Skip to main content

Colunas

Arquivos

Deus me pague.

Deus me pague.

| Desfavor | | 93 comentários em Deus me pague.

+Com a presença de autoridades, como a presidente Dilma Rousseff e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a Igreja Universal do Reino de Deus inaugurou na noite desta quinta (31) sua nova sede em São Paulo, batizada de Templo de Salomão. A edificação, construída no Brás –região central da capital paulista– é capaz de receber até 10 mil pessoas sentadas e, segundo a igreja, custou R$ 680 milhões.

Tão grandiosos quanto as paredes do templo são os desfavores ao redor do mais novo brinquedo de Macedo e Cia. Aproveitamos o grande espaço interno e juntamos tudo no desfavor da semana.

SOMIR

Não consigo evitar de sentir alguma satisfação com a história toda. Entendo que seja triste que tanta gente tenha sido enganada para juntar o superlativo valor (declarado) necessário para construir o Templo de Passoamão, mas… não consigo parar de imaginar a cena de Edir Macedo saindo do palco, indo para uma área restrita e rindo com vários amigos de mais uma trollada incrível nos incautos fiéis que construíram seu patrimônio bilionário.

É quase como se ele estivesse testando seguidas vezes quão longe pode ir no absurdo antes de ser pego. Toda essa história de “rachar” com a Igreja Católica Romana foi justamente para cortar essa coisa de toda de templos e ídolos e exploração econômica da fé alheia… Mas o gosto popular não se refina o suficiente, nem mesmo com alguns séculos entre aquelas cartas e os templos de hoje. Só faltou o bezerro dourado!

Lutero deve ter se revirado mil vezes no túmulo. Principalmente com todo o cerimonial inspirado no judaísmo… Por mim, ótimo: Lutero era essencialmente um cretino que lutou contra a ideia de que boas ações eram mais importantes do que fé cega para o amigão imaginário do povo. Mas era de se esperar que alguma coerência com a fundamentação da Reforma Protestante estivesse presente na cerimônia da Universal.

Preciosismo meu, é claro. Igreja é o que esse povo menos quer… o circo é que realmente vale o ingresso. E na inauguração de um dos maiores picadeiros da era moderna, não podiam faltar os palhaços. Candidatos dos mais diversos níveis da política estavam lá, sorrisos amarelos pela necessidade de garantir apoio de uma das últimas grandes igrejas evangélicas disposta a negociar com o… mundo exterior.

Já aprendi a respeitar muito Edir Macedo e sua equipe nas decisões mercadológicas sobre religião profissional. Devem ter enxergado algum problema no plano de controle político isolacionista dos outros evangélicos e já estão abandonando o barco. O que não quer dizer que acho menos aterrorizante a possibilidade de qualquer tipo de fanático religioso no poder, mas pelo menos há um certo alento em imaginar o profissionalismo da Universal. Que no mínimo o inimigo seja subornável.

Cá estou eu me perdendo em sermões… O superlativo (e BREGA) templo da Universal é uma demonstração clara de poder, e evidente que foi planejado para ser lançado num ciclo eleitoral. Com a tática de “combinar votos”, os evangélicos passaram a ter um poder na sociedade desproporcional à sua prevalência na população. Guiar uma massa ignorante não é novidade alguma em nossa história, mas eles parecem ter ficado especialmente bons nisso de influenciar sistemas democráticos.

Assim como sua “mãe” – a ICAR – sempre foi muito talentosa em tirar vantagens de regimes autocráticos. No Brasil (talvez até no mundo todo), a IURD é um dos melhores exemplos de que filho de peixe realmente peixinho o é. O show de Macedo e Cia. muito se assemelha ao que a Igreja Católica fazia em sua fase mais popular. Aposto que assim que conseguirem capitalizar o suficiente, vem mais mega templo por aí.

E mais políticos desesperados por votos evangélicos terão de aguentar o circo todo com um sorriso no rosto. Acho Edir Macedo um charlatão da pior espécie, mas… fazer de algumas das figuras políticas mais poderosas do país de suas vadias é digno de nota. O triste é que acabamos todos sofrendo por tabela com esse jogo.

Para apetecer a massa estúpida (dos mais diversos níveis de renda e educação), o circo tem que incitar intolerância e pregar atraso social. Para conseguir os votos presentes nesse show de horrores, cada vez mais os candidatos tem que ceder para os mestres de cerimônia do circo. E na verdade tudo o que todos os exploradores (políticos e religiosos) querem aqui é dinheiro e poder. A ignorância religiosa é só um meio para esse fim.

E é esse “menor denominador comum em Cristo” que mais me preocupa. Todo o sistema se baseia em necessidades que podem muito bem ser apenas chutes. Quem disse que precisa de todo esse discurso de segregação social para ganhar os favores da massa? O dinheiro em si depende da venda de salvação através de amuletos e perdões. Igrejas como a Universal ainda estariam predando os ignorantes o suficiente para acreditar em superstições, mas pelo menos não precisariam exigir nada mais do governo do que a manutenção de sua venerada isenção fiscal.

O templo começa a parecer apenas ostentação de um modelo insustentável. Quer dizer, se não resolverem imitar mesmo seus antepassados e abolir a democracia quando tiverem poder suficiente. Só nos resta torcer para o mercado se regule pela ganância e vaidade dos líderes das grandes igrejas e que nunca tenhamos um monopólio suficientemente poderoso.

Enquanto isso, vamos encarando mais e mais visitantes ilustres nesses espetáculos circenses. Pior que está com certeza fica.

Para dizer que também não consegue evitar de rir imaginando Edir Macedo fazendo tudo de caso pensado para sacanear seus fiéis otários, para dizer que estamos sendo alarmistas, ou mesmo para falar que desfavor mesmo é aquela barba branca: somir@desfavor.com

SALLY

Já nasceu com jeitinho brasileiro: foi construído com um alvará de reforma, quando deveria ter sido com um alvará de obra nova, para que a Universal economize 35 milhões de reais. Essa autorização duvidosa foi concedida pela Secretaria Municipal de Educação, cujo Secretário foi demitido sob suspeita de enriquecimento ilícito. Começou muito bem, já mostrando a que veio.

O Ministério Público já está investigando o nascimento dessa aberração que é o Templo de Salomão, inclusive pela questão do trânsito, já que é dado como certo que esse tolete gigante vai conturbar o trânsito na região e nenhum cuidado foi tomado para minimizar esse problema, apesar dos avisos da Prefeitura. Tem dezenas de irregularidades e ilegalidades, mas tem dinheiro de sobra, então, provavelmente não vai dar em nada.

Nesse clima de ilegalidade e estelionato, sem nem mesmo licença para abrir as portas, foi inaugurado o Templo de Salomão. Mas não foi apenas inaugurado, como também prestigiado pela Presidente da República Dilma Rousseff e outros. Nem mesmo o atestado do corpo de bombeiros tinha, o que me fez orar fervorosamente por um incêndio, que infelizmente não se concretizou, confirmando meu ateísmo. Infelizmente também não caiu teto, morreu ninguém, o que é uma pena, pois o templo tem capacidade para dez mil pessoas, seria uma limpa e tanto, praticamente um genocídio de gente de baixo QI. Faxina social.

Mas o evento teve seus momentos de diversão, como por exemplo, a falta de luz. Curti muito que quando Dilma chegou faltou luz e ela teve que subir tudo de escadas com a luz de celulares guiando. Presidente da República ex-Ministra das Minas e Energia, subindo escadinha à luz de celular de um templo que condena guerrilheiro, que inferioriza mulher e que acredita que lésbicas devem ser curadas. Parabéns, Dilma, você chegou ao fundo do poço. Mais humilhante que isso só cagar em praça pública e limpar o cu com jornal.

Como se isso não bastasse, Dilmão ainda foi esculhambada pelo Macedão em diversos momentos no sermão inaugural. Macedão que não é bobo e tem candidatos próprios que concorrem com o PT por todo o Brasil, soltou o verbo criticando a postura do Governo em relação à saúde, educação e segurança. Fechou dizendo que “só Deus salva”. Então estamos fodidos, né? Porque nem LUZ para seu templo Deus conseguiu assegurar. Tá rolando uma incompetência divina, minha gente. Começo a acreditar que de fato Deus seja brasileiro.

É tanto desfavor que nem dá para se aprofundar muito. O fato do templo ter lugar para dez mil pessoas já nos dá um forte indício do quanto esse povo carente, burro e imediatista está caindo nas garras dos evangélicos. Mas, além das dez mil pessoas do lado de dentro, o lado de fora também estava lotado, com direito a um telão. Não vai demorar muito até o Presidente do Brasil ser um evangélico. Podem começar a se preparar. E não é apenas uma multidão de seguidores, é uma multidão escrota.

Eles são abusados. Gostam de posar de santinhos, de bonzinhos, mas são uns arrogantes filhos da puta abusados. Donos da verdade, intransigentes, fanáticos religioso e mal educados, essas ovelhas fedidas de Cristo se sentiram no direito até de controlar o trânsito e a entrada e saída de pessoas nas ruas do entorno do Templo. Deram as mãos e bloquearam a passagem de pessoas e carros que não fossem convidados do templo. Só passava quem ia para a inauguração do templo e o resto que se foda. Apesar da intervenção da CET, de jornalistas e até de soldados da PM, foram os evangeliCUs que mandaram e desmandaram nas ruas. Onde está a truculência da PM quando realmente precisamos dela? Vai manifestante fechar o trânsito para vocês verem o cassetete cantar…

Constrangeram os comerciantes do entorno a não vender bebida alcoólica, porque né, se ELES não podem tomar, então ninguém vai! Livre arbítrio não é uma possibilidade, o que eles discordam vira coisa do capeta e deve ser exterminado. É para esse tipo de gente que estão dando toda essa moral e liberdade. Inclusive a PresidANTA da república, que, de acordo com os valores evangélicos, deveria ser tida como do demônio e linchada. Hipocrisia em mão dupla: dela por estar ali e deles por recebe-la. E ninguém parece perceber. Cambada de ovelhas feias e peludas de Cristo que tem preguiça ou incapacidade de pensar e permitem que qualquer Zé Ruela pense por eles.

Do lado de dentro, a cerimônia contou com bispos dizendo que hospitais não curam viciados em drogas, um deles disse inclusive disse que cheirava um quilo de cocaína por dia e fumava cem pedras de crack, coisas humanamente impossíveis. Diz que não adianta nada levar seu filho a médico e jura ter sido curado apenas pela fé. Desmerecer a ciência é uma constante.

Esse mesmo bispo afirmou que cura homossexuais. É esse tipo de excrescência quem comanda a religião que mais cresce no país, que ganha poder exponencialmente. Sobrou para todo mundo, até mesmo para a igreja católica, que foi chamada de “igreja apóstata que espalhava as trevas”. Acho que deveriam pegar esses estádios de futebol que sobraram da Copa e começar a promover duelos de gladiadores evangélicos contra católicos, assim esses filhos da puta matam uns aos outros e o país fica um lugar melhor. Ateus entrariam de graça para assistir. Pilha seria o juiz e faria as regras das lutas.

Caso você tenha problemas cognitivos ou de QI, pode estar se perguntando se não é contraditório criticar a intolerância dos evangélicos e ao mesmo tempo ser intolerante com eles. Não é intolerância, é defesa. Defesa da democracia, da liberdade de expressão e de tantos outros valores importantes que eles ameaçam. Jamais partiu de mim ir até uma igreja qualquer e ficar berrando que Deus não existe e sugerindo que quem acredita em Deus é má pessoa, criminoso e que deve sofrer na vida. Eles fazem isso com ateus ou com adeptos de outras religiões. Gratuitamente.

Atacam pelo simples fato da pessoa ser diferente ou pensar diferente. Então, não vamos confundir ação com reação. A ação parte dos evangélicos, intrometidos, inconvenientes e burros. A reação, mais do que natural, é nosso repúdio por eles. Saudável. Esse luxo de dar a outra face só mesmo quando você tem um pai que te ressuscita se te matarem.

O Bispo Macedo, aquele que foi filmado escondido ensinando a extorquir o povo (tem mais de um vídeo desses no YouTube), fraude confessa, não para de angariar seguidores. A necessidade do povo por imediatismo, por algum conforto emocional e principalmente por tirar responsabilidade das suas costas está nesse ponto: se algo deu errado, não foi você que fez uma escolha errada ou pisou na bola, foi o DIABO.

Bacana delegar culpa nesse nível, o problema é que ao delegar culpa e responsabilidade, também se delega o comando da sua vida. Em vez de achar ofensivo colocar uma outra pessoa ou instituição no comando da sua vida, o brasileiro médio acha isso um alívio. Senhoras e Senhores, estamos todos muito fodidos.

Espero que ao menos sirva para terem marcado bem a cara de cada político que esteve lá e não votar neles.

Para dizer que templo é dinheiro, para dizer que já sentiu raiva mas hoje sente inveja do Macedão ou ainda para iniciar um discurso religioso e ser prontamente banido: sally@desfavor.com


Comments (93)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: