Monetizando o X
| Sally | Desfavor Explica | 10 comentários em Monetizando o X
Na contramão do mundo, trago uma ideia louca: usar o X e monetizar seu perfil. Tio Elon te paga em dólar para movimentar a rede social dele. Te interessa? Então este texto pode te ajudar.
Considerando ser produtora de conteúdo, considerando o valor do dólar e considerando o perfil do leitor do Desfavor, eu achei oportuno fazer um texto dando as manhas para monetizar uma conta no X com sucesso. “Mas Sally, eu não gosto do X”. Ok, então você pula esse e lê outro texto. Temos 16 anos de conteúdo gratuito para o seu deleite.
Para começo de conversa, coisas que você precisa saber para entender este texto: 1) por mais que gostemos de chamar o X de Twitter, este é um texto técnico, então, somos obrigados a chamar pelo nome certo; 2) não existem fórmulas mágicas para monetizar nada, existem boas dicas, mas, em última instância, é seu feeling, seu timing e seu esforço que geram os resultados e 3) esqueça o período pré-Elon Musk, é uma rede social totalmente nova agora.
Qual é o perfil atual do X? Como qualquer rede social, é a la carte. Você escolhe quem segue e só vê as postagens de quem você segue. Mas, em termos gerais, ela tem uma dinâmica muito diferente das outras redes.
X é para informação rápida, interação rápida, e entretenimento. Isso quer dizer que no segundo seguinte que algo acontece, as pessoas estarão comentando lá, de forma curta e concisa. Menos é mais. Nada de muito texto, nada de muita informação. E humor é sempre bem-vindo, especialmente se for um pouco incorreto.
Vamos aprofundar cada um desses temas, pois focar neles é o caminho mais rápido para você conseguir uma boa monetização.
Informação. O X, por sua rapidez, é uma fonte forte de informação em tempo real. Mas, coloque-se no seu lugar, raras vezes você vai informar alguém com material produzido por você, geralmente você vai comentar informação que já existe. Seu achismo não vale nada. Ninguém quer a sua opinião séria, você não é tão importante. Se você não entende sobre um tema, apenas faça piada sobre ele. Se o tema já está sendo falado, não repita, acrescente algo novo.
Exemplo: aconteceu um sequestro que ficou famoso no país todo na esquina da sua casa, a mídia está soltando informações desencontradas. Você pode olhar pela janela e narrar o que vê. Nesse caso, você está levando informação para o resto, pois está trazendo algo inédito, algo a que as pessoas terão acesso primeiro no seu perfil.
Porém, na maior parte dos casos, a informação já existe. A notícia já foi divulgada. Reproduzi-la é chover no molhado. Então, se você quer compartilhar de forma interessante, de uma forma que atraia visualizações, deve acrescentar um toque seu: uma informação extra que poucos conhecem, um comentário bem-humorado, uma experiência pessoal sua que ajude a contextualizar.
Não seja papagaio, não repita o que já circula. Use esse conteúdo a seu favor, acrescentando algo que pode melhorar o dia das pessoas, mesmo que seja acrescentando uma piada (rir ajuda a melhorar o dia de todos). Postar algo e só repetir a notícia com as suas palavras vai te afundar.
Interação rápida. Isso quer dizer que não é lugar para textão, para grandes reflexões ou para desabafos. Tudo o mais curto e objetivo possível, até porque, você não vai ter muitos caracteres disponíveis.
Porém rápido não quer dizer irrelevante. Antes de postar qualquer coisa se pergunte: “Isso vai interessar a outras pessoas? Eu gostaria de ler isso vindo de outro perfil? Isso que estou dizendo é uma obviedade?”. E, por gentileza, não sangrem em tanque de tubarões: não revelem informações pessoais, não façam terapia online e não chorem suas mazelas com estranhos.
Interagir com outros perfis também é importante, sobretudo com os que tem muitos seguidores, pois é uma forma de que seu comentário seja visto por muitas pessoas. Mas, novamente, tem que ser algo curto, relevante, interessante e, se possível, engraçado. Deixe comentários engraçados, ácidos, sarcásticos e o povo vai gostar.
Humor. O X é bastante flexível com humor politicamente incorreto. É inclusive apreciado por lá, dentro dos limites da lei. Mas é recomendável não fazer um humor muito nichado. Ninguém está te mandando fazer humor “A Praça é Nossa”, mas procure fazer piadas que todos possam entender e com a qual todos se identifiquem.
Prefira temas que são de conhecimento geral. Um exemplo: notícia de grande portal que diz que Lula terá que fazer novo procedimento no cérebro. Basta um “que cérebro?” para o pessoal achar graça. Seja criativo, seja persistente e tenha um bom timing que as coisas vão fluir.
Esse é um lado mágico do X: a piada nem precisa ser boa. Se for piada do tio do pavê pode fazer sucesso. Se for uma montagem tosca pode fazer sucesso. Se for apenas uma foto engraçada e oportuna, com uma frase de efeito escrita na postagem também.
Humor visual é algo que funciona muito bem. Hoje em dia dá para criar um Meme do seu celular. Você pega o “modelo” da imagem (o template) sem nada escrito e insere as frases que quiser editando do celular mesmo. O X adora Meme tosco, não precisa ser nada sofisticado.
E nem precisa ser gênio do Photoshop, os assinantes do X tem direito a usar o Grok, uma Inteligência Artificial que cria a imagem que você pedir. E ela tem zero limites: Pikachu atirando em crianças com uma metralhadora, Hitler no corpo de um bebê, Rafael Pilha na cadeira presidencial. Você pede, ela faz.
Coisas que sempre serão bem recebidas: humor autodepreciativo, Memes engraçados, nostalgia, fazer piada com coisa séria como alívio cômico, fazer piada depreciativa com o Brasil ou com você mesmo, Memes sobre situações que acabaram de acontecer.
E, um adendo importante, que, por mais que seja óbvio, muita gente não sabe. Um Meme não é copiar e colar uma foto. Um Meme é uma ferramenta. Você pega uma foto que representa uma coisa e a usa para representar outra coisa completamente diferente.
O que gera a sensação cômica no cérebro é ver como uma situação preexistente pode se enquadrar perfeitamente em algo que acabou de acontecer. Pegue imagens que já existem e traga elas para o dia a dia ou para algum evento sobre o qual todo mundo esteja falando.
As postagens têm que ser diárias, e mais de uma por dia. Se puder estar atento ao que está acontecendo e comentar ou postar um Meme assim que a coisa acontece, melhor. Se não puder, tem como deixar várias postagens programadas para a hora que você escolher. Eu diria que pelo menos umas cinco ou seis postagens por dia. Mas o ideal que é você acesse o X várias vezes por dia e interaja com grandes perfis.
Regras de monetização. A regra atual exige três requisitos para que suas postagens sejam monetizadas e você receba de acordo com a quantidade de pessoas que as veja: 1) que você seja verificado; 2) que você tenha ao menos 500 seguidores verificados e 3) que nos últimos três meses as suas postagens somadas alcancem 5 milhões de impressões (= que 5 milhões de pessoas tenham visto). Parece impossível, mas não é.
Para ser verificado e ter aquele selinho azul é preciso pagar, não tem jeito. Os valores variam muito e de vez em quando Elão faz umas promoções que deixam o custo bem baratinho, tipo 50 reais por mês.
Ter 500 amigos verificados é bem fácil, existem grupos que promovem “segue de volta” para verificados: outras pessoas que precisam de amigos com o selinho azul te seguem em troca de que você as siga de volta. Em menos de uma semana você consegue até mais de 500.
A parte mais difícil é a meta de 5 milhões de impressões em 3 meses. Isso significa conseguir, em média 55 mil impressões por dia. Porém, não é tão difícil como parece. E você não precisa ter muitos amigos, pois, se sua postagem for boa, ela se espalha mesmo para pessoas que você não segue e que não seguem você. Você só precisa que perfis com muito seguidores gostem, comentem ou repostem. E às vezes, nem isso.
Existem dois modos de visualização da sua linha do tempo no X: “Seguindo” e “Para Você”. Se você escolhe “Seguindo”, a rede social só te mostra postagens das pessoas que você segue. Se você escolhe “Para Você”, a rede te mostra as postagens de quem você segue e de pessoas que ela entende que você vai gostar. E boa parte das pessoas usam no modo “Para você”, o que permite que o X envie suas postagens para pessoas que não te seguem.
Além disso, basta que um amigo seu compartilhe uma postagem sua para que ela chegue para todas as pessoas que o seguem. Com sorte algum perfil grande gosta de algo e compartilha também. Não é difícil, depois que você entende do que o povo gosta, fazer uma postagem que seja um hit. Você não vai acertar de primeira nem acertar sempre, mas nem precisa, algumas postagens certeiras por mês já te garantem o direito a monetização.
Uma postagem boa que cai no gosto dos usuários pode facilmente alcançar 1 milhão de visualizações em um ou dois dias, mesmo que você tenha poucos seguidores. Fazer meia dúzia postagens boas em três meses não é difícil, depois que você entende como aquilo funciona.
Não vou me aprofundar no que fazer, pois o maior erro reside no que não fazer. É aqui que as pessoas empacam, ficam falando sozinhas, não saem do lugar. Preste muita atenção no que não fazer, pois a lógica do X é muito diferente de todas as outras redes sociais.
Pense numa sala de aula nos seus tempos de colégio. O Instagram é a menina bonita da sala. O WhatsApp é o aluno pentelho que enche o saco. O Facebook é o aluno burro. E o X é a turma do fundão.
Essa é a vibe. É zoeira, o tempo todo, inclusive de você com você mesmo. Humor autodepreciativo é bem valorizado. O X, hoje, é a coisa mais parecida que eu já vi ao Desfavor em matéria de mentalidade. Entre lá com uma pegada Desfavor e vai dar certo. Digo mais: se quiser “roubar” as nossas frases do TOP DES e usar para comentar as notícias referentes, eu te garanto que, mais cedo ou mais tarde, vai ter muita visualização se você seguir todos os conselhos deste texto.
O que não dá certo: se fazer de vítima, reclamar, se levar a sério, fazer desabafo, falar da vida pessoal (a menos que seja algo muito engraçado, uma situação na qual você se fodeu muito e está achando graça disso), flertar, sensualizar, arrotar erudição, discussão intelectual, foto mostrando a raba, apelar para beleza ou ostentação, fazer da rede social “meu querido diário”, repetir o que todo mundo sabe ou o que já está sendo dito, falar para uma elite, vender seus serviços profissionais, fazer networking.
Se você não tem vocação para turma do fundão, para zoar tudo e todos, para se unir com uma galera e fazer piada o dia todo, não é para você. Mas, se você tem… Elon Musk vai depositar dólares na sua conta e você vai se divertir bastante.
Tem atalho? Tem sim senhor, sempre tem atalho, mas você paga com a alma. Aqui vai: usar a polarização a seu favor. Escolha um lado, esquerda ou direita, e faz postagens monotemáticas atacando o outro lado e defendendo o seu, com o maior número de clichês que seu lado aplauda. Você vai começar a acumular gado (do lado que for) no seu perfil e retroalimentar o viés de confirmação deles. Eu, pessoalmente, acho insalubre, mas funciona para conseguir visualizações.
Se quiser manter sua saúde mental, tem que saber usar. No X só se interage com quem você gosta. Quando você responde a alguém, mesmo que seja para mandar a pessoa tomar no cu e dizer que a odeia, o algoritmo entende que você quer mais daquilo e te manda uma horda daquilo. Quando você replica um conteúdo, mesmo que seja dizendo “olha que escroto”, o mesmo acontece. Aí a pessoa que faz isso fica puta com o que recebe e diz que é o X é um esgoto.
Não gosta de algo? Não interage de forma alguma e seleciona a opção “bloquear”. Aquela pessoa nunca mais vai aparecer para você nem vai poder interagir com você. O perfil daquele tipo de pessoa será menos mostrado para você. É a nossa máxima: Não gosta? Não consuma.
“Ain mas é um ambiente tóxico”. Só se você deu atenção para o que não prestava. Falou com quem não prestava. Seguiu quem não prestava. Replicou quem não prestava. O ambiente quem cria é você, se o ambiente está tóxico, a culpa é só sua. E, se no meio de milhões de seguidores você não conseguiu encontrar alguns com quem se identifique, ou se você acha que as milhões de pessoas são todas tóxicas, aí meu amigo, desculpa, mas o problema é você.
“Ain mas ninguém usa o X”. Não é verdade. O aplicativo está na lista dos dez mais utilizados no Brasil. Tem gente mais do que suficiente para você, com empenho, dedicação e inteligência, conseguir ganhar entre 5 e 10 mil reais por mês só zoando todo mundo.
Vai dar trabalho chegar nesse valor? Vai. Vai dar trabalho e não vai ser rápido. Mas você não vai ter chefe chato te dizendo o que fazer, vai fazer as coisas no seu tempo, no horário que quiser e seu pagamento só vai aumentar, já que o dólar está cada vez mais valorizado no Brasil.
Vale a pena? Só se você se divertir com isso, pois é algo que vai demandar tempo e trabalho. E só se você tiver paciência, pois é um trabalho de formiguinha, ninguém consegue bombar do dia para a noite. Mas, se a sua situação financeira está ruim, se você está de saco cheio de ter patrão ou se você já gasta um tempo em redes sociais de graça, pode valer.
Vale lembrar que além da monetização do Elão, você pode fazer publi, anúncio ou permutas. Isso aumenta ainda mais seus ganhos. Pior dos mundos, você pode vender o seu perfil. Já vi perfil com menos de 10 mil seguidores que valia mais de 50 mil dólares (o equivalente hoje a 300 mil reais).
Eu considero o X a rede mais fácil e rápida de monetizar atualmente. Deixa o povo se estapear pelo Instagram e vai aonde tem menos concorrência. Se vocês quiserem, posso postar nos comentários um starter pack de perfis que recomendo que sigam, que estão bastante alinhados com a vibe do Desfavor e que, se gostarem do que você posta, podem te ajudar a bombar seu conteúdo.
Para dizer que o X é tóxico (você que é), para dizer que se não pode se vitimizar ou evadir privacidade você não vai saber usar (melhore) ou ainda para achar inconcebível uma rede social na qual não seja bem recebido postar um monte de fotos suas (controla o ego): comente.
To chocado que a Sally chegou nesse nível até mesmo de monetizar um perfil??? Mas gente… rs
Ge, eu trabalho com produção de conteúdo, é meu trabalho monetizar perfil de clientes e fazer com que eles rendam o máximo possível.
E se,depois de seguir todas essas dicas,começar a pingar um cascaio na sua conta não esquece de mandar um “agrado” à quem te ensinou o caminho das pedras.hahaha!
Nada, a gente só quer que o leitor tenha sucesso!
Não sei se todos seus leitores têm ou terão sucesso na vida mas,mesmo fracassados,serão uns fracassados bem informados e esclarecidos!
Aliás,aproveito pra dizer que o que vocês fazem é digno de aplausos.Se levarmos em conta a maneira como fazem,sem patrocínio,sem anúncios,etc(aliás,como fazem?!?hehe)esses aplausos teriam que ser em pé!Nos entregam um conteúdo diversificado e de altíssima qualidade,coisa rara de se achar nas webs da vida,com textos bem escritos e recheados de referências e argumentação lógica,sensata e honesta.Eu aprendo muito,inclusive em artigos que tratam de temas que eu entendo ou estudei.Tem sempre um outro ponto de vista,uma reflexão,uma interpretação que mesmo debruçado naquilo durante anos me fazem pensar.Ou repensar.E até a me mostrar que eu não sabia nada daquilo que eu pensava que sabia(aconteceu uma vez!)Parabéns!E muito obrigado!Sou leitor assíduo,comentarista esporádico e admirador declarado.Recomendo à todos que apreciem sem moderação pois conteúdo não falta.
Muito obrigada pelas palavras bonitas!
Respondendo a sua pergunta, nós fazemos por amor. Somir e eu acreditamos que o mundo se muda através do conhecimento e deixamos aqui nossa contribuição da forma que podemos. Não somos um blog famoso, porém acreditamos que nossos textos chegam em quem precisam chegar e que fazemos alguma diferença na vida das pessoas que estão lendo, mesmo que seja algo simples, tipo alegrar o dia da pessoa ou fazer ela dar uma risada.
Fico muito feliz em saber que o que fazemos de fato beneficia alguém!
Tem de botar a cara mesmo, ou funciona com pseudônimo?
Não precisa usar nem nome real nem foto real, dá para ir de perfil Fake numa boa. Você só vai ter que colocar algum nome real para o cadastro da monetização (nome e dados bancários para que possam te pagar) e, até aqui, nunca vazou o nome de ninguém.
Gostei da ideia! Sempre tive vontade de zoar geral pautas ambientais inúteis, mas nunca tive o gatilho pra isso. Nunca tinha pensado por esse lado. Seria legal começar por esses perfis.
Faça um teste. Se for algo que você considere divertido, pode valer a pena investir um tempo e monetizar.