Prende ou solta?

Não, não estamos analisando o sistema prisional brasileiro. Na verdade, a discussão aqui é de foro íntimo, pra lá de íntimo: o sistema excretor humano é feito para trabalhar num ritmo constante e previsível, mas quando algo dá errado, ele tende a ir para um de dois extremos. Sally e Somir discutem o pior deles. Os impopulares colocam pra fora o que está lá dentro (se conseguirem).

Tema de hoje: o que é pior (não sendo doença grave), prisão de ventre ou diarreia?

SOMIR

Com base em evidências acumuladas durante uma vida, posso afirmar que um desses problemas acomete mais mulheres do que homens. E eu, falho que sou, não consigo vencer o medo do desconhecido. Se é para ter algum problema (não letal) com meu sistema digestivo, que seja a velha e conhecida diarreia. Prisão de ventre me parece muito pior.

Por mais que diarreia seja um descontrole do seu intestino, é um descontrole que exagera na função esperada dele. Você tem que cagar, se não cagar você explode. Por mais que seja de tremenda indignidade parecer que ligou um motor no cu e escutar aquele som terrível de água contra água logo abaixo de você, você sabe que o mal está sendo expurgado do seu organismo.

Diarreia e vômito são defesas naturais do corpo. Como não estamos falando de doenças letais aqui, pintar a porcelana com seu spray anal é desagradável, mas pelo menos conduz ao final do problema. Seu corpo decidiu que mesmo para a média do intestino as coisas estavam podres demais e abriu as comportas de carne para se livrar daquilo.

Eu prefiro não imitar uma lambreta defeituosa num ambiente cheio de eco como um banheiro? Prefiro. Mas o problema está saindo do meu corpo e indo para a privada. Há uma lógica aqui: diarreia é a solução, prisão de ventre é o problema.

Apesar de ser tosco e relaxado até mesmo para a média masculina, eu não acho bonito estar com caganeira e não faço alarde nenhum, prefiro ter minha privacidade respeitada, mas há de se entender que diarreia é um fenômeno universal, algo que ninguém discute. Mesmo que alguém faça alguma piada, não é como se você fosse ficar marcado para sempre por ter que sair correndo para o banheiro. Todo mundo já teve, todo mundo entende. Sim, eu entendo que o risco de se cagar existe e deve ser evitado a todo custo, mas se você não está conseguindo nem correr para um banheiro, é porque já fez merda (ha) antes mesmo de sair de casa.

Diarreia te força a tomar precauções, te faz mais atento à proximidade de banheiros ou mesmo evitar situações sociais com o máximo das suas forças. Já a prisão de ventre, que eu admito que não é algo com o qual eu tenha experiência direta (parece ser muito menos comum em homens mesmo) me parece algo muito mais incômodo: não tem pra onde correr. Não tem medida de contenção. Não dá pra dizer que não vai trabalhar no dia porque está com o cu interditado. Todo mundo entende diarreia, ninguém pensa em prisão de ventre.

E aí, você está sozinho(a). Não deve ser nem um pouco agradável ficar com um engarrafamento anal. Eu faço analogia mental com espirro: vontade de espirrar sem conseguir espirrar é ordens de magnitude mais irritante do que ficar espirrando. Eu com certeza não gostaria de ficar com “espirro preso” na bunda. Imagina querer cagar e não conseguir?

Desde criança cagar é uma das certezas da vida. Você sabe como funciona o processo do começo ao fim. Uma hora ou outra seu corpo vai avisar que tem que liberar espaço no seu inventário de merda. A logística da merda é algo que faz parte do ser vivo, eu não consigo nem imaginar o sofrimento que é saber que seu corpo precisa fazer uma coisa e não conseguir.

Sem contar que merda não trava à toa: é algo grande e provavelmente muito sólido que está funcionando como rolha no seu corpo. A diarreia é feita pra sair sem resistência, é água suja. Qualquer buraco dá conta de água suja. Agora, se for um tolete ressecado por muito tempo de inatividade, não só você fica com uma vontade de se aliviar que não passa como sabe que uma hora ou outra vai tomar no cu, só que ao contrário.

Eu não lidaria bem com a ansiedade de parir um cacto marrom escuro a qualquer momento. Sim, porque merda desidratada começa a ficar cheia de pontas e falhas que vão transformar seu reto num ralador de carne. Eu nunca tinha pensado nesse problema até hoje, mas fico feliz que estou sempre muito bem hidratado. Água é vida, inclusive vida das suas pregas.

E por um ângulo puramente de conforto: às vezes é bom não ter que fazer força, não? Diarreia pode ser incômoda para todos os sentidos, mas ela se resolve sozinha. O corpo está literalmente trabalhando para facilitar a eliminação do elemento indesejado. Existe um coeficiente de força anal adequado para cagar no dia a dia, e eu não acho que seja saudável passar dele para vencer uma prisão de ventre.

O corpo humano não gosta de exageros. Fazer força para evacuar coloca muita pressão nos seus músculos anais, o que pode pressionar e às vezes até mesmo estourar as veias locais. Prisão de ventre e hemorroidas andam de mãos (sujas) dadas. Aí, o problema vai se acumulando: não só você tem que lidar com o incômodo de querer cagar e não conseguir, como ainda tem que passar por um processo de fazer muita força e possivelmente passar uma pinha pelo seu cu que já vai estar no limite da resistência. Qualquer corte pode inflamar e te deixar com dificuldade de sentar no futuro.

E vejam só: como estamos falando de casos não graves de ambos os elementos, até o timing da diarreia parece melhor. Normalmente ficamos reinando por um dia, um dia e meio no máximo, mas sabe-se lá quanto tempo pode durar um processo de prisão de ventre sem que ele exija intervenção médica. Eu prefiro me resolver com a diarreia em um dia do que passar uma semana tentando passar uma pedra por um pequeno anel de carne altamente irrigado por sangue e cheio de terminações nervosas.

Fica aqui minha solidariedade com as pessoas passando por prisão de ventre. Sofredores calados que não recebem um milésimo da compreensão daqueles que lidam com diarreia. Se for para sofrer, prefiro que seja por poder me separar da merda, não por gestar um monstro dentro do meu intestino.

Para dizer que finalmente um tema útil, para contar suas histórias de terror com uma ou com outra, ou mesmo para dizer que o problema do mundo é que as pessoas cagam demais: somir@desfavor.com

SALLY

Supondo que nenhum dos dois seja um caso grave que vá te matar ou te hospitalizar, que é pior: prisão de ventre ou diarreia?

Considerando que ambos têm tratamento e que ninguém será obrigado a passar muito tempo sofrendo, pois pode se medicar, eu acredito que a diarreia seja pior, muito pior, por toda a indignidade que gera.

A prisão de ventre é um não fazer: você quer fazer e não consegue. Isso é algo de caráter interno, só você sabe, sua situação intestinal continua de foro íntimo, preservada, não revelada para o público. Na diarreia fica um pouco mais complicado manter sua privacidade e dignidade. Se você não tiver um banheiro por perto, a coisa pode ficar muito feia.

“Mas prisão de ventre dá hemorroidas, dói, machuca”. Sim, se você não fizer nada a respeito. Viu que o prazo de regularidade do cocô não está sendo cumprido? Come mamão, come fibra, toma um suquinho de laranja, toma um café ou até um remédio para ajudar no processo e pronto. A prisão de ventre você soluciona no seu tempo. A diarreia não, a diarreia é a Senhora do Tempo, nada é no seu tempo, tudo é no tempo dela.

“Mas também tem remédio para diarreia”. Tem sim. Mas para tomar remédio para diarreia você precisa descobrir que está com diarreia e, para descobrir que está com diarreia ela tem que se manifestar. E nem sempre ela se manifesta de uma forma digna ou controlável. Prisão de ventre pode ser incômoda, mas o controle ainda está nas suas mãos. O que você prefere, um incômodo onde você controla a situação ou um incômodo onde você não controla a situação?

A prisão de ventre permite um manejo melhor do tempo. Não cagou? Está sentindo desconforto? Ok, quando chegar na sua casa, você toma um remédio e resolve essa questão, no seu tempo, no conforto do seu lar, de forma planejada. Tenta planejar alguma coisa estando com diarreia para você ver. Foda-se você e o seu planejamento, ela vem quando quer, e se vier avassaladora nem no banheiro você chega.

“Ain mas prisão de ventre dá isso, dá aquilo”. Meu anjo, a outra opção pode ser cagar nas calças em público. Você tem algo que supere isso? Se existe algo que supere isso, por favor, compartilha comigo nos comentários pois é desconheço. Qualquer desconforto da prisão de ventre você medica e trata no seu tempo e na sua privacidade, a diarreia, quando chega, te humilha onde você estiver.

Problema, desconforto e chateação, você terá com ambos. A diferença é o tipo de problema e sua intensidade. No meu pequeno mundinho, não tem nenhum contratempo não-letal pior do que cagar nas calças em público, então, sinto muito, prefiro um problema sobre o qual eu tenha controle temporal.

Exaurida a questão principal, vamos pensar nas questões secundárias.

Diarreia pode ser impeditivo de tarefas básicas do cotidiano. Se você trabalha, por exemplo, com alguma demanda de força física, exercer seu trabalho em estado de diarreia é uma roleta russa. Se você trabalha longe de casa e tem que enfrentar um longo deslocamento para ir ou para voltar, diarreia é uma via crucis. E se você se atreve a fazer sexo com diarreia, você é o mais destemido dos loucos que eu já conheci.

Mesmo que você trabalhe no conforto da sua casa, diarreia atrapalha. Ter que se levantar frequentemente para ir ao banheiro atrapalha o ritmo normal da casa, reuniões e até projetos que demandam muito tempo. Fora que a diarreia te desidrata, te deixa fraco, causa dores, cólicas outros transtornos secundários.

É seu corpo se enfurecendo e entrando em greve: “foda-se, pode comer o que quiser, eu não vou absorver mais porra nenhuma”. Um corpo que não absorve nutrientes e líquidos se deteriora rapidamente, principalmente em um país quente como o Brasil.

Tem também a questão do constrangimento. Em casa, no trabalho ou até na casa de terceiros, entrar no banheiro, deixar o vaso feito um dálmata e soltar ruídos dignos de uma lambreta não são experiências agradáveis. É chato, é constrangedor, é degradante passar por isso, ainda que você não chegue ao ápice que é se cagar nas calças.

Fora que a diarreia em um local público pode até colocar em risco sua saúde. As pessoas se preocupam muito em forrar o vaso de banheiros públicos, para que a bunda não encoste nela de jeito algum, mas o pior perigo não está aí. O pior perigo para a saúde está na água do vaso. A água do vaso sanitário de banheiro público pode conter tudo, desde os elementos da tabela periódica até algum tipo de vida alienígena.

Eu gosto de supor que se o leitor estava comendo, ele não prosseguiu com esta leitura, por isso vou me aprofundar no assunto: o grande perigo do banheiro público é quando a bosta bate na água e a água bate na bunda. Seu cu tem uma mucosa absorvente que, se tomar uma gota de água contaminada, pode espalhar a contaminação para o corpo todo.

E, ainda que seja líquida, a diarreia pode sair com uma pressão surpreendente, causando toda sorte de respingos. Aquela diarreia serena, escorrida, quase que uma urina anal é a exceção. Normalmente o corpo está em fúria e nada corre de forma tranquila. Uma jatada forte pode levar a um respingo em retorno e trazer um problema ainda pior para o seu corpo.

Diarreia é um horror. Não que prisão de ventre seja agradável, mas é mais manejável e humilha menos. Você resolve a prisão de ventre como tem que ser: de forma silenciosa, sem que ninguém saiba ou partilhe da sua humilhação. Já a diarreia… você e sua dignidade ficam escravos dela. É uma questão de amor-próprio você concordar comigo hoje, prisão de ventre é menos pior do que diarreia.

Para dizer que estava demorando para surgir um tema desagradável, para dizer que tem coisa mais importante acontecendo no mundo (não se você estiver com diarreia) ou ainda para reclamar que estava comendo: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (16)

  • Eu sofro com os dois. A prisão de ventre me deprime e a diarreia me humilha. Digamos que ser deprimida não me afeta tanto quanto ser humilhada.

  • Já tive os dois, mas olha… Outro dia mesmo eu tive que segurar uma diarreia antes de chegar a um local, e olha… mil vezes pior! Pior! Horrível!

  • Prefiro ficar com uma buchinho de grávida de 3 meses e meio do que perder minhas calcinhas pra diarreia. Pq a diarreia te humilha de todas as formas possíveis. Não pode soltar um mísero peidinho que acaba com a roupa íntima. Perdi umas 5 por conta da última que tive

  • Depois de passar uma semana sem cagar e só me dar conta desse tempo quando já estava cagando, e, em outro momento, ter minha dignidade e minha CNH em risco cinco minutos antes de fazer o psicotécnico, acho preferível lidar com prisão do que com o excesso de liberdade. Por pouco, ligar uma mobilete dentro do Detran não me custou a habilitação. Fora a humilhação daquele banheiro sem papel no box.

    #teamblockshit

      • Pelo contrário. Foi tranquilo até demais. Tanto é que nem percebi que estava tanto tempo sem fazer. Só me dei conta quando já estava no banheiro.

        E a da CNH foi outra situação. Nessa eu tive diarreia 5 minutos antes de entrar pra fazer a prova. Deu tempo de voltar, mas fiz a prova com o cu na mão (não literalmente) e rezando pra não ter que sair da sala em disparada sem aviso prévio. Não duvido nada que em alguma das respostas tenha um Pai Nosso escrito. Nunca fiz uma prova tão tenso.

  • E quando se prolonga, a diarreia te deixa assado(a).

    Mas pior situação mesmo é a diarreia programada: quando é necessário esvaziar o intestino para fazer uma colonoscopia.

    Toma-se uma garrafa de Manitol, que faz com que a pessoa solte jatos como uma mangueira ligada no máximo durante a madrugada inteira, para chegar seca(o) por dentro para que enfiem a câmera à busca de pólipos no intestino.

    O triste é que se não estiver limpo totalmente, não há condições de se fazer o exame e é preciso passar por tudo aquilo de novo.

    Aí recomendo fazer endoscopia junto. Vão te examinar pelas duas bocas, mas ao menos estará sedado(a).

      • Que nada. Laxante demora umas 6 a 12 horas pra fazer efeito.
        Na primeira vez que tomei achei que ia fazer efeito em 6 horas e não fez. Ai sai, fui pra escola e lá pelas 10 da manha o negócio veio que nem rojão. Falei que tava passando mal, pedi pra ir embora, mas não deu tempo de chegar, me caguei nas calças na rua mesmo. Santa blusinha amarrada na cintura.
        Ou seja, a prisão de ventre te sujeita a uma diarreia também. É pior sim.

        Fora que tomar laxante estraga a fauna intestinal que já não é lá essas coisas.

        • “Fauna intestinal”? Não seria “flora”? Por mais que as bactérias que nós temos nas nossas tripas não sejam plantas, creio que o termo correto seja mesmo “flora intestinal”.

        • E remédios caseiros tipo chá de sene? Agem mais rápido? Mas, a julgar pelos comentários no vídeo daquela senhora que viralizou no YouTube algum tempo atrás, talvez seja melhor não experimentar. Mesmo que nem sequer metade daqueles relatos escatológicos seja verdade, eu já achei perigoso…

  • “E se você se atreve a fazer sexo com diarreia, você é o mais destemido dos loucos que eu já conheci”. Não sei vocês, mas quando EU estou com diarreia, eu não tenho a mínima vontade praticar o séquico…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: