Dia de Murphy 2020: Coronavírus Edition

Hoje é dia 17/07, Dia Internacional de Murphy na República Impopular do Desfavor, mas pelo visto o feriado criado pela Lilith resolveu virar Carnaval em 2020 e ser comemorado o ano todo… a Lei de Murphy define que tudo o que pode dar errado vai dar errado. Muito se engana quem acha que ela tem a ver com azar, na verdade, é lógica simples: quanto mais pontas soltas você deixa em qualquer coisa da sua vida, maior a chance delas serem puxadas.

O Brasil, no momento que escrevo este texto, tem pelo menos 2 milhões de casos de Covid-19 (só os confirmados!) e mais de 76 mil mortes acumuladas pela doença. O resto do mundo olha com preocupação para a situação brasileira, e rapidamente estamos nos tornando um dos maiores perigos para a saúde da humanidade nos próximos anos e décadas. É tentador achar que demos muito azar, mas não tem nada de azar em 2020, não se você começar a analisar as notícias da coluna A Semana Desfavor deste ano ainda:


Paciente recebe diagnóstico de possessão e receita de mantras em hospital do Rio
FONTE

Ao procurar atendimento em uma unidade municipal de saúde do Rio, na noite de sábado (28), um paciente em surto psiquiátrico recebeu o seguinte diagnóstico: possessão espiritual. O receituário, que a médica responsável não assinou, prescreve repetir 108 vezes um mantra recorrente na ioga —uma filosofia de origem indiana que se manifesta por meio de meditação e atividade física, seguindo uma sequência de posturas.

No país da rejeição à ciência, é importante torcer para não aparecer nenhuma doença séria, porque rede pública que aprova Homeopatia, Acupuntura e outras maluquices do tipo não vai conseguir lidar de forma decente com alguma coisa que exija cooperação de alto nível com pesquisas internacionais. Talvez até comecem a dar algum remédio sem comprovação, afinal, para quem receita simpatia e mantra… mas, não tem como uma doença assim chegar em pleno século XXI, certo?


Só 7% dos paulistanos apresentam saúde cardiovascular ideal, diz estudo da USP
FONTE

O estilo de vida nas grandes cidades, permeado por estresse, má alimentação e sedentarismo, pode estar afetando não só a saúde mental de seus moradores, mas também o funcionamento do sistema mais importante do corpo: o cardiovascular. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP), que vem acompanhando há anos os indicadores de saúde de milhares de paulistanos, revela que só 7% dos moradores adultos da capital paulista têm uma saúde cardiovascular ideal, condição que diminuiria o risco de problemas como enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC).

É um perigo não ter boas políticas públicas de saúde e demorar 6 meses para marcar uma consulta de rotina no SUS. Sem contar que alimentação saudável é uma realidade para poucos, considerando a disparidade de preços entre eles e alimentos industrializados com alto índice de sódio e açúcar, especialmente para as classes mais pobres. E nem vamos falar sobre a quantidade e a qualidade de regulação do setor alimentício do país, para evitar chorar. Ainda bem que esse povo não está sob risco iminente de enfrentar uma doença altamente contagiosa cuja mortalidade é exponencialmente maior em pessoas com pressão alta e saúde cardiovascular comprometida, não?


Mais de 40 pessoas são internadas na China com pneumonia de causa desconhecida
FONTE

Pelo menos 44 pessoas foram internadas na China após serem diagnosticadas com uma pneumonia de causa desconhecida. Os casos foram detectados na cidade de Wuhan, província de Hubei. Dos 44 casos relatados, 11 estão gravemente doentes, enquanto os demais 33 pacientes estão em condição estável.

Ah, essa China! Sempre com suas doenças bizarras. Por sorte, o mundo é exatamente igual ao que era em 2003, quando a SARS estourou por lá e contaminou no máximo umas 8.000 pessoas na Ásia e América do Norte. Ainda podemos considerar que não são milhões de chineses que tem condições e motivos para viajar por todo o mundo, exatamente como as coisas eram 17 anos atrás. Em 2020, podemos achar que doença de chinês ainda fica na China, nada mudou. Certo?


Ministério da Saúde diz que 11 estados poderão ter surto de dengue em 2020
FONTE

Os estados do Nordeste, assim como Espírito Santo e Rio de Janeiro, poderão ter um surto de dengue a partir de março de 2020, afirma o Ministério da Saúde.

Complicado que esse país ainda sofra com a dengue depois de tantos anos, tantas campanhas… dizem por aí que nessa parte de epidemiologia, o Brasil até que tem boas cabeças cuidando das coisas. Algumas referências internacionais até. Deve ser a completa falta de infraestrutura causada por indicações políticas, corrupção e incompetência de agentes mal treinados. Talvez se a gente conseguir fazer chegar o dinheiro até onde precisa, pelo menos nessa parte de combate às pandemias a gente possa tirar algum proveito desses especialistas no topo das cadeias de comando do Ministério da Saúde. O que pode dar tão errado assim?


Nova pesquisa sobre vacinas em adultos dos EUA mostra números preocupantes
FONTE

Muitos americanos deixaram de acreditar na importância das vacinas nas últimas duas décadas, enquanto mais da metade não tem certeza ou acredita erroneamente que elas podem causar autismo. Pelo menos, essas são as conclusões assustadoras de uma nova pesquisa Gallup divulgada terça-feira (14). Pior ainda é que os pais de crianças menores de 18 anos se tornaram mais céticos em relação às vacinas desde 2015.

Essa história de negação científica está ficando complicada. Ainda bem que os EUA têm gente suficiente no topo de suas faculdades mentais para balancear essa onda de malucos. E eles tem muito dinheiro. Talvez o melhor seja esperar até toda essa gente cair na real, o dia que uma doença realmente causar preocupação no país, é claro que vão perceber que não é uma boa ideia rejeitar o conhecimento acumulado da medicina e colocar a própria vida na conta de achismos de gente aleatória da rede social, não? É, eu acho que eles vão ficar bem. Não precisa agir de forma tão dura assim contra os negadores…


Cidade chinesa de Wuhan, atingida por novo vírus, suspende transportes públicos
FONTE

A cidade chinesa de Wuhan, fonte de um novo vírus semelhante à gripe, está suspendendo suas redes de transportes públicos e aconselhando os cidadãos a não saírem da cidade, informou a mídia estatal nesta quinta-feira.

Parece que a coisa está ficando mais séria lá na China. Até porque, considerando a cultura local e o modelo ditatorial, provavelmente não tiveram outra alternativa a não ser fazer isso. Ditadores adoram esconder crises o máximo de tempo possível, e asiáticos tendem a ter muita vergonha de expor seus problemas. Mesmo assim, deve ser só isso, não? Uma cidade com uma doença nova, logo logo controlam tudo isso, é o que o governo chinês está dizendo. E não há motivos para acreditar que eles estariam diminuindo a gravidade da coisa, não? Não, claro que não.


Infectados transmitem para mais 2 ou 3 pessoas, diz estudo
FONTE

Cada pessoa infectada com coronavírus está transmitindo a doença para entre duas e três outras pessoas, em média, nas taxas de transmissão atuais, de acordo com duas análises científicas separadas da epidemia. Segundo os cientistas que conduziram os estudos, para poder conter a epidemia, as medidas de controle teriam que interromper a transmissão em pelo menos 60% dos casos.

Duas a três pessoas? Alarmismo! Será que essa notícia de 25 de janeiro falando sobre interromper a transmissão em pelo menos 60% dos casos vai ser importante para alguma coisa? Tem um caso no Canadá e o resto é na China e nas proximidades. É só controlar a situação por lá e tudo se resolve. Ainda temos tempo.


Embaixada confirma suspeita de brasileiros com coronavírus
FONTE

A embaixada brasileira em Manila, nas Filipinas, confirmou notícia de que há brasileiros naquele país com suspeita de terem contraído o novo coronavírus, informou o Ministério de Relações Exteriores neste domingo (26).

Ok, mas é nas Filipinas. Não conta! O presidente disse que não há motivos para preocupação enquanto não tivermos casos dentro do país. Ele provavelmente ouviu isso do Ministro da Saúde, afinal, só falaria alguma coisa instruído por ele, não? Nem o Bolsonaro é tão maluco assim.


Brasil decreta estado de emergência pelo coronavírus
FONTE

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nesta segunda-feira que o governo vai aumentar o nível de alerta em saúde no caso do coronavírus de ‘Perigo Iminente’ para ‘Emergência em Saúde Pública’. Segundo o ministro, o reconhecimento de Emergência em Saúde Pública vai facilitar o processo de repatriamento de brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavírus.

Pronto! Problema resolvido, o Ministério da Saúde assumiu o controle da situação. Agora é só tomar as medidas corretas e lidar com o fato de que a doença, embora não tenhamos nenhum caso confirmado ainda, exige atenção mesmo.


Coronavírus: O médico chinês que tentou alertar colegas sobre surto, mas acabou enquadrado pela polícia e infectado pela doença
FONTE

No início de janeiro, autoridades da cidade chinesa de Wuhan tentavam manter sob controle informações sobre o avanço do novo coronavírus. Quando um médico tentou fazer alertas a colegas sobre o surto, a polícia foi até sua casa e lhe ordenou a parar. Um mês depois, ele se tornou um herói local ao publicar sua história da cama do hospital.

Será que a China estava escondendo a gravidade da epidemia e não tomou as melhores medidas para conter sua população viajando livremente pelo mundo? Não, a China não faria isso. E eu tenho certeza que esse médico será reconhecido e não vai morrer em condições muito estranhas daqui a 3 dias. Sim, é melhor não achar que a doença já se espalhou pelo mundo de forma irrecuperável.


Coronavírus: 60% do mundo ‘pode ser infectado’
FONTE

O novo coronavírus pode infectar cerca de 60% da população mundial se não for bem controlada a pneumonia que causa, recentemente batizada de Covid-19. A avaliação foi apresentada pelo reitor da Faculdade de Medicina da Universidade de Hong Kong e um dos principais epidemiologistas da região, Gabriel Leung, ao jornal britânico The Guardian nesta terça-feira.

Não é hora de fazer um controle um pouquinho maior sobre a situação? O carnaval está chegando, pelo visto não vai ficar só na China…


Itália cancela tradicional carnaval de Veneza por causa de coronavírus
FONTE

As autoridades italianas decidiam suspender o carnaval de Veneza em consequência do surto de coronavírus na Itália, anunciou neste domingo (23) o governador da região de Vêneto, Luca Zaia. O evento começou no dia 8 de fevereiro e terminaria no próximo dia 25.

Olha, a Itália cancelou o Carnaval! E eles fazem isso há muito, muito mais tempo que a gente. E nem são tantos casos assim.


Brasil tem 433 casos suspeitos de infecção por coronavírus
FONTE

O Brasil tem, atualmente, 433 casos suspeitos de coronavírus. O número de casos confirmados continua sendo dois, ambos em São Paulo. Todas as regiões do país têm casos suspeitos, sendo São Paulo o estado com o maior número de casos suspeitos, com 163. Até o momento, são 162 casos descartados, sendo que a maioria tinha Influenza A e Influenza B.

Estranho, o Brasil tinha começado bem, declarando emergência cedo, dizendo que ia fiscalizar os aeroportos, por que será que o carnaval foi mantido e ninguém está fazendo quarentena ainda, mesmo vendo a Europa no estado terrível que está?


‘Coronavírus está superdimensionado’, diz Bolsonaro em Miami
FONTE

“Os números vêm demonstrando que o Brasil começou a se arrumar em sua economia. Obviamente, os números de hoje tem a ver, a queda drástica da Bolsa de Valores no mundo todo, tem a ver com a queda do petróleo que despencou, se eu não me engano, 30%. Tem a questão do coronavírus também que no meu entender está superdimensionado o poder destruidor desse vírus, então talvez esteja sendo potencializado até por questão econômica”, disse o presidente.

Ah é. Murphy não é azar, Murphy é consequência.


Para dizer que mesmo sem coronavírus dava para fazer essa coluna, para dizer que era impossível de prever, ou mesmo para dizer que o ano todo vai ser dia de Murphy: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

O que você achou?

Loading spinner

Etiquetas: ,

Comments (14)

  • Essas porras viróticas todas surgem em Wuhan, onde fica o laboratório que pesquisa VÍRUS. Aí a gente diz que não é coincidência e é taxado de teórico conspirador. Tá SERTO.

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Navalha de Occam: o que é mais simples, uma doença surgir na China como já aconteceu diversas vezes na nossa história desde tempos praticamente imemoriais, ou a criação de um vírus em laboratório sob forte regulação mundial lançado de forma criminosa sobre a própria população? Não é que é impossível, é que é extremamente improvável.

      O que você achou?

      Loading spinner

      • Até o padrão de como se daria o contágio seria diferente e dá pra desacreditar fácil essa teoria conspiratória basicamente expondo isso. É quase como dizer que uma pessoa se suicidou com um tiro a longa distância que entrou pelas costas.

        O que você achou?

        Loading spinner

    • Me mostra uma prova que eu terei prazer em tratar como realidade.
      Sem provas, é teoria da conspiração.

      O que você achou?

      Loading spinner

      • Ai Sally, mas não está na cara? É óbvio que se você fosse uma potência ditatorial, você criaria um vírus com letalidade de 0,9% em laboratório, o espalharia em sua própria população, gastaria bilhões para construir hospitais e comprar EPIs, pararia metade do país com muito prazer, e tudo isso para atingir seus rivais, os quais poderiam muito bem fechar as fronteiras quando o vírus ainda estava só em seu território. É exatamente assim que os gênios do mal agem, perdendo dinheiro em planos geniais só para desviar suspeitas. Derrubar a própria economia é só uma brincadeirinha, fizeram tudo pra rir dos americanos e brasileiros (porque BR é potência, quem falar que não é ENVEJOSO). O próximo vírus comunista vai ter 30% de letalidade, talkey? Abram seus óleos!

        O que você achou?

        Loading spinner

  • Ano de Murphy à solta MESMO, perdi hoje quase tudo do meu Whatsapp e essa semana, aqui na RID, eu não estou conseguindo me inscrever para receber novos comentários…

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Não culpe o seu azar, eu não estou conseguindo fazer as inscrições funcionarem também… estou tentando resolver.

      O que você achou?

      Loading spinner

  • Uma vizinha quase morreu devido ao covid, mas não pelo vírus. Ela ficou tão surtada de medo do corona, que limpava tudo com água sanitária e acabou indo parar no hospital por causa de intoxicação.
    Não é fake news, as pessoas estão enlouquecendo mesmo.

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Estão sim. Essa pandemia está fazendo transbordar o que sempre esteve dentro das pessoas, mas elas escondiam em um cantinho.

      O que você achou?

      Loading spinner

  • Que bonitinho, Somir lendo a Semana Desfavor!
    Adorei a bandeira. O engraçado é que as 5 primeiras notícias o título saiu em negrito e as outras não.

    O que você achou?

    Loading spinner

    • Eu leio toda semana. É realmente complicado pegar um link perdido no meio, por isso passam alguns.

      E eu não tenho a menor ideia do que você está falando sobre os títulos não estarem em negrito. Eles claramente estão, e eu jamais me esqueceria disso antes de postar e arrumaria agora depois do seu aviso fingindo que sempre esteve certo. Não, eu estou acima disso.

      O que você achou?

      Loading spinner

      • Também gostei da bandeira, Somir. Representa melhor o país neste momento… E eu ainda sugiro que, se o desenho for mesmo seu, o registre de alguma forma. Imagino que essa imagem – talvez modificada apenas para ter outra coisa escrita no lugar de “DIA DE MURPHY”- ainda vá parar em algumas camisetas e outros sites por aí…

        O que você achou?

        Loading spinner

        • O desfavor é orgulhosamente sem fins lucrativos. Mas se fosse para vender, eu colocaria “GRIPEZINHA” na listra.

          O que você achou?

          Loading spinner

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: