Skip to main content

Colunas

Arquivos

Animaizinhos…

Animaizinhos…

| Desfavor | | 37 comentários em Animaizinhos…

Sally e Somir concordam que tanto animais quanto crianças podem ser bem chatos sem os cuidados de seus donos. Mas na hora de classificar qual bicho é mais irritante, não há mais acordo. Os impopulares demonstram que sabem se comportar.

Tema de hoje: o que incomoda mais, animais mal educados ou crianças mal educadas?

SOMIR

Ambos tem QIs baixos e se soltos pode cagar em qualquer lugar, mas ainda me emputece mais o animal não humano demonstrando que ninguém ainda o ensinou a viver em sociedade. Porque essa é a porra da condição para trazer o bicho para dentro da sociedade! Crianças fazem parte do processo de reprodução humana, e não podem ficar isoladas da sociedade que temos, por bem ou por mal.

Cachorros e gatos são descendentes de animais cujos instintos não batem em nada com a estrutura que escolhemos para nos organizar. Por simpatia e por utilidade, pessoas começaram a trazê-los para nosso convívio, e muitas gerações depois, temos centenas de espécies deformadas e geneticamente inviáveis na natureza para apertarmos e chamarmos de nossos. Bacana, mas aqui não é o lugar deles, eles foram enfiados dentro das nossas cidades e fizeram um belo trabalho de adaptação.

E um dos meus primeiros pontos aqui é justamente esse: a não ser que você seja cego e precise de um cão-guia, na imensa maioria das vezes animais de estimação são totalmente supérfluos para a vida humana. Crianças são “pedágios” para a continuação da espécie, e não fossem nossos pais aceitando pagar esse preço, não estaríamos aqui reclamando do que já fomos. Assim como nos aguentaram em nossos momentos mais chatos da infância, há de se entender que um pouco de leniência com a babaquice infantil humana faz parte do jogo da vida. Num mundo ideal, crianças seriam tão educadas quanto poderiam se criadas por adultos educados, mas, como esses adultos educados não são muito abundantes, vemos mesmo uma horda de fedelhos berrando por aí.

Mas, ei… os adultos também são assim. Esqueceu que está no Brasil? Se eu descrever alguém que faz muito barulho, é irresponsável, pensa só no curto prazo e chora quando as coisas dão errado ao invés de tentar resolver… estou falando de um brasileiro adulto ou de uma criança? Gente chata vem em todos os tamanhos por essas bandas. Não é uma coisa bacana, mas quem quer viver em sociedade com outros humanos tem que aceitar isso, nem que temporariamente: tem muita gente babaca nesse mundo, mas só temos uma sociedade pela força dos números.

Agora, animais? Eu não dependo de nenhum cachorro ou gato para ter uma sociedade, essas coisas são objetos decorativos ou sentimentais de quem escolheu mantê-los entre nós. Quando você é pentelhado por uma criança chata, está implícito no nosso pacto social que basicamente qualquer um pode ter filhos e ser chato não é crime. Agora, quando um animal começa a fazer muito barulho, bagunça ou mesmo ameaçar a integridade física de terceiros, não consigo deixar de pensar que ninguém assinou, explicita ou implícitamente, nenhum acordo social para tolerar essa palhaçada.

Tanto que ninguém com o mínimo de bom senso considera equivalente matar um animal de estimação e matar um ser humano. Os bichos estão aqui como convidados, e é a obrigação de quem os coloca dentro da nossa sociedade não deixá-los incomodar os outros. Pode-se argumentar algo parecido com crianças, porque não deixa de ser obrigação dos pais educar as coisinhas para não infernizar a vida alheia, mas há muita distância entre valores aqui.

E aqui, algo que talvez a Felícia (essa referência já ficou velha demais?) aqui em baixo não entenda: nem todo mundo é “dog whisperer” feito ela. Lidar com animais que funcionam de forma completamente diferente da gente pode ser muito frustrante. Crianças pelo menos sabemos ao que reagem. 99,9999% das vezes uma criança não vai te peitar se você ameaçá-la, mas um cachorro ou até mesmo um gato pode simplesmente estar de ovo virado naquele dia e tentar a sorte. Falta um pouco mais de cérebro no animal para ser considerado previsível assim. Fica bom em ler animais quem estuda e se importa muito com isso, mas a maioria das pessoas está cagando pra esse grau de excelência.

Crianças são humanos fracos, animais de estimação são bichos enfiados dentro da nossa sociedade. Vai dizer que nunca viu um cachorro olhando dez carros passarem pela rua com cara de paisagem, mas de repente passa um e ele decide que aquele sim tem que ser perseguido com muitos latidos? Ou gatos que se assustam com nada perceptível e saem correndo atacados por aí? Esses bichos com certeza tem sua lógica interna, mas ela não é naturalmente compatível com a nossa. Me incomoda muito mais o que é imprevisível, e nesse campo animais são piores.

E pra falar a verdade, meu argumento mais forte é o menos grandioso: crianças pequenas usam fraldas, animais não. E crianças um pouco maiores costumam estar bem mais ensinadas a não cagar no chão do que animais adultos. Barulho é uma coisa chata, mas poucas coisas estragam mais o meu aproveitamento de um ambiente do que ver bosta no chão. Incompatível. Criança que caga no chão gera muita preocupação até mesmo de pais mais estúpidos, animal que suja chão onde gente passa está só “fazendo o que sua natureza manda”. Eu prefiro berros a pisar em cocô.

E agora o ponto mais belo de todos, o que prova como eu sou um ser de luz: pelo menos há um sentimento de vingança futura quando se vê uma criança mal educada. Você sabe que ela vai pagar caro pela inépcia dos pais, e que a vida dela tende a ser uma merda como a maioria das vidas de quem é negligenciado na infância. Agora, com o bicho… o animal vai te encher o saco e provavelmente a falta de controle de seus donos não vai tornar a vida dele suficientemente ruim para te dar alguma felicidade. O bicho vai ser um escroto, mas vai morrer de velhice sem nenhuma dor na alma. Eu gosto de ficar imaginando a vida fracassada e horrível que crianças mal educadas vão ter, principalmente em cinemas e restaurantes. Isso de má algum alento… mas com um cachorro? O maldito vai continuar fazendo todas as merdas que quiser e ser muito feliz no processo. O crime compensa para um animal.

Para dizer que tem muita pena dos animais que eu tenho e tive, para dizer que eu não tenho coração, ou mesmo para dizer que vai começar a imaginar a vida de merda que aquela criança berrando no restaurante vai ter: somir@desfavor.com

SALLY

O que incomoda mais: animais mal educados ou crianças mal educadas?

Mas é óbvio que criança incomoda mais que animal! E eu poderia encerrar este texto com um único e brilhante argumento: ANIMAL NÃO FALA, então, nada que um animal possa fazer, desde cagar no meio da sua sala até correr de um lado para o outro, é menos irritante do que uma criança, que faz as mesmas coisas falando. Se, eventualmente um cachorro late sem parar, é socialmente aceito manda-lo ficar quieto. Tenta fazer isso com uma criança que não é sua. Condomínios multam donos de cães que latem e atrapalham a vida alheia, mas jamais multarão crianças e bebês.

Sendo bem sincera, eu prefiro animais até se a pergunta fosse animais mal educados x crianças educadas. A voz das crianças me irrita, me estressa e faz meu útero encolher. Desconfio que as mulheres perdem a audição gradativamente durante a gestação, ou então, são expostas à voz dos filhos de forma tão massiva que ficam dessensibilizadas. Pois bem, eu não estou, uma criança perguntando “Mãe, falta muito?” 577 vezes faz com que eu queira me suicidar estilo Didi Mocó, abrindo meu maxilar com minhas mãos até desencaixar. Você gosta? Você acha criança um anjo de luz? Joinha. Tenha cinco! Mas ensine a não gritar em locais públicos, pois o resto da humanidade não acha seu pimpolho a coisa mais linda do universo.

Animais obedecem a seus donos ou a qualquer voz de autoridade. Se o seu animal não te obedece, bem, você é um frouxo. Te desafio a deixar seu animal comigo e ele não me obedecer. Não precisa de violência física, basta uma voz firme de comando, um olha sério no olho do bicho, uma contenção física que ele compreenda. Criança não, criança é totalmente fora de controle, o objetivo da criança é destruir os pais e fazê-los passar o máximo de vergonha possível. Nada para uma criança em um surto de birra, acho até que se der um tiro de fuzil separa a cabeça do corpo e ambos continuam esperneando e gritando. Fora que dar uns sacodes em um cachorro não gera maiores problemas, já em uma criança…

Animais não podem entrar na maior parte dos locais públicos, crianças podem frequentar todos eles. Assim, se você se incomoda com animais, tem uma infinidade de locais nos quais pode jantar, assistir a um filme ou passear sem problemas. Se você se incomoda com crianças mal educadas, bem, ou vai a um evento pornô ou será obrigada a lidar com elas. Fora que animais mal educados podem fazer com que seus donos sejam expulsos dos lugares, eu mesma já vi isso acontecer uma meia dúzia de vezes, porém ninguém terá coragem de expulsar pais por causa do comportamento de uma criança. Então, crianças mal educadas são piores, por estarem mais presentes.

É possível adotar medidas judiciais contra animais que estejam te incomodando, na verdade, é até desejável. Se o cachorro do vizinho late descontroladamente o dia todo, é provável que ele esteja sendo vítima de maus tratos. E aqui, maus tratos não se resume a apanhar, é uma tremenda crueldade deixar um cachorro trancado o dia todo em um apartamento sozinho e já tem decisão judicial classificando isso como maus tratos. Então, quando animais incomodam, geralmente um processo resolve o problema: ou o dono é multado, ou é obrigado a se mudar ou pode até perder a guarda do animal. E, por incrível que pareça, o animal te agradece, pois seus latidos nada mais eram que um pedido de socorro de um bicho neurótico que não estava recebendo a atenção e o exercício que precisava.

Já com criança… bem, crianças são barulhentas por natureza. Uma criança que incomoda não é uma criança que precisa da sua ajuda, é apenas… uma criança! Não há medida judicial possível. Bebês choram mesmo, é a forma deles se expressarem. Crianças brincam aos berros. É inerente a eles não há nada que se possa fazer judicialmente. Muito pelo contrário, até hoje no Brasil poucos lugares se atreveram a estabelecer a política Child Free, proibindo a entrada de crianças. Em um país de cidadão-coelho isso seria um tiro no pé. Não tem para onde fugir nem a quem recorrer.

Se você se incomoda com a presença de cães ou gatos, é ok, é aceitável. Todo mundo compreende a colocação “restaurante não é lugar para cachorro”, porém, experimente dizer que se incomoda com crianças e que restaurante não é lugar para criança para você ver a ira de mães (nunca são os pais, os pais sabem que seus filhos são um saco e também percebem o ridículo de suas esposas dando piti). Assim como muita gente se incomoda com a presença de cães ou gatos, existem pessoas que se incomodam com a presença de crianças mal educadas, sobretudo pessoas civilizadas que vivem em lares silenciosos e não estão acostumadas a barulho, porém nunca será socialmente aceitável.

É possível adestrar animais. Se você for obrigado a conviver com animais mal educados, pode arregaçar as mangas e adestra-los. Dá algum trabalho, mas em poucas semanas o animal apresenta melhora e depois de concluído o adestramento, ele vai obedecer a seus comandos, entre eles calar a boca e ficar imóvel. Isso já elimina a maior parte dos problemas. Crianças, infelizmente não são adestráveis. Os são educadas, ou não o são. Quando não o são, não pode um adulto em poucas semanas determinar seu comportamento com comandos repetidos. Se fodeu, vai ter que aturar criança mal educada mesmo.

A sociedade tolera muito melhor reprovação a animais do que a crianças (não sei por quanto tempo, a tendência é inverter). Então, me é permitido agir de forma mais eficiente contra animais mal educados do que contra crianças mal educadas, por isso eu prefiro mil vezes bicho, com eles eu me resolvo. E o bicho não pode contar para o dono o esporro que levou.

Bichos, por natureza, são bacanas, eventualmente podem ser chatos. Crianças, por natureza, são chatas e eventualmente podem ser bacanas. Sem mais.

Para se ofender com a constante comparação de crianças com bichos por gostar de crianças, para se ofender com a constante comparação de crianças com bicho, por gostar de bichos ou ainda para pensar duas vezes antes de deixar seu filho ou seu animal comigo (é bom mesmo): deixe seu comentário.


Comments (37)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: