Lula lá (na cadeia).

Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram nesta quarta-feira (24) em favor de manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). LINK


A notícia é boa, mas tudo ao redor dela tornou inescapável o desfavor da semana.

SALLY

Não tem como ser outro o tema de hoje, por mais que seja meu desejo, não tem como ignorar o show de horrores que foi o julgamento do Lula.

Como sempre, os desfavores são muitos, mas ao menos desta vez o povo, no geral, se poupou da vergonha. Nem nas redes sociais quem defendia o Lula era maioria, muito menos nas ruas. Eu ri das manifestações minguadas e rápidas. Eu ri dos Memes humilhando o Lula. Na verdade, estou em um patamar de “foda-se” tão grande, que eu ri de basicamente tudo. Mas vamos aos desfavores…

Como os adEvogados brasileiros do Lula já fizeram coisas grotescas, como por exemplo entregar recibos de pagamento de aluguel com uma data que não existia, ele contratou o advogado Geoffrey Ronald Robertson, considerado um dos advogados mais caros do mundo. O preço dele se mede em milhões de dólares, não pela defesa toda, e sim por cada ato que faz, ou seja, apenas para estar presente no julgamento, recebeu um depósito de milhões de dólares… e dormiu durante o julgamento! Depois, saiu bravateando, falando em recurso, como aqueles alunos que dormem durante a aula e depois reclamam com o professor que tiraram nota baixa.

Os militontos não decepcionaram, apesar de eu ter ficado muito feliz em ver como eles encolheram. Passaram o julgamento todo batendo em três teclas, por sinal, velhas conhecidas e único argumento que petista sabe repetir: 1) Cadê as provas ; 2) E o Fulano? e 3) Pegaremos em armas.

Sobre as provas, olha, antes não tivesse mesmo, eu não teria passado horas ouvindo aqueles desembargadores falando, lendo… O cerne da questão reside na negação. Enquanto petista achar que todo mundo é culpado, todo mundo sabia, todo mundo fez, menos o Presidente da República, comandante de todos, que não viu nada e é honesto, não há diálogo. Pessoas que querem recibo para comprovar ocultação de patrimônio estão em um patamar de retardo mental que chega a ser comovente.

O argumento “E o Fulano?”, uma tentativa infantil de desviar a atenção, também está perdendo força, afinal, vários Fulanos forma presos, inclusive o Fulano favorito, Eduardo Cunha, que caminha para uma condenação de quase 400 anos. Se tem mais gente corrupta solta, isso não seria motivo para deixar o Lula solto, não é mesmo? Se Jack, O Estripador, matou e não foi preso, isso significa que eu possa sair matando por aí e não deva ser presa? Ou pior: só porque a condenação do Lula não vai erradicar a corrupção no Brasil, não posso comemorar por ter um bandido a menos na rua?

Sobre pegar em armas, olha, eu tô no aguardo, viu. Tô no aguardo de Gislaine, gorda, feminista, cabelo colorido, cursando ciência sociais e morando com a mãe em Bangu pegar em armas. Tô no aguardo de Rafael, professor de história, maconheiro, que se veste com jeans rasgado da Diesel, morando em Higienópolis em imóvel do papai pegar em armas. Mas pega mesmo, hein gente? É bem desmoralizante passar meses ameaçando e não fazer. Tô esperando vocês pegarem em armas, ok?

O PT em si não decepcionou também. A mula da Gleisi Hoffmann, presidente do partido, já tinha falado uma cagada na semana passada que certamente contribuiu para condenar o Lula, afirmando que para prender o Lula teriam que “matar muita gente”. Ô Queridona, que burrice, hein? Não se faz esse tipo de arrogância ou tentativa barata de intimidação. Isso era recurso quando vocês estavam no poder, quanto tinham popularidade. Agora não dá mais, Meu Anjo. Pegou duplamente mal: além de não ter angariado apoio popular, vai ser bem desmoralizante quando prenderem o Lula sem matar ninguém.

A mesma jumenta, durante o julgamento, subiu a um palanque e, ao ver os votos fodendo o Lula, disse, entre outras atrocidades: “Vamos radicalizar, não vamos sair das ruas!”. E nem dez minutos depois, os militantes viraram as costas, com suas bandeiras baixas, voltaram para os ônibus e foram embora para suas casas, antes mesmo de acabar o julgamento. Ninguém me contou, eu vi, em tempo real.

Gente, o PT não tem amigos. Insistem nessa tecla da vitimização e da perseguição quando nitidamente isso não cola mais. Ninguém avisou isso a eles não? Na boa, mesmo que fossem de fato perseguidos, esse argumento tem que parar, isso está emputecendo as pessoas e está destruindo o PT, ninguém mais aguenta esse discurso. A falta de apoio da militância e da população é uma prova clara disso.

Tal qual um animal acuado, o PT está reagindo da pior forma possível. Lula berrando que vai ser candidato, mesmo sua popularidade tendo despencado vertiginosamente após essa condenação e correndo o sério risco de ser vetada sua candidatura é a cara do desespero. Tá feio, tá humilhante, tá patético. O povo pode não entender todas as nuances do que está acontecendo mas, pela minha experiência de vida com política (que infelizmente não é pouca), eu tenho a convicção de que Lula está destruído e vai entrar para os livros de história como um merdinha.

No final das contas, o grande desfavor é a situação que se criou: um tribunal julgará a prisão e outro a candidatura, ou seja, pode acontecer de uma pessoa condenada e presa ser candidata à Presidência da República. Porra, Brasil! Não cansa de passar vergonha não?

A insegurança na qual ocorrerão estas eleições, a incapacidade do brasileiro de entender o truncado caminho do Judiciário brasileiro, a incoerência do sistema de um país que precisa de lei da ficha limpa para impedir que o povo vote em criminoso… olha, estas eleições serão confusas, com muita mentira e manipulação. Mais do que o normal. Agora sim tudo pode acontecer.

Minha opinião, correndo o risco de estar errada e ser cobrada por isso depois: todo mundo vai abandonar o Lula quando perceberem o tamanho da merda. Talvez de forma elegante, talvez de forma ostensiva. Ele vai ser carta fora do baralho. Não dou nem um mês para começarem a falar de outros nomes para candidatura. A confirmar.

Para dizer que a jararaca ainda está viva, para dizer que você também topa dormir em troca de milhões de dólares ou ainda para dizer que a cereja no sundae é que Lula não tem curso superior completo: sally@desfavor.com

SOMIR

Quanto mais eu acompanho as informações sobre a Lava-Jato e suas repercussões, mais começo a acreditar que o sistema corrupto encontrou uma nova forma de se manter: por guerra de exaustão. O termo define uma modalidade de luta onde um dos lados tenta usar seus recursos para ir cansando o adversário pouco a pouco, defendendo suas posições até o limite da sua resistência. Gasta toda energia possível pra vencer uma batalha, e quando perder, garante que o preço seja muito caro para o adversário. Guerras de exaustão são demoradas, dispendiosas e venenosas para a moral dos exércitos (ambos). Mas não deixam de ser uma estratégia válida.

Não se enganem, quando Curitiba atacou Brasília, começou uma guerra. O sistema corrupto estava um tanto abalado pela fraqueza de sua general oficial, e mesmo o impeachment não foi suficiente para oferecer uma resposta poderosa o suficiente contra o MP e a PF. Durante algum tempo, o exército Lava-Jato nadou de braçada contra o exército CorruPTo. Os avanços da força anticorrupção chacoalharam as estruturas de poder vigentes, mas não o suficiente para desmantelá-lo de vez.

Brasília começou a se reorganizar, o novo general, apesar de extremamente impopular com os “civis”, conseguiu balancear um pouco a guerra enfraquecendo a cadeia de comando dos adversários. Com o uso de alguns fantoches em posições de poder da Polícia Federal e do Ministério Público, conteve a força da Lava-Jato. O novo presidente conseguiu também reorganizar as tropas corruptas do legislativo prometendo mundos e fundos em troca da sua manutenção no poder.

As coisas ainda não estão parecendo boas para o exército da corrupção, mas, estabilizaram o suficiente para tornar viável uma guerra de exaustão. Mesmo renegado pelo comando central, Lula entrou de corpo e alma na estratégia. Começa a parecer cada vez mais clara a intenção do PT de oferecer nada mais do que uma vitória pírrica para a força anticorrupção. Vitória pírrica é outro termo militar que significa ganhar uma guerra, mas pagar um preço tão alto por isso ao ponto de não valer a pena. Lula fez e ainda faz de tudo para tornar a ação da Lava-Jato um inferno.

Talvez ele não acreditasse de verdade que poderia ser eleito presidente mais uma vez, mas sabia que ao fazer campanha, poderia usar o discurso de perseguição política. Se Lula estivesse quietinho no seu canto esse tempo todo, estariam apenas tentando prender um bandido. Mas, se ele está fazendo discursos populistas pelo Nordeste nesse meio tempo, pode manipular a narrativa no sentido de não quererem que ele seja eleito. Seu partido pode ficar mobilizado para defender uma candidatura ao invés de defender um ladrão. E eu acredito de verdade que a insistência em declarar a candidatura, mesmo que ela não seja mais viável, é mais uma ação para aumentar os custos da força anticorrupção nessa vitória. Bota gasolina no fogo dos pobres coitados que ainda acham que existe uma conspiração política contra Lula e vai exaurindo a paciência de quem está só lutando pra prender um bandido.

O dito homem do povo também usa advogados contratados a peso de ouro para criar todas as dificuldades possíveis para o processo judiciário, afogando em papelada todos aqueles que tem poder de decisão no processo. As provocações infantis contra Moro, as dúvidas colocadas sobre os desembargadores que julgariam em segunda instância… tudo parte de uma estratégia de ir exaurindo a energia daqueles que o ameaçam de alguma forma. Cada chilique e reclamação de um de seus advogados é friamente calculado para manter tudo muito difícil e incômodo no processo.

E a guerra de exaustão ainda não acabou: já começam a pipocar notícias sobre o STF se mobilizando para adiantar as discussões sobre prisão depois de julgamento em segunda instância. Os agentes infiltrados nos tribunais superiores tem como causar mais e mais dificuldades para a prisão de Lula, mesmo que não consigam reverter de vez a condenação. O exército corrupto no poder rebelou-se contra o general Lula, mas quando a coisa volta para Brasília, a batalha acontece em campo hostil ao exército anticorrupção, por definição. Eu realmente acredito que Lula acabou, mas que não está morto e vai tentar botar fogo em todos os vilarejos e fazendas que encontrar no caminho de retirada.

Apesar do tom totalmente militar do texto, não estou pensando exatamente em versões literais dos ataques, mas sim tudo o que pode ser feito em bastidores e em opinião pública. A fúria do PT em vender sua derrota da forma mais cara possível acaba sendo vantajosa para os corruptos efetivamente no poder. Temer deve estar adorando ver o general que tirou do comando das tropas juntar um time de rebeldes e ficar atacando o inimigo comum. Do lado da Lava-Jato, todos eles são perigosos.

E quando o PT fala em armas e mortes para aceitar sua derrota, não está falando de usar gente ignorante e mercenários como exército propriamente dito, e sim no que vai fazer para se vingar daqueles que desmantelaram seu lucrativo esquema. Não vai começar uma guerra, ela já existe. E não é mais sobre vencer ou perder, é sobre levar consigo o máximo de inimigos possíveis. E se não estivermos atentos e pressionarmos para evitar mais e mais enrolações e tecnicalidades roendo as defesas daqueles que estão atacando os corruptos, o próximo ataque de Brasília pode pegar uma Curitiba enfraquecida demais para resistir.

Até “morrendo” o Lula vai causar problemas. O julgamento foi uma batalha, não a guerra toda.

Para dizer que fica mais emocionante com esses termos, para dizer que ainda acha que ele vai escapar ileso, ou mesmo para dizer que só está feliz porque o dólar baixou: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (19)

  • Nossa, que triste fim para o Desfavor.

    A palavra pode ser forte, mas vocês emburreceram com o tempo. Pelo menos é o que quem acompanha vocês faz tempo acha.

    Antes dava a impressão que vocês juntavam informações sobre um caso e criavam uma opinião a partir disso. Hoje, fica claro que vocês já possuem uma opinião e moldam os fatos para encaixar nela. É triste para um site que propunha ser um centro de discussão racional, não importando ideologias ou visões pré-concebidas.

    Nós, antigos comentadores assíduos, ainda da época do blogspot, temos uma lista de email onde nos juntamos para conversar e comentar notícias. A gente sempre debate se vocês já eram assim antes e não percebíamos ou se vocês mudaram com o tempo. A teoria mais popular diz que a Sally e o Somir originais venderam ou se desfizeram do blog e outras pessoas assumiram.

    Mas é triste entrar aqui de novo, ver uma média de 20, 30 comentários quando costumava ter mais de 100, e constatar que vocês continuam óbvios, rasos, superficiais e burros.

      • Exatamente por isso que as visitas e comentários despencaram. Mas o apego emocional ao antigo Desfavor é grande, a gente volta para ver se ainda há a antiga fagulha aqui…

    • Poxa Hugo!
      Nos ilumine com o seu conhecimento intelectual e profundo sobre política
      Onde posso ler algo correto e discordante do que a Sally digitou?
      Nos ilumine, Caro Paladino do Saber!

      • Você quer que eu faça o seu trabalho por você? Quer que eu te diga o que pensar? Você pode começar pesquisando, por exemplo.

        Quer ver? Ela diz: “Nem nas redes sociais quem defendia o Lula era maioria, muito menos nas ruas”. Um estudo da FGV prova o contrário: tinha mais gente apoiando o Molusco do que contra ele (aliás, mais bots na oposição do que a favor). Fonte: http://dapp.fgv.br/julgamento-de-lula-reforca-polarizacao-politica-e-evidencia-presenca-de-robos-aponta-analise-da-fgvdapp/

        Então ela fala que o Nine contratou Geoffrey Ronald Robertson e que ele dormiu, não fez nada no julgamento. Só esquece de convenientemente lembrar que ele não advoga no Brasil, é o representante do Molusco na ONU. Portanto, não tinha nada para fazer mesmo.

        Depois no terceiro parágrafo ela lida com o argumento da falta de provas com a Teoria do Domínio de Fato que até mesmo o AUTOR da tal teoria disse que está sendo utilizada erroneamente tanto no mensalão, como agora no Lula.

        E olha que eu só analisei três parágrafos da Sally. O nível do Desfavor desceu muito. Antes eles usavam informações de verdade, não essas bobagens falaciosas de hoje.

        • Não é questão de fazer ou não fazer trabalho de alguém, mas vc simplesmente chegou falando q o texto é raso, burro e etc… Muito melhor mostrar o porquê dessa tal afirmação, senão vira ataque pessoal. Além de parecer extremamente arrogante…
          1° parágrafo: Muito interessante a pesquisa, Hugo! Achava o contrário, pois uso o Twitter e via uma disparidade enorme em todas as pages com gente apoiando a condenação. Essa bolha das contas que eu sigo deve ter me contaminado.
          Quanto ao ponto do Geoffrey Ronald Robertson de qualquer forma é tosco o cara dormir, demonstra desleixo e endossa a visão de desespero petista ao recorrer para um profissional que só está ali por causa da grana e está zero empolgado com o caso, mas concordo que esse ponto dele não advogar no Brasil poderia/deveria ser falado…
          Sobre o terceiro parágrafo analisado não posso emitir opinião sobre. Afinal, nunca ouvi falar sobre isso, cabe uma leitura.
          Gostei muito dos pontos mencionados! Vc poderia comentar mais aqui, mostrando oq vc discorda ao invés de chamar os escritores de burros, óbvios, rasos e etc…

    • A teoria mais popular diz que a Sally e o Somir originais venderam ou se desfizeram do blog e outras pessoas assumiram.

      Hahaha… ha… ha… que… que absurdo… imagina…

      Quem te disse isso?

      • na verdade Sally e Somir são Deus, o blog é um teste e estamos todos sendo monitorados e avaliados. eles jogam blasfêmias e bestialidades propositalmente pra julgar nossas reações e definir se vamos pro céu ou pro inferno no pós-morte

      • Não quero dedurar o pessoal, mas foi o ex-Watchmen. E ainda disse que vocês venderam pro Marciel! Achei mancada.

  • Outro grupo que passa vergonha são militontos juristas (alguns amigos meus), que afirmam que o TRF4 não poderia ter condenado Lula a 12 anos, pois tribunal, em nenhuma circunstância, pode agravar pena objeto de
    recurso…mesmo esfregando o art. 617 do CPP na cara deles…

    • Mas gente… MAS GENTE…

      Inacreditável como esse povo não se constrange em afirmar que tudo e todos estão errados, menos eles!

    • Tudo porque se entende que a constituição e os códigos penais dizem que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu. E esses energúmenos não notam que isso é específico pra lei nova no âmbito criminal.

  • Quanto à trindade de choros vermelhos nas redes sociais:

    1. “Mais e as provas?”

    Prova, para os petófilos, seria um recibo da propina assinado pelo Lula, autenticado em cartório e em três vias.

    2. “Mais e o Fulano?”

    Essa costuma deixar os petófilos tontos porque os únicos defendendo corruptos são eles mesmos. A base de apoio do Aécio, por exemplo, virou fumaça assim que começou a pipocar os podres dele. O petófilo chega para o cara e pergunta “mais e o Aécio?”, o cara responde “tem que se foder junto com o Lula” e o petófilo fica perdido.

    3. “Pegaremos em armas!”

    Pode ver que todo mundo falando em desobediência civil, pegar em armas e outras bravatas se encaixa num desses perfis:

    a. Os políticos petistas, que começam a se mijar só de se imaginarem sem um cargo político pra ter foro privilegiado, quanto mais a idéia de serem presos

    b. Sindicalistas e militantes profissionais vagabundos que não tem força de vontade nem pra trabalhar, imagina pra lutar por alguma coisa

    c. Humans of Federal, a juventude lacradora Nutella que odeia PM mas basta um olhar torto pra ele que já saca o iPhone X pra fazer textão.

    • Não soa, de certa forma, irônico que justamente esses referidos perfis de pessoas que enchem a boca pra dizer que vão defender o Luladrão pegando em armas sejam…desarmamentistas, na maioria dos casos? “É tipo desarmamento pra você, ‘pegar em armas pra matar opositores’ pra mim”

    • Mesmo que tivesse o recibo com a assinatura do safado, iam dizer algo na linha “esse recibo é falso”, “a assinatura é falsa”, ou “ele foi coagido a assinar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: