SSS: Dia 4 – Meditação.

SALLY

Olá Blogueirinha!

Sua última missão para esta semana é cuidar da mente. Já cuidamos do corpo com uma alimentação adequada, atividade física e desintoxicação. Em conjunto com essas três medidas, você também vai meditar todos os dias da semana.

É cientificamente comprovado que meditar gera ganhos a seu corpo e cérebro. Exames de imagem provam que diferentes áreas do cérebro são estimuladas durante a meditação, trazendo ganhos para a saúde e o bem estar. Pesquisas científicas conduzidas por décadas mostram que a prática previne e cura uma série de doenças e melhora várias funções do seu organismo. Vamos trabalhar essa espiritualidade?

Meditar aumenta a atividade do córtex cingulado anterior (área ligada à atenção e à concentração), do córtex pré-frontal (ligado à coordenação motora) e do hipocampo (que armazena a memória). Também estimula a amígdala, que regula as emoções e, quando acionada, acelera o funcionamento do hipotálamo, responsável pela sensação de relaxamento.

Meditar é mais repousante do que dormir. Pessoas que meditam todos os dias têm uma diminuição na produção de adrenalina e cortisol, hormônios associados a distúrbios como ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade e stress, que, de quebra, ainda fazem engordar. Além disso, pessoas que meditam experimentam um aumento na produção de endorfinas, ligadas à sensação de felicidade.

E não estamos falando apenas de sentimentos subjetivos, Meditar reduz em 47% as chances de ataque cardíaco e infarto em adultos. Meditação também tem efeitos comprovados prevenindo e combatendo câncer e muitas outras doenças. Também é comprovado que quem medita sente menos dor, o que pode te ajudar com os desdobramentos da atividade física, que, apesar de serem “frescura”, às vezes atrapalham um pouco a rotina.

A meditação resolve probleminhas de insônia, melhora o sistema imunológico e a concentração (o que vai ajudar com a falta de nicotina).  Também ajuda no controle do peso, porque ajuda a produzir DHEA, um esteroide produzido pelas suprarrenais. Mais uma boa notícia: esse mesmo DHEA dá uma forcinha na função sexual e na memória. Em 57% dos casos, pessoas que meditam conseguem interromper crises de enxaqueca e se livrar delas. Fora o maior controle das emoções e serenidade.

Por fim, e neste cito fontes, pois se que você vai duvidar de mim, um estudo publicado no International Journal of Neuroscience constatou que as pessoas que meditavam aparentavam 12 anos a menos que sua idade real. Você não se incomodava sempre em parecer mais velho do que eu, mesmo sendo bem mais novo? Olha aí a oportunidade!

Enfim, existem muitos outros benefícios, é só dar uma pesquisada. Você vai meditar pelo menos 15 minutos pela manhã e 15 minutos pela noite, todos os dias desta semana. Em anexo o link para um vídeo que ensina o basiquinho para começar a meditar. Qualquer dúvida é só perguntar.

Boa sorte, Blogueirinha!

SOMIR

Agora eu sei porque nunca fiz isso antes, é tão estúpido quanto parecia. A suposta semana de vida saudável foi análoga a passar uma semana muito doente. Todos meus índices de qualidade de vida estão reduzidos, rendi mal no trabalho, fiquei sem energia pra nada, estou com quase tudo atrasado. E falando em desperdiçar tempo, vamos falar de meditação…

Eu concordo com a Sally que meditação pode criar um mundo melhor. Nos 30 minutos diários desperdiçados com a atividade, não pude cometer nenhum crime. Talvez se todos os brasileiros fizessem, teríamos um mundo 30 minutos mais seguros por dia. A grande verdade sobre meditação é que sua cabeça precisa ser naturalmente vazia para funcionar. O povo que inventou isso vivia na idade da pedra até termos uma função para eles construindo eletrônicos baratos. Péssimo sinal.

Em tese, pode ser maravilhoso toda essa ladainha que ela disse, mas na prática, a mente não é tão dócil assim. Quando você começa, é forçado a ficar se concentrando em alguma coisa tipo a sua respiração. A ideia é que a mente fique livre e vá para onde quiser, te ajudando a ficar em paz com o que está dentro da sua cabeça. Mas a não ser que o que tenha dentro da sua cabeça já seja uma paisagem bucólica pacífica, não vai ter paz.

Quinze minutos são mesmo uma parte pequena do seu dia, mas quando você sabe que está deixando de fazer outras coisas importantes por causa disso, vira um inferno. Durante a fase da respiração, tive que lutar com todas as forças contra o tédio. Uma mente que gosta de estímulos e foi forjada dessa forma não abre mão da sua função à toa. Se você consegue ficar cinco minutos concentrado na sua respiração, parabéns, seu autocontrole é impressionante; ou… sinto muito, como sua mente é rasa para se vender barato assim.

Como não tenho nenhuma dessas características, depois de muito sofrimento, finalmente começa a primeira fase da meditação. Os gurus que vendem essa ideia dizem que é aí que você finalmente deixa de ser refém dos seus pensamentos e só começa a observá-los. Eu só consegui observar uma lista das coisas que eu tinha pra fazer não só no dia como nos próximos meses. Dizem que você vai descobrir seu eu interior, eu só descobri uma secretária interior puta da vida comigo porque eu não estava cumprindo meus prazos.

E a filha da puta sempre lembra você de algo que você não estava prevendo. Saí de todas minhas sessões de meditação mais estressado, tendo que esmagar ainda mais meu dia para dar conta das coisas. Nas últimas duas que eu fiz, já tinha anotado meus compromissos pra ver se melhorava. Com mais sofrimento, consegui chegar no primeiro estágio da meditação novamente, e ao invés de encontrar uma secretária de TPM, encontrei uma zona de pensamentos impossível de arrumar.

Se eu vivesse no topo de uma montanha e meu único trabalho fosse polir minha careca, eu até teria disposição para mexer nisso. Mas eu sou um homem do século XXI inserido numa espécie de singularidade tecnológica que não dá nenhum sinal de desacelerar. A gente tem que manter milhões de coisas ativas na cabeça ao mesmo tempo… e é isso ou ser atropelado pelas outras pessoas que não estão fugindo da realidade. Cada 15 minutos que você medita, seus concorrentes trabalham pra te mandar lá pro alto da montanha.

E pra falar a verdade, eu enfio muitos desses pensamentos lá no fundo da mente justamente porque eles não me servem na prática do dia a dia. Pra quê ficar revisitando essas coisas? Todas as vidas são cheias de momentos ruins, memórias incômodas e prospectos sombrios. Não entendo chafurdar nisso. Ainda mais com a bagunça que fica quando você deixa seus pensamentos correrem livres. A cabeça é minha, o pensamento tem que ir pra onde caralhos eu quiser. Coisas que eu reprimi ou ignorei foram reprimidas ou ignoradas por um motivo. É a mesma coisa que abrir a porta de casa no meio de uma tempestade…

Só não estou mais nervoso e incomodado com essa situação porque o resto do desafio arrancou toda minha energia e felicidade da vida. Me sinto vazio, não só pela fome, mas de significados. Mal posso esperar por não ter mais que destruir meu corpo e minha mente e reencontrar um mínimo de prazer na vida. Só aguentei tudo isso para ter a certeza do que sempre acreditei: que qualidade de vida vale muito mais que tempo de vida. Vou morrer mais cedo? Vou. Vou viver num estado constante de cansaço, dor e desânimo para evitar isso? Jamais.

Mas vou ser justo: talvez eu mantenha a meditação. É uma excelente forma de lembrar de todas as coisas que eu tenho que fazer e me sentir culpado o suficiente para ter energia de fazer todas. Se não achar um app mais eficiente, tem potencial. Agora com licença, que quando bater meia noite eu tenho um encontro marcado com um hambúrguer e um cigarro. Vou tentar não fazer ao mesmo tempo, mas não me prometo nada.

Doce liberdade, aí vamos nós.

Para me dar ideias de como preparar os dois quilos de bacon que eu comprei, para dizer que eu sou um caso perdido, ou mesmo para dizer que eu sou fraco (missão dada, missão cumprida, o choro é livre): somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

O que você achou?

Loading spinner

Etiquetas: , ,

Comments (26)

    • …….Nas notícias foi uma semana gloriosa para todos nós homens, já que (inclusive) a Revista Piauí publicou uma entrevista contra o exame de próstata e o PSA / dispensar quem nunca teve caso(s) na família…….

      O que você achou?

      Loading spinner

  • Não se pensa durante a meditação. Não no sentido ocidental clássico, racional. Que merda de guia é esse?

    O que você achou?

    Loading spinner

      • Tocar um instrumento tem um efeito parecido. Instrumento musical. Claro que isso não significa que os músicos são gente burra…

        O que você achou?

        Loading spinner

        • Considerando que viver de música tem basicamente o mesmo “efeito loteria” para dar em algo lucrativo que viver de futebol… será?

          O que você achou?

          Loading spinner

  • Ué, ninguém mais comenta nada?? Ou é o Somir dolorido demais para sentar e aprovar os comentários??

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Eu quero saber se tio Somir vai adotar o estilo de vida saudável daqui em diante ou se quando acabar a semana vai voltar pra vala?
    Obs: Lembrando da regra de que tem que responder os comentários!

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Não vou adotar esse estilo de vida não, vida saudável não funciona pra todo mundo. No meu caso, foi uma experiência ruim que não me ensinou nada.

      O que você achou?

      Loading spinner

  • Só pra lembrar: o que chamamos “meditação” abarca um enorme número de práticas diferentes, com efeitos diferentes. Existem meditações bem mais ativas e talvez, toleráveis por alguém com um temperamento irrequieto como nosso insatisfeito blogueiro.

    Mas mesmo uma meditação passiva tem sua utilidade. Como Somir já percebeu, esses momentos permitem que pensamentos aflorem. Bem utilizada, essa técnica ajuda a organizar uma agenda, escolher o que fazer, lembrar coisas esquecidas ou bloqueadas etc.

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Innen Wahrheit

    Esse “encontro com um hambúrguer e um cigarro” me lembrou de um sujeito estranho que vinha comer (sempre com pressa) numa lanchonete perto de onde eu trabalhava…

    Ele fazia um malabarismo bizarro entre o cigarro, o hambúrguer e uma lata de refrigerante (era uma tragada, uma mordida no lanche, um gole no refri, depois outra tragada). Um amigo meu costumava dizer que esse lanche, na prática, era um X-Bituca…

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Entendo o sofrimento/diversão desse sujeito. As coisas não se complementam, mas na hora o corpo não quer você perdendo tempo…

      O que você achou?

      Loading spinner

  • Adorei essa semana Sally. Tem como disponibilizar os arquivos e videos que vc mandou em anexo para o Somir para que eu possa fazer minha própria Semana Sim Senhora?

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Olha a Cinderela aí esperando dar meia noite para a abóbora se transformar em bacon!
    Vocês não dizem que Desfavor > Deus? A semana tem 7 dias, então foi pouco.
    Quer dizer que a dama tem 35 anos mas cara de 50… E isso aí não é frango não. É galinha mesmo. Medroso. Cócócócó!

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Agora que eu consegui me alimentar e recuperar o funcionamento cerebral por causa da nicotina, posso te responder: somos melhores que deus até na consistência. Semanas Sim Senhora ou Sim Senhor duram 5 dias, porque o final de semana é sempre de postagens em conjunto.

      E como eu já estou de volta, não mais enfraquecido pela doença da vida saudável, posso lidar com suas ofensas galináceas numa boa. Co-co-co-conte comigo para não me importar.

      O que você achou?

      Loading spinner

  • (…) mimimi não tem poder nenhum. Quem tem poder é greve de caminhoneiro.”. Deu vontade de mandar fazer um adesivo com essa frase e colar no vidro do carro…

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Somir, sentiu alguma melhora no organismo? Por exemplo, conseguiu dormir/despertar melhor? O fôlego melhorou?(já ouvi gente dizer que o fôlego melhora na primeira semana sem cigarro).
    Vai incorporar alguma das sugestões da Sally na sua rotina, ou só serviu mesmo pra ter certeza de que nunca mais na vida vai comer um filé de frango grelhado?
    Eu achei tudo muito radical, acho que uma semana dessas faz mais mal do que bem.
    Aproveite o Bacon!

    E Sally, será que vc poderia compartilhar o link do vídeo sobre meditação que vc passou pro Somir?

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Não, como Sally me passou um processo para gerar sofrimento ao invés de saúde, foram só cinco dias horríveis. Nas outras vezes que eu parei de fumar, as coisas ficaram melhores com o tempo sim. Mas é mais lá pela terceira semana mesmo que você se sente diferente. Dessa vez eu pude voltar logo depois do quinto dia, então não mudou muita coisa.

      Sobre frango, eu só tenho uma regra: tem que estar coberto de algo com gosto tipo uma coxinha ou tiras de bacon. Vou continuar me alimentando do animal sim, mas desde que tenha sabor.

      Obrigado, o bacon está me deixando muito mais saudável que todo o exercício e dieta até aqui!

      O que você achou?

      Loading spinner

  • Impopulares, Desfavor Convidado sobre a Frangomorfose do Somir já foi enviado para nosso herói!

    O que você achou?

    Loading spinner

  • Guerreiro, no seu caso é preciso substituir a observação do ar entrando e saindo por um mantra. No seu caso é fácil escolher: mimimi!

    O ar entra, fica um tempo no seu interior e você entoa: mimimi!

    Pobre de mim, estou dolorido, esquecido, percebi que não sei organizar minha vida… Mimimi! Mimimi! Mimimi!

    Quanto mais você entoar o mantra, mais claro ficará que mimimi não tem poder nenhum. Quem tem poder é greve de caminhoneiro.

    O que você achou?

    Loading spinner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: