Nossas casas não são só nossas. Uma série de insetos e animais dos mais diversos tipos adoram o conforto e a abundância de alimento que proporcionamos entre quatro paredes. Sally e Somir não gostam de invasores, mas discordam sobre qual é pior.

Tema de hoje: qual o pior animal intruso (não-letal) que pode entrar na sua casa?

SOMIR

Eu vou com um clássico, porque não é clássico à toa: o rato. O rato urbano é uma praga que tentamos controlar há milênios. Desde que o ser humano começou a estocar alimentos de alguma forma, o rato se convidou para morar junto.

E se provou o intruso mais difícil de expulsar até hoje. Domesticamos uma espécie inteira só para lidar com eles. Os gatos foram trazidos para perto dos humanos justamente para caçar os ratos, que infestavam qualquer estoque de comida que nossos antepassados construíssem.

Ratos são uma praga no interior, na cidade grande… em qualquer lugar do mundo. Ratos vivem no calor, vivem no frio, vivem em ambientes secos, em locais úmidos. Ratos foram disseminados ao redor do planeta viajando de penetra em navios de nossos antepassados. É praticamente impossível achar um canto (não congelado) do planeta que não tenha algum problema com ratos.

E é aqui que meu argumento se estabelece: pior do que um animal invasor é um animal invasor que evoluiu para viver dentro da sua casa. Os ratos de hoje são descendentes de incontáveis gerações de ratos que viveram ao lado de seres humanos. Só os mais habilidosos em lidar com os macacos pelados passaram pra frente. Eles já têm bases em virtualmente todos os assentamentos humanos, com sua população definida pelo tamanho da população humana ao seu redor.

Os ratos têm todas as estratégias para lidar conosco: são muito rápidos, procuram a escuridão, passam por qualquer fresta, comem basicamente qualquer coisa que estiver na sua frente… e se reproduzem numa velocidade assustadora. Se você chegar ao ponto de ver um rato na sua casa, é porque até os mais otários deles estão vivendo bem.

Ratos podem se esconder em praticamente qualquer lugar, tem sentidos aguçadíssimos e os instintos de um ser que está escapando de perigos desde os tempos que os dinossauros andavam pelo mundo. É uma máquina de fugir e até mesmo atacar se precisar. O que nos leva ao próximo ponto.

Muito do que se diz sobre ratos pode se dizer sobre baratas. Mas há uma diferença fundamental: enquanto a barata só pode correr e consumir alimentos deixados expostos, o rato tem um corpo muito maior, músculos e dentes poderosos. Não é o suficiente para brigar com um ser humano, mas é o tipo da coisa que você tem que prestar atenção. Não é bacana tomar uma mordida de um bicho tão cheio de doenças, não?

Caçar barata é relativamente simples: uma dose de veneno deixa ela tonta, uma chinelada termina tudo. Caçar rato não é uma tarefa para amadores. O bicho corre, pula, guincha, morde, arranha… e não vai cair com qualquer veneninho ou pancadinha. Tem que sentar a porrada nele ou esperar o bicho consumir uma boa dose de veneno antes de poder se livrar dele. É uma questão de tamanho. O do rato significa que ele vai aguentar muito mais impacto e veneno antes de ceder.

E até pela força e pelos dentes, os desgraçados conseguem vencer até mesmo os materiais que usamos para proteger os alimentos. Sem contar a escrotice de cagar em absolutamente tudo que vê no caminho. Ratos não só são mais casca-grossa que qualquer outro pequeno animal que entra na sua casa, como é um dos maiores assassinos da história da humanidade.

Muitos podem sentir até um certo… afeto… pelos roedores por serem mamíferos como nós. Afinal, se mudar um pouco a aparência, pessoas até os criam como pets! A diferença entre horror e fofura é muito pequena nesses casos. Mas esse fator de proximidade com animais de estimação significa que o bicho carrega doenças que podem pular para outro mamífero como o ser humano.

Até a humanidade perceber que os ratos estavam espalhando a Peste Negra, lá se foi um terço dos habitantes da Europa. Ratos vivem em situações de constante exposição a patógenos, seu sistema imunológico está acostumado a equilibrar metade das doenças conhecidas no organismo, mas o nosso não. Rato é cheio de doença e faz sujeira por onde passa. Às vezes só de pisar numa poça de urina ou em fezes do rato, você já pode pegar uma doença terrível.

E como perceber um rato em casa normalmente significa que tem mais uma dezena pelo menos vivendo por perto, costuma ser tarde demais. Você já correu o risco de pegar alguma doença, e agora vai ter que se virar para achar os filhos da puta. E se você acha que é só ter um gato em casa, ou você não alimenta seus gatos ou nunca teve gato: o gato moderno é capaz de dormir abraçado com o rato. Eventualmente, a maioria dos pets fica com preguiça de correr atrás desse tipo de presa. E francamente, nem sei se acho boa ideia considerando o tanto de doenças que rato pode passar. Se você tem bicho e gosta dele, é melhor achar um rato inteiro do que um rato pela metade…

Ratos são máquinas de invadir e infestar a civilização humana. Eles são ágeis, relativamente fortes, resistentes e muito mais espertos do que se imagina. Acho que preferia até achar uma onça em casa do que um rato. A onça você fecha a porta e deixa algum profissional lidar, o rato vai ser encheção de saco por muito tempo.

Para dizer que eu tenho medinho de rato, para dizer que o pior invasor é seu cunhado, ou mesmo para dizer que é só ter dinheiro que tudo se resolve: somir@desfavor.com

SALLY

Qual é o pior animal “intruso” não-letal que pode entrar na sua casa?

Apesar da minha enorme repulsa por lagartixas, devo admitir que o pior intruso não-letal é a rã. Se uma rã entrar na minha casa, eu só pego o carregador de celular e vou embora.

A rã combina tudo que há de pior dentro do meu julgamento: asquerosidade com mobilidade, camuflagem, agilidade, saltos e tamanho pequeno. A lagartixa, por mais que seja rápida, é mais limitada em seu deslocamento. A rã é quase impossível de se acertar.

Eu sei que existem muitos animais não letais desconfortáveis, como por exemplo, a barata, o menos querido de todos, porém não me parecem tão nefastos quanto as rãs, no conjunto da obra.

Não é que eu goste de baratas, são nojentas, mas o mercado me fornece recursos contra elas: tem infinitas formas de inseticidas para combatê-las ou espantá-las. Existem serviços de dedetização, existem géis, sprays, existem recursos que me garantem sua morte: se entrou uma barata, eu posso comprar um produto para que ela não sobreviva ao dia seguinte.

Duro mesmo é quando você combate esses animais tidos como “bonzinhos”, “que comem mosquitos”, pois você não encontra nenhum produto para combatê-los. Vai no mercado e vê se você encontra armadilhas para rãs ou spray que mata lagartixa. Não tem, o brasileiro parece gostar dessas merdas.

O que dificulta duplamente quando uma bosta dessas entra na sua casa: você não dispõe das armas químicas que precisa para eliminá-la e periga das outras pessoas não quererem matar, pois são bichos “bonzinhos que não fazem mal a ninguém”, como se a barata te batesse. Anota aí: se a pessoa tem nojo, faz mal a alguém sim.

Rãs são malditas, elas podem ser do tamanho de uma unha que, mesmo assim, pulam metros de distância. Só o The Flash consegue acertar uma rã. São pequenas, podem se esconder e qualquer lugar. São gosmentas, pegajosas, difíceis de manipular.

Dificilmente matem um ser humano com seu veneno, mas podem matar seu pet se ele conseguir colocá-la na boca. Gatos, por exemplo, são mais ágeis do que humanos, portanto, pode ser que consigam pegar uma rã. E, ao contrário do rato, que enfrenta e dá sinais de agressividade, fazendo muito pet recuar, a rã não faz nada intimidador, ela apenas desfila sua toxicidade pelas paredes.

Rãs não tem critérios, não parecem ter noção espacial. Aproxime-se de uma rã e você começará a jogar uma roleta-russa de “não encoste em mim”. Elas saltam de forma randômica, provavelmente por não compreender bem o ambiente no qual elas estão. É muito possível que ela salte para cima de você.

“Mas Sally, rato também pula!”. Rato pula cem vezes o seu tamanho? Não, né? Rato dá uns pulinhos, e com critérios: sempre tentando se defender ou fugir de você. O rato só te ataca se for uma questão de sobrevivência, via de regra, o rato foge. O rato costuma ser urbano, ele tem uma noção de onde está. A rã não parece ter qualquer ideia de nada.

Até onde eu sei, um rato, uma barata e essas pragas domésticas no geral entram na sua casa em busca de comida. Isso quer dizer que se você mantiver sua casa limpa, a probabilidade de um bicho desses entrar cai. O que faz uma rã entrar na sua casa? Não sabemos.

É randômico. Pode ser uma luz, pode ser o cheiro, pode ser apenas burrice do bicho. Simplesmente não sabemos, portanto, não podemos prevenir. Mesmo que se fechem as janelas o dia todo (o que nem é indicado em meio a uma pandemia de um vírus respiratório), elas podem subir pelos ralos, pela tubulação ou simplesmente passar por debaixo da porta. Essas desgraças são pequenas e flexíveis, passam por qualquer buraco.

Se entra um animal previsível na sua casa, para o qual a indústria já criou um veneno, por mais que você passe algum sufoco, acaba pegando. Ratos são previsíveis, eles vão comer um pedaço de queijo ou bacon em uma ratoeira. Tudo que você tem que fazer é deixar lá e esperar, em algum momento ele vai morrer decepado. Uma barata tem um comportamento previsível: ela se sente atraída por certos cheiros, tudo que você tem que fazer é botar veneno de barata e esperar, em algum momento ela vai entrar naquelas caixinhas e comer.

O que se faz com uma rã? Não sabemos. Orar? Jogar um chinelo? Deixar um morcego (principal predador das rãs) no meio da sala? Com os demais você tem armamentos pesados e apropriados, com a rã é só improviso e desigualdade, já que ela é muito mais rápida do que você.

E, vamos combinar, a maioria dos animais desagradáveis são apenas desagradáveis. A rã não, ela é desagradável e ainda é barulhenta. Quem já teve uma rã dentro de casa sabe que elas só perdem para as cigarras.

As filhas da puta fazem barulhos altos e irritantes que impedem qualquer descanso ou concentração. Então, mesmo quem não tem nojo de rãs vai ter problemas se uma delas entrar e se alojar em sua casa. É uma questão de paz de espírito. Além de ser desagradável, ela ainda te impede de dormir.

“Mas ela come os mosquitos”. Não é possível. Você não leu tudo que eu disse? Desde matar seu pet até te impedir de dormir? Existem alternativas dignas para matar mosquitos sem sacrificar seu animal de estimação ou suas horas de sono. Sabe o que mais mata mosquitos? Aranhas. Nem por isso eu vejo pessoas abrindo as portas de suas casas para tarântulas peludas. Get over it! Baygon também mata mosquitos e não atrapalha seu sono!

Pior coisa é ter um intruso dentro da sua casa e não poder se livrar dele. Você consegue pegar uma rã com uma ratoeira? Pois é, foi o que eu pensei.

Para dizer que rãs não fazem mal a ninguém (não é esse o critério), para dizer que barata é sempre pior ou ainda para dizer que o pior animal é o ser humano: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (18)

  • Por traumas fico com o rato nessa. Casa onde cresci dava de fundos com um riacho época de chuvas era um inferno. Mesmo com veneno, ratoeira e tudo fechado os malditos achavam um jeito de entrar. Descobri para meu horror ao chegar de madrugada certa vez que eles escalavam a parede de fora passavam por um espaço mínimo e vinham se pendurando no fio da lâmpada tal qual um Tom Cruise dos roedores.

  • O rato, com certeza. Eu moro em prédio e vocês acreditam que os malditos conseguiram chegar no 9 andar só subindo pela tubulação?Quando me mudei pensei que morar no alto me afastaria de pragas… me enganei. No início, na área de serviço, tinha um buraquinho aberto no box de um banheiro que seria eliminado, de repente eu comecei a ouvir barulhos estranhos na cozinha, era o bendito rato. Pragas dos infernos! Eu mesma quando morava em casa comprei um cachorro da raça salsicha pois são excelentes caçadores, matam mesmo, mas teve uma vez que meu cachorro mordeu uma rã e ficou com espuma na boca. Quase morreu pois o bicho era venenoso. Desde então não vivo sem meu cachorro pois já me salvou de baratas, ratos e rãs. No caso do rato que subiu às alturas, o condomínio passou a fazer a dedetização constantemente e nunca mais tive problemas com eles. Mas acredito que eles são espertos e sempre vão achar uma forma de te infernizar a vida.

    • Caramba, TR. E eu acho que, infelizmente, não haja um lugar onde vivam muitos seres humanos (casas ou apartamentos; no campo, na praia ou na cidade) que os ratos não consigam infestar. Dedetizações e grandes faxinas periódicas são mesmo necessárias porque, ao menor descuido, essas pestes (re)aparecem!

  • Rato dá prejuízo financeiro. No meu prédio tivemos que gastar com canaletas porque eles roiam os fios do interfone. Rato nem come fios, eles mordem só pelo vandalismo mesmo, tipo terroristas! Nas janelas tive que gastar com telas metálicas, senão os filhos da puta ficavam na espreita.

    • Aí você xinga seu síndico: prédio tem que “derratizar” a cada seis meses, ele deveria ter feito preventivamente.

  • Sapos, rãs… além de nojentos e barulhentos, tem algum predador doméstico bom contra eles? Sem falar que alguns são venenosos ainda por cima.

    Sem predador para ajudar, aí só matando primeiro com golpes de pá e, por misericórdia, jogando-os na rua para serem esmagados pelos veículos, como foi da última vez (havíamos vendido a casa e o comprador exigiu livrar-se das rãs para cobrir nossa oferta). Ainda assim, levou semanas…

    • Suellen, de acordo com o muito pouco que eu já li a respeito, predadores de rãs seriam ouriços, ratos (!), gatos (não todos) e aves de rapina como gralhas e algumas espécies de corujas. E para manter as rãs longe de casa, o recomendado nessas leituras seria manter a grama sempre baixa (porque as rãs não gostam de ficar expostas a predadores), evitar umidade no quintal (seja em poças d’água ou em vegetação alta que fica molhada na chuva ou orvalhada pela manhã), livrar-se logo de lixo e entulho (que, além de juntar umidade com o tempo, também dão excelentes “escondrijos” para esses bichos) e procurar não deixar ligadas durante a noite inteira lâmpadas que atraiam pequenos insetos (que são o alimento preferido das rãs).

  • Meu ranking são baratas, porque vem do esgoto e transmitem doenças, depois rato porque transmite raiva, depois mosquitos por causa da dengue e moscas e formigas empatadas porque são igualmente nojentas. Nunca vi uma rã ao vivo, moro em Centro de cidade grande. Onde circulo só vejo baratas, ratos e mosquitos.

  • Não sei se rãs também dão doença, mas a rataiada já esteve perto de acabar com populações inteiras algumas vezes.

  • O pior animal não-letal é morcego, ou rato alado!
    Primeiro porque pra uma peste dessas entrar na sua casa é sinal que já não tá 100% de saúde.
    Segundo que vc não tem como garantir onde o infeliz parou/pousou e tudo na sua casa fica “potencialmente contaminado” pela raiva.

    E aí haja injeção pra garantir que ninguém vai ter raiva (humanos e pets).
    Isso sem contar se vc encontrar um deles morto ou caído, porque aí além de vacina tem soro pra tomar!

    Um animal que só de entrar na sua casa já te manda direto pra tomar injeção é o pior deles!

    Mas entre as opções do texto, fico com o Somir. Rato é pior! E olha que tenho mais nojo de rã do que de rato, mas no geral, rato é pior!

  • Ratos, sem dúvida. Tenho repugnância desses bichos malditos. E, se há ratos por perto, podem ter certeza de que tem gente na vizinhança cuja casa deve ser uma imundície só.

  • Fico com o Somir nessa. Ratos se proliferam rápido, conseguem fugir de quase tudo, se escondem em qualquer lugar, transmitem doenças aos montes e infestam grupamentos humanos desde sempre. Nunca tive e também jamais vi ninguém do meu convívio ter problemas com rãs, mas muitos parentes e conhecidos já passaram por poucas e boas por causa de ratos. E, por mais que um exterminador profissional consiga livrar uma casa desses roedores, basta um descuido dos moradores para a parga voltar, muitas vezes, até pior do que antes.

    • Rãs, assim como sapos, tendem a viver em brejos, várzeas e lugares similares quando estão na natureza. Resta saber se a Sally está em algum lugar assim.

  • Uma vez, mudei de cidade e da casa que estava saindo, ia ficar um camundongo que esteve me infernizando para trás… Até eu ver o dito cujo correndo pela casa para a qual eu havia me mudado… Demorei mais semanas para me livrar do maldito.

    Até hoje não sei por qual móvel ele conseguiu garantir a clandestinidade dele, mas ô bichinho FDP.

    E depois que morei em outra casa, mas com escorpiões, difícil outro bicho me surpreender.

  • Wellington Alves

    E o rato já está tão evoluído que nem adianta muito usar ratoeiras. Depois que ela pega o primeiro, nenhum mais cai nela. Acho que o primeiro deve liberar algum hormônio da morte no local que serve de aviso para que os outros não se aproximem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: