Miséria nossa.

+A miséria voltou a subir no Brasil em 2013, segundo dados apurados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O instituto mostra que, entre 2012 e 2013, houve um aumento de 3,68% no número de indivíduos considerados abaixo da linha da pobreza, ou indigentes — passaram de 10.081.225 em 2012 para 10.452.383 no ano passado (…)

Ou seja, nem isso mais. Acabou a eleição, levantaram o tapete… o que estava lá embaixo? O desfavor da semana.

SOMIR

Acho que nem é a primeira vez que escrevo isso por aqui, mas tenho a sensação que o Brasil é um carro na banguela desde que o PT assumiu. O momento da aceleração criado pela estabilização da economia foi muito bom, durou até mais do que se previa, mas estamos diante de uma subida. E são notícias como a que ilustra a coluna de hoje que vão tornando essa percepção cada vez mais real.

Seja lá o que estava empurrando este país para a frente, parou. Não sou um dos alarmistas que vai te dizer que vamos estar morando debaixo de pontes nos próximos anos, mas há de se reconhecer que 2015 tem todo o jeito de ser um ano ainda pior que 2014. No meu ramo de trabalho tenho contato com várias empresas, e consigo informações privilegiadas sobre o desempenho delas… 2014 foi um desastre.

O mercado desacelerou, os preços aumentaram, as pessoas estão com medo de gastar. Ano de Copa e Eleição nunca é fácil, verdade, mas 2010 não tinha sido tão ruim assim. Naquela época, as forças externas que agiam sobre o nosso país ainda pintavam um cenário mais otimista. Foi bem menos complicado maquiar as estatísticas nacionais para facilitar a vitória da situação (tanto que a vitória foi bem mais folgada).

Dessa vez o buraco estava mais embaixo. O país está efetivamente em crise, sem crescer há alguns anos. O PIB não aumenta, os juros sobem, já existe o risco de sermos rebaixados pelas entidades que analisam risco de investimento… Num misto de matemática criativa e sangria de recursos públicos, o governo protelou o pior da crise para depois das eleições.

A gasolina vai aumentar para tentar conter a desvalorização da Petrobrás, a energia vai aumentar na esperanças das fornecedoras não quebrarem, os juros já subiram para atrair investimentos… Vem por aí um pacote de ações impopulares (não no bom sentido) para tentar diminuir o impacto da onda de merda que nos espera. As economias mais estáveis estão se recuperando, a China está mais comedida nas suas compras… as características do mercado internacional que facilitaram a vida do Brasil nos últimos anos não estão mais presentes.

O PT sabia de tudo isso e segurou todas as medidas obrigatórias para diminuir os problemas para o último minuto, onde elas já não são tão úteis assim. Fomos vendidos por uma eleição. Não que outros partidos não teriam vendido a mãe em troca do poder, mas o PT o faz indo um pouco além por acreditar ter um propósito maior.

Falemos mal deles o quanto quisermos, os partidos mais alinhados à esquerda são o mais próximo de partidos de verdade que temos por aqui. Há método na loucura. O PT é mais partido que o PSDB, por exemplo. O PT pelo menos pode fingir que põe no rabo da classe média para ajudar os mais pobres, a maioria dos outros estaria sendo apenas incompetente.

Agora, quando o número de miseráveis volta a subir, temos um problema sério de propósito aqui: se nem isso está se prestando a fazer, o que diabos está fazendo no governo? Porque nos tirando da crise com certeza não está. Discuto os métodos populistas do PT para conquistar mais igualdade social, mas até entendia o objetivo por trás deles. Mas se estão falhando até nisso…

A leniência com a corrupção e até mesmo a glorificação dela viram então a cereja num bolo desandado. Nem mesmo a miséria está sendo combatida. Estamos desagradando o mercado, ressuscitando a inflação… e ficando mais desiguais? Tem alguém nesse volante ou vão esperar o carro bater para fazer alguma coisa?

Muita gente ainda confunde a evolução que o país teve ‘organicamente’ logo após a correção dos rumos de uma economia em frangalhos num mundo receptivo para ela com um plano genial de Lula para mudar o país. O PT assumiu o título de salvador da pátria sob a expectativa de deixar esse país mais igual. Não é isso que estamos vendo.

Faz tempo que falamos aqui da armadilha do assistencialismo no longo prazo. Já escrevi um texto sobre o buraco que existe entre o padrão de vida sustentado por bolsa-família e o que permite a estabilização de uma família na classe média. Como o conceito do que é ser pobre acabou atrelado a ausência de alguns bens de consumo que podem ser facilmente subsidiados pelo governo. Assim fica fácil dizer que a classe média aumentou.

O problema passa longe de ser o foco na redução da pobreza. Mesmo que se descobrisse outras áreas das atribuições públicas com um objetivo desses, tudo bem. Todo mundo ganha com pobres menos pobres. O problema é a mania de maquiar a situação seguidas vezes para se contentar apenas com a aparência de combate à desigualdade.

Porque aí temos todos os problemas de um governo mais preocupado em parecer bem do que fazer bem sem nem ao menos ter a parcela mais desamparada da população recebendo a atenção que tanto precisa. Economia em frangalhos e miséria aumentando? Sério que foi isso o que reelegemos?

Para dizer que a Veja mente (mente sim, mas os dados são do próprio governo), para dizer que isso é culpa da elite branca, ou mesmo para reclamar que estamos semanotemáticos: somir@desfavor.com

SALLY

Estamos falando de dados oficiais, e não de achismo ou intriga da oposição. Gente que trabalha para ESTE governo, nomeada por ESTE governo dizendo com todas as letras que a pobreza está aumentando e que esses dados tiveram sua divulgação “adiada” por causa das eleições. Isso é MUITO GRAVE. Muito grave mesmo. Mas aparentemente passou batido pelos olhos desatentos do Brasileiro Médio. Mas não aqui.

Olhos atentos sabem a quantidade de dados mascarados, maquiados e até mesmo deturpados pelo atual (des)governo. Qualquer semelhança com o que está acontecendo na Venezuela ou Argentina não é mera coincidência, a América Lat(r)ina está passando por um retrocesso político lastimável. O grave é que aqui o povo ainda não percebeu, já que Papai é desonesto mas dá uma boa mesada.

Eu poderia passar o texto todo apenas enumerando as mentiras e artimanhas do PT. Desde pesquisas eleitorais com números discrepantes até mentiras descaradas como a promessa de não aumentar a gasolina nem a conta de luz, que não duraram nem um mês. Mas não vou, porque está tudo aí, descarado. Os idiotas fizeram provas contra si mesmos sucessivas vezes.

Por mais que você tente defende-los, há de concordar que ao menos UMA dentre muitas mentiras existiram. Tem vídeo de discurso do Dilmão fazendo uma série de promessas que já estão sendo quebradas. Aliás, tem vídeo até do molusco alcoólatra fazendo promessas que até hoje não foram cumpridas. Ou por acaso você viu algum trem-bala por aqui?

Partindo desta premissa que eu considero incontestável dadas as provas documentais que existem, eu pergunto: porque merdas o Brasileiro Médio continua a acreditar após sucessivas mentiras descaradas? Parece aquela mulher de malandro cujo marido chega bêbado em casa com marca de batom na cueca e jura que não fez nada, a mulher perdoa e na semana seguinte ele está fazendo o mesmo novamente. O que precisa acontecer para este (des)governo perder credibilidade?

Porque o Brasileiro Médio tem esse mecanismo de negação tão forte em relação ao PT? Sinceramente, o mais ignorante dos eleitores tem a consciência de que o PT prometeu e não cumpriu. Porque gente que cobra tanto da manicure, do porteiro ou da empregada cobra tão pouco de quem exerce cargos muito mais importantes e administra seu dinheiro? Não tem como uma pessoa não perceber que os preços estão aumentando!

A derrocada já começou. O país está em processo de escaralhamento aberto e por mais que estatísticas tentem camuflar, nem mesmo as estatísticas oficiais estão conseguindo esboçar um panorama positivo. Vai precisar acontecer exatamente o que para que o Brasileiro Médio perceba que “deu ruim” e que a conta desses 12 anos de bolsa-voto estão cobrando seu preço? Sim, o sonho acabou. Na verdade, o sonho nunca existiu.

Custa tanto assim admitir que estavam errados? Que foram enganados? Custa, né? Porque se tem uma coisa que brasileiro não gosta é de admitir que foi otário. Aqui é todo mundo espertão. Melhor estar fodido e posar de esperto do que admitir que foi burro pra caralho e se corrigir para minimizar os danos. Melhor pensar que essa derrocada que o país começa a enfrentar era inevitável e não fruto de uma grande diarreia coletiva nas urnas.

A negação nunca tem fim. Tem sempre uma desculpa: o FMI, os EUA, a crise europeia, a oposição, a Veja, o Globo, o aquecimento global ou o pessimismo. Escolha qualquer desculpa, não se preocupe com o fator coerência, o Brasileiro Médio vai acreditar. É como eu sempre digo: no Brasil, a culpa é de todo mundo, menos de quem realmente tem culpa.

As mentiras continuam. E nem ao menos são mentiras coerentes. Quando um órgão oficial desmente dados do Governo (spoiler: não é a primeira vez que isso acontece) é porque além de decadente, esse governo é burro e incompetente. Algo similar a você sair para chifrar sua esposa, dizer que dormiu na casa de um amigo, nem ao menos se dar ao trabalho de avisar ao amigo da mentira e ser desmascarado por um reles telefonema da sua esposa para o amigo. Vergonha define.

A necessidade de mentir somada à certeza da impunidade chegou a um ponto onde a Presidenta não se acanha em dizer coisas que irá contradizer poucos dias depois. Quando Marina Silva fez isso, perdeu as eleições. Quando alguma pessoa do convívio do BM faz isso todo mundo mete o malho. Vai o vizinho, o chefe, o empregado ou o prestador de serviços fazer uma coisa dessas! Vira motivo para barraco!

Se um Brasileiro Médio vai a um salão, pergunta quanto é o corte, senta, corta o cabelo e na hora de pagar a conta lhe cobram um valor 20% mais caro, observa o barraco que se arma. Não pode, porque brasileiro é muito esperto, não vai admitir que façam isso com ele jamais! Vai em um supermercado, pede um quilo de carne e constata que só te meio quilo para você ver o tamanho do show que acontece. No plano do concreto, essa atitude do PT geraria barraco, porrada e muita reclamação.

Mas, outra triste verdade, no Brasil tudo é importante, menos aquilo que é realmente importante. O tempo, energia e atenção do Brasileiro Médio é gasto falando mal de subcelebridade, controlando a vida do ex e tentando passar a perna no colega de trabalho.

Daí ninguém entende porque o país está tão cagado: porque consciente ou inconscientemente essa cambada de filhos da puta espertinhos acabam colocando no poder gente como eles e não se chocam com seus atos, porque, em menor escala, fazem o mesmo. Na essência, o Brasileiro Médio é igual ao PT. O PT é uma coletividade de BMs no poder. Triste.

Taí o resultado da grande diarreia eleitoral de outubro. E olha, demorou menos tempo para aparecer do que eu esperava. Achei que só em janeiro ou no meio do ano que vem a coisa começasse a desandar, mas pelo visto estávamos na beira do precipício e apenas demos um passinho para frente.

Alarmismo? Pessimismo? Boicote? Não, mera constatação. Pior: mera constatação construída com dados oficiais do PT. Valeu, pessoal. Obrigada por mais essa. No aguardo da censura de imprensa para fechar de vez o caixão do Brasil.

Para sentir inveja das crianças escravas da Ásia porque ao menos elas tem um trabalho, para sentir inveja dos argentinos porque ao menos eles estão putos ou ainda para sentir inveja da Venezuela porque ao menos o Lula deles morreu: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Desfavores relacionados:

Etiquetas: , ,

Comments (25)

  • Minha (irrelevante) opinião sobre o problema: brasileiro não enxerga político como empregado, mas como patrão. Isso, combinado ao já conhecido complexo de vira-latas, gera o resultado monstruoso que vemos.
    Exemplo: todos concordam que o brasileiro, em geral, faz escândalo ao ser passado para trás pela manicure, pelo açougueiro, pela empregada e, nesses casos, cobra o que lhe é devido com unhas e dentes. O mesmo, no entanto, não acontece quando é o chefe que promete um aumento para o mês seguinte e não o concede de fato, ou quando alguém em uma repartição pública pede propina para fazer aquilo que não passa de sua obrigação.
    Ou seja: o brasileiro é muito “macho” na hora de bater pra baixo, mas na hora de bater pra cima… ninguém ousa cobrar nada de alguém visto como tendo mais poder, como estando numa posição superior. E, pra piorar isso tudo, quase ninguém entende o conceito de democracia. Na verdade, a grande maioria vive sob um regime de “monarquia eleita”, onde os governantes têm poderes absolutos, sendo os donos do povo, e não seus representantes.
    Tudo isso corroborado pelo próprio povo.

  • Pior é ver Brasileiro Médio ir na banca comprar sua revista de fofoca, ver esta merda estampada na capa da Veja, Época ou Isto é, olhar pro jornaleiro e dizer “se fosse outro partido, outra pessoa na presidência, ia continuar na merda”.
    Ou pior…”isso que dá votar em mulher”.

  • Meu comentário é só pra dizer que o pior de tudo é ver esse pessoal chafurdando na merda e rindo de tudo, se alegrando em ser um “povo alegre”.
    Vão se foderem!

  • Porque toda essa negacao do BM quando se trata de PT?

    Resposta: porque estao cegos pelas bolsas isto e aquiloutro. Seria triste se nao fosse obvio.

  • E falando em país piorando, hj eu vi uma notícia a respeito de uma família que está indo embora do Brasil e, segundo a notícia, estava insatisfeita com o resultado das eleições. Não preciso nem falar a respeito da caralhada de BM hostilizando e até xingando essa família, dizendo coisas como “já vão tarde” ou outras ironias lindíssimas como “vai com Deus” e outras maravilhas de um povo humilde, que não tem inveja de ninguém nem despeito por ninguém, hahahaha

    BM é um ser incorrigível, só aprende quando o pior acontece!

  • Exatamente, Sally e Somir! Tudo maquiado e mascarado,mum pacote de mentiras feito sob medida pra BMs tão cretinos e metidos a “espertos” tal qual os próprios políticos que elegem! O pior é que quando a merda vem, fede pra todo mundo, não apenas para os que cagaram nas urnas!

    Absurdo o que estamos vendo, e vai piorar!

  • Não adianta distribuir benesses sociais a rodo pra conseguir votos se a economia é relegada a merda.

    Vamos aprender isso da pior forma…

    • BM não aprende. BM é um cachorro bípede que mija fora do jornal, apanha, tem seu focinho esfregado no mijo e mija fora do jornal novamente porque não consegue compreender a correlação entre a bronca e o ato.

  • E quando eu falava isso no Facebook, eu era a reaça pessimista que não sabia nada de política e era manipulada pela “imprensa golpista”. A onda de merda podia vir pelo menos só pra quem votou nessa galera, mas a pica vai entrar pra todo mundo por igual.
    Desemprego e censura (ou pelo menos, olhares atravessados e comentários raivosos pra certos posicionamentos) pra mim já são realidade. Redes sociais a fora, se eu dou um ai contra o PT, aparecem uns mil pra encher o saco e desde o fim do ano passado só levo ‘não’ e porta na cara quando vou procurar emprego. Pelo menos minha dignidade eu ainda tenho: não votei em mentirosos cínicos. Já é alguma coisa.

    • “A onda de merda podia vir pelo menos só pra quem votou nessa galera, mas a pica vai entrar pra todo mundo por igual.” Concordo, Michele. E eu sei como você se sente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: