DESFCON

Olá Impopulares,

Por motivos de guerra, decidimos que algumas das nossas postagens previamente programadas não caberiam no fluxo normal do Desfavor. Por isso pulamos o texto baseado em sugestões de leitores (sempre na última semana do mês) em fevereiro, e vamos deixar algumas comemorações de lado até segunda ordem. Além disso…

Como a situação está mudando muito rápido e várias vezes por dia, chegamos à conclusão que não dá para manter vocês atualizados somente com textos. Por isso pegamos emprestado um sistema de alerta utilizado pelos EUA, onde se classifica o risco em uma escala que vai de 1 a 5, sendo 5 a situação mais tranquila e 1 a situação de “ok, pode entrar em pânico”.

O sistema original se chama DEFCON, que significa algo como “condição de prontidão de defesa”. O nosso sistema se chama DESFCON e segue as mesmas premissas. Ele fica no cabeçalho do site na versão para computadores e dentro do menu na versão para celulares.

A partir de hoje, quando vocês abrirem o Desfavor, vão encontrar o DESFCON com o respectivo número indicativo da situação. Somir e eu vamos modificá-lo durante o dia, se for necessário.

Assim, mesmo que nossos textos fiquem defasados, você ainda pode ter alguma informação atualizada. Tá ocupado, tá trabalhando, tá sem condições de uma leitura longa, mas quer saber como anda a situação? Abre e olha o número do DESFCON.


Significado da escala DESFCON:

5 = Tem conflito, mas relaxa, não vai chegar em você

4 = Tem conflito, as chances de chegar a você são pequenas

3 = Tem conflito e tem chances de chegar a você

2 = Tem conflito e vai chegar até você

1 = FUDEU – Vai chegar em você e vai ter consequências séria para o planeta


Se, um dia, vocês abrirem e não encontrarem DESFCON, é sinal de que não há mais conflito bélico a situação retornou à normalidade, sem perigo para ninguém.

Por nada.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (20)

  • Seria o caso de um 2? Infelizmente nos últimos dias diversos países europeus tem alertado – oficialmente – aos seus cidadãos para “se prepararem mentalmente” (e em alguns casos objetivamente) para uma guerra com a Rússia em “um futuro próximo”. Eu estou com aquela sensação de que estão dizendo que o gato subiu no telhado. Espero estar errada.

    • Talvez vire. A OTAN inclusive deu uma escalada verbal. Vamos ver se de fato acontece ou se é só bravata. As pessoas estão bravateando muito ultimamente…

    • Acredito que estejamos chegando a uma encruzilhada em relação à guerra da Ucrânia. Ninguém quer, nem tem dinheiro e equipamentos sobrando para enviar pra lá mais, mas uma vitória russa seria bem pior, tanto em questões financeiras quanto em questão de segurança internacional. Neste caso, ninguém poderia alimentar a ilusão de que a Rússia pararia na Ucrânia. Moldávia e Polônia rodariam logo em seguida, e o resto a gente já sabe…

      Apostaria num acordo feito às pressas, que vai desagradar tanto a Rússia quanto a Ucrânia, mas ambos os países seriam forçados a aceitar por estarem exauridos e falidos pelo conflito. Mas essa é minha previsão otimista, o Ocidente não tem muitos líderes fortes e ainda teremos a questão chinesa com Taiwan depois. Estamos em uma época de mudança e muita coisa pode acontecer.

    • Ninguém liga mais. Pelo menos, não até acontecer alguma grande desgraça por lá que faça todos voltarem a prestar atenção no que ocorre naquela parte do mundo…

      • Já não me lembro mais. Mas agora, os países da UE querem que os EUA acelerem a entrada da Ucrânia na OTAN. Também te o aviso do Putin sobre a III Guerra Mundial.
        Obs. Não tenho acompanhado, porque quase não tenho mais tempo livre. Tenho medo de que em breve caia para 2 essa joça :(

    • Não é todo dia que explodem a ponte que liga a Rússia à Crimeia no aniversário do Putin e ainda enviam recado afrontoso…

  • Por enquanto, o marcador do DESFCON está no n.º3, o que significa que essa guerra Rússia x Ucrânia vai ter conseqüências para nós, ainda que estejamos longe da zona de conflito. Eu já estava bem preocupado antes. E agora estou ainda mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: