Desfavor Convidado: Umbanda

descon-umbanda

Desfavor Convidado é a coluna onde os impopulares ganham voz aqui na República Impopular. Se você quiser também ter seu texto publicado por aqui, basta enviar para desfavor@desfavor.com.
O Somir se reserva ao direito de implicar com os textos e não publicá-los. Sally promete interceder por vocês.

Série Jornalismo Literário: Umbanda.

Na faculdade aprendemos que verdadeiro jornalista é aquele que vai atrás da notícia, que busca o novo e que sempre tenta surpreender seus leitores. Alguns até conseguem fazer isso, mas esses são privilegiados e geralmente trabalham em redações onde a criatividade é levada em consideração. No jornalismo do dia a dia a verdade é que a notícia tem que sair de qualquer maneira, já que a periodicidade diária mata qualquer resquício de criatividade.

É por isso que os jornais ficam limitados e acabam recorrendo aos mesmos assuntos de acordo com sua importância ou conforme a época do ano. Isso é tecnicamente chamado de Agenda Setting e é considerado um dos maiores vilões da produção jornalística. A agenda determina o assunto do dia, como por exemplo no Natal, data que sempre esperamos reportagens comparando preços de brinquedos, de ONG’s que levaram presentes para comunidades carentes, de Papais Noéis irreverentes encontrados pela cidade, etc.

A agenda nasceu inocente, apenas para cobrir buracos e assim manter a periodicidade, mas foi um dos grandes motivos para o sensacionalismo midiático. Quando algum desastre acontece, a agenda entra em ação e pauta todos os meios de comunicação para divulgarem aquela notícia. Por isso não se enganem, quando vocês encontram reportagens similares em vários jornais, é porque a Agenda Setting está entrando em ação e por trás dela com certeza estará um jornalista infeliz e estressado por aquele trabalho enfadonho que qualquer estagiário faria.

A agenda também favoreceu o crescimento das assessorias de imprensa, que divulgam os produtos de suas empresas livremente como forma de notícia e assim influenciam nos gostos dos leitores. Permitiu também que políticos manipulassem a opinião popular ao seu favor ou contra seus inimigos (TV Globo manda lembranças). Por isso meus caros, sempre sejam críticos sobre qualquer tipo de mídia que acompanhem e não se deixem ser levados pelos interesses dos outros.

VI

A Umbanda é a primeira religião 100% brasileira e assim como o país, surgiu a partir da mistura de raças, credos e valores sociais. Vindo do interior da África, a crença nos Orixás é antiga e remete aos primórdios da existência humana na Terra (isso se levarmos em consideração que o homo sapiens surgiu na África, como afirmam alguns pesquisadores).

Quando os europeus chegaram ao Brasil e perceberam que os índios não iam se render à escravidão, eles resolveram buscar mão de obra escrava lá na África, onde essa prática já acontecia entre as tribos africanas. Porém, a escravidão africana era comum e muitas tribos cuidavam de seus escravos como se fizessem parte da família. A serventia do escravo era apenas para pagar alguma dívida para com o senhor e quando essa era paga, o escravo era liberto.

No início essas tribos vendiam os escravos para os portugueses na base da inocência, mas quando perceberam o lucro que isso dava, começaram a vender na maldade e as guerras tribais foram aumentando e esse é um dos motivos pra o continente negro viver na pindaíba até hoje.

Os europeus, espertos que eram, pegavam escravos de diversas tribos e os misturavam na senzala. Assim as rixas tribais continuavam em solo brasileiro, já que nem a mesma língua eles falavam. Porém, uma tribo se destacava das demais: a dos Mandingas. Os Mandingas eram muçulmanos e versados nas artes da escrita e da matemática. Por isso, muitos senhores os colocavam em posição de destaque, geralmente como capatazes que tinham a função de punir os outros escravos. Com o ódio e rancor dos outros escravos, a palavra mandinga virou sinônimo de coisa ruim, de coisa malévola.

Tirando os mandingas, as outras tribos se viravam como podiam para se entender e logo perceberam que, como estavam todos no mesmo barco, eles iam precisam encontrar algo em comum ou acabariam se matando. Aqui entra em prática o velho ditado: o inimigo do meu inimigo é meu amigo, então logo os escravos se uniram para lutar contra as imposições do homem branco. Essa união se deveu principalmente pela crença nos Orixás, algo que todas as tribos possuíam em comum, apenas com leves diferenças.

Dessa primeira união surgiu o Candomblé, cujo nome significa barracão (que era onde os negros se reuniam para realizar eventos diversos). Porém havia uma grande dificuldade para manter a regularidade dessas reuniões, já que o homem branco obrigava os negros a seguirem o catolicismo. Os negros flertaram com o desastre ao mascarar sua fé nos santos católicos, aos quais eles faziam referências aos Orixás africanos. Somente assim eles conseguiam enganar o homem branco, que achava que eles rezavam fervorosamente para Nossa Senhora quando, na verdade, eles oravam para Iemanjá.

A audácia chegou ao ponto deles pegarem esses santos e em seu interior colocarem pedras coloridas referentes ao Orixá daquela imagem. Quando o homem branco descobriu essa ideia, além de dar uma sova nos escravos, adotou a ideia para colocar ouro dentro das imagens e assim evitar o pagamento que a coroa portuguesa pedia. Assim nascia o santo do pau oco.

Muitas vezes as obrigações dos Orixás precisavam ser feitas na natureza selvagem e foi aí que entrou a mãozinha do índio nessa história. Senhores nativos das florestas, os índios simpatizavam com os negros, que um dia haviam sido senhores nativos nas florestas africanas. Eles também tinham em comum a crença no poder dos espíritos das florestas, além do ódio mútuo pelo homem branco. Por isso, quando os negros precisavam fazer suas obrigações na mata, o índio se prontificava para servir de guia.

A história passou, a escravidão acabou, os índios morreram a rodo por causa das doenças trazidas pelos estrangeiros e uma nova religião passou a ser a vedete dos brasileiros: o Espiritismo. Como o brasileiro é um povo sem identidade desde o início, ele precisou buscar na França o que se tornaria um verdadeiro vício entre os brancos: a consulta de espíritos na mesa branca.

As reuniões de mesa branca eram feitas secretamente e não se permitia a entrada de negros, índios ou qualquer tipo de gentalha. Você pode impedir a carne, mas impedir o espírito fica mais difícil já que diversas dessas sessões recebiam entidades que se identificavam como um Preto Velho ou um Caboclo. Essas entidades eram expulsas do trabalho e se teimassem em voltar, quem acabava expulso era o médium que as recebia.

Esse tipo de prática continuou até que surgiu um homem chamado Zélio de Moraes, que recebia como entidade o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Juntos eles enfrentaram o preconceito e fundaram a primeira tenda umbandista na cidade de São Gonçalo no Rio de Janeiro. A essa tenda deram o nome de Nossa Senhora da Piedade, sendo que seu primeiro trabalho ocorreu no dia 16 de Novembro de 1908.

Porém, o dia 15 de Novembro é considerado como a data de origem da Umbanda, pois foi nesse dia que Zélio e seu caboclo anunciaram que no dia seguinte iriam se iniciar os trabalhos na tenda. A filosofia da nova religião seria que todas as pessoas e entidades seriam aceitas, independente de raça, cor, fé ou evolução espiritual. Ali a nota de ordem era praticar a caridade, trabalhar na cura da carne e da alma, além de auxiliar espíritos pouco evoluídos na busca pelo progresso.

O sucesso foi imediato e a Umbanda começou a se expandir para todo o Brasil e hoje ela possui mais adeptos que o judaismo, que é uma religião bem mais antiga.

Notas: Como puderam notar, o preconceito contra as religiões afro não é de hoje. Tanto que muito se fala em Macumba, mas macumba nada mais é que um instrumento musical parecido com o reco-reco. Já o fato da Umbanda ser mais popular que o judaísmo é meio óbvio: ela aceita qualquer um a qualquer momento, enquanto que o judaísmo é fechado e não tem muito interesse em converter fiéis fora das famílias judaicas (coisa que vem mudando atualmente).

Chester Chenson

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas:

Comments (9)

  • Nossa, muito bacana!
    Gosto da umbanda, por ela ser uma mistura de tudo um pouco, e um lugar sem preconceito.
    Ótimo texto!

  • Observações Espiritualistas e a Umbanda.

    1) O Espirito é o ser pensante.
    O principio da inteligência e do senso moral no ser humano esta no Espirito e não na matéria física ou matéria corporal.
    O pensamento, a vontade, o raciocínio, a inteligência, as emoções, os sentimentos, o senso moral são atributos do Espirito ou alma.
    Quem pensa e sente é o Espirito.
    A matéria não pensa e nem sente.
    O Espirito não tem cor racial, nem nacionalidade, nem idade física e nem sexo, no mundo espiritual ou extra físico os espíritos desencarnados não são nem brancos, nem negros, nem amarelos, nem mestiços, nem crianças e nem velhos ou idosos e também não são mulheres e nem homens.
    Isso são condições da vida terrena, na desencarnação os Espiritos deixam essas características físicas ou matérias e voltam a ser Espiritos livres do corpo carnal.
    Porem, os espíritos desencarnados possuem um corpo fluídico semi material chamado de perispirito ou corpo astral, esse corpo é flexível ou plasmavel a vontade do Espirito que é o ser pensante, os espíritos desencarnados podem conforme as suas condições mentais e morais tomar varias formas perispirituais, eles podem plasmar a forma fluídica de um negro, um branco, um amarelo, uma criança, um idoso, uma mulher, um homem, um militar, um medico, um índio etc…
    Portanto, no Mundo Espiritual que é o verdadeiro mundo, NÃO EXISTE RAÇAS E NEM SEXO E NEM IDADE FÍSICA.
    Essa idéia de raça superior ou raça inferior não tem fundamento racional, por que, um Espirito Superior pode se reencarnar como, negro, branco, amarelo, mestiço.
    Quando um espírito desencarnado se apresenta como preto velho ou índio ou caboclo isso é um erro, o Espirito repito não tem raça e nem cor de pele e nem nacionalidade o Espirito é Luz.
    Os espíritos desencarnados podem tomar a forma perispiritual de um caboclo, índio, preto velho, medico, professor, militar etc…
    Podemos analisar, que não existe espíritos de caboclos e pretos velhos, isso é uma condição da vida terrena, na desencarnação o Espirito deixou seu Corpo carnal e suas condições raciais e de sexo.
    A nacionalidade, a cor racial, a idade física e o sexo ficaram no plano terreno.
    O espírito desencarnado não tem corpo físico, não tendo corpo físico o espírito desencarnado não tem raça, nem cor de pele, nem idade física e nem sexo.
    Deu para entender.
    Isso que Divaldo P Franco tentou explicar.
    O Espirito desencarnado não tem raça e nem cor de pele, por que, ele não tem mais o Corpo carnal ou corpo físico.

    2) O negro só é negro pelo corpo físico.
    O branco só é branco pelo corpo físico.
    O amarelo ou mestiço só o é pelo corpo físico.
    A criança ou o idoso só o é pelo corpo físico.
    Ser mulher ou ser homem é uma condição do corpo físico.
    Deu para entender.
    O preto velho ou o caboclo ou índio só o é pelo CORPO CARNAL.
    Um negro velho ou um branco velho ou um índio ou caboclo quando desencarnam, eles deixam essas características físicas no plano material ou plano terreno.
    Espirito desencarnado não tem corpo físico.
    As características físicas e racias estão no CORPO CARNAL.
    Muitos umbandistas falam que os seus médiuns videntes conseguem ver a forma espiritual de um caboclo e de um preto velho em seus trabalhos mediúnicos.
    Eles estão vendo a forma do perispirito.
    O perispirito é um corpo fluídico plasmavel ao pensamento do Espirito que é o ser pensante.
    Os espíritos desencarnados podem conforme a sua vontade tomar formas perispirituais que eles quiserem, eles podem plasmar fluidicamente a forma de um militar, um medico, um índio, um negro, um branco, um amarelo, um preto velho ou branco velho.
    Os médiuns videntes umbandistas vêem a forma perispiritual de índios, caboclos, pretos velhões.
    No mundo espiritual ou plano astral as condições raciais e de nacionalidade e sexo deixaram de existir.
    Vamos concluir, que não existe pretos velhos e nem caboclos ou índios no plano astral.

    3) Vejamos um exemplo, um espírito teve 5 reencarnações no plano terreno, ele foi numa reencarnação negro, na outra ele foi branco, na outra ele foi amarelo, na outra ele foi mestiço e em outra reencarnação ele foi um índio.
    Perguntamos, esse espírito voltando para o mundo espiritual ele vai ser de qual raça????
    Nenhuma, não existe raças no plano espiritual.
    As condições físicas e raciais são do Corpo carnal e não do Espirito que é o ser pensante.
    Da mesma forma não existe crianças nem idosos no mundo espiritual, isso é uma condição terrena.
    Os espíritos desencarnados podem tomar formas perispirituais de pessoas brancas, pessoas negras, pessoas mestiças, de índios, de orientais e ocidentais, o perispirito é um corpo fluídico plasmavel ao pensamento e a vontade do espirito , quando um espírito se apresenta numa reunião mediúnica como preto velho ou caboclo isso é a forma perispiritual que ele tomou.
    São formas perispirituais somente isso.
    Repetimos o Espirito não tem raça, nem cor de pele e nem nacionalidade e nem sexo.

    4) Questões morais.
    Os espíritos elevados e os bons espíritos já estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados, eles não tem vícios, nem maus desejos, nem maus pensamentos, nem apegos a coisas matérias.
    Portanto, os Espiritos Elevados não vão pedir coisas matérias, como, cigarros, charutos, cachaça, velas, despachos, sacrifícios de pobres animais.
    Quem pede essas coisas são espíritos moralmente atrasados ainda apegados a matéria e aos vícios terrenos.
    Quando um espírito desencarnado se apresenta numa reunião mediúnica pedindo essas coisas matérias vamos concluir o que???
    Um Espirito Elevado um Espirito de Luz vai pedir essas coisas???
    É uma questão de usar o bom senso e a lógica.
    Eu estou apenas analisando uma questão espiritista só isso, não estou criticando ninguém.
    Como reconhecer a elevação dos espíritos desencarnados???
    Como podemos saber se um espírito que se apresenta numa reunião mediúnica é um espírito bom ou mal???
    Vejamos esses princípios.
    Uma pessoa boa, correta, honesta, digna e culta jamais vai usar uma Linguagem grosseira, agressiva, pesada, com palavrões, com palavras obscenas, falando aos gritos e de forma violenta.
    Ela terá uma Linguagem que reflete suas condições morais e intelectuais, ela terá uma Linguagem digna, correta, elevada, com palavras positivas e limpas.
    Veja a linguagem de Chico Xavier, ele usava uma Linguagem pesada, grosseira, agressiva, com palavras obscenas e ímpias???
    Claro que Não.
    Ele tinha uma Linguagem doce, meiga, suave e moralizadora.

    A Linguagem é o ponto chave.
    Os Espiritos elevados e os Bons Espiritos possuem sempre uma Linguagem digna, pura, elevada, lógica, nobre e sublime de moralidade.
    E seus Ensinamentos visam sempre a melhoria Moral e espiritual das pessoas, os Espiritos de Luz pregam sempre o Amor, a fraternidade, o respeito, a dignidade, a disciplina, a elevação moral, a ordem, as Virtudes, a caridade, eles procuram sempre moralizar, educar e disciplinar as pessoas.
    Os Espiritos Superiores e os Bons espíritos são Virtuosos em seus ensinamentos.
    Um Espirito elevado jamais vai usar uma Linguagem grosseira, agressiva, vulgar, chula, sem lógica, com palavrões e palavras obscenas.

    Os espíritos inferiores apegados a matéria e aos desejos e vícios terrenos, possuem sempre uma Linguagem que refle as paixões humanas, sua Linguagem é pesada, grosseira, vulgar, agressiva, ímpia, com palavras sujas e palavrões.
    Na Linguagem desses espíritos se reflete sentimentos impuros de ódio, raiva, desejos de vingança, rancor, cólera, racismo, querem dar ordens e serem obedecidos, eles se impõe .
    Basta avaliar o teor moral da linguagem que usam, que vamos ver o tipo moral desses espíritos.

    5) O Espirito é o ser pensante.
    Quem pensa e sente é o Espirito.
    O corpo físico ou corpo carnal não pensa e nem sente. A matéria não possui qualidades morais e nem qualidades intelectuais essas são atributos do Espirito ou alma.
    O espírito desencarnado não possui mais o corpo físico, as características físicas como, cor da pele, cor dos cabelos, cor dos olhos, a idade física e o sexo são somente do CORPO FISICO, os espíritos desencarnados não tem mais características físicas ou raciais, no mundo espiritual ou plano extra físico não existe espíritos de brancos, nem negros, nem amarelos, nem mestiços, nem crianças, nem idosos, os Espíritos são seres de Luz, seres inteligentes.
    Quando um espírito desencarnado se manifesta numa reunião mediúnica como preto velho, caboclo, índio, isso é a forma perispiritual que ele tomou, por que, para o Espirito não existe raças e nem nacionalidades e nem sexo.

    As características físicas e raciais pertence ao corpo físico.
    As características morais e intelectuais pertence ao Espírito que é o ser pensante.
    Perguntamos, os espíritos desencarnados possuem corpos físicos???
    Claro que não.
    Se eles não possuem corpos físicos, eles não possuem características físicas e nem raciais.
    Logo os espíritos desencarnados não possuem raças.
    O negro só é negro pelo corpo fisico.
    O branco só é branco pelo corpo fisico.
    O mestiço só é mestiço pelo corpo fisico.
    O amarelo só é amarelo pelo corpo fisico.
    A mulher só é mulher pelo corpo fisico.
    O homem só é homem pelo corpo fisico.
    A criança só é criança pelo corpo fisico.
    O idoso só é idoso pelo corpo fisico.

    Casos os senhores discordem tudo bem, só não precisa ficar com raiva de mim, eu só estou colocando um pensamento, somente isso, eu gosto de Estudar o Espiritismo.

    6) Questões para pensar.
    O Espírito se reencarna no mundo terra é para evoluir no campo moral e no campo intelectual pela sua luta e esforço pessoal, temos que combater as nossas imperfeições morais para podermos evoluir e crescer espiritualmente.
    Evolução espiritual é aprimoramento MORAL E INTELECTUAL.
    Temos que praticar o Bem, o amor, as virtudes, ser honesto, correto, cordial, caridoso, educado, solidário, ajudar os necessitados, amar e respeitar os animais, combater os maus pensamentos, combater os vícios e maus desejos, isso é evoluir.
    Temos que nos Espiritualizar e nos moralizar.
    Perguntamos, qual melhoria moral e espiritual uma pessoa vai ter usando charutos, cachaça, matando covardemente animais inocentes em rituais sangrentos???
    Qual melhoria moral vamos ter com essas coisas???
    Uma outra questão.
    O que vai atrair os Espíritos Superiores e os Bons Espíritos??
    Charutos, cachaça, despachos, velas, incenso, amuletos, talismã, sacrifícios de pobres animais?
    Ou são os pensamentos elevados e nobres, a prece sincera, a caridade, o amor, a elevação moral, as virtudes, a pratica das boas ações, a honestidade, a fraternidade e o respeito pelos animais????
    Pense nisso.
    Procure raciocinar.

    7) O Verdadeiro Sacrifício, não é sacrificar animais inocentes nesses rituais sangrentos e primitivos para agradar espíritos inferiores do plano astral.
    O verdadeiro sacrifício consiste em Sacrificar as nossas imperfeições morais, para podermos Evoluir espiritualmente.
    Sacrificar os maus pensamentos, sacrificar os maus desejos, sacrificar os sentimentos impuros de ódio, raiva, inveja, racismo, falsidade, desonestidade, desejos de vingança, os vícios etc…
    O Verdadeiro sacrifício é de ordem Moral.
    Esse sacrifício moral ou Depuração moral vai atrair a assistência luminosa dos Espíritos Elevados e dos Bons Espíritos.
    É disso que precisamos nos melhorar no campo moral e intelectual, ficar matando pobres animais vai trazer algum beneficio espiritual e moral para as pessoas???
    Pense nisso.

  • Adorei os textos. Em especial a parte que ressalta o fato da escravidão ter começado na própria Africa… coisa que muito oportunista gosta de esquecer.
    (E hoje ainda é dia de ouvir louvores ao Zumbi dos Palmares e ninguém vai comentar que ele tinha escravos).

  • Bem interessante isso, então o preconceito racial era tanto na época, que até espírito se fosse (ou tivesse sido, sei lá) “de cor”, eles não aceitavam, mesmo que viesse do mundo espiritual só pra dar uma consulta. E espirito tem cor? Bom, mas se já foi de cor então não deve prestar né, deviam pensar eles! E isso demonstra muito bem o quanto é irracional esse preconceito, afinal sabedoria não tem raça nem cor, e embora eu não acredite nessas crenças, mas digamos que quem acredita nisso porque iria desmerecer um espirito só porque em vida ele foi uma pessoa de cor? O que importaria para ela não seria o que o espirito tem a relatar e ensinar sobre o “outro mundo”? Ignorância pura, a pessoa tem uma crença religiosa e mesmo assim mantém preconceitos “mundanos”, até sobre uma pretensa manifestação que ela sequer compreende, ou seja, é juntar a ignorância com a ignorância, resultado ignorância ao quadrado.
    Embora não goste/acredite em nenhuma religião, foi interessante saber do fato de que a Umbanda tem mais adeptos que o Judaismo, até porque eles são extramamente elitistas e não querem ninguém na crença deles que já não tenha origem judaica. Até bem pouco tempo li um livro que falava sobre uma suposta conspiração dos judeus para tomar o poder do mundo, e falava que na verdade Hitler descobriu o que eles pretendiam fazer e tomou providências, o que hoje ficou conhecido como “Holocausto Judeu” da Segunda Guerra Mundial, e por conta disso ninguém pode falar nada sobre os Judeus que já é logo taxado de anti-semita, pois eles sofreram muito por isso e ninguém deve falar contra eles (lembrei do texto da Sally falando sobre o estupro do nosso direito de desgostar), não que eu concorde com isso e tal, entendi apenas como mais uma teoria da conspiração, mas realmente se criou isso, e uma coisa que eu não posso negar é que Judeus são realmente racistas e elitistas, isso é de conhecimento geral, eles se dizem tradicionais, mas na verdade é que não querem nenhuma outra “raça” ou outro credo entre eles. Isso é sempre retratado em filmes e livros, e embora eu não conheça nenhum judeu pessoalmente, li artigos de pessoas (inclusive judeus) que afirmam que eles são assim mesmo, e até por isso o judaismo não cresce como religião, pois é uma religião tradicional de famílias judaícas apenas, e eles não fazem questão de que entre mais ninguém de fora.

  • Interessante também mencionar como as entidades da umbanda lembram figuras marginalizadas da sociedade colonial: o malandro (zé pilintra), os marinheiros, boiadeiros, ciganos, etc.

    O que as pessoas buscam na Umbanda é uma entidade que se sensibilize com elas, e que traga uma sabedoria “a mais” que vêm do mundo espiritual. É antes de mais nada uma religião intimamente ligada com a vida e os problemas terrenos. Como me disse um colega umbandista: “No Kardec (espiritismo) você aprende, na Umbanda você pratica”.

    Estou gostando muito do que você tem postado. É dificil encontrar gente que consiga lidar com esses assuntos de uma forma nem deslumbrada, nem totalmente descrente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: