Skip to main content

Colunas

Arquivos

Desfavor da semana: A lista branca.

| Desfavor | | 107 comentários em Desfavor da semana: A lista branca.

ds-listabranca

(…) Personificados em Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Gentili, Marcelo Madureira entre outros menos votados, suas pregações nas páginas dos veículos conservadores estimulam setores reacionários e exclusivistas da sociedade brasileira a maldizer os pobres e sua presença cada vez maior nos aeroportos, nos shoppings e nos restaurantes. Seus paroxismos odientos revelaram-se com maior clarividência na Copa do Mundo. (…) FONTE

Isso que você acabou de ler está no site oficial do PT. Autoria creditada ao vice-presidente do partido. Sério! A “lista dos inimigos da nação” é o desfavor da semana.

SOMIR

Leia o texto todo no link da fonte, eu espero. Pronto? Foi rápido, né? Evidente. Há método até na loucura do PT… texto curto, inflamatório e irresponsável: perfeito para as redes sociais, principalmente as habitadas por brasileiros médios. Alberto Cantalice, o autor do texto, acumula a função de vice-presidente nacional e coordenador de redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

Mas se quiser chamar de Herr Ministro da Propaganda, pode também. Goebbels não foi o primeiro a usar o artifício de inflamar o povão contra um inimigo em comum, mas deixou sua marca na história através de sua grande (e infeliz) eficiência durante o regime nazista. No Brasil do século XXI os judeus não são um bode expiatório muito eficiente, mas ainda dá para repaginar o discurso sem perder muito do conteúdo.

A ideia até que é simples: Diga para a maioria que uma minoria é responsável direta pelas agruras que sofre na vida. Mas não uma minoria no sentido de burgueses explorando camponeses, até porque o PT moderno é mais chegado em Keynes do que em Marx. Essa coisa toda de culpar os ricos pelos problemas dos pobres não deixa de ter sua razão, mas é péssima para manipular um povo. A linha divisória entre explorador e explorado pode ficar borrada demais para a compreensão média do cidadão negligenciado pelo Estado…

Mas se você der uma cara para esse inimigo comum, as coisas começam a funcionar bem melhor. Goebbels adorava falar do nariz avantajado dos “inimigos” de seu sistema, o PT parece mais focado nos olhos. O inimigo do povo tem olhos azuis, mesmo que suas íris digam o contrário. Desde que a massa de manobra consiga identificar os culpados apenas olhando para eles, a máquina de propaganda está fazendo seu papel.

Atenção: seu inimigo é homem, é rico e tem a pele branca. É ele que quer te ver pobre e sua única linha de defesa é o partido que está no poder. Sua vida vai piorar muito se você não ajudar o PT a vencê-los.

Evidente que podemos traçar boa parte dos descalabros tupiniquins para esse público homem branco abastado, mas o PT parece ignorar conscientemente a diferença entre causalidade e casualidade. A “elite branca” não faz o que faz pela cor da pele ou pela situação econômica. São pessoas desonestas e egoístas que aprontam dessas, pinte-as da cor que quiser.

Não estou exatamente acusando o PT de racismo ou misandrismo, primeiro porque acho uma bobagem e segundo porque o que realmente incomoda aqui é a cara-de-pau de usar essa antiga tática de controle num país que ainda lambe as feridas causadas pela ditadura. Se estão perdendo terreno político por mais de uma década de corrupção e ingerências, que arrumem a própria casa. Ridículo querer criar uma lista de inimigos do povo baseado em suas opiniões em pleno regime democrático.

O partido situacionista tem responsabilidade redobrada nesse sentido. O poder vem com as benesses da máquina pública ao seu favor, mas deveria vir também com a obrigação de moderar o próprio discurso. Sou defensor de liberdade de expressão irrestrita, mas não de isenção de responsabilidades pelo o que fala. Se um maluco qualquer resolve atender ao pedido de sua liderança para combater a ameaça iminente, Cantalice tem culpa no cartório. O texto é uma convocação.

Da lista eu desgosto de alguns também, mas que isso não seja motivo para validar um porta-voz do partido da situação declarar guerra contra jornalistas e formadores de opinião! E falando em personalidades que não me agradam, parafraseio uma: PT, sua piscina está cheia de ratos! Seria errado se o governo federal estivesse cumprindo seu papel muito bem, mas é ainda mais bisonho quando temos TANTOS motivos para criticá-los.

Não é raiva de pobre e preto não, é saco cheio de incompetência. Num mundo ideal o governo não faria ouvidos moucos para as críticas da sociedade, aliás, até evoluiria com elas. No Brasil ignoram os pedidos de milhões de pessoas saindo às ruas e ainda os taxam de inimigos do Estado! Se eu quisesse um governo assim, iria para a Venezuela.

Brasileiro tem pouca experiência com mídia de opinião declarada, é bem capaz de acharem que todo mundo na lista esteja nos bolsos de candidatos da oposição. Estão acostumados demais com a imparcialidade estelionatária de Globo e afins que quando vêem alguém discursando sobre algo que acredita de verdade desconfiam na hora. Numa sociedade um pouco mais madura na questão de liberdade de expressão, até dá para engolir alguns disparates como o texto que analisamos; mas no Brasil é pintar um alvo claro nos desafetos.

O crime dos listados é não pactuar com a estratégia de erradicação da opinião contrária que o PT tanto quer implementar: Só eles estão certos, só eles sabem o que é bom para o povo brasileiro! Discordar é crime contra a nação! Brasil: Ame o PT ou deixe-o. Essa baboseira toda cheira à ignorância seletiva dos previsíveis “companheiros” petistas, mas também é uma ode ao medo de perder a eleição. Alguns dos nomes da lista entregam:

Sou fã do Danilo Gentili, mas… se o PT está com medo de um humorista ao ponto de mandar seus cães para cima dela, é porque está mesmo na hora de pegar as coisas e ir embora…

Para dizer que eu só estou com inveja de não estar na lista, para reclamar que eu chamei o PT de nazista (ai meu saco…), ou mesmo para dizer que o site do PT é o desfavor do mundo bizarro: somir@desfavor.com

SALLY

Desde sempre o PT imprime a segregação, o maniqueísmo e o estereotipo: “os bons e os maus”, “a esperança e o medo”, “a esperança e o ódio”, “quem é favor do pobre quem é contra o pobre”. Com essas falácias eles impõe socialmente que muitas pessoas se achem favoráveis ao PT, pois ser contra o PT é sinônimo de ser elite, burguês, reacionário, contra pobre, a favor de desigualdade social e agora, a mais nova e nefasta expressão preconceituosa: “elite branca”. Desculpa, mas o PT prega o preconceito. Acho essa expressão simplesmente asquerosa, segregacionista e terrorista.

Eles ganham no grito. Porque o Brasil não é um país intelectualizado, geralmente quem grita mais alto ganha. E quem domina a máquina pública tem dinheiro e infraestrutura suficiente para gritar mais alto. Aqueles que ousam desafiá-los, questioná-los ou ridicularizá-los tem sua opinião automaticamente desmerecida por falsas características negativas. Não é possível que quem os critica o faça porque HÁ MOTIVOS para isso. Não. Nunca. Jamais. Jamais se desculpam, jamais admitem erros, a culpa está sempre em quem fala mal deles, que são pessoas cheias de ódio, conspiradoras, que querem o mal do povo. Sim, eles são arrogantes de acharem que só eles sabem/podem fazer bem ao povo.

Só que esse terrorismo contra quem os critica, questiona ou ridiculariza está crescendo e tomando proporções intoleráveis para um Estado Democrático de Direito. Esta semana tivemos um claro exemplo disso. No site oficial do PT houve uma declaração de guerra a humoristas e jornalistas que, por terem opinião contrária, foram colocados automaticamente na posição de “inimigos”. O PT não sabe conviver com a diversidade de opinião, quem pensa diferente deles está CONTRA eles e deve ser calado, neutralizado, silenciado. Foram citas expressamente na lista negra: Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Gentili, Marcelo Madureira “entre outros menos votados”. Foi estimulado boicote e até violência física contra eles, isso vindo de quem se horrorizou com um “vai tomar no cu”.

Uma ressalva: você pode DETESTAR qualquer pessoa que foi citada nessa “lista negra”. Ok, você não é obrigado a gostar de ninguém para entender o que estamos criticando: em tese vivemos em uma democracia, e nela TODOS, por mais idiotas/escrotos/filhosdaputa que sejam, tem que ter o direito de poder falar o que pensam sem caça às bruxas. Então, não se trata de defender ou de gostar dessas pessoas, se trata de querer viver em um país onde não se abra um precedente de um grupo estimular uma perseguição a outro. Principalmente o grupo que está no poder, que é o que tem mais poder de reprimir, calar e censurar.

O PT alega que essas pessoas perseguem o partido. Não. Perseguir é ISSO QUE O PT ESTÁ FAZENDO. Danilo e cia criticam, fazem piada ou simplesmente falam mal. Só na cabecinha de uma pessoa muito intransigente, ditatorial e paranoica isso vira uma conspiração. Por favor, político e juiz de futebol assumem seus postos sabendo que vai ter um monte de gente falando mal deles e o próprio PT, quando era oposição, falava mal de todo mundo e não admitia ser calado. E, cá entre nós, ainda que fosse uma conspiração, quão incompetentes eles são para, de posse da máquina pública, se abalarem pelo que meia dúzia de pessoas de uma lista negra fala? Vergonhosa a postura do PT, ainda que tudo que alegam fosse verdade, pois pressupõe sua incompetência.

O texto do site do PT é vergonhosamente mal escrito, permeado de expressões melodramáticas cafonas como. Para vocês terem uma ideia do nível, vou reproduzir um parágrafo. Se você tem estômago sensível, não leia: “Diurtunamente lançam vitupérios, achincalhes e deboches contra os avanços do país visando desgastar o governo federal e a imagem do Brasil no exterior. Inimigos que são das políticas sociais, políticas essas que visam efetivamente uma maior integração entre todos os brasileiros, pregam seu fim.” Ou seja, SE FALAM MAL DE MIM É PORQUE SÃO CONTRA O AVANÇO DO PAÍS. Chaves não morreu, Chaves colocou uma peruca e governa o Brasil.

CHEGA dessa falácia de tentar convencer que quem é contra o PT é contra o povo, contra a igualdade social, contra qualquer coisa boa. O PT NÃO É SINÔNIMO disso tudo. Eles não podem se apropriar da igualdade social como sendo APENAS deles. Existem dezenas de formas de se conseguir progresso e igualdade social, a deles não é a única e certamente não é “a certa”. Ser contra o PT não é ser contra melhoras no Brasil, aliás, muito pelo contrário, é ser contra o caminho que eles escolheram para chegar lá. Essa postura só mostra como eles são baixos, inseguros, um câncer na política. É a forma como um Estado trata os seus inimigos que nos diz exatamente quem ele é, porque amigo todo mundo trata bem.

Não estamos discutindo PESSOAS aqui, e sim posturas, ideologia. Gente burra só sabe discutir PESSOAS, apontar seus defeito, seus traços individuais. Pessoas com mais capacidade intelectual discutem posturas, ideologias, sem essa visão maniqueísta de amigo/inimigo. Pessoas bem resolvidas sabem que quem discorda delas não está necessariamente contra elas e são capazes de ouvir críticas, repensar suas escolhas e extrair algo de bom dessas críticas. Pessoa com cérebro vão se alarmar com essa postura do PT, porque sabem que é o primeiro degrau em uma escalada à ditadura.

O PT jamais vai assumir responsabilidade por seus atos e por seus erros. Eles nunca viram. Eles respondem a questões ideológicas cuspindo estatísticas, muitas delas já DESMENTIDAS pelos próprios órgãos públicos. Eles sempre vão arrumar uma desculpa EXTERNA para as críticas: inveja, conspiração, gente que quer o mal do povo. É ESSE tipo de pessoa que o país vai colocar no poder? Mas olha, MIL VEZES um viciado em cocaína do que isso. Eu não suporto Aécio Neves, se tivesse uma arma carregada e certeza da impunidade, eu mesma o mataria, mas depois de mais de dez anos desse discurso “Esquerda década de 80” do PT, eu topo QUALQUER COISA, até Rafael Pilha para Presidente!

O PT começou a morrer. E está esperneando, tentando levar para o buraco todos aqueles que ajudaram a máscara a cair. Tal qual cachorro ferido, desferem mordidas para todos os lados, sem perceber que com isso se queimam mais ainda. Pela primeira vez eu começo a ter esperanças que Dilma não ganhe essa eleição, apesar da fortíssima manipulação das pesquisas eleitorais, porque estão fazendo um papel tão ridículo, mas tão ridículo, que até mesmo as pessoas menos instruídas estão começando a sentir algo de errado. Mesmo que não saibam exatamente o que, sentem. Além disso declarar guerra a pessoas que tem SEIS MILHÕES de seguidores no Twitter é burrice demais. Achei tiro no pé. A confirmar.

Vocês percebem QUÃO GRAVE é, em pelo ano de 2014, o Poder Público divulgar uma lista negra, promover caça às bruxas, estimular até a violência física contra quem os critica? Depois falam que eu estou monotemática, influenciada ou sei lá o que por falar mal do PT. Quem não consegue ver quão grave é o que está acontecendo é, no mínimo, burro.

Para fechar, deixo vocês com a resposta do ex-Casseta & Planeta Marcelo Madureira, uma pessoa sensata, centrada e de uma delicadeza muito grande no que fala. Uma pessoa que não se pode acusar de radicalismos ou intempéries, e foi inserida na “lista negra” do PT. A resposta dele é perfeita, poderia inclusive ser transcrita e virar a coluna de hoje. Fala, Marcelo Madureira, fala que o Brasil te escuta:

Para tentar defender o indefensável, para perder o foco e ficar falando mal compulsivamente de um dos citados na lista ou ainda para fazer algo útil e entrar na luta para que o PT não seja reeleito: sally@desfavor.com


Comments (107)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: