Pior militante.

Sally e Somir concordam que a insanidade dos militantes políticos é um dos piores problemas do século até aqui, mas não andam na mesma direção quando é para escolher a militância mais danosa para a sociedade. Os impopulares escolhem um lado.

Tema de hoje: no Brasil, qual militante é pior, o de esquerda ou o de direita?

SOMIR

Após cuidadosa deliberação, eu me vejo obrigado a escolher o militante de direita. Mesmo achando que o militante de esquerda é mais chato na média, o militante de direita parece mais perigoso na conta geral. E por mais que escutar papo sobre linguagem neutra seja dose de aguentar, ainda é algo mais inocente do que pregar subserviência à religião.

Ambos os lados podem vir aqui nos comentários e reclamar que estamos representando suas militâncias de forma errada, e em alguns casos podem até estar certos. O problema nunca foi puxar a sardinha para o que você considera mais correto, o problema sempre foi o exagero. Em alguns temas eu pendo pra esquerda, em outros eu pendo pra direita. É normal e esperado que uma pessoa não seja neutra sobre a forma como a sociedade se organiza.

Mas não é razoável ser tão radical ao ponto de ignorar que existem outras pessoas nesse mundo e você precisa acomodá-las para ter um sistema funcional. Se por um passe de mágica o mundo todo tivesse que obedecer às minhas regras, em vários aspectos a humanidade melhoraria, mas em muitos mais as coisas dariam errado: me falta conhecimento específico sobre milhares de temas que são essenciais para a vida alheia

Eu provavelmente tomaria muitas decisões ruins se fosse tudo do meu jeito. Mesmo acreditando piamente que estou fazendo as coisas pelo bem maior. E digo mais, mesmo se dividisse o poder com mais uma dezena de pessoas que pensam parecido comigo, poderíamos melhorar muito a taxa de acerto, mas ainda teríamos imensas dificuldades de manter a humanidade contente. Ou mesmo evitar um colapso social. A grande sacada da democracia é a realização de que a complexidade de uma sociedade humana não cabe dentro da cabeça de uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas.

A democracia é um sistema ruim, mas é o menos ruim que temos. Francamente, é um milagre que a humanidade tenha sequer achado essa solução limitada para o problema da convivência em grandes grupos. Quando eu brinco que deveria ser o ditador do mundo, estou brincando. Eu já pensei no tema o mínimo suficiente para saber que uma pessoa só fatalmente vai cometer mais erros que acertos com tamanha responsabilidade para administrar.

O que me assusta é que esse mínimo suficiente não é algo comum entre meus pares. Eu arrisco dizer que a maioria dos seres humanos vivos atualmente nunca passou por essa realização básica. Ainda nutrem a ilusão de que sabem sozinhos como o mundo deve funcionar. E fica pior: uma parcela dessas pessoas pula completamente essa parte do pensamento e vai direto para a militância em prol de suas crenças. Se desenvolveram sozinhas ou se estão repetindo as ideias de outros, pouco importa. A falha é fundamental quando você acha que sabe com certeza como a sociedade deve se organizar.

Se você virou para a esquerda ou para a direita depois disso, tanto faz. O erro está lá no começo, no autoritarismo absolutista. Sim, a humanidade precisa de alguma ordem para funcionar, aceito até a ordem dos anarquistas, autoimposta pelo indivíduo, mas a ordem precisa estar lá. Só que ter alguma ordem não significa que ela deva vir de uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas. Ou a ordem social é compartilhada pelo grupo, ou temos apenas uma ditadura estúpida que só piora a qualidade de vida dos cidadãos.

E é aqui que eu faço a separação entre militantes de esquerda e direita brasileiros. Nos EUA, por exemplo, a militância de direita briga por redução do Estado e algumas pautas de comportamento. No Brasil, é só sobre pautas de comportamento mesmo. É uma direita basicamente focada em valores cristãos (vulgo coisas aleatórias escritas por criadores de cabra há dois mil anos atrás) e sonhos eróticos com homens poderosos de farda.

E é aí que a divisão começa a aparecer. Sim, existem os ativistas de esquerda que tem tara por ser dominados por um poder comunista, mas de uma certa forma, a falta de foco da média deles até ajuda: o caos criado por gente achando que suas preferências de roupa e atração sexual definem quem são evita que a conversa se organize no sentido de uma ditadura. Veja bem, eu sei que o lacrador médio quer mil leis diferentes para limitar liberdade de expressão, mas eles se matam sozinhos. Podemos ficar tranquilos nesse sentido. Eles vão continuar brigando para serem considerados mais oprimidos uns que os outros, porque internalizaram opressão como valor pessoal.

O militante de esquerda tem que lidar com um bando de doidos de pedra que não querem resolver nada, só querem continuar ganhando biscoito na internet. Pelo bem da “esquerda de bem” que se preocupa com direitos fundamentais e redução da desigualdade, eu espero que eventualmente consigam controlar os lacradores, mas por enquanto, é o que nos protege de aventuras autoritárias.

Já a direita tem muito mais estabilidade nos desejos dos seus malucos. O grau de brigas internas é menor, até porque prezam muito mais por hierarquia e manutenção de status quo. O militante maluco de direita consegue se organizar com militantes não malucos, porque o objetivo de uma mão forte é dividido por uma base estável de religiosos. Sim, eu sei que tem a “direita de bem” que quer mais liberdades pessoais e menos Estado na vida do cidadão, mas até aqui eles fazem vistas grossas demais para a turma da teocracia.

Não é à toa que a direita renasceu nas últimas décadas, especialmente no Brasil. As igrejas evangélicas correram soltas captando a parcela mais pobre e ignorante da população, e a memória curta do brasileiro sobre o show de incompetência e brutalidade da ditadura agiu ao mesmo tempo. Eu sou contra os fanáticos dos dois lados quando estão pregando ditaduras. E a direita brasileira parece muito mais organizada em prol desse objetivo atualmente.

Você pode até argumentar que o brasileiro é muito burro para ter uma democracia, mas eu contra-argumento dizendo que é muito burro para uma ditadura também. A pessoa que estiver no poder vai ser uma representante desses imbecis. Democracia existe para evitar que só um imbecil tome as decisões. Milhões de imbecis não vão levar o país para um futuro ideal, mas pelo menos conseguem segurar as coisas minimamente funcionais até a média melhorar.

Minha preocupação atual é só com quem tem mais potencial para instaurar um sistema autoritário para fazer suas besteiras. E atualmente, o militante de direita está mais organizado pra isso. Prefiro ler “elu” do que ter um semirretardado que acredita em cloroquina para curar coronavírus com poderes absolutos sobre mim.

Para dizer que a solução é outro dilúvio, para dizer que o seu inimigo imaginário é mais perigoso que o inimigo imaginário do amiguinho, ou mesmo para dizer que vai dar tudo errado de qualquer jeito: somir@desfavor.com

SALLY

No Brasil, qual militante é pior: o de esquerda ou o de direita?

Se fosse na Alemanha, eu responderia que é o de direita. Mas no Brasil? No Brasil o de esquerda, pois o de direita é um inepto, burro que só sabe xingar em rede social.

Que fique claro: ambos são igualmente detestáveis, eu só acho que o de esquerda tem um potencial de dano maior. Não que sejam inteligentes, não são, são presudo-intelectuais, babacas com a vida ganha que adoram posar de preocupados com a coletividade quando estão apenas preocupados com seu ego, em parecer pessoas boas, em parecer pessoas justas ou em aplacar sua culpa por não serem pobres. Mas, são mais articulados.

E, para fazer a cabeça de quem tem bosta na cabeça, não precisa ser inteligente, basta convencer a pessoa de que existe um “bem” e um “mal” e que ela pode ficar do lado do “bem”. É assim que canalhas agiram, em todos os tempos da história: na base da divisão, da separação e do medo, oferecendo uma possibilidade de sensação de pertinência e de falsa superioridade moral, intelectual e de acolhimento pelo “grupo do bem”.

Como essas pessoas da militância de esquerda tem algo de verniz social, eles são capazes de perseguir, escrotizar, prejudicar e ameaçar, tudo discretamente e, no ano seguinte, falar mansinho e te chamar para comer um bolo. Os de direita não, zero verniz social, zero articulação, zero diplomacia. Te escrotizam em público e nunca tentam conciliar. Não tem a menor chance de alguém ser cativado por um defensor ferrenho do Bolsonaro, eu te garanto.

Parece que a repulsa pelo Bolsonaro está fazendo muita gente esquecer o período negro do PT no poder, quando tentavam calar de todas as formas, inclusive com ameaças, quem era oposição ou discordava deles. Parece que ninguém leu Lula declarando que a primeira coisa que vai fazer quando voltar ao poder é regulação da internet. Parece que expulsar jornalista por ele publicar que alguém tem problema com bebida é aceitável.

Bolsonaro é um merda e eu quero que ele morra de câncer no cu, mas uma coisa eu posso dizer: nunca ninguém dele ou da militância dele tentou nos calar, nem aqui, nem em lugar nenhum. Gritam, reclamam, fazem barulho, xingam (nada disso me incomoda), mas não tentaram me calar. O mesmo não posso dizer da esquerda.

Ameaças feitas por gente merda que não tem capacidade de concretizá-las não me incomodam, pois eu não sou otária de acreditar em ameaça de Bolsoanro nem de Bolsonarista, depois de tantos blefes que não foram levados adiante. Mas a esquerda faz. E faz quietinha, sem ameaçar. Causou verdadeiros transtornos, desde agressão física encomendada até perda de emprego de muita gente que eu conheço, desde humorista até funcionários públicos.

Tentaram inclusive comigo, que tenho zero relevância, mas, felizmente, eu já não era mais funcionária pública fazia tempo (por opção) quando o telefonema chegou. Então, o que você prefere: um grupo que grita igual a um desesperado e não faz nada ou faz muito pouco, ou um grupo que se apropria do status de “do bem”,mas faz um monte de sacanagem, perseguição e ameaças por debaixo dos panos? Eu prefiro o cão que ladra e não morde. E, que fique claro, não estamos falando de voto ou de quem vamos votar, estamos falando de qual militância é pior.

“Mas a militância bolsonarista espalha mentiras, fake news e manipula o povo”. Meu anjo, se isso fosse verdade, metade dos brasileiros não estava vacinado. Sim, eles espalham toneladas de bosta, mas mais ninguém acredita. Olha as narrativas que eles tentam emplacar: não cola uma. É o que acontece quando você é um tosco, burro, desagradável, mal-educado e babaca, as pessoas tendem a não querer te ouvir, nem que seja por pura antipatia da sua abordagem merda.

A militância de direita ressurgiu faz pouco tempo, ainda está engatinhando, ainda tem muito a aprender até se tornar nociva. A de esquerda está muito bem estabelecida, obrigada. Ratazanas safas, manipuladores de primeira, gentalha que se apropria do status de pessoas bondosas, inclusivas e preocupadas com o social, mas que são egóicas, baixas e tão corruptas quanto aqueles a quem apontam o dedo e prometem combater.

Eu prefiro uma pessoa merda, mas que mostra bem a merda que é. Você olha e em cinco minutos percebe: é aquela merda mesmo. Transparente. A pessoa diz nos seus cornos que se puder vai te prejudicar, a pessoa bota as cartas na mesma. São boas pessoas? De forma alguma, nenhum militante de nenhuma causa tem a cabeça equilibrada, se tivesse, não estava militando, estava dando o exemplo em vez de paunocuzar os outros. Mas é melhor do que gente que faz um discurso e depois de porta de forma contrária a esse discurso.

“Quer dizer que você é a favor de mais de meio milhão de mortos?”. A militância bolsonarista que impediu as pessoas de irem a postos se vacinarem? Não, né? Inclusive, no Brasil, negacionista se vacina. Foi a militância bolsonarista que arrancou a máscara das pessoas no meio da rua? Não, foi o Zé Piolhento que foi ver Bacurau dez vezes com dez mulheres diferentes (depois de escrever textão sobre macho tóxico em redes sociais) que optou por sair sem máscara. Essa pandemia é responsabilidade do brasileiro, a falta de infraestrutura (remédio, hospital, etc) é que é responsabilidade do Bolsonaro.

Os lacradores, se puderem, te prejudicam. E sabem como. E não tem escrúpulos em fazer. A feminazi que te acusa de estupro por achar que você olhou para sua bunda celulitosa, o zumbinazi que te acusa de racismo por você ter dito que uma camiseta é preta em vez de negra, o transnazi que te acusa de transfobia se você não fizer sexo com uma pessoa que nasceu biologicamente do mesmo sexo que você.

Estas pessoas são ressentidas, são recalcadas, tem o ego ferido. Elas são capazes de tentar de colocar na cadeia se acharem que você as desrespeitou. Elas dedicam a vida a te prejudicar. Promovem um linchamento, uma máquina de moer reputações online, te queimam de todas as formas que podem. Te processam. Te arrancam dinheiro em indenização. Tentam te colocar na cadeia.

E se acham entes sagrados intocáveis. Não é permitido falar delas. Não é permitido criticá-las. Você pode chamar um bolsonariasta do nome que quiser, que ele volta e te xinga mais ainda, ainda mais alto. Faça o mesmo com um militante de esquerda e ganhe cancelamento + processo e quem sabe até uma condenação.

Não, obrigada. Eu já vi esse filme por 15 anos no Brasil. Eu sei bem qual é o pior lado: militante de esquerda.

Para dizer que o Lula nem voltou e eu já estou com um texto na vibe Processa Eu, para se sentir ofendido por ser militante de alguma coisa ou ainda para dizer que o Desfavor vai ficar muito interessante se o Lula ganhar: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (12)

  • Esquerda. Os militantes mais ensandecidos de direita falam um monte de bobagem na internet e passam vergonha por aí, mas fica por isso mesmo. Já os militantes mais engajados de esquerda tem o sistema do lado deles e vão foder com a sua vida por qualquer motivo idiota.

  • E se o Luladrão resolver fazer o que disse e controlar a Internet, o Desfavor vai acabar? Vcs se acham irrelevantes mas não são, todo petista que eu conheço odeia vcs. E aquele papo de presidente não manda nada? Na Internet manda? Pensei que a quadrilha tinha saído pra nunca mais voltar, mas o circo do palhaço foi tão incompetente que vai trazer o bandido de volta!

    • Presidente não manda no Brasil. Mas o Lula, quando governou, governou com o STF ao lado dele (muito bem pago para isso) e o Congresso também (lembra do mensalão?). Então, uma pessoa com essa habilidade por, em conjunto com os outros poderes, fazer basicamente o que quiser.

      Se depender da gente, o Desfavor não vai acabar. Se formos silenciados à força, procura direitinho que estaremos em um novo endereço. Mas duvido que isso aconteça, somos sim irrelevantes. Lula vai ter mais com quem se preocupar.

  • A militância de esquerda só que que o atual saia, não segue forte e unida, aliás, está bem dividida e desconfiada. Não estão unanimes após a prisão do Lula e da exposição de negociatas da esquerda, estão menos coesos com o Alckmin sendo vice do Lula. Nesse cenário, a direita me parece pior, pq a militância de esquerda vai se desintegrar junto como PT com os próximos escândalos e teremos negacionistas, antivacina e terraplanistas sem oposição alguma. Só o meteoro resolve.

  • Todo militante é um nojo, mas esquerdista é só um pouquinho pior. Outro dia entrou um cara no ônibus com uma máscara escrito Fora Bozo, ele já chegou arrastando chinelo havaianas e falando alto que queria fumar um baseado. Pelo menos os direitistas só mandar pro culto ficam quietos. Esses maconheiros são foda de aturar.

  • Anarquista organizada

    Concordo de “A a Z” com cada palavra escrita pela Sally.
    O povo da esquerda devia morder a língua 10 vezes por minuto pra não ter tempo de falar merda.
    Ambos os lados (dentro da máquina pública) tem o mesmo grande problema: corrupção, roubam os nossos $$$$ pagos duramente em impostos.
    Precariamente apenas 10% dos serviços públicos funcionam, quando compram remédios e embolsam quase toda a verba declarada, quando iniciam uma obra que dura 3 a 4 mandatos para ser concluída (isso quando ao término ela não desaba por uso inadequado de material usado), demoooooora pra acabar a obra, o $$$ acabou, embolsaram tudo. Aí chega outro pilantra que reinicia de onde parou, com nova verba.
    Licitações fajutas, só ganha quem está no esquema e o esquema é uma putaria vergonhosa.
    Tanto esquerda quanto direita tem trilhões de problemas insolúveis financeiramente. (e veja lá que ficaram todos ricossssss).
    É tão triste a situação política com o gerenciamento financeiro do Brasil que dá desgosto para qualquer pessoa honesta.
    Não sei se a direita ou à esquerda rouba mais. Temos tantos exemplos vergonhosos, desde o desvio de cestas básicas a grandes estatais e cueca cheia de dinheiro, e o famoso “ele rouba mas faz” (que vergonha, Senhor!) dinheiro da saúde, tirado dos trabalhadores mês a mês durante a sua vida toda de trabalho jogado no ralo e entrando nas casas nababescas desses pilantras.
    Sinto um profundo desgosto do que acontece no Brasil, enquanto tanta gente passa fome, não tem água potável nem saneamento básico, nos postos de atendimento a saúde, médicos que pouco caso fazem com os doentes que muitas vezes só querem um atestado para faltar ao trabalho, ocupando a vaga de doentes de verdade que esperam horas na fila. ( minha mãe faleceu após o médico do plantão do hospital estar na área de alimentação por quase 3 horas e minha mãe caiu, após não necessitar mais de socorro a enfermagem veio acudi-la, infelizmente era tarde demais. Sniffff…)
    Cada cruzamento está cheio de pedintes com a mão esticada, já não se sabe se aquela mão necessita realmente de ajuda ou vai usar o $$$ em um cigarro de maconha, mas vai lá, por desencargo fazemos aquela caridade.
    Nada disso é obrigação nossa, é sim, obrigação do governo seja de direita ou de esquerda.
    A militância de direita são os das antigas, os que já viram passar direita e esquerda e continuar tudo igual, não são violentos (óbvio que sempre tem os que usam o cérebro como estofo para o crânio não implodir) mas a maioria é dos que já viram eleições e eleições passarem e tiveram que, contrariados, votar no menos pior.
    Já a esquerda é pura rebeldia, cultuam Che a enchem a cabeça dos seus bebês que o socialismo é o
    sistema a ser adotado a todo custo, vestem seus filhos com camisa de comunista.
    O Brasil tem muitas leis, a lei 3 foi elaborada para abrir brecha para a lei 2, e nenhuma das leis funcionam, por isso esse é o país da anarquia, quem é honesto aqui não faz vida.
    Em tempo: não é que o brasileiro não sabe votar, ele não tem em quem votar, é tudo farinha do mesmo saco, então, tanto faz, continuamos na mesma com quem quer que ganhe uma eleição.
    Creio que os poucos que poderiam ter feito algo realmente construtivo para mudar tudo que está aí foram aqueles que foram assassinados durante o percurso, e tem uns 5 pelo trajeto.

      • Anarquista organizada

        Obrigada pela solidariedade.
        Quantos pacientes tiveram o mesmo trágico fim da minha mãe?
        Nunca saberemos.
        Existe uma lei que não podemos sequer argumentar/encostar na parede/ pedir satisfações aos funcionários públicos, sabia? Eles não tem obrigação nenhuma de nós dar satisfação dos seus atos, e se for pela força da lei, mesmo assim, mudam horários nos prontuários e nunca ganharemos essa briga com essa corja maldita paga com o nosso dinheiro.
        Quantos pacientes já foram negligenciados pois o horário do plantonista jantar eh de 1 hora, porém ele fica lá dentro enquanto o PS vai enchendo horrores, e só volta para o atendimento quase na hora da troca do plantão.
        É o Brasil, é o médico meia boca, é o político meia boca, é a corrupção, é a falta de lei punitiva que realmente funcione, é o povo que morre dentro de PS por descaso, é o outro que sofre 8 ataques cardíacos na recepção do hospital, agora com um caríssimo convênio médico.
        Não tem jeito.
        Salvem-se quem puder, eu ja desisti.
        Direita/esquerda, só trocam as moscas.

  • Eu até tenderia a concordar com a Sally, mas a verdade é que esses extremismos, de ambos os lados, são prejudiciais. Bem que podia haver uma militancia que fosse moderada em suas ações e expressões.

    Agora, no âmbito geral, excluindo a discussão sobre os militantes, tendo a concordar com a Esquerda, com as ideias de progresso, bem estar geral, etc. O problema é que, no Brasil, até isso é deturpado, e, como bem apontou a Sally, o pessoal de esquerda são um bando de intectuais, desconectados da realidade e preocupados com o próprio ego.

    • No Brasil, via de regra, quem causa danos concretos é a militância de esquerda – eles realmente fazem. Os de direita são uns cuzões que ficam xingando muito no Twitter e não fazem nada.

  • A grande maioria da elite midiática do Brasil desejou um país com as virtudes do comunismo: igualdade social e condições mínimas de sobrevivência para todos.

    Como “quem ama tolera os defeitos”, os esquerdistas tendem a ser tolerados pelo centro – o que lhes dá mais potencial para atrapalhar o povo do que uma meia dúzia de pastores que fizeram a maior revolução da História da humanidade (e a única que funcionou 100%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: