+A internet amanheceu em chamas nesta quinta-feira (12). Caiu na internet uma foto – sem tarjas – de Léo Stronda. O cantor, que faz dupla com Mr. Thug, no intitulado Bonde do Stronda aparece mostrando toda sua potência numa foto em frente ao espelho. Além de cantor, Léo é youtuber e é detentor do canal “Fabrica de Monstros”com mais de 2 milhões de inscritos.

Temos a impressão que esse caso não vai gerar a “lei Léo Stronda”. Igualdade cai por terra quando algo assim balança na cara da sociedade. Desfavor da semana.

SALLY

O vazamento de um nude sacudiu a internet esta semana. Só que, ao contrário do costumeiro, vazou o nude de um homem que foi “vítima” de todo tipo de comentários e piadas, inclusive por parte das mulheres, alguns de tão baixo nível que eu nunca vi um homem ter coragem de escrever abertamente em rede social. As mesmas que quando vaza foto de mulher se indignam, criam Lei e vão à delegacia, vomitam baixarias quando se deparam com um homem pelado.

O nome do rapaz é Leo Stronda, um marombeiro que ficou famoso no Youtube por fazer vídeos engraçados com receitas para quem quer ganhar músculos e com um banda. Leo é o típico marombeiro carioca: excesso de músculos, mas também bom humor e carisma. Uma pessoa divertida, leve e gente boa. Não era um anônimo, seu canal no YouTube tinha mais de dois milhões de inscritos, um número, no mínimo, de respeito. Não era (e não é) uma celebridade de grande porte, mas estava longe de precisar disso para se promover. Vai por mim, se ele quisesse se promover, postava uma foto na qual tivesse uma ereção: ia dar Guiness Book e Animal Planet. Dificilmente homem escolhe divulgar uma foto de pinto mole.

Enquanto o pau do Leo Stronda, esse tema relevante, era amplamente debatido nesse brasilzão que prioriza os assuntos errados, choveram elitistas que acharam pertinente contribuir para a discussão com seus “nunca ouvi falar”. Começa aí o desfavor. O tempo que você gasta escrevendo que nunca ouviu falar você vai no Google e procura. Não é interessante o suficiente para procurar? Respeito. Mas então não deveria ser interessante o suficiente para você comentar que nunca ouviu falar, né? Não, não. Parece que todo mundo tem que ter uma opinião sobre tudo. “Não sei quem é”. Foda-se, ninguém tem interesse em saber o que você conhece ou desconhece. Ou corre atrás de saber o ocorrido e comenta, ou fala sobre outra coisa. Dica: quando você precisa se afirmar elitista é sinal que você é muito zé povinho.

As reações foram trágicas. Os homens, em sua maioria, ficaram calados. A proporção do ocorrido é: Kid Bengala foi comentar em rede social. Porém, a maior parte dos homens que falaram, o fizeram apenas para duvidar da veracidade da foto. É compreensível, esse nude quebra aquele boato meio recalcado de que homem sarado ou que usa anabolizantes é mal dotado. Cuidado, as fotos podem ferir a sensibilidade do ego daqueles que não são tão bem dotados, tanto que muitos ainda afirmam que é montagem. Negativo, meus amores. Leo Stronda é aquilo mesmo.

As mulheres me envergonharam um pouco. Machista? Não, eu acho que nem homem nem mulher, nem ser humano algum neste mundo ou em outros deve dizer esse tipo de baixaria em público. Pessoas parecem esquecer que tem família, que tem filhos e que rede social é o mesmo que subir em um banquinho em praça pública e falar, ao mesmo tempo, na frente do seu chefe, dos seus funcionários, do seu marido/esposa, do seu ex , do seu pai, do seu avô e do seu filho. Não me parece adequado descrever o que gostaria de fazer com a fartura de Leo Stronda em público assim como também não me parece adequado quando homens tem o mesmo comportamento com nudes femininos. Não é que eu ache feio mulher falar essas coisas, acho feio todo mundo falar essas coisas, calhou de neste caso serem as mulheres a falar.

Sim, eu sei que a reação a um nude feminino e a um nude masculino destoam. Mulher que tem nude vazado é vagabunda que não serve para casar e idiota que confiou em homem. Homem que tem nude vazado (se tiver o porte do Leo Stronda, claro) é elogiado, é fodão e recebe automaticamente o assédio de centenas de mulheres. Sim, o tratamento é desigual e é justamente por isso que eu acho um absurdo mulheres adotarem a postura de reforçar essa desigualdade passando cantadas, assediando e dizendo baixarias. Dizer que mulher pode se ofender com nude pois quando acontece com ela o julgamento é mais severo é reforçar uma desigualdade vigente. Tremendo desfavor. É de cair o cu da bunda a pessoa que se diz contra tratamento desigual entre homens e mulheres dar tratamento desigual a eles na mesma situação.

Além disso, como eu já cansei de escrever aqui, eu não pauto minha ética e minha moral pelo entorno. Meus mais sinceros foda-se para o que se cobra ou o que se pensa de homem ou mulher, minha ética é minha, pensando no ser humano e nos meus valores. Se a sociedade cria uma desigualdade você a combate ou a usa como álibi para continuar desigualando? Mulher que se sentiria sacaneada pelo vazamento de nude, agredida por elogios a um corpo nu contra sua vontade, não deve fazer o mesmo quando acontecer com um homem, mesmo que a sociedade avalize, mesmo que a sociedade aplauda o nude masculino. Juízo de valor com base nas consequências do ato? Assim só vamos prender o assassino que acerta o tiro.

Se eu, dentro dos meus valores, da minha ética, acho errado, não vou fazer com mais ninguém, mesmo que a sociedade me autorize a isso, mesmo que o ato gere menos consequências para um homem. Não vou fazer por mim, por não me sentir bem. O que importa são os valores que estão dentro de mim.

Mas isso é uma coisa com a qual brasileiro tem muita dificuldade: valores próprios, internos, caráter. Costumam se reger pelos valores sociais vigentes, externos. Encontram limites no que é socialmente reprovável e não nos seus valores, assim, se tornam manipuláveis em massa e muitas vezes se violentam sem perceber o mecanismo. Sim, essa é uma versão pós-moderna daquela frase que sua mãe usava quando te impedia de fazer algo que o entorno fazia: “Você não é todo mundo”. Foda-se que todo mundo avaliza nudes masculinos, não te dá o direito de agir de uma forma e cobrar uma postura diferente do mundo se um dia vazar um nude seu.

Além disso, nude masculino pode sim detonar a imagem de um homem, não pela atitude, que é socialmente aceita, mas pelos atributos físicos do rapaz. Há casos até de suicídio de rapazes que tiveram seus membros expostos em fotos e ridicularizados pelo tamanho. Já mulher, bem, muito menos provável que seja ridicularizada ou desmerecida pelo tamanho de sua genitália, mais fácil chamarem de viado o sujeito que repara nisso. Então, cuidado ao afirmar que nude masculino sempre repercute de forma positiva. Ele pode ter efeitos devastadores também.

Vai achando que é certo você falar baixaria e passar sua tarde debatendo o corpo alheio só porque não há reprovação social moralista para Leo Stronda. Vai achando que isso justifica que você possa deixar um comentário grosseiro para ele, mas se ofender se fizerem o mesmo com você. Tá errado. É uma premissa básica de qualquer pessoa que não seja hipócrita: não fazer o que você acha condenável.

E se você acha condenável homem fazer uma coisa mas não acha condenável mulher fazendo, sinto lhe dizer, você faz parte do problema e alimenta a desigualdade.

Para dizer que finalmente entendeu por qual motivo o bordão dele é “Vem monstro!”, para desmerecê-lo de alguma forma por não saber lidar com o fim do mito do marombeiro mal dotado ou ainda para dizer que você reprova apenas aquilo que te convém: deixe seu comentário.

SOMIR

Precisou a Sally me apontar o que estava acontecendo para eu entender de onde vinha esse desfavor da semana. Vocês podem até se surpreender, mas homens musculosos com o pau de fora não entram na categoria de assuntos inevitáveis no meu círculo de relacionamentos. Sim, eu sei, careta. Mas, se fosse só a história que vazou o nude do rapaz, não valeria uma coluna aqui. Só que não foi apenas a genitália de Stronda que ficou exposta, ficou escancarada também a falta de critério ético das pessoas.

Não podemos ignorar a tromba do elefante na sala: a prática nos mostra que baixarias à parte, Léo acabou com sua imagem ainda mais reforçada depois de ter suas fotos expostas. O que seria tratado como desastre para muitas pessoas vai acabar sendo positivo para o “monstro” no final das contas. Aparentemente a internet aprovou o tamanho do pênis exposto, e não sobrou muito espaço para a concorrência pegar… no pé dele.

A mulherada perdeu a linha, fez um papelão como os homens costumam fazer em casos equivalentes, mas aparentemente ninguém acha absurdo nesses casos. Podemos fazer várias conjecturas sobre como homens e mulheres reagem a cantadas grosseiras, que elas realmente estão bem mais de saco cheio disso e como no caso delas, existe uma diferença de potencial físico que pode criar a sensação de ameaça, mas… nem precisamos pensar nisso agora.

Tem uma pergunta que não vi ninguém fazendo: alguém sabe se Léo queria sua intimidade exposta na internet toda? Alguém se importa? Porque o principal argumento para criarem leis como a da Carolina Dieckmann é que a pessoa tem o direito de não ter as fotos tiradas em caráter íntimo vazadas para toda a internet. Que quem distribui esse material é criminoso e destrói vidas. Como defensor da privacidade, eu posso até aceitar essa lógica. Mesmo achando imbecil quem manda nudes, pelo risco quase que incontrolável de vazamento, se tecnicamente a pessoa não queria que todos pudessem ver aquela foto, há uma “traição” de confiança de quem a joga na rede.

Pessoalmente eu não gosto que existam leis protegendo pessoas que fazem coisas idiotas e arriscadas como guardar ou enviar fotos que não querem que todos vejam na internet. Mas, não tem um chororô enorme sobre não ficar dividindo e divulgando fotos e vídeos de mulheres na internet? A partir do momento que tudo isso é ignorado só porque era um homem na foto, inclusive com a maioria dos sites carregando a notícia com links para a foto sem censura, então fica claro que essa suposta ética não existe para homens.

Não estou dizendo que tem que prender quem divulgou a foto, por tabela até a gente acabou fazendo isso, mas sim achar algum padrão de comportamento aceitável sobre o tema. Ou pode ou não pode. Se for esperar pra ver se o vazamento do nude traz problemas ou vantagens para a pessoa antes de se posicionar sobre o fato, oras, a foto já vazou! Então estamos, como sociedade, permitindo que pessoas vazem esses materiais e só pensando nisso depois de ver a reação de quem foi exposto?

Ou pode, ou não pode. Ei, se você que gosta de homem acha que se cidadão tiver o que mostrar tudo bem compartilhar o material, ele querendo ou não, eu também posso dizer que tudo bem ver qualquer material íntimo de mulher que eu julgue gostosa. Aliás, então abre a porteira e vamos fingir que câmeras escondidas em banheiros e chuveiros também são aceitáveis se formos elogiar o corpo da pessoa depois! O que é bonito é para ser visto, né?

Se for para achar bacana e elogiar, não tem problema nenhum então. Foda-se a privacidade dos outros. Certo? Se não achar isso certo, então talvez seja a hora de repensar se foi tão light assim o que aconteceu com o marombeiro carioca. Se ele tivesse postado no canal dele por vontade própria, não teríamos nada que comentar aqui, afinal, adultos podem se exibir como bem entenderem. Mas quando está escrito antes que a foto foi “vazada”, aí é hora de colocar algum padrão nessa história toda. Não é sobre homens e mulheres, não é sobre tamanhos de pinto, é sobre o “vazadas”.

Ou levamos isso a sério, ou não levamos. Eu pessoalmente estou cagando pra isso porque eu não me arrisco e acho burro quem faz, mas se temos alguma convenção para tratar fotos vazadas como sociedade, por que repensá-la caso a caso então? Ética tem tudo a ver com padrões de decisões. Quem ficou chocado com as fotos vazadas de mulheres e achou normal todo mundo comentar o tamanho do pau do Stronda na rede social através de uma foto que ele não postou por vontade própria simplesmente não tem ética. É sobre a foto ser vazada, não sobre o que tem nela.

Mas, vai dizer isso pra esse povo.

Para dizer que não vem aqui pra ler discussões sobre tamanho de pinto, para perguntar se eu fui ver a foto (não, se eu quisesse ver pinto, eu emagreceria 50 quilos), ou mesmo para dizer que me odeia porque agora sabe que essa pessoa existe: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (13)

  • VOCÊ desdenhando de que todo mundo quer ter opinião sobre tudo, Sally? Logo você, que caga regra o tempo todo e se acredita tão ilustrada e dona da razão que faz textão sobre absolutamente TODOS OS ASSUNTOS NA TERRA?

  • “Dica: quando você precisa se afirmar elitista é sinal que você é muito zé povinho.”
    Obrigada, Sally.
    A moda agora é tudo escrever “não conheço, não sei, quem é?”, pra se mostrar fodão e intelectual.

    • É o novo “nem li”. Vontade de dizer “Noooooossaaaaaa, como você é cult”

      Boba da mulher que não vai ver uma foto do Leo Stronda. Vai fazer a indie na casa do caralho, não sabem o espetáculo que estão perdendo.

  • Não acredito que um comportamento equivocado deve justificar o outro. É o que acontece quando mulheres reclamam porque homem faz xixi na rua. É feio para eles também, não precisamos nos rebaixar.

    Para mim também é inegável que os efeitos do vazamento do nude para a mulher é mais devastador do que para o homem. Simplesmente porque a sociedade em que vivemos é machista e a vida sexual da mulher é muitas vezes atrelada negativamente ao seu caráter (o que raramente acontece com o homem). Os efeitos negativos existem para ambos, mas são bem diferentes.
    Agora, se vivêssemos num ambiente evoluído e com pessoas pouco preocupadas com a vida sexual alheia o nude significaria um belo: nada.

    • O que o povo não entende é que fato de ter efeitos diferentes não autoriza mulher a cometer o mesmo erro que recrimina, pois não é o efeito e sim seu caráter que mede o que fazer e o que não fazer.

      • Muita mulher reproduz machismo e geralmente comete os mesmos pecados contra o homem e a mulher.
        Quando é assim me dá vontade de esfregar a cara no asfalto quente do verão do Rj.

  • Se trata a nudez como questão privada. Quando vaza, dá essa merda. Saudade dos tempos que tinha criança pelada tomando banho no Rá-Tim-Bum.

  • Sabe o que eu mais achei engraçado nessa historia toda ?A quantidade de homens com inveja, sim vários caras ficaram com inveja, um deles teve até a capacidade de calcular quantos centímetros a rola do Leo Stronda supostamente teria com base no tamanho do iPhone.

  • Eu tenho um problema com imagem mental: ela surge imediatamente após ter lido/ouvido algo. Muito difícil bloquear.

    Aí estava eu, lendo e acompanhando a postagem de hoje, adorando a análise de vocês (que sempre foge do lugar comum da internet em geral), quando me deparo com: “se eu quisesse ver pinto, eu emagreceria 50 quilos”.

    Why, Godzilla Jesus? Why?

  • Eu acho que pessoas comuns não deveriam mandar nem pedir nudes. Eu bloqueio quem me pede. Quem fica nessa ou já é pessoa publica ou quer aparecer. No caso dele ou de alguma gostosa de tv ou de youtube pode fazer bem pra carreira. Se for uma pessoa comum dá merda, perde emprego e tudo mais. Ele é uma delícia! Se exibiu, então aceite geral falando.

    • Sim, isso vale para homem ou para mulher: tirou nude está correndo um risco. Na minha opinião, o custo-benefício do nude não compensa, por isso nunca tirei nem vou tirar, quem quer me ver sem roupa que o faça ao vivo, que vai aproveitar muito mais do que em uma foto. Na verdade, poucas pessoas acham que vale o risco, optam pelo nude sem a consciência do risco que é, acham que nunca vai acontecer com elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: