômico e etc… provavelmente você já conhece mas se não conhece, recomendo fortemente a assistir, eu já assisti todos.
Esses filmes são bem legais e viajantes, mas eu fiquei com uma sensação de caldo entornado no final.
Como assim sensação de caldo entornado Fernando?
Em algumas partes do filme, eu achei que eles se focam demais em coisas que a maioria das pessoas consideram apenas teorias da conspiração, embora eles deêm bastante argumentos pra mostrar o ponto de vista, mas em geral são ditas muitas verdades ali que ninguém quer ver ou acreditar (principalmente sobre religião), mas é tudo muito plausível e muito bem argumentado, inclusive quem duvidar é só pesquisar as fontes do que eles citam na internet e tirar as próprias conclusões. É um pouco angustiante, saber de todas essas verdades e saber que você não poderá fazer muita coisa contra tudo isso, mas é libertador, e quem não tem coragem de acreditar, vai continuar acreditando nas mesmas mentiras de sempre e vivendo a vida de maneira mais confortável, afinal, mais vale uma mentira reconfortante, do que uma verdade dolorosa! http://www.materiaincognita.com.br/wp-content/uploads/2011/11/Charge-midia-mente.jpg
O filmes são bons ao enumerar os problemas, mas ao apontar as soluções, cai na vala comum. Não dá para acreditar que a humanidade tosca vai se sublevar contra o sistema.
Pois é, é na parte das soluções que o negócio fica meio fraco. Achei meio decepcionante.
Olha, eu achei a sugestão de uma novo modelo de sistema social baseado em recursos até bem plausível (assistam também o filme “Paradise or Oblivion” que apresenta esse sistema criado por Jacques Fresco), mas também achei muito utopia, no sistema capitalista ninguem faz nada se não por lucro ou ganho de alguma forma, esperar que todos países cedam tudo que tem de forma a dividir igualmente para o mundo todo é totalmente utopia, seria mais ou menos como a música “Imagine” do John Lennon, se não houvesse mais países não haveria mais disputas e nem guerras e todos viveriam em paz e em abundancia, mas quem acredita que isso poderia acontecer assim simplesmente?
Talvez se fosse depois de uma guerra enorme e catastrófica com um hecatombe gigantesco, com todas as nações destroçadas e desestruturadas, ai quem sabe depois de um novo recomeço da humanidade tudo pudesse ser recriado de forma mais justa e inteligente, e mesmo assim não seria certeza que não voltassemos ao que era antes, alguns mais fortes tentando controlar muitos mais fracos. Bom, viagem minha isso, mas é bom ficar imaginando os rumos que a humanidade poderia tomar, só é uma pena que provavelmente nenhum caminho seja livre de guerra, sangue e morte!