Menos de quatro meses após o primeiro caso diagnosticado de Covid-19, o Brasil atingiu nesta sexta-feira (19) a marca de mais de 1 milhão de infectados. O país tem mais de 49 mil mortos pela doença. LINK


Parabéns, Brasil! Desfavor da semana.

SALLY

Parabéns, Brasil! Completou oficialmente um milhão de pessoas infectadas! Claro, esses não são os números reais, mas, ainda assim, merecem ser parabenizados por, mesmo maquiando dados desesperadamente conseguir chegar a uma cifra tão alta como essa. É como uma pessoa gorda mentir por constrangimento e dizer que pesa 300kg.

Segundo diversos estudos, os números são bem maiores. Pegando os mais otimistas (que são poucos), o número de infectados seria, no mínimo, dez vezes maior. O número de mortos, obviamente também é muito maior do que o divulgado, no mínimo o dobro, pois o país conseguiu a proeza de autorizar enterros sem atestado de óbito.

Fica a dica: quer matar alguém? Tem desafetos de longa data e quer acertar as contas? A hora é essa! Morto não passa mais por exame no IML e nem sequer fica registrada a causa da morte em um cartório! Mata à vontade e joga em uma das muitas covas rasas, impunidade assegurada!

Gostaria também de deixar um parabéns todos especial para o Rio de Janeiro, local que conheço muito bem após 40 tortuosos anos de sobrevivência: em um único ato, mandaram reabrir o comércio E compraram câmaras frigoríficas para armazenar os corpos que já sabiam que iriam se amontoar nos próximos meses. Isso que eu chamo de planejamento, é como se um péssimo cirurgião já se encarregasse de cavar a cova do seu paciente antes mesmo de performar a cirurgia!

Dentro desse parabéns especial para o Rio, gostaria de ressaltar também o esforço por reduzir a densidade demográfica da cidade, que, diga-se de passagem, estava mesmo abarrotada. Com muitos casos e mortes a menos o Japão adiou as fuckin´ Olimpíadas, mas o mundo não poderia ficar sem o maravilhoso jogo Flamengo x Bangu, disputado esta semana no Maracanã, não é mesmo?

“Mas Sally, não tinha público”, algum leitor com pouco conhecimento em futebol dirá. Não tinha gente na arquibancada do estádio, mas você tem ciência de quantas pessoas são necessárias para que dois times entrem em campo? Desde o tio que dirige o ônibus que leva as equipes, a massagistas, técnicos, camareiros, é uma infinidade de gente, certamente bem mais de duzentas pessoas. Fora os torcedores retardados que se aglomeraram na porta do estádio. E o melhor é: além de não ter torcida, também não foi televisionado, então, basicamente, jogaram para ninguém ver! HAHAHAHAHAHAHA! O Brasil é muito engraçado quando você está longe dele…

Também parabenizo ao país todo pelas medidas meia-boca que passaram uma falsa sensação de segurança ao povo, fazendo com que saia ainda mais às ruas. Profissionais da área de saúde que trabalham com EPI da cabeça aos pés, com máscara N95, com todo o treinamento do mundo para evitar uma infecção, ainda assim acabam infectados, mas a Dona Maria acha que está segura colocando uma máscara de pano e vai ao shopping. O brasileiro se auto engana com uma facilidade invejável, topa qualquer negócio para não ter que fazer um sacrifício.

Esse é mantra dos ignorantes: “estamos adotando todas as medidas de segurança”. NÃO TEM medida de segurança que impeça o seu contágio a não ser ficar em casa, talkey?

Essa história triste de gente precisando trabalhar para colocar comida na mesa… Chega a comover quem não conhece o brasileiro. Em feriados e finais de semana o movimento aumentou em vez de diminuir. Os locais que estão sempre cheios não são propriamente locais de trabalho: praia, shopping, baile funk, forro… E, é claro, não podemos esquecer as manifestações, afinal, mataram um negro no EUA e isso é motivo para sair de casa e arriscar a vida das pessoas que você ama!

Meus mais sinceros parabéns também às mais de seis milhões de pessoas que pediram o auxílio emergencial ao governo sem ter direito a ele. Estas mesmas pessoas certamente reclamam, criticam em redes sociais e em mesas de bar políticos corruptos e são exatamente iguais a eles. É por isso que o Brasil só tem político corrupto no poder, é um reflexo do povo, igualmente corrupto. E um igual parabéns ao governo incompetente que pagou e continua pagando para quem não faz jus, inclusive para famosos e funcionários públicos.

Também não posso deixar de parabenizar a condução técnica da pandemia. Sem Ministro da Saúde, a crise se tornou de tal tamanho que nem sequer os mortos o Brasil consegue contar mais. Você vai reparar que o número de casos vai começar a “estabilizar”, mas isso não quer dizer que o vírus esteja fazendo menos estragos e sim que o país perdeu a capacidade de mensurar quanta gente está morrendo. Taí um grau de perda de controle quem nem os países mais pobres do mundo conseguiram.

No meio dessa condução técnica lastimável tem que parabenizar também o fator Cloroquina, remédio refutado no mundo todo, mas que o Brasil se recusa a admitir que 1) não funciona e 2) é nocivo. “Mas Sally, o estudo que refutou a Cloroquina foi desacreditado”. NÃO. UM estudo foi questionado, mas não no que diz respeito à sua eficácia, e sim aos danos que causaria ao organismo. Sobre sua ineficácia NUNCA pairaram dúvidas. E, por sinal, novos estudos foram feitos e as conclusões foram 1) não funciona e 2) é nocivo. Mas os Cloroquiners são piores do que tiete de fã clube.

Vejamos, os EUA eram um dos maiores defensores da Cloroquina e Trump é um dos sócios de uma empresa que é produtora do remédio. E mesmo eles aceitaram que 1) não funciona e 2) é nocivo. O que fizeram? Empurraram tudo pro Brasil. A cereja no sundae é a descoberta de que o Brasil comprou cloroquina superfaturada, ou seja, vocês estão pagando caro para causar danos a vocês mesmos. Taí um grau de submissão que não se vê todo dia.

A teimosia é tanta que estão prescrevendo cloroquina para gestantes e crianças de forma preventiva. Não importa o quão grave fique, o brasileiro continua passivo. Não duvido que amanhã o Bolsonaro mande enfiar Cloroquina no cu de todo cidadão e brasileiros façam filas segurando as bandas abertas, tudo para poder acreditar que estão seguros e podem sair às ruas.

Para coroar, não dava para passar esta vergonha de forma discreta. Não… pra que? Ministro tem que tripudiar publicamente (e mais de uma vez) do principal parceiro comercial, Presidente tem que falar e fazer merda da forma mais ostensiva possível, tem que passar ranho na mão e depois cumprimentar idosa. Tem que ficar o tempo todo falando dos “benefícios” da Cloroquina sem saber pronunciar “Cloroquina”.

Tem que ficar trocando de Ministro da Saúde até ficar sem Ministro por mais de um mês no meio de uma puta crise sanitária. Tem que fazer merda até a maior parte dos países fecharem as fronteiras para brasileiros, repudiarem o que o país está fazendo e desfazerem parcerias comerciais. Tem que chegar ao ponto da fuckin’ Venezuela denunciar o Brasil à ONU.

Parabéns, Brasil, por não entender uma dinâmica simples: o que você faz hoje, colhe 20 dias depois. Parabéns por esse abre/fecha confuso. Parabéns por não entender que o que ferra a economia é a pandemia é não a quarentena. Parabéns por reabrir na hora errada com resultados de venda pífios e aumentos bizarros no número de contágios. Parabéns por virar as costas para a ciência e ver órgãos oficiais considerarem curas com enxofre e alho.

Parabéns pela anestesia mental de não querer aceitar o que está acontecendo e as restrições que isso implica. Parabéns pela falta de senso de sacrifício e por correr para as ruas como um símio no cio só por ter colocar um pedaço de pano na frente do rosto. Parabéns por não perceber que enquanto não sair uma vacina, é quarentena e ponto final, não tem outra opção.

Parabéns por se manterem em relacionamentos tão merdas que mal suportam cônjuges e filhos dentro de casa. Parabéns por colocarem em risco a vida de familiares pelos motivos mais torpes do mundo (fazer as unhas, almoço em família, pedir delivery…). Parabéns por preferirem arriscar a própria vida (e a de terceiros) do que ficar em casa com a sua família.

Parabéns pela tonelada de achismos sem ter qualificação para falar sobre epidemiologia ou virologia. Parabéns por darem atenção a coisas não provadas, sem estudos científicos sérios revisados e publicados por entidades sérias. Parabéns por ficar enchendo o saco dos outros com qualquer opinião de qualquer Zé Cu sem a menor validade.

Parabéns pela bagunça do caralho que tá essa merda, a ponto de ninguém nem entender em que fase da quarentena se está. Parabéns por nunca ter conseguido fazer uma quarentena decente, com isolamento social significativo de, pelo menos, 80% da população. Parabéns por ser o único país do mundo que reabriu sem nunca conseguir fechar.

Não é sempre que a gente consegue ver uma confluência de imbecilidades tão grande. Não é sempre que um povo ignora solenemente os avisos amplamente divulgados pela grande mídia e vira as costas para o que pessoas da ciência dizem, escolhendo acreditar na versão que mais lhe convém que menos restrições lhe impõe. Não é qualquer povo que consegue virar as costas para a ciência e dormir com a consciência tranquila.

Parabéns por ficar brigando por política para se distrair em vez de olhar para o problema real. Parabéns por estarem desunidos frente a um inimigo que os está dizimando. Parabéns pela carência galopante de fazer da falta de parceiro uma questão quando morrem mais de mil pessoas por dia. Parabéns por colocarem a vida dos outros em risco. Parabéns por se tornarem um país tão merda que pessoas estão fugindo para Venezuela.

Parabéns por toda a incompetência, corrupção, burrice e egoísmo. TODOS. Não apenas a classe política. TODOS são responsáveis. Vocês estão escrevendo um dos capítulos mais vergonhosos da história do Brasil. Não existe “eu” em uma pandemia. Foda-se se “eu” queria ir no show tal que foi cancelado, foda-se se “eu” discordo da orientação política do colega, foda-se se “eu” não gosto de ficar em casa. NÃO EXISTE “EU” EM PANDEMIA. O que “eu” quero, o que “eu” sinto NÃO PODE SER UMA QUESTÃO. O foco tem que estar em outro lugar.

Foquem no que é importante, em vez de cruzar os braços e achar que logo mais sai uma vacina. Foquem no que tem que ser feito em vez de achar que se pegar coronavírus vai ser só uma gripe e tudo bem. Unam-se e façam alguma coisa, pois o Poder Público não vai ajudá-los, muito pelo contrário, só vai atrapalhar. Vocês estão tomando no meio do cu desde março.

Vai morrer muita gente e no meio desse bolo pode estar a pessoa mais importante da sua vida. Esqueçam tudo que diz respeito a “eu” e foquem toda sua energia e atenção única e exclusivamente em tentar melhorar a situação. caso contrário, você também será autor desse capítulo vergonhoso da história do país.

Para dizer que não paga mensalidade do Desfavor para apanhar desse jeito, para dizer que em vez disso prefere ir ao shopping comprar blusinha na Renner ou ainda para dizer que esta coluna está tão desagradável que em breve vai zerar de comentários: sally@desfavor.com

SOMIR

Parabéns, Brasil! Para um país que não testa praticamente ninguém, chegar a um milhão de casos confirmados é um feito e tanto. Um em cada 36 seres humanos é brasileiro, e um em cada 9 infectados com Covid-19 também. Isso que eu chamo de eficiência. Quando tudo isso começou, eu tinha a imagens da SARS na cabeça, que deu um susto vários anos atrás, mas não chegou tão longe. Até por isso, nos primeiros textos quando o coronavírus ainda era algo chinês, disse que podia ser que não desse em nada. Mas o Covid-19 não era a SARS…

E cada país, de acordo com suas capacidades, tomou suas medidas para lidar com a pandemia. Muitos decidiram por fechar tudo até terem algum controle de volta, especialmente os que tiveram um alto número de casos nas primeiras semanas e meses. Alguns países até resolveram encarar de peito aberto e deixar a coisa rolar.

Os italianos e os franceses viram que a coisa estava fora de controle e seguiram o caminho chinês de trancar todas as portas. Os suecos e os japoneses confiaram num povo mais obediente e esperaram para ver o que acontecia. Não foi a melhor solução, mas foi planejada. Os ingleses estavam no caminho de deixar a infecção acontecer, mas na hora do vamos ver, assustaram com os números de mortes e mudaram de direção.

Ninguém sabia exatamente o melhor plano de ação, por isso tivemos variações. Mas, havia um plano de ação. Quando você sabe o que está fazendo e tem metas para cumprir, não só sabe se está acertando ou errando como também sabe o que está causando aquele resultado. Ainda é incerto o quanto teremos que fazer para lidar com o Covid-19 pelos próximos anos, mas quem teve um mínimo de organização vai ter de onde tirar os dados e políticas públicas que mais funcionaram em seu país até aquele momento.

E agora eu me pergunto… o que o Brasil fez? O que sabemos sobre controle da pandemia de coronavírus? Quando os ingleses viram que apostar em imunidade de rebanho estava matando muita gente muito rápido, tinham o caminho oposto para traçar. E, vejam só, controlaram a situação. Não só o governo como a população sabiam o que estava acontecendo e puderam se preparar de acordo. Mas por estas bandas, não é como se tivesse um caminho óbvio para seguir. O tempo passou, e a resposta esquizofrênica do Brasil ao vírus o coloca na situação única de bater recordes de infecções e mortes ao mesmo tempo que tomamos medidas para normalizar a situação.

Eu já disse antes aqui que quem me dera que o problema do Brasil fosse corrupção, porque pelo menos daria para combater. O problema não é corrupção, é incompetência. É gente muito burra votando em gente muito burra que não tem a menor ideia do que está fazendo. E se alguém tem mais do que dois dígitos de Q.I., fica preso dentro de uma engrenagem empacada de um lado por um povo que acha que nasce com diploma de todos os cursos superiores existentes e de outro por seus representantes políticos que estão lá para ajudar família e amigos, por não entenderem que existem outras funções para o Estado. A corrupção emana da incompetência.

E a incompetência cria essas excrecências como protocolos de reabertura da economia durante o pico de uma epidemia. Eu não consigo acreditar que existe gente ruim ao ponto de assinar decreto para reabrir shopping quando mais de mil pessoas morrem por dia de uma doença altamente contagiosa, por isso fico com a opção da burrice mesmo. Aqui em São Paulo vejo cidades que liberaram o comércio e uma semana depois fecharam de novo… como é possível não prever esse resultado? Que parte do cérebro desliga na hora de tomar essas decisões?

Se demorou UMA SEMANA para descobrir que os casos continuam aumentando, quer dizer que era 110% previsível que não era hora de abrir o comércio. Estavam se informando sobre o vírus nas lives do Olavo de Carvalho? Resolveram fazer detox digital e governar a partir de uma comunidades hippie sem eletricidade? Se você tem a mínima noção do que está acontecendo, sabe que só existem duas opções: lockdown agressivo por pelo menos um mês sem ninguém nas ruas ou tocar o foda-se e deixar o povo morrer. Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Eu com certeza estaria puto se todos os níveis do governo decidissem se alinhar na estratégia de só deixar vivos aqueles que resistem ao Covid-19, mas eu pelo menos saberia o que estava acontecendo. Junta dinheiro para fugir para o Paraguai que seja, assina um plano de saúde melhor, tenta pegar a doença logo antes que os leitos de hospital acabem, sei lá, mas pelo menos você sabe que o Estado lavou as mãos e você vai ter que se virar. Com informações e regras claras, podemos nos planejar.

Mas quando a incompetência lidera, não sabemos para onde vamos. Você acaba num país que parece que está tomando conta da situação, mas que na verdade não está. Se fosse cada um por si, podem apostar que esse povo estaria bem mais assustado. Talvez assustado o suficiente para controlar a sanha de fazer festa e ver vitrine em shopping. E aí, só os completos retardados mentais que acham que o vírus é inventado ou que o fato deles fazerem parte do grupo com menos risco significa que todo mundo é imune que estariam nas ruas sem necessidade. E talvez isso fosse uma coisa boa: os números dos imbecis sofreriam um impacto de pelo menos 1%. Pode ser o suficiente para decidir uma eleição…

Só que não estamos fazendo seleção natural de gente escrota, estamos criando uma falsa sensação de segurança para muita gente, que se não é capaz de acompanhar corretamente as informações sobre a doença, pelo menos não é arrogante o suficiente para achar que sabe mais que todos os infectologistas do mundo porque seu presidente formado em pular de aviões diz que é só uma gripezinha. Muita gente vai ter que lidar com os erros que cometeu quando o pior da pandemia passar, líderes ao redor do mundo vão ter que contar os mortos por causa de seus erros. Mas aqui no Brasil é capaz de não termos nem esse aprendizado: as péssimas decisões ficam difusas entre todos os níveis do poder público, um jogando no colo do outro a culpa.

Bolsonaro é o pior gestor de crises do mundo, e isso não tem mais volta. Só quem tem seu governo como religião discorda. Só que depois que o STF passou para estados e municípios a capacidade de decidir sobre quarentenas, deu um recado claro: desistimos de esperar algo do governo federal. Não ia sair nada de lá. Bolsonaro, seus militares e fantoches ideológicos não tinham capacidade intelectual de lidar com a situação. Gente extremamente burra que só conseguiu forçar um remédio comprovadamente ineficaz em crianças e grávidas depois quase 4 meses de trabalho contra a pandemia. Continua achando que o presidente não é uma pessoa que quer fazer o mal, mas ter ele no governo é como dar a direção da empresa para aquele funcionário que ainda fica te olhando com cara de confuso depois da décima vez que você explica como a máquina funciona. Não é por mal, mas a pessoa simplesmente não tem de onde tirar a capacidade de fazer algo acima do seu nível intelectual.

E como vivemos num país onde até mesmo gente com dinheiro e poder tem essa mesma limitação, gente inclusive do grupo de risco que faz cara de deboche quando você diz que não é seguro ficar nas ruas, não adianta ficar explicando de novo e de novo. Não cabe na cabeça da pessoa. Ponto. O Q.I. médio do brasileiro é baixo para esse grau de complexidade. Portanto, estava nas mãos de governadores e prefeitos tomar uma decisão. E pelo visto, a nossa democracia é muito representativa… se tinha alguém com cérebro para tomar uma decisão, estava emperrado naquela engrenagem de estupidez que mencionei anteriormente.

E aí, ninguém parece ficar suficientemente FURIOSO com o grau de estupidez que é demorar UMA SEMANA para fechar tudo de novo. Não era para ter aberto se quisesse salvar o povo, e não era para reabrir se estamos aceitando que não vai vir ninguém para nos salvar. Ou o Estado toma uma atitude ou libera o povo para se virar. Esse meio termo bizarro vai matar MAIS gente que qualquer outra solução. O brasileiro médio não é capaz de navegar entre essas duas posições conflitantes, vai acabar achando que máscara de pano é traje contra radiação e que o problema está passando. É o pior dos mundos do fechamento e da abertura, ao mesmo tempo.

É por isso que eu não estou fazendo mais textos sobre o tema. E é bem provável que a partir da semana que vem não demos mais tanta atenção ao coronavírus, porque não parece ter jeito mesmo. E reforço o que eu disse outras vezes: você está sozinho. Cuide das pessoas que você ama, não acredite nem por um segundo quando o governo disser que as coisas estão melhorando, que estamos chegando num platô… se tem gente inteligente no poder público, nesse momento elas estão sendo travadas pelos burros e os covardes que não sabem o que fazer, mas são muito arrogantes para admitir. Você provavelmente vai sobreviver pela taxa de mortalidade do Covid-19 não ser muito grande, mas cada coisa que você fizer para se proteger e proteger pessoas queridas conta, e muito. Eu já estou ouvindo cada vez mais histórias de conhecidos que morreram. Se você achava que estava seguro, não ache mais.

Para dizer que se tivesse lido ficaria muito ofendido(a), para dizer que somos alarmistas por constatar os fatos já acontecidos, ou mesmo para dizer que estava com saudade de nós dois escrevendo putos da vida: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (18)

  • Na cidade que eu vivo na região dos lagos, às vezes parece que é carnaval fora de época. Uns homens reunidos bebendo cerveja ignorando a presença do vírus; umas donas conversando na porta de casa sentadas em cadeiras de praia; umas crianças brincando na rua; uns atletas de fim de semana fazendo caminhada. Um circo. Eu lamento muito, porque se as pessoas só saíssem para fazer o estritamente necessário já seria de uma ajuda de outro mundo. Mas as pessoas são negacionistas, me parece que morrer mil por dia tá pouco, não choca nem abala.
    Por muito tempo eu tive fé no brasileiro, mas tenho que concordar com vcs, o brasileiro é baixo em quase todos os aspectos, é egoísta, egocêntrico, gosta de mostrar superioridade, é corrupto, fanfarrão, é infeliz e tem mais é que se foder.

  • As pessoas estão num estado de “não importa o que EU fizer ou EU deixar de fazer, o número de infectados e mortos não vai parar de subir.”

  • Sei de no mínimo 4 que morreram no meu bairro, mas deve ter mais. E nesse exato momento, tem uma festa (barulhenta) a 3 casas da minha. Esse povo não tem senso de preservação.

    Só fugindo daqui mesmo…

  • “mataram um negro no EUA e isso é motivo para sair de casa e arriscar a vida das pessoas que você ama!”
    Sendo que a polícia brasileira mata muito mais negros e dá nada. Vidas gringas importam!

    • Nada… Não são vidas gringas que importam. É fazer politicagem que importa.
      Semanas depois, está tendo aumento nos casos de COVID-19 nos EUA graças a tais palhaços.

  • Então na cabeça de vcs é pior que o STF e trancaria tudo por 10 anos? Porque essa estória de vacina ano que vem só serviu pra valorizar as ações das empresas que jogaram essa mentira. Eu e minha família sabemos o que fazer pra não morrer numa pandemia, por que não procuram saber?

    • O STF não trancaria tudo por 10 anos, essa afirmação não tem nenhuma fundamentação na realidade. Essa dualidade entre Bolsonaro e STF é um truque de militância para “animar a base” contra um inimigo comum. A gente já xingou o STF umas 500 vezes na história do Desfavor, tinha meses que a gente discutia se valia a pena fazer MAIS um Desfavor da Semana sobre o STF… você pode bater nos dois.

      Estamos falando seguidas vezes que o derrubou o Brasil foi não ter feito lockdown de verdade por um ou dois meses, começando em Abril. Estaríamos fazendo reabertura agora com problemas parecidos com os de outros países. E eu adoraria saber o que você e sua família sabem sobre não morrer numa pandemia que não tenha sido dito aqui ainda…

    • Sabe o que fazer para não morrer numa pandemia? Ficar em casa.
      Sair, mesmo que seja usando toda a proteção do mundo, ainda coloca a sua vida e a da sua família em risco.

  • O texto seria lindo se vocês não tivessem votado no Bolsonaro.

    Não queriam o caos? Eis o caos.

    “Bolsonaro é o pior gestor de crises do mundo, e isso não tem mais volta”

    • Como você teve o trabalho de pegar uma frase do meu texto, bem que podia ter lido o resto, né? Eu estava batendo nas decisões de governadores e prefeitos, que tinham liberação do STF. Bolsonaro era inútil desde o começo, e não pegou ninguém de surpresa.

    • Nossa, que dificuldade de cognição…
      Ver um lado bom e útil no caos não quer dizer que não se possa criticar os erros que levaram ao caos.
      É um fato: Bolsonaro é o pior gestor de crise do mundo. Não é uma opinião. Se disso virão consequencias boas ou ruins e em que proporção, é outra discussão.

  • Sobre o jogo Fla x Bangu: não passou na TV mas estava no rádio. E mesmo assim tinha gente gritando pelo gol.
    E sim, eu estou feliz pelos 1 milhão, não quero uma 2a onda e sim um tsunami. Os EUA não podem roubar nosso 1 lugar. Não acredito em nenhum numero divulgado no mundo todo, todos devem estar escondendo.
    Se as pessoas não se importam com elas mesmas e fazem churrasco de aniversário, eu é que não vou lamentar.

    e você está engraçada como não via a tempos. Parabéns a todos!

  • Não adianta, brasileiro e bicho ruim que nem domesticado consegue ser! Tem mais é que manter na rédea curta mesmo, amarrado na coleira, preso, enfim. Triste pensar que o governo federal não teve culhões até agora pra mandar um lockdown pesado. E aliás, os números aumentando diariamente realmente assustam, parece que a ameaça está próxima, bem próxima (eu também tenho ouvido histórias de pessoas próximas e mesmo amigos que foram infectados), e tu acaba que caindo na paranoia também, ainda mais se alguma enfermidade te acomete bem no meio disso tudo.

    Eu ainda continuo a crer naquela hipótese da Sally: Bolsonaro tá aí fazendo de propósito pra que desande tudo, tudo caia por água abaixo, e daí venha coisa melhor. Mas é uma pena que tenhamos que pagar tão caro, e com o preço de muitos inocentes.

    • Falta capacidade intelectual pro Bolsonaro fazer a maldade pela maldade. E considerando a lambança do caso da defunta do taPaSOL, tá claro que esse bundão só mexe os pauzinhos com vistas a se manter no posto de presidente.
      Mas pelo andar da carruagem, ele cai que nem a Dilma. Tá de “namoro” numa aliança implícita com o Crivella que pelo andar da carruagem pode render o posto de vice-presidente para o mesmo em 2022 e daí a puxada de tapete é certa.
      Se pelo nível de podridão na gestão da capital carioca já dá pra perceber o quanto esse pastor mistura o poder como mandatário com o poder de líder religioso, imagina esse pilantra galgando a vice-presidência e logo depois garantir a presidência às expensas da desgraça do atual presidente.
      E pior, ele fica com o cenário político perfeito pra entrar no poder e caso consiga construir uma aliança forte, pode se tornar uma espécie de Putin brasileiro.

    • É nessas horas que dou credibilidade àquele suposto oficial romano que teria dito que os lusitanos são um povo que “não se governa, nem se deixa governar”. Juntar a inépcia atávica dos habitantes do esgoto da Europa com a arredia e grossa irreverência do escravo africano e a indolência, selvageria e primitividade indígenas só poderia ter dado nesse povo que envergonha até as pedras do solo em que pisa por um comportamento tão errático, imprevisível, equivocadamente passional e burramente arrogante. Depois falam dos argentinos…

      Como o grupo de brasileiros médios é formado por castas disjuntas que olham inevitavelmente pra direções opostas oriundas dessa “diversidade”, esperar unidade, sentimento de nação e obediência a um governo que atue no sentido de prover a melhoria global da sociedade em que está inserido é inocência, pra dizer o mínimo. O Brasil tá muito velho pra começar de novo. O negócio de quem se encontra encalacrado na engrenagem que o Somir brilhantemente descreveu e que é o que emperra esse “país” é agüentar como dá, agir localmente e não sair da bolha de bom senso e razoabilidade, calcada na busca por notícias em nível internacional (e bendita seja a Internet bem usada nessas horas!) e por estudos sérios sobre a praga que nos acomete. Eu já disse isso várias vezes aqui e vou continuar dizendo, porque aqui é o único lugar em que isso é compreendido!

      • Gostei do seu comentário, Charles D.G.. Mas também fiquei triste por concordar com a frase: “O Brasil tá muito velho pra começar de novo” É de ficar desesperançado mesmo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: