Piores nomes de candidatos – 2020

Está chegando aquela época do ano que arruína a vida do brasileiro, mas com muito humor pelo caminho: eleições. Mal começou a já temos uma tonelada de material de qualidade para dissecar.

No Brasil, o candidato não é obrigado a usar seu nome verdadeiro na candidatura. Isso quer dizer que qualquer aberração que a pessoa escolha pode aparecer na urna para identificá-lo. Acho que vocês já perceberam para onde este texto está indo…

Foram abertas as inscrições para as eleições 2020 e parece que o brasileiro estava especialmente criativo. Temos muita coisa curiosa para analisar. Vale lembrar que, por enquanto, são apenas os inscritos, o TSE ainda vai avaliar quem está apto a concorrer ou não. Mas, a julgar pelas últimas eleições, a maior parte dessas aberrações vai passar.

Vamos começar com a categoria Inspiração Errada. Candidatos que usam o nome de outras pessoas, nem sempre as mais queridas. Bem, temos 84 Bolsonaros e, pasmem, 195 Lulas. Olha, acho que nem o Lula usaria o nome dele se ele pudesse se candidatar a algo. É um mix de devoção com falta de noção da realidade.

Será possível que seja uma estratégia para enganar o eleitor? É urna eletrônica, aparece a foto do filho da puta. Será possível que alguém digite os números de um candidato cujo nome é “Lula”, apareça a foto de um japonês sorrindo e a pessoa ache que está votando ex-Presidente? Por favor, não respondam, acho que prefiro não saber.

Ainda nesta categoria temos mais nomes surpreendentes, que eu não colocaria nem em um cachorro meu: 99 Tiriricas, 60 Brizolas, 20 Obamas e 3 Trumps. Percebam que, entre todas as opções de políticos, incluindo um Presidente que foi Prêmio Nobel da Paz, a preferência recaiu no Tiririca, um palhaço brasileiro que nas horas vagas faz músicas racistas. Destque para o candidato a vereador de Brusque, Santa Catarina, que, na dúvida, meteu o nome de todo mundo: Donald Trump Bolsonaro.

Também temos vinculação a partidos políticos, porém de uma forma um tanto quanto… truncada. Por exemplo, há vários candidatos que escolheram colocar após seus nomes “do PT”: Jorginho do PT, Zezinho do PT, etc. Normal, não fosse o pequeno detalhe de que vários deles (até o momento, pelo menos 10) não são do Partido dos Trabalhadores. Fascinante. A impressão que eu tenho é a de que, se fizer uma tomografia do cérebro do brasileiro, vai aparecer aquela imagem de um macaquinho batendo pratos.

Na categoria Super-Heróis temos praticamente uma Liga da Justiça Tupiniquim. Por hora (sim, esse número ainda pode aumentar) são 26 Hulks, 5 Superman, 12 Batman e 8 Wolverines. Eu tenho quase certeza de que pelo menos metade dos Wolverines não sabe pronunciar corretamente “Wolverine” e metade dos Hulks estava na verdade querendo colocar o nome do apresentador global.

Nem sei se dá para enquadrar na categoria de herói, mas temos também um candidato chamado Jiraiya Jaspion Jiban. É herói? É triplo herói? E não, não é japonês, é um rapaz bem pigmentado, candidato a vereador por Salvador, na Bahia (onde mais?). E já que estamos nessa pegada pseudo-oriental, aproveito para comunicar que temos 30 candidatos “Ninja”, 10 “Samurai” e 7 “Sushi”. Arigatô.

Mais de 20 candidatos tem a palavra “Prefeito” no nome. Ex: Prefeito Serginho, Joãozinho Prefeito. Seria apenas arrogante, contar com o ovo no cu da galinha desta forma, mas também é burro, pois eles são candidatos a vereador. O brasileiro votando já não é muito bom das ideias, imagina o bug quando estiver votando para vereador e aparecer escrito PREFEITO na urna. Tô avisando, vai dar tela azul na cabecinha. Periga da pessoa ter um piripaque do Chaves e ficar ali, paralisada. Vai atrasar a votação.

Temos um candidato Kid Bengala, mas me parece que é o original. A confirmar. Na mesma linha, tem pelo menos meia dúzia de candidatos com “Piroca” no nome. Tem Piroca de Goiânia, tem Piroca do Amapá… No começo achei desnecessário, mas depois, pensando melhor, faz sentido, estão bem instrumentados para foder com o povo.

Tem até uma mulher que escolheu esta alcunha improvável: Margarete de Piroca, candidata a vereadora por Heliópoloes, na Bahia. Fiquei me perguntando se Margarete é homem, pois isso explicaria o “de Piroca”, mas pela foto não consegui chegar a nenhuma conclusão e meu foco mudou para o fato da moça de Piroca ter o pescoço da mesma grossura da cabeça (de cima). Se Margarete de fato for homem, achei sincero. Ela merece seu voto.

Na categoria Famosos, temos uma Shakira, um Neymar (com direito a um moicano igualmente escroto), um Reginaldo Rossi, um Vampeta, um Beto Jamaica e um Bob Dilam (sim, com esta grafia). Tem os que fizeram apenas meio plágio, como por exemplo Reginaldo Rossi Cover, Patatá Cover e Bin Laden do Bem. Se a pessoa sabe que Bin Laden era do mal, por qual motivo escolheu esse nome? Tem também um sensacional mix, que acredito ter sido um engano, mas criou a maravilhosa junção Obama Bin Laden.

A parte religiosa também tem sua cota de aberrações. Em um levantamento rápido podemos ver que, até agora, os evangélicos estão na frente: mais de 4000 candidatos tem “Pastor” no nome (Pastor Fulaninho ou Fulaninho Pastor, tanto faz), enquanto mais de 500 colocaram o termo “Missionário” no nome. O catolicismo está em baixa, apenas 200 escolheram incluir “Padre” no nome. E, é claro, o outro lado não poderia ficar sem representação, temos várias derivações do capeta.

Mais de dez candidatos inseriram o termo “Capeta” no nome, mas, além deles tem gente que escolheu o termo “Inferno”, “Diabo”, “Diabo Loiro” (sim, tem mais de um) e até Toninho do Diabo. Mas, nessa categoria fascinante, ninguém ganha do Diabão Praddo, candidato a vereador por Praia Grande, São Paulo, não apenas pelo nome, mas pelo fato de que, ao que tudo indica, o sujeito extirpou voluntariamente o próprio nariz. Taí uma pessoa com a sanidade e as boas escolhas necessárias para criar as leis que vocês vão ter que seguir.

Temos oportunistas? Temos sim senhores! Mais de 50 candidatos meteram o termo “Meio Ambiente” em seus nomes, mesmo participando de partidos que estão contribuindo bastante para transformar o Brasil em uma grande área asfaltada. Nessa pesquisa insalubre pude contar quase 50 que inseriam “Pantanal” no nome, mesmo sendo candidatos em locais bem distantes dali, “Amazônia” (idem), “Cerrado” e “Caatinga” (não sei informar, querer que eu saiba o que é cerrado e caatinga é pedir demais do meu ser, deixo a vocês brasileiros essa tarefa).

Ainda nessa vibe natureza, alguns acharam que pegava bem inserir ou substituir seus nomes pelo de animais. Disso saíram mais de 50 “Macacos” (não me processem, é o nome do candidato), 20 “Micos”, 25 “Araras”, 15 “Tartarugas”, 71 “Onças”, 160 “Jacarés” e 6 “Antas”. Bem, parece que ao menos seis acertaram no nome escolhidos. Destaque para o candidato a vereador de Itacaré, Bahia, que escolheu a alcunha Hulk de Urubu. Fiquei na maior dúvida se era categoria animais ou super-heróis, mas o lado animal falou mais alto.

Em uma pegada mais doméstica, temos 216 candidatos que inseriram “Gato” no nome e 60 “Cachorro”. E, acreditem, o “Gato” definitivamente não tem qualquer relação com um adjetivo que descreve beleza, deve ser sobre o felino mesmo. Destaque para o candidato a vereador de Bambuí, Minas Gerais, que escolheu o nome Pé de Pato do Lixo.

Na categoria “Bebidas”, temos candidatos para todos os gostos. A maioria, mais de 80, inseriu “Coca-cola” no seu nome, enquanto apenas 23 escolheram “Guaraná”. Mais de 30 acrescentaram “Pinga” e mais de 15 “Cachaça”. Nada passa mais credibilidade do que um apelido alcoólico, não é mesmo? Vai dizer que você não contrataria uma pessoa que se apresenta como Albertinho Cachaça ou Joãozinho da Pinga? O destaque nesta categoria vai para o candidato a Vereador Uga Uga do Licor, de Canavieiras, na Bahia.

Na categoria Futebol, temos uma série de times elencados, o que é uma tremenda burrice, pois desperta antipatia nos torcedores rivais. O campeão, surpreendentemente é “Botafogo”, com mais de 30 candidatos inserindo esta palavra no seu nome. Bem, verdade seja dita, é o nome de um bairro tradicional do Rio de Janeiro, então, é provável que a maioria venha daí, já que todo mundo sabe que a torcida do Botafogo não conta nem com 30 integrantes.

Depois temos 25 que inseriram “Flamengo” no nome, o que seria esperado, vindo da maior torcida do Brasil, não fosse o fato de que apenas 3 destes são do Rio de Janeiro. Ou seja, a pessoa escolheu um time que não pertence à sua Zona Eleitoral para vincular o nome. Temos apenas 1 Flumimente (número que reflete a expressividade da torcida), 16 Corinthians, 5 Palmeiras, 12 Grêmio, 3 Vasco e 1 Inter.

Também vincularam seus nomes coisa pior do que futebol. Tem candidato achando bacana inserir “Morte” no seu nome, outros acharam bacana inserir a palavra “Medo” (achei assertivo) e “Tristeza” (faz sentido). Mais de 20 candidatos resolveram inserir “Axé” no nome (torcendo para ser o desodorante). Mas nada se compara aos infelizes que vincularam seus nomes ao termo “Coitado” e “Tadinho”. Destaque para o candidato a vereador por Florianópolis, Santa Catarina, que escolheu o nome Gilberto Junior Video no Avião.

Quando falamos em referências cotidianas, como Fulaninho do Açougue ou Fulaninho da Academia, este ano houve uma reviravolta: normalmente os Fulaninhos do Bar são maioria esmagadora, mas, ao que tudo indica, a pandemia deu uma guinada nesses números. Agora a maioria é Fulaninho da Farmácia, mais de 1600, contra apenas 328 do Bar! Sinal dos tempos.

Nessa mesma linha pandêmica, vemos toda uma gama de medicamentos, de “Cloroquina” a “Aspirina”. Tem inclusive a Capitã Cloroquina (me pareceu que não cabia na categoria de Super-Heróis), candidata a vereadora pelo Rio de Janeiro (tinha que ser). Todo herói merece um vilão à altura, e, para ela, eu separei o candidato a vereador de Brusque, Santa Catarina, que escolheu o nome Gargamelbolsonaro.

Na categoria “Feminismo”, quase 90 candidatas se apresentam como Mulher/Esposa de alguém. Temos também uma “Vadia” e mais de 80 mulheres que se apresentam como “Mãe” de alguém. Muito bom ver mulheres se identificando com base em terceiros, vocês entenderam tudo direitinho! Destaque para a candidata a vereadora de Bom Jardim, Pernambuco que escolheu o maravilhoso nome Ivete de Bigode. Ao menos ela é sincera.

Temos também os gênios que escolheram se candidatar não com um nome, e sim com um número. Olha, precisa de jingle, outdoor, horário eleitoral, panfleto e o diabo a quatro para esse povo lembrar do nome do candidato, aí vai um infeliz e, em vez de colocar um nome fácil de memorizar, usa um número! É o caso do candidato a vereador de Palhoça, Santa Catarina, que se chama 3355392.

E estas são apenas as primeiras inscrições. Ainda tem muito mais coisa bacana por vir. E, quando as inscrições forem deferidas, começa uma segunda fase muito mais emocionante: candidato comendo pastel com cara de nojo, bebendo cafezinho feito com água suja com toda a repulsa possível, abraçando pobre enquanto prende a respiração, pegando criança (ou talvez anão) no colo com cara de quem vai mandar queimar a própria roupa quando chegar em casa… Aguardem, em breve teremos mais material de qualidade!

Para dizer que só é engraçado por eu não morar no Brasil, para dizer que Diabão Praddo é mais tunado do que carro de pobre ou ainda para dizer que mal pode esperar pelas fotos da campanha: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (36)

  • Xoxota Estuprada

    Acho que vou me candidatar nas próximas eleições com o nome de “Xoxota Estuprada” só para figurar na coluna do Desfavor dos piores nomes de candidatos.

  • A maioria não são sérios. São laranjas ou apenas cotas. O mais provável é que sejam as cotas, por que um bom laranja não chama a atenção. Daqui a um milhão de anos a justiça decidirá não fazer nada a respeito.

  • Matéria de 2017 que achei no UOL sobre o tal Jiraiya Jaspion Jiban baiano. O cara tem mesmo esse nome!
    E recorreu à Justiça porque queria ser chamado assim! Conforme a matéria, ele conseguiu mudar de nome através da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), que só em 2016 atendeu a mais de 100 pedidos como o dele. Apesar do nome civil não poder ser alterado na maioria dos casos, uma lei de 1973 permite que mudanças ocorram em casos de nomes que causam constrangimento ou que tenham sido registrados com erros no cartório, OU ATÉ MESMO PARA A INCLUSÃO DE APELIDOS NOTÓRIOS.

    O link: https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2017/08/04/este-brasileiro-mudou-seu-nome-para-jiraiya-jaspion-jiban-dos-santos.htm

    É mole?

  • Estou imaginando agora as “propostas” dessas figuras no horário eleitoral. Os quatro da imagem aí de cima, por exemplo, bem que poderiam dizer:

    – JIRAIYA JASPION JIBAN: “Contra os monstros borrachentos de zíper nas costas que pisoteiam maquetes! Contra os impérios galácticos com roupas ridículas que sempre tentam conquistar a Terra começando por Tóquio! Pelo direito de soltar faíscas da roupa sempre que for atingido! Prometo ainda combater o mal vestindo um collant multicolorido, um capacete de plástico e fazendo coreografias bizarras gritando meu nome toda vez que eu aparecer!”

    – CAPITÃ COLOROQUINA: “Contra toda a lógica! Contra todo o bom senso! Contra toda a ciência! Prometo lutar pelo seu direito de continuar teimando em se tratar uma doença mortal que já afetou o mundo inteiro com um remédio que não funciona! Estou com Bolsonaro e não abro! E quem é contra a Coloroquina É COMUNISTA!”

    – DIABAO PRADDO: “Pelo direito de chocar a sociedade! Pelo direito de assustar todos que cruzarem seu caminho, principalmente as crianças! Pelo direito de se automutilar sucessivas vezes até virar um ser disforme e esquisitíssimo! Prometo fazer “BUUU!”e ameaçar levar para as profundezas do inferno todo mundo que te olhar torto na rua!”

    – MARGARETE DA PIROCA: Bom… Deixa para lá…

    • Sim. Um bando de tontos que não levam nada a sério, nem conseguem entender o significado do ato de votar e parecem estar escolhendo personagens para esquetes do programa “A Praça É Nossa”. Há alguns “sociólogos de botequim “que dizem que o voto nesses candidatos bizarros seria uma forma de protesto, como em décadas passadas foram os casos do Macaco Tião e do Rinoceronte Cacareco, mas eu acho que é só burrice mesmo…

  • Às vezes a finalidade é outra. “José da Rola Grossa”, por exemplo, poderia ser uma forma de divulgar outro trabalho.

    Margarete deve ser esposa do tal Piroca. Qual Margarete? A de Piroca.

  • Isso me lembrou um candidato a vereador da época em que eu era criança ( final dos anos 80).
    Ele escolheu o nome Rambo, e passou a visitar de surpresa botecos e lanchonetes, nos horários de movimento, ia fantasiado (inclusive sem camisa, com a faixa na cabeça e uma metralhadora que acho
    que era de plastico.
    A chegada dele, que sempre entrava correndo, era acompanhada do tema do Rambo tocando no som do carro dele. As moças ficavam gritando: Lindo! (mas, que eu me lembre não era uma qualidade dele)

    Obs:Não lembro se ele ganhou depois de todo esse esforço mas acho que não…

  • Não me espanta que haja tantos candidatos com “Boçalnaro” ou substantivos/qualificativos que remetam à direita em Brusque, um verdadeiro antro de rednecks no meio do Vale do Itajaí, que já é conhecido no sul como lugar onde viceja o “cidadão de bem” mais do que em qualquer grande centro. Se houvesse aqui um equivalente ao “cinturão da Bíblia” gringo (com tudo de ruim que isso significa), certamente seria lá.

    Com relação ao sufrágio em si, a gente vê na prática o quão merda uma suposta democracia pode ser ao permitir que participem do pleito excrescências das mais absurdas, na forma de javardos que mal articulam sons humanos, de filisteus do mangue que apelam pro grotesco (a única linguagem que o brazucóide da vasa, esmagadora maioria na morrinha amorfa a que se dá o nome de “sociedade” cá na tropicália crapulosa, entende), de rábulas com aquele “quê” profético típico de nordestino e aos quais parece que baixou o espírito do Antônio Conselheiro… toda uma fauna recendendo ao chorume dessa diversidade nefanda que, igual, só poderia vir de Chernobyl, tal o grau de contaminação moral e intelectual de que padece.

    Qualquer pedacinho de pedra de Plutão sabe que brazucóide entra na política pra se locupletar. Os milhões de vagos “Bucetildos da Farmácia”, “Esmegmas da Silva”, “Hulks do Acarajé” e similares, vindos dos aldeamentos indígenas isolados nas profundezas sinistras do Acre ou dos grotões ignotos e desertos do pampa, só querem saber de embolsar o salário, de ser chamados de “dotô” por gente do mesmo estrato social (“o oprimido querendo virar o opressor”), de conhecer como é um ar condicionado e de andar por aí de carro oficial nas ruas das capitais pras quais ele se apressam em mudar. Está no DNA dessa vaga de inúteis o tal de Gérson do “levar vantagem em tudo”.

    O braziu de hoje é uma dimensão paralela igual àquele lugar de onde vem o Super Homem bizarro!

    • Eu tô só esperando vir a turma do “Ain mas em todo lugar tem…”. Eles sempre aparecem para dizer que qualquer bandalha não é exclusividade do Brasil. Me diz se em algum lugar tem ESSA quantidade de gente bizarra concorrendo a cargo público.

      • A diferença é que no Brasil essa é uma das poucas áreas onde um BM pode se dar bem sem ser na base do pistolão ou nas costas do papi.

        Empreender é pra subsistência, a não ser para os bem relacionados com conchavos nos bastidores do poder.

  • Queria saber se o sobrenome dela é Piroca mesmo, ou se ela enfiou a piroca por alguma razão. Como seria a campanha? Põe o dedo na Piroca e confirma!

  • Meus favoritos são sempre Viado da Bike e Xuxa de Imbariê. Assistir o horário eleitoral só presta pra dar risada mesmo.

  • Ainda sobre crentelhos: tem um monte deles por aí que se candidatam certos de que vão se eleger, contando com os votos do curral formado por seus fiéis. E esse fiéis acabam mesmo votando, seja de tanto ouvirem a propaganda eleitoral esses pastores-candidatos repetida várias e várias vezes em pleno culto ou por medo de sofrerem sanções dentro da igreja caso escolham outra pessoa.

  • Quanto aso candidatos que botam um “Pastor” ou “Missionário” no nome de urna: vezes sem conta eu vi e ouvi crentelhos dizendo em alto e bom som em transportes públicos que votariam em fulano apenas e tão-somente por isso. Na cabecinha desses eternos trouxas dos estelionatários da fé, dizer-se evangélico já basta para destacar esse candidato do resto como “Homem de Deus”, “um santo”, ou “seguidor dos mandamentos bíblicos”, e, portanto, ser merecedor de votos, mesmo que seja alguém que nunca tenham visto antes na vida. Ah! E eu sei que é feio escutar conversas dos outros, mas essa gente que bota Chessus no meio de tudo também não sabe conversar entre si de forma discreta em lugares lotados.

  • (“…)todo mundo sabe que a torcida do Botafogo não conta nem com 30 integrantes.”

    Botafoguenses não entendendo nada e vindo aqui encher o saco em 3, 2…

      • Não que isso tenha a ver com o tema do post, mas quero dizer só mais uma coisinha sobre torcedores de futebol: em tudo quanto é redação de programa esportivo de TV tipo “mesa redonda” sempre chegam mensagens e mais mensagens de fanáticos que tomam toda e qualquer crítica a seus times feita pelos comentaristas como algo pessoal e tão aviltante, tão insultoso, que não pode de forma alguma ficar sem resposta. Eu mesmo, nos meus tempos de estagiário na produção de um desses programas, na emissora afiliada local da Globo na minha cidade, me deparei com muitos desaforos desses fanáticos que, naquela época, só chegavam por e-mails, que eu imprimia e levava aos apresentadores nos intervalos.

        • Sim, torcedor é uma raça nervosa. Logo que o Desfavor começou, quando tinhamos uns 3 leitores, fiz uma postagem meteno o pau no Sport de Recife (time que também deve ter uns 3 torcedores) e encheu de gente aqui reclamando. Foi bem bacana, na época deu uma visibilidade muito útil. Desde então nutro um carinho por irritar torcedor, acho comovente a forma como eles pegam pilha fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: