Trump venceu?

São quase 3 da manhã. Eu tinha dito pra Sally que o texto sobre a eleição americana ficaria com ela, na quinta. Tinha ME prometido que dormiria cedo e não ficaria acompanhando os resultados em tempo real… mas… pelo o que está acontecendo AGORA, não tem outro texto para publicar hoje. Tenho certeza que na quinta vem o dela, e vai completar tudo o que eu não pude escrever aqui pela incerteza. Neste exato momento que começo a escrever, Donald Trump é o virtual presidente dos Estados Unidos. Claro, tudo pode mudar até a hora que esse texto estiver no ar, mas até mesmo os meios mais democratas estão começando a aceitar que Hillary perdeu. Meu cérebro explodiu…

É estranho escrever em cima de projeções, porque você pode cair neste texto com a notícia que a Hillary ganhou no último segundo e ver eu falando de Trump presidente. Mas, se for o caso do maluco laranja ser mesmo o novo homem mais poderoso do mundo, temos o texto de quinta com a Sally pra definir melhor isso tudo. Hoje… hoje é o dia para ficarmos todos com cara de tacho, tentando entender o que diabos aconteceu nos EUA. Porque uma coisa era eleger o Bush, que nunca foi exemplo de capacidade intelectual mas pelo menos parecia um candidato tradicional, outra completamente diferente é fazer de um homem que era uma piada até pouco tempo atrás o presidente.

Como paulista, eu me sinto aliviado porque o que a gente fez com o Tiririca foi elevado ao cubo pelos americanos. Não vou negar que tem um lado meu se divertindo horrores com toda essa situação, da mesma forma como antecipo algum desastre natural horrível só pra ver a bagunça acontecendo. Bom, a bagunça está acontecendo. Quanto mais o tempo passa entre meus parágrafos, mais Trump parece que vai ganhar.

E eu previ, lá no começo, que Trump não teria chance alguma, que ele era tão bizarro e sem noção que acabaria derretendo antes do dia da eleição. Em minha defesa, era uma boa previsão, compartilhada por diversos analistas muito mais bem informados e experientes no cenário político americano. Claro, nos EUA derreter e perder ainda seria uma eleição próxima, por lá quase sempre as coisas são apertadas. Então, eu e essas pessoas mais bem talhadas para as previsões também trabalhamos com uma dúvida constante se alguma coisa ia virar até o dia de ontem.

O que está acontecendo agora já tinha explicação antes dos resultados das urnas: Hillary era a opção aceitável para se dizer em público. Não exatamente porque as pessoas gostavam muito dela, mas porque ela era a favor de minorias, sendo uma ela mesma. Eu tinha lido e ouvido sobre o “voto fantasma” sendo muito perigoso nessa eleição: pessoas que concordavam com Trump, iam votar no Trump, mas ficavam caladinhas porque a oposição ia chamá-las de racistas, misóginas e seres humanos horríveis em geral se dissessem a verdade.

Como humano, eu acho um perigo um cara como o Trump no poder. Eu tinha escrito um texto sobre ele e os possíveis paralelos no Brasil, e lá eu mencionei como Trump era uma piada para a mídia nos últimos anos. Lembrando que foi ele que ficou atacando sem parar o Obama para que ele provasse que nasceu nos EUA e não no Quênia. Cidadão fala bobagem uma atrás da outra, não tem noção de educação e é um notório ególatra com uma péssima habilidade de lidar com críticas (e boa sorte com isso na maior vitrine do mundo), isso tem tudo pra dar errado e era muito claro que isso era perigoso. Mas, já são 3:20 e não parece ter mais volta. Esse babaca é o líder do exército mais poderoso do mundo.

A impressão que me passa é que Trump não ganhou, e sim que Hillary perdeu. Com a mídia basicamente toda ao seu lado, com um oponente falando impropérios que até políticos brasileiros teriam medo de dizer… ela não teve força. E agora eu imagino que as coisas vão seguir nesse sentido: ela e seus defensores vão botar isso na culpa de misóginos imbecis que detestam imigrantes e muçulmanos. Oras… bem vindos ao mundo. Homens e mulheres de praticamente todas as cores e credos são preconceituosos contra alguma coisa. Trump foi brilhante ao bater em tudo ao mesmo tempo e encontrar sempre um ponto em comum com o cidadão médio.

Vamos lembrar que preconceito por preconceito, Obama também tinha uma montanha pra escalar. Mas o negão tinha carisma pra carregar o mundo… Hillary não. Era uma espécie de Dilma que só se sentia em paz por estar concorrendo contra o Tiririca, para localizar melhor a questão. Todo mundo subestimou a capacidade de Trump de não se explodir antes da eleição, mas ele se segurou, mesmo que por um fio. Mesmo com aquela pancada do vídeo dele falando de pegar mulheres pela buceta e um momento ruim nas pesquisas, o público dele estava lá, quietinho, fingindo que se ofendia e indo votar nele do mesmo jeito. Porque, sabem do que mais? A maioria das pessoas entende um homem que fala assim, inclusive as mulheres. Só pega mal dizer, mas não pensar! Esse é o mundo real.

Mesmo se der uma virada espetacular agora e Hillary ganhar, a mensagem está dada: a histeria e o vitimismo da cultura do politicamente correto empurraram o pêndulo pro sentido oposto. A coisa azedou, o mundo está meio de saco cheio de ser bonzinho com imigrantes violentos e gente ofendida nas redes sociais tentando destruir a vida de quem discorda delas. Eu juro que no fundo eu estou muito mais do lado dos histéricos que critico agora do que de gente feito o Trump, mas tudo tem limite. Não dá pra convencer o mundo a ser mais tolerante e inclusivo dando chiliques e fingindo que o mundo é um lugar melhor do que realmente é.

E não é com orgulho que eu digo isso, de forma alguma, mas… é muito difícil encarar a força… do homem branco. Morro de medo de entenderem isso errado, mas a verdade é que principalmente num país como os EUA, eles decidem coisas, e quando se emputecem por serem chamados de vilões por terem nascido assim, eles não vão chorar no Twitter, eles elegem o candidato mais maluco da história recente! Porque foda-se você, mundo, todo mundo pode ser egoísta. E isso eu tinha previsto sim em textos sobre esse público, mas não achei que viria tão cedo.

Ainda estou tentando fazer senso disso. Mas seja como for, você provavelmente vai ler esse texto com DONALD TRUMP (puta que pariu!) como presidente dos EUA! Confio muito na Sally pra analisar isso amanhã, com mais calma, e provavelmente isso volta pro Desfavor da Semana… eu estou no meu limite agora, de sono e sanidade. Sério, vocês também estão em choque? 3:45 da manhã, Donald Trump com mais de 95% de chances de ganhar… vou deixar publicado agora mesmo!

WHAT. THE. FUCK.

Para dizer que também está rindo nervoso, para dizer que se sente melhor porque eles também fazem merda, ou mesmo para rir de mim porque a Hillary virou nesse meio tempo: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (37)

  • Somir, muito bom seu texto, aplausos! É bem assim mesmo, os EUA são uma nação sui generis entre as de primeiro mundo, inclusive na hora de eleger presidente. Como assim, eleger presidente sem experiência política alguma, por causa de discursos que cativam platéias? O pior é que ele pode querer implementar medidas terríveis para a população, ainda mais com um congresso de maioria republicana também, vai ser a treva (e quem votou nele vai pagar o pato junto). Andei lendo uns blogs americanos e fico assustada com as notícias de lá, o Pence chega a ser pior do que ele, é um teocrata de marca maior. Outro problema que vi um amigo apontar no face, é que agora que a Síria vai se lenhar de vez, pois Trump apoia Putin e vai deixar o caminho livre para o psicopata de Moscou. Penso que esse “voto de tiririca” dos americanos vai sair muito mais caro do que se pensa, só aguardando pra ver o que acontece depois.

    • O voto americano reflete no mundo todo. Todos nós compramos o Trump…

      E sim, a turma que vem junto com o Trump é que realmente parece assustadora. Não acho que vá ser um governo de medidas estúpidas grandiosas, mas sim uma coleção de pequenos retrocessos. Com grandes chances de se estenderem por oito anos. Tenso.

    • [ 1) Sim, Michael Moore acertou para o resultado bem mais do que eu pensava; talvez eu compre um livro dele…(risos) ]

      2) Sim, Morena, lembrou bem (!) : o Pence mesmo já é um outro imbecil “trazido junto”, enquanto o Somir já bem citava “apenas” (muitas aspas) o pessoal “ainda mais de bastidores que Ted Cruz pós-primárias”…

      3) Importantes colocações de Everton e Leon, entretanto “me sinto mais na mesma” de Saga, Ju, Victor e maioria que já postou…

  • Somir, existe uma abordagem que muitos estão desconsiderando sobre essa questão tas eleições: a de que a defesa dos direitos individuais(casamento gay, aborto, etc), o combate ao machismo e toda essa pauta do politicamente correto NÃO são tudo em política…

    Pra começar que a carga nacionalista da campanha do Trump foi bastante alta (Make America Great Again…), isso em um contexto de rejeição à política acentuada, no qual todos começam a perder a paciência com os desmandos do velho estabilishment que governa o país desde sempre. Após anos e anos desestabilizando países pra poder tirar vantagens econômicas depois (as quais nunca chegaram ao povo americano), e pior, ao custo de centenas de bilhões de dólares saídos diretamente dos cofres públicos, COMO não se revoltar? O mínimo que se espera de um governo é que o mesmo faça algo pela população, e não é o caso a bastante tempo.

    Após, é reconhecido que a campanha do Trump teve diversos momentos de boçalidade nesses últimos meses (falada), mas e o que dizer sobre a Hillary? Uma mulher:

    – Que apoiou todas as empreitadas americanas no norte da África e Oriente Médio.
    – Que nos tempos de Secretária de Estado financiou terroristas (os quais posteriormente formariam o famigerado ISIS/Daesh/Estado Islâmico, como queiram chamar) na tentativa de derrubar governos.
    – Que, no mesmo contexto, aniquilou a Líbia através de uma operação militar não autorizada pela ONU.
    – Que fez questão de comprar briga com a Rússia sem sequer ter sido eleita (os acusou de interferir nas eleições e ameaçou instituir uma zona de exclusão aérea na Síria com o intuito de frear os bombardeios russos na região, que por sua vez estão ameaçando grupos de “oposição moderada” apoiados por Washington).

    Isso só pra citar alguns exemplos de horrores que ela efetivamente FEZ , ao passo em que Trump apenas FALOU.

    E por fim, como um cidadão da maior potência econômica e militar do mundo pode ignorar o escândalo dos e-mails? É absolutamente inaceitável que uma Secretária de Estado (chefe do Departamento de Estado) se dê o luxo de utilizar e-mails pessoais (desprotegidos) pra tratar de assuntos confidenciais do governo americano. É de um risco sem tamanho e totalmente desnecessário.

    Considerando essa abordagem, será que seria mesmo tão fácil e tão óbvio preferir preferir a Hillary ao Donald Trump? Pois foi esse o dilema que o cidadão americano teve de enfrentar nesses últimos meses, e foram as promessas de Trump de reindustrializar o país, de reduzir impostos da classe média, de trazer empregos e de trazer de volta o bom senso à política externa americana que pesaram na decisão de ontem, medidas que interessam essencialmente ao americano.

    As boçalidades ditas na campanha foram o preço a se pagar. E vale ressaltar também que, como demonstrado acima, não é necessário concordar com elas pra ser eleitor do Trump, basta detestar a Hillary e fazer voto útil ou apoiá-lo no lugar de Bernie Sanders (que, lembrando, venceria os dois com facilidade se fosse candidato, pra ver que nem tudo é fascismo).

    • Os seus pontos fazem sentido sim, Hillary tinha muitos esqueletos dentro e fora do armário, mas eu mantenho um considerável ceticismo sobre a capacidade do público médio de analisar e compreender as plataformas de cada candidato. Talvez eu esteja só percebendo algo que sempre aconteceu, mas: ganha quem tiver carisma e conseguir se posicionar como menor do males no curto prazo.

      • Apoiado, Leon. Minha cunhada e toda a grande família dela votaram no Trump por isso. Eu tinha aquela visão bem superficial dele como o cara preconceituoso maluco… mas o que ele quer mesmo é arrumar a casa. É falastrão, agressivo, não é político, mas em termos de ação, é bem menos maluco do que a Hillary. Além disso, ele pode ter maioria partidária no legislativo, mas o Partido Republicano abertamente não gosta dele e não apóia as medidas loucas contra os imigrantes e as liberdades individuais das pessoas. Imigrantes ilegais são 20% da força de trabalho americana, ele é um magnata, sabe disso, sabe que não vai deportar todo mundo e talvez até mesmo os esteja empregando.
        O pessoal para quem perguntei os motivos de se votar no Trump quase todo respondeu que entre uma louca política e um louco incompetente, ficam com o louco incompetente por ele ser mais manipulável.

  • Sério.
    Não deveríamos nos admirar.
    Dá uma relembrada nos últimos 35 anos:

    40. Ronald Reagan (1981-1989)
    41. George Bush (1989-1993)
    42. Bill Clinton (1993-2001)
    43. George W. Bush (2001-2009)
    44. Barack Obama (2009-present)

    Todos merdeiros de primeira (menos o afro-presidente, que considero cotista e que não se pode falar que fez merda, por que merda é escura e fedida, e você sabe como é né?)

  • Esse mundo tá insano. Agora estão elegendo memes para presidente. Acho que até o próprio Trump deve estar espantado com esse resultado. Isso talvez seja um sinal de que devemos cortar o mal pela raíz quando temos oportunidade. Que talvez as brincadeiras internéticas estejam realmente afetando a cabeça das pessoas. Já vejo um monte de moleques que nem saíram das fraldas se dizendo “fascistas” e “conservadores” nas redes sociais. Preocupante…

    • Falando em memes, eu ainda preciso analisar melhor os dados, mas está parecendo que essa foi a primeira grande derrota da mídia tradicional para a alternativa numa eleição desse porte. /pol/, /r/The_Donald, InfoWars e afins mexeram MESMO com o mundo. Assustador… e engraçado.

    • “Já vejo um monte de moleques que nem saíram das fraldas se dizendo “fascistas” e “conservadores” nas redes sociais.” Cuméquié, Victor? É isso mesmo? Puta que pariu…

    • Não se espantou, não! Ele é desses: Se eu ganhei tá certo, se eu perdi houve fraude ou houve erro. O jeito dele falar é desequilibrado. Acho um absudo dar poder a uma pessoa desse tipo.

  • Eu… Não sei bem o que dizer.

    Mas agora eu penso que talvez seja a hora de pararmos de ser tão bajuladores com os EUA (não, não sou haterzinha, só é deprimente ser tão dependente dos americanos) e nos mover pra tentar mudar alguma coisa por aqui.

    Caso contrário continuaremos sendo a eterna escória subdesenvolvida.

    • Muito medo que o nosso “foda-se o mimimi” seja com algum crente linha dura. Ainda acredito que vento que venta lá eventualmente venta cá, só não sei quem vai ser o nosso Trump (embora tenha escrito justamente esse texto)…

  • Somir, essa coisa do “voto fantasma” é perfeitamente compreensível e na boa, eu simpatizo com esses “fantasmas”. Você mesmo mencionou a “gente ofendida nas redes sociais tentando destruir a vida de quem discorda delas”. Por que que vou arriscar meu pescoço tentando bater de frente com gente assim? Já teve gente que perdeu emprego por muito menos, tentando apenas argumentar com essas vítimas profissionais. É questão de sobrevivência. Eu mesmo to me mantendo silencioso nas redes sociais e só saboreando o butthurt dessa galera que acha que o Trump é literalmente o novo Hitler.

    Por mais que eu não goste dos dois, eu to é aliviado que a Hillary perdeu. Os EUA e o mundo estão fudidos, independente de quem tivesse ganhado. No meu ver, o Trump é o “lesser evil” dos dois e acho patético o tanto de gente que ta se comportando como se ele fosse construir campos de concentração, jogar todas as minorias neles e fazer um novo holocausto.

    Por mais que seja altamente improvável, senão impossível, eu quero muito, mas muito mesmo que o mandato do Trump tenha um saldo positivo, só pra calar a boca da oposição.

    • acho patético o tanto de gente que ta se comportando como se ele fosse construir campos de concentração, jogar todas as minorias neles e fazer um novo holocausto.

      Evidente que Trump vai ser uma decepção para quem queria ver um Hitler 2.0 (embora as semelhanças sejam meio assustadoras), já no discurso de vitória ele foi bem moderado e educado. Trabalhamos também com a verdade que presidentes fazem pouco ou nada para mudar um país, Obama está aí pra provar que foi um parto só para criar um plano de saúde básico… só me preocupa como Trump pode não ter estabilidade emocional para engolir os sapos necessários ao seu cargo.

  • Bem, dentre as pouquíssimas propostas de Trump, se considerarmos que o topete de gato Garfield pretende trazer de volta a indústria para os Estados Unidos, lembremos que foi o marido de Hillary em 1998 quem escancarou ainda mais as portas do comércio para China, ao estender o tapete vermelho para a entrada na OMC, na (ingênua/fabricada) esperança de que isso acabaria por fortalecer a indústria americana…de fato, fortaleceu…os negócios americanos que se instalaram na China e levaram tantos empregos para lá.

    Nesse contexto, quem fodeu a Hillary agora foi Bill…De novo.

    (de todo modo, quem é que não errou ao prever a vitória da Hillary?)

  • O mundo endoidou de vez! Imagine como o que o Bolsonaro de lá fazendo merda e afetando a vida de todos os paises. Quero muito ler a opinião desbocada da Sally sobre o assunto.

  • Adriana Truffi

    É Somir… A vaca foi pro brejo mesmo!
    Ontem à tarde minha estagiária me perguntou quem eu achava que iria ganhar. Eu disse que por mim seria a Hillary, mas que eu achava que seria o Trump. Infelizmente eu estava certa.
    Estava mais tranquila porque existe a figura do recall nos EUA, mas pesquisando hoje descobri que não vale pra esfera federal, então pra tirar o laranjão maluco, vão ter um trabalhinho maior mesmo.
    Nunca God Bless America teve tanto sentido como agora…

    • A Hillary até poderia pedir a recontagem dos votos, mas a vitória do Oompa Loompa gigante foi tão acachapante (pelo menos nos votos do colegiado) que ela já fez discurso aceitando a derrota.

  • Também custo a acreditar. E agora já tá até confirmado. Trump É MESMO o novo PRESIDENTE dos EUA! Como o Somir, eu também não achava que, sendo do jeito que é, ele conseguiria chegar à eleição com chances reais de vitória e, que cedo ou tarde, ele falaria alguma merda bem grande que poria tudo a perder. Ele disse várias, mas mesmo assim levou. E olha que a Hillary, a bem da verdade, também não era lá grande coisa. Ainda não sei bem o que pensar. Nem consigo mensurar direito o que este momento realmente significa, tampouco imaginar o tamanho da merda que tudo isso vai dar. Aguardando agora pelo texto da Sally e pelas conseqüências para nós, que vivemos aqui. Tem quem esteja adorando ver o circo pegar fogo. O problema é quando a gente é chamuscado também…

  • Bem que o Trump disse que o resultado das eleições não seria confiável!

    A correção política e o mimimismo foram longe demais no mundo. Imigrantes tirando empregos de locais também costumam anteceder recaídas no nacionalismo populista. O Brexit já anunciava uma guinada à direita. Se for ver, o Dória e o Trump, tirando a parte caricata no nosso amigo alaranjado, manifestam a mesma ojeriza do eleitor contra o político tradicional e a oferta do poder escancarado aos empresários e especuladores. Em breve poderemos chamar novamente deficientes de aleijados, afrodescendentes de negões e vadias de vadias. A barbárie sempre está ali, quietinha, esperando faltar luz.

    • Nem ele previa que isso aconteceria, pela forma como a coisa desenrolou.

      É hora de reler o texto da Sally sobre o pêndulo.

    • Eu to dando muita, mas muita risada (de nervoso) da cara desse monte de jornalista que bancou torcida para a Hilary, pra quem negou o que está sendo esfregado na cara pelo mundo desde o Brexit: O MUNDO ESTÁ DE SACO CHEIO.
      E fim (pra todo mundo).

  • Nas eleições de lá o vencedor leva tudo, ou seja, mesmo nos estados mais democratas, se os votos republicanos tiverem uma vantagem ínfima, vai tudo para o partido (ou algo assim)…. mas que merda… A Clinton ia ser uma presidente fantoche, tipo a Dilma, mas seria uma administração previsivel…. Trump pode colocar suas maluquices em pratica (o que eu duvido, maaaaasss…..) e de certa forma essa eleição reflete uma tendência…. a tendência de que feminismo, igualdade, politicamente correto e esse blablabla todo não passa de discursinho pra fazer bonito na frente dos outros, que no fundo #somostodosfdp…. se a tendencia continuar prevejo bolsonaro presidente eleito em 2018… sempre fiz brincadeira de que sou reaça direitista e tal, mas ver essa brincadeira se tornar uma realidade liga uma luz de alerta aqui na minha mente…. um alerta de que qualquer diferença volte a ser motivo de perseguição politica …. se a brasileirada queria tanto a volta de um governo militar, ja estamos com um pezinho dentro, já que isso aqui não passa de jardim dos eua…. e olha que eu odeio a esquerda, mas esse tipo de retrocesso é inaceitável…..

  • Estou em choque! Acordei ali pelas três e pouca da manhã e vi que o Trump estava ganhando, pensei que só podia ser o sono! Que o povo americano não é lá grande coisa eu já sabia, mas sério, como que alguém em sã consciência dá tanto poder para um idiota desses? Não quero nem pensar nos desdobramentos advindos dessa maluquice!

    • Eu ia dormir, mas a Flórida começou a ficar vermelha, vermelha… acho que nem os defensores do Trump ainda entenderam isso.

      • E a tristeza de ver o Bolsonaro comemorando esse bagaceira e insinuando que em 2018 é a vez dele… plano de vida: sair do Brhuehue antes de 2018!

        • Trump estava todo errado, mas Trump tinha carisma, Trump tinha carisma pra passar por cima de virtualmente tudo o que disse… Bolsonaro eu não vejo tendo esse mesmo appeal, a não ser que seja remontado à imagem e semelhança de Trump para o próximo ciclo eleitoral, mas… carisma ou se tem ou não se tem. Duvido que cole.

  • Só sei que estou muito triste e nem sei o que pensar e sentir diante dessa política nacional e internacional.Eu estou a ponto de desistir de política pra viver alienada daqui pra frente, porque é uma coisa que só traz sentimentos e sensações ruins, ainda mais agora que elegeram um cara pior que Frank Underwood! E tendo em vista quem pode ganhar as próximas eleições aqui em 2018 com Crivela e seus semelhantes ficando cada vez mais fortes… Chegamos num ponto que nem tem opção, ou vc vota no capeta ou vota no satanás, por isso que dá vontade de desistir.

    • A política é cíclica. Tanto lá como cá passamos por uma guinada à esquerda (e nos EUA os democratas são o mais próximo de esquerda viável), e como é de costume na história, logo volta para a direita. Infelizmente nem sei se vale a pena desistir da política…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: