SIM SENHORA | Desfavor Explica: Maquiagem Must Have.

ssra-dex-musthave

Semana Sim Senhora: Pensei em pedir um tutorial de maquiagem, mas isso seria muito fácil de achar pronto. Não… tinha que ser pior, tinha que obrigá-lo a beber de várias fontes. Decidi que a postagem de hoje deve ser sobre os MUST HAVE da maquiagem atualmente, produtos que são sonho de consumo, que são os melhores em sua categoria. Somir vai te orientar a montar uma necessarie com o que há de melhor em matéria de maquiagem, especificando porque escolheu aquele produto e quais são seus principais benefícios quando comparados aos outros de marcas diferentes. Assim como ontem, Somir terá que responder a CINCO perguntas selecionadas por mim no final do dia, não sejam tímidos, perguntem tudo que quiserem.

Continuamos com a Semana Sim Senhora, se ontem o objetivo era me deixar irritado ao falar de ficção pseudocientífica para babuínos, hoje vamos explorar minha capacidade de não sucumbir ao tédio e tentar bater a cabeça contra a parede repetidas vezes em busca de algum estímulo intelectual.

Como ficou claro, hoje falamos de maquiagem! Mas Sally é esperta, sabe que eu poderia até ter uma inspiração e trazer um ponto de vista criativo ou original caso tivesse que falar do assunto num contexto mais amplo. Só que não é isso que queremos, certo? Mais do que maquiagem, hoje falaremos sobre produtos de maquiagem notórios pela sua qualidade e boas recomendações. Não vou ficar escrevendo “must have” porque não havia nenhuma regra obrigando-me a trocar de orientação sexual para escrever este texto.

Pode-se imaginar a dificuldade de fazer essa pesquisa atribuindo alguma credibilidade, afinal, é um assunto que não me interessa. O que também costuma significar que é muito popular… Prevendo que o texto poderia sofrer com inúmeras confrontações e desavenças segundo gostos pessoais distintos, eu segui o gosto da Sally (e sua previsível senha numa das lojas virtuais de produtos de beleza mais famosa do mundo…). Se discordar de mim, já sabe: Reclama com ela. Hahahahaha!

Vamos ao assunto?

Esses produtos notórios quase sempre vem acompanhados de um preço salgado, então não adianta dizer que está fora da sua realidade. Se eu fizesse um texto sobre carros notórios, não colocaria nenhum popular e econômico. Então, já sabe: Vai ser pobre longe daqui!

Existe uma espécie de “reboque” que se passa no rosto antes da maquiagem, para prepara-lo, chamado Primer. O Primer ajuda a fixar a maquiagem e destacar sua cor, além, é claro, de ser mais uma camada entre sua cara e a realidade. Toda ajuda conta! Para o rosto, o que está na moda é o “Stay Flawless” da marca Benefit (eu ainda estou puto de escrever isso sem ganhar dinheiro em troca). É melequento quando se aplica, mas depois seca e fixa a maquiagem no rosto por 15 horas. Como mulher parece não ter noção do perigo, tem um desses Primer para os olhos! O melhor é o “Eyeshadow Primer Potion” da marca Urban Decay, que fixa a maquiagem nos olhos (aplique nas córneas para efeitos mais psicodélicos) e ainda deixa as cores mais berrantes. Afinal, que homem que não gosta de dar uns pegas com uma arara?

E depois de passar produtos para iluminar sua cara feito um farol, você precisa de uma sombra! Na verdade ela serve para colorir a pálpebra, dar profundidade ao olhar, fazer com que o olho pareça maior e esconder expressão cansada. A marca Urban Decay tem duas paletas chamadas NAKED e… NAKED 2 (é faltou uma originalidade aí). Paletas porque são uma compilação dos principais tons de sombras neutros para uma mulher. Como imaginávamos, são basicamente a mesma merda, pode ter só uma ou só outra: tons neutros, pastéis, que variam entre o bege, marrom e dourado, além de pretos e brancos. Como são várias cores, servem para correções e também para refazer tudo caso você perceba que está parecendo uma personagem de desenho animado.

E isso seria o bastante para qualquer pessoa razoável, não? NÃO, mulher não sossega. Ainda tem sombras coloridas! As mais famosas são as da marca MAC (não é da Apple). São um balaio de gato com inúmeras cores, a pessoa pode inclusive montar sua paleta. Acabou? NÃO! Ainda tem sombra cremosa que não sai tão fácil (ou seja: sem teste Rorschach nos travesseiros alheios). A melhor dessas cremosas se chama Paint Pot (em homenagem ao Cmer Vermelho), que pigmenta bem os olhos e não sai nem com lixa industrial. Se quiser que sua sombra resista a hecatombe nuclear, tente a da Maybiline, chamada Color Tatoo.

Enjoou de sombra? AZAR! Tem mais: Sombra em pó. De novo a melhor é a da MAC (se você for inteligente, usa a LINUX). Tem uma grande variação de cores e ainda pode dar aquele efeito “traveco” de brilho. Curiosidade: Um pote de pigmento MAC dura muito, por isso são vendidos na internet aos poucos por espertas/otárias que compram e percebem que nunca vão conseguir usar tudo, o que os torna mais baratos e mais acessíveis.

Finalmente, vamos para o blush. Blush serve para emular excitação sexual (saúde é o caralho), então nada mais legal do recomendar um chamado Orgasm, da Nars. Tem uma cor que combina com vários tons de pele, rosado com um elegante e nada brega brilho dourado. Apesar disso, não tem glitter, e sim micropartículas douradas razoavelmente não-cancerígenas. Fica mais natural que os outros mantendo boa coloração. Dura bastante também, então talvez dê tempo de não virar abóbora. E é politicamente correto: Funciona para todas as cores de pele. Embalagem emborrachada para você conseguir segurar até quando estiver bêbada!

Deixa eu ver… Delineador! Respeito mais as mulheres por causa desses trecos: Nunca que eu passaria uma ponta daquela perto dos meus olhos. Ou é muita coragem, ou é muita burrice. Mas de um ponto de vista masculino: Louvável do mesmo jeito. O melhor para se fazer um serviço de gente é o delineador em gel, que não é gel porra nenhuma, é uma pasta macia a ser passada nos olhos com um pincel fino específico (eu hein!). Os mais recomendados são os da marca Bobby Brown (cara bacana, bateu na Whitney Houston) e da MAC e a cor mais procurada é obviamente a cor preta. Se você é meio ruim nessa coisa de coordenação motora ou tem um senso de auto-preservação dos olhos mais masculino, tem um que vem em formato de caneta e facilita o traçado rente aos cílios: “Automatic Fine Eyeliner” da marca Shiseido.

Rímel: Para alongar e engrossar os cílios (chique mesmo é usar os postiços). Essa ficou fácil, porque a maioria parece concordar que o melhor é o da Maybiline. Esse pelo menos é mais barato. Se quiser exagerar e alongar ainda mais, tem um chamado “Colossal” que ajuda. Se quiser que seus olhos virem cosplay de planta carnívora, escolha o “The Falsies”. Rímel é um treco que dura pouco e não tem tanta diferença entre marcas caras e baratas, então o esquema é aprender a aplicar. Não escrevo nenhuma sugestão porque não sou obrigado e tenho pânico (másculo, mas pânico do mesmo jeito) de imaginar coisas perto do olho. Precisa de três pessoas para aplicar colírio em mim…

Ahem. Continuemos falando do acidente geográfico que você chama de rosto: Para esconder as inúmeras marcas e imperfeições para qual os homens quase não percebem de qualquer jeito, deve-se um creme chamado BB Cream (Blemish Balm). É o que se chama de base (ou massa corrida), que esconde as crateras, trincheiras e obstáculos de seu campo da batalha diário. Mas os bons mesmo também tratam a pele, até porque mulher passa tanta coisa na cara que qualquer ajuda já adianta muito. Marcas boas: Make Up Forever e Dior.

Se quiser ficar só com a massa corrida tradicional, tem um chamado “Perfection Lumiere” da sempre barata e acessível Chanel. Use com parcimônia: Não precisa de mais que algumas gramas para cobrir o rosto todo. A textura é uma das mais naturais, não fica grossa ou lisa demais. A cor acaba se ajustando a do seu rosto depois da aplicação. Também não deixa a pele oleosa e não sai fácil como as mais baratas.

E se sua cara AINDA estiver estranha, nada tema: Tem mais um treco chamado corretivo, um Photoshop da vida real que se aplica sobre coisas menos discretas como olheiras, espinhas, arranhões e aquela inexplicável queda da escada que você relatou à polícia. A melhor pedida é o “Mister Light Instant Light Corrective Pen” (achei o nome bem “pobre”, tipo Mr. Músculo…) da marca Givenchy, que vem com um aplicador em caneta (em forma de pincel) que facilita o trabalho e não gasta demais. Cobre bem e deixa a pele mais natural, dura mais, além de hidratar e fazer massagem nos seus pés (posso ter inventado uma dessas coisas).

Vamos ao batom. Tem um milhão de marcas, modelos e opiniões nesse quesito, então eu vou simplesmente listar o que a Sally comprou e dizer o que eles são: MAC de novo, por ter várias cores e acabamentos diferentes. O batom em formato de pincel parece estar na moda por ser fácil de aplicar, desses, seleciono os “Chubby Stick Moisturizing Colour Balma” da Clinique, com lápis é retrátil e hidratante. Para o discretíssimo batom vermelho: Russian Red ou Ruby Woo da MAC e se for cor de buc… boca: Kinda Sexy.

Eu não achei que essa listinha de produtos fosse consumir tanto tempo… Sintam-se todos odiados, ok? É de coração. Vamos agora ao gloss. Gloss é um imitador de baba para fazer os lábios femininos parecerem molhados. Eu acho que é para imitar outros lábios, mas isso não é hora de devaneios. Os melhores são os da marca Yves Saint Laurent, sendo o mais “fashion” do momento o “Golden Gloss Brillance et Éclat d’Or”, que vem com partículas de ouro.

Bronzer: Adivinham para que serve? O aspecto de bronzeado do produto ajuda a criar áreas de claro e escuro no rosto, para esconder o nariz de tucano e parecer menos gorda. Eu nem sabia que essa porra existia, mas… O mais elogiado é “Délice de Poudre”, da marca Bourjois, que tem dois tons de cores e fica menos exagerado (ou seja, você não vai parecer uma cenoura) ainda tem o design de uma embalagem de chocolate e cheiro de chocolate, mulher se amarra em chocolate. Deixa um resultado discreto tem pigmentos que refletem a luz bem principalmente em fotos.

Tem mais um que parece importante: Iluminador. É o complemento esquizofrênico do bronzer, que é usado para escurecer a pele clareada pela base… vai entender. Como você quer deixar seu rosto mais infantil possível, precisa iluminar de novo algumas partes: O mais bem recomendado é o “Mineralize Skinfinish” da MAC na cor “Soft and Gentle”, rosa e dourado para peles claras. A embalagem é enorme, dura muito.

Eu vi que existem muitos outros produtos desses, mas se você precisa mais do que isso para se maquiar, você provavelmente é um travesti e compra maquiagem de balde mesmo. Ou feia o suficiente para não fazer diferença alguma. Então, acredito que chegamos a uma lista digna de produtos de maquiagem notórios que toda mulher deveria ter.

Não gostou ou não concordou? Você é brega.

Para dizer onde eu devo passar para deixar minhas bolas agora que não as mereço mais, para reclamar que é um desperdício que Sally não tenha escrito este texto (o que é verdade), ou mesmo para me ameaçar com um colírio: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (49)

  • Somir, adorei as dicas “baphônicas” das “makes”must have!

    Vc poderia indicar os melhores pincéis para a aplicação de cada um dos produtos citados acima?
    (To judiando muito dele, Sally?)
    Hihihihihi. XP

  • Não vi as cinco respostas do Somir então acredito que ainda tá valendo perguntar…

    Somir, qual a diferença entre blush liquido, em creme, em mousse e em pó?

    Poderia me indicar os efeitos que posso conseguir com cada um, formas de aplicação e o melhor exemplar de cada?

    obrigada!

  • Somir, ficou faltando uma dica de pó! E pó é muito importante! Peles oleosas ficam um desastre sem pó!
    Qual você recomenda?
    E para usar com bronzeador, é melhor usar um com fundo amarelado, mesmo quem tiver pele fria?

    P.S: Sally, mandou bem!

  • Apesar de trabalhar pra uma grande empresa de cosméticos eu nunca ouvi falar nem na metade do que foi citado aqui. Mas é que eu sou básica pra me maquiar: BB cream, sombra (discreta) pros olhos, rímel, blush e batom (nude ou rosinha). Odeio a sensação de “massa corrida” no rosto por isso dispenso prime, base ou corretivo. Este último só uso pra disfarçar minhas olheiras e bolsas, que tenho praticamente desde que nasci e pioram a cada dia. Sinto uma vibe meio Wando qdo me olho no espelho. Mas BB cream pra mim foi a melhor coisa que inventaram pq é suave e só cobre o necessário e dá uma corzinha discreta, não fica nada artificial.

  • Somir, você acha que a combinação do Peep+Prime Powder e BB Cream da MAC são suficientes para uma pele sem muitas imperfeições?

  • Todos nós já sabemos que amahã vai ter manifestação, pancadaria e talvez greve parcial ou geral, mas pelamordegzuisgodzila, Sally, se quiser cobrir faça bônus. Não nos faça esperar mais 7 fuckin dias pelo Processa Eu do Alicate.
    Alah, Buda, Jeová, nos livre do mala man!
    O Somir tá indo bem, então precisamos colocar a prova que é baixar o sarrafo no Alicate no Cu.
    Conto com a sua colaboração com os leitores.

  • Gostaria de saber se há maquiagens que disfarçam estrias. E por que é tão difícil encontrar um corretivo realmente bom e qual você recomenda.

  • Somir, quais são as maquiagens mais recomendadas para corpo (colo, pernas etc)?

    Para peles oleosas, no calor senegalês do Rio de Janeiro, como segurar a base e o blush, por exemplo?

    E para pessoas que têm muitas falhas nas sobrancelhas (ou elas são MUITO loiras, apesar do cabelo escuro, como é o meu caso) mas não querem os efeitos artificiais de lápis de olho, como resolver o problema?

  • Somir qual tipo de pincel você recomenda para uma aplicação mais eficaz de blush dourado de forma a dar um efeito de bronzeado natural?

  • Ai caralho… confesso que estava procurando os produtos no google pra ver a carinha deles e tive A CAPACIDADE de pesquisar “linux mac”
    puta que me pariu, cantinho da vergonha total.

  • Rorschach, El Pistolero

    Não tenho nenhuma pergunta nessa. Deixo só o comentário que o Somir poderia ter procurado por atrizes pornográficas e/ou mulheres muito bonitas e com poucas roupas para ilustrar esse post e devolver a agulhada na Sally.

  • Ahhh Dior e Yves Saint Laurent… ahh grifes francesas… rs

    Nota: ta valendo ele xingar no texto sob pena de parecer que ele não gostou e tals? Ele não deveria ser educado assim como a Sally foi na semana sim senhor? Não me lembro da Sally xingando e tals nos textos dela!

    Olha, será que o Somir abomina por excelência TUDO o que diz respeito à maquiagem? Pois pensando em certo sentido, garotas bonitas, BEM MAQUIADAS são um artefato e tanto para publicidade, não? Para além disso, pensei por um leve momento que o Somir talvez se interessaria pela “história da maquiagem” e tals, ver toda aquela coisa que começou com os Persas, os Egípcios e tals…

  • Gente, ri demais! Estou adorando conhecer esse blog, vida inteligente na blogsfera :)

    Eu não vi nada sobre lápis de olho, Somir, qual é o lápis “mais preto” e mais duradouro? (medo de ficar como Alice Cooper…)
    hehehe
    Partes que mais gostei:
    “Afinal, que homem que não gosta de dar uns pegas com uma arara?”
    “Gloss é um imitador de baba para fazer os lábios femininos parecerem molhados”
    kkkkk

  • Somir 3 X 1 Sally. Se eu já sofri lendo, imagine ele ao escrever! Estou aliviado por não ser consumidor destes produtos. E eu que pensava que a única vantagem era fazer xixi de pé sem molhar as pernas…

  • A Fazenda pegando fogo e vocês nem aí! Magoei!

    Sally, pede pro Somirzinho falar sobre o Sertanojo Universitário hahahahahaha

  • Bom texto. Mas, faltou abordar os demaquilantes. Qual vc recomenda, Somir, p/ área dos olhos? E para o restante do rosto? Lembrando que seria bom abordar as características/qualidades do produto, e não apenas citar o nome. Ah, também acho que faltou abordar esmaltes, mas fica a sugestão p/ Sally, quem sabe numa próxima coluna…

    • Não vai faltar oportunidade, cada vez que ele furar uma postagem terá um dia Sim Senhora

      Sobre demaquilantes, não sei qual vai ser a merda que ele vai responder, então, vou te dar uma dica: não gaste dinheiro com isso. Vaselina líquida resolve o problema, até mesmo de rímel a prova de água. Tira com vaselina finaliza com água e sabão. Custa um real.

      • Obrigada Sally! Acho que vc (ou alguém, nos comentários) já tinha falado sobre a vaselina, naquela postagem sobre produtos substitutos, cheguei a anotar, mas não comprei. Já tentei vários demaquilantes e nunca fiquei satisfeita. Vou tentar a vaselina e conto depois (pode deixar, contarei num off topic numa das colunas “sérias” do Somir, hahahaha).

  • Somir tá entendento de maquiagem mais do que eu, hahah!
    Pfvr um post sobre esmaltes pra eu me sentir contemplada.

  • Faltou falar do pó! Que é, também, muito necessário a um kit de maquiagem.

    Como não entendo xongas de astrologia, hoje vou tentar caprichar nas perguntas :D

    Somir, o que você acha sobre as bases em textura mousse? Qual a diferença delas para as tradicionais? Outra dúvida:
    Recentemente a Maybelline lançou uma coleção de batons chamada de Super Stay. Gostaria de saber como se dá a fixação do batom, por quanto tempo dura esta fixação, e em caso de querer trocar o batom ou retirá-lo é necessário o uso de demaquilante?

    Obs.: o batom Ruby Woo ganhou uma “imitação” do Boticário. É da linha Intense, super baratinho e a cor é basicamente igual, o efeito, todavia, não é tão mate, mas é muito bonito.

    • Putz, acho que ficou incompleta minha questão quanto ao batom da Maybelline. Então, retificando:
      Quanto a retirar ou trocar de batom, me refiro a retirar o batom da boca! Após aplicado!
      Sorry pelo erro!

  • Somir, embora perceba seu esforço na pesquisa, teve informação desencontrada aí. Como assim não citar o corrector da Bobbi Brown no parágrafo dos corretivos? Como assim as sombras da MAC são melhores que as da Urban Decay? Por que não citar os BB Creams asiáticos?

    No que diz respeito ao Touche Éclat, da YSL, o que você acha? É corretivo ou iluminador?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: