+São Paulo — O Planalto vetou o uso de fotos oficiais do presidente Michel Temer para a produção de memes – aquelas imagens com frases em tom bem humorado que viralizam na internet – a menos que sejam acompanhadas dos devidos créditos. Blogueiros e celebridades da web foram notificados pelo Planalto por estarem usando as imagens sem créditos.

HAHAHAHAHAHAHAHA! Mas, sério… desfavor da semana.

SALLY

Brasília pegou fogo esta semana, literalmente. Tivermos um festival de chorume intelectual, com incoerências de todos os lados. Como vocês já estão cansados de saber o que nós pensamos sobre violência policial, sobre manifestantes que fazem coisas bizarras como atirar gatos em e sobre todos os desfavores que ocorreram nesse embate babaca, optamos por um enfoque de um desfavor aparentemente pequeno, mas que, se olhado de perto, certamente merece um lugar nos nossos corações: Temer agora quer proibir Memes com fotos suas.

Pessoas que fizeram Memes com o quase Ex-Presidente Temer receberam um comunicado oficial por e-mail dizendo que “Todas as fotografias estão liberadas para uso jornalístico e divulgação das ações governamentais. Para outras finalidades, é necessária autorização prévia da Secretaria de Imprensa da Presidência da República” e ainda pediam que sejam colocados os créditos nas fotos. Autorização prévia para Meme. AUTORIZAÇÃO PRÉVIA PARA MEME. O tamanho da vergonha alheia que sinto não cabe em mim!

Isso mostra o descompasso entre esses dinossauros que estão no poder e a sociedade atual. Jurássicos, ultrapassados, desatualizados. Arrogantes e prepotentes, ainda se acham em uma época em que era possível controlar o que se publica. Não mais, hoje não é apenas a imprensa quem publica, qualquer Zé Ruela tipo a gente pode publicar qualquer coisa de qualquer coisa. O mundo tem voz, através da internet, e isso não pode se controlado, parado ou fiscalizado.

É tão constrangedor ver uma inadequação deste porte vinda daquele que, em tese, nos comada, que chega a dar um pouco de pena. Sempre soubemos que somos liderados por pessoas toscas, porém, eu não tinha ideia que esse era o grau de incompetência e de atraso mental. São pessoas obsoletas, sem a menor noção de realidade e sem o menor senso de adequação.

Sabem que o Presidente da República está preso por um pentelho ao cargo, que está na iminência de sofrer um impeachment, que tem uma oposição raivosa espumando, esperando pela primeira vacilada e… cometem um erro bizarro como este. Tentam controlar algo que, de antemão, qualquer brasileiro médio já saber se incontrolável e passam vergonha. Senhores, o problema principal do Brasil é a incompetência, a corrupção é apenas consequência dela.

Obviamente esse tiro no pé virou motivo de piada e foi altamente desmoralizante. Os Memes com o Presidente só aumentaram e quem estava esperando uma oportunidade, deitou e rolou. O PT disponibilizou mais de 400 imagens que tinham em seus arquivos do Temer e que poderiam ser usadas livremente para Memes, e, é claro, ele não estava nada fotogênico nelas. Temer e sua risível equipe de assessores com Síndrome de Down passaram vergonha e entraram em campo para perder.

Não é pelo fato isolado de querer regular Memes. Sim, foi ridículo, mas, o repúdio maior vem por perceber quão desatualizadas são essas pessoas que estão no poder e todos que as cercam. Não teve um filho da puta para dizer “Não gente, não vamos tentar proibir Memes, que isso vai ser uma vergonha e vai causar um efeito rebote”. Não tem UM que tenha poder de decisão com bom senso e adequação, quão preocupante é isso?

O proibir, por si só, é nefasto. Por mais que eles tenham dito que a intenção não era proibir, a partir do momento em que você diz que para utilizar aquela foto é preciso aprovação prévia, você está sim exercendo censura e trazendo de volta a figura do censor, uma pessoa que vai avaliar se a sua manifestação pode ou não ser vista por outros. Mas pior do que isso, muito pior, é perceber o despreparo daqueles que estão no poder. Um despreparo de tal tamanho que nem perceberam o puta tiro no pé que estavam dando, a vergonha à qual estavam se sujeitando.

Ninguém, entre os muitos envolvidos, se deu conta de que estavam tentando algo impossível, inadequado e risível. Esse é o grau de desconexão destas pessoas com a realidade. Ninguém percebeu o quanto isso iria piorar a situação já delicada do Temer. A verdade é, queridos impopulares, que ninguém naquela porra tem um pingo de bom senso e noção de realidade. Estas são as pessoas que conduzem o Brasil, gente que quer censurar Meme.

Quem tira e põe pessoas no poder não é mais a imprensa, a mídia ou a Rede Globo. Tentaram com unhas e dentes colocar o Freixo no comando do Rio de Janeiro e levaram uma surra. Quem tira e põe pessoas no poder hoje é a internet. Somir já escreveu um texto explicando como um Meme teve papel fundamental para ajudar a eleger o Trump, e eu assino embaixo. Os imbecilóides do Planalto compraram briga com quem tira e põe pessoas no poder. Parabéns aos envolvidos, se havia dúvida sobre o Temer cair, agora não há mais.

Grotescos, despreparados e toscos. Não tenho palavras para descrever estes supostos profissionais avalizados que sabem menos que um brasileiro médio. Este país está em maus lençóis, pois se é assim que cuidam do Presidente da República, imagina o tamanho das merdas que não fazem quando são obrigados a cuidar do povo! É um mix de incompetência com arrogância que nunca termina bem. Conseguiram que um Presidente já com imagem desgastada vire motivo de piada mundial.

Pense de fora. Imagine que uma republiqueta em algum lugar bem cagado do planeta tenha um Presidente que já é meio mal quisto pelo povo. Agora imagine que chega a seu conhecimento que este Presidente está tentando controlar e censurar os Memes a seu respeito. É o tipo de coisa que acharíamos normal na Coreia do Norte ou na Venezuela. Mas foi no Brasil.

Seria preocupante se este fosse um país sério e organizado e de fato o Poder Público pudesse tentar fiscalizar e impedir a postagem de Memes. Como aqui, a única coisa que é organizada é o crime, não deu em nada, então, é apenas patético e um exemplo gritante do tipo de pessoa que detém o poder. Lamentável, mais do que o ato em si, o sintoma que ele representa.

Para dizer que fazer o nome deveria mudar para Memer, para dizer que é isso que acontece quando você nomeia a babá do seu filho como assessora ou ainda para dizer que não é caso de impeachment e sim de bala de prata: sally@desfavor.com

SOMIR

Eu ando cada vez mais atento para essa coisa sobre o que é ou não óbvio. Ainda não cheguei numa boa conclusão, mas pelo menos já entendi que muitas das vezes que eu deixei de dizer algo por presumir que era óbvio para todos ao meu redor, não era. E também que outras pessoas devem sentir isso com alguma freqüência, porque provavelmente nas vezes que eu não entendo algo que alguém me explica, deve estar acontecendo algo parecido. Óbvio?

Então, vamos dar o benefício da dúvida para o departamento de comunicação da presidência. Por algum motivo não era óbvio para eles que mandar cartinhas oficiais botando pressão em sites grandes que vivem de publicar memes daria o efeito totalmente contrário. Vamos lá, pode-se até argumentar que por serem do departamento de comunicação era muito estranho o fato de não saberem como memes funcionam, mas… tudo é possível num sistema de governo onde as indicações são políticas e não técnicas. Vai ver ninguém lá estava suficientemente antenado no mundo atual para saber como isso daria errado.

Mesmo assim, mesmo que a gente tire da equação um conhecimento suficientemente específico como esse da cultura das memes, tínhamos outras placas de pare no caminho que não foram respeitadas. E essas também não são abonadoras para Temer e sua equipe. Até pelo ponto de vista do timing, foi terrível. Um presidente popular seria sacaneado por isso, um dos menos populares do mundo? Temer deveria estar em modo de contenção de estragos à sua imagem, e não tentando alimentar o troll dessa forma.

Não é mais sobre entender ou não as gírias e os gostos dos “jovens”, é sobre entender como a comunicação humana mudou. Como a internet é o meio mais poderoso de todos, e como as suas regras não se assemelham a nenhuma das outras mídias que já foram hegemônicas. Não há controle centralizado de informações, a única tática que se provou minimamente funcional foi a de “influência sobre influenciadores”, conseguir que pessoas que atraem público e tem alcance estejam do seu lado, ou no mínimo atacando seu inimigo.

E se fosse algo completamente novo, ainda daria para perdoar um pouco a equipe de comunicação do Temer, mas o mundo todo está dando dicas de como as memes e o “inconsciente coletivo virtual” são mais fortes do que qualquer mensagem estruturada. Temer estava seguro quando as piadas com ele eram sobre sua aparência e sobre ter dado um golpe na Dilma. Porque nesses contextos, ele é veículo de humor e frustração do povão, uma figura que pode ser usada para falar de outras coisas. Ser presidente é ser uma meme. Já deveria estar na descrição do cargo.

E pela história que Temer ficou super inseguro sobre sua foto oficial, indo e voltando várias vezes sem ficar satisfeito e se borrando de medo da reação do público, temos pintada uma personalidade insegura e vaidosa, justamente o tipo que derrete debaixo do escrutínio da internet. Não duvido que foi o Temer que começou a dar broncas no pessoal da comunicação, forçando eles a achar algum jeito de parar a exploração de seu ego de cristal.

Temer tem todo o jeitão de quem desmerece a gentalha que fica tirando sarro dele quando está em local seguro. Puto da vida por terem a audácia de pegar uma foto “feia” e colocarem uma piada sobre ela. Temer não nasceu nesse tipo de mundo, e passou tanto tempo enfiado no meio da política, com acordos e reuniões, que não se atentou a como o mundo mudou fora dos muros do poder. E, cercado de muita gente tão perdida sobre a realidade como ele, não deve ter visto nenhum problema na solução encontrada pelo pessoal da comunicação.

Porque eu até imagino como deva ser frustrante para Temer o poder que tem agora. Presidente deveria ter impacto, controle, ser o macho-alfa do país todo. Mas nem a ilusão de força ele teve. Entrou torto, teve que vender o que restava da alma para fingir um governo de coalizão, manteve-se tremendamente impopular e continuou sendo investigado e “traído” pelos bandidos com os quais tratou nessas últimas décadas. Imagino que uma pessoa assim realmente não tenha mais sorrisos disponíveis para analisar uma meme sobre ele, mas sinto dizer: não é problema de ninguém além dele.

E agora ficou feio, ficou muito feio. Foi bater o pau na mesa e não chegou nem na borda… vergonha total. Até para demonstrar força tem que ter um pouco de cérebro e atenção ao mundo como ele é. Tanto que nessa palhaçada toda, o PT dá uma bola dentro incrível liberando as fotos dele para a internet. O PT, lembra quando o PT era o partido que dava essas trolladas no poder? Saudades do PT oposição, nisso eles são bons.

Temos um governo tão desligado da realidade que chega a ser assustador. Maduro começou assim, fugindo da vida real e se refugiando num mundo de fantasia onde fala com vacas e passarinhos. Temer começa a dar sinais de insanidade por incompetência dando aval para seu departamento de comunicação ir atrás de memes! Não é possível que não tenha um lá dentro que fosse capaz de perceber a besteira e o papelão que um governo sem popularidade nenhuma ia fazer.

Quando não tem nada de bom pra dizer, escute.

Para dizer que quer a pintura de volta, para dizer que eu deveria abrir uma empresa só pra oferecer bom-senso para políticos, ou mesmo para dizer que o Brasil é uma meme: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (13)

  • Sim, o Barril já é meme nos jornais extrangeiros. Pra variar.

    A Dita Dura Democracia chegou faz tempo. Com ela, voltou o censor e as proibições absurdas.

    Com certeza, Somir, neste episódio de humor meme, onde se tentou censurar o meme, tem a mão frenética de Temer. Mas a coisa ta muito feia pra ele. O STF já autorizou o interrogatório por escrito. Temer tem o que temer. Temer deve. Temer teme.

    A gente não deve, mas teme.

    Acorda pra vida, sr Michel!

    Ainda “é proibido proibir!”

  • Meldels! Fez lembrar do judeu do colégio que ofereceu dinheiro para não sofrer trote. Não só foi extorquido como foi o que mais sofreu ao longo dos anos que passou lá.

  • Acho que uma das prioridades do próximo governo, seja quem for assumir, deveria ser tirar a cabeça do século 19, e tentar entender melhor essa geringonça chamada “internet”. Bloquear redes sociais, proibir memes…frente à internet e seu poder, os três poderes são uma verdadeira piada pronta.

    Meio que parece ser regra entre quem assume o poder, tem que fechar uma cota de gente burra na assessoria, só pode…

  • Amei os textos de vcs dois! :)

    É muita insegurança emocional e psíquica ficar pegando no pé de meme sendo pessoa PÚBLICA, sabendo que ser visado é também consequência de ser alguém conhecido ou ocupar um cargo destes. É de lei! Se não guenta o tranco, Tichel Memer, peça pra cagar e saia! xD Como diz uma “diva” do axé de Valsador, Sivete Angalo: “Se não guenta, pra que veio”? Porra, imagino se o Trump pegar no pé de quem faz meme com ele, seria a terceira guerra mundial xD

    • Meme é uma das formas de humor mais utilizadas na atualidade em um dos meios mais populares, que é a internet. Burrice brigar contra o Meme.

  • O governo bostileiro SEMPRE me surpreende. Incrível. Nunca mais vou dizer que não dá pra ser mais dinossauro, mais megalomaníaco do que seja lá qual for o mais novo desfavor regulamentar que o governo queira inventar.

    Os juízes que determinam a suspensão do Zap ou do Feice ficaram pra trás. Comeram poeira. O presidento do Bostil acha que pode impedir as pessoas de fazerem memes com suas fotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: