Pior não fica?
2018 está cada vez mais próximo, e um prospecto nos assusta: que os candidatos mais fortes para uma eleição presidencial sejam Lula e Bolsonaro. Mas, como desgraça pouca é bobagem, Sally e Somir vão discutir o que seria pior caso um dos dois vença. Os impopulares votam.
Tema de hoje: quem seria o pior presidente em 2018, Lula ou Bolsonaro?
SOMIR
A vida é recheada de escolhas difíceis, escolher presidentes para o Brasil é historicamente um exercício de procurar o menos pior, às vezes nem pelo potencial de fazer algo bom, mas pelo de não causar problemas demais. E, com isso em mente, sinto dizer que Lula seria menos pior para o Brasil do que o Bolsonaro. Não pelas suas qualidades, mas pelos seus defeitos.
Sim, ambos seriam um retrocesso, mas não o mesmo. E é aí que entra a escolha difícil. Vamos pensar no cenário político mundial atual: o ocidente está vivendo uma onda direitista, muito por causa dos erros cometidos por governos mais inclinados à esquerda e uma cultura de vitimização contestando valores que ainda fazem parte da visão de mundo da maioria da população. No Brasil as coisas nunca são muito sérias, mas mesmo assim, o movimento ganha cada vez mais corpo por estas bandas.
A resistência cultural ainda engatinha, mas a raiva de um povo em crise pelas atitudes desastradas do PT serve de combustível para a “direitização” brasileira ter cada vez mais força. Como já escrevi logo depois da vitória do Trump nos EUA, o bom senso prega que não existem soluções mágicas para os problemas sociais e que não vai ser pender para um lado ou outro que vai resolver as coisas por si só. Incompetência de direita e incompetência de esquerda geram basicamente os mesmos problemas, tenham em vista o que acontece na Venezuela, com uma ditadura praticamente nos mesmos moldes das de direita que tomaram conta da América do Sul nas décadas anteriores.
Não é a identificação como direita ou esquerda que evita os problemas da incompetência e da corrupção. Todos os caminhos da má administração levam à crise. Posto isso, qual crise é menos pior para o Brasil, uma para qual já temos anticorpos ativos (inclusive na justiça e na polícia federal) ou uma que estava dormente há décadas, tempo o suficiente para muita gente começar a dizer que queria ditadura militar por aqui? Na escolha entre Lula e Bolsonaro vem algum problema sério para o país, mas de qual deles podemos escapar mais rápido?
Meu argumento para preferir o… argh… preferir o Lula vencendo a eleição é que ele é o problema para o qual boa parte da população já se vacinou. Se Lula ganhar, vai ser apertado e deixando a parte mais poderosa da população com sangue nos olhos para arrancá-lo dali. Lula entraria com o apoio de uma massa que francamente, não apita muito. Lula PRECISAVA fazer acordos com todo mundo e gastar muito dinheiro economizado em governos anteriores para comprar o suporte do lado que realmente tinha poder no país. Muito bacana ter a confiança de milhões de pobres, mas não o suficiente para governar num capitalismo de amigos. E boa sorte para o Lula tentar subornar deus e o mundo como fez antes com a crise na qual o país está enfiado e com um aparelho de fiscalização fungando no seu cangote o tempo todo.
Agora, Bolsonaro… ele me parece muito mais burro do que Lula, pelo menos politicamente, mas calha de ser uma imagem mais agradável, inclusive ideologicamente, para aqueles que detem o poder financeiro neste país. Bolsonaro é muito conservador para realmente ofender o brasileiro médio, que finge que não vê as posições socialmente progressistas que vem no pacote da esquerda pelo suborno que recebem. Ideologicamente, o BM é muito mais Bolsonaro do que Lula. O Brasil tem essa “graça” da população mais pobre ser reacionária. Se Bolsonaro ganhar, tem uma bola de neve rolando montanha abaixo que termina numa avalanche…
Porque a pegada mais “mercado livre” que vem no pacote da direita vai agradar quem tem o capital na mão, o mercado internacional vai gostar de saber que alguém vai continuar as políticas de austeridade fiscal e desregulamentação de mercado, colocando mais dinheiro no Brasil. A tendência é que o começo do Bolsonaro no poder venha com quase que um “milagre econômico” impulsionado por especulação. E quando a economia melhora, o povo está pouco se lixando para as visões dos seus governantes.
Lula conseguiu manter uma pegada de esquerda (mais a parte ruim da esquerda) com o poder da economia em ascenção, mesmo o BM sendo reacionário como é. Bolsonaro viveria algo parecido defendendo valores que já estão na cabecinha do BM. E como é provável que a próxima Câmara e Senado sejam alinhados à direita também, teremos um ou dois anos de incompetência sendo recompensadas com avanços econômicos. E vocês acham que o BM vai levantar a bunda da cadeira para brigar por direitos de minorias se estiver vendo mais dinheiro no banco?
Antes da incompetência cobrar seu preço, Bolsonaro e o apoio que vai ter no Legislativo podem atrasar consideravelmente o avanço social brasileiro, sob palmas de um povo que não se acha negro, que não aceita gays e que acha que bandido bom é bandido morto… até termos uma crise suficiente para mudar os humores da população, Bolsonaro vai ter carta branca para tornar o Brasil um pouco mais atrasado do que já é.
Lula? Assim que ele entrar o mercado entra em crise. Ele já entra na mesma situação que a Dilma na reeleição, e o Temer não consegue deixar o país minimamente parecido com o que o FHC deixou antes dele entrar, com muito dinheiro pra torrar. E não tem mais China aquecendo o mercado global. Lula entra com crise e assim que cometer um errinho que seja, tem um sistema inteiro doido pra mastigar e cuspir ele fora. Ou Lula joga direitinho, fazendo um governo minimamente decente, ou vai ser expulso. Aliás, mesmo se fizer algo decente é capaz de não segurar o tranco com uma crise continuada.
Bolsonaro tem tudo para gerar um falso positivo por causa dos humores do mercado, e quando a incompetência bater mesmo (porque Bolsonaro parece ser uma anta radical), já vai ser tarde demais. Bolsonaro teria o apoio do exército muito mais facilmente que o Lula, e se eu temo que ambos pulariam na chance de uma ditadura na primeira oportunidade, acredito que o Bolsonaro tenha mais chance de perpetuação.
Então, merda por merda, a que fede primeiro e nos dá chance de reagir.
Para dizer que deveríamos testar a anarquia por alguns anos, para dizer que o brasileiro sempre consegue escolher algo pior, ou mesmo para dizer que eu acabei de defender o Lula para presidente (eu sei…): somir@desfavor.com
SALLY
Vamos falar de um assunto doloroso? Vamos começar a semana deprimidos? Vamos discutir o impossível? Atenção para a pergunta, pois ela faz toda a diferença: quem seria o PIOR PRESIDENTE em 2018, Lula ou Bolsonaro? (não, a morte não é uma opção).
Importante gastar um parágrafo para dizer o quanto eu acho o Bolsonaro um ser humano repulsivo, pequeno, preconceituoso, burro, hipócrita, asqueroso e vil. Ele é péssimo, nos mais diversos aspectos. Porém, neste momento do país, como Presidente da República, Lula consegue a façanha de ser pior. É hora de mudar, mesmo que a mudança seja para alguém péssimo, tenebroso, escroto. Ao menos é alguém que ainda está pequeno no cenário político nacional, não tem todo o poder e liberdade para fazer a merda que quiser.
Lula tem todo o Congresso na mão, com um esquema de propinas muito bem distribuído, onde ninguém lhe faz oposição, pois cada um recebe uma fatia desse bolo. Também tem tudo alinhado com empresários, mídia e sindicatos. Foram quase 20 anos no poder (vocês sabem quem dava as cartas no governo Dilma, certo?), não seria um intervalo de um ano que faria diferença. Vai ser uma perpetração de poder de mais de 20 anos, isso nunca é bom, o monopólio do poder em uma única mão por décadas gera estagnação, corrupção e abuso de poder.
Bolsonaro é um lixo? Sim, Bolsonaro é um lixo. Mas é um lixo sem o menor traquejo político, um radical lunático que certamente não vai negociar com Deus e com o Diabo, portanto, vai ter menos poder de fogo do que o Lula. O que você prefere, um retardado com um fuzil ou um retardado com um canivete? Tirando parte mais radical da bancada religiosa, todo o resto do Congresso vai infernizar a vida do Bolsonaro, vai pegar no pé dele, não vai permitir que ele dê uma mijadinha fora da bacia. Freios e contrapesos, algo que está fazendo falta ao Brasil.
A mesma premissa vale para o apoio popular. Se Lula ainda conta com essa aura de “Pai dos Pobres” e com uma intocabilidade relativamente alta, Bolsonaro é odiado por metade da população. Ou faz as coisas bem direitinho ou vai ser linchado por essa grande massa de puta e viado que tem neste Brasilzão maravilhoso. Metade da população vai estar putaça de cara com o Presidente: vai pegar no pé, vai criticar pra caralho. A mídia então, nem se fala. Ele vai virar saco de pancada. Bolsonaro, apesar de ser um lixo, terá sempre sobre si uma faca no seu pescoço chamada “clamor popular”, uma belezura que faz o cu piscar e as pessoas andarem na linha.
Lula é uma referência mundial em matéria de corrupção. Ele e sua equipe arquitetaram o maior escândalo de corrupção do mundo, envolvendo inclusive outros países. Malandro é pós-doutorado em roubar dos cofres públicos. Bolsonaro é honesto? Claro que não, porém é menos hábil do que Lula, talvez por sua burrice e intransigência, que o limita. Então, não por mérito ou por honestidade, Bolsonaro teria um poder se estrago menor, por incompetência mesmo. Lamentável este tipo de raciocínio e este tipo de escolha, mas o texto de hoje é trágico, não tem como fugir disso.
Todos nós sabemos a merda que Lula é como Presidente da República: o populismo, a mentira descarada, a incompetência, a corrupção, o favorecimento e as pessoas desqualificadas das quais ele se cerca e que pendura em cargos públicos. Pessoas imbecis o bastante para acabar com a potência que era a Petrobrás, por exemplo.
Já Bolsonaro, apesar de ser esse grande aterro sanitário humano, ainda não esteve no cargo, então, não sabemos quão ruim ele vai ser. Será ruim, fato. Mas não sabemos o quanto. Francamente, eu prefiro arriscar e ver no que vai dar do que colocar no poder novamente alguém que considero ter sido o pior Presidente da República da história do país.
Pensando pela reversibilidade da situação, Bolsonaro também me parece uma melhor opção. Tirar o Lula do poder é muito difícil, pois o filho da puta suborna todo mundo, inclusive o povo. Sabemos que este povo bunda cala a boca por um sanduíche ou uma dentadura. Qualquer bolsa-esmola serve para que as pessoas sublimem corrupção e incompetência e voltem a se interessar apenas por futebol.
O estrume do Bolsonaro é persona non grata para metade do país. Basta ele fazer uma cagadinha que todos seus opositores vão às ruas, nem sei se para pedir impeachment, acho mais provável que guilhotinem Bolsonaro. A mídia vai bater sem dó. É socialmente cool bater no Bolsonaro, em dez segundos se arma com facilidade uma grande revolta popular. Então, se é para colocar uma merda no poder, que seja a merda mais fácil de tirar.
Por mais lunático que o Bolsonaro seja, no sistema de governo brasileiro, o Presidente tem poderes muito limitados. Quem manda, quem autoriza, quem deixa fazer é o Congresso. E o Congresso, em sua maioria, não simpatiza com Bolsonaro e não vai facilitar a vida para ele. Porém, este Congresso simpatiza com Lula, pois recebe mensalão dele desde sempre, ou seja, vai abrir as pernas para qualquer barbaridade que ele proponha, tal qual cachorro senta quando o dono mostra um petisco.
Então, argumentos como “Bolsonaro vai criminalizar a homossexualidade” não se sustentam. Ele pode até tentar, mas nunca, jamais, em tempo algum, isso ou qualquer outra barbaridade passará pelo Congresso. Não que o Congresso tenha bom senso, jamais, eles simplesmente não simpatizam com Bolsonaro. O coitado vai viver dando murro em ponta de faca.
Em um último argumento desesperado, tirando da cartola, pensei aqui comigo no tipo de grupo que Bolsonaro irrita: Zé Droguinha, Feministas, Petistas, Esquerdopatas e Intocáveis no geral. Confesso que parte de mim ri quando penso nesses pseudo-seres humanos tendo um faniquito. Não é um argumento muito consistente, mas é uma cereja no sundae.
Para dizer que se recusa a responder, para dizer que se a morte não é uma opção sair do país é ou ainda para dizer que tanto faz pois quem manda no país são os grandes empresários: sally@desfavor.com
Ivo
DSVS, sua marca [ (“as aspas”) e os *negritos*, etc. ] já revelam que você é você mesmo.
Vou ao tema:
Lula realmente está comendo na mão da Justiça. E caso seja eleito novamente Presidente, esta marcação cerrada vai piorar. Acredito que sim, ele é o menos pior, mas discordo que a maioria esclarecida veja no Bolsonaro apenas uma ideologia adequada aos progressos econômicos. Pelo menos os grupos de vitimizadores encaram ele como um machista, homofóbico, dogmático…que pretende “judaizar” a sociedade moderna. Deveras, um retrocesso! Bolsonaro vai fazer fluir a Economia, mas os fatores acima podem tornar as leis desse país um Código Mosaico. Lula é o menos pior. Tanto por já encontrar súditos vacinados, como por já estar num cerco apertado. Portanto, vai ter que andar na linha e não vai mais poder fazer corrupção como antes. (Saindo do tema um pouco: creio que Paim, do mesmo partido que ele, tem a ficha limpa, sendo um candidato mais forte que Lulalá)
Eu não quero ser governado por um “radical lunático”. Lula pode até ser lunático, mas não é radical.
DSVS
DSVS, sua marca [ (“as aspas”) e os *negritos*, etc. ] já revelam que você é você mesmo.
Desculpe-me o incômodo, até vou parar de usar aspas / negritos / itálicos…
Mas não é sobre revelar, é sobre deixar o de sempre depois da mensagem com o nome-lema…
(Saindo do tema um pouco: creio que Paim, do mesmo partido que ele, tem a ficha limpa, sendo um candidato mais forte que Lulalá)
(Acabei de observar que já foi premiado pelo menos duas vezes, até mesmo que a mais recente foi ano passado…)
Eu não quero ser governado por um “radical lunático”. Lula pode até ser lunático, mas não é radical.
Não queremos…
Mas é memético em excesso também, do tipo “Não sou contra a Lava Jato”, e tanto pode ter de volta outros radicais quanto ruralistas demais…
Ivo
DSVS, pelo menos pra mim, seu estilo não me incomoda não, cara. Foi só pra destacar que por ser original, com estilo característico, é fácil a identificação.
Tem premiação pra ficha limpa? Não deveria. A obrigação de nossos reapresentantes é manterem-se incorruptíveis (impossivel).
No Barril é assim, a regra vira exceção.
Mas eu não posso responder pelos outros impopulares. Tem gente que acha melhor, nesse caso, onde temos de escolher o menos pior. Pois é cara. Não da pra prever nada. Complicado.
Female Evil
Quero o Bolsonaro só pra ver a polícia descendo o sarrafo nesse bando de esquerdista nas manifestações
Sally
Nem precisa, já fazem isso
Darwin
Bolsonaro pode ser ignorante em centenas de questões (o lula também é burro mas tem carisma) mas é extremamente idealista e honesto (não está envolvido em nenhum caso de corrupção) óbvio que meu voto vai pra ele não tem nem o que pensar, o que seria um falso positivo na economia? Basta abrir a economia brasileira e parar de taxar importações que isso aqui vira um paraíso, também muito me interessa a descriminalização do porte de armas, as minorias já tem direitos até demais não vai ser um presidentezinho que terá poder suficiente para impedir gays de darem o cu.
Sally
Honesto eu duvido muito que ele seja…
Machista
Não há nada que deponha contra ou a oposição já o teria fritado. Quase 30 anos de vida pública e sem envolvimento em escândalo de corrupção e ainda grita para os outros quando xingado… ME CHAMA DE CORRUPTO, PORRA….
Então, acusações sem provas são levianas. Espere algo estourar e aí sim, darei a mão a palmatória… por hora estou com Jair Bolsonaro.
Nenhuma das acusações feitas a ele se sustenta.
Com a direita temos:
– Diminuição de impostos;
– Geração de empregos;
– Privatizações (Importante. O Estado não é gestor. Países desenvolvidos tem poucas estatais);
– Saída desse relacionamento escroto do Mercosul;
– Revogação dessa escrotice de Direitos Humanos utilizado para defender marginais;
– Não apoio a ONGs que vivem de dinheiro público;
– Corruptos eleitos terão dificuldade de desviar, pois, ele não vai dar esses moles. E isso gerará superávit;
– Liberação de porte de armas para: Brasileiros, Maiores de 25 anos, Com curso de tiro e exame psicológico, sem antecedentes criminais;
– Excludente de Ilicitude para a polícia, permitindo que o policial possa trabalhar;
– Mudança no armamento das polícias. Não dá pra querer enfrentar bandidos com .50 usando estilingues e bodoques.
– Autorização do uso de força letal contra bandidos;
etc…
Sally
Meu anjo, fica à vontade com as suas certezas, mas tenha consciência do que elas são: suas certezas, não a verdade absoluta.
DSVS
Se o Lula “foi de quarto mandato através da Dilma”, Bolsonaro I é de sexto mandato (!)…longe do que parece pra você, né ?
Guilherme
Olha, bem como a Sally descreveu, o Bostonaro parece ser menos perigoso, ao menos economicamente, que o Luladrão. Parece ser menos provável que ele vá “canetar” leis de retrocesso social, tudo passa pelo congresso, que pode servir de freio. Ok, mas…esse é meu medo. Já repararam que a cada eleição, a bancada dos crentes só cresce? Meu medo é, caso ele ganhar, e venha de brinde uma bancada crente mais poderosa do que nunca? Se ele ganhar com essa atual formatação talvez não faça tanto barulho. Mas se a crentelhada crescer no congresso…ele será uma opção tão ruim quanto o PT, mesmo que por meios diferentes.
Sally
Você acha mesmo que Lula não vai gerar retrocesso social?
Guilherme
Ambos vão causar estragos e retrocesso social e econômico. Um eventual segundo turno entre esses dois não se trata de escolher entre fazer estrago ou não, mas sim onde fazer estragos
DSVS
Estou quase com algum tipo de saudade de Dilma vs. Aécio – esse (!) é o tipo de coisa que estou perto de concluir…
Lindamar
A Sally teima em ignorar a presença de Marina Silva no planeta terra. Será que é pq ela parece em Et?
Lembra de 2014? Acidente? Avião? Damasco? Crente no poder?
A Marina só n ganhou as eleições devidk ao fato no q se refere a ela nao ter força política.
Ela ta chegando. Ta com fernando Meirelles dirigindo. Hum
Ela precisa parar d falar como professora crente e ir para o bom combate.
Tantos anos na política e nem sequer um bordão? Como um humorista imita a Marina? Só c a aparência. Falando igual zumbi? Reage. Marina!!
Posso contar uma das piadas q mais me fez rir na vida? Lembrei agora.
Um bêbado saindo a noite de um bar. Cambaleando. Quase morto. De repente vê uma freira e num repente arranja forças e sai desesperadamente correndo em direção a freira. Chega e da um soco na freira que cai dura no chão.
E o bêbado com braços e corpo em posição de luta de boxe:
Reaaaaage, Batman!
Sally
Esse Gremlin não vai ganhar nada, essa porra evangélico-ecológica tem o carisma de um supositório!
Luiz Martins
Não, provavelmente é porque Marina Silva só aparece na época das eleições, e, no período entre uma eleição e outra, ela hiberna.
Lindamar
Gente o belquior morreu
Zero Via !!!
Empate !
Prefiro (re-)lamentar que o futuro total “nulos / brancos” não (de novo) tem perspectiva de “super recorde ( >= 66% )”, mas já que até isso daria em fracassos posteriores…
DSVS
Lindamar
Não precisa assinar. Sabemos q é vc
Guto
Vejam bem, o texto do Somir só me reforça a ideia de que, entre o bolsão e o lulinha eu votaria no primeiro. É intransigente? É. É um lixo humano? tbm. Mas com ele a economia pode vir a dar esse “falso positivo” que o Somir disse, e mesmo que ele fosse bem pior que o Lula, isso é suficiente (acredito eu) pra que eu possa estabilizar minha vida e vazar daqui. Isso é horrível? Sim. Mas como eu realmente não vejo solução e nem tenho uma mísera esperança sequer pro brasa, só me resta aplicar o famoso ditado “farinha pouca, meu pirão primeiro” e vazar daqui antes que isso seja impossível.
W.O.J.
Faço minhas as suas palavras, Guto.
Luiz Martins
Assino com o relator.
Anônimo
Tive a impressão que o argumento dos dois foi mais ou menos o mesmo… Tipo, só mudou o nome Bolsonaro pra Lula.
Sally
E com qual você concorda?
Avian
Esse texto tem potencial para atrair a cólera dos dois lados; não precisa de muito para revoltar os devotos de São Lula que se regojizam no milagre da multiplicação da mortadela, nem da juventude memadora das internetes que fica 300% putassa quando alguém critica o ídalo.
Mas quanto ao problema, eu prefiro o Bolsonaro na presidência. Não tenho tanta ojeriza em relação a ele quanto a Sally, mas dar mais uma chance para que Lula volte ao poder e aí sim aparelhe tudo e todos, o que não duvido que poderia descambar para a verdadeira Venezuelização do Bostil, é algo impensável.
Duvido muito que o Lula vença em 2018 porque está num nível em que defender o Molusco publicamente é praticamente um suicídio social (fora das bolhas de sindicatos e cursos de humanas), e ele não aparece em público há anos, tanto que só aparece rodeado de militantes, e suas aparições são exclusivamente em eventos da CUT e outros movimentos sociais em que ele está rodeado de aliados e falando para uma platéia de militantes.
Sally
Eu já não duvido de mais nada, viu?
W.O.J.
Concordo, Avian. Lula de novo nem pensar, por mais que “a outra opção” também seja uma tremenda de uma bosta. Porque se isso aqui “venezuelizar” de vez, estamos fodidos…
Luiz Martins
Eu queria , realmente queria, ter essa mesma certeza que você tem, Avian. Porque, para mim, também é impensável ver o molusco de volta ao poder.
Mas, se há uma coisa que já aprendi, é que, da burrice do povo brasileiro, nunca dá para se duvidar…
Anônimo
Pior que é capaz desse molusco ganhar e ainda teremos que aturar ativista esfregando na nossa cara, espero que os pobres nos surpreendam
Esse país vai acabar se fragmentando, paises\imperios de grande territorio nunca deram certo
Leona
Fala sério, gente, Lula de novo não. Ele já teve sua oportunidade de mostrar seu serviço e competência e vejam no que deu. Tem que dar a chance para outro que não seja desse partido ou coligação.
A propósito, sinto falta da “anula eu”.
Sally
Ano que vem Anula Eu volta com tudo!
DSVS
Como Sally respondeu acima, “Anula Eu” é dos próprios anos
(spoiler : no Brasil, sempre pares)com eleições…Anônimo
Bolsonaro que eu quero ver o quebrando tabu e o sensacionalista explodirem :D
no aguardo dos artistas ameaçando sair do Brasil (e não cumprindo), militantes das federais postando fanfics e atormentando gente produtiva que quer algo da vida, e os pobres na mesma merda já que eles não são considerado gente
Dilma
Nessa coluna as opiniões tem que ser contrárias, então só por isso o Somir disse Lula. Impossível preferir Lula do que qualquer outro. Mais um mandato de PT e sua quadrilha, este país vai pra falência de vez. Pior que capaz de ganhar, por causa da urna eletrônica e do povinho ignorante que só pensa no bolsa família. O Bolsonaro não tá em nenhuma lista de corrupção. Se aqui não fosse a Bananolandia o Lula e os petistas já tariam presos.
Sally
Olha, foi ele quem sugeriu o tema e ele disse que preferia Lula antes mesmo de ouvir a minha resposta…
DSVS
No “Desgoverno” ele disse não preferir petista, mas em outro tema (ou outros dois) ele já adiantava sobre “pragmatismo tipo Lula 3″…
Lindamar
BEM FEITO, DONA SALLY. VIU O QUE GANHA POR IGNORAR MARINA SILVA?
Sally
Por um país mais estético
DSVS
Por um país menos ripongo !
Mesmo os puxa-sacos britânicos nunca mais a repercutiram !
Lindamar
Eu acho que se alguém faz e fala cagadas publicamente. Quando ninguém esta vendo essa pessoa deve falar e fazer coisas muito piores.
Agora, se publicamente vc se faz de santo, é hipócrita, mente, engana, etc. Significa que você tem um limite. Imaginário até certo ponto. Mas tem.
E isso que define minha escolha entre as duas opções. O candidato que mais queira estar bem na fita para gregos e troianos. É um limite que me agrada pq. Você pode comprar briga com quem quiser na vida. Mas a pessoa que vai comprar pessoas para decidir com quantos anos eu vou me aposentar? Essa não. Essa tem que ser vaidosa com a imagem que terá da população.