Ele disse, ela disse: Vergonha virtual.

Foco! Foco!Num mundo com cada vez mais câmeras, as quatro paredes estão se tornando obsoletas. Bilhões de vídeos e fotos de pessoas em trajes e poses comprometedoras circulam pela internet todos os dias. Algumas por vontade própria, outras nem tanto…

Tema de hoje: Quem fica mais exposto com nudez na internet, homens ou mulheres?

SOMIR

Os homens. Mas antes de tudo, acho importante mencionar que vivemos numa sociedade muito mais dinâmica do que as nossas opiniões. Para responder a uma pergunta como a desta coluna, o habitual é ir buscar na mente uma “verdade” sobre o assunto que você já sabe e aplicá-la na sua resposta. Creio que a “verdade” que mais vai aparecer é a de que mulheres sofrem mais com repressão de fundo sexual.

Por essa ótica, nem precisa ler meu texto. Vai direto para o da Sally, recheado de sabedoria “atemporal” e opiniões “confortáveis”… Reconheço que é mais fácil não adaptar suas idéias ao contexto do mundo de hoje. Muita coisa JÁ mudou desde que a “guerra ao machismo” começou.

E é do mundo de hoje que eu pretendo falar. O mundo onde muita gente pode compartilhar informação de forma praticamente instantânea. Está na hora de atualizar seu software de compreensão do mundo… A internet É um modificador de comportamento poderoso. E como é justamente no meio virtual que o fato se desenrola, faz sentido pensar nas peculiaridades da rede.

O meu argumento principal é simples: Mulheres acabam menos expostas com fotos e vídeos “indecentes” pela quantidade AVASSALADORA de concorrência disponível. Não sejamos inocentes de ignorar boa parte do tráfego de informações na rede mundial de computadores visa apenas montar imagens de mulheres peladas… Não tem um site onde você pode achar a foto da “amadora pelada”, existem MILHÕES.

As chances dessa imagem vazar para todos os grupos com os quais você convive diminuem, por incrível que pareça. Achar esse material é achar uma agulha num palheiro… E mesmo que achem, novamente pela quantidade incrível de outras mulheres também expostas, costuma ser uma desculpa plausível dizer que é outra pessoa ou que foi uma montagem em cima de alguém parecido.

Se serve como uma espécie de esconderijo na multidão, também demonstra como o “tema” é mais difundido. A nudez feminina é muito mais aceita e celebrada que a masculina. A nudez feminina tende a ser considerada arte com uma facilidade incrível. E eu não estou tirando da cartola uma idéia retrógrada, é questão de números mesmo: A quantidade de exemplos de exposição feminina disponíveis para o grande público supera, e muito, o seu contraponto masculino. E isso se tornou ainda mais gritante depois do advento da internet. Estamos adaptando a argumentação aos dias de hoje, lembram?

Pessoas tendem a se acostumar com algo muito presente em suas vidas. As fotos ou vídeos de fulana peladona chocam menos que a de fulano. Você se sentiria mais exposto pelado(a) no meio da rua ou numa praia nudista? Considerando a oferta de mulheres e homens pelados na internet (novamente, o meio em que essa discussão se baseia), elas estão praticamente na praia do exemplo… Imagino que não deva ser agradável, mas como no final das contas hoje estamos fazendo uma espécie de “menos pior”, é menos pior ser uma mulher pelada na internet.

Evidente que a reação alheia tem papel decisivo no quanto uma pessoa se sente exposta. E é justamente aí que podemos perceber como opiniões “velhas” nos levam ao erro no mundo de hoje. É um clássico dizer que homem tem muito mais liberdade de expressar seu desejo sexual do que a mulher. Outro clássico é que mulheres são muito mais passíveis de serem tratadas como vítimas. E são clássicos com fundamentação na realidade.

Junte essas duas coisas no ambiente do exemplo de hoje e você vai ver como não dá só para cuspir um “mulher sempre fica mais exposta” sem analisar de verdade o que acontece.

A reação pública da foto feminina: Maioria de elogios e solidariedade. Se é mulher, mesmo que seja mais feia que a fome, sempre vai aparecer um desesperado se rasgando em elogios. Você pode até achar que não resolve muito, mas pense comigo: É pior estar num palco com a platéia aplaudindo ou vaiando? Aceitação mitiga os efeitos da exposição. Se a cidadã for “mais ou menos”, não vai ter UM homem heterossexual falando mal. E como mulheres tem liberação social para elogiar o físico de outras, ainda vai receber palavras de incentivo de amigas e simpatizantes.

E não podemos esquecer que com raras exceções, a mulher vai ser tratada como vítima. O que ela disser vale mais. As pessoas tendem a ficar do seu lado e controlar os acessos de moralismo se acham que você foi sacaneado. E pela mesma presunção de coitadinha, ainda vai ser defendida caso alguém critique.

A reação pública da foto masculina: Se ele não for excepcionalmente atraente, escárnio puro. Mulher se sente reprimida de elogiar, homem faz questão de sacanear. A idéia geral é que ele foi um OTÁRIO e a não ser, novamente, que ele seja um exemplar excepcional da espécie, vai ter o pinto taxado como pequeno. É mais engraçado assim. Pode chamar homem de feio, mas nunca dizer que ele tem pinto pequeno…

E quanto à lenga-lenga que mulher sempre fica com presunção de vadia: BEM VINDO(A) AO SÉCULO XXI! Presunção de vadia não tem mais um décimo do peso que já teve. A vadia JÁ é um modelo “midiático” válido e muitas crianças estão crescendo com essa visão das coisas. A liberação sexual feminina funcionou… Acordem. Se você também acha que ser vadia não é uma coisa bacana, bem-vindo(a) ao time, JÁ somos minoria.

O mundo pós-internet tem mudanças significativas que não podem mais ser ignoradas. A platéia é maior para tudo. As reações do público tem um poder que nunca tiveram na história. Eu não troquei o foco da importância à toa. Não é mais a foto, é a quantidade de “curtidas”.

Os problemas são diferentes, opiniões clássicas precisam conhecer novos contextos. Atualize-se ou continue sendo um vítima.

Para fazer um discurso sobre a importância de não ficar trocando de opinião só para provar que eu realmente falo com as paredes, para dizer que eu só acho o que acho porque tenho pinto pequeno, ou mesmo para dizer que vai discordar porque adora a presunção automática de vítima da sociedade: somir@desfavor.com

SALLY

Quem fica mais exposto com fotos nuas vazadas na internet? Sem dúvida a mulher. Gostemos ou não, vivemos em uma sociedade machista e nesses momentos a corda arrebenta para o lado feminino.

Ter sua esposa ou namorada nua na internet causa muito mais impacto no homem do que ter seu marido ou namorado nu na internet para a mulher. A mulher que tem fotos nuas divulgadas é piranha, vagabunda ou, na melhor das hipóteses, burra. E o homem, é o que? Nem sequer EXISTE uma palavra pejorativa para descrever o homem que tem uma foto dessas divulgada! Digo mais: se a foto for em algum contexto que indique ele fazendo sexo, periga ser até POSITIVO para a sua imagem: garanhão!

Sem contar que uma foto feminina na internet será muito mais procurada do que uma masculina. Basta um conhecido ver e começa a boataria: “Já viu a foto da Fulana?”. TODOS os homens que a conhecem vão lá ver: amigos, colegas de trabalho, professores, colegas de academia, colegas do curso, porteiro e até mesmo o carteiro. Vão ver comentar. Agora se for a foto de um homem, duvido que muitas mulheres tenham o trabalho de procurar ou ficar mandando e-mail.

Mesmo entre os desconhecidos, o acesso será maior às fotos da mulher pedada. Alguém duvida que a procura é muito maior por fotos de mulher pelada do que por fotos de homem sem roupa? A foto feminina provavelmente será acessada muito mais vezes e quem sabe até poderá ser usada em um site de prostituição ou coisas do tipo. Além disso, homens trocam entre si muito mais material pornográfico do que mulher, então, periga dela correr o mundo via e-mail se for gostosa. Já repararam como homem gosta de ficar trocando e-mail com fotos de mulher pelada? Não? Então pesquisa, porque ele deve ter um e-mail caixa 2!

Sem contar que, pela ordem natural das coisas, mulheres tem (ou deveriam ter) mais pudor do que os homens. Homens andam mais despidos, saem até sem camisa na rua e quando vão na praia ficam praticamente nus se usarem uma sunga, short ou bermuda de cor clara (sim, marca tudo, sinto muito ser tão sincera). Homem é mais despudorado. Homem mija coletivamente com outros homens do lado. Homem anda pelado em casa. Homem não tem vergonha do seu pênis, muito pelo contrário. Como regra geral, se eles pudessem saiam na rua balançando o próprio bilau como isca para ver se conseguiriam atrair alguma mulher.

Já mulher, por questões culturais, tem mais pudor com nudez. Mulher tem que esconder os seios, mulher tem que esconder a bunda. Mulher que é vista nua fica meio “desvalorizada” socialmente (eles compram Playboy, mas será que namorariam com elas?). Uma roupa curta já aborrece os homens por achar que tem coisa demais à mostra. Homens são criaturas mais visuais do que mulher, então homens sabem que outros homens cairão babando em cima de qualquer exposição visual da figura da sua mulher. Talvez por isso doa tanto.

Sem contar que homens tem aquele resquício animal de “meu território”, “minha propriedade” e sentem seu território invadido com um mero olhar. Homens caem na porrada porque outro homem OLHOU para sua mulher, mesmo ela estando vestida. Imagina o quanto não deve doer se ela estiver na internet (ou seja, todos os homens do mundo podem olhar) e se ela estiver pelada! É um sinal da perda do privilégio que deveria ser dele, SÓ DELE. Ele leva para jantar, ele atura a paunocuzação feminina, ele namora… em troca ele quer o privilégio da exclusividade. Só que para eles não basta que a mulher seja fiel, ele quer a exclusividade do direito de imagem também!

Sem contar o USO que será dado às fotos. Fotos de um homem pelado jogadas na internet servirão ou para matar curiosidade ou para causar risadas. Já foto de mulher pelada dificilmente vai ser usada para outro objetivo que não masturbação. Isso deve incomodar bastante.

Outro ponto que agrava a situação: homem sabe que sua mulher fez sexo com outros homens antes dele, mas homem não gosta de pensar nisso, não gosta de lembrar disso e muito menos ter isso esfregado na sua cara de forma pública. Fotos nuas fatalmente serão relacionadas a outro homem (convenhamos, quase sempre são eles os fotógrafos) e também ao tamanho da entrega que essa mulher teve com esse outro homem a ponto de permitir que ele tire esse tipo de fotos.

Ainda tem os amigos. Ahh, os amigos, aqueles panacas. Os amigos do homem irão sacaneá-lo abertamente ou então bater uma punheta secretamente. Uma amiga de uma mulher cujo namorado foi parar pelado na internet nem sequer deve tomar conhecimento do fato, e se tomar, o máximo que vai fazer é dar um comentário de apoio. Uma amiga não chuta outra amiga em uma hora dessas. Depois dizem que eles é que são amigos de verdade!

Para uma mulher, ter fotos do seu parceiro pelado na internet é uma merda, é chato, é uma situação incômoda. Mas não dói nem humilha. Mesmo que a mulher se decepcione e até mesmo termine seu relacionamento por isso (coisa que acho improvável), dificilmente sairá tão magoada como na situação oposta. Foto da própria mulher pelada na internet “quebra” alguma coisa dentro da cabecinha dos homens, quebra algo muito difícil de colar. Não me perguntem porque, mas meio que aniquila a confiança e a visão de mãe dos filhos. Talvez porque acabe com a ilusão de pureza e inocência que eles precisam alimentar que a gente tem.

Não estou passando a mão na cabeça de vagabundo não! Não estou dizendo que homens estão certos, apenas estou dizendo que acho que é assim que eles se sentem. Em tese, acho que ninguém deveria ter o direito de ficar puto com isso, mas na prática sei que as coisas são bem diferentes. Não é mais grave quando se trata de uma mulher, é tão grave quanto, mas infelizmente ela fica mais exposta.

Mesmo pensando em um desdobramento futuro, a mulher continua mais exposta: filhos. Que criança será que vai ser mais sacaneada no colégio, aquela cujos colegas acharem uma foto da mamãe pelada com os tornozelos atrás das orelhas, ou aquela cujos colegas acharem uma foto do papai de pau duro? Provavelmente os amiguinhos nem vão assumir que viram uma foto de um homem pelado! Sem contar que falar da mãe sempre dói mais.

Sim, é uma merda que a mulher seja tão fragilizada a ponto de que um mesmo ato a afete de forma muito mais significativa. Eu não queria que fosse assim. Mas é. Faça o exercício mental: o que te doeria mais? Papai ou mamãe pelados na internet? Seu irmão ou a sua irmã? Você ou sua namorada?

Obs: Sem contar que foto de mulher pelada sem photoshop é duplamente humilhante, as invejosas de plantão vão ficar apontando as celulites e os defeitos! Ninguém merece isso! Homem não fica apontando defeito no corpo de outro homem, homem nem quer ver uma foto de outro homem!

Para negar a desigualdade gritante e concordar com o Somir só porque é menos incômodo, para dizer que mesmo sendo homem você aponta a celulite nas fotos caseiras ou ainda para dizer que tem tanta foto de gente pelada na internet que tanto faz: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (10)

  • Texto do Somir que é muito mimimi. Não tô falando das atrises pornôs, tô falando das pessoas comuns. Homem se tira foto do pinto é machão, agora vai uma mulher mostrar os peitos que vai rolar o mundo como galinha.

  • Realmente, minha argumentação não foi lá das melhores. Mas, convenhamos, a sua também não dá pra convencer. Ainda me pergunto o porque que você tenta essas causas perdidas…

  • "Somir, essa sua argumentação tá fraca. A quantidade de imagens na teoria seria um bom atenuante, se não fosse a quantidade de MULHERES QUE EXISTEM NO MUNDO."

    Oh, a ironia!

  • Ambos os posts muito bem fundamentados, com isso o "ideal" seria um misto dos 2. O que é bem difícil diga-se de passagem.

  • Então, eu acho que esse é um assunto muito difícil para ser discutido assim. Que tal fazermos uma pesquisa antes? Sally e Somir, divulguem uma foto de vcs pelados, daí, depois da repercussão, a gente pode concluir mais facilmente! :D

    Brinks!

    Aaaah, eu não sei com quem concordar. Acho que se a mulher acabou tendo uma foto sua divulgada é pq ela foi burra demais pra deixar isso acontecer! Sem contar que a maioria das fotos que eu vejo é a própria mulher quem divulga! Nunca vi um homem heterossexual fazendo isso!
    (Mentira, vi sim. Um cara da acadêmia que eu frequento divulgou fotos de cueca no orkut. Loguinho ele teve que tirar. Das garotas que viram, nenhuma pensaria na hipótese em ficar com ele!)
    Já mulher e gays fazem isso com uma frequência….
    Vai lá dar uma olhadinha no orkut, e a coisa que você mais encontra é profile de mulher apelando pra sexualidade. Parece que a mulher descobriu os efeitos que o próprio corpo causam em um homem hoje, e aí usa e abusa disso, como se fosse muito digno e uma atitude bonita!
    Agora, o que a Sally falou é uma verdade. A mulher, me parece, fica mais exposta sim. Quando cai na rede a foto de uma mulher pelada, o caso tem um alcance muito maior! Sem contar que pra sempre é dela que vão lembrar, e que se for um videozinho, por exemplo, aí sim, ela será a eterna piranha e vagaba!
    Eu moro em cidade pequena, e lembro de todas as mulheres que cometeram essa burrice! Agora dos homens, só lembro de um, porque foi meu colega de aula!
    É, de fato, a mulher fica mais exposta sim!

  • Como esse post surgiu:

    Somir: Sally, acho que perdi meu iPhone!
    Sally: :O
    Somir: Eu estava saindo da Thermas Germânia, coloquei a mão no bolso e não achei…
    Sally: O que é Thermas Germânia?
    Somir: Sally, concentre-se no que é importante. Nossas fotos estão lá!
    Sally: :O :O :O :O :O :O
    Somir: :(
    Sally: Siago Tomir!
    Somir: Nem precisa ficar nervosa, quem vai sofrer mais sou eu…
    Sally: Claro que não. Serei eu! O que eu vou dizer lá em casa?
    Somir: Sally, por favor, é lógico que eu sofrerei mais…

    E assim vai.

    A propósito, eu acho que as mulheres sofrem mais. Nem existe site para fotos masculinas, eu acho. Quando foto de homem cai na net, ele está comendo uma mulher (normalmente). No fim, ele acaba saindo como garanhão.

  • "A nudez feminina é muito mais aceita e celebrada que a masculina".

    Celebrada pelos homens, você quer dizer?

    Somir, essa sua argumentação tá fraca. A quantidade de imagens na teoria seria um bom atenuante, se não fosse a quantidade de MULHERES QUE EXISTEM NO MUNDO. EM cidade pequena, por exemplo, sempre que sai uma imagem/video de alguma menina/mulher na net, ela sofre com olhares tortos e comentários sussurrantes. Às vezes até comentários em alto e bom tom.

    Não tem como comparar o quão a mulher é afetada com isso. Homens são afetados algumas vezes? São sim. Inegável. Mas a sociedade É uma sociedade machista pra caralho ainda, e homem pelado que sai pelado é muitas vezes digno até de respeito (comendo tal mina! Nossa!) e mulher que sai pelada é, por algum motivo alheio ao meu entendimento, tarjada de puta.

  • homem pelado é uma desgraça de se ver, por isso as mulhres chamam mais a atenção,porque mais lindo que uma mulher pelada são duas .
    Amo ver a rachinha delas entre as pernas, o visão maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: