MAIS censura do bem.

Por ordem do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o humorista Léo Lins foi obrigado a apagar do YouTube, na tarde desta terça-feira (16), um especial de comédia que havia sido publicado no final de 2022 e contava com 3,3 milhões de acessos. A decisão, da juíza Gina Fonseca Correa, atende a pedido do Ministério Público de São Paulo, que alegou que o comediante estaria “reproduzindo discursos e posicionamentos que hoje são repudiados”, mencionando em suas piadas temas como escravidão, perseguição religiosa, minorias e pessoas idosas e com deficiências.

Ele também é obrigado a retirar de todos os seus canais na internet quaisquer conteúdos que mencionem esses grupos, além de estar proibido de mencioná-los em futuras apresentações de stand-up. LINK


Censura do bem DE NOVO!!! Desfavor da Semana.

SALLY

Sabe toda aquela conversa sobre limites do humor, sobre se ofender com piada, sobre politicamente correto? Pois é, esquece. O tema de hoje não tem absolutamente nada a ver com isso, como muitos estão tentando fazer parecer. É algo muito menos subjetivo e muito mais grave. Estamos falando de censura prévia, algo que não se via no Brasil desde os tempos da ditadura militar.

A juíza Gina Fonseca Correa (tem que dar nome e sobrenome dessas pessoas, principalmente quando o nome é humilhante), da primeira instância da Justiça estadual de São Paulo, determinou que o humorista Léo Lins retire do YouTube um vídeo com um especial de comédia, publicado no fim de 2022. Até aí, é ruim, é errado, é ilegal, mas a gente já viu acontecer antes. Acaba reformado por tribunais superiores. É vergonhoso, até atestado de República das Bananas, mas é contornável.

Porém, desta vez, a Excelentíssima Gina foi além de apagar o vídeo. Ela proibiu Leo Lins de publicar, transmitir e até mesmo de manter em seus dispositivos quaisquer arquivos “com conteúdo depreciativo ou humilhante em razão de raça, cor, etnia, religião, cultura, origem, procedência nacional ou regional, orientação sexual ou de gênero, condição de pessoa com deficiência ou idosa, crianças, adolescentes, mulheres, ou qualquer categoria considerada como minoria ou vulnerável”.

Como se isso fosse pouco, obriga ainda a retirar de todos os seus canais na internet qualquer piada que mencione esses grupos e o proíbe de citá-los em futuras apresentações de stand-up. Ou seja, tem que apagar qualquer registro de qualquer coisa que já tenha dito ou escrito que caia nessa categoria e também está proibido de fazer, falar ou escrever qualquer conteúdo que incida nela. Isso tem nome e se chama “censura prévia”, algo que nunca foi permitido nem tolerado no Brasil desde os tempos da ditadura militar.

Agora não é questão de opinião: é censura prévia e isso é uma violação direta ao Estado Democrático de Direito. Um dos seus pilares está sendo chutado e ninguém está fazendo nada, nem ao menos há indignação.

Os mesmos que votaram no PT para “salvar a democracia”, como antagonistas do outro grupo “golpista”, estão lavando as mãos e deixando passar censura prévia por desgostarem do conteúdo do Leo Lins: “tá certo, tem que proibir mesmo, sua piada mata”. Parece que não sabem que no Brasil há alternância de filhos da puta (o termo “alternância de poder” não traduz mais a realidade) e o próximo filho da puta vai usar esse precedente para censurá-los.

Acabou a lei. O que vale é a interpretação que o Judiciário vai fazer de cada lei, e ela vai variar de acordo com os interesses de quem está no poder. E isso já pode ser sentido em diferentes momentos.

Parlamentar condenado por corrupção continua ocupando cargo público, parlamentar preso com dinheiro na cueca continua ocupando cargo público. Parlamentar réu confesso continua ocupando cargo público. Parlamentar condenado e com tornozeleira eletrônica na pata continua em cargo público. Mas Deltan Dallagnol é cassado com base na Lei da Ficha Limpa.

E nem é sobre pleitear que ele seja reconduzido ao cargo, é sobre pleitear coerência mesmo: vamos impedir todos os que não atendem a esse requisito? Então que sejam todos de fato cassados. Mas, para essa gente, Lula foi “absolvido” (não foi, por favor, não repitam essa ignorância jurídica). Criminoso só quem é de oposição.

Se você não está vendo o revanchismo, a vingança, o rancor, então você é cego e burro. E se você está vendo, mas está tolerando pois calhou de ferrarem com as pessoas que você desgosta, então você é medíocre e burro. Se você paga o preço de viver em um país merda para ver seus desafetos serem sacaneados, você é muito, mas muito medíocre.

Vamos voltar à decisão da GINA? Fica proibida qualquer manifestação “com conteúdo depreciativo ou humilhante”. Foco nisso aqui. Quem é que define o que é “depreciativo” ou “humilhante”? Como caralhos alguém em sã consciência cria uma lei punitiva/restritiva com um conceito aberto? Percebem o perigo? Tudo dito por “inimigos” será considerado depreciativo e humilhante, dito por “amigos” será apenas um equívoco, um engano, está se descontruindo, oportunidade de aprendizado. Com licença, vou vomitar e já volto.

A GINA prossegue: “em razão de raça, cor, etnia, religião, cultura, origem, procedência nacional ou regional, orientação sexual ou de gênero, condição de pessoa com deficiência ou idosa, crianças, adolescentes, mulheres, ou qualquer categoria considerada como minoria ou vulnerável”. Me diga sobre quem se pode fazer piada além de homem branco hetero. Todo o resto está proibido. E não é só piada, é qualquer fala considerada “depreciativa” ou “humilhante”. Basicamente qualquer coisa que não seja um elogio pode ser considerada depreciativa ou humilhante.

Eu não sei que infortúnio da sua vida te fez chegar aqui, mas se você tem algum apreço ou carinho pelo Desfavor, deve saber que, por esta decisão, o blog inteiro deveria ser apagado e nós seriamos proibidos de escrever qualquer texto futuro. O amor venceu. Os golpistas foram derrubados. Os guardiões da democracia estão no poder! Vivaaaaaa!

Quando eu disse, anos atrás, que por mais bizarros que fossem os defeitos do Bolsonaro (e são muitos, ele é um estrume humano), Desfavor só esteve realmente ameaçado no Governo Lula, eu fui xingada de todas as formas. Taí. Olha aí os guardiões da democracia como reagem depois que humorista faz piada com o Painho deles. Estão felizes? Vocês estão felizes? Devem estar, pois é censura do bem, é revestida de “é pelas criancinhas”, tem aura de virtude.

O que está acontecendo é muito grave e ninguém parece se importar. Não parece que essa porra de país passou pelos anos de chumbo que passou, não aprenderam porra nenhuma, não aprenderam a repudiar repressão. Se fosse em qualquer outro país, mesmo shithole como a Argentina, o povo tava na rua quebrando tudo. O Brasil é inacreditável. O brasileiro é inacreditável.

No mais, a GINA, além de tudo, foi burra, pois com essa decisão ela promoveu o Leo Lins. Não tem coisa que atice mais a curiosidade do brasileiro do que uma proibição. É aquele esquema que já sabemos: o canal da pessoa dobra o número de inscritos e de visualizações, até quem odiava o cara e era lambe-cu da esquerda passa a defender (oi Porchato, tudo bom?)… é o combo “tiro no pé” que imbecil que vive em bolha sempre adquire como brinde depois de uma lacração.

Eu vou dizer uma coisa, uma única vez, e nunca mais vou tocar nesse assunto: eu não acho que nada vá acontecer com o Desfavor pois somos profundamente irrelevantes, MAS hoje é possível que um conteúdo irrelevante viralize rápido e, se isso acontecer e se tiver censura, proibição ou qualquer bosta no estilo, eu não volto aqui para escrever um texto nunca mais na minha vida, pois um povo que aceita censura com essa passividade merece perder tudo.

Para dizer que “não é bem assim”, para dizer que não entende o que Leo Lins ainda está fazendo nessa pocilga de país quando poderia viver muito bem e postar seus vídeos de um país civilizado ou ainda para dizer que por muito menos teve esquerdopata se dizendo em autoexílio quando Bolsonaro foi eleito: sally@desfavor.com

SOMIR

Não me chocou que uma juíza brasileira desse uma sentença HORRENDA desse tipo. O concurso para juiz seleciona pessoas com capacidade de memorização acima da média (quando são selecionados de forma legítima) e só. São brasileiros médios que provavelmente tem dificuldades de compreensão de texto e estão mais preocupados em levar vantagem do que fazer seu trabalho direito. Bons para repetir de cabeça um texto que leram, mas sem obrigação nenhuma de entender coisas como espírito da lei ou razoabilidade.

Não me chocou também que o Legislativo criasse uma lei HORRENDA como a “lei antipiada”. Eleições são concursos de popularidade, o político médio brasileiro continua não tendo capacidade intelectual de compreender o que faz o poder público, seguindo apenas interesses momentâneos de enriquecimento pessoal e manutenção de seus cargos privilegiados. As pessoas que escrevem nossas leis nem sempre conseguem tirar algum significado de um parágrafo lido.

O que me chocou foi a reação dividida da sociedade brasileira, especialmente entre classe artística e jornalistas em geral. A decisão da juíza mencionou especificamente a proibição do humorista de abordar certos temas em shows FUTUROS e não soou o alarme de censura na cabeça de todo mundo?

Se fosse uma sutileza perdida no meio da sentença, vá lá deixar passar batido, mas não fica mais explícito que isso: o Judiciário usou uma lei recente para definir o tipo de coisa que um cidadão brasileiro pode falar daqui para a frente. E nem foi algo específico como num dos casos já conhecidos de limites da liberdade de expressão: Léo Lins não está proibido de conclamar o assassinato do presidente (sempre esteve), está proibido de mencionar uma grande parcela da população brasileira de forma que pareça negativa.

E o que é negativo nesse contexto não é definido de forma explícita, criando um retorno da ideia de censura da época da ditadura: o governo perseguia e silenciava quem dizia qualquer coisa que não gostasse, os censores tinham liberdade de interpretar o conteúdo e definir se o discurso era tolerável ou não. Os censores do bem de 2023 vão ter o mesmo poder, pelo visto. Os limites do humor vão estar na mão de um grupo de pessoas que vai decidir, da própria cabeça, o que é uma piada normal e o que é discurso de ódio. A lei antipiada não especificava o que era o quê, então todo tipo de arbitrariedade está liberada para os censores.

A lei era horrível, os juízes brasileiros são horríveis, a combinação era esperada. Mas o monte de artigos de pessoas que vivem de se expressar passando pano para a volta da mentalidade da ditadura em 2023 é assustadora: é tanta vontade de lacrar e parecer politicamente correto para não virar alvo da turba enfurecida das redes sociais que estão topando até censura numa boa. Sapos na panela achando que não é com eles.

Achando que enquanto os acordos publicitários e as ofertas de emprego estiverem chegando, pode deixar a bomba explodir no colo dos outros para sempre. Eu vou me divertir horrores quando a massa de gordas escrotas e homens de peruca finalmente chegar para foder a vida de cada um deles. Porque uma hora ou outra todo mundo vai acabar ofendendo gente que é demonstravelmente patética e desajustada. Não adianta tentar agradar gente que se odeia toda vez que olha no espelho.

E quando eu digo “essa gente”, não estou apontando os tais dos grupos minoritários da sentença, estou falando das pessoas que transformaram ofensa em profissão. A ativista dos direitos dos gordos não quer que o preconceito termine, senão ela volta a ser só uma gorda aleatória. Ela vai tentar empurrar a linha do que é ofensivo para frente para não perder a relevância (e as recompensas financeiras) do seu “trabalho”.

Uma lei muito aberta aplicada por brasileiros médios analfabetos funcionais para agradar gente cuja identidade é se vitimizar? O que poderia dar errado, né? Quem se presta ao papel ridículo de sommelier de piada, tentando definir se o que Léo Lins é engraçado ou não para analisar se ele foi vítima de censura ou não vai pagar o preço junto. Talvez não agora, mas no futuro sim. Porque por trás de toda essa discussão de justiça social do século XXI, temos políticos exatamente da mesma laia que tínhamos no passado.

É o mesmo bando de fisiologistas que colocam o próprio poder e dinheiro acima de tudo. Se os desconstruidões do humor estão distraídos pensando que piada é boa ou ruim, eles estão lá para transformar qualquer brecha que dermos em ferramenta de poder. Censura do bem ainda é censura, e depois que o poder é dado para esses filhos da puta, ele não é devolvido. Não estão protegendo minorias, estão apenas deixando o Estado brasileiro definir o que se pode dizer ou não. E qual não foi minha surpresa quando vi que no especial do Léo Lins tinha uma piada sobre o Lula?

Discutir limites do humor é uma armadilha nesse momento: não é sobre humor aceitável, é sobre censura. Léo Lins recebeu censura prévia do Estado brasileiro baseado numa lei extremamente vaga que foi feita para ser extremamente vaga e permitir censura prévia. Gostar da pessoa ou da piada não tem absolutamente nada a ver com o cerne da questão. Eu acho que já é aberrante terem mandado tirar o vídeo do ar e todas as outras medidas reativas ao conteúdo que ele já tinha publicado, mas nem estamos focando nisso porque isso é secundário ao aborto jurídico e ofensa aos princípios constitucionais do país de censurar previamente uma pessoa!

Não é um argumento, é um fato: ele recebeu censura prévia. Você pode ser a favor ou contra censura, a lei não permite do mesmo jeito. Se quiser viver num país onde o Estado pode calar a boca de qualquer pessoa que “falar mal” de alguma coisa, então admita que quer viver numa ditadura e passe longe dessa conversa. Numa democracia moderna do século XXI não pode acontecer o que acabou de acontecer.

Vontade de mandar a turma do “mas a piada dele deixou gente triiiiiste” para a porra da Arábia Saudita, para aprenderem o que é viver num país onde o Estado “cuida do bem-estar das pessoas controlando discursos ruins”. Bando de filhos da puta interesseiros, trocando liberdade por biscoito de rede social. Eu já sabia que legislador e juiz brasileiro eram uma desgraça, mas o grau de escrotidão da grande mídia sobre esse tema é inacreditável: juízes e políticos se dão bem quando controlam o que os outros dizem, quem VIVE de se expressar não.

Só não vê quem não quer. E se você não quer ver, uma hora a horda lacradora vem atrás de você por interesse financeiro ou por incentivo de político corrupto… aí não adianta chorar, porque você já tinha dado autorização para fazerem tudo, até mesmo censurar.

Para dizer que nem precisava ter voltado, para dizer que crime é tudo o que você não gosta, ou mesmo para dizer que torce para a gente não viralizar nunca: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (46)

  • Avisei em 2008 no meu finado blog. Nem foi com quadras vagas como as de Nostradamus: foi quando o Rafinha Bastos se ferrou com uma piada sem-graça. Quem não aguenta uma crítica, uma piada, uma frustração, não está preparado para a vida. Vai piorar antes de vir outra onda de escracho absoluto. Basta ler “O Planeta Diário” pós-ditadura pra ver o que acontece quando uma mola é contraída.

    • “Quem não aguenta uma crítica, uma piada, uma frustração, não está preparado para a vida”. Sem dúvida, Nostravamus. E a quantidade de “despreparados para a vida” que tem por ái é de assustar.

  • “Eu vou dizer uma coisa, uma única vez, e nunca mais vou tocar nesse assunto: eu não acho que nada vá acontecer com o Desfavor pois somos profundamente irrelevantes”

    Eu também acho que nada vá acontecer com o Desfavor, e nem por causa da relevância, esse povo chega aqui e se depara com um texto de quatro paginas, a preguiça mental ja barra a leitura por ai, e a capacidade de compreensão acaba depois de 140 caracteres.

    • É o que tudo indica, mas como já tivemos casos de textos que, apesar das quatro páginas, viralizaram (para o lado ruim), não descarto que aconteça.

  • Eu fico me perguntando todo santo dia quando vejo esse tipo de atrocidade se esse país vai sair dessa lama um dia. No fundo acho que não.
    Brasileiro é isso aí mesmo e a cada geração a coisa degringola, não tirando a culpa das anteriores. É tanto problema sério pra ser resolvido, mas tanta coisa estrutural pra ser iniciada que vamos trocando pneu com o carro andando até ver onde vai dar. Vai ver o carro já parou sem manutenção há muito tempo. Mas no fim nunca dá em nada. Eu admito que desisti e não sei mesmo como contribuir com algo para tentar mudar.

    • Então, recomendo que, se puder, saia do país. Acreditar que o Brasil vai continuar como está (ou pior) e continuar nele é fazer um pacto com o sofrimento.

    • Ah, mas quando era vinculada ao Bolsonaro era a PL DA CENSURA. Agora que é vinculada ao Painho, é a PL que regula os abusos cometidos na internet, é pelas criancinhas!

  • Chuchu Pinscher

    “Estamos falando de censura prévia, algo que não se via no Brasil desde os tempos da ditadura militar.”
    Essa é a única parte que discordo, pois há inúmeros casos de censura que são pouco conhecidos na década passada, um exemplo é o que ocorre com a banda UDR. O que tornou o caso do Léo Lins relevante foi o fato do comediante em si ser uma figura polêmica, num governo controverso numa época em que a grande mídia foi dominado por usuários médios do twitter.
    A tendência é esses casos aumentarem pois a internet deixou de ser algo underground e teen, agora os adultos frustrados com a própria vida são cidadãos e as patacoadas que esses imbecis acreditam vira lei.

        • Isso não é censura prévia. Censura prévia seria de o Judiciário proibisse eles de comportem músicas usando os termos X e Y. A censura prévia recai sobre o que ainda não existe. Não que seja certo proibir música, acho escroto demais, mas não é censura prévia.

      • E adianta? O PL 2630/20 só não foi aprovado por uma debandada da turminha da esquerda e ainda assim porque o pessoal dos Brasil 247 da vida não viu tanta vantagem no projeto, até porque os mesmos teriam dificuldades de negociar condições tão vantajosas quanto uma Rede Globo ou uma Folha de São Paulo da vida.

  • ” Se fosse em qualquer outro país, mesmo shithole como a Argentina, o povo tava na rua quebrando tudo. ”

    Outra coisa que tenho notado nas redes sociais a esse respeito, é que provavelmente não vai ter protestos significativos por um motivo bizarro: tem uma quantidade considerável de pessoas de oposição a esse governo que não querem participar de atos nas ruas, pois temem ser colocadas no mesmo saco dos malucos de pedra “que cantam hino pra pneu”, e por aí afora. Basta citar em um comentário que a solução é ir pra rua e protestar, que já vem gente comparando aos bolsobobos acampados na frente dos quartéis…

    • É bem possível. Mas não precisa ir às ruas, basta fazer barulho. Com uma simples comoção online o governo retrocedeu na sua intenção de taxar as compras em site chinês.

      • Retrocedeu entre aspas.
        Só tirou a tributação das coisas enviadas de pessoa física para pessoa física até o valor de US$ 50.
        Se é alguma venda por meio do Aliexpress ou da Shein, é taxado mesmo se mais baixo que isso, salvo, é claro, se o fisco não pegar a encomenda na malha fina.

      • E agora, acabou. Primeiro de agosto é a deadline do impostaço sobre as compras enviadas por remessa internacional.
        Se mantém a abertura de envios de 50 doletas sem o imposto de importação contanto que o ICMS seja recolhido, mas com a “reforma tributária” que vem sendo discutida no Congresso, bem, o brasileiro que se prepare para o impostaço, até porque o vestidinho de seda que a Janja pagou 4000 reais e que parece vestidinho de microfibra da Shein não vai se pagar sozinho.
        E se quiser tentar o velho esquema de triangulação pelo Paraguai, bem, que se prepare pois na tentativa de escapar do fisco, vai ter que se preparar pra lidar com gente do PCC e de outros grupos do crime organizado marcando em cima.
        Caso queiram tentar escapar do impostaço, talvez tentar por meio do Uruguai ou até da Argentina dê mais certo.

  • Essa decisão (tirada da bunda, diga-se), em um país civilizado, soaria um milhão de alarmes de censura e autoritarismo na mente da população. Isso aí e aquele hediondo PL da Censura (das fake news meuzovo), que até já foi mencionado aqui outro dia, em qualquer outro país, já tinha dado um quebra-pau nas ruas faz tempo.

    Sabe por que ainda não entornou o caldo no Brasil? Porque o povo, no fundo, tá de acordo com essa putaria.

    A parte da população que tem verdadeiro horror a censura é bem pequena. Somos exceção. Metade da população sabe que terá em mãos um arsenal de controle de opinião logo logo, a outra metade decidiu se conformar e esperar até 2026 pra ser sua vez de brincar com o brinquedo novo – a metralhadora de cala-bocas estatal.

    E nem tente apelar pro argumento de que estamos voltando à barbárie da censura dos militares, porque enquanto metade das pessoas não consegue ver nada de errado naquele tempo, a outra metade pensa que “dessa vez tá tudo bem fazer igual, porque piadas matam criancinhas”.

    • Concordo e acrescento: o brasileiro não gosta de estar errado e muito menos de admitir que está errado. Ninguém quer assinar o próprio atestado de otário de admitir que votou em censores “para salvar a democracia”. Ninguém quer se admitir tão idiota. Melhor que o Bolsonaro continue sendo a ameaça à democracia e o Lula o democrático.

      • “(…) O brasileiro não gosta de estar errado e muito menos de admitir que está errado”. Sem dúvida, Sally. Percebo isso há muito tempo e em todos os círculos de pessoas do meu convívio: ex-colegas de colégio e faculdade, parentes, vizinhos, gente do trabalho… E, quando confrontados quanto a suas certezas, ou agem na defensiva, ou ficam agressivos, ou tentam distorcer/desmerecer o que lhes dizem, mesmo que sejam verdades duras de engolir.

      • Eu, inclusive, assino aqui meu atestado de otária: votei no Lula e me arrependo profundamente. Errei de forma absurda.

        Acreditando que Bolsonaro era uma ameaça à democracia, ajudei a eleger outra ameaça à democracia.

        Enfim, PT nunca mais. Que vergonha

    • A feijoada continua sendo servida porque uma boa parcela da população sequer sabe ou não se importa com o que está acontecendo (o grosso da população – a classe C, D e E), uma parcela aprova (progressistas em geral), e a grande mídia também está perfeitamente de acordo e de bolso cheio.

      E mesmo quando a água bater na bunda da classe C, D e E, oito e meia da noite o William Bonner e a Renata Vansconcelos vão dizer que é a crise mundial, herança maldita do Bolsonaro e etc.

  • Lendo esse texto percebi que isso já começou a afetar um dos meus familiares. Meu irmão por exemplo recentemente foi desligado da Globo. Não vou dizer exatamente o que ele fazia, mas na última vez que conversamos ele comentou que o trabalho estava ficando minguado pois na hora de arranjar um jornalista pra fazer cobertura, link ao vivo, reportagens, tinha que ser mulher e negra pra dizer que a empresa estava sendo inclusiva. Vai chegar uma hora em que não adianta adianta o quão bom e capaz vc seja, vai sempre perder a vaga para uma minoria oprimida. E viva o racismo reverso!

    • Essa hora já chegou. Tem empresa que SÓ contrata minoria, não importa quão bom você seja. Mas, spoiler: cargo de poder ainda é de branco.

    • Caralho, Anônimo… Eu estagiei na Globo! Na afiliada de Campinas e, naquela época, só o que importava para se escalar alguém para alguma tarefa era a competência.

  • Difícil saber o que comentar. A notícia manda na cara dura, esfregando, pra qualquer animal entender. Talvez só não entenda o roceiro e o catador de lixo. E 95% da população brasileira.

    • Entender significa admitir que fez papel de otário votando em um FDP que ataca a democracia, achando que estava votando em alguém que salvaria a democracia. O brazuca prefere negar a realidade a admitir que foi otário.

      • Democracia? Faz-me rir.
        Em toda eleição são lançados mais de 8000 candidatos sendo que a maioria está lá pra fazer número e levantar coeficiente eleitoral para o grupo partidário que participam, sendo que no geral quem já tem cargo eletivo e/ou posição privilegiada na mídia larga na frente.
        E se vocês acham ruim, que se preparem para a possibilidade de mais adiante ter vaga cativa pra agradar militante pretensamente minoritário, até porque ter acesso ao fundo partidário em condições de “igualdade” com outros candidatos passa longe de ser o suficiente para garantir uma vaga no legislativo.
        E nem precisa disso ser algo aprovado pelo legislativo e sancionado pelo executivo, sendo que basta a turma arbitrária dos pistolões do alto do judiciário para tal aberração passar, com o estabelecimento de cotas para negros, para indígenas e para a turminha identitária nas vagas para o congresso nacional, nas assembleias legislativas e nas câmaras de vereadores.
        Não se esqueçam que por aqui vale tudo pela mamata.

      • Pra mim, esses que votaram pela democracia parecem ser a minoria. Pra mim, a maioria dos eleitores do Lula só votaram nele por causa da nostalgia do Bolsa Mediocridade, Meu Barraco, Minha Desgraça, assistencialismo neste naipe. Por isso mencionei “roceiros” e catadores de lixo.

        • Sim, é um voto virtuoso, “contra golpistas”, “contra Bolsonaro” e a favor de toda aquela agenda de lacre que o PT prega mas não coloca em prática.

  • E outra coisa, o que mais vejo é gente descontruídx subindo na vida ultimamente.

    15 minutos no Reddit , Twitter, Facebook ou Instagram, e você vê. Gente “oprimida” enchendo os dedos pra falar do salário, da formação, e os caralhos. São os primeiros inclusive que te mandam calar a boca e “correr atrás” quando você passa por alguma dificuldade. E adoram um bom capitalismo, claro.

    “Ain, mas Ana, isso é só sua bolha” Se um único filho de uma puta fazendo piada em rede social é capaz de foder a vida de todo mundo, então, essas historinhas de superassaum dentro de bolha também deveriam ser levadas no mesmo extremo: MERITOCRATICAMENTE, TODOS SOBEM NA VIDA. Só engolir o choro. Não tem que proteger ninguém, basta se esforçar.

    Podem negar o quanto quiser, mas a até a negrx gordx trans faveladx pansexual usuária de crack com vitiligo vence na vida se fizer seus corres. Não é piada de arrombado nenhum que vai acabar com isso.

    LACRE É DOENÇA.

  • Eu sinceramente quero saber no que isso ajuda qualquer minoria ou grupo “oprimido”.

    Vai ter mais vaga no SUS? Educação vai ser mais acessível? Vou poder sair na rua sem nóia me abordar? Comida vai ficar mais barata?

    Sério, no que isso ajuda? Enfie essa lacragem no cu.

  • Esse pessoal parece que sai de uma linha de montagem industrial, todos repetem a mesma coisa com as mesmas palavras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: