Já foi tarde.

+O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou nesta quinta-feira (7) à presidência da Câmara. (…) Eduardo Cunha estava afastado da presidência desde 5 de maio por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que também suspendeu o seu mandato parlamentar por tempo indeterminado.

Não se enganem, gostamos dessa notícia. Mas o desfavor da semana é quanta gente achou que isso nunca ia acontecer.

SALLY

“Se a Dilma sofrer um impeachment, vão esquecer do Cunha e ele vai sair ileso”. “Se a Dilma sofrer um impeachment, nada vai acontecer com o Aécio, que também roubou”. “Se a Dilma sofrer um impeachment a direita vai se estabelecer no poder e ficar mais 50 anos”, “Se a Dilma sofrer um Impeachment, a operação Lava Jato acaba, pois o único objetivo é detonar o PT”. A cada ato de corrupção petista punido, vinham os faniquiteiros de plantão perguntar “E o Cunha? E o Cunha?”, como papagaios tupiniquins. Assim como eu, você certamente deve ter ouvido estas frases. Felizmente, em questão de semanas, elas estão sendo desmentidas, uma a uma não por mim nem por você, mas pela realidade.

Quem é leitor antigo sabe da minha teoria, sobre a qual venho falando desde o ano passado: o PT funciona maravilhosamente como oposição e, por terem se tornado raivosos, seriam um maravilhoso freio de contenção se fossem extirpados do poder. Caindo Dilma, haveria vingança e vazariam muitos podres do outro lado, que por sua vez, para responder, vazaria ainda mais podres do PT, promovendo um festival de lavagem de roupa suja. O PT não deixaria Temer governar em paz, seria um fiscal desonesto e baixo nível constantemente fungando em seu pescoço.

Infelizmente, a opinião vigente (e, portanto, a única considerada correta) nunca foi essa. Ao expressar esta opinião tudo que recebi foram risos e deboche. Como costuma acontecer com pessoas limitadas, se mostraram superiores e professorais: “Você não entende, deixa eu te explicar a verdade…” ou “Como você é inocente, coitadinha…”. Na atual sociedade brasileira, quando se convenciona que uma crença é uma verdade, quem ousa enfrenta-la é alvo ou de agressão ou de chacota. Não há mais espaço para reflexão ou troca de ideias, quem destoa do mainstream é quase que uma ameaça e deve ser silenciado, seja pelo constrangimento, seja pela agressão. Não há espaço para que quem diverge de você esteja certo, ainda que parcialmente, e para que parte de seus argumentos sejam incorporados aos seus.

Pois bem… Esta semana, Eduardo Cunha, um dos maiores corruptos e psicopatas que a política brasileira já viu, que até bem pouco tempo detinha um poder inacreditável, renunciou a seu cargo de Presidente da Câmara dos Deputados. O mesmo que por sucessivas vezes negou com força que um dia poderia renunciar, dizendo até que preferia a morte a uma renúncia. Se você procurar no Google “Eduardo Cunha nega renuncia” verá a quantidade de resultados expressiva. Um dos homens mais poderosos politicamente no Brasil foi obrigado a renunciar a um cargo de forma desmoralizante, com todas as consequências jurídicas que isso implica para os processos que tem contra si.

Cunha e sua mulher, aquela moça com olhar estilo Simpsons, estão sendo investigados e podem ser presos. Isso está acontecendo porque o Brasil é um país justo que pune corruptos ou porque Dilmão e sua quadrilha estão putos da vida com sede de vingança? Pois é. São duas facções criminosas em pé de guerra, uma delatando a outra, uma destruindo a outra. Sinceramente? Contanto que sejam presos, punidos e afastados da vida pública, eu acho bom, ainda que não seja pelos motivos certos.

Aécio, coitado, está tão na merda que não se elege nem para síndico de prédio. Temer está fodido e mal pago, com um índice de rejeição enorme e sendo pressionado por todos os lados sem conseguir governar direito. Parece que a fantasia de que a direita assumiria o poder de forma voraz e colocaria o Brasil no bolso está bem longe de se realizar, não é mesmo? Os tempos mudaram e parece que vai demorar bastante para o brasileiro entender esta nova dinâmica. Ministros de Temer sendo investigados provam que ele não tem foça nem para soltar um peido.

A Operação Lava Jato, que muitos acreditavam ser única e exclusivamente para acabar com Dilma, continua muito bem, obrigada. Investigando esquerda, direita, minha mãe, sua mãe. Não sei por qual motivação, nem tenho subsídios para afirmar nada, por isso, me atenho aos fatos: não acabou após a saída de Dilma, conforme se previa.

Mas, o fato de tudo isso se concretizar não é desfavor, muito pelo contrário, está lindo de ver a fodeção coletiva, as delações, as facções criminosas jogando merda uma nas outras. Acabou o amor, e o povo brasileiro ganharia muito com isso se tivesse a capacidade de aproveitar o momento para ouvir as verdades que ambos os lados estão dispostos a dizer. E é aí que entra o grande desfavor da semana.

Os trombeteiros do apocalipse que fizeram todas as previsões catastróficas se “o golpe” de fato acontecesse e Dilma fosse afastada não admitem que erraram. Eles simplesmente não conseguem, mesmo com as evidências escancaradas diante de seus olhos. Distorcem argumentos, criam teorias da conspiração e continuam menosprezando quem apresente um argumento contrário à sua certeza imutável.

Funciona assim: se a pessoa não é punida, é porque depois do afastamento de Dilma vai imperar a impunidade e a direita vai fazer o que quer com o país. E, se a pessoa for punida, é na verdade um grande acordo para se safar, arquitetado com a Rede Globo, o FMI, a CIA, os EUA, a direita, o capitalismo, os coxinhas e Temer. Ou seja, criaram um argumento falacioso onde, não importa o que aconteça, eles sempre continuam certos. E pior: te tratam como se você fosse uma pessoa idiota e inocente, afinal, só eles são os espertões que sabem a verdade.

Essa total incapacidade de fazer uma autorreflexão e dizer “Poxa, errei! Vejo diante dos meus olhos fatos que desmentem tudo que eu pensava” é o grande desfavor da semana. Quem acha que Cunha de alguma forma queria renunciar ou é muito mal informado, ou é caso de hospício. A verdade, que vai de encontro às previsões catastróficas do que aconteceria com o país após a saída da maravilhosa Mãe Dilma, está diante de seus olhos, mas eles não aceitam que se equivocaram nem por um caralho cravejado de brilhantes.

Assim fica difícil aprender, evoluir, melhorar. Pessoas agarradas às suas certezas políticas que não as deixam ir nem mesmo diante das mais contundentes evidências contrárias marcam o início do fim do Brasil como país que poderia evoluir e um dia se tornar uma potência. Estamos em processo de involução, graças a uma cegueira coletiva de pessoas que tem complexo de vira-lata demais para admitir que erraram.

Não, não é possível! É um complô da Globo, é o Temer agindo como agente infiltrado da CIA, é a loucura que for para explicar os fatos, tudo menos a ideia de que eles se enganaram. Imagina, que absurdo, o maravilhoso, fuderoso, fodástico brasileiro estar errado! Jamais! Eu que não entendo nada, não consigo ver “a verdade”. Haja saco para viver neste país com este povo de merda, viu?

“E o Cunha? E o Cunha? E o Cunha?”. Taí o Cunha, passando por uma humilhação do caralho, tendo que renunciar, vendo sua esposa exposta, sacaneada, tendo sua vida pessoal devassada, respondendo a vários processos, tendo seu nome jogado na lama, vendo quem antes o defendia lhe virar as costas. TAÍ O CUNHA, se fodendo diante dos seus olhos, cambada de histéricos, cegos e burros que assolam este país.

Minha última esperança era a máxima “contra fatos não há argumentos”. Cheguei a acreditar que quando fatos concretos desmentissem essas certezas inabaláveis poderia ocorrer algum tipo de reflexão. Mas não. Brasil é um país onde contra argumentos, não há fatos. Parabéns aos envolvidos!

Para tentar argumentar com teorias da conspiração, para soltar frases condescendentes como se só você soubesse “a verdade” ou ainda para jogar este texto em uma página petista e me dar trabalho: sally@desfavor.com

SOMIR

SOMIR

Eu demorei um pouco pra entender porque a Sally sugeriu esse tema. Finalmente o Cunha ficou encurralado o suficiente pra ser obrigado a renunciar… a posição dele era terrível faz muito tempo, mas ainda havia uma empáfia de não largar o osso, de continuar o processo de resistência suja que ele vinha fazendo há tanto tempo. Já estava parecendo exibicionismo mesmo: “olha como eu consigo manobrar o sistema!”.

Bom, o sistema foi manobrado até seu limite. Porque tem um limite… e é aí que eu começo a entender os motivos deste tema. Cunha usou e abusou da sua habilidade em negociações e tecnicalidades para se manter vivo como político, e pelo visto, para a maioria das pessoas isso é muito mais natural do que deveria ser. É como se na crença popular, a diferença entre Cunha e Dilma é que a presidente afastada era ruim no jogo. Que o Brasil está tão irremediavelmente cagado que só temos chance de ver algo bom acontecendo no cenário político se tivermos sorte de algum corrupto cometer muitos erros.

Ok, vivemos num país bem complicado, tentar fazer as coisas de forma correta, seguindo leis e sendo ético principalmente nas mais altas esferas de poder parece não só raro de se encontrar como tecnicamente impossível de realizar. Entendo isso. Ninguém se elege sem fazer alguma coisa errada, e mesmo pessoas idôneas e corretas acabam se valendo disso indiretamente. Se ela não apronta na eleição, alguém do partido o faz e repassa o dinheiro de forma “limpa”.

Como diria o Capitão Nascimento, o sistema é foda mesmo. Mas tem uma diferença essencial entre acreditar que temos problemas e acreditar que não temos solução por causa deles. É aceitar previamente que o que farão de errado com a gente está justificado pelo funcionamento do país. E isso não pode acontecer. Esse é o tipo de “desistência de funcionamento” que Sally passou várias semanas apontando nos links da Semana Desfavor. Apontando como quem dizia que depois de Dilma ninguém mais seria punido estava ignorando os fatos.

Hoje ela pode mandar um “não disse?” bem mandado pra toda essa gente, e eu, que estava bem mais em cima do muro, posso analisar essa mentalidade derrotista sobre a justiça para o brasileiro. Porque se não afirmava categoricamente que tudo viraria pizza depois do impeachment, também tinha minhas dúvidas se não conseguiriam se reorganizar pra conter a ofensiva de Curitiba. Pois bem, pode até ser cedo pra cantar vitória, mas não podemos negar que a coisa ficou ainda mais cabeluda para os corruptos nesses últimos tempos.

Em outros estados, investigações correm em paralelo, colocando um monte de gente na cadeia e desvendando ainda mais sujeira. Esse tipo de trabalho não depende da crença popular pra seguir em frente, mas é muito importante que não nos entreguemos à tentação de chamar tudo de fogo de palha. Num país tão corrupto e bagunçado como o Brasil, dá pra passar décadas correndo atrás de gente que desviou verba pública antes de ficar difícil achar. Quem combate corrupção por estas bandas está pescando num pesqueiro! Cada prisão gera uma nova delação, cada delação apresenta um novo esquema. É assustador como não está parando.

Não só a mentalidade errada do brasileiro de achar que o bandido sempre escapa no final pode diminuir a empolgação dos responsáveis pela investigação no longo prazo, como ainda reforça a mentalidade que forma os corruptos. Presunção de impunidade é talvez o maior reforço para o comportamento corrupto, a maioria das pessoas não gosta de assumir riscos, e até mesmo aqueles que mais desviaram poderiam ter mudado de ideia sabendo que eventualmente seriam presos e perderiam o dinheiro acumulado.

A mesma cabecinha que crava que Cunha daria um jeito de escapar mesmo com todo mundo no seu encalço é a que olha para uma oportunidade de propina e considera que o risco vale a pena. Não estou fazendo uma afirmação sobre caráter, essa pessoa até pode decidir não fazer por ética, mas quem acredita que vai sair ileso tem sempre um motivo a mais para fazer merda. E não, não dá pra estender a lógica para crimes violentos, antes que lembrem disso: desviar dinheiro público é um crime bem específico tanto na mentalidade necessária para fazer quanto na posição que precisa se estar para ter a possibilidade. Nesses casos, a certeza da punição acaba com a incidência do crime. Não existe “corrupção passional”…

A certeza da impunidade é uma profecia de si mesma. Quanto mais acredita-se nisso, mais é provável que isso aconteça. Quem rouba acha que não vão ver, quem fiscaliza acha que não faz diferença procurar, quem é roubado acaba até achando que mereceu ser roubado. É a analogia do chão sujo e do chão limpo. Quando você vê um chão imundo, é muito mais fácil jogar um papel nele, mas quando está limpo e brilhante, o esforço aumenta consideravelmente.

Sim, Cunha pagaria pelas merdas que fez. Talvez não uma década atrás, mas hoje em dia o sistema não funciona mais tão perfeitamente pra ele. É bom perceber que alguma coisa está mudando pra melhor, e é melhor ainda acreditar que isso pode ser mantido e melhorado, inclusive. Tem gente limpando esse chão, você pode acreditar que é impossível conseguir, ou você pode catar um papel que está próximo.

Só uma das atitudes termina com um chão limpo.

Para dizer que otimismo é doença no Brasil, para dizer que o crime ainda compensa, ou mesmo para dizer que agora só faltam 512: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (8)

  • Concordo com tudo. Os esquerdopatas sempre tem uma explicação para cada argumento que você tenha (estes baseados no que está acontecendo), e por nada nesse mundo eles param pra pensar, nem sequer um minuto, nos fatos que estão aí. É aquela história, você está mal informado , sua fonte é parcial (como assim acreditar na veja?!), é burro, etc. Essas pessoas são tão cheias da certeza absoluta que vencem no grito e não no argumento.
    Eu desisti, quando alguém me pergunta sobre isso mudo de assunto ou falo que não estou acompanhando o cenário político, pra não cansar minha modesta beleza e paciência.

    • Tem coisas que independem de fontes. Cunha RENUNCIOU, isso é um fato. Por mais que esconda algum estratagema, é óbvio que ele não queria ter chegado a esse ponto, ele também está se fodendo. Não dá para dialogar com viciados, infelizmente.

  • Quem é leitor antigo sabe da minha teoria (…)

    Sim, e acompanhando tudo observando essa ótica; apesar de que ainda “ficava em cima do muro”…

    Eu demorei um pouco pra entender porque a Sally sugeriu esse tema. Finalmente o Cunha ficou encurralado o suficiente pra ser obrigado a renunciar…

    Mas ela já estava praticando bastante em meio a Semanas Desfavor…

    E sim, finalmente !!!

  • Eu desisti de tentar debater com o brasileiro médio esquerdolóide. E eles são sempre a maioria. Na merda de sociedade atual, pra manter a paz social e até mesmo coisas maiores como chances de emprego, a gente é obrigado a se disfarçar de esquerdista ou calar nossa opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: