Poço fundo.

+Apesar de não ter divulgado as baixas contábeis referentes às denúncias de corrupção investigadas pela Operação Lava-Jato, a Petrobras identificou o equivalente a R$ 88,6 bilhões em ativos superavaliados — ou seja, com valores registrados na contabilidade da empresa mais altos do que deveriam.

Aparentemente isso não era importante o suficiente para ser divulgado oficialmente. Só 88 bilhões. Só o desfavor da semana.

SOMIR

Se as ações da Petrobrás caírem mais, vão acabar elas mesmas no pré-sal. Mas para o governo, isso pode ser transformado numa coisa boa: Dilma discursou logo após o catastrófico balanço da Petrobrás lembrando ao povo que pelo menos estão caçando os corruptos! Bom, pelo menos os que não tiver como esconder.

O alento de estar fazendo a obrigação não é o suficiente. A Petrobrás é (era?) uma das maiores empresas do mundo, mas de empresa tem muito pouco. A essa altura do campeonato, uma empresa séria estaria em modo ‘faca nos dentes’, demitindo geral, travando todos os gastos e contratando auditorias e assessorias para estancar o sangramento, com muita urgência. Afinal, uma empresa séria sabe que dinheiro não é um bem renovável e sem lucrar de acordo com suas possibilidades, a tendência é quebrar.

Diferentemente de uma empresa séria, a Petrobrás goza de uma fonte inesgotável: o seu, o meu, o nosso bolso. Pelo menos é nisso que se acredita no Brasil, que dinheiro público não é de ninguém e está lá para o primeiro que conseguir pegar. Um ‘errinho’ de 88 bilhões botaria na rua toda a cúpula de qualquer empresa desse mundo. Mas não numa baseada em recursos infinitos: aí é só um contratempo.

Afinal, o dinheiro nem era de ninguém. Os acionistas não apitam nada, a empresa estatal é joguete político do grupo atualmente no poder e essa ‘pressão social’ por lucros não pode entrar no caminho da tão falada governabilidade. Quem arrecada 1.2 TRIlhões de reais no ano e ainda entrega as contas no negativo com certeza não é parâmetro para uso consciente de verbas públicas.

O que se descobre dia após dia sobre as trapalhadas e falcatruas na Petrobrás só reforça como o país não é sério. Não é como se estivessem tentando fazer um negócio prosperar e enfrentando adversidades pontuais, o mercado reage da forma como reage porque enxerga claramente que a Petrobrás está aí para vazar dinheiro mesmo. Por mais competentes que sejam os técnicos envolvidos no trabalho diário da empresa, pouco podem fazer quando ‘amigos’ de quem manda no país instalam-se em seus ambientes e começam a sugar recursos.

Não é para isso mesmo que a empresa serve? O problema da Petrobrás vai além de má administração e corrupção, é a ‘missão’ da empresa que causa esses disparates. Em tese é a seguinte: “Atuar na indústria de petróleo e gás de forma ética, segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos adequados às necessidades dos clientes e e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.” Na prática, a Petrobrás é uma oportunidade, um veio exposto de dinheiro feito para ser explorado porque tem poder e conexões. Quem ganha a eleição, mama nessa teta. Quem não ganhou, fica esperando pela sua vez. E essa ideia está tão arraigada na mente do brasileiro que não é exatamente uma surpresa descobrirem bilhões desviados através dela.

O governo bota panos quentes, os cães ladram, mas a empresa não começa a agir como se seu negócio fosse outro. Se não fosse até esperado que se encontrassem inconsistências dessa magnitude nos ativos da empresa, cabeças rolariam. Em mercados tão grandes e complicados como os que a Petrobrás atua, nem mesmo o gigantismo de suas operações é garantia de estabilidade: é muito possível quebrar a empresa se ela não tiver mais poder de investimento. Ser grande assim custa caro, custa muito caro.

Mas, em empresa que o dono não fiscaliza, as coisas tendem a ir mal mesmo. A Petrobrás é um patrimônio dos brasileiros, e os brasileiros escolhem lobos para cuidar de suas ovelhas. Como o dono da empresa observa deitado eternamente em berço esplêndido, fica muito fácil corroê-la e depois tentar achar o ‘lado positivo’ sem grandes repercussões.

Nem mesmo os investidores nacionais – que enfiaram dinheiro de seu fundo de garantia e economias nessa barca furada – estão cobrando um gestão minimamente mais profissional. As notícias desanimadoras vão se empilhando diariamente, todos problemas contornáveis com uma administração honesta e eficiente, e mesmo assim… publica o balanço maquiando os problemas para não criar uma opinião negativa sobre o governo petista.

Todo o mercado sabe que estão fazendo merda, mas insistem em fingir que está tudo sob controle. As ações que o digam. Se a Petrobrás fosse uma empresa séria, seria a hora de exigir a correção dos rumos. Mas a Petrobrás é uma empresa com recursos infinitos feita para financiar candidaturas e favorecer pessoas ‘úteis’ para o governo. Quem se importa com as ações? Para o povo do “foi mal, erramos em 88 bilhões”, azar de quem viu na empresa algo a mais do que ela realmente é.

Enquanto o dinheiro continuar jorrando, está tudo bem. Se algum otário futuro quiser levar a empresa a sério, que leve na vez dele; os espertos vão continuar superfaturando e desviando enquanto for possível. A Petrobrás funciona perfeitamente se você entender sua verdadeira missão empresarial. Se você acha que ela atua no mercado de petróleo e combustíveis em geral, caiu no conto deles. Inclusive os pobres coitados que trabalham lá e se matam para fazer as coisas funcionarem.

Tanto que já estão admitindo incapacidade de cuidar da exploração do pré-sal como operadores. Eventualmente empresas da área de verdade vão assumir essa responsabilidade. Evidente: ou a empresa faz uma coisa, ou faz outra. E qual vocês acham que vai ser a missão que vão querer manter?

Para dizer que o pessimismo ganhou, para dizer que errar em 88 bilhões é humano, ou mesmo para dizer que está esperando a sua vez de mamar: somir@desfavor.com

SALLY

88 BILHÕES que sumiram não se sabe como. Sabe-se que não estão lá, e isso ninguém nem discute, mas não se sabe ao certo como desapareceram. Um valor exorbitante como esse não é retirado de lugar nenhum sem que o topo da pirâmide de poder saiba e consinta.

Não necessariamente esse valor representa a totalidade de dinheiro desviado. Esse valor representa algo que se pensava estar lá mas na verdade não estava. No meio desse rombo pode ter uma refinaria que teve seu valor inflado e depois, quando calcularam seu valor real, perceberam que não era tudo isso.

O que para muitos é atenuante, para mim é agravante. Só mostra a incompetência de nem saber precisar de quanto é seu patrimônio, ou pior, a eterna maquiagem nos números adotada quase que como praxe por todos os governos de republiquetas latinas como Brasil e Argentina. Na hora de fazer campanha, mostram resultados lindos, mas na prática, é tudo falso.

O fato é que tem essa diferença de 88 bilhões no que se pensava que a Petrobrás valia. Ela vale 88 bilhões a menos que o estimado. Pode ser que este rombo não seja, em sua totalidade, fruto de desvio de verbas, mas vamos combinar que as chances de que boa parte dele o sejam são enormes. Independente dos motivos que geraram essa diferença de 88 bilhões, eu me reservo o direito de ficar afrontada.

Mesmo que não houvesse um centavo sequer faltando fruto de corrupção. Mesmo que fosse pura incompetência e erro de cálculos… quem quer ser gerido por pessoas incompetentes que erram os cálculos em 88 bilhões? Mesmo que os cabeças não soubessem de nada, mesmo que tenham roubado dinheiro nas costas da Dilma, ela foi relapsa e desatenta, características que não se esperam de um bom líder.

Quantos rombos como esse não há nos mais diversos setores públicos? Nos “vendem”uma administração de sucesso, números que indicam progresso, mas no final das contas a verdade é deficitária. Erros crassos de valores como esse deveriam minar a confiança em qualquer governo. Deveriam, mas não aqui.

Aqui as pessoas saem às ruas por vinte centavos e parecem aceitar pacificamente que 88 bilhões sumiram de forma não explicada. Não tem para onde correr, não importa a explicação que se dê para o desaparecimento de 88 bilhões, nada será satisfatório. É um numero indecente, astronômico, em um contexto de investigações de escândalos de corrupção que o antecedem.

Esse dinheiro não vai aparecer. Não vai voltar aos cofres públicos. Essas pessoas não serão punidas, seja por desvio de dinheiro, seja por má administração. Muito pelo contrário, estão todos ofendidos e indignados. Cerveró acionou seus advogados para processar quem ouse fazer uma máscara sua para o carnaval e, adivinha só, fez recuar sua fabricação. É o poste mijando no cachorro.

Fora o fato de que essa gente desvia fortunas e mesmo assim continuam todos feios e tortos. Graça Foster e Cerveró poderiam melhorar suas caras. Mas isso é um capricho meu, não vem ao caso.

Nada será feito mais uma vez. Enquanto esse tipo de coisa acontece, brasileiro clama por redução da maioridade penal ou pela criminalização de condutas que impactam muito menos a sociedade do que o desaparecimento de 88 bilhões dos cofres públicos. Prioridades estranhas e distorcidas sempre foram especialidade da casa.

Dilma faz discurso na mesma linha de raciocínio de sempre: um fato isolado somado à conspiração de terceiros. A culpa é sempre dos outros. No Brasil a culpa é sempre de todo mundo, menos de quem realmente tem culpa. Erros da administração do PT são contestados cuspindo erros da administração do PSDB. Jack O Estripador matou e nunca foi preso, então isso nos autoriza a matar também?

Graça Foster diz que a metodologia usada para calcular os 88 bilhões não foi adequada. Eu pergunto: porque atrasaram em dois meses a entrega desse balanço do terceiro trimestre de 2014? Além disso, não teve apenas dinheiro desaparecido, teve também uma queda de produtividade de 38% em relação ao ano anterior, uma enormidade.

Curioso que a justificativa usada para adiar por diversas vezes a divulgação desse balanço foi a necessidade de fazer ajustes referentes às perdas decorrentes das denúncias de corrupção, mas quando ele finalmente saiu, essas perdas não foram incluídas. Adiou um jantar para visitar a avó e a avó nunca foi visitada. Fica difícil lidar com esse grau de canalhice burra. Sinto muita vergonha por ela.

Eu não sei onde estão os acionistas da Petrobrás, que ainda não estão invadindo a casa dessas pessoas com tochas na mão. Só sei que fico para morrer cada vez que vejo um depoimento de um peixe grande dizendo PETOBRÁS. O mínimo que se espera é que saiba pronunciar o nome da empresa em que trabalha. Mas não, é pedir demais.

Eu arrisco dizer que esse valor de 88 bilhões, como todos os outros, também está maquiado. Tanta demora, tanta desculpa esfarrapada… sei não, ninguém me tira da cabeça que o rombo é ainda maior. Nunca saberemos, tanto a Polícia Federal como o STF guardam obediência ao PT.

Enquanto isso o povo discute BBB, bunda de atriz e tira selfie. A impalpabilidade desses 88 bilhões fazem com que não se desperte uma indignação contundente. Em cabecinhas simplórias, imediatistas e concretistas algo que não pode ser mensurado não gera indignação. As pessoas só se indignam com aquilo que as afeta direta e imediatamente. Uma pena.

Para sentir o desânimo no meu texto, para me explicar porque Cerveró tem um dos olhos no meio da bochecha ou ainda para fazer discurso panfletário: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (21)

  • O rombo é de oitenta e oito bilhoes apenas?
    Hum…Tambem acho que o buraco é mais em cima.

    E este valor é maior que vinte centavos…Vamos demitir a PTrobarás!

  • “Fora o fato de que essa gente desvia fortunas e mesmo assim continuam todos feios e tortos. Graça Foster e Cerveró poderiam melhorar suas caras. Mas isso é um capricho meu, não vem ao caso. ” – e meu também. Os 2 já podem fazer filme de terror, economiza na maquiagem. Já vi dizerem que o caso dele deve ser algum tumor irremovível. Parece aquelas pinturas, uma coisa meio Picasso, ou pai da juliana paes.
    Fico imaginando o que a Sally diria se visse todo mundo que lê o blog.

    Tem um desfavor lá na notícia também, no primeiro parágrafo eles falam em R$ 88,6 bilhões e no segundo em US$ 88,6 bilhões. Vai que o valor certo é o segundo e estavam maquiando outra vez…

    • Se for irremovível, sai na rua com um lençol na cabeça, estilo Homem Elefante, que eu não sou obrigada a ver esse olho no meio da bochecha…

  • Eu até ia comentar, mas estou mais abismado como em um tempo em que bunda e pornografia é tão fácil de conseguir e ver, ainda se faça furdúncio por causa da bunda de uma atriz global…

    “Petrobras?! Quem está acabando com ela é a mídia e investidores estrangeiros. Força #dilma#coraçãovalente” – Mais uma frase que vejo por aí…

        • Danilo Gentili é tão merda, mas tão merda que o humor dele é mais caído que o olho esquerdo do Cerveró.

          Mandar a Dilma se fuder é fácil. Pagar de humorista “politicamente incorreto” com agressões gratuitas também é, mas convenhamos que o merdinha não passa de um joguete dentro do jogo de bravatas políticas e claro… O valor de mercado dele está justo na sua pose de “revoltadinho de boutique”.

          Mais fraude que ele, só os “Revoltados OnLine”.

          • Também acho. Revoltados online e Danilo só criticam o governo porque são uns coxinhas ingratos.

            O Brasil nunca antes na história deste país esteve tão bem, só não enxerga quem não quer.

            Um sonho: que toda informação e opinião venha somente de grupos ligados e regulados pelo governo. E que haja uma hegemonia de pensamento com todos lutando contra qualquer coisa que não seja o PT nos conduzindo a salvação!

            Ps.: Hoje li a Dilma se comparando a Janio Quadros, em que ´forças ocultas’ estariam tentando derrubar o governo do povo.

            Acho que ela também começou a beber essa cachaça… ;)

    • O que se fez nesse caso, como em tantos outros, foi um sofisticado esquema “Pump and Dump” em comparação com o qual Enron e WorldComm foram quase amadoras. Qualquer semelhança com a parada do Lobo de Wall Street NÃO é mera coincidência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: