Levantamento realizado pela Brasmarket Inteligência em Pesquisa divulgado nesta quinta (20), aponta uma virada do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno : ele aparece liderando a disputa pela Presidência com 52,7% dos votos válidos. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47,3%. A diferença entre os dois é de 5,4 pontos percentuais. LINK


A gente acredita muito nessa pesquisa? Não. Mas… até mesmo as mais confiáveis estão dizendo que vai ser muito apertado. Como a esquerda conseguiu essa façanha? Desfavor da Semana.

SALLY

Sabemos que essa pesquisa não é das mais confiáveis, na real, pelo que vimos, nenhuma é. Mas mesmo em pesquisas grandes, como DataFolha, se aponta um “empate técnico” entre Lula e Bolsonaro. Se o mesmo erro do primeiro turno se repetir e o Bolsonaro surpreender com 5 a 10 pontos além do esperado, ele se elege.

E esse nem é o Desfavor da Semana. O Desfavor da Semana é que os maiores responsáveis por isso são o PT e sua militância nojenta e nem em um milhão de anos eles vão assumir essa responsabilidade ou admitir seus erros. Graças a estes imbecis, que se acham superinteligentes e intelectuais, o Brasil corre o risco real de ter mais quatro anos desse quadrúpede do Bolsonaro no poder.

Sabe qual vai ser o mantra se o Bolsonaro se eleger? “Brasileiro é burro”, “Se o brasileiro fosse um dinossauro ele votaria no meteoro”, “Brasileiro tem mais é que se foder”. Olha, por mais que concorde com todas estas frases, desta vez, um resultado escroto como esse não pode ir para as costas do brasileiro não. A culpa é dessa esquerda cirandeira, esquerda ilariê, esqueda caviar, esquerda histérica, que faz questão de repelir o povo se portanto com a pior corja de filhos da puta que eu já vi.

E a gente já vem avisando isso faz tempo. Tem um Desfavor da Semana sobre a PEC Eleitoral onde dissemos claramente que o PT votou a favor de algo que só favorecia o Bolsonaro em um clima de “já ganhou” perigoso. Aliás, a esquerda vem fazendo isso faz tempo. Deixou o Bolsonaro no poder fazendo uma condução medonha da pandemia sem pedir impeachment pois queria botar o Lula para concorrer com ele, achando que ganharia fácil. Depois fica gritando “Bolsonaro genocida” como se não fosse cúmplice dele. Tá aí o resultado. Parece que não está tão fácil assim ganhar, não é mesmo?

“Mas Sally, o Lula vai ganhar”. Eu também acho, mas é irrelevante para o meu argumento: depois de tudo que Bolsonaro fez e falou, meu cachorro ganharia dele com 20 pontos de diferença. Estão sofrendo para derrotar a porra do Bolsonaro, isso, por si só, já é um fracasso enorme, mesmo que vençam nas urnas!

Que merda de gente é essa incapaz de uma reflexão, presa numa bolha, que só sabe falar para a bolha, que insiste em agredir o brasileiro médio forçando goela abaixo escolhas pessoais como a única forma de ser virtuoso? Não é assim que se faz! Isso é agressão, não inclusão. Que delírio é esse de achar que vai ter alguma grande diferença se o Lula ganhar? Que baixaria é essa de fazer as exatas mesmas coisas que criticam no Bolsonaro?

Bolsonaro é um macaco com uma navalha, para ganhar dele é só ficar calado e deixar ele falando. A porra da militância consegue isso? Não consegue. Eu recebi zap com fake news dizendo que o Bolsonaro é canibal. Na boa, criticar quem espalha fake news e fazer o mesmo já é péssimo, mas fazer de forma totalmente incompetente é de fazer cair o cu da bunda. Canibal? Sério? Com tanta coisa verdadeira para falar desse imbecil, escolheram dizer que ele é canibal??? Adianta ler Nietzsche se faz um trabalho pior do que Carlos Bolsonaro?

Bolsonaro é uma metralhadora de merda, todo dia, todo fuckin´dia ele fala uma merda, o problema é que vai a militância esquerdisticamente correta e fala uma ainda pior! Bolsonaro fala que viu crianças venezuelanas se prostituindo e pintou um clima? A militância petista chama a filha dele, uma criança, de puta. Sinto muito, essa esquerda não merece ganhar. Longe de mim torcer para Bolsonaro, ele não merece ganhar igualmente, mas essa esquerda virtuosa, superior e dona da razão simplesmente me enoja.

Fica muito difícil não querer que a esquerda tome no meio do cu quando você vê uma mongolóida que foi para a França acompanhar seu marido, juiz, que foi fazer mestrado lá dizendo que é uma exilada pelo fascismo do Brasil. Fica realmente muito difícil. Que militância bosta, quanto tiro no pé! Era para ser fácil, era o adversário mais fácil de toda a história e, ainda assim, eles estão sofrendo para conseguir vencer. Isso não indica que tem algo errado não?

Vou contar uma história real, que aconteceu comigo quando morava no Rio de Janeiro: estava com a minha mãe em uma loja de eletrodomésticos comprando uma torradeira para mim. Minha casa tinha tudo branco na cozinha e na loja só tinha uma torradeira preta, mas que estava com um bom desconto, então, eu estava tentada a levá-la mesmo que destoasse de todo o resto da cozinha. Perguntei à minha mãe o que ela achava. Obviamente, estávamos falando em espanhol, que sempre foi nosso idioma principal.

Minha mãe me disse, em voz baixa (ela era uma pessoa doce e calma), que achava que preto era feio e que ficaria especialmente feio na minha casa por ser tudo branco. Argumentei a questão do desconto e ela disse que era mais barato por ser preto, pois todo mundo prefere branco, o que de fato é verdade (quantas geladeiras pretas você vê por aí?). Do nada, uma moça, que mais tarde eu soube ser ativista do PT e que chegou a ser candidata pelo partido anos depois, se aproximou berrando e tentou agredir a minha mãe.

Um detalhe que talvez seja relevante para a história: minha mãe tinha câncer, um câncer que, pouco tempo depois a matou. Era visível que ela tinha câncer: estava magra, abatida, careca. E a militante do petê tentou agredi-la fisicamente mesmo assim, só não conseguiu pois eu fiquei na frente (ela acabou agredindo a mim), por achar que estávamos falando de pessoas, não de eletrodomésticos.

E esse é só um dos muitos exemplos de absurdos que eu tenho para contar dessa militância que se intitula democrática, mas são os mais xiitas, os mais opressores e, a julgar pela atual realidade, os mais burros de todos. Posso escrever seis meses de desfavor só com os absurdos que já vi e vivi com essa gente. E ainda acham que o povo vira as costas para ele por “serem burros”? Não. O povo vira as costas por serem intragáveis.

São intragáveis, tanto é que precisam colocar um boçal como o Lula, que já proferiu diversas falas homofóbicas, capacitistas, machistas e politicamente incorretas para representá-los. Por qual motivo escolheram um sujeito que, além de não estar alinhado com o esquerdísticamente correto, ainda está com pé na cova? Por serem desagradáveis, repulsivos, intragáveis: esse layout adiposo de cabelo colorido ou maconheiro de dread pode fazer sucesso no curso de ciência sociais de uma federal, mas é amplamente rejeitado. Não podem colocar um deles, tem que maquiar um machista ladrão covarde (tudo que imputam ao Bolsonaro) para representa-los.

Burros, burros pra caralho. Se acham a última bolacha do pacote, se acham os salvadores da pátria, se acham o bastião da bondade, mas não pensam duas vezes antes de agredir uma idosa com câncer. Eu tenho ASCO dessas pessoas e vou ficar muito feliz se o Lula perder. Ficarei muito triste se o Bolsonaro ganhar, mas ver essa gentalha esquerdisticamente correta sofrendo vai me fazer extremamente feliz. E acredito que esse seja o sentimento da maior parte das pessoas que tampa o nariz e vota no Bolsonaro, apesar de tudo.

O que eu acho: vai ser apertadíssimo, mas o Lula acaba ganhando. E sim, eu acho isso uma puta derrota para a esquerda, considerando com quem ele está concorrendo. E não vem colocar na conta de que o brasileiro é burro não! Eu não acho burrice repelir essa esquerda hipócrita, agressiva, sem higiene, cretina, arrogante e criminosa. Não gostar da militância esquerdisticamente correta é mérito, nisso, o brasileiro médio está certíssimo. Essa derrota está na conta da militância de esquerda: burros, muito burros, mais burros que aqueles que eles chamam de burros.

Não é só bolsonarista que bate, que faz covardia, que dá facada e que mata. Só que os esquerdopatas revestem o que fazem de um manto de virtude e tem muito idiota que compra esse discurso. Tomara que se fodam: vão botar a culpa no brasileiro, mas nós sabemos que não é.

Para dizer que também vai ficar muito feliz se o Lula perder, para dizer que também vai ficar muito triste se o Bolsonaro ganhar ou ainda para dizer que quando eles batem é Agressão do Bem: sally@desfavor.com

SOMIR

Escrever textos sobre a bizarrice que é um candidato correr o risco de perder a eleição para o Bolsonaro não é uma defesa desse candidato. Não me espanta o Lula não ser a escolha de quase metade do país, no nosso ponto de vista ele não deveria ser a escolha de ninguém. Mas… Bolsonaro é uma das pessoas mais descompensadas que já passou pelo cargo de presidente, senão a mais. Não era pra ser difícil tirar ele dali depois de quase quatro anos de decisões e posições indefensáveis!

Não era se a oposição ao governo atual não fosse tão… intragável. Minha bronca é maior com o Bolsonaro por causa da máfia evangélica que está conseguindo tomar o poder, gente que usa religião para esconder uma ganância assustadora. Pastores e bispos que não tem nenhuma reserva moral de tirar tudo o que podem de gente passando fome… com poder institucional real? Isso deveria ser assustador de verdade para o cidadão médio. São todos os evangélicos que são assim? Não. Mas na prática estão votando no grupo mafioso para representá-los.

Se você é evangélico e está votando nos comparsas de Edir Macedo, Silas Malafaia, Valdemiro Santiago e afins em troca de uma suposta moralização da decadente sociedade brasileira, vai ganhar de presente um país muito mais desigual, ignorante e… quebrado. Porque essa gente não tem limite nenhum na hora de tirar dinheiro do próximo. Mas eu sei que o brasileiro médio não está pronto ainda para entender que religiosidade não tem nada a ver com ética ou moralidade. Pode fazer o que quiser desde que se diga temente ao deus da maioria…

Então, me resta analisar a situação como ela é, não como eu acho que deveria ser. Dado o fato que esse povo não consegue enxergar atrás da máscara daqueles que exploram a fé como negócio, vira uma disputa de carisma dos candidatos e seus apoiadores. E é aí que a esquerda brasileira consegue o feito de ser tão ou mais abjeta para o cidadão do que a direita da cloroquina.

Porque vai além do Lula. Vai além até mesmo do PT. É um movimento mundial nas democracias mais liberais de rejeição ao “monopólio do bem” que uma parcela da população tentou empurrar goela abaixo do povo. Eu acredito que tenha começado nos anos 90 do século passado, com o movimento do politicamente correto, a esquerda tentando se reorganizar após a queda da União Soviética, procurando um ponto para se fixar e tentar a reconstrução pós sonho/pesadelo comunista.

Mas essas coisas não são muito bem-organizadas, por mais que vivam falando de Foros de São Paulo, Foros de Madrid e similares, tanto esquerda como direita são apenas nomes para movimentos orgânicos da sociedade. Entra quem quer, faz o que quer. Com a base do politicamente correto, uma ideia até que nobre de melhorar a forma como lidamos uns com os outros, foi se firmando um movimento de rejeição ao passado, afinal, o passado recente era justamente a vitória acachapante do capitalismo sobre o comunismo.

Essa sanha de rever todos nossos conceitos sociais, como qualquer outro grande movimento desorganizado, viu milhares, milhões adentrando com expectativas e objetivos totalmente diferentes. Assim como o bolsonarismo nasceu agregando os desejos de uma grande parte da população que queria “mudar tudo isso aí”, a esquerda lacradora moderna foi se formando sob a ilusão de clareza de propósito compartilhado, mas na verdade era um bando de pessoas achando que todo mundo estava preocupado com a mesma causa que elas.

Não era bem assim: tinha gente querendo proteger a natureza, tinha gente querendo acabar com o preconceito contra os gays, tinha gente querendo que as mulheres ganhassem mais dinheiro… e tinha gente querendo mais crianças dançando como drag queens em boates. Sem barreira de entrada, o movimento foi se estabelecendo com a ideia de que nada era errado e que todo mundo tinha uma voz que merecia ser ouvida. Nobre… em tese.

E como essa nova esquerda ideológica conseguia criar uma hierarquia de prioridades? Porque não tem como escapar, você precisa de união em prol de um objetivo. A solução natural encontrada pelo movimento foi priorizar as classes mais oprimidas. Faz todo o sentido, não? Ninguém precisou forçar essa regra, o movimento intuiu que esse era o caminho. Só que aí começamos a ver as primeiras rachaduras na suposta nobreza do progressismo do Século XXI.

As pessoas não vão ficar esperando sentadas pela sua vez, elas vão disputar o campeonato de opressão para pegar o primeiro número da senha de atendimento! Sim, as Olimpíadas da Opressão não foram planejadas, simplesmente aconteceu. E é isso que irrita, e muito, o cidadão médio.

Imagine só viver com muito pouco dinheiro numa casa na periferia, ver o crime organizado correr solto pela vizinhança, não conseguir marcar uma consulta que seja num médico, não ter com quem deixar seus filhos, quando tiver trabalho for algo cansativo e exploratório… e ouvir de um marmanjo de peruca maquiado feito um palhaço que você é o problema com a sociedade moderna. Que só pessoas de cabelo colorido com sexualidade confusa sabem o que é sofrimento…

A esquerda acusa a direita de ficar batendo sem parar na pauta de costumes, mas foi justamente esse o caminho que escolheram décadas atrás. Não tinha o que fazer no campo econômico, foram para os costumes. E foi justamente nos costumes que eles criaram uma alergia violenta em boa parte da sociedade.

Sim, o bolsonarista brigando com o vento e xingando todo mundo de comunista é um doente mental, mas ele não se materializou por mágica no Brasil. Ele é cria de um sistema onde boa parte da população se sentiu alienada pela suposta esquerda. Essa gente extremista chama muita atenção, mas mesmo não sendo a maioria, eles são uma demonstração do que o cidadão médio está pensando.

A direita bolsonarista é uma mistura de gente que tem asco da postura (paradoxalmente) arrogante e vitimista da esquerda lacradora. Eu já tinha percebido isso no Brasil dois anos no futuro, também conhecido como EUA. A direita de lá já não tem vergonha nenhuma de dizer que topa tudo para irritar os lacradores. E muitos dos votos do Bolsonaro vem de gente que não quer que ele ganhe: quer que o outro lado perca.

Se você é uma pessoa que abomina seres como a Damares Alves, por exemplo, tente imaginar alguém que vê a Anitta e sente a mesma coisa. Que olhe para o Jean Willys e sinta o mesmo incômodo que sentimos ao ver o Pazuello. Pessoas são diferentes. Eu só tenho mais raiva do lado bolsonarista porque eles conseguiram eleger seus malucos, fale o que quiser da Anitta, pelo menos ela não manda nada na minha vida.

Sim, eu estou demonstrando uma leve preferência pela esquerda lacradora do que para a direita mitadora, mas dito isso, não é nem um pouco estranha a noção que os expoentes da esquerda na visão do público gerem horror ao cidadão que vota no Bolsonaro. Não me é estranho também que eles votem no Bolsonaro só para ver essa gente chorando. Esse verniz religioso/anticomunista da campanha do presidente é só o caminho de menor resistência para racionalizar um sentimento.

Isso quando se dão ao trabalho de racionalizar. Tem gente que simplesmente admite que quer ver a esquerda caviar sofrer e senta o dedo no 22 com gosto. Eu já até brinquei aqui que se o Lula prometesse fechar as igrejas mesmo, eu seria lulista desde criancinha, até por isso não posso me considerar muito acima do bolsonarista médio, conceitualmente. Pra ver os bandidos fantasiados de cristãos perderem seu dinheiro e poder, eu toparia muita coisa que não toparia normalmente.

O ser humano se move muito pela putez, e um dos efeitos colaterais dessa renovação da ideia de esquerda na mente da população é um aumento exponencial dessa putez. Se Bolsonaro por acaso virar essa eleição, não é que o Brasil ficou mais burro, ele continua tão burro quanto era antes, é que a batalha pela simpatia do povo está sendo perdida numa velocidade ainda maior do que a esperada.

Quando a direita parece mais sensível aos desejos da maioria pobre do país, a esquerda perde o propósito de ser. Será que os coraçõezinhos da rede social compensam mesmo?

Para dizer que somos obrigados a escolher só um lado (não somos), para dizer que nós somos contra o Lula (somos), ou mesmo para dizer que somos contra o Bolsonaro (somos): somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , , , ,

Comments (28)

  • Hosmar Weber Júnior

    O PT não tá nem aí pra isso, qualquer coisa se perderem eles colocam a culpa no Ciro como sempre fizeram, inventam narrativas sem sentido como aquela de Paris, são analfabetos políticos incapazes de reconhecer os próprios erros, vou votar no Mula neoliberal pq não aguento mais 4 anos de bozo, mas tô com a consciência limpa de que no primeiro turno fiz a coisa certa

  • Wellington Alves

    Tudo bem continuarem dizendo que Bolsonaro e Lula são a mesma coisa só para posarem de superiores. Mas para que possam continuar criticando o governo sem serem censurados, não deixem de votar 22 no próximo dia 30.
    PS: Lula terá menos votos do que teve no primeiro turno.

    • Não sei se você percebeu o tom do meu texto. Ficou alguma dúvida do quanto eu quero que o Lula se foda?

      Seu medo é infantil: Presidente da República não tem tanto poder assim, ganhe quem ganhe, não vai poder fazer nada extremo como censura.

      • Wellington Alves

        O presidente não. Mas a estratégia deles é exatamente aparelhar e governar por meio do STF. Como disse o Zé Dirceu: “vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar as eleições“.
        O principal motivo para que eu vote em Bolsonaro continua sendo as próximas indicações ao Supremo. E não tenho dúvida de que esta é exatamente a principal razão pela qual o sistema não quer que ele seja reeleito.

        • Mas a estratégia deles é exatamente aparelhar e governar por meio do STF.
          +
          O principal motivo para que eu vote em Bolsonaro continua sendo as próximas indicações ao Supremo.

          Não só deles, né?

  • Ai….que foda! que merda! que situação absurda em que nos metemos, e não bastasse tudo isso, ainda temos que “escolher” o pior, seja votando ou anulando o voto; qualquer resultado será a validação do inferno.

  • Todo mundo que tem mais de um neurônio na cabeça não queria nemhum deles, mas pelo menos o Bozo não tem ideias de regular a Internet, melhor votar no lixo que a gente vai poder criticar.

  • PT no Rio de Janeiro (presumo isso pela descrição da cena dada pela Sally) está no pó da rabiola, servindo inclusive de legenda alternativa para aqueles que foram expulsos do PSOL. Irônico que boa parte dos fundadores do PSOL era de uma turma que foi expulsa do PT.
    E se você usar dread e for branco, arrisca de tomar “cancelamento” que nem a mulher do turbante.

  • Falei antes, e falo de novo: quem é militante e quem confia em militante merece viver atormentado por todos os devidos transtornos mentais que cultiva.

    Militantes não pensam, apenas sofrem. Sofrem disso, daquilo, sempre vai ter alguma merda acontecendo, nem que tenham que causar uma. Sempre estão masturbando a própria mente com alguma hipotética tragédia ou escândalo.

    Gente assim causa prejuízos que podem custar sua sanidade, sua família, seu relacionamento, seu emprego, até sua vida. São tão bombas relógio quanto traficante, policial corrupto, pastor estelionatário e viciados em crise de abstinência.

  • Minha percepção é que a esquerda está muito descolada da realidade atual pois os jovens de hoje em dia maioria são empreendedores, tanto que hoje as faculdades federais já estão começando a ficar sem alunos

  • Esses dois seriam grandes amigos de longa data se não fossem políticos rivais. São a imagem do tiozão que vai pro bar beber e falar merda.

  • Conheci o site hoje sobre uma tema específico e a pessoa que escreveu foi extremamente parcial.

    Agora esse pqp, achei que seria algo no mesmo estilo imparcial, informativo e interessante eu li uns 3 parágrafos já me encheu o saco. (E o que lia antes era muito maior) parece que foi escrito por adolescente que não foi no show de cantorzinho.

    Precisamos de jornalistas imparciais, que não coloquem SUAS opiniões/ desabafo pras outras pessoas. Precisamos ser informados pois tudo está sendo censurado ou manipulado.

    • Não somos jornalistas e o objetivo deste blog nunca, jamais, em tempo algum foi ser imparcial. Nosso objetivo é expressar a nossa opinião. Quem a acha interessante lê, quem não, não deveria voltar.

    • Felipe Neto, digo, Felipe Lima, sem querer ser chato, mas já sendo, essa história de “imparcialidade” no jornalismo com um certo distanciamento em relação a questões políticas é um cacoete principalmente da imprensa mainstream no sentido de defender a sua própria posição, sendo que os interesses de quem capitaneia tais canais de mídia é principalmente no dinheiro, que vem geralmente por meio de cotas de patrocínio (a despeito de obviamente também ter o que vem por meio dos paywalls e das publicações).
      Isso vale tanto para grupos que vem apoiando o Lula nos bastidores como também naqueles que se posicionam mais em favor do Bolsonaro.

  • Sinto muito por tudo o que houve com a sua mãe, Sally. Ah, e eu também faço parte
    do grupo de “pessoas que tampa o nariz e vota no Bolsonaro, apesar de tudo”…

    • O Brasil é uma vergonha, nesse dia tive a consciência de que não tinha a menor afinidade ou possibilidade de ficar em um país com tamanha baixaria e falta de educação. Todo país tem defeitos? Sim, mas nem todo país tem um povo tão merda, então, eu prefiro países que tenham outros defeitos.

      Infelizmente minha mãe não tinha condições físicas de fazer uma viagem internacional, por isso, fiquei anos presa ao Brasil com ela (jamais iria embora e a deixaria doente, cuidei dela até o último segundo). Mas, 20 dias depois que ela faleceu, eu estava em um avião saindo do país.

  • Eu já imaginava que a esquerda ia tentar pregar acusações bizarras no presidente esse ano, mas tenho que admitir que fui surpreendido pelo “Bolsonaro pedófilo canibal”.

    Talvez isso cole entre os próprios esquerdistas. Afinal, volta e meia eles vão no Twitter postar aquelas histórias em que o sobrinho ou sobrinha soltam discursos lacradores, e a bolha deles se reúne pra encher eles de curtidas e dizer que acreditam piamente no conto…

    • Não precisava inventar história, tem centenas de coisas que o Bolsonaro fez publicamente que depõe contra ele. Mas, já que resolveram inventar, podia ter sido algo mais “acreditável”, não?

      • A histeria e burrice da militância de esquerda combinadas com a crise de confiança nas instituições e no jornalismo nacional deram uma espécie de blindagem ao Bolsonaro, ao meu ver. Tudo que ele faz ou fala é prontamente considerado irrelevante ou simplesmente uma mentira de quem está divulgando.

        • Olha, se você não é militância do Bolsonaro, não desacredita do que falam dele, pois quem tem discernimento sabe que esse quadrúpede é capaz de qualquer coisa. A questão é que votando no Lula a pessoa não se livra de corrupção, não se livra de censura, não se livra de burrice, então, a pessoa fica meio que sem esperança.

          Eu tenho asco do Bolsonaro pela forma como ele conduz a ciência e a educação do país, coisas que eu considero pilares fundamentais, mas acho igualmente grave que uma militância que quer me calar (e já tentou várias vezes) saia fortalecida elegendo o Lula.

      • Com a quantidade e a “qualidade” das merdas que o Bolsonaro faz, nem seria necessário inventar alguma coisa contra ele. E não conseguir ganhar de um cara que vive dando tiro no próprio pé e até outro dia era só um deputadinho do baixo clero é o cúmulo da incompetência…

      • Eu gosto da história do pneu de caminhão que explodiu na cara de um estuprador de canibais que comiam criancinhas e a autópsia deu que foi covid. No enterro os caixões estavam todos cheios de pedras gayzistas e comunistas.

        • A do pneu foi um erro de execução: muita gente tinha acreditado na história, o problema é que os imbecis colocaram centenas de perfis diferentes contando a mesma história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: