Talvez pudéssemos fazer uma análise política da situação, mas somos humanos e preferimos dar uma tripudiada dessa vez. A melhor coisa do Desfavor é que não precisamos nos levar a sério. Portanto, é Desfavor da Semana, mas pode chamar de “Não Disse?”. Bolsonaro verde e amarelou.

SALLY

A que ponto chegamos: a situação é tão grotesca, tão malconduzida, tão tosca, que não temos nada de novo para contar sobre ela. Não tem ponto de vista, não tem convite à reflexão, não tem NADA, está tudo escancarado. Nos resta rir, tripudiar, apontar o dedo e repetir “Não disse?”.

“Brasil, decime que se siente?” Vale para uma derrota no futebol, mas também vale para o atual momento: como vocês se sentem em um país onde o Presidente bravateia, diz que vai fazer e acontecer, mais da metade da população de BURROS (desculpa, mas não tem outro nome para quem acredita que vai ter golpe no Brasil) acredita, pela milésima vez e, pela milésima vez, Bolsonaro recua de forma vergonhosa, peida na cueca e me sai com esse papo de “não é bem assim, desculpa se eu magoei alguém”.

O brasileiro é incrivelmente incompetente para antever o futuro. Quando a Dilma estava pendurada por um fio e a gente gritava que ela ia cair o brasileiro ficava repetindo “não vai ter golpe” e a Dilma caiu que nem bosta de cavalo. Quando o Bolsonaro apenas fala umas merdas sem qualquer perigo, o brasileiro fica com um medo do cacete de ter golpe. Vai ser burro assim no quinto dos infernos! Sério mesmo, o Brasil é um circo e os palhaços são vocês, que ainda acham que o Micto é um malvado poderoso capaz de dar um golpe de estado.

Isso não quer dizer que vá ficar tudo bem com o país, não vai. Bolsonaro tem uma base de eleitores fiéis (que eu prefiro chamar de “doentes”) de cerca de 20%. Lula também, inclusive talvez tenha até um pouco mais de 20%. Dois ignóbeis, dois estrupícios sem capacidade e sem escrúpulos que, somados, tem a admiração e confiança de metade dos brasileiros. Continuem cavando, já já vocês chegam na China!

Não bastou Bolsonaro cagar nas calças, ele ainda sentou e arrastou o cu no chão, para sujar o máximo possível. Agora Alexandre de Moraes é um jurista de respeito e um professor. Agora ele não teve a intenção de agredir ninguém e se excedeu pelo “calor do momento”, tal qual uma mulher histérica que diz o que não deve no meio de uma briguinha com o namorado. Sério, Brasil, mais uma vez eu pergunto: é desse paumolenga que vocês têm medo de golpe? Vocês não têm vergonha não?

É tudo tão engraçado que eu nem sei por onde começar. Bolsonaro tentando suspender a greve de caminhoneiros por áudio e os caminhoneiros não acreditando que o áudio era do Presidente, achando que era o Marcelo Adnet imitando o Bolsonaro. Aí vai algum troll muito abençoado e conta para o Marcelo Adnet o que aconteceu e ele, propositadamente, também grava um monte de áudio se fazendo passar pelo Bolsonaro e dando instruções falsas. FALA QUE ISSO ACONTECE EM QUALQUER PAÍS DO MUNDO, FALA!

O mais legal é que depois de cagar nas calças, pegar a merda, tacar na parede, esfregar na cara e comer, Bolsonaro ainda chamou alguém de fora para limpar seu bumbum. Recorreu a seu filho? A seus assessores? A pessoas do seu círculo, de sua confiança? Não. Foi lá e chamou o Temer. Não bastava desprestigiar seus eleitores amarelando em suas promessas, também tinha que ofender contundentemente aqueles que o cercam.

E o povo? Ah o povo… Aquela gente maravilhosa que nos deu conteúdo de qualidade para o texto de quinta-feira (Xamã Tupiniquim, Tiozão do Pavê Xerife, Elitista que Escreve Inglês Errado…). O povo que ainda segue o Bolsonaro parece também ter sido vítima de algum tipo de bombeiro: bando de cornos que se recusam a ver a verdade. São traídos dia após dia, mas sempre encontram uma explicação mirabolante/oculta para a paumolescência do Micto.

“É tudo um plano do Bolsonaro, na verdade ele pretende isso, isso e aquilo”. Não, meu anjo, não tem plano, se tivesse, ele não seria traçado por essa rota de vexame, humilhação e vergonha. Não tem plano nenhum, é essa vergonha do caralho mesmo. É essa merda mesmo. Sinto muito sua decepção, mas não vai ter uma volta por cima McGyver, assim como não teve do Trump.

Na ânsia de contornar a situação e não admitir que seguiram um completo inepto, imbecil e covarde por anos, as pessoas criam as alegorias mais grotescas para travestir as amareladas do Bolsonaro em planos que só os muito inteligentes conseguem ver: é uma espécie de terraplanismo político. E não importa quantas provas a vida dê de que o Bolsonaro é isso aí, um fracasso retumbante, os Qanon Tupiniquins continuam insistindo.

O Brasil tem medo/receio de mongolóide que se caga nas calças e chama o Temer para limpar. Que caga na cabeça de toda a base aliada. Que não consegue manter ou cumprir uma única ameaça por mais de 12h. E isso diz muito sobre o brasileiro: se vocês estão com medo do maior covarde de todos os tempos, isso os torna, além de muito burros, covardes ao quadrado. Não sei de onde caralhos tiraram que Bolsonaro tem algum poder!

Talvez a gente não tenha sido claro o bastante nesses anos. Vamos desenhar: Bolsonaro abriu as duas bandas até deixar seu buraco do cu exposto e aberto para que TODO MUNDO enfie uma trolha dentro: centrão, STF, o bombeiro da ex e até o Temer. Não inflem coisa onde não existe, Bolsonaro não tem comando de nada, não tem poder, não tem inteligência e não tem aliados para dar golpe nem de caraté, muito menos de estado.

“Ain o agro controla o país”. Não parece. Vai ter que mudar o slogan de “o agro é pop” para “o agro é flop”. “Ain a bancada da bala manda”. Não parece, não teve aquela massa violenta trocando tiros que a gente esperava. “Ain, a bancada evangélica”. Meus queridos, Bolsonaro está derretendo. E mesmo que não estivesse, o eleitor brasileiro é corrompido, não tem ideologia: votam em quem lhe der mais benefícios.

E isso vale para todos, inclusive para os patetas que estão comemorando a suposta vitória do Lula nas próximas eleições. Vocês não cansam de passar vergonha não? Não percebem que o que acontece na vida é a realidade, e não o que vocês gostariam que acontecesse? Recomendo parar de cantar vitória mais de um ano antes das eleições pois ainda tem muita coisa para acontecer (inclusive uma cirrose, quem sabe).

Parem de tratar Bolsonaro (ou Lula) como uma aberração desconectada do país ou do povo. Eles são a cara do Brasil e do brasileiro! Parem de tratar Lula e Bolsonaro como antagonistas, eles são o mesmo lado da moeda apenas com alegorias diferentes! E, já adianto, parem com esse discurso de que se o Bolsonaro perder as próximas eleições ele vai dar um golpe, o máximo que vai ter é Carluxo vestido de Xamã gritando pelo Congresso.

É muita vontade de passar medo, não é possível. É muita vontade de ser vítima. É como ver o cadarço de um tênis no chão e correr gritando e chorando pela casa berrando que uma cobra venenosa vai te picar. Mais de dois anos dessa palhaçada e tem gente que ainda não aprendeu. Cães, gatos e até hamsters aprendem com menos repetições, povo burro do caralho!

A que ponto chegamos que, apesar das buscas bizarras, na última quinta eu simplesmente não consegui vestir os nossos meninos do “Ei Você” de manifestantes, pois tudo tem limite e eles não merecem essa indignidade. Preferi fazer outra coluna, eles não merecem essa vergonha.

Para dizer que até o Carluxo ficou com vergonha do pai e sumiu durante as ameaças, para dizer que o Brasil não tem nada a Temer ou ainda para dizer que, a essa altura, um golpe seria uma bênção: sally@desfavor.com

SOMIR

Eu não me segurei, fui acompanhar o “dia do golpe” com as chans brasileiras. Tem a principal brasileira, e tem os brasileiros na principal americana. Não vou ficar passando link pra nada porque, francamente, as chans não são pra quem precisa que passem o link. Pode ser bem perigoso para analfabetos digitais.

Eu já sabia que não ia dar em nada, e depois de passar anos vendo os americanos entrarem em parafuso esperando que o Trump fizesse algo ao ponto de criarem o Q e o culto que se desenrolou disso, eu imaginei que ia ser divertido ver os brasileiros fazendo algo parecido.

Talvez o público de lá já seja gato escaldado justamente por ver o que aconteceu nos EUA, porque apesar de ver algumas pessoas fazendo todo tipo de malabarismo mental para dizer que Bolsonaro tinha um plano brilhante escondido por trás de toda a vergonha que passou, uma considerável parcela das pessoas postando por lá sabia também que não daria em nada.

Não foi a fonte de lágrimas que eu vi com os americanos, mas seja como for, é o suficiente para entender uma parcela dos missionários do bolsonarismo: estão projetando todas suas esperanças numa pessoa que não conhecem. Bolsonaro é um ídolo com todas as qualidades que a pessoa acha que quer ver no seu ídolo. E se algo sai do script, a própria pessoa se encarrega de forçar sua visão de mundo a dar conta disso.

A realidade do cultista do bolsonarismo se molda à esperança do momento. Se parece que ele vai dar um golpe e “resolver tudo isso que está aí”, eles projetam a força de um ditador poderoso nele; quando ele peida e volta atrás para não perder as mamatas que tem, projetam nele a genialidade de um estrategista sem par.

Mas a verdade é muito mais simples: pessoa com poucos pontos de Q.I. está confusa sobre o que fazer numa situação muito complexa. No final das contas nem precisa pensar muito para fazer senso da situação, colocaram um pedreiro que não sabe fazer cimento para tocar a obra. Ele até pode querer construir a mesma coisa que boa parte do seu público, mas não tem a porra da mínima noção de como fazer.

Aliás, assim como seu público. O sonho autoritário do brasileiro médio é uma confusão: uma espécie de comunismo de direita que vira libertarianismo de esquerda de acordo com o interesse do momento. A pessoa quer um Estado poderoso que controle totalmente seus adversários e garanta suas necessidades, mas também quer liberdade irrestrita para não ter lei quando não gostar delas… é conservador com a vida alheia, mas liberal com a própria. É uma salada de posições políticas que Bolsonaro usou para se eleger, mas que, assim como boa parte do seu público-alvo, descobriu na prática que não tem como aplicar.

Vai enfrentar as elites dando liberdade total para os mercados? Vai combater violência armando a população? Vai desenvolver o país virando pária internacional? São vários elementos confusos do discurso bolsonarista, que até defendendo ele, nem sempre saíram da boca do presidente. As pessoas encontraram um salvador da pátria e completaram seu projeto de governo dentro da cabeça. Os que ainda acreditam nele saíram às ruas para dar apoio ao plano de governo que eles mesmo imaginam, mesmo que na vida real, Bolsonaro não faça muita coisa para sugerir que está seguindo qualquer um desses planos.

Pode-se até argumentar que algumas das pautas dos manifestantes poderiam funcionar. Não estou dizendo que é impossível responder as perguntas do parágrafo anterior, estou apenas dizendo que precisa de um planejamento muito bem feito e uma equipe extremamente preparada tocando um país de pleno acordo com essas políticas para ter sequer uma chance. E com certeza não dá para fazer tudo ao mesmo tempo.

Bolsonaro foi eleito na esteira do “tem que mudar tudo isso aí” que vem desde os protestos de 2013. Ninguém está de acordo com o que tem que mudar e o que é tudo isso aí, mas tem certeza que precisa mexer em algo. Tanta certeza que boa parte dessas pessoas já viraram a casaca do bolsonarismo de volta para o lulismo, desesperados por algum resultado. O problema é que o brasileiro médio não sabe o que tem que fazer.

Vai pra rua pedir golpe porque acha que não estão respeitando a Constituição… e aí dá no que dá. Bolsonaro, que provavelmente também não sabe o que quer, descobre que está só piorando sua situação, e num surto (momentâneo) de lucidez, decide parar de jogar gasolina no fogo. Só que como ninguém planejou nada e as coisas vão sendo feitas no calor do momento, parece fraqueza agora. Temer, fuckin’ Temer volta do nada como herói da estabilização nacional.

Este texto é para dizer “não disse?” em relação ao fracasso do golpe de Sete de Setembro, mas também para dar uma tripudiada sobre a questão principal aqui: ninguém tem plano, ninguém sabe o que quer de verdade, é por isso que sempre parece um fracasso. Se você não tem um objetivo claro, como é que vai saber se ganhou? Bolsonaro e seus cultistas são como um cachorro correndo atrás de um carro: se o carro parar, não sabem o que fazer. Estavam só latindo mesmo.

Nem digo isso com raiva, é só uma constatação mesmo. No final das contas, não tinha plano mesmo. Era só aquilo. Era só sair de verde e amarelo na rua e dizer que tem que “mudar tudo isso aí”. Os acontecimentos da última semana fazem muito sentido quando você percebe isso. Se o plano era não ter plano, o resultado não poderia ser outro. Tenho quase certeza que daqui a pouco Bolsonaro volta a falar coisas bizarras para inflamar sua base, mas está na cara que vai ser só isso, culminando numa imitação barata do Trump dizendo que foi roubado quando perder a eleição (mas pra ser honesto, tanta merda pode acontecer nesse país em um ano que não duvido que até 2022 o jogo tenha virado de novo).

Era só isso mesmo. Uma piada. Isso aqui, o ô…

Para dizer que estamos mesquinhos, para dizer que na sua cabeça o plano do Bolsonaro que você inventou funciona, ou mesmo para dizer que o Q brasileiro tem que vir com uma interrogação: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (22)

  • Agora estão requentando a parada de que a facada teria sido fake na tentativa de impor a narrativa 171 pela goela do povo. AFF!

      • Eu nem quero imaginar o tanto de besteirol e de contorcionismo retórico de que essa cambada polarizada ainda vai ser capaz até as próximas eleições. Nunca vi tanta gente tão aferrada a dogmas ideológicos e tão afoita para apontar o dedo acusadoramente para “inimigos”.

      • Também tenho “medo”, no sentido de que vai ser um inferno o ano que vem com tantos disparates absurdos, tantas fake news pra todo lado, vai ser desgastante pra qualquer psique! Já me preparando desde já pra isso…

  • BM achou que estava elegendo Pinochet e estava elegendo um Bosta N’Água. Milhões de pessoas enganadas.
    Pinochet pode ter feito um mal danado, mas ao menos foi competente nisso.

    • Nada, o brasileiro achou que estava votando em quem mais o beneficiaria. Ninguém vota por ideologia ou proposta política no Brasil não.

      • Brasileiro em 2018 estava trabalhado no sangue nos olhos. Estava putaço com aquela militância pau no cu que ficava os a conversa fiada de que impeachment era golpe e com aquela campanha vergonhosa do “Ele Não”.
        Se aquele bosta n’água ainda fizesse algo no sentido de tocar o terror nos mela-bolas do Lulão lotados na imprensa panfletaria pretensamente alternativa de esquerda, o brasileiro médio estaria bem mais satisfeito com o resultado, mesmo se fodendo com a situação escabrosa presente.

  • A melhor parte do feriado foi ver spray de pimenta nos olhos dos manifestantes que pediam a volta da ditadura em brasília. Bolsonaro e Lula seriam capazes de se abraçar se isso pudesse trazer qualquer benefício a eles.

  • “O sonho autoritário do brasileiro médio é uma confusão: uma espécie de comunismo de direita que vira libertarianismo de esquerda de acordo com o interesse do momento. A pessoa quer um Estado poderoso que controle totalmente seus adversários e garanta suas necessidades, mas também quer liberdade irrestrita para não ter lei quando não gostar delas… é conservador com a vida alheia, mas liberal com a própria. É uma salada de posições políticas que Bolsonaro usou para se eleger, mas que, assim como boa parte do seu público-alvo, descobriu na prática que não tem como aplicar.”

    Brasileiro é o cara que adora receber bolsa-família ao mesmo tempo que quer que o bandido se foda. E isso nenhuma militância de Esquerda/Direita vai conseguir entender.

    Eu passei do dia 07 ao dia 09 dando risada. Acho que não ria tanto assim na internet desde o dia do 7×1. No fim os “apoiadores do mictu” são tão bravateiros quanto o próprio.

    E deve ter pingado um Pix gordíssimo na conta daquele tal de Zé Trovão, pq ontem mesmo já se estava se rasgando em elogios pro Biroliro dizendo que ele é um “grande estadista” (depois da arregada monstra que ele deu pro Xandão de Moraes).

      • Pior… Homenagem ao personagem daquela novela breeeeeega da TV Manchete de 30 anos atrás.
        Chamo ele de Zé Trotão, até porque tal pangaré não faz por merecer a comparação com o personagem interpretado pelo Almir Sater.

          • E a novela brega tem uma sinopse que espero sinceramente que você nem tenha assistido porque é de doer.
            A história começa com uma certa Ana Raio, que quando garota foi abusada e ficou grávida do abusador, sendo que depois que ela teve a filha, a mesma foi surrupiada pelo abusador.
            Passam-se 12 anos (como se não fosse nada) e daí a Ana Raio, já mulher feita, vai correr atrás de reencontrar a filha, ganhando a vida com disputas de rodeio (veganos e apologista do direito animal torceriam o nariz com tal história) e nessas ela conhece um peão chamado Zé Trovão que viria a ser seu “par romantico”.
            Na medida em que a trama se desenrola para o final, Ana Raio reencontra sua filha e consegue recuperar a guarda da mesma e de quebra ainda tem um filho com o tal do Zé Trovão, que a despeito de ter sido colocado apenas superficialmente nessa breve sinopse, é um dos principais destaques dessa trama vergonhosa.

      • Ele sabe o que quer sim. O conforto da mamata, da sinecura ou de algo que o valha. Quer o bônus, mas não quer assumir o ônus.
        Isso é regra e vai desde os libertários do próprio bolso até os revolucionários de boutique, passando, é claro, pela direita cristã de fachada, pelos coronéis que se dizem a favor do “social” pra autopromoção política, pelos identitários do ativismo sectário da política tupiniquim, pelo funcionalismo público cartorialista e pelos urubus da alta roda do setor privado.
        E no que diz respeito ao extrato social, vai do mais rico ao mais pobre nessa avacalhação típica do meio huehuehue brbr

  • Essa história dos caminhoneiros grevistas achando que o áudio do Bolsonaro era de uma imitação do Adnet, que depois gravou áudios imitando mesmo o “Mi(n)to” é surreal! Só no Brasil para acontecer essas coisas! E eu fico imaginando o trabalho que correspondentes gringos devem ter para tentar explicar essas “jabuticabas” para os leitores e telespectadores dos órgãos de imprensa para os quais trabalham em seus países de origem.

  • Olá, é a primeira vez que estou aqui e este site foi apresentado por um amigo meu. Sou de esquerda e morri de rir com os comentários, principalmente com o paumolenga, mas falando sério, acho que não é pra rir e temos motivo para temer o golpe. Em 1964, falava-se que não teria golpe, mas teve. Eu não acredito muito que nos dias de hoje esse falo vai se repetir e acho o Bolsonaro um borra-botas, assim como Pazuello, mas é bom não duvidar totalmente também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: