Governo Global.

Atualmente, o mundo é uma cacofonia de povos, culturas e nações tentando soar de forma mais harmônica. Sally e Somir discutem se existe uma forma de acelerar esse processo, e, é claro, não concordam na solução. Os impopulares votam livremente.

Tema de hoje: o mundo ficaria melhor com um governo único?

SOMIR

Sim. Uma só língua, uma só moeda, um só governo.

Somir illuminati reptiliano confirmado, corram para as colinas!

Calma. Eu sei que soa mal defender essa ideia, que parece algo de um futuro distópico, com um Grande Irmão olhando por todos nós e retirando nossas liberdades. Mas nossa visão da ideia de um governo unificado para o mundo e tudo o que vem junto com isso está altamente contaminada por obras de ficção e ideologia política. Pense só no sistema antes de considerar todas as formas que ele pode ser abusado: se você usar o Brasil para explicar como funciona a democracia, o sistema vai parecer horrível, não? Então. Se você usar essa visão totalitária e opressora de um governo único típica das histórias, o sistema também vai parecer horrível.

Um governo único ainda pode ser democrático. Pode se basear em preceitos nobres como direitos humanos, livre iniciativa e liberdades pessoais. É que não tem muito mercado para contar histórias desse tipo: um livro de ficção com um governo único no futuro onde o governo é mais positivo do que negativo não gera uma história divertida, não? Uma teoria de conspiração onde o governo único quer dar mais liberdade para as pessoas não vai trazer ninguém para sua causa, vai? A forma como absorvemos as informações são altamente influenciadas pela utilidade delas. Até hoje, você provavelmente só ouviu sobre o tema como um aviso sobre os perigos que ele pode trazer, porque é assim que “vende” mais.

Mas nada temam, eu não estou aqui para escrever coisas que você quer ler. Vamos explorar o outro lado do governo único: facilita um monte de coisas. Um governo único presume que o planeta todo se une debaixo de um só sistema, com poder de ação. De uma certa forma, é como a ONU, mas se a ONU pudesse fazer alguma coisa de verdade. Isso define um conjunto de leis padronizado, moeda única e preferencialmente, uma só língua. Isso tornaria o mundo tão mais simples que é até covardia comparar com o sistema atual. O que é legal no Japão é legal no Brasil, o que é crime na Índia é crime na Dinamarca, os produtos teriam os mesmos preços onde quer que se fosse, o comércio mundial seria absurdamente mais rápido, teríamos menos intermediários, os preços cairiam.

Barreiras culturais começariam a desabar, gerando uma nova cultura mundial como uma base para as diferenças entre os povos. Ninguém precisa começar a vestir a mesma roupa ou rezar para o mesmo ser imaginário, é só uma questão de criar um ponto comum. Muitos dos problemas de atraso social do mundo são resultado de isolamento, governantes corruptos conseguem manter seus povos escondidos da cultura moderna, mantendo tradições confusas e exigindo sua ajuda para navegar pela bagunça que eles mesmos criam. Esse é um dos maiores venenos para países em desenvolvimento, o que acaba impedindo que muitos deles – incluindo o Brasil – sigam em frente. Barreiras de língua, moeda e legislação são essenciais para a sobrevivência de corruptos e incompetentes locais. Um governo único elimina esse esconderijo alinhando tudo debaixo de um só sistema. Não tem que achar o “jeitinho” de fazer as coisas, basta seguir as regras que valem em qualquer lugar do mundo.

Um sistema unificado faz com que a cultura flua mais livremente, evitando que algumas tradições danosas para a humanidade sigam em frente. Talvez não imediatamente, afinal, as pessoas tendem a ser mais resistentes justamente quando sabem no fundo que a tradição é horrenda, mas a evolução cultural é muito poderosa. Quando começa a se instaurar numa sociedade, só uma repressão muito violenta para a segurar. E mesmo assim, basta a repressão perder um pouco de força que ela volta de onde parou. Governo único não forma uma cultura homogênea, mas prega valores mais ou menos parecidos. Um país tem diferenças regionais mesmo tendo um só governo, não faz o menor sentido acreditar que um governo mundial único quebraria essa regra.

Uma língua só aumentaria imensamente a interação entre pessoas muito diferentes. Demora um tempo para todo mundo chegar lá, mas eventualmente você poderia cair em qualquer lugar do mundo e entender o que está acontecendo. As escolas saberiam qual língua ensinar também aos seus alunos, o conteúdo produzido em qualquer lugar do mundo poderia ser consumido livremente. Assim, quem sabe fazer as coisas melhor teria mais visibilidade. Muitas vezes é a barreira cultural que impede que alguns povos tenham acesso a ciência e tópicos avançados em geral. Toda essa enrolação de traduzir acabaria com o tempo. Tirando poder também de gente que usa a ignorância do seu povo como escudo.

E um só sistema legal? Isso simplificaria muito o ensino de valores básicos para as próximas gerações. Não daria para manter povos no escuro com códigos de conduta de fundo religioso de milhares de anos atrás: não importa o costume, ele tem que respeitar a lei. Você pode até me chamar de inocente por achar que as pessoas vão respeitar leis, afinal, no mundo todo o que não falta é criminoso, mas sabe o que tem muito mais ainda? Gente que não é. O cidadão médio global tem medo sim de fazer coisas ilegais, porque costuma ter algo a perder, além de uma exposição ao ambiente onde várias dessas atitudes são reprimidas. Sempre vamos ter bandidos, mas não só esse bandido vai ser em relação a um conjunto de leis universal, como também não vai ter como se esconder atrás de tratados de extradição e coisas do tipo. E isso é especialmente válido quando falamos dos maiores bandidos: aqueles que desviam verbas públicas e financiam o crime organizado. Nada mais de paraísos fiscais para essa gente também.

Sim, existe um risco do governo único ser totalitário e repressor, mas nada impede que pensemos nisso de forma democrática com valores melhores. Sistemas sozinhos não são bons ou ruins, tudo depende de como são aplicados. É quase impossível ele ser aplicado atualmente? Sim. Mas era quase impossível se comunicar com o mundo todo na velocidade da luz nem umas três décadas atrás. O mundo mudou, as configurações do passado não servem mais. Vale a pena pensar nisso sim.

Para me chamar de globalista sujo, para me chamar de judeu marxista ou mesmo para dizer que na prática a teoria é sempre outra: somir@desfavor.com

SALLY

O mundo ficaria melhor com um Governo Único?

Não, é uma coisa totalmente inviável hoje em dia e se fosse implementado à força causaria mais danos do que benefícios.

Pense na variedade cultural, social e até mesmo física e climática do planeta. Pense nas diferenças gritantes que existem entre um esquimó, um brasileiro, um japonês e um muçulmano. Você acha que existe alguma condição destas pessoas se regerem pelas mesmas regras e por um mesmo governante?

Somos todos humanos, mas o grau de alegorias de separação que criamos é enorme: cor, raça, etnia, cultura, religião e tantos outros. Essa infinidade de alegorias de separação acabam nos dividindo em grupos tão diferentes que praticamente nos torna espécies diferentes, graças à realidade que damos para estas alegorias.

“Homem é tudo lixo”, “Homossexualidade é doença”, “Negros são inferiores”, “Mulher é tudo interesseira”, “Hetero não presta”, “Macumbeiro é do demônio” e por aí vai. As pessoas não se entendem entre si. Foda-se o ritual religioso que a pessoa escolheu fazer, foda-se com quem ela faz sexo, foda-se tudo isso, mas não, a humanidade insiste em dar uma importância desmedida a sexo, cor, religião e outras babaquices que não deveriam ter qualquer importância ou significado.

Com essa mentalidade separacionista (não existe, mas encaixa bem no que quero dizer) não tem como dar um tratamento unicista ao ser humano. Somos todos basicamente a mesma bosta, dependendo da forma como você olhe, é possível até dizer que somos todos um só (emaranhamento quântico), mas insistimos em nos separar em grupos cada vez mais divididos. Não vai ser um “Salvador do Mundo” que vai chegar e unir todas as tribos, isso é de dentro para fora, e não de fora para dentro.

Enquanto a mentalidade coletiva não mudar, enquanto as pessoas focarem na separação, nas diferenças, não há qualquer condição de um Governo Único. Seria trágico. Uma republiqueta da América do Sul já se revolta quando as pessoas não se sentem representadas pelo seu líder, imagina o mundo todo. Não há forma de coerção, fiscalização e de fazer valer esse Governo Único, pois chegamos num grau de separação tal que sempre haverá uma esmagadora maioria de descontentes.

Quando o ser humano conseguir olhar para todos como iguais, deixando de lado essas alegorias bobas, aí sim ideias podem se alinhar e passa a ser possível chegar a um grau de consenso que permita um Governo Único. Se nos vemos e nos reconhecemos todos como iguais, com igual importância e igual valor, se nos respeitamos e se nos dispomos a trabalhar unidos em prol da humanidade, até a solução de conflitos muda de figura.

Nessa dualidade, nessa polaridade, nesse Nós x Eles? Não sai nada de bom. O que é compatível com essa forma de pensar são esses sistemas de governo bunda, falidos, obsoletos: uma democracia onde a vontade da minoria acaba prevalecendo, uma monarquia onde qualquer imbecil se tiver o grau de parentesco certo comanda uma nação ou um parlamento que não representa o povo. Pela milésima vez a maldita frase: sua mente cria realidade. E a mente coletiva está muito cagada para criar coisas boas.

Se não vem de dentro pra fora, se vem de fora pra dentro, imposto, artificial, não dá certo. Não adianta forçar, não adianta criar estratégias ardilosas, mecanismos ou planos para fazer isso funcionar. Não somos uma divindade, não temos tanto poder assim. Quando algo não está alinhado com a realidade, as coisas não encaixam, por mais esperto e dedicado que você seja. Simplesmente não vai perdurar, vai ruir, de um jeito ou de outro.

Saber reconhecer isso é uma virtude que te poupa de entrar em muitos caminhos errados pela vida: se não está alinhado com o que você pensa, com o que você é, não adianta, você pode fazer o diabo, usar das mais brilhantes estratégias, que não vai se sustentar. E a nível macro, quando falamos do mundo todo, isso fica ainda mais forte.

Não há condições de obrigar, manipular ou convencer 8 bilhões de pessoas a nada. Ou parte delas a vontade de um Governo Único, ou ele estará fadado ao fracasso. Na história da humanidade muitas vezes se convergiu para aceitar um Governo Único regionalmente, quando, por exemplo, isso assegurava a sobrevivência, através de um líder bom de batalha que impedia invasões estrangeiras. Mas nunca na história da humanidade existiu um Governo Único que reine por todo o planeta. O que te faz pensar que agora, no meio dessa fodelança de brigas e divisões estamos prontos para isso?

Se amanhã ou depois surgir um “fato de união” que desperte esse desejo na maior parte da humanidade, como por exemplo uma ameaça externa de alienígenas (nada une mais do que o cagaço), pode ser que eu reveja meu ponto de vista. Por hora, o ser humano está em guerra contra ele mesmo, não tem como projetar uma forma de governo que presuma união nesse contexto.

Também não tem como fazer campanha e conscientizar 8 bilhões de pessoas. Não se convence alguém a isso. Ou desperta algum tipo de consciência na pessoa, ou vira uma chave interna, ou nada feito. O máximo que se pode fazer é dar ferramentas para que a pessoa tenha condições de virar a chave o antes possível, mas, ainda assim, vai ser no tempo dela e não tem qualquer condição de sincronizar isso com essa quantidade de humanos que habitam o planeta.

É bem simples: não estamos prontos e à força não funciona, sequer existem mecanismo para conseguir forçar tanta gente a isso. Em um futuro pode ser, mas agora, sem condições.

Para dizer que o ser humano será extinto antes de atingir esse patamar de unidade, para dizer que dá para forçar tudo e todos sim ou ainda para dizer que se acha capaz de convencer toda a humanidade: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (8)

  • Governo não tem que ser aceito por ninguém é por isso que se chama estado, é uma imposição de força do mais forte sobre o mais fraco, dito isso eu tive contato com algumas teorias sobre a nova ordem mundial e parece bom, depois que você filtra toda a baboseira cristã (nomeadamente relação entre NWO e anti-cristo) você percebe que seria muito melhor e muito mais prático um mundo sem fronteiras e com uma moeda só.

  • As idéias do Somir são bastante tentadoras, mas eu fico com a Sally nessa. A Humanidade é tão heterogênea e em tantos níveis que jamais poderia dar certo um utópico governo global, por mais bem-intencionado que fosse. O grande problema das sociedades humanas é justamente o fato de serem constituídas por seres humanos…

    Posso até estar devaneando, mas certas coisas que o Somir me disse me fizeram pensar no discurso final do filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin, lançado na época dos horrores da Segunda Guerra, quando temia-se que o mundo fosse acabar. Gostaria de transcrever aqui – com trechos destacados em negrito – uma versão traduzida desse discurso. Essa fala de Chaplin, pra mim, é um apelo à “irmandade universal” e demonstra a esperança de que, depois que o maior conflito da História terminasse, a humanidade enfim se cansaria de tanto morticínio – no que poderia ter sido o tal “fato de união” de que a Sally falou – e se desenvolveria em paz.

    “Me desculpem, mas eu não quero ser um imperador. Isso não é para mim. Não quero governar ou conquistar ninguém. Gostaria de ajudar a todos — se possível — judeus, gentios, negros e brancos…
    Todos nós queremos ajudar uns aos outros. O ser humano é assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo — não para seu infortúnio. Não queremos odiar e desprezar uns aos outros. Neste mundo há lugar para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover todas as nossas necessidades. Nosso modo de vida poderia ser livre e belo, mas nós nos perdemos pelo caminho…

    A ganância envenenou a alma do Homem, criou uma barreira de ódio e nos guiou a um caminho de assassinato e sofrimento. Desenvolvemos a velocidade, mas nos fechamos em nós mesmos. A máquina, que produz abundância, nos deixou em necessidade. Nosso conhecimento nos fez cínicos; nossa inteligência nos fez duros e rudes.

    Pensamos demais e sentimos muito pouco. Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de gentileza e bondade. Sem essas virtudes, a vida será violenta e tudo será perdido. A aviação e o rádio nos aproximaram. A própria natureza dessas invenções clama à bondade do homem, um apelo à irmandade universal e à união de todos nós.

    Mesmo agora, que a minha voz chega a milhões de pessoas pelo mundo afora, milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas, vítimas de um sistema que faz o Homem torturar e prender pessoas inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: “Não se desesperem!” O sofrimento que está entre nós agora é apenas a passagem da ganância, a amargura de homens que temem o progresso humano. O ódio do homem vai passar e os ditadores morrerão. E o poder que que eles tomaram das pessoas, vai retornar para as pessoas. Enquanto os homens morrerem, a liberdade nunca se acabará.

    Soldados! não se entreguem aos brutos – homens que desprezam vocês – escravizam-nos – que controlam suas vidas – dizendo o que fazer, o que pensar e o que sentir! Que os adestram, regulam sua dieta, os tratam como gado e os usam como bucha de canhão! Não se entreguem a esses homens antinaturais – homens-máquina com mentes de máquina e corações de máquina! Vocês não são máquinas! Vocês não são gado! Vocês são homens! Você têm o amor da humanidade em seus corações! Vocês não odeiam! Apenas os desamados odeiam – os desamados e os antinaturais! Soldados! Não lutem pela escravidão! Lutem pela liberdade!

    Soldados! Não lutem pela escravidão! Lutem pela liberdade! No décimo-sétimo capítulo de São Lucas está escrito: ‘o Reino de Deus está dentro do Homem’ — não de um só homem ou de um grupo de homens, mas de todos os homens, em você! Vocês, o povo, têm o poder — o poder de criar máquinas, o poder de criar felicidade! Vocês, o povo, têm o poder de fazer desta vida livre e bela, de fazer desta vida uma aventura maravilhosa. Portanto — em nome da democracia —vamos usar desse poder, vamos todos nos unir! Vamos lutar por um mundo novo, um mundo decente, que dê ao homem uma chance de trabalhar, que dê um futuro a juventude e segurança aos idosos.

    Foi prometendo essas coisas que os brutos chegaram ao poder. Mas eles mentem! Não cumpriram essa promessa e nunca a cumprirão! Ditadores libertam a si mesmos, mas escravizam as pessoas. Vamos agora lutar para que essa promessa seja cumprida, vamos lutar para libertar o mundo, acabar com as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à intolerância. Vamos lutar por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso vão levar à felicidade de todos.

    Soldados, em nome da democracia, vamos todos nos unir!”

    Em vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=geOQWt5tsbY

  • Desde que o governante não fosse brasileiro, porque onde os br metem a mão eles estragam! Se isso acontecer, só se for igual falam os conspiracionistas, um governo do mal que favorece a elite global e destrói o gado.

  • Hoje em dia os países se submetem a pressões de organizações internacionais, ou seja, na prática o governo mundial já acontece, só falta oficializar pro povão. Além disso ninguém aguenta mais esses shitholes de terceiro mundo com suas infinitas crises econômicas e sociais, migração em massa e seu eterno chororô por causa da colonização. Pelo menos com um governo mundial investindo e desenvolvendo todos os países igualmente não haveria desculpinha nem brecha pra existência de mimimilitância.
    E pau no cu do multiculturalismo, troco comida étnica esquisita, gente mal educada e adolescentes de cabelo colorido por qualquer vilazinha “racista fascista sem diversidade” no interior da Noruega ou do Japão que tem homogeneidade cultural, social trust e segurança. Chega de ficarem dividindo as pessoas que nem categoria de Pokemon, meu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: