Dia do Troll 2022

Domingo passado foi uma data especial para o Desfavor: o “Dia do Troll”, que seria o equivalente ao nosso primeiro de abril, uma data em que contamos alguma “mentira” para enganar o leitor descuidado – ao menos essa é a proposta.

Como também é o dia da coluna “Top Des” (onde comentamos os dez piores desfavores da semana nas notícias), resolvemos juntar as duas coisas. A ideia era boa: criar dez notícias falsas absurdas e depois alertar aos leitores crédulos de que eles precisam ser mais céticos com o que estão lendo, pois tem muita mentira sendo divulgada. Somir criaria 5 notícias nacionais e eu criaria 5 notícias internacionais.

Mas, a gente não contava com uma coisa: o mundo real. Houve um tempo em que com um pouco de bom-senso se distinguia uma notícia falsa de uma verdadeira. Ao que tudo indica, esse tempo passou.

O primeiro indício de que o mundo virou um grande manicômio incoerente veio ao inventar as notícias. Cometemos um erro: criar as notícias sem antes pesquisar sobre o que realmente havia sido divulgados sobre o assunto. Quando pesquisamos, percebemos que muitas das nossas invenções eram tema de notícia naquela semana, só que com versões piores!

Por exemplo, Somir tinha pensado em uma notícia onde Anitta admitia gostar de práticas escatológicas sexuais. Mas, na mesma semana Anitta resolveu dizer que fazia sexo com homens, mulheres e cachorros. Eu havia pensado em uma notícia sobre a descoberta de que todos os presentes fizeram fila para cuspir na cara de Jesus antes da crucificação, mas esta semana surgiu uma notícia de que ele teria sofrido abusos sexuais antes.

Moral da história: nem nossas mentes doentias podem competir com o mundo real. O Dia do Troll acabou sendo um teste de memória, apenas: quem lembrava do dia sacou que era mentira. Tudo que estava ali poderia efetivamente acontecer nos dias de hoje, ou até pior. Não importa o absurdo que você invente, ele pode acontecer.

Então, decidi comparar nossas dez notícias com as que seriam as dez notícias reais do TOP DES, para provar que o mundo real é pior do que qualquer invenção que se tente fazer.


PL da Inquisição x Gabriel Monteiro
https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2022-04-11/gabriel-monteiro-enquadrado-lei-ele-mesmo-propos.html

O tema aqui era bizarrices brasileiras envolvendo leis. A notícia falsa era sobre um projeto de lei que tornaria crime de ódio discurso pejorativo contra o Cristianismo. Na notícia real, vemos um vereador conhecido por seu discurso conservador ter a própria lei que ele criou sendo usada contra ele. É um novo patamar: não é sobre criar leis bizarras, é sobre a bizarrice de quem cria uma lei ser preso por desrespeitá-la!

Gabriel Monteiro (PL) é o autor de uma lei municipal que restringe a ocupação de cargos e empregos públicos que lidam com menores no Rio a pessoas que sejam condenadas pela Justiça por crimes sexuais contra vulneráveis. Semana passada Gabriel Monteiro foi denunciado pelo Ministério Público por sexo com menores de idade. E existem provas, pois o gênio filmou tudo com seu celular. O que nos leva a duas perguntas: 1) Quão idiota é o povo de votar em pessoas com essa índole e 2) Quão idiota é o vereador de criar uma lei para punir algo que ele mesmo faz?


Movimento negro afirmando inocência de Frank James X Detento que pratica crimes propositadamente para ser preso e encontrar o namorado
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/04/13/ex-detento-pratica-crimes-para-ser-preso-e-reencontrar-namorado-na-cadeia.htm

Bem, nessa categoria “Crime e castigo” inventamos que movimentos negros estavam alegando a inocência de Frank James, o responsável por ferir várias pessoas no metrô de Nova Iorque. Seria bem ruim ver gente distorcendo as coisas e tentando fazer com que um culpado não seja punido mas… quão bizarro é ver um inocente que deliberadamente pratica um crime pois quer ser preso para reencontrar um namorado?

Este nobre brasileiro cometeu sucessivos crimes, entre eles furto e dano (depredou patrimônio público), com o objetivo de ser preso para reencontrar um namorado seu que estava no presídio. Ele furtou uma bicicleta e ficou esperando para ser pego, mas nada aconteceu. Daí ele resolveu que precisava fazer algo mais drástico, então, começou a depredar vasos sanitário, até a chegada da polícia. Ele pretende continuar preso até a liberação do seu namorado, que ocorrerá em quatro anos.


Menina se torna fenômeno da internet por causa de seus pés X Jogador zera Elder Ring usando o bumbum
https://www.terra.com.br/gameon/jogador-zera-elden-ring-usando-apenas-seu-bumbum-e-anos-de-treinamento,cb33c36b7672284ceff9e3c8cbf3f1a55t43c8t1.html

Na categoria “bizarrices online”, inventamos que uma menina de 10 anos de idade ganhou fama online por seus pés. Parecia doentio o suficiente e, na nossa cabeça, não apareceria nada pior. Até vermos que os jogadores de Elder estão empenhados em zerar o jogo de formas… inusitadas.

Um se propôs a zerar o jogo usando apenas os glúteos do personagem para dar golpes, o outro conectou bananas ao computador e zerou o jogo usando as bananas como comando. Valeu a nossa tentativa, tivemos boa vontade, mas parece que o pé da menina certamente não foi a coisa mais estranha no mundo online, não é mesmo?


Rússia alegando que naufrágio de navio foi estratégico x Soldados russo roubando material radioativo de Chernobyl
https://oglobo.globo.com/mundo/guerra-na-ucrania/ucrania-afirma-que-soldados-russos-roubaram-substancias-radioativas-de-chernobyl-25470033?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo

A notícia inventada era que a Rússia havia dito que o naufrágio do navio Moskva, seu principal navio de guerra, havia sido estratégico, isto é, eles afundaram o navio de propósito. Seria bastante burro e ridículo dizer uma coisa dessas, certo? Mas a realidade sempre pode fazer pior. A notícia real é que Agência Estatal de Gerenciamento da Zona de Exclusão da Ucrânia informou, neste domingo, que as forças russas que ocuparam a usina nuclear de Chernobyl saquearam dois laboratórios e roubaram 133 substâncias com altos níveis de radiação.

“Mas Sally, será possível que alguém seja tão burro? A própria pessoa que manipula esse material pode morrer!”. Sim, caro leitor, é possível. E a gente não diz que Russo é Brasileiro da Neve à toa. Na semana passada, em Guarulhos, homens foram detidos tentando vender um quilo de pedras de urânio. A nossa imaginação não é páreo para a realidade. Se fosse o Alicate e se eu fizesse um Siago Tomir sobre isso, todo mundo ia dizer que era mentira.


Galinha seria a causa da contaminação dos ovos Kinder x Onça cancelada
https://oglobo.globo.com/brasil/onca-politicamente-incorreta-faz-mal-veganos-25471974?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo

Na categoria “animais fantásticos e onde habitam”, dissemos que a contaminação por salmonela dos ovos de Páscoa da marca Kinder teria acontecido por uma galinha, que, acidentalmente, teria entrado no setor de produção dos ovos e cagado no chocolate. Uma polêmica alimentar com um animal como pivô. De fato, fezes de galinha podem gerar esse tipo de contaminação. Aí o universo viu a nossa polêmica, riu, disse “hold my beer” e nos trouxe algo muito, mas muito mais fascinante!

Um estudante de fotografia estava no Pantanal e flagrou com sua câmera uma onça caçando uma capivara. Tirou uma foto muito boa e postou em suas redes sociais. Foi o suficiente para começar uma onda de cancelamentos, que foi desses o fotógrafo (que “viu essa crueldade e não fez nada”), ao governo (“com as queimadas os animais estão sendo obrigados a comer uns aos outros”) e até à própria onça, atribuindo a ela o crime de homicídio. Se uma coisa dessas cai no “Ei, Você”, certamente teriam me acusar de inventar frases.


Prefeito dizendo que tinha saudade de quando os bandidos não eram de Cristo x Jesus abusado sexualmente
https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2022/04/jesus-sofreu-abuso-sexual-antes-de-ser-crucificado-defende-teologo.shtml

Na notícia falsa dizíamos que o Prefeito de uma cidade estava reclamando de uma situação inusitada envolvendo religião: a dificuldade em lidar com bandidos religiosos, pois puni-los gerava um constrangimento com os moradores da cidade. Constrangimento e religião? O universo pode fazer melhor!

Um teólogo inglês afirma que, antes de ser crucificado, Jesus teria sofrido abuso sexual. Bom, taí uma coisa muito mais constrangedora envolvendo religião. Vou poupá-los dos detalhes, mas, se tivéssemos usado ESSA notícia, era capaz de muita gente acusar ISSO de ser Dia do Troll.


Elon Musk prega liberdade de expressão no Twitter x Cristiano Ronaldo agredindo menino autista
https://esporte.ig.com.br/futebol/internacional/2022-04-10/policia-vai-investigar-agressao-de-cristiano-ronaldo-a-menino-autista.html?Foto1

A ideia foi: vamos criar uma polêmica com um famoso, inventando algo que vai gerar reprovação social? Na notícia falsa, Elon Musk dizia que se comprasse o Twitter haveria total liberdade de expressão na rede social, sendo permitido postar qualquer coisa. Complicado? Complicado. Mas nem se compara a Cristiano Ronaldo agredindo criança autista: entregou mais do que a gente foi capaz de imaginar!

Parece que, após um jogo, uma criança se aproximou dele pedindo uma foto (ou para tirar uma foto, não consegui entender pelo vídeo) e CR simplesmente fica puto e mete um safanão. O celular ficou completamente destruído. E, para poupar o leitor de passar pela mesma gafe que eu quase passei, eu tinha escrito aqui que nem eu teria coragem de descer a mão em uma criança autista pelo bad karma que isso deve gerar. Voltei para apagar antes de postar, pois descobri que hoje (ontem, para vocês), no dia em que eu escrevi o texto, um dos filhos do Cristiano Ronaldo morreu. Bad bad karma.


Manifestantes invadem cidade mais branca do Brasil x Surto coletivo
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/04/11/uma-angustia-que-gerou-efeito-domino-diz-gestora-sobre-crise-coletiva-de-ansiedade-em-alunos-de-escola-estadual-no-recife.ghtml

A ideia dessa era uma vibe “a saúde mental do brasileiro tá como? Na notícia falsa, pessoas de movimento social protestando com cartazes pelo fato da cidade ter todos os moradores brancos. Seria realmente meio insano desfilar por uma cidade com cartazes por isso, mas… e na vida real, o que aconteceu? Um surto coletivo em alunos de uma escola estadual no Recife!

26 alunos da escola tiveram uma “crise coletiva de ansiedade” e precisaram ser socorridos por ambulâncias, com sintomas como tremores, falta de ar e crise de choro. Os alunos estavam em semana de provas e acredita-se que o nervoso relacionado aos exames possa ter contribuído para o surto.


Mulher faz implante de pelos no rosto x Halter no corpo de paciente
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/04/11/uma-angustia-que-gerou-efeito-domino-diz-gestora-sobre-crise-coletiva-de-ansiedade-em-alunos-de-escola-estadual-no-recife.ghtml

A linha desta notícia era: olha que louco o que as pessoas são capazes de fazer com o próprio corpo. Na notícia falsa, uma mulher fazia implante capilar no rosto, pois queria ter um cavanhaque em nome dos direitos iguais entre homens e mulheres. Seria louco? Seria no mínimo exótico. Mas a notícia real foi além: um paciente em Manaus chegou ao pronto-socorro relatando dores abdominais e quando foi radiografado encontraram um halter de 2kg no interior do seu corpo.

Não, ele não comeu o halter, o peso entrou pela porta dos fundos. O que é um pequeno cavanhaque perto disso? O caso foi tão surpreendente que virou artigo na revista científica International Journal of Surgery Case Reports. O caso foi relatado em um artigo chamado “Manejo de corpo estranho retal incomum” e descreve em detalhes os procedimentos feitos para extrair o haltere de 20 centímetros do corpo do homem.


Troca de gênero x Amputação de orelhas
https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2022/04/12/diabao-celebra-fim-da-obrigatoriedade-das-mascaras-em-sp-arrancando-o-que-restava-da-orelha-emocionado.ghtml

Na notícia falsa, dissemos que 22% dos jovens brasileiros pensam em mudar de gênero. Quem era mulher quer ser homem, quem era homem que ser mulher. Mas a realidade riu da nossa notícia. Gênero é para amadores, na vida real as pessoas estão mudando é de espécie. Um morador de Praia Grande fez sucessivas alterações em seu corpo até ficar parecido com um demônio.

Conhecido como “Diabão”, ele é casado com “Mulher Demônia” e de fato conseguiu seu objetivo: não parece um ser humano. A cereja no sundae é que Diabão aproveitou que aboliram o uso de máscaras obrigatórias para remover suas orelhas. Sim, isso mesmo que você leu, ele fez uma cirurgia para remover as orelhas que, ao que tudo indica, só eram usadas para segurar a máscara. Não tem como a gente competir com isso.

Então, a lição que fica deste Dia do Troll é outra: a realidade está mais bizarra do que a ficção. Não duvidamos de mais nada!

Para dizer que um mundo mais doentio do que as nossas mentes é assustador, para dizer que se a gente narrasse qualquer dessas coisas em um Ei Você achariam que foram inventadas ou ainda para dizer que quando viu as notícias você achou a semana até leve: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (24)

  • Carnaval fora de época é um desfavor.
    Menina de 11 anis sair imprensada, ter a perna amputada e ainda não resistir aos ferimentos é desfavor da semana ou não?

  • Passei por situação parecida há mais de 10 anos atrás. Vendo a Gisele Bundchen despojada e vestindo roupas que definitivamente ficavam horríveis nela, imaginei o finado Clodovil metendo a boca falando mal dela.
    Clodovil poucos dias depois me solta o comentário de que ela era um cavalo manco, entregando mais do que eu esperava.

      • Pra mim não foi chocante porque eu tinha noção do que esperar do Clodovil Hernandez, que diga-se de passagem, tinha uma língua bem afiada e ao que me lembre, ganhou inclusive um Processa Eu só dele.
        E a Gisele Bündchen, aquela breguete sardenta que assim como Cláudia Leitte era uma pessoa que só forçando muito pra ficar “bonita”, também teve um Processa Eu só dela. E quer saber? Os dois fizeram por merecer.

  • Muito bem feito o Dia do Troll desse ano, apenas duas das notícias me deixaram realmente cabreiro, e uma mais ou menos. Aí vão minhas impressões sobre cada uma delas!

    PL da Inquisição: Me pareceu uma proposta plausível vinda dos pastores políticos. “PL da Inquisição” também me soou exatamente como eu imagino que os jornalistas militantes apelidariam a tal medida.

    Frank James: Também me pareceu perfeitamente possível. Consigo até imaginar o BLM fazendo um enfianocuzaço alegando que o rapaz fez isso porque sofreu “racismo sistêmico”, “racismo estrutural” ou seja lá qual for a versão melaninosa do clássico “a culpa é do sistema”. Tentariam até forçar que ele é a maior vítima nessa história toda.

    Menina modelo de pé: Depois da MC Melody, isso na verdade é bem leve.

    Naufrágio estratégico: Apesar dessa ter me parecido falsa, tem um detalhe: a imprensa. A imprensa, nessa guerra, é praticamente uma torcida organizada da Ucrânia e volta e meia solta umas notícias completamente sem pé nem cabeça que depois se provam falsas, como a tal resistência da ilha ou o infame Fantasma de Kiev. Duvido que o fato reportado realmente aconteceu, mas não duvido que a imprensa tivesse reportado.

    Galinha salmonela: Talvez seja por estar acostumado com o padrão HUEHUEHUE em que não é incomum ver esse tipo de contaminação (se procurar, é fácil de achar notícias de lotes de bebidas sendo recolhidos por coontaminação com produtos químicos, chocolate com larva, etc., entãoessa também não me pareceu suspeita.

    Bandidos de Cristo: Essa foi uma das que eu duvidei, porque conhecendo o perfil da imprensa brasileira, essa notícia estaria sendo propagada em todos os telejornais (menos os da Record), portais de notícias e replicadas em redes sociais. Como eu nunca vi nada nesses lugares, essa não me convenceu. MAS, eu não duvido que isso aconteça por aí, e existam prefeitos frustrados por ter que “pagar o dízimo” e não reclamar, porque sem o aval do pastor, fica inviável se eleger.

    Manifestação dos negros: Considerando a síndrome do vitimismo desses movimentos, também não me pareceu implausível.

    Mulher de cavanhaque: A busca do biscoito na internet desconhece limites, então também não duvidei. Afinal, tem gente dodói da cabeça fazendo coisas muito piores por aí.

    22% de jovens são trans: Se essa notícia fosse sobre os jovens americanos da Colifórmia, eu não duvidaria tanto, afinal, os professores ativistas LGBTP+ de lá estão fazendo um ótimo trabalho em desorientar sexualmente as crianças e adolescentes. Mas no Brasil? Sem chance.

    Elão: Essa foi a que me deixou “mais ou menos” desconfiado. Por um lado, o cara jamais ia dizer que tinha que liberar apologia a pedofilia, nazismo e similares. Por outro, jornalistas odeiam ele, então não descartei a possibilidade de eles terem entortado toda a conversa pra fazer uma manchete visando atacar a reputação do cara.

  • Tendo em vista que a Kinder é fabricada pela Ferrero, também conhecida pela Nutella, bem… Dá pra entender porque Nutella tem gosto de m… Não me surpreenderia se encontrassem um lote contaminado por Nutella lá também.

      • Tem um creme de chocolate com avelã de outra marca que era importado lá da Espanha e que minha ex comia com pão que dava de 10 a 0 na Nutella, que para quem não sabe abusa e muito do óleo de palma (vulgo azeite de dendê).
        Só de abrir o potinho da bendita já dava pra ver a consistência oleosa, com o óleo saindo da emulsão, sendo que daí já dá pra ver o quanto abusam do óleo de palma na fabricação.
        Arrisco a dizer que de 100 g de um pote de Nutella, cerca de uns 15/20 g é o bendito óleo de palma, que foi colocado para substituir a “gordura trans” (óleos e gorduras parcialmente hidrogenadas – OGPHs em papo técnico) na indústria de alimentos.
        Sim, eu sei que no recheio dos biscoitos recheados tem óleo de palma também, mas a Nutella se supera.

        • O óleo de palma fica na superfície, tem que misturar a nutella antes de comer, para que o óleo se espalhe por todo o pote.

          • Estou dizendo que o creme importado(também chocolate e creme de avelã similar, mas melhor que a Nutella nao leva o oleo de palma ou ao menos não em quantidade tao abusica quanto a Nutella) tinha uma consistência e uma cremosidade muito diferentes.
            Enquanto que o creme proveniente da Espanha tinha uma consistência mais pastosa, a Nutella tem uma consistência mais gordurosa, mesmo que você mexa no Óleo de Palma pra nao ficar tao perceptível tal ingrediente, usado para barateamento da produção.

  • Eu até tava pensando, que este ano não tinham feito o dia do troll. Das outras vezes foi tão gritante que desta apelaram pra realidade e nem notei hahaha

  • Leitora dos primórdios do Desfavor, e quase todo ano esqueço do dia troll.

    Eu tentava abrir os links e dava problema neles, joguei no google buscando a cidade do RS que teria sofrido o protesto e não achei nada. Ainda assim achei que era problema nos links ou a mídia que não deu atenção ao caso, mas nada passou perto do dia do troll. É difícil desconfiar de vocês dois!

  • Vocês tiveram um pouco mais de preciosismo e nem assim o pessoal notou que era fake?

    E como já dizia há uns 10 anos, a indústria do factoide veio pra ficar, sendo que tanto Bolsonaro quanto Anitta são provas vivas disso.

  • Eu cai bonito. Tô até agora imaginando a galinha andando na esteira da fábrica.

    Acho que o CR não sabia que a criança era autista. Pelo que li, era torcedor do outro time numa partida que o time do CR perdeu. Triste a perda, fiquei com pena pela esposa dele. Eu simpatizo com ela depois de ter visto o reality show (não me orgulho… as vezes precisamos descansar a cabeça com besteira).

    • Convenhamos que não se deve agredir criança, autista ou não… hahahahaha

      Eu nem considero que quem não percebeu “caiu” no Dia do Troll, as notícias que criamos foram bem mais suaves do que realmente anda acontecendo!

  • Está cada vez mais difícil discernir a verdade da mentira e, com alguma prática, é possível enganar até mesmo pessoas mais atentas e jornalistas experientes. Sem falar que, o que não falta neste mundo, infelizmente, são pessoas fazendo péssimo uso da internet. Ou são palermas cândidos replicando abobrinhas sem pensar ou são mal-intencionados inventando lorotas por interesses escusos. Eu já disse aqui algumas vezes mas vou repetir, pois agora vem mais a calhar do que nunca: o mundo está tão maluco que até a mais inverossímil ficção vem sendo superada, de longe, pela realidade. E, no caso do Dia do Troll deste ano, a ficção verossímil bolada por vocês também foi superada pela realidade, o que só deixa tudo ainda mais complicado.

    • Pois é, achamos que estavamos criando notícias muito loucas mas, quando comparadas à semana real, eram notícias bobinhas

  • É a primeira vez em todos esses anos na história desta indústria vital que Sally e Somir são trolados pela própria trolagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: