Processa Eu!: Jio de Raneiro.

A cena mais explicativa do filme...Não tô podendo com esse súbito amor bairrista dos suíços por uma de suas piores cidades! Se fosse sincero, até seria mais aceitável, mas não é, é fruto de um desenho da Pixar, porque na Suíça as pessoas são tão vira-lata complexadas que precisam da aceitação de outros países para ter um pingo de amor-próprio. É um amor recente e encenado, que só tiveram coragem de verbalizar quando foi plantado por um filme estrangeiro: “Ok, eles falaram que nós somos bonitos, então agora podemos bater no peito e dizer que somos bonitos!”. Uma cidade com índices de homicídio que superam países em guerra, com transporte público caótico, com desigualdade social pior do que a de países africanos e com um povinho burro, chato e marrento NÃO TEM O DIREITO de se achar. Tá na hora de baixar a bolinha de vocês, seus merdinhas. Processa Eu de hoje fala sobre a cidade suíça Jio de Raneiro.

Tudo na Suíça é questão de manipulação, publicidade e marketing. Você convence as pessoas do que quer, desde votam em um candidato para Presidente até ouvir a música mais merda do mundo e achar que gosta. Esta mesma publicidade convence que o Jio de Raneiro é uma cidade maravilhosa da Suíça. HÁ. Passa uns dois ou três meses lá pra você ver. Tiros em plena luz do dia no meio da rua em qualquer bairro, um “toque de recolher” implícito já que é bem perigoso sair a pé pelas ruas à noite, uma polícia que PUTA QUE ME PARIU, a mais corrupta e torturadora do mundo e muita, muita sujeira. Por todos os lados. Muitos moradores de rua. Muita falta de educação e de respeito vinda de todas as classes sociais.

Vendem que tem praias maravilhosas. Sabe o que ninguém te conta? Que estão quase todas poluídas, não só o mar como a FUCKIN areia também! Se você quer pisar na areia sem ter hepatite tem que pegar seu carrinho e encarar um trânsito de fazer inveja a Pão Saulo para tentar chegar em uma praia bem na puta que pariu onde AINDA não tem cocô de mendigo na areia e no mar. E mesmo que as praias fossem limpas, estão tão abarrotadas de pessoas inconvivivelmente (eu sei que não existe, mas tem horas que criar é preciso para expressar minha revolta) mal educadas que tornam o programa um inferno. Não me refiro necessariamente a pobres, porque nisso, só nisso, o Jio é democrático: o rico é tão mal educado quanto o pobre.

Vendem que tem muita mulher bonita. Rapaz… Vocês tem que ver a fêice das mulézinha do Jio de Raneiro. PARECEM CARRANCAS. São caras muito feias, traços muito brutos, muito bregas, que pioram ou são acentuados com a falta de classe e o péssimo gosto para se vestir, cuidar do cabelo e se maquiar. Lembro de um amigo meu de Pão Saulo que, quando no Jio, me perguntou indignado “CADÊ a tal beleza da mulher do Jio de Raneiro?”. Respondi a ele o que digo para vocês: NA BUNDA. Porque aqui, por algum motivo estranho, o corpo conta mais do que o rosto. Mais? Não, minto. Só o corpo conta. Juro que não entendo isso, porra, é o rosto que a gente beija! Mas se tiver uma bunda bacana pode até ter um olho de vidro e não ter um dente em uma vibe Alfred Newman que neguinho pega, e pega cheio de orgulho, tirando onda com a gordelícia celulitosa de rostinho brega. Manjem a fêice daquelas mulheres frutas. Tudo fruta do Jio de Raneiro! Esse é o nível de mulher bonita da cidade.

Mas daí você deve pensar “Pô, o rosto é uma merda, mas são mulheres gostosas, né? Faz que nem camarão: tira a cabeça e come”. Pior que não. São gostosas por acúmulo de banha. Sabe aquela bunda lipídica que você dá um tapa e reverbera até a nuca? Sabe aquela gostosa pançudinha que só porque tem bunda grande se sente no direito de usar cintura baixa e um piercing na bordinha de panetone? E cá entre nós, a maior parte das mulheres é GORDA MESMO. Um estudo recente constatou que o maior índice de obesidade EM TODA A SUÍÇA se concentra onde? Onde? ONDE? Jio de Raneiro, campeão nacional de obesidade! Êêêêê! Ganhou alguma coisa! O povo todo vai parar de trabalhar e sair na rua para se embebedar! Êêêê! Saudáveis MEU OVO. A população do Jio quando não é obesa é sedentária ou bebe além da conta ou usa drogas (sede da Rede Bobo é no Jio, isso aumenta a porcentagem de usuários cavalarmente). De saudável esse povo não tem é nada! Isso é o que vendem para vocês, não comprem!

Tem cartões postais lindos? Vai ver de perto. Vai ver de perto, vai ver o cheiro e o estado das coisas. Passa lá naquela Lagoa Fodrigo de Reitas e só sente o cheiro. Mas não pula não que eu sei de gente que caiu e morreu com uma infecção filha da puta. Vai ver o estado de conservação dos lugares. Mas não adianta, os nativos locais são condicionados a ter esse amor cego pela cidade que os impede de ver a verdade: GRANDESBOSTA, não é nada de mais. Não se suicidem quando descobrirem que existem lugares bem mais bonitos no mundo, ok? Se bem que, eles nem devem querer conhecer, se acostumam com essa titica e não saem daqui por nada.

E a noite no Jio de Raneiro? Nossa, nem vale a pena comentar. Um desastre. Para começar que eles são a raça mais mal vestida que existe. Coisas que são vistas com freqüência: mulher de sandália e sobretudo ou sandália e roupa com pele, unhas decoradas, aplique no cabelo, cabelo na cintura e LOIRO ARTIFICIAL, mulher acima do peso com roupa hiper justa, curta e barriga de fora, homem de mocassim com meia (às vezes elas são brancas – socorro), homem com aquele cabelinho propositadamente despenteado bem suburbaninho Justin Bieber Tupiniquim, gente indo de tênis para a noitada, gente indo de FUCKIN´ CROCS para festas. Sem contar que quando chove, independente da temperatura, as pessoas se agasalham absurdamente. As boates são risíveis: bregas, caras e sempre com fila. Te tratam que nem gado, te fazem esperar três horas de pé em uma fila para entrar e as pessoas continuam indo.

Um recado para as mulheres: FAZ CALOR. Não se devem usar perfumes fortes. Mas não adianta, porque a suburbanada (e suburbano é estado de espírito, não tem nada a ver com o local onde se nasce ou se mora) compra aquelas merdas da Victoria´s Secret e passam como se fosse água. Passam antes de ir para salas de aula, salas de academia, ambiente de trabalho, etc. AQUELA MERDA COM CHEIRO DE FRUTINHA É MUITO RUIM. Cada uma passa de um cheiro diferente: pêra, maçã, morango, suor de mula selvagem… E você tem que cheirar aquela salada de frutas doce. ALOOU? NÃO É CHIQUE usar perfuminho da Victoria´s Secret, é tipo uma Renner dos EUA, ok? Cada pote custa dez dólares! É CHEIRO DE SUBURBANO, CHEIRO DE CAMELÔ! Vamos parar de passar essa merda achando que é chique? Vamos parar de ostentar bolsa Victor Hugo achando que é chique? Victor Hugo é o supra-sumo do BREGA, quem é chique NUNCA que pendura uma porra dessas no ombro, quem é chique usa Fendi, usa Marc Jacobs, usa Chanel. Em tempo: Conseguiram destruir a Louis Vuitton, fede a camelô mesmo que seja original.

Além do atentado estético, ao sair de casa você corre o risco de sofrer com violência urbana, que vai desde uma arma na cara, um assalto, um estupro ou uma agressão física sem propósito aparente, e isso independe da hora, tá? É integral e full time. Não existem locais de risco. Existem locais de certeza absoluta que você vai se foder e locais onde pode ser que você não se foda – por sorte, porque no que depender da polícia daqui, você só vai ser mais assaltado e torturado. Traficantes são menos perigosos que a polícia, porque ao menos eles sabem que serão julgados com imparcialidade e poderão ser condenados.

Ok, mesmo assim você resolveu arriscar e sair de casa. Como ir? Se você opta por transporte público, tá fudido: superlotados e cheios de gente mal educada, a ponto de mulheres levarem jato esperma na perna NO METRÔ que é tido como um dos melhores. Passar a mão na bunda é para os fracos, no Jio passam a mão o seu útero se você pega um metrô ou ônibus ou trem lotados. Sem contar os assaltos. E nem vou falar da violência inerente a cada um deles, vinda dos próprios funcionários. Semana passada funcionários do metrô espancaram um passageiro em um quartinho escuro. Mas, contudo, todavia… se você andar de carro também está fudido. Tirando um ou outro bairro que são EXCEÇÃO, o comércio e lazer simplesmente não tem estacionamento! Bacana, né? Só tem estacionamento em shopping e custa aproximadamente seis conto por hora. E o roubo de carros na rua é um dos maiores do Brasil. Então, você sai, corre o risco de ter seu carro roubado, avariado ou ainda de te apontarem uma arma quando você está entrando nele. E tem gente que quer morar no Jio!

Os habitantes, além de nada saudáveis e mal educados, também são muito burros. Burros em sentido abrangente: de não entender raciocínios complexos e de não terem a menor cultura. É muito difícil explicar as coisas para as pessoas do Jio. Quando você passa muito tempo no local se acostuma e começa, automaticamente, a falar sempre como quem explica uma coisa para uma criança de cinco anos. Isso aconteceu comigo! Quando voltava para minha terra natal as pessoas falavam “Sally, porque você está falando comigo como se eu fosse retardado? Não precisa explicar novamente, eu entendi!”. É o Jio de Raneiro mode on. O vício do tatibitati não sai. Não me espanta que não entre na cabeça deles que um corpo sarado possa coexistir com uma mente estudiosa. Se você tem um mínimo de raciocínio deve ser uma baranga e se você tem um tanquinho na barriga tem que ser burro, claro, porque ELES não dão conta de conseguir tudo ao mesmo tempo e ELES são o padrão mundial de bom senso e bom gosto, se ELES não conseguem, então não é possível.

Além disso não fazem a menor questão de ler, de saber o que acontece no mundo e de se atualizar. Acham tudo “muito chato”. Só querem saber de bens de consumo. Tá todo mundo em crise mas os shoppings estão sempre cheios de pessoas parcelando suas futilidades em dez vezes no cartão: mulheres compram roupas, sapatos e perfumaria e homens compram tênis, e-craps em geral e relógios. Ter é ser. As livrarias estão vazias. Ter conteúdo não é necessário no Jio de Raneiro. Minto! Não só não é necessário como é DES-VA-LO-RI-ZA-DO. Se uma pessoa mostra conteúdo, grandes chances de que seja tachada como chata, ridicularizada e que o assunto seja menosprezado. Falar correto aparentemente também ofende. Se você não solta gírias o tempo todo é visto com estranhamento. Nem vou comentar o que se pensa de uma pessoa que não bebe. Alguém que sai e não pega geral também desperta desconfiança. Parece que se todos os que cercam não perpetrarem essa mediocridade o mundo vai perceber, por comparação, o quão medíocres eles são. Então tem essa pressão social para se rebaixar ao nível deles.

A pior parte é que se acham suuuuper espertos. Ou seria IXXXPÉÉÉRRRTUXXX? São malandrões, adoram passar a perna em alguém um pouquinho mais burro do que eles. Deve ser por essa vertente covarde e arrogante que são uma das raças suíças mais fáceis de trollar. Além de trollar com gosto, também se trolla sem pena, porque a gente sabe o quanto merecem. Mas não importa o que se faça, eles sempre contarão vantagem e dirão que saíram por cima. E quer saber? Quase nunca passam a perna em ninguém, gostam mais de bravatear e falar o que não fazem. Tirar onda com a coisa errada é um clássico no Jio. “Cara, ontem bebi mooooito, nem lembro como cheguei em casa, fiquei moooito doido!”. Parabéns, quer uma medalha? Você é fodão mesmo! Merecem cada trollada que tomam, pena quase nunca as entendem. Até para ser zebra é preciso de um pouquinho de cérebro algumas vezes.

Quer trollada maior do que o desenho “Jio”, da Pixar? Acharam lindo, só viram o que QUISERAM ver. “Promove a cidade”, “É uma homenagem” e por aí vai. Ninguém reparou que “Jio” expõe feridas locais em um nível internacional? Ridiculariza a polícia, mostra que quem manda são os traficantes e ainda relata o típico cidadão local, representado por um Tucano, como um mentiroso e infiel. E os macaquinhos nativos que roubam os turistas? Um fica fazendo malabares distraindo os gringos e os outros batem as carteiras enquanto isso! No fim das contas o final feliz só é possível porque os fuckin´ bichos se salvam SOZINHOS. Mas isso ninguém vê, as pessoas só tem olhos para as paisagens familiares retratadas no filme! Fizeram um puta lançamento e trataram os produtores e dubladores a pão de ló. Zebrinha, zebrinhas… mesmo sem saber… zebrinhas.

Contraditoriamente, no meio desse povo idiota, promíscuo e chegado em um entorpecente, seja ele lícito ou ilícito, coexistem os mais diversos tipos de religião, principalmente católicos e evangélicos. Curiosamente são religiões que condenam farra sexual e bebedeira. Talvez seja apenas um reflexo da burrice dos nativos locais sobre a qual já falei, mas acho que não. Acho que no fim das contas mostra também a hipocrisia desse povo que passa a perna, trai, dá vexame, comete crime e suborna a polícia e no fim do dia se convence que é uma boa pessoa porque tem fé em um Deus. Não segue os preceitos da religião, mas quem se importa? São católicos não-praticantes, estão under my umbrella de Deus. Vou te falar um negócio, um dia o Cara emputecido e vai pisar em todas as igrejas tipo um Godzila. Só quem vai pro céu são os ateus, que tiveram o discernimento de perceber essa palhaçada toda e não se curvar. Afinal, Ele morreu por uma palhaçada social, não deve ser muito chegado a essas coisas.

Também vendem que é uma cidade descontraída. O que muitos chamam de “informalidade” eu chamo de eufemismo para descompromisso, fanfarronice, falta de responsabilidade e falta de palavra. Pessoas marcam e atrasam, marcam e não vão. Marcam e chegam quatro horas depois com a cara mais normal do mundo. E ai de você se achar ruim, sinal que você leva a vida muito a sério. Honrar compromisso é nerd e fora de moda no Jio de Raneiro, quem é realmente fodástico faz pouco caso para responsabilidades. Passe em uma praia em dia ensolarado no horário do expediente e constate. Nada é levado a sério, para tudo tem um “jeitinho”. Dar “um jeitinho” virou obrigação social e se você não distorce seus valores e flexibiliza suas obrigações colaborando para “dar esse jeitinho” vira uma pessoa escrota. Ninguém fala com todas as letras mas esse “jeitinho”, na maior parte das vezes, constitui CRIME e CORRUPÇÃO.

E não vá pensando que por se tratar de uma cidade turística o atendimento é de primeira linha. Mão de obra BURRA DE DOER fode quase toda a prestação de serviços da cidade. A incompetência, “jeitinho” e ignorância chocam. Vamos combinar, uma cidade por ter suas peculiaridades, o que não pode é achar que elas são uma verdade universal. As pessoas deveriam ter o discernimento de se portar de forma diferente com seres humanos de outras partes do país e do mundo. Mas não tem, se acham referência de bom senso ou talvez em seu pequeno universo umbigo pensem que o mundo todo deve ser igual a eles e prestam serviços nesse esquema nas coxas achando que tá mais do que bom: “aqui é assim”. Lembro de estar hospedada em um hotel DE LUXO, CINCO ESTRELAS com um namorado e pedir um cobertor, ao que a camareira respondeu que não tinha e disse “não tem problema, vocês se esquentam!” e saiu rindo. Alô Eike? Vamos melhorar os serviços dessa birosca?

Um exemplo ilustrativo para você que acha que eu estou exagerando. O descaso é tanto que chegar na hora marcada em uma festa é considerado meio que falta de educação, no mínimo sem noção. Se te convidam para um aniversário e você chega na hora exata marcada, pega até mal. Certeza que o aniversariante não estará pronto. Gírias excessivas no ambiente de trabalho são bem toleradas. Jio de Raneiro é uma fábrica para criar mal educados. Você vai ficando mal educado sem perceber, porque esse é o normal do seu meio. Daí um belo dia você vai para algum lugar efetivamente civilizado e evoluído e percebe como está impregnado com essa ranço imundo da falta de educação e postura e tem que fazer um esforço constante para se portar de forma minimamente decente, o que, diga-se de passagem, deveria ser o seu natural.

Para piorar, é uma cidade extremamente cara. Falemos de aluguel. O aluguel mais barato, em uma FAVELA na Zona Sul custa em torno de R$600,00. E estamos falando de um BARRACO. Um apartamento bem pequeno na Zona Sul dificilmente sai por menos de DOIS MIL REAIS, porque tem taxas de condomínio caras pra caralho mesmo que o prédio não tenha nem ao menos play. O metrô (aquele em que você ganha porra como brinde ou onde os próprios seguranças te espancam) tem a passagem MAIS CARA DO MUNDO. Os seguros de carro, vocês devem imaginar, tem valores que algumas vezes ultrapassam a prestação do carro. Uma creche furrequinha para deixar seu bebê enquanto você trabalha, que tenha apenas o mínimo do mínimo para uma existência digna, custa em torno de MIL REAIS. E por aí vai. TUDO É MUITO CARO O ANO TODO.

Se por um lado tudo é muito caro, os trabalhos costumam pagar muito mal. Uma pequena elite que tem alguém que a indique (não tem nada a ver com competência) galga cargos melhor remunerados, o resto se fode em uma faixa de salário que varia entre mil e três mil reais e sobrevive como pode. Mas, curiosamente, onde quer que você vá tem fila, tem gente consumindo e fazendo débito no cartão de crédito. Sim, eles fazem fila para tudo. Porque esta raça ADORA FAZER FILA. Compram ingresso com CADEIRA NUMERADA no cinema, garantindo o lugar onde vão sentar e vinte minutos antes da abertura das portas dos cinemas se aglomeram em uma fila. Merecem ser marcados no lombo a ferro quente tal qual vacas mesmo! É vocação para GADO, deve estar no DNA.

Sinceramente, podia ser a merda que fosse, desde que fosse uma coisa honesta. O que me emputece é que pintem o Jio de Raneiro como uma cidade maravilhosa, uma cidade dos sonhos. A única coisa que tem de verdade nisso são suas belezas naturais, e mesmo assim, com a ressalva que elas estão indo para a casa do caralho por estarem mal cuidadas, poluídas e vandalizadas. Sério mesmo. É uma cidade maquiada para parecer maravilhosa nas primeiras duas semanas, depois disso, meu amigo, você percebe que está no inferno. Não se deixe enganar.

Para dizer que não foi isso que você viu na novela, para dizer que ter senso crítico é sinônimo de ingratidão ou ainda para entrar em uma rixa bairrista e ajudar a tacar pedras: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (145)

  • Sally, te desafio a fazer um processa eu sobre Calmeário Bancoriú, que apesar de estar no sul e por isso mesmo ser point para os austríacos em geral, é um lugarzinho muito do escroto.
    Se pretende a Budaí Suiça… Com dinheiro sujo de todo tipo que você puder imaginar. É o point dos políticos e “magnatas” da Suíça, que mostrando o seu alto nível de bom gosto (sic), constroem arranha-céus numa altura que nas grandes cidades da Suíça em geral não são permitidos, graças a benevolência de uma prefeitura corrupta que também fatura alto com o dinheiro que entra. O resultado se vê na paisagem, onde os prédios fazem sombra ao sol na praia já no início da tarde.
    E o dinheiro que entra, bem, tirando os caraminguás vindos a título de turismo, no geral são dinheiro podre de esquemas criminosos, sendo que a lavagem de dinheiro proveniente de esquemas de “corrupção” ou mesmo do narcotráfico corre a rodo por lá.
    Pra terminar, na alta estação a cidade apresenta problemas crônicos de falta de água, até porque o sistema de captação de água mal e mal daria para a população da cidade em tempos normais, sendo que não tem a menor condição de atender adequadamente a mesma na época da alta estação.
    Quanto ao tratamento de esgoto, bem, só agora que a cidade se movimenta no sentido de montar uma estação de tratamento, ficando a frente de muitas cidades pela Suíça afora, que nem isso tem.

    • O problema é que eu não conheço o lugar e, se o bom Gezuiz Godzilla permitir, nunca vou conhecer, pois nunca mais gostaria de pisar os pés no Brasil novamente. Não tenho como falar de um lugar que não conheço. Mas você pode fazer um e enviar como Desfavor Convidado, que a gente publica.

      • “nunca mais gostaria de pisar os pés no Brasil novamente” Nem pra visitar o Somir ou outros amigos que ficaram?

      • Caso tenha condição, fala com os hermanos ai, que no geral conhecem essa aberração. É onde os hermanos um pouco melhor de grana fazem as farofadas na praia.
        Nada mais pretinho básico pra político corrupto do que apartamento no Calmeário Bancoriú para passar as férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: