Desfavor explica: A gravidade.

Só para o Newton não se sentir negligenciado...

ATENÇÃO: ESTE TEXTO RESPEITA AS LEIS VIGENTES.

Ah, a gravitação… A força troll da natureza. O foco do texto de hoje é exemplificar o quanto essa força de atração natural entre tudo o que tem massa no universo adora nos sacanear.

(E este texto nem vai falar sobre peitos caídos…)

Comecemos distinguindo gravidade e gravitação. Gravidade é o que observamos aqui na Terra. Gravitação é o nome da força que causa isso. O título fala de gravidade, mas o foco é a gravitação mesmo. (Aposto que você ficaria com mais preguiça de ler se visse gravitação.)

PEQUENOS PODERES:

O quê? Você não sabe nada sobre mecânica quântica? Ninguém mandou perder todo aquele tempo fazendo sexo… Mas tudo bem, o desfavor vai explicar alguns conceitos básicos (BEM básicos) para que você não tenha de fingir que entendeu alguma coisa nos comentários.

A mecânica quântica estuda tudo o que é pequeno demais para ser explicado por outras teorias. Átomos e suas subdivisões, além de várias outras partículas menores que um átomo. (Como, por exemplo, a luz. Formada por fótons.)

Desde que se começou a pesquisar direito o que seriam esses tais de átomos, uma excelente dúvida tomou conta da mente dos cientistas: O que diabos faz eles ficarem juntos para formar alguma estrutura maior?

Muitos teorizaram, muitos estudaram, mas só depois das pesquisas e descobertas de Ernest Rutherford, e mais tarde Niels Bohr, que finalmente o átomo começou a fazer mais sentido. Foi uma festa, com os prótons, nêutrons e elétrons, a Química abraçou o conceito e foi definindo porque algumas coisas ficavam juntas e outras separadas. (Não é o objetivo do texto se alongar por aqui. E você deveria saber isso se terminou pelo menos o segundo grau, seu desfavor!)

Mas, continuaram fuçando. Algumas coisas ainda estavam MUITO erradas com a idéia de um átomo não explodir por causa das forças eletromagnéticas em ação ali. A física “habitual” ia para as cucuias dentro do átomo. E com a descoberta dos quarks e léptons, subdivisões das subdivisões do átomo, não dava mais para tratar o subatômico de forma semelhante ao observável.

Pois bem, essa explicação “que nem o nariz” é para chegarmos às quatro forças fundamentais, que ajudam a responder aquela pergunta sobre o que faz os átomos ficarem juntos e a nova sobre como o átomo pode ficar íntegro com tanto eletromagnetismo bagunçando a ordem de suas subdivisões.

Sim, eu deveria estar falando sobre gravidade. Estou chegando lá.

As forças fundamentais são:

Força nuclear forte e fraca: Pelo bem da sua paciência, é melhor não explicar porque uma é fraca e a outra forte. Pesquise por conta própria ou considere que uma malha mais que a outra. E essa força é a mais poderosa que temos conhecimento. (Pelo menos por si só.) É a força nuclear que segura o que forma o átomo no lugar. Para vocês terem uma idéia, quando se “mexe” nessa força para ela deixar de manter os átomos no lugar, ocorre uma fissão nuclear. E se você não sabe o que é isso:

Bomba atômica

Força eletromagnética: Essa é uma das mais fáceis de entender. Só não é mais forte que as forças nucleares. Por isso um átomo pode se ligar a outros e não se desintegrar no processo. (Ainda bem!) Se você já viu um imã em funcionamento, sabe o que ela faz.

Força da gravidade: É o que te mantém no chão. Mas aqui entra o primeiro motivo pelo qual a gravidade é uma força troll. Ela é INCRIVELMENTE mais fraca que as outras forças descritas anteriormente. Eu quero que vocês se concentrem no INCRIVELMENTE mais fraca. Porque é bem assim, a gravidade não ganha de nenhuma outra força, nem toda a gravidade do universo tem força para sequer perturbar a força nuclear entre dois míseros quarks.

Um simples imã consegue vencer a força gravitacional do planeta inteiro.

Mas… vai dizer que não achava que ela era forte? Percebam o golpe:

A gravidade atrai: E não faz mais nada. Digamos que é um prêmio pela persistência. As outras forças ficam se pegando com atração e repulsão o tempo todo, mas a gravidade continua focada. Cada vez que uma das outras forças se anula, a gravitação faz seu trabalho. A gravidade é aquela vadia que espera o casal brigar para dar em cima do homem.

A gravidade não termina: Neste exato momento, um dos átomos que forma a sua bunda está atraindo a estrela mais distante conhecida. E vice-versa. (Você é um(a) vadio(a), querendo ou não.) O que acontece é que a partir de uma distância, essa atração já não é mais relevante. O planeta Terra exerce mais força por estar mais perto e acaba vencendo o braço-de-ferro. Se o Sol estivesse mais perto de nós, por exemplo, essa equação já não seria mais a mesma. A força da gravitação está o tempo todo influindo em nós.

A gravidade depende da massa: E aqui fica mais fácil de entender usando outra força… Um imã pode atrair um prego. Um milhão de imãs juntos podem atrair um avião. Se cada átomo está atraindo alguma coisa com a gravitação, quanto mais próximos os átomos estiverem uns dos outros, mais comum vai ser o centro de atração. E quanto mais átomos apertados num mesmo lugar, maior a massa e a densidade desse lugar. A união faz a força.

O que nos leva a conclusões interessantes como: “Somir é mais atraente que Sally”. Como Somir tem mais massa, sua atração gravitacional é maior!

Eu disse que a gravitação era um instrumento de trollagem…

Desde o primeiro tombo do primeiro homem das cavernas, desde Newton e sua mitológica maçã, desde Einstein e sua Teoria da Relatividade, a humanidade vai conhecendo melhor essa nossa companheira inseparável. A mecânica quântica chegou para apontar para a gravitação e dizer o que ela realmente era.

Pois é… Não funcionou. As outras forças, várias outras partículas e definições sobre o microcosmo já podem ser comprovadas e estudadas. Mas a gravitação… Imagina-se que uma partícula chamada gráviton seja a responsável por essa força. Mas provar sua existência são outros quinhentos.

Vários desses elementos que compõem a física quântica não podem sequer ser observados. Não existe tecnologia para vê-los, mas existem formas de interagir com eles e definir que eles estão mesmo ali. (Considerando, é claro, o princípio da Incerteza… Onde, mas não quando. Quando, mas não onde.)

Mas… Como se vai interagir com uma força tão ridiculamente inexpressiva como a gravitação? E é nesse “apagão” do conhecimento onde se forma uma das maiores sacanagens da gravitação com a Física.

GRANDES ASPIRAÇÕES:

Super teoria de super tudo! Faz muito sentido que já que as coisas minúsculas se juntam para se forma coisas maiores, tudo siga uma lógica razoável desde o micro até o macro, certo?

Quem nos dera! De um lado temos a Teoria da Relatividade explicando com muita lógica como o grande universo ao nosso redor funciona. De outro temos a mecânica quântica explicando com tanta ou mais lógica como as coisas pequenas demais para ser observadas interagem.

Mas entre elas, um abismo. A relatividade não funciona bem no campo da quântica e a quântica não faz muito sentido no universo da relatividade. Os físicos tentam de todos os jeitos fazer as duas se entenderem, mas até esse exato momento, o máximo que temos são teorias bonitas que não podem ser provadas. (Teoria das cordas, por exemplo…)

E adivinhem só quem está bem no meio desse abismo tirando sarro dos dois lados? Exato, nossa querida força troll. A força insignificante que influi com extrema violência no universo todo.

Portanto, no meio do caminho entre mecânica quântica e relatividade geral, farei como os melhores cientistas do mundo e direi: Sei lá! (Se eu sacasse qual a conexão entre as duas, eu não escreveria aqui, iria ganhar o meu Nobel!) Vamos para a gravidade de gente grande.

Eu já tinha falado que a gravidade só atrai e nunca se cansa de fazer isso. Mas… por que não estamos indo em direção ao Sol? Afinal, com aquela massa toda, faria sentido que fôssemos sugados pelo gigante amarelo em questão de anos…

E quem disse que não estamos indo? Na verdade estamos “caindo” no Sol a uma velocidade impressionante. Só não batemos na bola de fogo pelo mesmo motivo que a Lua não bate na Terra. A velocidade da queda. Também conhecida como órbita. Nunca parou para pensar porque as galáxias e sistemas planetários são arredondados e não retos/quadrados?

Quando jogamos uma pedra para o alto aqui na Terra, ela tende a cair… feito uma pedra, não? Quanto mais força você fizer, mais longe ela vai. Imagine só se você lançasse uma pedra sem o atrito do ar numa velocidade compatível com o giro do planeta sobre seu próprio eixo. A cada vez que a pedra tentasse “cair”, ela não encontraria mais chão. É isso que mantém os satélites em órbita, o fato deles não pararem de cair. E é a gravidade que não os deixa ir embora.

O Sol nos atrai, mas não temos onde cair. O Sol nos atrai, por isso continuamos mais ou menos no mesmo lugar.

(Essa explicação deve ter deixado muito físico com o cabelo em pé. Mas o desfavor explica é começo de pesquisa, não fim…)

O melhor jeito de imaginar a gravidade em largas escalas é pensar num pano esticado no ar com uma bola de metal no meio. O pano vai se deformar pelo peso da bola. Se você colocar outro bolinha menor em cima do pano, ela vai rolar para a maior. Se você colocar outra maior do que a original, ela vai gerar uma deformação maior ainda e atrair a que já estava lá.

Um buraco negro nada mais é do que um objeto pesadíssimo em cima desse pano. Pode jogar o que quiser ali em cima que vai acabar rolando para perto, aumentando mais ainda a deformação.

E o pano esticado nada mais é do que o nosso universo. A diferença é que num universo (no mínimo) quadrimensional, a massa deforma o pano em todos os sentidos ao mesmo tempo. (Tem forma melhor para isso do que a esfera?)

A gravitação define quase todas as interações visíveis, e está sempre tirando uma com a cara de quem se dispõe a entendê-la. Bem-vindos ao rol de trollados.

Para dizer que não entendeu porra nenhuma, para dizer que se sentiu estranhamente atraído(a) por mim ou mesmo para dar chilique pela idéia de que orbitamos o Sol por não ter onde cair: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (20)

  • Essa analogia do pano esticado é fantástica. Einstein previu que o espaço é encurvado pela gravidade causada por uma grande massa.

  • NUMGUENTO, gente.

    Não foi nem comigo, mas eu NUNGUENTO.

    Pessoa aí de cima: sério que depois de conseguir a proeza de escrever DUAS LINHAS com erros de: ACENTUAÇÃO, CONCORDÂNCIA e PONTUAÇÃO você acha que você tem moral para falar da explicação de alguém?

    Mais, aqui não é colegial, viu? Aqui é um texto com a presunção de que o leitor já tem um mínimo de neurônios e embasamento.

    No mais, fica meu elogio para o Somir pela profundidade do texto: Estava tão profundo que uma professora de física teve dificuldades cognitivas.

    É cada uma que a gente vê por aqui… Eu sei que eu me repito, mas porra, eu fico tão triste com o binômio votam/fazem filho…

  • nao gostei nem um pouco nao da pra entender nada tem que melhorar muito sou professora e se eu explicar minha materia que tambem é fisica desse jeito meus alunos me matava

  • Cara, adorei a linguagem. Só não entende, quem nunca teve o trabalho de pelo menos ouvir o seu professor falar. Para ficar mais claro ainda sobre o porquê que um astro não cai, na comparação de lançar uma pedra, seria bom explicar que o sentido da pedra é horizontal, pois você falou muito sobre o que sobe desce, e este fato pode confundir. Um grande abraço. Ficarei aguardando novas postagens.

  • tenho uma pergunta(ce a cadeia atomica foce quebrada,nao averia uma reassao anomalitica no espasso tempo?toda a açao provoca uma açao igual ou maior.(tx.14@hotmail.com

  • poxa se todas as minhas aulas de física fossem assim, talvez nao fosse tao mal nas provas…

    essa forma diferente e comica de explicar temas, que nos livros usam linguagens dificeis, fossem aplicadas nas aulas das escolas a inatingivel e dificil física , tornasse-se mais próxima!

    clarissa

    p.s.: visitarei mais vezes

  • O engraçado dessa história toda é que o investidor Isaac Newton perdeu uma boa fortuna nos primórdios da Bolsa de Valores…

    Justamente ele não deveria saber que o que sobe em um momento irá cair no momento seguinte?

    Suellen

  • Somir, teoria das cordas!!!
    Não era voce que não escrevia só pra agradar o público? ahaha
    Depois podia falar um pouco sobre viagem no tempo que hoje em dia de sci fi não tem nada! Wormholes são o futuro!

  • Para todos que ficaram entediados: Seus cérebros não influem na gravitação universal.

    Pamina: Eu ia falar mesmo sobre a Teoria das Cordas como você sugeriu no fórum, mas o corporativismo troll me fez ir de gravidade mesmo.

    O problema dessa teoria é que ela tenta explicar muita coisa ao mesmo tempo. (E segundo boa parte dos físicos que eu conheço, meio que nas coxas…)

    Vou ter que passar por mais alguns temas, principalmente "Relatividade Geral" antes de conseguir escrever algo acessível sobre as famigeradas cordas.

  • Somir, ótima introdução pro desfavor explica da teoria das cordas! Faz? não entendo aquilo de jeito nenhum, só com voce explicando mesmo rs…

    *PS: Já assistiu O universo Elegante?

  • Esqueça o gráviton e vá para o Gravitron, aumentar sua massa, e, por consequência, sua atração. Poste as fotos no Fisiculturismo Brasil. ;)

  • Eu me senti "sem chão" agora. É uma ideia um tanto quanto perturbadora não ter onde cair! Isso vai gerar chiliques por anos e anos… o.ò

    Somir, se você fosse meu professor de Física do ensino médio, talvez eu não tivesse matado tantas aulas!

    O texto tá ótimo.
    Abraços, Lai~

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: