Skip to main content

Colunas

Arquivos

Ele disse, ela disse: É das loiras que eles gostam mais?

| Desfavor | | 56 comentários em Ele disse, ela disse: É das loiras que eles gostam mais?

Várias coisas são ditas sobre as loiras, desde notáveis atrasos no desenvolvimento intelectual até mesmo que homens tem uma preferência toda especial por elas. Muito embora as duas noções possam estar intimamente ligadas, hoje Sally e Somir vão se ater ao aspecto da suposta maior capacidade de mulheres loiras de atrair e seduzir o outro gênero. Como sempre, discordando.

Ou seja: Os homens preferem as loiras?

Hoje farei o papel de “Mythbuster” sobre a famosa lenda urbana de que é das loiras que os homens gostam mais. Eu não estou namorando nenhuma morena no momento, então posso afirmar com certeza que estou sendo imparcial. (A peruca da minha boneca inflável, Gertrudes, é ruiva.)

É um pensamento muito simplista achar que a cor do cabelo de uma pessoa influenciaria tanto assim a sua atratividade para o sexo oposto. Pergunte para qualquer homem: “Quem você prefere, uma baranga loira ou uma gostosa morena?” Com exceção, talvez, de algum jogador de futebol, todos preferirão a mulher mais… atraente! Independentemente da cor do cabelo.

Mas eu também não vou ser inocente a ponto de não perceber que existe sim alguma mística em relação às loiras. Realmente existe um apelo especial na mulher loira que parece a diferenciar do resto. Só que o meu objetivo com este texto é explicar que a questão não é a cor do cabelo, é o conjunto. Você (mulher) não precisa ser/estar loira para se beneficiar da mesma reação positiva relacionada com as mulheres de cabelo dourado.

Vamos começar pelo básico: A genética. Mulheres que nascem loiras (carpete combinando com as cortinas) descendem de um grupo bem específico, que ainda por cima não costuma ser o mais forte na hora de se misturar com genes de outros grupos. Embora com grande concentração em algumas partes do mundo, os loiros naturais perdem de goleada na hora de passar os genes para frente quando confrontados (sem camisinha) com outros grupos étnicos. Aqui no Brasil 90% das loiras pintaram o cabelo para ficarem loiras. Na verdade não é uma preferência pela “espécie loira”

Até porque algumas outras características MUITO apreciadas pelos homens passam longe das loiras “puras”. Aquela cintura fina desembocando num quadril largo e bunda proeminente, que enlouquecem qualquer homem heterossexual são presentes de outras linhagens genéticas. É mais fácil uma mulher com descendência negra ter um corpaço do tipo “unanimidade testosteronal” do que uma de descendência germânica, por exemplo.

Se não é uma preferência genética, deve ser uma preferência social, certo?

Se todas as loiras pertencessem ao mesmo grupo social, até faria sentido. Mas “ficar loira” já é uma coisa disponível para a maioria das mulheres, das mais diversas classes. Você vê loiras em festas de gala trajando vestidos milionários e vê loiras em bailes funks numa favela carioca. Em outros tempos, onde havia realmente uma tentativa européia de se pintar como raça superior (e isso vem BEM antes do Hitler, basta ver como a Igreja Católica retratava as personagens bíblicas) uma pessoa loira se beneficiava imensamente com a noção de nobreza relacionada com sua aparência física.

Não que o preconceito tenha acabado, longe disso. Mas essa imagem das loiras como mais atraentes do que as morenas já não tem mais ligação com esse aspecto. (Já teve sim.)

Se não é genético, se não é social… é o quê?

Comportamental. E é por isso que eu digo que não é a cor do cabelo e sim o conjunto.

Lembram que eu disse que a maioria das loiras brasileiras pintaram o cabelo?

Temos um ponto óbvio aqui: A cor amarela chama mais nossa atenção do que a cor marrom ou preta. As cores amarelas e vermelhas são avisos naturais UNIVERSAIS de atenção. (Tem sua explicação técnica, mas até eu que sou eu achei chato escrever…)

Lembram que eu disse que uma baranga loira não ganha de uma gostosa morena?

Outro ponto óbvio: Um homem quer uma mulher atraente e não uma cor de cabelo específica. (Homens que não tem blogs sobre moda, pelo menos…) Queira ou não, somos animais (racionais) que seguem uma certa lógica instintiva na hora de escolher um parceiro sexual.

E agora juntamos tudo: Uma mulher que pinta o cabelo de loiro está querendo chamar a atenção de um possível parceiro. Não importa se ela diz que fez isso para se sentir melhor consigo mesma, ainda sim é uma forma de se tornar mais atraente. E como a maioria das espécies faz quando quer acasalar? Exibe-se, chama a atenção. É outro sinal UNIVERSAL de quem quer “algo a mais”.

E você, mulher que já se beneficiou do cabelo loiro, não mudou um pouco sua forma de agir e de se cuidar em homenagem à mudança de visual? Quando uma mulher se sente confiante e bonita, ela fica MESMO mais atraente. E além disso ela se abre mais, ficando menos inibida e mais assertiva. (Óbvio que vai se dar melhor com os homens…)

Ao invés de acharem que a cor do cabelo foi uma exteriorização da vontade de se tornar mais atraente, acham que o cabelo loiro em si foi o fator decisivo. Se você acredita que as loiras são mais atraentes, vai se sentir (e agir) mais atraente sendo loira. Efeito placebo.

Uma mulher morena, uma ruiva, uma oriental, uma mulata, uma índia… Qualquer tipo de mulher que demonstre estar receptiva e que seja atraente vai fazer sucesso entre os homens.

Não é o cabelo, é a vaidade.

Se cabelo loiro fizesse mesmo diferença, a população da Suécia não estaria diminuindo. E falando nisso… Nesses países europeus basicamente loiros, ou mesmo nos EUA, onde a concentração de pessoas com essa cor de cabelo é grande, adivinhem que cor de cabelo está fazendo sucesso entre os homens?

A sequência é clara quando falamos da forma como o homem prioriza as coisas na hora de escolher uma mulher. E isso explica inclusiva porque algumas mulheres feias vivem cercadas de parceiros:

1º – Disposição para fazer sexo;
2º – Atratividade.

Os homens não preferem as loiras. Os homens preferem as mulheres que QUEREM chamar a atenção deles. É mais um mito que acaba se perpetuando por tentarmos presumir qual foi a pergunta usando apenas a resposta.

Para dizer que é loira e quer uma explicação mais simples, para dizer que é morena e quer uma explicação mais simples ou para dizer que quer saber mais sobre a Gertrudes: somir@desfavor.com


Para quem não me conhece, sou uma MORENA falando: HOMENS SENTEM ALGO ESPECIAL PELAS LOIRAS.

Com isso não quero dizer que eles não achem morenas atraentes. Também não quero dizer que eles só desejem as loiras. Quero dizer que loiras mexem com o imaginário masculino de uma forma que nem morenas nem ruivas fazem. Já tive cabelo de todas as cores e constatei por mim mesma a estranha atração que uma loira desperta. Nem quando tinha o cabelo vermelho-menstruação consegui tantos olhares masculinos. Eles olham de um jeito diferente para as loiras.

Seria culpa dos filmes pornô? Seria culpa da inocência que está associada às loiras? Seria porque loiras são exceção no Brasil e tudo que é raro é mais valorizado? Não sei explicar nem me atrevo, deixo esse trabalho para sociólogos, antropólogos e outros “ologos” que tenham a curiosidade de estudar o assunto. Só reafirmo meu ponto: loiras mexem com o imaginário masculino de um jeito que nenhuma outra mulher faz, nem mesmo as orientais.

Loiras chamam mais a atenção, mesmo para aqueles homens que dizem preferir as morenas. Observem a reação deles diante de uma bela loira! Tem um amigo meu que costuma se justificar quando pega uma baranga dizendo “Mas é loira!”. Já viram, né? Ser loira basta, ser loira é motivo suficiente para justificar ficar com alguém. Eu não concordo, só estou dizendo que é assim que a banda toca, salvo honrosas exceções.

As próprias mulheres já perceberam isso, porque o que tem de mulher por aí pintando o cabelo de loiro (ou fazendo luzes, ou qualquer outra modalidade) e pagando qualquer preço para isso… E por qualquer preço não me refiro a dinheiro. Tem mulheres que não combinam com cabelo loiro, mas mesmo assim insistem em ser platinadas. Fica feio, mas elas não acham ou não ligam, porque descolorem cada vez mais suas madeixas.

E aquelas que pintam E alisam o cabelo? Fica aquela palha, toda quebrada, com as pontas espichadas, seco, duro e quebradiço, mas todo mundo acha lindo, afinal, é loira. Em um mundo racional, seria aconselhável escolher entre ser loira OU alisar o cabelo, porque ambos deixam o cabelo tão horrendo que acaba por embarangar a mulher. Mas, aparentemente, ser loira compensa ainda que o cabelo fique uma bosta. Não sou eu que digo, observem e constatem. Deve ter muitos benefícios o “ser loira”, para justificar que as mulheres façam essas coisas e andem com cabelos detonadíssimos por aí.

A própria Madame que está aqui em cima se fazendo de racional baba quando vê a Scarlet Johansson. Fica olhando para a TV com aquele olhar bovino, sem piscar, e a boca aberta. E olha que nem bunda ela tem! Mas é loira, né? Pergunta para ele se alguma morena desperta nele o que a Vadia Johansson desperta…

Acho que se colocar lado a lado duas mulheres belíssimas, uma loira e outra morena, por mais que o homem ache ambas lindas, o que a loira lhe desperta com certeza é muito peculiar. A forma como uma loira mexe com um homem e o que ela lhe desperta é um mistério para mim, mas só porque eu não entenda, não quer dizer que não exista, que não esteja lá.

Se Carla Perez (uma baranga, no meu ponto de vista) fosse morena, será que ela teria feito tanto sucesso? Ou seria só mais uma, como todas as demais dançarinas morenas de axé? Vejam que a tara por loira desconhece classe social. Desde os mais humildes até os mais abastados se amarram em uma loira.

E não se trata de dizer que loiras chamam mais a atenção. Não é disso que estou falando. Acho até que ruivas chamam mais a atenção do que loiras. A questão é o que as loiras despertam nos homens. E é evidente que muitos homens aqui, com a corda no pescoço (= namoradas morenas) vão jogar pedras e dizer que isso não tem nada a ver, que preferem morenas e que todo esse papo de loira não passa de uma lenda urbana. Mas no fundo, bem lá no fundo, eles sabem que existe uma diferença no olhar para uma loira e para uma morena.

Não estou discutindo quem é mais bonita. Beleza não tem nada a ver com tara, com instintos mais primitivos. Não estou falando aqui de um sentimento racional. Também não estou dizendo que sejam todos os homens do mundo, para tudo nessa vida existe uma exceção. Mas porra, não dá para negar a regra geral, é justamente a exceção que confirma a regra!

Se você não acredita em mim, Amiga Leitora, tenho apenas um conselho a lhe dar: fique loira, e depois me conte.

Para me dizer que homens tem tara por orientais e não por loiras, para me dizer que seu namorado não sente absolutamente nada por loira e para me perguntar porque estou traindo o movimento das morenas: sally@desfavor.com


Comments (56)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: