Por que ninguém cura o câncer?

Eu me sinto obrigado a concordar com uma parcela da população humana, – provavelmente a maior parcela – no ponto de que a maioria das coisas sendo estudadas por cientistas não tem muita função prática. Um telescópio supercomplexo que nos permite ver um pouco mais longe no espaço? O comportamento das formigas da bunda amarela da Indonésia? O sistema religioso de uma civilização que acabou há milênios? Não parece fazer muita diferença. Podiam focar em coisas melhores…

Mas, o ser humano do século XXI tem muito a agradecer pelo conhecimento acumulado e tecnologia desenvolvida durante nossa história. Não precisamos caçar, não precisamos procurar água, temos fontes de energia abundantes e milhares de outras facilidades que nossos antepassados mais antigos sequer sonhavam em ter. Alguma coisa deu muito certo no caminho da humanidade. Nenhum outro animal chegou nesse nível de excelência até hoje.

A explicação que faz mais sentido é que o ser humano conseguiu se concentrar em problemas básicos e achar soluções. Temos o cérebro e o corpo que permitem isso, é claro, mas não havia nenhuma obrigação formal de ser humano original buscar conhecimento e construir uma sociedade como a que construímos. E voltando ao ponto do começo do texto, vemos na prática como em linhas gerais somos tudo menos focados.

Tem gente estudando todo tipo de coisa, e raramente conseguimos convergir toda essa energia para um lugar específico. Que jogue a primeira pedra quem nunca se perguntou por que todos os cientistas não se juntam para descobrir a cura do câncer. Acho que nem as fábricas de remédios de quimioterapia seriam contra isso. É tão óbvio que todo mundo quer essa solução, não?

Qual a dificuldade de juntar todo mundo por uns meses para resolver isso? Por que não focam na cura do câncer? Ninguém em sã consciência vai reclamar de esperar mais alguns anos para saber quantas estrelas tem numa galáxia aleatória se estiverem trabalhando para acabar com uma doença terrível como essa. Eu aposto que todo mundo aqui aceitaria dar um pouco do seu dinheiro para ajudar nessa causa. Ou mesmo trabalhar em quase qualquer coisa pra ajudar. Eu faxinaria o laboratório com gosto se soubesse que estaria ajudando a curar o câncer.

Tão óbv