Ele disse, ela disse: Guerra Santa,
| Desfavor | Ele disse, Ela disse | 20 comentários em Ele disse, ela disse: Guerra Santa,
O desfavor vai comemorar 666 postagens nesta semana. E um blog tão espiritualizado como o nosso não poderia perder a oportunidade de preenchê-la com postagens especiais baixando o sarrafo na fé alheia. Nós vamos para o inferno de qualquer jeito, não custa nada fazer uma média com o chefe!
E para começar a série, Sally e Somir vão tirar a limpo uma discussão antiga sobre qual das religiões cristãs mais difundidas no Brasil (e no mundo) tem os piores seguidores. Os leitores estão convidados à danação eterna com suas opiniões.
Tema de hoje: Quem é pior, católico ou evangélico?
SOMIR
O católico, com certeza. Não me engano com o estado embrionário e caricatural da reforma protestante aqui na República das Bananas. Não vou me concentrar em quem é mais chato, porque a crentalhada ganharia de goleada, o cerne da questão é qual fiel cristão faz mais mal para o mundo no qual vive.
O fato de que os países mais desenvolvidos do ponto de vista social são protestantes ou não-religiosos diz muito sobre o papel do catolicismo no desenvolvimento de uma nação. Não é uma coincidência, é um padrão. Religiões centralizadoras, ritualistas e intrusivas como a católica funcionam como uma âncora na evolução intelectual e econômica dos países onde tem poder.
O Brasil deve muito do seu atraso social à blindagem intelectual que a poderosa ICAR conseguiu manter aqui. A “ética protestante” passou longe dessas bandas.
O católico responde à uma instituição cuja mecânica de funcionamento existe apenas para aumentar seu próprio poder e riqueza. Não é à toa que a ideologia católica enxerga individualidade como algo horrível: Existe uma grande estrutura centralizada para acumular a riqueza dos fiéis coagidos a ceder o fruto do seu trabalho pessoal.
Isso deixa uma população ignorante e empobrecida. A estratégia católica é tão poderosa que já conseguiu reverter a evolução social humana por séculos na Idade Média (não é chamada de Idade das Trevas também por causa da falta de iluminação pública…).
Ou seja: A Igreja Católica acumula riquezas de forma centralizadora piorando a qualidade de vida do mundo ao seu redor. Como se fosse um enorme tumor maligno enfraquecendo o seu hospedeiro.
Isso começou a ficar tão na cara que nem mesmo o medo de ser mandado para o inferno (ou uma fogueira) impediu uma grande revolução religiosa: A reforma protestante. Independentemente das intenções (nobres ou não) das pessoas que a realizaram, o resultado foi excelente. Ao invés de uma estrutura de poder único, a separação em núcleos menores, com relativa liberdade de dissidência.
E essa é a jogada que muda tudo. Não dá mais para os cristãos focarem em ignorância e pobreza de seus fiéis, o lucro da exploração não vai mais para a mesma fonte. Começa então uma “saudável” disputa mercadológica! O núcleo protestante que conseguir enriquecer seus participantes lucra mais.
A ignorância ainda é incentivada, mas a pobreza é um péssimo negócio. (Weber não se arriscou explicando essa parte…)
Surge aí uma diferença de mentalidade valiosa: Enquanto os católicos ainda enxergam acúmulo de riqueza como algo errado, os protestantes percebem que há muitas vantagens em não viver em função do enriquecimento alheio.
O melhor disso é que a longo prazo essa mentalidade é um verdadeiro tiro no pé da religião. Mais dinheiro permite que os fiéis estudem mais, permite que seus descendentes venham a esse mundo com maior propensão a pensar de forma crítica, e NADA é mais erosivo para a religião do que desenvolvimento intelectual.
Já temos vários países europeus que realizaram esse processo até o fim. Sabem os países com os maiores índices de desenvolvimento humano do planeta? Pois é.
Quando olhamos para o nosso país e vemos o papel RIDÍCULO das igrejas evangélicas, estamos vendo um processo de transição. A ignorância monstruosa incentivada pela Igreja Católica ainda faz os evangélicos parecerem um bando de retardados. Mas a “sementinha do bem” já está plantada. Uma igreja evangélica lucra mais se SEUS clientes/fiéis lucrarem mais. É um negócio como qualquer outro.
Os católicos parecem mais moderados em relação aos evangélicos, mas a verdade é que a estrutura católica permite movimentos coordenados, a evangélica não. A CNBB pode pressionar o governo para cumprir seu objetivo de piorar a vida das pessoas (aquilo sim é a liga do mal!). As igrejas evangélicas estão muito mais ocupadas defendendo interesses financeiros que por definição são conflitantes com os de outras igrejas evangélicas.
Não adianta só evangelizar, tem que evangelizar para a SUA igreja. Senão o lucro vai para o concorrente! E isso é ótimo! Não basta apenas dizer que vai salvar do inferno, tem que agradar o consumidor. Se uma igreja diz que tem que usar saia comprida e não depilar a perna, logo aparece outra que permite. Vai ser impossível para apenas um grupo de safados controlar toda a população. Crente não assume o poder de verdade. É a auto-regulamentação do mercado mostrando seu poder.
Crente muito exagerado encontra um limite de popularidade que simplesmente impede que ele consiga impor sua visão ridícula das coisas sobre a população em geral. Não é à toa que a igreja evangélica mais poderosa do Brasil é gerida por um safado que abre as pernas para qualquer coisa que renda dividendos. E o povo em geral não quer viver numa versão cristã do Talibã.
A hipocrisia evangélica é mais útil para um povo que a hipocrisia católica. Sem contar que a transição de catolicismo para protestantismo é um caminho para a diminuição da religiosidade geral de um povo.
É aquele velho caso de “piora antes de melhorar”. Os católicos estão um passo atrás na evolução humana, mesmo que o próximo passo não seja lá muito agradável. Mas pelo menos é um caminho…
Para dizer que nem o inferno vai me aceitar agora, para reclamar que sacanear só o cristianismo é preconceituoso, ou mesmo para dizer que concorda comigo só porque os evangélicos pelo menos não apóiam a pedofilia: somir@desfavor.com
SALLY
Em primeiro lugar gostaria de dizer que acho tremendamente PAU NO CU aquela pessoa que vem polemizar e dizer que não se deve generalizar. Não se deve “absolutizar”, porque tem de tudo um pouco em qualquer grupo, mas generalizar é possível SIM, existem tendências claras que, por mais que não sejam absolutas, são tendências. Então, generalizar não é injusto, não é ignorância e não desmerece o argumento. Dito isto, apesar de ser redundante, esclareço expressamente que eu sei que existem pessoas maravilhosas católicas e evangélicas, que lidam com a religião de uma forma saudável e que a intenção não é desmerecer todos os católicos e evangélicos, e sim aqueles burros, radicais, que lidam com religião de forma doentia. Vamos pro pau…
Crente é bem pior do que católico. Começa que os católicos são mais silenciosos e crente é uma raça esporrenta. Os filhos da puta ficam berrando em microfones e fazendo o maior escândalo, o culto mais parece uma Micareta de Cristo. Não raro vejo pixado em muro de igrejas evangélicas frases como “Orem baixo, Deus não é surdo”. Além disso organizam mega-eventos congestionando o trânsito e atormentando a vizinhança com aqueles cantores bregas que só sabem cantar gritando e gemendo.
O católico lida de uma forma mais chique com dinheiro e doações. Pelo menos tem um “me engana daqui que eu dôo dali”. O clássico imortalizado pelo filme Tropa de Elite 2: Quer me foder? Pelo menos me beija antes! Isso não acontece com o evangélico. Se você é um evangélico padrão, regra geral, se comporta muitíssimo bem mas não paga o dízimo, vai pro quinto dos inferno do mesmo jeito que a gente, que também não paga o dízimo e se diverte pra caralho nesta vida. O católico ao menos tem uma liberdade relativa de escolher quando e o quanto quer dar sem ter uma punição matemática vinculada a isso. O evangélico tem que carimbar 10% do salário todo dia 05, se não vai dançar no colo do capiroto (*fazendo a dança do capiroto).
Além disso o católico não fica tentado te catequizar por aí. Talvez até tente converter um ou outro membro da família, mas esse abuso de abordar pessoas estranhas no meio da rua para convencê-las que Gezuiz vai foder com a vida delas se não entrar para a sua igreja é exclusividade dos evangélicos. Distribuir jornalzinho, dar seu testemunho, te puxar pelo braço para entrar na igreja, te acusar de ser um perdido na vida se você não for evangélico e até mesmo bater na sua casa para pregar as palavras do Senhor são atitudes típicas de evangélicos e não de católicos.
Também são mais intolerantes com diferenças religiosas. Eu já vi católicos respeitando outras crenças e até mesmo praticando outras em harmonia com o catolicismo, como por exemplo o espiritismo ou o budismo. Vai tentar fazer isso com um evangélico! Porque tem católicos que conseguem aceitar que Deus é um só, não importa o nome que você dê a ele, e atende às mais diferentes formas de prece. Os evangélicos são xiitas radicais e acham que só o Deus dele é o único e verdadeiro e todo o resto é obra do Demo (porque Desfavor é imparcial, se Deus tem que estar em maiúscula, o Demo também, não teremos favorecimentos aqui!).
Até os sacerdotes católicos eu acho mais decentes. Tudo bem, alguns são chegados numa criancinha, mas porra, pelo menos tem que fazer alguns sacrifícios para se dedicar a pregar esta religião, tem que abdicar de algumas coisas e de alguns confortos (nem que seja do abrir mão do direito de fazer sexo sem ter que se preocupar em esconder isto!). Os pastores evangélicos podem tudo, ostentam riqueza e não tem que fazer qualquer sacrifício. Sem contar que não tem que estudar nem passar por grandes preparações para virar Pastor. Podem ser fotografados em iates cheios de dinheiro e mulheres que isso não revolta seus seguidores. Podem ter até processo criminal que Kaká e todos os demais fiéis continuam apoiando. Fácil, né? Tem menos mérito que os católicos!
Também acho os evangélicos no geral mais emburrecidos que os católicos. Porque o catolicismo, bem ou mal, prega o estudo, tem um incentivo à leitura. Grandes igrejas católicas tem bibliotecas, são templos do saber (em que pese um livrinho ou outro censurado…). Se um católico quiser, ele terá livros à disposição. Evangélico tem mais é que trabalhar que nem uma mula e depois pagar o dízimo. Para virar evangélico e se converter o principal é pagar. Católicos fazem trocentos “cursos” desde criança onde estudam a fundo as mentiras que irão repetir. Evangélicos apenas tem que ter fé cega.
Católicos também lidam melhor com essa coisa estressante de pecado e suas conseqüências. São mais generosos. Cagaste no pau a vida toda? Tá bacana, se arrependa de coração e tudo vai acabar bem. Comeste a esposa do teu vizinho? Relaxa, confessa, se arrepende, reza lá a quantidade de orações que te mandarem rezar e tá tudo zerado. Já evangélico é mais implacável. Dominam os seguidores não por amor a Deus e sim por medo a Ele. Se fizer isto vai para o inferno, se fizer aquilo, vai para o inferno, tudo sempre é grave, você tem que viver pisando em ovos porque se fizer merda não é tão fácil assim ter uma segunda chance! Falam mais no Diabo do que em Deus!
Catolicismo tem uma tradição, uma história (fogueira? Oi? Se tivessem queimado judeus, a religião estaria banida e mal falada até hoje…), tem um mínimo de cultura e investimento. A religião evangélica é praticamente uma empresa! Uma máquina de fazer dinheiro com suas promessas de milagre Express. Respostas fáceis, pouca liberdade de questionamento. Não que a igreja católica seja muito democrática, mas se você sentar com um padre e começar a questionar ele vai te responder, ainda que seja te enrolando com mil mentiras (ela era virgem mesmo sendo casada e engravidou virgem? Wat). Faça o mesmo com um Pastor e veja ele começar a te ameaçar de ir para o inferno!
Até mesmo os templos em si são mais elaborados na igreja católica. Pinturas de grandes artistas (pagos com impostos arrancados do povo que passava fome, ok), ambientes personalizados e trabalhados (com o ouro e madeira que roubaram da América, mas ok). Igrejas evangélicas são frias, parecem supermercados, são impessoais, são praticamente currais de gente.
E por fim, acho que os católicos são mais tolerantes com tudo. Toleram melhor as diferenças, os erros dos outros e suas escolhas de vida. Eles costumam pensar que os outros são errados, são burros e estão vivendo errado, mas também costumam pensar que Deus vai perdoá-los se eles forem pessoas boas no final das contas. Evangélico não. Evangélico tem tesão em pensar que qualquer pessoa que discorde dele vai arder no quinto dos infernos (pois só pelo fato de discordar dele, já é garantido que não é uma boa pessoa!) e só ele vai se dar benzão no seu pedacinho do céu. Evangélicos são um câncer deste país. Já já vão eleger até Presidente da República. Vai ser uma nova forma de ditadura, a ditadura evangélica!
Pense nas pessoas famosas que são católicas e nas que são evangélicas. Quem é mais baixo nível? Pense nas pessoas que você conhece que são católicas e evangélicas… quem é menos pior?
Fora o clássico: a imensa maioria de fiéis são exemplos vivos de como não deveríamos conduzir nossas vidas. São ex-bandidos, ex-falsários, ex-drogados, ex-prostitutas etc…
Então, do nada, algo MILAGROSO acontece: GEZUIZ vêm e os salva !!!! Olha o auto-perdão reluzente !!!! Deve ser o máximo tornar-se o Centro de Atenção da Divindade que se cultua, não? É como pensar "sou tão especial, tenho uma missão tão brilhante que GEZUIZ me salvou, mudou minha vida, me fez seu instrumento…". IMBECILIDADE e COMPLEXO DE IMPORTÂNCIA AUTO-ATRIBUÍDA, nos vemos por aqui !
Vou encerrar porque o comentário tá gigantesco. Mas haveria muito mais a ser dito…
Obs.: Necessário relativizar: umas Igrejas são mais ou menos tolerantes que outras; contudo, globalmente, compõem um Monstro de Várias Cabeças.
Monstro de Várias Cabeças.
E sempre cabendo mais uma !
Concordo totalmente com Sally: Evangélicos são muito mais incômodos e inconvenientes que os Católicos.
Há que se mencionar que os Protestantes englobam diversas orientações religiosas que tiveram base no Catolicismo. Mas que, ao questionar os Dogmas da ICAR, tiveram que se separar e buscar independência para praticar sua forma específica de religiosidade.
Dentro desta separação inicial, surgem as Igrejas Evangélicas – que é um tipo de Protestantismo, NÃO O ÚNICO ! Cada qual, também, com sua característica: umas mais radicais, proibitivas, retrógradas; outras mais modernas, tolerantes. É por isso que os atualmente chamados "evangélicos" (translate: Crentalhada chata pra kralho!) têm origem em tantas Igrejas distintas e, até mesmo, divergentes entre si.
As características que eu mais DESPREZO nestes subtipos de cristianismo, são: a intolerância religiosa, o preconceito com quem pensa diferente (sob qualquer aspecto da vivência humana), o culto cego à Bíblia, a preguiça de raciocinar (que induz ao culto ao pastor, responsável por vomitar verdades aos fiéis e a doutriná-los segundo seu ponto de vista) e, claro, o culto ao dinheiro e ao poder.
Já as caracterísitcas que mais me ENOJAM, são: a inconveniência, a histeria, a lavagem cerebral e o empobrecimento cultural que empreendem. Como Sally afirmou: são barulhentos, chatos, insistentes, intolerantes, emburrecidos, monotemáticos…
Concordo totalmente com Sally: Evangélicos são muito mais incômodos e inconvenientes que os Católicos.
Há que se mencionar que os Protestantes englobam diversas orientações religiosas que tiveram base no Catolicismo. Mas que, ao questionar os Dogmas da ICAR, tiveram que se separar e buscar independência para praticar sua forma específica de religiosidade.
Dentro desta separação inicial, surgem as Igrejas Evangélicas – que é um tipo de Protestantismo, NÃO O ÚNICO ! Cada qual, também, com sua característica: umas mais radicais, proibitivas, retrógradas; outras mais modernas, tolerantes. É por isso que os atualmente chamados "evangélicos" (translate: Crentalhada chata pra kralho!) têm origem em tantas Igrejas distintas e, até mesmo, divergentes entre si.
As características que eu mais DESPREZO nestes subtipos de cristianismo, são: a intolerância religiosa, o preconceito com quem pensa diferente (sob qualquer aspecto da vivência humana), o culto cego à Bíblia, a preguiça de raciocinar (que induz ao culto ao pastor, responsável por vomitar verdades aos fiéis e a doutriná-los segundo seu ponto de vista) e, claro, o culto ao dinheiro e ao poder.
Já as caracterísitcas que mais me ENOJAM, são: a inconveniência, a histeria, a lavagem cerebral e o empobrecimento cultural que empreendem. Como Sally afirmou: são barulhentos, chatos, insistentes, intolerantes, emburrecidos, monotemáticos…
Fora o clássico: a imensa maioria de fiéis são exemplos vivos de como não deveríamos conduzir nossas vidas. São ex-bandidos, ex-falsários, ex-drogados, ex-prostitutas etc…
Então, do nada, algo MILAGROSO acontece: GEZUIZ vêm e os salva !!!! Olha o auto-perdão reluzente !!!! Deve ser o máximo tornar-se o Centro de Atenção da Divindade que se cultua, não? É como pensar "sou tão especial, tenho uma missão tão brilhante que GEZUIZ me salvou, mudou minha vida, me fez seu instrumento…". IMBECILIDADE e COMPLEXO DE IMPORTÂNCIA AUTO-ATRIBUÍDA, nos vemos por aqui !
Vou encerrar porque o comentário tá gigantesco. Mas haveria muito mais a ser dito…
Obs.: Necessário relativizar: umas Igrejas são mais ou menos tolerantes que outras; contudo, globalmente, compõem um Monstro de Várias Cabeças.
Adoro Desfavor.
Não muda muito. "Tá na Bíblia". Sabe quantas pessoas o Diabo matou na porra do livrinho inteiro? Seis. SEIS. SEIS FUCKIN PESSOAS. E Deus? Considera que ele tacou fogo numa Cidade inteira com todo mundo lá, fez um dilúvio que matou o mundo inteiro menos a Família de um cara, e por aí vai… Um cara fez as contas. E teve a pachorra de falar que era mais motivo pra acreditar em Deus, afinal, "Vai que ele decide ME matar…"
Takeopariu né,a opção é ser amigo de Pedófilo ou ser amigo de cara que dá porrada em qualquer um que responder "Foda-se" pra um "Jesus te ama"… Bom, o que eu tenho a dizer é: Foda-se. Não pedi pra Jesus me amar, ué. =b
E Sallyta, faltou comentar dos monges católicos. Os monges podiam estudar os livros proibidos, quando tiver em Sampa se tiver oportunidade dá um pulo no Mosteiro São Bento, vê uma missa de Canto Gregoriano… Puta respeito pelos católicos… Não que eu acredite nessa baboseira de inferno (Segundo Dante Alighieri, mesmo que você seja uma santa pessoa, se n foi batizado o melhor lugar q vc pode ir é o primeiro círculo do inferno, onde segundo "A Divina Comédia" estão todos os filósofos nascidos antes de Cristo. E ele era SUPER devoto e ESTUDOU pra fazer o livro. Wat?) mas bah… Pelo menos o Somir se livrou do primeiro círculo, se Deus achar ele bonzinho ele pode ir, sei lá, pro purgatório ou qualquer merda assim…
É fácil gostar dos católicos hoje porque a igreja católica está na lama e todo mundo se diz católico por hábito. É que nem falar que é gay ou bissexual hoje em dia. 20 ou 30 anos atrás um cara que era homossexual vivia pela "causa". Negros idem, e por aí vai. Quando a "causa" perde força e se mistura, e ninguém mais se espanta, perde força… Aí tudo fica mais suave. No final das contas, o ponto é que quem tem cérebro se recusa a se misturar com a gentalha dos crentes, por isso os católicos parecem mais agradáveis hoje em dia… Mas isso é só um efeito do bando, não muda muito.
E Somir, o texto é ótimo, mas os fins não justificam os meios. Um passo pra trás não deixa de ser um passo pra trás, e se isso propiciar um avanço, a gente só vai saber depois que avançar. Por hora, continua sendo uma piora. "Melhora" foi o Papa João Paulo II pedir desculpas públicas pela cagada da Inquisição. Não apaga, não resolve, mas é uma melhora. Trocar estupidez civilizada por estupidez bárbara é retrocesso, independentemente do propósito.
Um passo pra trás não deixa de ser um passo pra trás, e se isso propiciar um avanço, a gente só vai saber depois que avançar.
Fato…
Falando em LEC, aqui já estão prendendo quem distribui panfleto religioso ou quem fala mal de homossexuais. As coisas começam assim, depois aceleram. Toda revolução de bases humanistas chega num ponto em que começa a mandar sacerdotes e religiosos em geral para a guilhotina ou para o paredão de fuzilamento (ou seus equivalentes à época): Revolução Francesa de 1789, Revolução Russa de 1917, Cuba com Fidel e Che, China com Mao, Pol Pot, Enver Hoxha, Kim Il-Sung, a patota toda.
A diferença é que, hoje, não se chega mais ao poder na base de revoluções armadas, sangrentas. A coisa vai na base da revolução de veludo, com infiltração gramsciana na academia e demais meios intelectuais até que o povo anestesiado passe quase todo a concordar com a barbárie.
A sequência é sempre a mesma: desmoralização, desestabilização, crise e normalização. Sites como o Desfavor fazem o trabalho de desmoralização, vocês são todos inocentes úteis nas mãos da agenda da Internacional Socialista (que atualmente atende pelo nome de Foro de São Paulo).
A única coisa que me chateia nisso tudo é que, quando as coisas começarem a acelerar, vai ter leitor reclamando que ninguém avisou…
MIJAO, MINHAS PRECES PARA TE SALVAR FORAM OUVIDAS… PARABENS.
HIIIHIHI
AGORA QUE A LEC É LIGA DE EXTERMINIO DE CATOLICOS, VOU COMEÇAR A ORAR PELA SALLY.
ADOREI O TEXTO DO MIJAO.
SALLY, CONVERTA SE
Nietzche morreu louco, Sartre se arrependeu no fim da vida.
E para quem falou em igreja prendendo gente, aguardem. Dilminha paz e amor pode até não ser quem vai decretar de forma 100% aberta a temporada de caça aos cristãos, mas a inauguração da LEC do mundo real está cada vez mais próxima aqui na América Latina. Na China e na Coréia do Norte ela já opera faz um bom tempo.
Nietzche morreu louco, Sartre se arrependeu no fim da vida.
E para quem falou em igreja prendendo gente, aguardem. Dilminha paz e amor pode até não ser quem vai decretar de forma 100% aberta a temporada de caça aos cristãos, mas a inauguração da LEC do mundo real está cada vez mais próxima aqui na América Latina. Na China e na Coréia do Norte ela já opera faz um bom tempo.
Concordo com a Sally!! E acho que falar mal do catolicismo é chutar cachorro morto.. eles já estão tão queimados..
Sabe o que mais me dá ódio? Eles falando de música do mundo e música da igreja, porque eu não ouço música do mundo.. tomá no cu porra!!! Música do mundo é o caráleo… Não tem pior raça no mundo que evangélico, eles são um vírus se propagando mais rápido que o e bola na África, daqui a pouco seremos presos pela igreja e a igreja evangélica vai ser uma espécie de igreja católica NEW GENERATION queimando as pessoas na fogueira santa do monte das orações… na boa , se eu conheço alguém e a pessoa me diz que é evangélica eu já tomo nojinho dela, me afasto, e não faço a menor questão de me manter perto..
E eles se acham superiores com aquela cara de … olha fica aí com suas bebidas e suas músicas do mundo com seus amigos gays que sua hora vai chegar e deus – esse grande vingador dos céus – vai te castigar para o resto de sua eternidade…
ODEIO EVANGÉLICO!!!!
Um abraço Kika ( Não vou me identificar pois meu nome é bem incomum e meu gerente é evangélico até o último fio de cabelo.. vai que né.. não sei.. ele lê isso aqui.. rsrsr)
Falando sobre islã x catolicismo, protestantismo e "evangelismo": O Islã presta menos ainda do q as 3 supra-citadas.
os dois têm razão em bastante coisa, mas várias situações e atitudes que você considerou positiva nos católicos, Sally, eu acho que são bem negativas…por exemplo:
"já vi católicos respeitando outras crenças e até mesmo praticando outras em harmonia com o catolicismo"
…o nome disso pra mim é incoerência, não respeito. não acho grande mérito não se dar nem ao trabalho de seguir direito a religião que escolheu. se o catolicismo tem coisas erradas, tipo o Papa proibindo camisinha, essas pessoas deveriam simplesmente abandonar uma religião tão idiota, em vez de ficar fazendo as "adaptações necessárias"…
"Cagaste no pau a vida toda? Tá bacana, se arrependa de coração e tudo vai acabar bem."
sério que você acha positivo tamanho auto-perdão? é muito escroto isso! tomara que tenha sido uma ironia que eu não tenha entendido.
e acho que o somir tocou no ponto principal, "ètica católica" e "ètica protestante"…a ética protestante, com todos os seus defeitos (começando por acreditar em deus, né) e motivações escrotas (dízimo bem gordo) pelo menos prega o enriquecimento por meio do trabalho.
o catolicismo em si, entretanto, já valoriza a abnegação, a pobreza…daí a boa e velha frase "é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que o rico entrar no reino dos céus". acho que só ajuda na ética brasileira de que bom e divino é ser pobre coitadinho, em vez de tentar mudar alguma coisa (por meio de esforço pessoal ou política)
porra, eu ia falar a motivação das igrejas protestantes em terem aqueles templos lisos, mas não quero me sentir mais defensora dos crentes do que tô me sentindo. e olha que eu estudei em colégio de freiras quando era criança!
http://wp.me/pUgsw-257
Leiam e aprendam.
Hahahaha, Adorei o comentário nerd-otaku do Anônimo "Meu ídolo morreu por mim e o seu?" O meu morreu 2x e ainda levou o ManjiBuu junto!!! Pqp esse o público do Desfavor…que orgulho! Rindo muito alto…
A solução da questão é muito simples coloque os dois numa cela e meta uma bala no meio da testa de quem sobreviver por precaução.
Dalhe Tomir! Católico é eternamente pior. Pau no cu é isso de proibir camisinha, anticoncepcional, tudo pra ter mais catoliquinhos no mundo e pagar mais dízimo pra eles. Evangélico não se mete muito nessas coisas, até o Macedão é a favor do aborto! Isso sem contar que as crentes cansam de dar a bunda pra manter o cabaço na frente e todos os colegas de culto sabem.
Em matéria de escrotice brasileira é o catolicismo, em matéria de escrotice mundial é os homens bomba muçulmanos e os tais adoradores do capeta que matam pra agradar ao chefe.
Off topic: Dilmão presidente!
Vcs sabem que esse blog tem muitos frequentadores que colam velcro e queimam rosca. A turma GLBT está feliz com o Dilmão Lá!!!
A shitstorm approaches…
Oque mais incomoda nos evangélicos é a intolerância com outras religiões, ou a falta de uma.
Sério, é muita cretinice, manucu!
Eu acho os evangélicos mais chatos e os católicos mais perigosos. A Igreja Católica já fudeu a humanidade bagarai e hoje ainda fode, vide casos de aborto e casamento de homossexuais.
Os evangélicos enchem o saco em todo lugar, raça ruim do caralho. Parece erva daninha. Essa história de "Meu ídolo morreu por mim e o seu?", coisa chata… o meu também morreu por mim 2 vezes e ainda levou o MajinBuu junto.
Ambos são hipócritas e inúteis, podiam se abraçar e ir pra longe ;)
Hoje o páreo tá difícil, mas vou ter que concordar com o Somir.
Estou levando pro lado dos absurdos cometidos ao longo da história e atualmente.
Crente é uma gentalha que fala, fala pra caramba! Vai um pastor encostar a mão numa criancinha pra ver se no dia seguinte não tá a igreja toda comentando, criticando, fofocando, conspirando… em uma semana o cara sai do posto de pastor. Na igreja católica é tudo acobertado, as pessoas evitam falar. E a inquisição? Todo mundo esqueceu daquelas barbaridades feitas em nome de Deus? Meter o pau no Islã é facinho né. Os protestantes tem lá um pouquinho de mérito por terem surgido em movimento de indignação contra os absurdos católicos (indulgências lembram? que é o dízimo perto de quererem vender a salvação?) Depois os crentes também começaram a fazer merda em cima de merda, é a evolução…
E vou falar uma coisa polêmica, mas que eu posso falar por já ter visto com meus olhos, ninguém me contou. Já frequentei as duas igrejas e constatei que o nível educacional costuma ser maior na igreja católica, por isso que os crentes são mais gentalha barraqueira que os católicos, que são uma gentalha contida (graças a uns 6 ou 10 anos de escolaridade a mais).
Ps. Mal posso conter minha ansiedade pra ler os comentários em caps lock.
Eu só sei de uma coisa sobre eles :
Meter o pau no Islã é facinho né.
Esses “de Gezuiz” entre os (pseudo) críticos são grande perigo mundial, “em algum lugar” logo após o próprio Islã !!!