Desfavor Convidado: Relatos dos Protestos
| Desfavor | Desfavor Convidado | 1 comentário em Desfavor Convidado: Relatos dos Protestos

Desfavor Convidado é a coluna onde os impopulares ganham voz aqui na República Impopular. Se você quiser também ter seu texto publicado por aqui, basta enviar para desfavor@desfavor.com.
O Somir se reserva ao direito de implicar com os textos e não publicá-los. Sally promete interceder por vocês.
Relatos dos Protestos: Mais um texto de leitores sobre o que ocorreu nos protestos do dia 20/06.
Sally, estive no Rio de Janeiro ontem pela manifestação. O objetivo era começar na Candelária e atravessar toda a Presidente Vargas até a Prefeitura do Rio. Você que morava no rio sabe que é uma puta de uma caminhada. Enfim, eu e meu grupo começamos a caminhar um pouco antes da linha de frente, tinha tanta gente que mesmo estando adiantados ainda tinha MUITA gente na nossa frente.
Vimos de tudo, famílias, estudantes, casais, idosos, gente de meia idade e,sim, vimos pessoas (homens jovens) que claramente vinham mal intencionados, cobrindo o rosto e com pedaços de pau na mão.
Quando chegamos na altura da cedae não deu para seguir, de lá vimos correria e ouvimos bombas de gás, o pessoal correndo, gente pedindo pra não correr, gente pedindo não violência, sem vandalismo, etc etc.
Pois bem, a luz na presidente vargas foi cortada! A polícia jogando bombas de gás e cercando os manifestantes pelas ruas que desembocam na avenida pela esquerda e, uma coisa que não vi ontem mas aconteceu na segunda feira: uma vez que jogavam as bombas contra a população o helicóptero dava um ‘rasante’ para espalhar e intensificar os efeitos.
Vi vândalos sim, mas na VOLTA quando a polícia começou a atacar a população. Sinceramente, não vi o que estava acontecendo na prefeitura, mas nada justifica a violência que eu vi depois. Meu grupo resolveu voltar porque estava com medo, até porque o gás tava chegando na gente. Na volta pela presidente vargas, chegando na altura do Ministério da Guerra/Central a polícia estava cercando por trás. Eu vi gente tendo que voltar correndo porque os pms estavam prendendo as pessoas, tacando gás de pimenta indiscriminadamente, teve uma senhora de 70 que chegou até a gente pedindo para respirar no pano com vinagre porque jogaram no rosto dela o spray de pimenta. A polícia não fez diferença nem para grupos de famílias, pais com crianças também ficaram no meio da confusão.
Entramos na Marechal Floriano (nessa hora só queríamos ir embora o mais rápido possível), mas a polícia continuava caçando as pessoas, jogando bomba. Nos refugiamos num bar na Rua Acre, mas logo vieram pms cercando o local e mesmo com medo decidimos ir pra lapa porque ali estaria mais cheio e seria mais difícil de acontecer alguma arbitrariedade.
Quando passamos na presidente vargas vimos um cenário de guerra, o choque na rua, coisas queimadas na rua, muita fumaça, todo mundo andando em grupos grandes. Nossa sorte foi achar o metrô da carioca recém aberto e em 20 minutos estava em casa.
Agora, depoimentos de amigos:
LAPA: estava na lapa um amigo meu que saiu da manifestação logo que deu confusão. Foi beber num bar quando a polícia passou e jogou uma bomba de gás lacrimogêneo dentro do estabelecimento. Ele quase desmaiou (imagina os efeitos disso num lugar fechado), meninas enfiando o rosto na geladeira, cenário de horror. Outros amigos sitiados na lapa sem conseguir sair, polícia cercando todo mundo.
IFCS: meu amigo se refugiou lá depois de ver o caveirão chegar fazendo terror psicológico e com fuzisssssssssss. Não teve falta de água e luz, mas pms passaram dando tiros pro alto, ficavam fazendo chacota do lado de fora e falando que não se responsabilizavam por quem saísse. Ou seja…. Chegou logo depois uma comissão da OAB e o freixo que negociaram e escoltaram os alunos. O reitor da universidade também estava lá.
PRESIDENTE VARGAS: mais tarde, quando já estava mais vazio uma amiga estava com um grupo tentando ir embora quando a polícia passou jogando bomba de gás e spray de pimenta. Revistou todo mundo, xingou, ameaçou prender e foi embora fazendo chacota.
GRUPO DE PARTIDOS: teve um amigo meu que estava no meio do grupo que levava bandeiras de partidos. Aparentemente fizeram um cinturão em volta desse grupo que era constantemente hostilizado por outros manifestantes na retaguarda. Tinha gente reclamando, gritando ‘sem partido’, mas chegando na altura da central algumas pessoas de rosto coberto começaram um confronto mais direto e os que estavam no cinturão começaram a dispersar com medo. No final até houve pancadaria e o pessoal teve que ir embora mesmo, tendo inclusive até um mastro da bandeira roubado.
LARANJEIRAS: tive amigo que levou gás de pimenta no rosto em laranjeiras, jogaram bomba de gás no mercadinho, BOPE tomando conta da Paissandu e outras importantes ruas hostilizando todo mundo que passava. Ouvi relatos sobre fecharem o túnel sta Bárbara e cercarem manifestantes lá dentro, mas não sei se isso foi verdade mesmo ou já estava fechado antes.
Bom, eu não entendo a lógica da polícia. Acho que ela mesma tá fazendo sua manifestação contra salários baixos e péssima estrutura, mas descontando nas pessoas erradas: o povo! Eles sabem muito bem quem é manifestante e quem é vândalo, mas mesmo assim fazem questao de escrotizar. Não sei que ódio da população é esse.
Senti muito medo ontem quando me vi cercada na presidente vargas de todos os lados e tendo que fugir pela Marechal Floriano e principalmente quando percebi que onde quer que eu fosse ia ter PMs caçando pessoas. Joguei tudo que tinha de cartaz, tinta e limpei meu rosto quando cheguei no bar e saímos com medo de ficarmos ilhados e à mercê da tropa de choque quando tivesse mais vazio (principalmente depois dos seus textos e dos relatos de gente sendo presa em ponto de ônibus inclusive longe da confusão).
Só que, essa violência toda só serve para o povo se inflamar mais ainda e continuar a se manifestar. Tenho medo de como isso pode evoluir, agora que a FIFA ameaçou cancelar a copa das confederações a violência pode aumentar consideravelmente.
Espero que tenha sido útil!
Anônima
Gente essas fotos são vergonhosas pros livros de historia: protesto nacional que não deu em porra nenhuma (e o mais ridículo, que ninguém sabia pra que era hauauahuahuauuauhaua – só no Brasil pra pensarem numa revolução francesa anecefala). Até os protestos acabam em pizza, samba, cerveja e o escambal pelamór!!!! Bastou um jogo, uma promessa de plebiscito e de medico (que nao vao se cumprir integralmente todo mundo sabe) que todo mundo voltou pra casa.