Campos abertos…

O Brasil eleitoral está de luto. Razoável, é claro: não pegaria bem sair para beijar criancinhas e comer comida de pobre neste momento. Mas é claro, o momento de reflexão e condolências pela morte de Eduardo Campos não funciona da mesma forma na articulação das principais campanhas de presidenciáveis. Um cabo eleitoral do além pode sim bagunçar as coisas.

Não poderia começar o texto sem prestar minhas simpatias para quem deve estar sofrendo muito com essa tragédia: a produtora do programa eleitoral de Campos e Marina. Considerando que a veiculação começa dia 19, aposto que boa parte do material já estava pronto. Aposto que um ou mais editores morrem por overdose de cafeína até a estréia.

Eu acredito que Marina Silva não vai aparecer como sucessora antes de acabar o “luto do PT”. Aliás, antes de continuar: muito troll do PT de anunciar um luto oficial de 3 dias para TODAS as suas campanhas no país. Vão sair como dignos e respeitosos, mas eu apostaria na estratégia de deixar a coligação adversária sem graça de vir a público anunciar Marina como nova candidata enquanto até mesmo os adversários estão “bebendo o morto”. O horário eleitoral começa em 5 dias.

Ah sim, VAI ser a Marina. A crente ecochata não tem o poder de atração de votos que muitos dizem por aí, mas não colocá-la é de uma insanidade tão grande que eu me abstenho da culpa de uma previsão errada. Em todas as outras campanhas o vice era uma sujeirinha no logo do candidato, na de Campos, Marina tinha o nome tão grande quanto o dele. Marina era a menos vice de todos os vices.

E agora vai ter que começar a gravar vídeos e mais vídeos para dar um jeito de sua coligação ter algo o que mostrar nos primeiros dias. Minha aposta é que logo no dia 19 vão ser vídeos emocionantes com Eduardo Campos e um “tchauzinho” de Marina, mas na sequência ela vai ter que aparecer. A única sorte (“sorte”) é que Dilma e Aécio conseguiram jogar melhor o jogo dos sub… das coligações e o tempo de Campos seria limitado de qualquer forma.

Mesmo assim, pobres editores. Ei, eu sei que quem mais sofre é a família, não estou sendo insensível só para reforçar minha fama de mau… mas na prática a correria para remendar essa campanha já começou e não podia ser diferente. Eduardo Campos vai ser mais decisivo na eleição morto do que vivo.

Marina Silva conseguiu impressionantes 20 milhões de votos na última eleição presidencial. Mas temos que entender o contexto: de um lado estava a Dilma, do outro estava o Serra. Foi uma eleição seriamente problemática no aspecto carisma. Dilma foi coadjuvante da própria campanha, Serra implodiu como de costume… e MUITA gente ficou sem saber o que fazer. Marina Silva estava lá e pelo menos parecia honesta.

Mas também não tinha, como ainda não tem carisma. É fácil imaginá-la gritando palavras desconexas numa rua vazia. Eu sempre acho que ela está escondendo uma faca quando não mostra as mãos. Vejam bem, não estou dizendo que ela não tem a simpatia de muita gente neste país, mas por incrível que pareça simpatia e carisma eleitoral não precisam andar de mãos dadas. O brasileiro até vota nela para ver “que bicho dá”, mas para ganhar mesmo? Tem que ter jeitão de presidente. Tem que ser uma presença que pareça presidenciável.

FHC era uma barbada na sua primeira eleição porque tinha esse layout. Lula tornou-se invencível quando se adequou à imagem esperada. João Santana e sua intrépida trupe de “marqueteiros” conseguiu pintar Dilma com as cores certas. Agora, não importa quanto se maquie Marina Silva, ela ainda vai parecer o tipo de pessoa que fala com gatos (e espera que eles respondam).

Acho que nem a máquina publicitária do PT elegeria Marina Silva sem alguma carta na manga. A questão agora é que a carta apareceu: com a morte do Eduardo Campos, Marina pode ser carregada por simpatia pura até sabe-se lá onde neste pleito. O morto é beatificado no Brasil, ninguém pode meter o pau nele! E eu aposto MUITO que só vai faltar colocar um fantasminha dele em computação gráfica atrás dela nos programas e peças da campanha. Marina vai blindada até o fim da eleição. Aécio e Dilma que se peguem!

Mas será que Marina realmente consegue melhorar os números de 2010? Bom, essa é a pergunta que eu cobraria CARO para responder caso estivesse trabalhando em qualquer uma dessas campanhas, mas faço de graça aqui porque não preciso de pilhas e mais pilhas de dados para defender o ponto e posso só fanfarronear: Acredito que sim.

Eduardo Campos estava com 10% das intenções de voto no começo deste mês. Brancos, nulos e indecisos somavam gordos 24% das respostas. Mais ou menos o mesmo que Aécio, cujos números com certeza estão inflacionados por quem não gosta do PT e pulou na granada do Collor mineiro (ah vá!).

Em 2010, Serra conseguiu 30% dos votos numa eleição com uma terceira força. Marina alcançou os 20% SEM nenhum fantasma camarada para ajudar. Ela não tem carisma, mas também não tem rejeição! Gente que não vota em crente por motivo algum como muitos de nós impopulares é minoria absoluta no país. Aécio é PSDB, Dilma é PT, Marina é… uma sobrevivente vinda de um partido imaginário.

Marina vai ter facilidade para consolidar os votos de Campos, vai ser a maior força para conquistar os indecisos e revoltados… e ainda por cima pode ser o destino dos votos anti-PT que estão com Aécio agora. Eu apostaria que ela consegue ir mais longe dessa vez. Sem a morte de Campos a eleição passada teria sido só uma surpresa, mas agora parece ser um resultado passível de repetição.

E aqui o que a mídia normal dificilmente falaria: o potencial dela é maior no Nordeste do que era o de Eduardo Campos. O Nordeste é uma região antiga, de muita história… e muitas picuinhas entre vizinhos. Para quem é do Sudeste, um exemplo: vocês acham que carioca sente simpatia especial por candidato paulista? Ou que paulista levante bandeira de carioca fácil assim? As birras regionais tem força no Sudeste e no Nordeste. Campos estava identificado com Pernambuco, não com TODO o Nordeste. Os vizinhos não ficam encantados com ele tão fácil assim. Agora, um elemento externo? Marina Silva vem do Acre, um estado que nem existe!

E acho que todo mundo sabe a essa altura do campeonato que a base eleitoral de Dilma está justamente no Nordeste. Bônus: Aécio e seu layout de playboy sudestino não entra lá nem a pau! Nordestino (e carioca) não se bica com o PSDB (não posso culpar vocês…). Marina tem mercado por lá, e seria muito burra se não tentasse roubar votos de Dilma durante sua campanha.

E não se enganem, dá tempo. É agora que o bicho pega para quase todas as campanhas de baixo envolvimento (como presidente e governador). Dilma só passou o Serra em Agosto de 2010. Tem jogo sim, e eu acredito que quem mais vai sofrer no começo vai ser o Aécio. Se der UMA pesquisa grande dizendo que Marina o passou, não tem mais volta. Ela vai para o segundo turno. E aí… aí a coisa engrossa para o PT. Não vai poder bater, mas vai apanhar de tudo quanto é lado. Quem vocês acham que o PSDB vai apoiar?

Sob o manto do luto, eu com certeza estaria indicando para Marina a estratégia de entrar com os dois pés no peito assim que começasse o horário eleitoral. Apelo emocional puro, vivendo de simpatia até conseguir roubar o segundo lugar. Depois disso é só apontar para a Dilma e se preparar para o segundo turno. Vai precisar de muita habilidade para peitar a propaganda petista, mas se conseguir… A presidente sem carisma de um país em declínio vai suar para bater a candidata sem carisma surfando numa onda de simpatia e insatisfação popular.

Quem quer uma chance do PT sair tem que votar na Marina. Aécio é furada… o PSB rói a corda e no mínimo se abstém de apoiar alguém se não for para o segundo turno. O PSDB não PODE apoiar o PT e está vendendo até a mãe para ser situação de novo. O império tucano pode muito bem ruir em São Paulo ainda neste ano… O Padilha e o Skaf não são tão fracos quanto as pesquisas iniciais estão indicando: vai ter segundo turno.

Mas… queremos uma crente no poder? Li os comentários de vocês no texto do anúncio da morte de Campos e reforço o coro que a merda vai estancar no ano que vem. O PT apostou todos nós nessa reeleição. Adoraria vê-los lidar com a própria irresponsabilidade, mas… deixar uma crente queimar o filme dos evangélicos no poder não me parece uma má ideia. 2015 pode ser o ano oficial do “Cadê seu Deus?”.

Eu mesmo ia votar no Rui Pimenta do PCO (Pão Com Ovo). Esses caras são malucos que fazem o Chávez parecer um estadista ponderado, mas… puta que pariu, como eles se importam! Além disso, acho bacana porque é um candidato que ficaria feliz de verdade com qualquer voto. Imagina só o seu voto fazer o dia de um estranho comunista? É uma ideia reconfortante… mas eu estou começando a pender bastante para o projeto “Presente de Grego 2015”.

Imagina uma crente segurando a bucha de 12 anos de governo colado com cuspe pelo PT? Sei não… espero que o Rui Pimenta não estivesse contando demais com o meu voto.

P.S.: Foi acidental e é ridículo considerar qualquer conspiração nesse sentido.

Para dizer que fica imaginando como seria votar em alguém que presta uma vez que fosse, para reclamar que já falamos disso ontem (política é assunto importante, mesmo que não seja sério no Brasil), ou mesmo para dizer que o PCO acabou de ganhar mais um voto: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (57)

  • Sally e Somir,

    Mandei um e-mail pra vocês com algo relacionado à morte do Eduardo Campos que talvez interesse a vocês. Não deixem de ver.

  • PQ NINGUÉM FALA MAL DOS CATÓLICOS NO PODER?

    O AECIO É CATOLICO E EM NENHUM MOMENTO AS PESSOAS CITAM A RELIGIÃO DELE QUANDO VÃO EXPOR SUAS OPINIOES SOBRE ELE.

    PQ QUE COM A MARINA SILVA A PRIMEIRA COISA QUE VCS FALAM É A ESCOLHA RELIGIOSA DELA?

    QUAL O PROBLEMA EM SER CRENTE?

    EU SEI,
    PQ QUANTO MAIS ALVO O LENÇOL, MAIS ALVO ELE É …

    PESSOAS PRECONCEITUOSAS …

    VOCES NÃO TEM OPINIAO PROPRIA, SE AMANHA A SALLY E SOMIR SE CONVERTEREM VOCES COMEÇARÃO A FALAR BEM DOS CRENTES, ACEFALOS.

    PAREM DE FALAR MAL DOS CRENTES.

  • Se 2014 tem sido o Ano Death para os famosos, em 2015 quem vai ser currado pelo Senhor, pelo visto somos nos. Nao pretendo votar na Marina por varios motivos…

    Sei lá…esse povo é fanático! Quem esta no poder (religioso) acha que é representante de Deus. Que diser se for governar o país…o outro já ta achando que é Salomão. Sera que a Marina vai exigir o dizimo do povo?

    • A Marina além de tudo é eco-chata. Acho que ela vai cobrar dízimo e ainda vai te obrigar a plantar uma árvore. Tamos muito fodidos. Tem que cair o avião do Aécio E da Dilma para surgirem mais dois novos candidatos.

  • Queria entender uma coisa. Se foi fatalidade mesmo, por que saiu agora que não tem registro do voo na caixa preta do avião? Não é estranho?
    Não estou desvalorizando o P.S. do Somir, mas realmente queria entender isso. Se alguém puder me explicar, agradeço!

        • Duas coisas complicadas: afirmar que COM com certeza foi um atentado e afirmar que com certeza não foi um atentado. Nos resta aceitar que certas coisas fogem ao nosso controle e talvez nunca saberemos.

          • Concordo. Não dá pra afirmar nada. Fujo dessa onda de mil especulações que muitas vezes beiram à paranoia… Exaustivo isso. Mas tem horas que as coisas ficam estranhas, impossível não questionar.

            • Não vejo nenhum problema em questionar. Acho saudável. Dessa vez eu não tenho nenhuma pista, nenhuma dica, nenhuma informação. Não tenho a menor ideia do que aconteceu, não afirmo nada, mas também não descarto nada.

  • Zaq (o cachorro!)

    Somir, achei muito coerente a sua colocação sobre o apoio no segundo turno ser provável do PSDB para a Marina e muito improvável ser for o inverso. Não tinha considerado isso, vc tem razão.

  • O irmão do Eduardo Campos se mostrou mais esperto do que a manobra do luto dos outros partidos e publicou uma carta aberta por Marina candidata a presidente…

    • Gostei muito, inclusive da crítica no humor. Se o humor é a última barreira a ser rompida significando que o trauma foi superado acho pertinente dar um tempo pra concluir conclusão das etapas, partir pro humor logo de cara fica insensível justamente por pular o momento da dor.

      • Cada um tem seu tempo. Se para alguns já está superado dez segundos depois, não é pertinente porra nenhuma dar tempo nenhum. Que brinquem com isso, demente quem se ofende. Quem não gostar, que não leia, que não siga em rede social.

        Absurdo é uma pessoa querer que TODAS as piadas que são feitas no mundo respeite o SEU tempo pessoal!

        • Eu ia chegar exatamente nesse ponto: A relatividade do tempo de cada um. Ainda bem que você antecipou, concordo quando você diz que é absurdo querer censurar com base no seu tempo no melhor estilo universo umbigo.

          • Uma coisa é uma pessoa sem noção mandar a foto do Robbin Williams enforcado para a filha dele (do Robbin) no Twitter. Isso é sequestro emocional, a pessoa não tem como fugir. Outra é você fazer uma piada em âmbito público, alguém te catar, ver e achar que você não deveria ter feito aquilo porque ainda não era o momento. Ora, basta não te ler!

      • Concluir conclusão? WTF? Esqueci de apagar o resto da frase e saiu essa merda. Me perdoem Impopulares ( esses dias mandei um CHATISSE que doeu na alma depois que li).

  • Só vou ficando mais e mais confusa nessas eleições e não sei se o Brasil tem jeito a essa altura. Quem tem passaporte, agora é a hora…

  • Como já vomitei muito no post anterior, já expressei minha visão do cenário político e minha opinião não é tão importante pra que eu repita aqui me limito a dizer que compartilho com quase tudo que o Somir falou.

    P.S: Gostei muito do seu P.S Somir.

  • Muito triste. Aquele fantasma que me rondava, a dúvida entre votar no PT ou em um evangélico, está prestes a se tornar verdade. Isso vai ser sofrido.

    • É Sally, ou a corja do PT ou os apóstolos de Gezuis Godzila… mas concordo com o Somir : Em caso hipotético da Marina vencer, vai ser divertido ver eles ‘tentarem’ consertar as merdas que o PT deixou para trás (isso se tentarem). OU vão abrir mais 10 Templos de Salomão,Abraão, João e a caralhada toda.

      • Entre o PT e um evangélico? Sim, eu considero. Ainda não sei o que faria, mas começo a sentir que cheirar cocaína virou até mérito perto dessas duas opções

          • Bom, então fodeu, porque se Dilma for com Marina no segundo tudo na verdade NÃO TEM ESCOLHA, vai ser moral para evangélico de qualquer jeito!

            • Sally,converta-se!!! quero seu bem!!

              E tenho certeza que Marina vai dar o dízimo de todo imposto do país.

              Na Eleição passada vi Marina dentro do avião dispensando as guloseimas e comendo damasco e outras frutas regionais da região da Marina(Manaus ,evc?) e toda vez que vejo damasco lembro dela, sempre imagino que ela tem cheiro de damasco e também imagino que a Marina não solta pum.

              Mais alguém acha que a Marina não peida?

              • Esse Gremlin de Cristo é do Acre, Linda.

                Eu acho que ela peida atômico, peida venenoso e que quando ela peida sobre uma nuvem em forma de cogumelo do cu dela.

                • Ah, pensei que ficasse pertinho de manaus ,e vc?

                  Então vc tbm concorda que não FEDE … o PEIDO DA MARINA?

                  Pelo que entendi, você acha que sai xourume quando ela PEIDA?
                  SABE AQUELE CALDINHO QUE ESCORRE DOS LIXÕES? MAS SEM CHEIRO …

                  Eu não concordo com sua colocação, Sally …pq fiquei imaginando o cogumelo saindo do cu dela!

                  Ela é super natureza, não come porcarias, o intestino dela deve ser limpinho e sem cheiro, por exemplo: a agua que sai da privada da casa dela, é passada num filtro e depois para uma cisterna que rega os pés de alface.

                  E eu quero ver sua cara quando ela for para o segundo turno, se os impopulares forem espertos obrigarão vc a pagar uma prenda.

                  prenda numero 1- colocar a foto da marina uma semana no blog.

                  prenda numero 2- Sally, tentando convencer os leitorres que Deus existe.

                  prensa numero 3- Sally pede aos leitores para comprarem um samambaia e postarem a foto nas redes sociais ou aqui no blog.

                  prenda numero 4- Sally manda tres quilos de damasco para Lindamar e paga o frete. etc HIHIHIHI

                  • Isso, dá ideia pro Somir! hahaha

                    Comer comida natural não te garante peido cheiroso. Já sentiu o peido de uma vaca? É FODA, e elas só comem capim! Fato: vegetarianos PEIDAM MAL

                  • lindamár, fã de carteirinha da Marina, tanto que até se sentiria feliz ao sentir o cheirinho natureba do peido dela. hahaha
                    (aff)

                    • Eu não consigo me concentrar numa frase por mais de 1 minuto, para escrever o master comentario de 5 paginas sobre o Pilha levei o dia todo e tive que ir salvando no World. Então, preciso ser sucinta no que realmente importa: O peido da Marina sempre me intrigou, e quero um dia poder abraça-la para saber se tem cheiro de damasco. Não o peido, o peido dela nao tem cheiro, quero saber se ela tem aroma de damasco.
                      Mas a Sally já sentiu peido de vaca e disse que é foda.

        • Zaq (o cachorro!)

          Olha nem se fosse o próprio capeta o adversário eu votaria no pt. Voto no capeta e ainda faço boca de urna distribuindo santinhos…. ops!

  • Eu ia honestamente votar no cara do Aerotrem (que me avisaram por aqui que é o Levy Fidelix, não o Eymael – quase voto no malandro errado), mas sou mais inclinado a ir pela Marina do que pelos outros agora. Eu não acho que o Aécio HOJE tem condições de ganhar da Dilma (se fosse em 2010, antes do papo da cocaína, antes do papo do aeroporto na fazenda do tio…), mas uma Marina alavancada por essa situação pode cair no segundo turno e polarizar ainda mais a disputa.

    Digo, um segundo turno entre Dilma e Aécio ia ser mais feio que briga de foice no escuro, porque ambos os lados iam cobrir o adversário em merda. Agora, qual merda REALMENTE séria a Dilma vai jogar na Marina? “Ela é feia”? “Ela é evangélica”? “Ela é uma sangue-suga atrás de poder e vai se filiar a qualquer partido que possa catapultá-la”? Acho que é mais provável as pessoas não votarem na Marina pela cara dela do que pelos defeitos de verdade que ela tem.

    Com esse acidente, eu acho mais provável um segundo turno entre Dilma e Marina do que com o Aécio.

  • O Somir foi preciso na análise e resumiu muito bem a atual – e inesperada – situação com esta frase: “Eduardo Campos vai ser mais decisivo na eleição morto do que vivo.”

    Por outro lado, eu ainda tenho dúvidas se, caso Aécio fique realmente pra trás e haja um eventual -e possível – duelo entre Marina e Dilma, a campanha seja mesmo da forma como ele prevê: “A presidente sem carisma de um país em declínio vai suar para bater a candidata sem carisma surfando numa onda de simpatia e insatisfação popular”. Mas, se fosse assim mesmo, seria, no mínimo, algo interessante de se ver.

    Ah! E eu também não pude segurar um sorriso ao lembrar da eleição anterior quando li: “Dilma foi coadjuvante da própria campanha”.

  • Vamos ver se o PT não se apropria desse ‘bonus politico’.

    PT antes ( https://www.facebook.com/pt.brasil/photos/a.106208242798893.13150.105821366170914/556552651097781/?type=1&theater ):

    “Estimulado pelos cães de guarda da mídia, decidiu que era hora de se apresentar como candidato a presidente da República – sem projeto, sem conteúdo e, agora se sabe, sem compostura política.”

    “E não se trata sequer da questão ideológica, já que a travessia da esquerda para a direita é uma espécie de doença infantil entre certa categoria de políticos brasileiros, um sarampo do oportunismo nacional.”

    “Eduardo Campos cresceu, politicamente, graças à expansão de programas como Projovem, Samu, Bolsa Família, Luz para Todos, Enem, ProUni e Sisu. Sem falar no Pronasci, que contribuiu para a diminuição da criminalidade no estado, por muito tempo um dos mais violentos do País. Campos poderia ser grato a tudo isso e, mais à frente, com maturidade e honestidade política, tornar-se o sucessor de um projeto político voltado para o coletivo, e não para o próprio umbigo.”

    PT hoje ( https://www.pt.org.br/nota-de-pesar-2/ ):

    “Mesmo quando decidiu seguir um caminho diferente ao do PT, mantivemos com Eduardo Campos uma relação de profundo respeito e admiração. ”

    “Campos deixa um grande vazio na política brasileira. Seu partido, o PSB, sempre foi um aliado do PT e, juntos, construímos um país melhor e socialmente mais justo. Eduardo Campos teve papel importantíssimo nas gestões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tendo sido ministro da Ciência e Tecnologia. ”

    Adoro política.

    • Então, tendo em vista que essa página é um perfil público de grande porte e representa o opinião dos que nos representam(?), isto não seria difamação?

      Cito um treixo:

      Em meio ao entusiasmo, Campos foi levado a colocar dentro de seu ninho pernambucano o ovo da serpente chamado Marina Silva, este fenômeno da política nacional que, curiosamente, despreza a política fazendo o que de pior se faz em política: praticando o adesismo puro e simples.

      Aí a pergunta: O Marco Civil não cobre isto?
      Tudo bem que o texto é de antes da aprovação da Lei, mas imagino que um ataque pessoal não possa continuar sendo vinculado.
      Não queria que o texto fosse retirado, mas uma notícia que o PT está sendo processado por difamação do (Ex) Dep Eduardo Campos seria interessante. rsrs

  • Até ontem, apostava num segundo turno entre Aécio e Dilma, com vitória apertada do PT. Hoje, após o acidente, também acho que Marina Silva terá poder de fogo para ficar em segundo lugar. Ela foi muito bem na última eleição e conseguiu um número de votos impressionante para uma primeira campanha como presidenciável. Se ela souber usar sua imagem, a de Eduardo Campos e utilizar a situação política e a insatisfação popular contra o PT ao seu favor, tem grandes chances de levar sim essa eleição.

    O que me preocupa é o depois, caso ela consiga se eleger. Com uma bancada evangélica poderosa no Congresso, tenho medo que várias coisas acabem passando apenas para agradá-los. Por mais evangélica que seja, não acredito que Marina colocaria a religião acima do estado, pois isso já existe agora, no governo de uma senhora que se dizia ateia. Nesse quesito vai continuar a mesma, mas mesmo assim, acho que Marina Silva tem um cara de que pode cair em certas armadilhas políticas. Mais dia menos dia, nosso governo viraria uma teocracia declarada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: