Homofobia do bem.

Publicações do deputado federal André Janones (Avante-MG), principal cabo eleitoral do petista Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais, e de apoiadores do ex-presidente espalharam ataques homofóbicos nas plataformas digitais. Insinuações sobre a sexualidade do recém-eleito deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e do pastor André Valadão foram usadas como arma contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição ao Palácio do Planalto pelo PL. LINK


Ou jogaram fora os valores que tinham, ou nunca tiveram esses valores. As duas possibilidades desembocam no mesmo Desfavor da Semana.

SALLY

A postura lamentável do PT esta semana foi um tremendo desfavor em muitos sentidos, inclusive por, talvez, permitir uma vitória do Bolsonaro, tamanha a antipatia e incoerência do que fizeram. O principal argumento de muita gente para escolher o PT era que eles não jogavam baixo. Pois é, o PT se encarregou de desmenti-lo.

Todo mundo deve ter visto o escândalo feito pelo deputado petista André Janones, tido como um dos principais cabos eleitorais do Lula: divulgou um vídeo de sexo oral entre dois homens “acusando” o recém-eleito deputado Nikolas Ferreira de ser protagonista da cena.

Vazar ou divulgar um vídeo íntimo de uma pessoa sem o seu consentimento já é grave o bastante, principalmente quando vindo de um grupo que se denomina arauto da ética e do respeito. Mas conseguiram fazer pior. Não contentes, foram escrotizar Nikolas em redes sociais, inclusive Janones.

E não foi com a intenção de apontar uma suposta hipocrisia, foi para tripudiar do menino ser supostamente gay. Logo eles, que sempre defenderam que homossexualidade não é demérito, que é errado compartilhar vídeo íntimo vazado sem consentimento e que é incorreto se referir a gays com estereótipos pejorativos.

Vamos ver algumas das coisas que Janones disse a Nikolas, em redes sociais, abertamente, para qualquer pessoa ler? Chamou ele de “mete boca”, em uma alusão ao vídeo. Disse coisas como “Isso aí, abre a boca, você já aguentou muita porra calado” e vários outros trocadilhos pejorativos no estilo. A militância, óbvio, o seguiu. O PT ligou novamente a velha máquina de moer reputações. Quem é mais novo pode não lembrar dela, mas eu lembro.

A quadrilha do Beautiful People do PT foi em massa moer a reputação do rapaz. Patricia Lelis, também apoiadora de Lula, usou termos igualmente escrotos, chamando o rapaz, entre outras coisas, de “Viadão” e “Chupetinha”. Postou uma montagem de Nikolas abraçado a outro homem (o pastor André Valadão). Vem cá, no que influencia se esse menino faz ou deixa de fazer algo na sua vida sexual? Qual é o motivo de expor, ridicularizar e debater isso?

Nem preciso dizer que a militância petista caiu matando e reverberando esse tipo de ataque. A imprensa imediatamente correu para questionar o PT e Lula sobre o que estava acontecendo, que, obviamente, não respondeu. Lula chegou a dizer que o que Janones posta é responsabilidade do Janones, só não explicou por qual motivo Janones participa de reuniões estratégicas e integra a coordenação de campanha.

“Mas Nikolas é homofóbico, ele mereceu!”. Esse conceito de que, dependendo do caso, a pessoa merece um tratamento que você mesmo critica, é uma aberração extremamente nociva para o Brasil. Ou você é contra, ou não é. É contra a tortura, mas se torturar alguém que você não gosta pode? Então você não é contra a tortura. Seus valores não podem ser oscilantes dependendo da pessoa, esse é o fio condutor que, durante toda a história, levou a injustiças e perseguições. Ou pode para todo mundo, ou não pode para ninguém.

Respondam com sinceridade: se fosse Carlos Bolsonaro fazendo uma coisa dessas, como as pessoas estariam reagindo? Alguém tem alguma dúvida que, por vir do PT, não está causando a comoção que causaria se viesse do outro lado? Minha opinião: é pior vindo do PT. O outro lado nunca escondeu que é homofóbico, então, quando fala uma bosta dessa, mostram que são um lixo de ser humano, mas ao menos são transparentes: eu sou esta merda aqui ó, se votar em mim vai ser isso aqui, ó.

O PT não, te vende uma coisa e entrega outra. Os defensores das minorias, os lacradores, os bonzinhos que iam te salvar do malvado Bolsonaro homofóbico, estão fazendo a exata mesma coisa que o outro lado, aquele que tanto se condena. E agora? Tela azul na lacrolândia? Não, nada disso, pois “não é momento de criticar o PT”. Olha… eu não sei nem por onde começar. Na base do medo (“se criticar o Bolsonaro volta”) esses filhos da puta estão conseguindo lacrar a boca das pessoas novamente.

Dizer que não é momento de criticar o PT é dizer que todo mundo tem que compactuar com crime e homofobia para que o povo não fique sabendo da bosta que o PT fez e vote nele achando que são bonzinhos. Não é hora é o caralho. Essa é exatamente a hora de criticar o PT: quem quiser votar neles, vote, mas bem ciente do que está escolhendo.

“Bolsonaro joga sujo com fake news, é hora do PT responder à altura”. Novamente, nem sei por onde começar… Só esta semana o TSE mandou remover três postagens do Janones por envolverem notícias falsas. Aliás, para quem é novinho e não fica sabendo da verdade por “não ser hora de criticar o PT”, deixa eu te contar uma coisa: o PT é a mãe das fake news em massa.

Dilma só se elegeu pois o Nordeste inteiro recebeu ligações com gravações dizendo que se o PT não fosse eleito, o bolsa-família seria cortado. Bolsonaro só copiou o que o PT criou, de forma mais tosca e grotesca, como tudo que ele faz.

Então, se alguém tentar te empurrar o discurso “nós fazemos pois eles fazem”, tenha em mente duas coisas: 1) o PT faz isso há tempos, quando Bolsonaro ainda estava no Superpop batendo boca com o Rafael Pilha, portanto, não é uma reação a ele e 2) Quem não é um filho da puta mau caráter não se comporta como um filho da puta mau caráter, por mais que se comportem assim com ele.

Quando você se comporta como um filho da puta mau caráter, você se torna um filho da puta mau caráter e não pode mais apontar o dedo para outro filho da puta mau caráter criticá-lo, desfilando virtude. Exceto é claro, se você for do PT. Aí pode. Aí é homofobia do bem.

Imagina se a gente fosse xingar de volta todo mundo que vem bostejar nos comentários aqui? “Ain, ele me xingou, vou devolver na mesma moeda!”. Jamais. Eu não sou uma retardada que se importa com o que desconhecidos falam. Se a pessoa quer ser e vir me xingar, problema dela, eu não vou me rebaixar ao nível da pessoa, pois o que eu sou, meus valores, minha ética, não são variáveis, não dependem de como alguém me trata.

Com isso estou dizendo que as pessoas têm que votar no Bolsonaro? Não. O que eu estou dizendo é o mesmo que venho dizendo há semanas: é tudo a mesma merda, com alegorias diferentes. Esse papo de um lado ser “menos pior” do que o outro é encenação do PT que muita gente compra. Se você jogar o PT na mesma máquina de moer reputação, se você olhar para o PT com o mesmo filtro de má vontade que olham para o Bolsonaro, vai ficar tão revoltado quanto. Mas merda do PT não reverbera, não vem à tona.

O PT real tá aí, sendo escroto, divulgando vídeo íntimo, chamando o menino de “Viadão” e “Chupetinha”. São esses os que ficam desfilando virtude. E ainda tem militante petista criticando os outros por homofobia, por fake news e por muitas outras coisas que o PT faz. Funciona assim: quando flagram alguém do PT fazendo, é um “caso isolado”, quando o outro lado faz, são psicopatas.

O recado deste texto basicamente é: escolha seu candidato, tampe o nariz, engula o vômito, vote e volte para sua casa, quieto, resiliente, de luto. Saiu disso, é papel ridículo.

Faça o que tem que fazer, vote em quem quiser votar, isso é problema seu, mas não fique botando camisa, broche, frases em rede social ou de forma alguma panflete ou divulgue esses merdas, esses bostas, esses estrumes que estão aí. Isso é um atestado de falta de cérebro, dá vergonha alheia. Nenhum deles merece sua homenagem.

Vote em quem você quiser, mas tenha dignidade, não acredite, muito menos defenda em voz alta que um deles é “menos pior”. Não tem “menos pior” agora. Tem um que veste uma alegoria “menos pior”, mas é apenas uma máscara, em essência, são iguais. É só lixo. Só xepa. Só filho da puta.

Tem um que é filho da puta abertamente, orgulhoso disso e outro que é filho da puta hipócrita, que fica desfilando virtude. Escolha o que melhor lhe aprouver, mas vote consciente de que, em qualquer dos casos, está votando em um filho da puta. E é papel ridículo demonstrar orgulho ou alegria por ter votado em um filho da puta, ok?

Para dizer que pode vazar vídeo íntimo e esculachar orientação sexual de quem você não gosta, para dizer que é homofobia do bem ou ainda para dizer que não é momento de criticar o PT: sally@desfavor.com

SOMIR

É sempre complicado dizer “quem começou” alguma coisa. Campanhas de difamação existem desde antes dos conceitos de direita e esquerda políticas. Digo com confiança de que desde a primeira que três ou mais humanos tiveram que viver em conjunto, dois se juntaram para falar mal do outro. Nem que fosse na base do grunhido. Então, é claro, ninguém da política brasileira moderna inventou essa forma baixa de discutir os rumos da sociedade. Só estão seguindo padrões ancestrais de escrotidão humana.

Porém, quando a ideia cai nos ouvidos do povão, é fácil se enganar achando que foi quem você não gosta que começou tudo. Os bolsonaristas não se desculpam pelas Fake News, pois acham que estão justificados pela luta contra o iminente colapso da civilização ocidental. Já os lulistas, se apertados, acabam dizendo que chumbo trocado não dói e que é o único jeito de lutar contra a máquina de mentiras da direita.

Mentir e destruir reputações é um meio para justificar um fim. Os dois lados tem certeza que o seu fim é o melhor possível, então, que se quebrem alguns ovos para fazer essa omelete. Ficamos então num impasse: ninguém começou e ninguém quer terminar. Direita populista corrupta e esquerda populista corrupta trocam acusações mentirosas, muitas vezes sabendo que são mentirosas, mas aparentemente dormem em paz acreditando num bem maior.

Eu só gostaria de saber que bem maior é esse…

Vamos lá, o jeito como você consegue chegar num resultado impacta o resultado. Se você acha que os fins justificam os meios ou não, tanto faz, o importante aqui é que os fins são moldados pelos meios. Ou seja: mesmo que esteja tudo bem pra você fazer algo errado para conseguir um resultado positivo, não se pode correr da realidade: o que você fez de errado está na sua história e vai fazer diferença nos seus próximos passos.

Imaginemos que você tenha um plano de combate à corrupção excelente, mas para se eleger, aceita receber um dinheiro por fora para aumentar o alcance da sua campanha. Por mais que no final das contas você consiga o cargo e possa iniciar seu plano, a forma como você chegou lá te deixou com o rabo preso: tem alguém que pode te denunciar se você pisar no pé. No final das contas, você escolheu combater uma parte da corrupção e deixar outra livre. A parte livre vai crescer e possivelmente até tomar o lugar da parte que você combateu.

Os meios impactam os resultados. E muitas vezes até invalidam. Se o PT escolheu o caminho de mentir e moer reputações (como já fazia muito antes de bolsonarismo ser uma palavra), isso vai impactar seu governo. Se o Bolsonaro vencer na base do radicalismo, isso vai impactar seu governo. A ideia de que vale tudo contra o adversário, a paranoia implantada na população sobre o fim do mundo se o inimigo for eleito, essa polarização doentia que travou a evolução social brasileira nos últimos anos…

Quem quer que vença, a tentação de concentração de poder e divisão da população entre aliados e adversários é muito grande. Talvez grande demais para ser ignorada. Senhor Nove Dedos não era flor que se cheirasse nesse sentido de liberdade muito antes do autoritarismo miliciano entrar na moda. Queria controlar mais a imprensa, até chegou a expulsar do país um jornalista que falou sobre suas bebedeiras. Não se anime com nenhuma das opções, a vontade de continuar acelerando nessa estrada do autoritarismo não vai sumir por um passe de mágica.

Mas voltemos ao foco da notícia: é de uma baixaria enorme soltar “vídeo pornô” do adversário político, não sei se melhor ou pior que seja falso. É coisa de gente ruim, baixa, sem ética. E é inesperado da esquerda moderna achar motivo de piada ser homossexual. Ou a maioria da população ainda tem essa mentalidade merda (spoiler: tem), ou abriram mão de uma das bases ideológicas da esquerda moderna só para irritar um adversário político.

Nos dois casos, os meios vão impactar o resultado: é virtualmente impossível virar o voto de alguém ideologicamente infectado, mas ainda é possível envergonhar essa pessoa o suficiente para que ela não espalhe a palavra de sua inclinação política com tanta força. Os lulistas trabalhando nos mais altos níveis da campanha sabem muito bem disso. Até porque depois de ver o Bolsonaro fazendo isso por tantos anos, só cego não vê que desmoralizar o adversário ajuda muito. Toda vez que Bolsonaro reposta um vídeo de degeneração esquerdista, talvez nem vire tantos votos assim, mas deixa o seu adversário político numa situação chata: defender o depravado urinando na cara do outro no meio da rua ou deixa pra lá em busca de uma batalha mais fácil? São horas, às vezes dias, de silêncio do adversário.

Os petistas tentaram uma desmoralização. Só que não foram no cerne da questão: ao invés de sentar a pata nos evangélicos neopetencostais que formaram uma máfia no Brasil, estão cutucando um moleque com a “acusação” de ser gay. Para ganhar minutos de controle da narrativa, perdem décadas de avanços culturais. Se a esquerda moderna serve para alguma coisa, que seja para enfrentar o puritanismo religioso no campo sexual, mas não, nem isso… joga fora esse bastião ideológico para chamar o amiguinho de viado.

Os cães ladram para os palhaços da rede social e a caravana de pastores e bispos corruptos passa. Agora com a concordância tácita de seus adversários ideológicos. “Se a gente concorda com o petista em algo, é que gay deveria ser motivo de vergonha.” Parabéns, Janones e cia.! Parabéns por trocar uma trollada no adversário de Twitter por uma das bases do movimento.

Será que se ganharem os meios não vão influenciar os fins? Quais os outros conceitos considerados de esquerda que podem ser negociados também? Se for contra o Bolsonaro, tudo bem.

Aliás, se o Edir Macedo e o Silas Malafaia estiverem interessados por uma parceria, por que não? Fazer uma meia dúzia de mulheres terem filhos sem cérebro não é tão caro assim se for para evitar que o conservadorismo tome conta do país, não? E sabe do que mais? O Bolsonaro estava certo em dominar a PGR… fazer a mesma coisa vai nos ajudar a não deixar ele voltar. Isso… a gente só faz o que precisa para salvar esse país.

Eu já disse várias vezes que se fosse para escolher um inferno totalitário, preferia o inferno dos lacradores do que dos religiosos, mas pelo visto nem essa escolha vai estar disponível. Gente ruim pensa parecido.

Para dizer que o seu inferno é mais fresquinho, para dizer que só Nulo salva, ou mesmo para dizer que foi só a verdade aparecendo: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (16)

  • Não há nada de novo sob o sol. Quando me mudei para o Rio fiquei fascinado com as chuvas de santinhos com foto do Gabeira de tanga de crochê, dizendo que haveria maconha nas escolas e um morador do MST na sua casa.

    A lógica das campanhas não mudou, as ferramentas sim, e o ser humano continua o mesmo.

    Ainda assim, acho que há uma falta simetria entre Lula e Bolsonaro. Não acho que sejam campanhas ou propostas políticas comparáveis, especialmente quando se trata do mundo real. O atual governo é um lamaçal de incompetência sem fim, em praticamente todos os setores.

    Em resumo, Lula is the new Maluf.

    • “Quando me mudei para o Rio fiquei fascinado com as chuvas de santinhos com foto do Gabeira de tanga de crochê, dizendo que haveria maconha nas escolas e um morador do MST na sua casa.”

      E o que mais espanta nem é que espalhem esses absurdos por aí, inventados pela “imaginação fértil” de pessoas bem pancadas da cabeça. O que mais espanta a enorme quantidade de gente que acredita e aceita sem questionar essas patacoadas, por mais estapafúrdias que sejam.

  • Isso me lembra que, quando o retardado do Val do Arthur falou merda, geral caiu matando; quando foi o Abril de José, as mesmas feministas histéricas ficaram pianinho.

    Quem confia em qualquer merda vinda de militância, tem é que se foder mesmo sob as passadas de pano a níveis industriais e whataboutism infinito, tem é que viver paranoico, acordar sem esperança e ser movido por tarja preta.

    Quem simplesmente responder qualquer merda remota a “ain, mas o Boçounaru é uma ameassa real/maior”, tem que ser tratado que nem a lacrosfera trata quem diz “não tenho nada contra X, maaaas/até tenho amigo que é”: alguém que não quer melhoria nenhuma, apenas quer balbúrdia e vai te jogar debaixo do ônibus, fique longe.

  • E a hashtag de agora é #BolsonaroPedófilo porque o desfavor ambulante foi lá e comentou que rolou um clima depois do Bolsonaro ter contato com garotas de 14 anos (idade que está na idade de consentimento no Brasil, mas em outros países podem resultar em problemas do ponto de vista legal).
    Legal é que vai falar isso do Caetano Veloso, que aos 40 se envolveu com uma garota de 13 e se você chamá-lo de pedófilo, você toma processo por danos morais e ainda perde.

  • Sinceramente? É mais fácil notar que Lula é homofóbico do que notar que tem um dedo faltando. Ele não repudiou nada porque é exatamente assim que ele pensa. É a definição de ilusão achar que ele seja minimamente diferente do Bolsonaro neste tópico

  • Se a Patrícia Lélis vai se danar criminalmente, bem… Ela já fez coisa que poderia fazer com que ela estivesse na cadeia antes e ir agora por uma questão que ainda é discutível nesse campo é meio que chover no molhado.
    Quando ao André Janones (o companheiro de vídeos do Cretininho Azevedo), bem, o que ele merece é CASSAÇÃO por QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR, a menos que o presente nas imagens seja falso, mas pelo conjunto de briga com adversário em debate e essa baixaria, já está no nível de outro desfavor da semana.
    Não sei se vocês sabem, mas Arthur do Val foi posto da porta pra rua do partido que participava (o Democratas) por brigar em torno de questão de auxílio-terno ou algo que o valha.

  • Agora tem uma correção aqui importantíssima: André Janones NÃO é petista.
    Ele é do AVANTE, antiga dissidência do PTB (o infame Partido Trabalhista do Brasil/PTdoB), que a exemplo do Podemos (antigo PTN) agregava alguns grupos de milicianos em seus quadros antes da parada das milícias tomar a fama e a notoriedade que tem hoje em dia.
    O desgraçado ainda tentou marcar espaço com carreira solo pra presidente, mas o partido achou melhor vender a alma pro sinhozinho Lula em nome de algumas migalhas e o Janones foi junto tentar fazer alguma fama.

      • Petista se aplica única e exclusivamente aos filiados do Partido dos Trabalhadores.
        Tem uma militância fora dos partidos e em outros partidos que não o PT que também está fortemente engajada no apoio incondicional ao Lula. Estes seriam os lulistas.
        É um preciosismo, mas é importante ressaltar.

  • Janones fede demais.
    Só de estar com o Cretininho Azevedo e de ter ido tretar com o Ricardo Salles já tem nota negativa… Com mais essa então.
    Espero de todo o coração que este ser não se eleja nem pra dePUTAdo na próxima eleição.

  • “para dizer que só Nulo salva”
    você pode ignorar a realidade, mas não pode ignorar as consequências de ignorar a realidade.

    e quero que civilização ocidental se exploda e meu pau cresça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: