Prioridade da casa.

Desde o início da pandemia, muitos se viram obrigados a passar muito mais tempo em casa. Com isso, pudemos perceber pontos fortes e fracos de nossas residências. Com esse conhecimento, Sally e Somir discutem onde se deve colocar mais recursos. Os impopulares definem onde vão ficar.

Tema de hoje: qual o cômodo da sua casa onde você mais deve investir?

SOMIR

No cômodo onde você dorme. Pouca gente pode dizer que lutou tanto contra a necessidade de dormir quanto eu, mas eventualmente até o mais teimoso dos teimosos precisa admitir: dormir é das coisas mais importantes que um ser humano faz na vida. É necessidade básica, básica no sentido de que se você for impedido de satisfazê-la, morre. Ar, água, comida e sono são coisas com as quais não se discute. Ou tem, ou não vive.

Eu teimei tanto contra minha necessidade de sono que por décadas dediquei o mínimo de recursos para a atividade. Dormia o mínimo de horas que conseguia. Qualquer colchão servia, cama era frescura, calor ou frio no quarto eram coisas de gente fraca… tudo o que eu podia fazer para ignorar essa parte da minha vida, eu fazia. Mas o tempo se encarrega de acertar suas prioridades: com o fim da fase de “invencibilidade” da juventude, veio a realização que o corpo não liga para os seus planos.

Ou dorme, ou vai ficar estressado, limitado intelectualmente e doente. Recado entendido: mudei minha forma de encarar o sono. De alguns anos pra cá, eu entendi que a prioridade de gastos com cômodos na casa deve ser o quarto onde se dorme. Cama, travesseiros, controle de temperatura, limpeza, isolamento sonoro… o que estava dentro dos meus recursos disponíveis ia primeiro para o sono.

E eu realmente acredito que isso tenha desacelerado o grau de depreciação da minha saúde com a idade. Não estou melhor hoje do que estava com vinte e poucos anos, porque isso é basicamente impossível, mas eu previa uma queda muito mais violenta dada a forma totalmente inconsequente como lidei com minha saúde até então. O sono é parte integrante desse processo. Parei de negociar com a vontade de dormir.

Parei de negociar inclusive com quem me exigia horários incompatíveis com meu relógio biológico. Trabalho não vai me fazer dormir menos que oito horas. Caprichos alheios não vão mudar meu horário de dormir. E quando eu estiver dormindo, quero a maior qualidade ao meu redor que meu dinheiro puder pagar. Cama ruim, travesseiro velho, quarto quente… tudo isso diminui o nível de descanso que você consegue tirar do seu sono. E como disse, não estou mais negociando isso.

Sim, eu pensava que grandes coisas caprichar num ambiente que você sequer fica consciente na maior parte do tempo, mas a gente dorme para fazer o corpo e a mente funcionarem direito no resto do dia. Dormir mal te deixa cansado durante o dia, menos produtivo, menos atento. Sem contar que uma cama ruim pode te deixar com dores nas costas, torcicolo, todas coisas que tornam as horas acordadas muito piores. Você tira muito mais valor do tempo acordado se estiver bem tratado no tempo dormido. Não tem o que teimar, ou faz direito ou sofre depois.

E digo mais, justamente pelo fato de você estar desligado durante o sono que faz mais diferença ter qualidade e conforto ao seu redor. Quando você está atento, pode mexer no ambiente ao seu redor para buscar uma situação melhor. No meu escritório eu posso abrir uma janela, reorganizar os móveis, levantar para esticar as pernas, fazer todo tipo de coisa para melhorar a qualidade de vida naquele momento.

Depois que você dormiu, seu corpo está programado para aguentar um monte de problemas sem te acordar. A informação que dormir é essencial está no seu DNA, ou seja, você está indefeso durante o sono. Ficou torto? Vai acordar dolorido. Tem muita luz ou barulho? Vai dormir mal e acordar cansado. Tem pernilongo no quarto? Eles vão fazer a festa em você.

A lógica é simples: quanto mais indefeso você está, mais você investe em proteção. Durante o dia você tem milhares de defesas naturais em forma de avisos do corpo, enquanto você dorme, não. Se for para arriscar perrengue, arrisque na hora que você pode se livrar deles, não quando está entregue ao ambiente!

Sem contar que a mente adora um ritual e um ambiente definido. Seu cérebro vai conectando seu quarto com descanso. Quando você fica bem treinado e o ambiente é agradável, deitar na cama já te deixa relaxado. Nosso cérebro foi formado em tempos onde bichos tentavam nos matar durante a noite, por isso é essencial ter uma rotina e um lugar seguro para calar esse medo instintivo. Não durma em lugares diferentes toda noite. Para ter relaxamento completo, sua mente inconsciente tem que ter certeza que o lugar é de confiança. E para relaxar mais fácil, a própria ideia de que você investiu no seu quarto ajuda a facilitar o processo.

E tem outra coisa importante a se considerar: quarto também é um lugar de lazer. E estou falando de um lugar para ler um livro ou para “entreter uma visita”, por assim dizer. A minha experiência de vida diz que uma mulher não necessariamente desiste por causa de uma cama tosca, mas que com certeza parece curtir muito mais a experiência numa cama de qualidade. E sim, estou colocando como qualidade secundária do quarto, já passei da idade de fingir que sexo é mais importante que dormir. Caguei.

E para finalizar: eu me recuso a tratar trabalho como algo mais importante que meu bem-estar. Já caí nessa armadilha, não caio mais. Essa mentalidade de estar sempre disponível e focado para trabalhar é uma doença mental da sociedade moderna. E o pior, existem vários remédios não para te curar dela, mas para sofrer mais com os sintomas. Seu sono não é menos importante que o lucro do seu chefe. Faça o que puder para escapar de situações onde tentam roubar seu direito de dormir ou te fazer sentir culpado por ser humano. Às vezes somos obrigados, eu sei, mas já coloca na cabeça que a situação não pode ser pra sempre, que estão abusando de você se você perde sono por causa de trabalho. Tente escapar dessa relação doentia com o trabalho como prioridade de vida. Dormir vale mais que dinheiro.

O resto dá-se um jeito. O ponto do texto é onde priorizar, então pode focar onde mais quiser depois de deixar o seu lugar de dormir com a maior qualidade que puder. Trate sono como necessidade básica, porque é.

Para me chamar de preguiçoso, para dizer que eu sou comunista, ou mesmo para dizer que vai descansar quando morrer: somir@desfavor.com

SALLY

Em qual cômodo da casa se deve investir mais?

No lugar onde você trabalha, que é onde vai passar a maior parte do tempo. Isso quer dizer que você deve dormir no chão, em um quarto com paredes mofadas e ter uma cadeira gamer para trabalhar? Não. Isso quer dizer que você deve investir na casa como um todo para ela ser habitável, porém investir mais no lugar onde você trabalha.

Fosse antes da pandemia, eu provavelmente defenderia que o maior investimento deveria ser feito no quarto onde você dorme, pois seria o cômodo da casa onde você passaria mais tempo (com sorte, oito horas por dia). E, se você não trabalha de casa, essa continua sendo a minha escolha.

Mas, considerando um cenário em que você trabalha em casa, seu local de trabalho é o lugar que deve receber mais atenção e investimentos, pois é lá que você vai passar a maior parte do seu dia e é desse ambiente que vai depender a sua produtividade.

Trabalhar em uma cadeira desconfortável ou inadequada por gerar mais do que desconforto, pode causar algum tipo de lesão ou tendinite. Trabalhar em um ambiente com temperatura inadequada ou barulhento pode reduzir seu rendimento a menos da metade. Quando não há opção, a gente faz um esforço e se adapta, mas quando há, quando a gente manda no lugar onde trabalha, pois ele fica dentro da nossa casa, é burrice não investir nele.

A matemática é fácil: se você puder trabalhar mais e melhor, vai acabar entregando mais coisas e de mais qualidade, o que é um primeiro passo para ganhar mais dinheiro e poder melhorar todos os cômodos da casa que você quiser.

Se você trabalhar em condições desfavoráveis, as chances de melhorar de vida e ter uma casa inteira mais confortável são menores. E se você acha que um trabalho melhor não aumenta suas chances de ganhar mais, não invista nem no quarto nem no home office, gaste tudo com um bom psicólogo.

“Mas Sally, de que adianta ter um home office com ar-condicionado se à noite eu durmo mal passando calor”. Vai dormir no cômodo do Home Office. Essa é a beleza da coisa: você pode levar seu quarto para o Home Office (basta estender um colchão no chão), mas não pode levar o Home Office para o seu quarto. Invista no cômodo no qual você tem que ser mais produtivo, é sua melhor chance de trabalhar mais e melhor e poder melhorar a casa toda.

Além desses argumentos, temos também a questão emocional: é muito mais agradável e estimulante saber que vai trabalhar em um lugar com mais conforto. Trabalhar em casa é uma delícia, mas, para muitas pessoas não é fácil. Se você não tiver um lugar minimamente estruturado para isso, pode acabar não se organizando da forma como deveria e não produzindo como deveria.

Quando a gente está com muito sono, a gente acaba dormindo. Quando a gente está com muita fome, a gente acaba comendo até aquilo que não gosta muito. Mesmo para fazer sexo, meus amigos, quem quer muito faz até no banco de trás de um fusquinha. Mas nem sempre quando a gente tem muito trabalho dá vontade de trabalhar. Experimenta trabalhar um dia inteiro no banco de trás de um fusquinha e me conta como saiu seu trabalho. Então, é apenas lógico que seu maior investimento esteja no seu maior desafio.

Entre tudo que você vai fazer, o mais provável é que o trabalho seja a atividade de maior resistência e mais cansativa. Portanto, ela é quem tem que possuir os maiores atrativos. Não como uma coisa definitiva: “só vou investir no meu Home Office”, mas como o melhor trampolim para te fazer ganhar dinheiro para investir na casa toda em um futuro breve.

“Mas eu não tenho dinheiro para comprar um ar-condicionado”. Ok. Qualquer investimento que torne mais atraente a hora de trabalhar. Não precisa ser estrutural. Tem que te ajudar a ter vontade de trabalhar. Pode ser um bloco de notas novo, uma caneta bonita ou até um massageador. Você que sabe o que te estimula a produzir. Pode ser isolamento acústico, pode ser música ambiente, pode ser uma canetinha rosa. Pouco importa, invista no que estiver ao seu alcance e melhores seu dia.

Se, por um lado, trabalhar em empresa é bom por eles providenciarem toda a infraestrutura, trabalhar em casa é bom por poder fazer tudo do seu jeito, com mais conforto e sem ter que aturar gente pau no cu. Providencie uma boa infraestrutura para o seu local de trabalho e tenha o melhor de trabalhar em empresa conjugado com o melhor de trabalhar na sua casa.

“Eu? Gastar dinheiro com o meu trabalho? Mas nem pensar”. Não é com o seu trabalho. É com você, com seu conforto, com o seu bem-estar. Inclusive, se você for demitido, vai continuar sendo tudo seu. Você vai gastar para ter qualidade de vida. Talvez quem ainda é novinho não entenda, mas um dia vão me dar razão, vão lembrar deste texto e pensar “Sally tinha razão, o melhor investimento é gastar com qualidade de vida”.

Por fim, tem a questão da pandemia. Você já deve ter escutado a gente falar dez mil vezes que quem ainda não migrou para o trabalho em casa, deveria migrar, pois, cedo ou tarde, essa vai ser a regra. Se você puder fazer isso agora, vai ser muito melhor para você. Então, invista em algo que em questão de tempo vai se tornar a modalidade oficial de trabalho: o trabalho em casa.

“Ain mas eu não me adapto a trabalhar de casa”. Sugiro que comece a criar mecanismos para isso, pois pode ser que em breve não seja mais uma opção. O home office é uma mudança necessária para quem não quer depender de empresa, para quem quer não quer depender de transporte público e para quem não quer se expor em outros ciclos de pandemia. É para ele que a sociedade migra.

Talvez você não se adapte ao Home Office por não ter estruturado um espaço adequado para isso. Tente investir mais nele, e nem precisa ser gastando dinheiro, basta reaproveitar o que você já tem, ser criativo e colocar em prática boas ideias. Pode ser que você descubra que, criando um espaço mais agradável, trabalhar de casa seja um prazer.

Para dizer que não gosta de trabalhar não importa onde seja, para dizer que trabalhar em casa é coisa de burguês ou ainda para dizer que a pandemia acabou: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (8)

  • Vou de Sally nessa. Meu escritório é o meu santuário onde desinfeto minha mente de toda merda que se impregnou nela ao longo do dia. É onde está tudo que me faz bem (em termos materiais): meus livros (técnicos e não-técnicos), minhas mídias (vinis, CDs, LDs, etc.) e minhas tranqueiras eletrônicas antigas. Não fosse tudo isso, há muito tempo eu já teria ido pro hospício. Compensa investir pra fazê-lo aconchegante.

  • No meu quarto, que também é o lugar onde eu trabalho. Tem tudo no meu quarto, ar condicionado, mesa do notebook, cama, colchonete de abdominal. Teve uma vez que eu alugava outros quartos da casa e nem via a cara dos inquilinos, porque no meu quarto tinha tudo , até mini geladeira. Meu quarto é um mini apartamento.

    • Nossa, eu não consigo juntar essa ideia na mente de que quarto vira seu antro, mini apartamento, tem tudo dentro.

      Aliás, não sei até que ponto é frescura ou é toc, mas me dá agonia quarto com muita coisa dentro e com móveis ocupando todas as paredes. Pra mim, o ambiente tem que ter espaço, tem que ter um vão livre, uma parede desocupada, enfim. Minimamosmo feelings.

      Mais do que isso, minha mente é muito quadradinho e metódica: quarto pra mim foi feito pra dormir, não pra estudar, pra comer, pra mais nada, então, nada mais justo que ter apenas uma cama, um criado mudo e o guarda roupas.

      Por sua vez, escritório foi feito pra trabalhar/estudar, então é pra lá que eu vou sentar na frente de um computador ou ler, não no quarto.

      Meu cérebro é tão programado com esse pragmatismo que eu acabo que não conseguindo estudar num quarto, ou dormir num escritório.

      • Você deve ser bem metódico e organizado, Ge. Também gosto de cada coisa no seu lugar e na sua hora. E, quanto à questão apresentada na postagem, acho que vou ficar com o Somir desta vez. Porque, como você mesmo disse no seu primeiro comentário – e eu concordo -, “tu enfrenta qualquer coisa no outro dia se dormir bem”.

        • Sim, eu sou muito metódico, sempre fui desde criança. As vezes, em exagero, isso me limita também, sabe? Já ouve situação em que, dentro de uma empresa, eu era taxado de caxias ou algo do tipo…

  • Que dilema! Sem ter um bom home office pra trabalhar bem eu não consigo dinheiro pra investir em um bom quarto pra dormir bem e sem dormir bem em um bom quarto eu não consigo trabalhar bem por melhor que o meu home office seja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: