Desfavor Explica: Olimpíadas.

Acredita-se que esse ritual de reunir pessoas de diferentes nações para competições esportivas tenha surgido na Grécia antiga, mais precisamente em 776 a.C., ao menos são desta data os primeiros registros encontrados sobre uma competição deste tipo, que reuniu várias cidades-estado disputando através de seus representantes provas de resistência física. Estes jogos eram realizados em Olímpia, dando origem ao nome atual do evento. A prática durou muitos anos, mas com o crescimento do Império Romano e a opressão que ele causou em outras culturas, os jogos acabaram abandonados. Apenas muito tempo depois, por volta de 1830, que se decidiu resgatar esta tradição e a Grécia começou a se movimentar para trazer de volta os jogos olímpicos. Um rico filantropo se ofereceu para doar dinheiro com o objetivo de trazer de volta a tradição e evidentemente ninguém se opôs.

Os primeiros jogos olímpicos “modernos” e organizados com a presença formal de um Comitê Olímpico Internacional (COI) ocorreram em Atenas em 1896. Coisa modesta: 14 nações, 241 atletas e 43 categorias de competição. Quase nada se comparado aos dados dos jogos olímpicos de Londres, que começam no próximo dia 27: 205 nações. 10.500 atletas e 303 eventos esportivos.Mas, mesmo modestos foram um marco e com o passar dos anos as nações que participavam foram ganhando prestígio.

O símbolo dos jogos olímpicos, cinco anéis entrelaçados de cores diferentes, representa os cinco continentes. As cores dos anéis foram escolhidas com base nas cores das bandeiras dos países, cada nação tinha pelo menos uma dessas cores em sua bandeira nacional (o Brasil tem quase todas, com essa bandeira brega e colorida, ninguém merece). A bandeira com os cinco anéis coloridos foi adotada em 1914 mas só foi usada oficialmente no evento em 1920. Para quem não sabe, existe um lema olímpico: “Citius, Altius, Fortius” uma expressão em latim que significa “Mais rápido, mais alto e mais forte”, um tanto quanto competitivo quando comparado ao juramento olímpico: “A coisa mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar, assim como a coisa mais importante na vida não é o triunfo, mas a luta. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem”, que acabou sendo condensado em “o importante é competir” e deve mudar para “o importante é se dar bem” quando os próximos jogos ocorrerem aqui no Rio de Janeiro em 2016.

Os preparativos se iniciam meses antes da festa de abertura dos jogos olímpicos. Alguns meses antes a chama olímpica é acesa em Atenas com um ritual bem esquisitinho, onde se passa adiante aquela chama através de pessoas que se revezam transportando-a até o local da cerimônia. Olha, eu duvido que neguinho faça isso sempre, porque nem Jesus Cristo que supostamente caminhava sobre as águas, teria conseguido trazer uma tocha acesa da Europa para as Américas, mas tudo bem. Conspiradores dizem ainda que esse ritual de levar o fogo de mão em mão até chegar na sede das olimpíadas foi um factoide criado pelo governo alemão para tentar promover a ideologia socialista. A tocha vai passando por diversas localidades com direito a eventos festivos para recebe-la.

O mascote olímpico era algo sem muita importância, até os jogos de 1980 na Rússia, quando o então mascote, o ursinho Misha, virou moda. Era realmente bastante bacana, se você considerar o que foram os anos 80 e toda sua “tosquidão”. Misha foi representado nas arquibancadas por um mosaico humano e seu auge foi na cerimônia de encerramento, onde em um show de sincronia perfeita fizeram Misha chorar. Quem era criança na década de 80 certamente lembra doMisha chorando. Quem quiser ver Misha chorar pode dar uma olhada neste vídeo.

O mascote dos jogos de Londres é todo cagado. Se chama “Wenlock” e representa “uma gota de aço polido” (hã?), em homenagem à cidade de Bolton, que seria uma das potências industriais da Inglaterra. Vem cá, não tem bicho na Inglaterra não? Quase posso sentir Misha chorando novamente. A tal gota de aço polido tem um olho só (lembra o símbolo do BBB, olha que derrota) e cinco pulseirinhas coloridas no pulso representando os cinco continentes. Essa porra tem uma vibe Bicho Papão do caralho, se eu fosse criança, teria medo. Tem também “Mandeville”, outra gota de aço polido que será o símbolo das Paraolimpíadas (realizadas logo após as Olimpíadas), que é uma homenagem a um hospital com mesmo nome, que teria sido o organizador das primeiras competições entre deficientes físicos (cadeirantes amputados) que posteriormente teriam inspirado as Paraolimpíadas. Guardarei meus comentários para nossa cobertura especial das Paraolimpíadas, me aguardem.

A cerimônia de abertura tem um roteirinho básico: começa com o hasteamento da bandeira do país que está sediando os jogos e seu hino nacional e depois shows envolvendo a cultura do país em questão, geralmente de música e dança. Realiza 2016: Michel Teló, Catra, Luan Santana, Calypso, ValescaPopozuda e similares. Em Londres, a cerimônia vai ser inspirada em Shakespeare (na obra “A tempestade”) e será dirigida pelo vencedor do Oscar Danny Boyle. Vai ter vídeo protagonizado por Daniel Craig (o James Bond mais cagado da história) e show de Paul McCartney, entre outras coisas. Custou 32 milhões de euros, então não deve ser pouca merda, porque lá a coisa reflete o que custa, não rola o superfaturamento básico que temos aqui.

Depois dos shows, entram os atletas, divididos por países. A Grécia, que é a dona da bola, costuma entrar primeiro apesar do critério geral ser a ordem alfabética considerando o idioma do país sede. Os atletas do país que está sediando costumam ser os últimos da fila, provavelmente para que as pessoas que estão ali não voltem para a suas casas e fiquem com a bunda quadrada de ver mais de 200 países desfilando. Depois vem o discurso de alguém, geralmente o Chefe de Estado do país, abrindo oficialmente os jogos olímpicos e a tocha olímpica vem sendo trazida de mão em mão até chegar a um atleta especialmente escolhido (geralmente de muita expressão no país sede) que acende a chama olímpica em uma grande bacia chamada “pira”. O fogo olímpico ficará aceso durante todo o período dos jogos. A cerimônia de abertura dos jogos olímpicos será realizada no dia 27 de julho às 17h (horário de Brasília) e termina em 12 de agosto. As Paraolimpíadas começam em 29 de agosto e terminam em 9 de setembro.Me aguardem, mas me aguardem muito.

As modalidades de esportes destes jogos olímpicos serão: atletismo, badminton, basquete, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginastica, halterofilismo, handbol, hipismo, hóquei, judô, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, saltos ornamentais, taekwondo (não me perguntem porque não está nas lutas), tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia. Futebol começa antes da cerimônia de abertura: dia 25. Duas categorias forma excluídas, pois não andavam dando muito ibope: beisebol e softbol e no seu lugar ficarão o rugby e o golfe, mas só vale para a próxima edição, em 2016 Se você quiser assistir terá que ver pela Record, já que a Globo não comprou os direitos de transmissão, ou ver pela TV a Cabo, mas já te adianto que no Sportv tem Galvão Bueno + Milton Leite, o que pode causar uma grave crise de SEP – Síndrome do Emputecimento Progressivo.

Reparem nas medalhas destes jogos, vale a pena. As medalhas serão enormes nesta edição, pesarão quase o dobro das anteriores (já deve ter brasileiro espumado para derreter). Na parte da frente temos uma representação da Nike. Não, Animal, não é a marca de tênis! Nike é a deusa grega da vitória (parece uma fadinha). Cuidado para não ouvir que tem Nike na medalha, repetir errado e passar vergonha. A propósito, quando falamos da deusa grega a pronúncia certa não é “náique” e sim “niquê”). A medalha de ouro vale aproximadamente R$ 1.400 reais e ao contrário do que o nome diz, não é composta essencialmente por ouro. A medalha de ouro tem, na verdade, apenas 1,34% de ouro, sendo composta em sua maioria (92,5%) por prata e um restinho de cobre. Já a medalha de prata é realmente de prata: 92,5% de prata e o que resta de cobre. A de bronze também é honesta: 97% de cobre, 2,5 de zinco e 0,5 de estanho. O Brasil espera voltar com pelo menos 15 medalhas. Depois do que fizeram com a Taça Jules Rimet, eu obrigaria a deixar tudo consignado em Londres.

Tudo muito bonito, tudo muito bacana, você já tem uma que outra coisa mastigadinha para fazer bonito na mesa de bar. Mas está faltando algo essencial. A fofoca, que se você for fino, pode chamar de “curiosidades”. Porque a fofoca pura é futilidade, mas a fofoca acompanhando informações pertinentes é um belo tempero.

Estes serão os primeiros jogos olímpicos onde todos os países terão representantes do sexo feminino competindo. Não foi muito fácil, o COI teve que ameaçar até mesmo de corte países como Qatar, Brunei e Arábia, que não tratam mulher com muita dignidade, mas no final das contas venceram: ou leva mulher ou não participa. Curiosamente esta é uma das edições com maior número de atletas gays, a ponto de estarem repensando o alojamento dos atletas separados por sexo. O estopim foi um atleta australiano reclamando que não poderia dormir junto com sua esposa enquanto centenas de casais gays poderão dormir juntos. A medida de separar os atletas pelo gênero para evitar que façam sexo ficou obsoleta e o Comitê Olímpico ficou sem saber o que fazer. A questão está sendo estudada para os próximos jogos. Imagina alojamento misto no Rio de Janeiro! Só falta colocar o Adriano e o Ronaldinho Gaúcho como fiscais.

Torcedores estão proibidos de levar cornetas, apitos, tambores ou qualquer outra porcaria que faça barulho nas dependências dos estádios, o que é uma ótima medida que infelizmente jamais será copiada pelo Rio de Janeiro. Os espectadores não podem brigar, não podem se embriagar (imagina isso no Brasil: vende bebida mas não pode se embriagar! Há!), não podem fazer apostas nem fumar. Também não podem realizar qualquer tipo de protesto (político, social, religioso e etc) nem verbais nem mesmo através de camisetas com inscrições. Já mandaram avisar que nem camiseta com o Che Guevara pode.Dizem que existe uma grande preocupação com os Hooligans, torcedores de futebol violentos da Inglaterra e dizem ainda que importaram uma tática utilizada com sucesso na Eurocopa: cães policiais treinados especificamente para morder testículos dos brigões. Cruel, muito cruel. A política em relação a alimentos também é cruel: não pode levar comida, só papinha de bebê. Quem quiser comer no local que coma Mc Câncer Feliz. Super pertinente colocar um alimento nocivo à saúde nos jogos olímpicos!

E por falar em nocivo, se espera um aumento nos flagras de doping. Foi montado um esquema ainda mais rigoroso do que o normal onde todos os primeiros cinco colocados serão testados necessariamente e outros atletas por sorteio. Na verdade, os testes já começaram, desde o dia 16 que os atletas são considerados como oficialmente “em competição” (quando não estão em competição as regras são menos rígidas e eles podem usar determinadas substâncias) e já vem sendo testados. A ideia é que um atleta que tenha feito uso de doping nem chegue a competir. Usar todos usam, isso é fato, ninguém chega lá puro, vamos ver quem teve bons médicos que administraram quantidade e qualidade certa nas datas certas para conferir o benefício ao atleta se que saia no exame.

Para quem aprecia belos corpos, fiquem de olho nestes atletas. Se você gosta de meninos: Giuseppe Lanzone (EUA – remo), Ryan Lochte (EUA – natação), James Magnussen (Austrália – natação), Thomas Pichler (Austrália – ginástica artística). Se você gosta de meninas: Francesca Piccinini (Itália – vôlei), Stephanie Rice (Austrália – natação), Victoria Pendelton (Inglaterra – ciclismo), Leryn Franco (Paraguai – lançamento de dardos). Evidentemente não tive paciência para ver TODOS os dez mil atletas, foi uma peneira geral. Quem tiver mais sugestões de nomes, favor divulgar nos comentários!

Se você gostar mesmo de algum desses esportes, saiba que existe a possibilidade de assistir ao vivo a competição em 3D, em cinemas. Foi fechada uma parceria com salas de cinema em todo o país para transmissão não apenas das cerimônias de abertura e encerramento como também de algumas competições. Você também pode acompanhar uma cobertura completa aqui no Desfavor, onde não tem criança nem adulto te paunocuzando e é de graça. Teremos postagens e plantões extraordinários durante todo o evento e se vocês quiserem, Live Blogging. Claro, nada comparado ao estrago que faremos nas Paraolimpíadas. Nos aguardem.

Para me processar preventivamente, para dizer que está rindo até agora da cara da Globo ou ainda para fazer um trocadilho com olim…piada: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Comments (54)

  • Além do “o importante é se dar bem” tem que colocar outro mote brasileiro vindo diretamente da escolhinha do Prof. Raimundo como “o que importa é o que interessa”!

    Sally, eu não vejo a hora de comprar um pacote turístico para o Acre na época da Copa e das Olimpíadas!

    E já que o povo está dando sugestões para um Processa eu! e já que estamos num clima O-LIMPE-CU sugiro OS presidentes do COB, do COI, da FIFA, Ricardinho Teixeira ou Joaozinho Havelange.

    Um beijo!

    • Tem uma postagem contando os podres do Ricardo Teixeira em algum lugar, mas do Havelange ainda não. Apesar de que, todo mundo sabe que ele é bandido, não tem muito o que desmascarar, seria como um Processa Eu do Maluf…

      • E o que dizer do reinado do Nuzman no COB que já vem desde 1995? É o Ricardinho Teixeira dos Anéis Olímpicos. Acho que o clima O-LIMPE-CU é bem propício.

        Um beijo e quando quiser vir para a civilização de gente (pelo menos um pouco) mais bem educada que a média, dá uma passadinha aqui em Curitiba!

          • Sua linda tive uma idéia… No DesContos, façam um sobre como será a Abertura (apocaliptica) das Olímpiadas de 2016 no Hell de Janeiro “Aquela da Olimpíada…”.Acho que o Somir vai gostar, pois ele finalmente vai poder dirigir alguma coisa.
            Vamos mostrar o que temos de pior: traficantes, políticos corruptos, várias bundas rebolantes, cantores de pagode e principalmente o filho da puta que fez as montagens da campanha para o Hell levar a olímpiada… Em que mundo ele vive? Será que é o Rio de Janeiro da Globo?

  • Dizem que uma das razões para a situação da Grécia estar tão ruim foram os jogos. O COI é uma entidade privada gerida por uns malucos sem noção. Pedem coisas absurdas em termos de estrutura e amenidades para os atletas, sendo que boa parte fica obsoleta depois.

    No Rio foi feito um velódromo para os jogos PanAmericanos pela bagatela de 13 milhoes de reais. Não serve para o padrão Olímpico, portanto será demolido e farão um novo por sabe-se lá quanto. Inúmeros exemplos como esse virão. http://www.implicante.org/?s=velodromo+rio&x=0&y=0

    A FIFA e o COI são exemplos do que pode acontecer quando se aceita a existência e se concede poderes a entidades supra-nacionais. Fazem exigências absurdas e não tem que explicar nada. São focos constantes de corrupção pois tem um poder enorme em mãos de decidir onde e como serão os jogos, quem vai explorar, etc.

    Se um dia quiserem criar orgãos para regular mundialmente o clima, meio-ambiente ou wathever vai seguir o mesmo caminho. Ou pior, será como a ONU onde ditadores tem espaço igual a líderes de nações democráticas.

    O Brasil com certeza irá sofrer bastante nos anos após Copa e Olímpiada. As dívidas ficarão para nós e nosssos filhos. Vota no Lula vai…vota na Dilma pensando que ela é diferente…

    E o lema ficou ótimo Sally. O importante é se dar bem !!!

    • O Brasil não passará por dificuldades financeiras por causa das Olimpíadas ou da copa do mundo. Apesar dos problemas em algumas áreas e do crescimento baixo ( pib ) de um tempo para cá, a economia do país é gigantesca. Citando só um exemplo: o orçamento ( anual ) somente para a área da educação gira em torno de 50 bilhões de reais ( valor superior ao custo total da copa de dos jogos olímpicos ).

  • Eu nem penso nas olimpiadas no Brasil…

    O que me preocupa é quando for o papa com aquele negócio de junventude num sei que…
    Se aqui foi terror e panico…imagina no Brasil!!! E olha que o metro aqui é uma maravilha!!

    Sally voce vai pirar com a tomada de adolescentes do mundo inteiro…
    O americanos gritando USA! USA! altas horas da matina!!

    Cara…fora a briga de ateu com catolico…
    Serio…tenho pena.

    • É no ano que vem. Já estou mexendo meus pauzinhos para sair do Rio neste ano. Mas volto, para tentar dar um tiro no Papa

  • bibliotecário

    Gosto das Olimpíadas apesar de detestar praticar/ver esportes. É um evento que dilui a escrotidão de certos atletas, o que só é acentuado na Copa do Mundo. Além de ser mais espetáculo que evento esportivo.

    Espero estar bem longe quando o Brasil sediar o evento, por mais que deva ser divertido acompanhar o caos que virará o Rio de Janeiro.

  • mó queima filma essa patacada do corintias ai…

    ja acabô, já foi….

    virou blog esportivo…
    coloca logo a cara do ronaldo aí…

  • Achei mto bizarro qnd vazou que eles queriam chamar o Keith Moon pra festa de encerramento, quando o cara ta morto a quase 35 anos…

      • Foi mais ou menos o que o empresário respondeu, hehe

        “Eu respondi ao e-mail dizendo que agora Keith vive no crematório Golders Green, tendo levado a cabo o verso icônico do Who, ‘eu espero morrer antes de ficar velho'”, disse o empresário Bill Curbishley, que acompanha a banda desde a década de 1970, citando um trecho do hit “My generation”. “Se eles tivessem uma mesa redonda, alguns copos e velas, talvez nós pudéssemos entrar em contato com ele”, completou.”

  • Terá mascote das paraolimpíadas? Se não tiver, que tal escolhemros entre o Saci Pererê, o Gars Lrael ou o Curupira?

  • Acho que nos jogos olimpicos do RJ tem uma boa chance de não ter Michel Teló. Daqui um ano quase ninguém vai lembrar dele. E o Mr. Catra é muito sujo pra estar num evento internacional.
    Isso não quer dizer que será uma maravilha, pois teremos que aturar artistas escrotos consagrados tipo Claudia Leitte, Sandy, Roberto Carlos, Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Fafa de Belem e outros na mesma linha.
    Tomara quea té lá eu possa me dar ao luxo de passar o mês fora do pais.

    • Eu achei que o Michel Teló morreria após seu primeiro sucesso, mas ele emplacou um segundo agora. Infelizmente acho que ele fica. Quando o Tchan lançou sua primeira música todo mundo apostou que não duraria mais de um mês e ficou dez anos. Não duvide do brasileiro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: