Suicídio político.
| Desfavor | Desfavor da Semana | 2 comentários em Suicídio político.
Um vídeo do circuito de segurança do STF (Supremo Tribunal Federal) mostra a ação do homem que detonou explosivos em frente à sede da corte no começo da noite de quarta-feira (13). O homem chega à praça dos Três Poderes, encontra seguranças e lança fogos de artifício em direção ao Supremo. Depois, aparentemente acende um próximo à nuca e deita no chão. O artefato explode em seguida. LINK
Nossa opinião impopular: não foi para tanto. Desfavor da Semana.
SALLY
É uma daquelas situações que a gente pensaria: “ainda bem que tem vídeo, se não, conseguiriam emplacar uma narrativa falsa” e percebe que, mesmo com vídeo, conseguem emplacar uma narrativa falsa. E a narrativa falsa é perpetrada inclusive por Ministros do STF, que deveriam ser neutros e imparciais e aguardar as provas para o julgamento da questão.
Um tio, muito provavelmente com a saúde mental deteriorada, foi até a porta do STF, mandou os seguranças se afastarem, tentou jogar dois rojões na estátua da justiça (que fica bem longe da entrada). Errou um, o outro a chuva apagou. O tio deu meia volta, deitou a cabeça em “explosivos” (quem lê pensa que é algo que pode destruir um quarteirão), acendeu um rojão e explodiu a si mesmo.
O vídeo não deixa dúvidas de que a intenção não era matar ninguém além dele mesmo (caso contrário ao menos tentaria jogar dentro do prédio) e que os “explosivos” apreendidos para perícia eram rojões de festa junina. Já vi chá de revelação com mais impacto do que a explosão que matou o infeliz. O vídeo está aqui, caso alguém ainda não tenha visto.
Eu não estou dentro da cabeça da pessoa que se matou, portanto, não sei dizer quais foram suas intenções. Em se tratando de Brasil, tudo é possível. Talvez ele achasse que essa quantidade de explosivos era suficientes para explodir todo o STF. O ponto é: isso não importa.
Se eu tento te matar enfiando uma banana no seu peito, eu não vou conseguir, por mais que esteja determinada a isso. É o que a lei chama de “crime impossível”. E não serei punida.
É nessas horas que vem o estagiário (ou o péssimo advogado, o nível do ensino jurídico está tão baixo que já não dá mais para saber) e cola um trecho da lei nos comentários dizendo que o que vale é a intenção do criminoso tentando me refutar.
Pobres almas que não sabem que para interpretar qualquer norma não basta ler o que está escrito. Cola um trecho da lei em uma prova de direito e me conta qual será a nota. Erro jurídico a gente não publica, mas redes sociais sim. E assim se constrói uma narrativa falsa.
Espalham desinformação, muitas vezes de forma remunerada, e o leigo, movido pelo viés de confirmação, abraça. O brasileiro adora ser vítima e adora sentir medo, qualquer narrativa que vá por esse caminho é engolida.
A verdade é que mesmo que o tio tivesse a intenção de cometer um atentado ou um ato de terrorismo, ele não cometeu, ainda que por circunstâncias alheias à sua vontade, como burrice, por exemplo. Aquele estalinho que ele explodiu em sua própria orelha passa muito longe de ameaça à vida de Ministro ou de terrorismo. Foi um suicídio, muito do deprimente por sinal.
Mas, virou atentado, pois convém. Inclusive antes de qualquer perícia ou investigação. Curioso o Judiciário bater o martelo no mesmo dia, sem apreciar provas. Virou ameaça à democracia. Virou algo gravíssimo, muito além de uma pessoa com problemas mentais tentando atingir uma estátua e se suicidando depois. Não me surpreende, o forte do STF não é a interpretação de vídeo, vide o incidente no aeroporto de Roma, cujo vídeo, por sinal, desapareceu.
E isso imediatamente se transformou em capital para que??? Isso mesmo! Para regular as redes sociais! Como tudo que acontece no Brasil. Levaram um pau nas últimas eleições e estão bastante desesperados. E quem vai pagar a conta é você, com seus direitos e garantias.
Aí vem o estagiário novamente falar que “internet não é terra sem lei”. E não é mesmo, o Marco Civil regula. E precisa de mais regulação ainda, pois, à medida que a sociedade evolui, o direito tem que evoluir junto. Não somos contra regulação, muito pelo contrário, eu acho que o brasileiro é um idiota que precisa ter até os talheres regulados.
Somos contra ESSA regulação proposta por ESSE governo, que não impede fake news, não impede abuso, não impede crime. É toda desenhada para um único objetivo: silenciar quem o critica. Mas, se você ousa dizer que é contra essa regulação específica, automaticamente o pessoal do grito começa a apontar o dedo e berrar que você é contra qualquer regulamentação, a favor de crime, de terra sem lei, de todo tipo de abuso. É de uma má-fé asquerosa.
As mesmas pessoas que acham que o que o Maduro fez não foi nada de mais, que não acham que o Hamas seja um grupo terrorista, que acham que tá tudo bem com os atos do Putin, acham que o tio é uma ameaça à democracia.
As mesmas pessoas que juram que Adélio era apenas um maluco que agiu sozinho agora dizem que “um lobo nunca é solitário”. As mesmas pessoas que ridicularizam bolsonarista por teoria da conspiração, afirmam existir um grande plano por um tio que deitou a cabeça em um rojão.
Preciso repetir? Mesmíssima merda. Dois lados da mesma moeda. São a mesma bosta, com a diferença de que o Bolsonaro, pelo menos, era ridicularizado sem pudor e agressivamente cobrado pela mídia e pela classe artística.
Estão tentando emplacar a narrativa de que isso foi algo muito mais grave do que realmente foi. “Ele queria matar Alexandre de Moraes”. Desculpa, mas o vídeo deixa bem claro que ele queria se matar. Em momento algum ele atentou contra o prédio ou pessoas.
“Isso não pode ficar impune”, o estagiário comenta. Meu querido, a pessoa morreu. Quer punir quem? O povo? As redes sociais? Ele deixou mensagens de pessoa maluca via Whatsapp? Quer proibir o Whatsapp?
Tudo vira motivo para emplacar a regulação de redes sociais que esse pessoal quer. Novamente: nada contra regulação, super necessária. Tudo contra ESSA regulação, que é uma mordaça que, entre outras coisas muito mais graves, pode tirar o Desfavor do ar com uma canetada (se tiverem a competência de nos encontrar) e gerar uma condenação criminal para o Somir e para mim. Felizmente somos irrelevantes e achamos que não vai acontecer. Mas pode. E já tentaram.
Eu avisei. Eu avisei incessantemente: quando o PT ganha traz censura junto. A maioria me chamou de exagerada, duvidou ou apenas pagou para ver. Tá aí, todo mês temos um susto na liberdade de expressão. Tá gostoso viver assim, Brasil? Rede social bloqueada, pessoa incluída em inquérito por postar piada com blindados do exército… estão gostando?
Judiciário, políticos e mídia que insuflam polarização, medo e incitam ódio culpando redes sociais quando atos extremos acontecem. Diariamente eles detonam a saúde mental do povo e quando alguém finalmente coronga, usam o defunto para fazer campanha de regulação. Quem adoece o povo são eles, e eles nunca vão regular a si mesmos.
Observem bem o que está acontecendo. Observem bem, pois em 2026 vocês terão que escolher entre o Lula e alguém muito, muito, muito, muito merda. Vai doer votar em alguém muito, muito, muito, muito merda, por isso é importante que guardem bem na lembrança a constante manipulação e ameaça deste governo.
Falem o que quiserem do bosta do Bolsonaro (e tudo que se falar estará bem falado), mas no seu governo nunca formos ameaçados (agora somos, diariamente) nem tentaram fazer nada para tirar o Desfavor do ar (agora tentam, mas felizmente não conseguem).
Da minha parte, eu lhes asseguro que nas próximas eleições eu vou dirigir duas horas até o Consulado e votar em qualquer um, qualquer um, um estuprador, um assassino, Malafaia, Macedão, Maníaco do Parque, Andressa Urach, Theo Becker, Marcinho VP, Carluxo, Pabllo Vittar, Anitta, Neymar, a reencarnação de Hitler, qualquer um, menos no PT.
Eu não aguento mais. E olha que eu não moro mais no Brasil. Não aguente mais você também, o que está acontecendo é um absurdo: filho da puta fazendo projeto de manutenção de poder às custas da saúde mental do povo.
Para dizer que não aguenta mais, para dizer que não vai comentar pois não quer ser processado (seus dados estão seguros conosco, nunca vão chegar em você) ou ainda para dizer que claramente muito mais grave explodir um estalinho no ouvido do que enfiar a faca no bucho de alguém: comente.
SOMIR
Por um ângulo, eu concordo com que diz que “não existe lobo solitário”. Na nossa sociedade hiperconectada, até mesmo a pessoa que fica escondida dentro de casa está em contato constante com o mundo, basta uma telinha com acesso à internet. O “meiabomber” não é um fenômeno isolado porque é praticamente impossível estar isolado hoje em dia.
Agora, isso não gera a conclusão de uma conspiração da extrema-direita contra a democracia. Vejam bem, tem sim uma parcela da população brasileira que sonha com ditadura militar, mas eles são tudo menos discretos. O candidato que fez discurso na frente do quartel dizendo que precisava acabar com tudo isso aí teve quase metade dos votos.
O brasileiro não é de sutilezas. Mas talvez por necessidade de acreditar que somos mais sofisticados que um bando de selvagens, cria-se uma narrativa de ameaça subterrânea às instituições democráticas. Não é bem assim, e estamos prevendo com sucesso o que vai acontecer no Brasil há muitos anos apenas considerando o que as pessoas dizem na cara dura que vão fazer.
O gado bolsonarista queria ditadura, mas não queria pensar muito para isso. Apontamos como a incompetência e a preguiça não deixaria isso acontecer. Não foi surpresa nenhuma quando o máximo que conseguiram foi quebrar vidros e cagar numa mesa.
Dessa vez, o maluco incompetente soltou rojões modificados na frente do STF, e a única coisa que conseguiu foi o suicídio. É importante lembrar que a média do Q.I. nacional é baixa nessas horas: não é como se tivéssemos adversários muito capacitados na hora de derrubar a democracia.
O Brasil está num ponto mediano de organização que impede trocas de poder aleatórias como nos países mais estragados, não tem senhor da guerra assumindo o controle a cada ano como em países africanos extremamente miseráveis. Estamos no ponto mínimo onde o sistema exige organização e inteligência para ser desmantelado. E não temos “cérebro-de-obra” suficiente para isso.
Quer dizer que está tudo bem? Não, ainda é um problema que malucos resolvam usam explosivos para mandar mensagens. Organizado o suficiente para não cair o poder constituído a qualquer problema, mas não para ter inteligência que impeça esses arroubos de burrice revolucionária.
O que é excelente para quem está no poder. Para os poderosos de Brasília, foi excelente o trabalho do “kamiquase”. Não estiveram ameaçados por nenhum momento, mas podem argumentar que precisam fazer alguma coisa pelo espetáculo midiático criado ao redor.
E aqui eu volto à ideia de que não existe lobo solitário: não existe mesmo. Direita, esquerda e toda a indústria do entretenimento político ao redor desses grupos são parte integrante do processo. Os políticos como Lula e Bolsonaro ficam tocando o terror no cidadão médio como se estivéssemos à beira do colapso, o que estraga o humor da pessoa minimamente estável, mas turbina a insanidade dos propensos à loucura conspiratória.
O chilique ao redor dos retardados do 8 de janeiro faz parte desse arremedo de atentado. Xandão e cia. dando penas bizarras para gente que passou batom na estátua, tratando o evento como indiferenciável de um grupo de militares invadindo Brasília com tanques, penas mais duras para aqueles imbecis do que para assassinos e estupradores!
Bolsonaro e os cretinos que fizeram a tal da minuta do golpe tinham que estar no fundo de uma cela desde o começo de 2023, mas eles tem costas quentes e vão se desviando dos problemas. Para se vingar de alguém, a situação transforma um quebra-quebra de retardados em ataque violentíssimo ao Estado de Direito, o que funciona para turbinar a insanidade nos dois lados. Aí, quem realmente tem um parafuso a menos entra nesse clima de terror.
Por não pegarem os filhos da puta do topo da cadeia de comando, transformaram idiotas úteis em revolucionários, criando a narrativa que este país de incompetentes e preguiçosos está realmente sob alguma ameaça de quebrar e virar uma ditadura sanguinária. A narrativa do terror é lucrativa para a imprensa oficial e para a massa de influencers políticos (analfabetos funcionais) que infestam a internet.
E também é lucrativa para Lula e o STF, que podem mascarar sua vontade de silenciar críticos como defesa da democracia. O Brasil não está sob risco de virar ditadura, é papo furado deles. A turma da ditadura é feita de velhas que acampam na frente do quartel, golpistas que ganham dinheiro se dizendo patriotas e absolutos malucos como o tio que foi fazer aula presencial com o Olavo de Carvalho.
Tem muita gente levando vantagem com essa campanha de pânico sobre o estado da democracia brasileira, e não existem fatos concretos que suportem essa ideia. O país não chegou nem perto de ser ameaçado no 8 de janeiro, a única figura da Justiça que sofreu alguma coisa no atentado foi uma estátua… o pior jogador de Bomberman do mundo não é motivo para regular porra nenhuma, isso é a vontade prévia de gente que acha que tem direito de controlar o povo achando uma desculpa para empurrar mais medidas de controle.
Me acordem quando o Brasil passar minimamente perto de perder sua democracia, porque desde o fim da ditadura, não aconteceu. E nem PT nem STF querem acabar com a nossa democracia, eles querem mais ferramentas para manter seu poder sem causar clima ruim com o resto da comunidade internacional. É só para evitar que critiquem eles, o resto do pacote de ditadura nem é lucrativo para esses filhos da puta, e é claro que eles não vão mexer com time que está roub… ganhando.
Burros e malucos existem em todos os países do mundo, eles nunca podem ser motivo para dar poder demais para os políticos que já estão no poder.
Para dizer que está com medo (não deveria), para dizer que está puto (deveria), ou mesmo para dizer que o brasileiro está ficando mais burro ainda: comente.
Quem quiser saber o que é de fato suicídio político, e não um suicídio patético, pesquise por Norman Morrison.
https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2010/oct/16/norman-morrison-vietnam-war-protest
(por falar em patético, nesse fim de semana, a ex-mulher do kamiquase foi internada com queimaduras de 1o, 2o e 3o graus em 100% do corpo após tacar fogo na casa dele. Não foi capaz de segurar o rojão, pelo jeito…
A própria primeira-esposa acabou de desmontar o discurso de atentado chamando o infeliz de “bestão” e dizendo, às gargalhadas, que ele usou um rojão para se finalizar. É assim que a esposa do presidente da república trata a derrocada mental de um cidadão da oposição. Cada dia fica melhor.