Skip to main content

Colunas

Arquivos

Brasileirismo.

Brasileirismo.

| Desfavor | | 16 comentários em Brasileirismo.

12 de fevereiro é dia comemorarmos um dos heróis da República Impopular do Desfavor, Luiz Carlos Alborghetti, alguém com qual discordávamos de basicamente tudo, mas que pelo menos vivia e se expressava na verdade da sua forma de pensar. Muito diferente dos “extremistas de aluguel” buscando likes, dinheiro e votos que infestam o Brasil de hoje.

E falando deles, hoje vamos canalizar o estilo sincericida de D’Alborgha para falar sobre a realidade da aparente preocupação do brasileiro médio com nazismo e comunismo. Desfavor da Semana e Feliz Dia do D’Alborgha!

SALLY

Hoje seria o aniversário do nosso amado Luiz Carlos Alborghetti e nós não vamos deixar a data passar em branco. No mérito, tudo que ele falava ia de encontro com meus princípios básicos, mas isso nunca me impediu de admirá-lo, pois, apesar de discordar com ele, sua sinceridade era contundente. Nós apreciamos isso. Gente que pensa o que sente, fala o que pensa e faz o que fala. E banca o que fala, em vez de fazer um “mimimi estava bêbado”.

E por isso, hoje, nossa homenagem ao grande Charles Dal é abordar o tema do Desfavor da Semana usando essa ótica de sinceridade contundente, agridoce, um pouco triste, um pouco engraçada. Não costumamos usar esse tipo de abordagem como hábito, mas vemos seu valor. Somir pegou um tema, eu peguei outro, dois lados da mesma moeda: o medo. Medo de que o Brasil vire isso, medo de que o Brasil vire aquilo. Meus amores…

“Tem que repelir o nazismo, dog whistle, é assim que começa, o que pode acontecer…”. Shhhhhhhhhh! Se poupe dessa vergonha.

Nazismo requer uma compreensão, um planejamento e disciplina (obviamente usados para o mal) do qual o brasileiro não é capaz.

Vamos começar pela compreensão. O brasileiro não consegue compreender coisas básicas. O brasileiro não consegue entender o conceito de caixa-rápido para 15 volumes. O brasileiro não consegue entender como funciona uma vacina e acredita que ela pode mudar seu DNA. Eu acho muito improvável que o brasileiro consiga entender exatamente o que significa nazismo.

E minha dúvida é legítima: se o brasileiro entendesse o que prega o nazismo, jamais o defenderia, pois saberia que o povo todo seria exterminado. Mas isso é assunto para mais adiante. Esse provo bronzeado mostrando seu valor é incapaz não só de entender, como de perceber que não entende. Hoje, basicamente, o brasileiro acusa de nazista ou fascista quem discorda dele. No dia em que descobrirem o que realmente é o nazismo, vão recalcular a rota rapidamente.

Mas, vamos, por um exercício de reflexão, supor que, ainda assim, tentassem implementar o que eles acham que é o nazismo. Falhariam da mesma forma. Brasil não consegue rastrear nem quem sonega imposto, imagina se vai conseguir ir atrás de qualquer grupo. Quando você não consegue achar quem te deve dinheiro, mesmo tendo o endereço e telefone da pessoa, é sinal de que você não sabe perseguir.

Quem dirá rastrear quem não seja de uma determinada raça. Todo ano um monte de gente branca feito um papel entra pelas cotas destinadas a negros nas universidades. O Brasil não consegue nem sequer fazer um CENSO decente, quem é pardo se declara branco, quem é branco se declara pardo.

Talvez seja ainda pior. Talvez o brasileiro não saiba nem sequer identificar determinada raça. O brasileiro nem deve saber a que raça ele pertence. Cansei de ver gente esculhambando de forma racista outra pessoa que é da exata mesma cor. Pensam que preto é quem é mais escuro do que eles e branco é quem é mais claro do que eles, afinal, eles são a referência universal!

Agora vamos excluir todos estes fatores só por um minuto. Vamos esquecer as premissas básicas, a coerência, o bom-senso e a realidade. Ainda assim, o Brasil nunca poderia implementar o nazismo, por um motivo muito simples: até para ser filho da puta genocida se precisa de competência nessa vida.

O nazismo ou qualquer regime atroz, totalitário e baseado em segregação e violação de direitos humanos precisa ser conduzido de forma muito organizada, com muita rigidez e disciplina. Sério mesmo? No Brasil?

Imagina um Estado corrupto tentando eliminar uma parcela da população. Metade ia subornar e continuar viva. E mesmo a outra metade, daria um jeitinho. Vocês já viram presídio no Brasil? Preso sai pela porta da frente e nada acontece.

Imagina se brasileiro vai ter a disciplina de investigar, capturar, encerrar, vigiar e impedir fuga. Em duas semanas tá jogando pelada com os prisioneiros. Time dos brancos joga com camisa e dos não brancos sem camisa. No final, todo mundo ia fazer churrasquinho e pagodear.

O brasileiro não consegue montar um planejamento para algo grande ou a longo prazo. Mesmo que quisesse, não saberia nem desenhar o projeto de converter uma sociedade ao nazismo, muito menos equacionar isso em seu vasto território. Não conseguem dar uma porra duma vacina para todo mundo, que é algo bom e gratuito, imagina se conseguiriam executar algo de complexidade maior e contra a vontade das pessoas.

Então, quer achar uma merda que algumas pessoas queiram a volta do nazismo? Tamo junto, é uma merda mesmo. Mas ter medo dessas pessoas? Ficar preocupado? Achar que pode acontecer? Não, não. Pode dormir tranquilo que brasileiro não consegue organizar nem a fila da padaria, muito menos um modelo social nazista.

Regimes extremistas não admitem exceções, não admitem erros, não admitem flexibilidade. Percebe o problema? Mas, ainda que o brasileiro pudesse compreender o nazismo, se organizar, se planejar e executar algo com perfeição e rigidez (não pode), imagina o problema de execução em eliminar todos aqueles que não são arianos.

Eu sei (e o CENSO confirma) que a maioria dos brasileiros se acham brancos, mas, spoiler: não são. Muito menos arianos. Mesmo que sua cor de pele seja próxima do transparente, você não seria considerado ariano por um nazista, provavelmente seria considerado “apenas” latino e visto como inferior, portanto, executado. Tem um texto meu bem detalhado sobre holocausto aqui, não matavam apenas judeus, matavam todos que não fossem arianos.

Então, por favor, me expliquem como funcionaria esse nazismo no Brasil, já que a premissa básica é a eliminação dos não arianos para “purificar” a raça. Sem distorcer os princípios do nazismo, sem distorcer os conceitos do nazismo, seria impraticável.

O brasileiro ser a favor do nazismo é o dinossauro ser a favor do meteoro. É o boi a favor do frigorífico. É a barata divulgando o inseticida. É uma vergonha como poucas vezes vi na vida, o que me leva a crer que o problema não Brasil não é uma ameaça nazista e sim a burrice do povo e a falta de noção real do que são e de como são vistos pelo mundo.

A única forma que consigo imaginar de implementar nazismo no Brasil é que os brasileiros se reuniriam, matariam um grupo “mais pardo” e depois, os que mataram esse grupo se suicidariam, abrindo caminho para que alemães vindos da Europa (estes sim arianos) pudessem se mudar para o país e repovoá-lo.

Ainda que tentassem uma versão tupiniquim do nazismo, mais flexível, em um mundo com nazistas no poder toleram não-arianos a seu lado, acabariam mortos de qualquer jeito, desta vez executados por deturpar os princípios básicos do nazismo. Não há margem para jeitinho, indisciplina ou descontração neste tipo de “regime”. Seja pela genética, seja pela postura, o brasileiro não sobreviveria ao nazismo.

Então, meus queridos, vão ocupar a cabeça de vocês com algo mais útil do que com medo do Brasil se tornar nazista. É algo impossível de acontecer.

Para dizer que você gosta de se sentir o virtuoso vigilante sempre atento para impedir que o nazismo chegue ao Brasil, para teimar que você é ariano (não é) ou ainda para me chamar de nazista, provando que você definitivamente não entende o conceito: sally@desfavor.com

SOMIR

Já sabemos por que o nazismo não deveria assustar os brasileiros, mas e o comunismo? Nessa semana eu vi muita gente enchendo a boca para dizer que comparar nazismo e comunismo era absurdo e falta de conhecimento histórico. Sabe do que mais? Eu concordo com essa gente! Nazismo e comunismo não são a mesma coisa.

O comunismo é imensamente pior.

Porque pelo menos na maior parte do mundo, as pessoas foram informadas sobre o horror que foi o nazismo. Já o comunismo pode até ter partido político na maior parte dos países do mundo. Nazista apanha na rua se começar a falar suas bobagens, comunista pode até ser aplaudido. Genocídio por genocídio, desumanidade por desumanidade, Hitler passou longe de alcançar os recordes de líderes comunistas como Stalin e Mao.

A maioria das pessoas vai te chamar de monstro se você disser que admira Hitler, mas não vai querer te enfiar numa prisão sem chave se você disser que tolera as atrocidades cometidas pelos comunistas. União Soviética, China, Camboja, Coreia do Norte, Cuba e tantos outros governos autoritários sem o menor apreço pelos direitos humanos não são vistos com o mesmo desgosto pelo cidadão médio. Então sim, falta muito conhecimento para quem compara nazismo e comunismo: um grupo de monstros assassinos foi contido e punido, o outro não.

Mas isso quer dizer que devamos ter medo dos comunistas no Brasil? Claro que não, larga de ser imbecil! Quem está falando de ameaça comunista no Brasil do século XXI só quer acumular poder para poder ajudar sua máfia miliciana a ganhar mais dinheiro. São pastores de uma religião política, inventando demônios para assustar seus fiéis e cobrando por proteção.

Eu até concordo com quem diz que o verdadeiro comunismo nunca foi tentado. Só que isso não quer dizer que foi incompetência ou malícia dos regimes instaurados durante a história, quer dizer que o comunismo é uma ideia impraticável: a de que o ser humano pode abdicar de iniciativa pessoal e liberdades em troca de recursos básicos. Parte do princípio que os desequilíbrios sociais são fruto de uma subversão da verdadeira natureza humana. Seria de uma inocência graciosa se não fosse a base de atrocidades cometidas contra a humanidade. O ser humano não é gado, o ser humano não pode ser satisfeito com igualdade forçada.

A única forma de manter um sistema desses é com imensa repressão de dissidência, seja por pressão social ou, como vimos acontecer repetidas vezes nos países se aventurando por esse caminho, por violência. Uma pessoa faminta troca qualquer coisa por um pedaço de pão, mas quando a fome cede, ela não pode ser mais vista dessa forma simplista. Um sistema comunista depende dessa primeira fase para se estabelecer, não é à toa que as sementes do sistema foram plantadas em países à beira do caos.

Importante entender: o que passava por pobreza no começo do século passado e o que passa por pobreza hoje em dia já é algo bem diferente. Era falta de tudo mesmo. Não é nem a pobreza de séculos anteriores, onde a pessoa tinha uma terra pra plantar pelo menos. Pobreza do início da era industrial era uma desgraça tão imensa ao ponto de fazer populações se rebelarem contra sistemas que tinham durado milênios. Foi uma era complicada, que não tem nada a ver com os dias modernos.

Por mais que Bolsonaro e cia. estejam se esforçando, o Brasil é muito rico e estável para ser ameaçado pelo comunismo. Muita gente fica sabendo da Revolução Russa, mas pouca gente sabe que basicamente todas as democracias ocidentais passaram por alguma tentativa de golpe comunista depois disso. Nenhum país minimamente funcional caiu. Os países do leste europeus foram forçados a virar comunistas por um exército russo imensamente poderoso (financiado e muito pelos capitalistas durante a guerra contra os nazistas). Ou você está realmente em frangalhos para ter uma revolução comunista, ou você tem um vizinho comunista que possa te forçar a aceitar o regime deles.

Nenhuma das situações se apresenta no Brasil. Precisa ter muita merda na cabeça para achar que o Lula poderia instaurar o comunismo no Brasil: ele já consegue dinheiro pra ele e para seus comparsas dentro da democracia, e sem correr o risco de uma revolução sangrenta ou invasão americana. O sistema brasileiro já entrega as desigualdades necessárias para seus líderes explorarem as riquezas nacionais. Pra que colocar arma na cabeça do cidadão médio se você pode tirar o dinheiro dele com impostos?

E veja só, é bem provável que o PT volte ao poder nos braços do povo. O brasileiro médio é burro assim. Se tiver dinheiro pra cervejinha, podem fazer o que quiser com a bunda deles. Pode ser o Bolsonaro, pode ser o Lula, pode até ser o Tiririca! Quem é imbecil de tomar o poder num país de gente que não cobra nada dos seus líderes? Olha para os resultados das pesquisas de intenção de voto: é 100% baseado em carisma e a capacidade de fazer churrasco no final de semana. O candidato tem carisma e eu consigo comprar cerveja? Voto! O candidato tem carisma, mas eu não consigo comprar nem Crystal? Voto no outro que tiver carisma.

Todo mundo, TODO MUNDO te dizendo que está lutando contra comunista no Brasil é um tremendo filho da puta aproveitador, que quer te passar a perna para mamar nas tetas do Estado, comprar picanha e fazer viagem pro exterior com dinheiro público. Ou você tem a porra da mínima noção sobre como o Brasil funciona, ou você tem medo do comunismo se instalar por aqui. E sim, quem está “combatendo o nazismo” é um bando de safado do mesmo jeito. Eles estão disputando o controle do cartão corporativo do presidente, não tem porra nenhuma a ver com visões de como a sociedade deve se organizar.

Comunismo? Meu ovo! Ninguém consegue instaurar o comunismo no Brasil. Pode colocar o PCO no poder com todo o parlamento que em uma semana esse povo se revolta e abre os braços para uma invasão estrangeira. O Brasil tem muita pobreza, mas não tem pobreza suficiente para ser homogeneamente subornado com um pedaço de pão. Ninguém com mais de dois neurônios vai querer estragar o esquema perfeito de corrupção que é o sistema de presidencialismo de fachada. E ninguém com menos de dois neurônios consegue governar sozinho. Bolsonaro é a prova disso: foi comido com farofa pelo centrão.

Quem diz que está te protegendo do nazismo ou do comunismo está só querendo tirar vantagem de você. É mais fácil o Cabo Daciolo ser eleito com o Felipe Neto de vice do que qualquer um desses sistemas se instalar no Brasil do século XXI.

Meia hora de cu para todo mundo com medo de nazismo e comunismo.

Para dizer que queria poder usar dois demojis nessa postagem, para dizer que D’Alborgha não teria entendido nada (a gente sabe), ou mesmo pra dizer que o ser humano acredita em qualquer merda (aleluia!): somir@desfavor.com


Comments (16)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: