Investimentos para 2023.

Quer uma vida melhor em 2023? Então precisa saber como fazer seus recursos renderem melhor. Sally e Somir dão as dicas que consideram mais valiosas neste ano.

Tema de hoje: qual é o melhor investimento para 2023?

SOMIR

Concentração. Mercado financeiro é astrologia para meninos. O foco aqui é o que você pode fazer com a sua mente para ter um ano melhor, esse sim o seu recurso mais valioso. E olhando para o futuro, eu noto uma falta cada vez maior de foco nas novas gerações.

Não é papo de velho sobre como éramos melhores que esses jovens piolhentos, é sobre uma mudança generalizada na forma como a humanidade se relaciona com atenção. Esse povo mais novo desenvolve uma capacidade mais apurada de absorver largas quantidades de informação e viver numa velocidade mental imensa; mas nem tudo nessa vida depende dessas qualidades.

De fato, ainda precisamos de gente capaz de manter a concentração por longos períodos, especialmente em tarefas consideradas chatas. Quem viveu o mundo pré-internet ainda tem preparação para lidar com tédio, mas nossas gerações estão passando para posições gerenciais ou entrando em funções muito especializadas por causa da experiência.

Não vai demorar muito para que o grosso da força de trabalho (intelectual) humana seja composto por gente que cresceu com um bombardeio interminável de estímulos, pessoas que aprenderam a direcionar sua atenção para a coisa mais divertida a cada momento, praticamente sem pausas para o resto.

Minha antiga teoria que os nerds nada mais são do que seres humanos normais que nasceram antes da hora vai ser confirmando: eu sempre sofri por falta de concentração em relação aos meus pares da mesma geração, mas em comparação com os jovens atuais, eu estou basicamente no mesmo ponto de capacidade de foco em tarefas. Com a vantagem óbvia da experiência de lidar com essa dificuldade.

Vai demorar para que essa criançada aprenda como se proteger de um foco de atenção extremamente errático e o desejo interminável de estímulo intelectual, e nesse meio tempo, eles vão precisar de toda ajuda que puderem de quem já passou por isso, ou por quem soube investir na própria capacidade de concentração.

Investir em concentração não é só uma questão mental, é mecânica também: eu me tornei um profissional dez vezes mais funcional quando deleguei a organização das tarefas para o computador e para pessoas de confiança. Sim, foi importante entrar no estado mental de valorizar organização para gerar concentração, mas foram os atos que resolveram a maior parte do problema, não as ideias.

Lidando com estagiários, eu notei uma série de problemas muito parecidos com os meus antigos, mas em pessoas tecnicamente “normais”. Não eram malucos vivendo de obsessão em obsessão como eu, mas tinham a mesma dificuldade de parar para fazer uma coisa só e fazer ela direito. E isso só tende a piorar com o passar dos anos. Eu ainda não tive que lidar com gente criada na frente de um tablet no campo profissional, mas eventualmente isso vai acontecer. Eu já vi currículo com nome Enzo, ou seja, eles chegaram no mercado de trabalho.

E os Enzos e Valentinas vão ter várias qualidades na lida com muita informação e troca de foco constante, mas não vai ser de graça. Eu paguei todas minhas contas até hoje com esse tipo de habilidade, mas quase sempre com alguém capaz de se concentrar segurando minha mão. O que na minha geração ainda era possível de achar mesmo com todos os outros filtros que me pareciam importantes. O que eu não sei se vai ser o caso daqui pra frente.

Se você for capaz de organizar processos e manter uma visão clara sobre o que precisa fazer, você pode ser esse apoio para as novas gerações. A oferta de material humano capaz de sentar a bunda numa cadeira e resolver um problema com a mente e as ferramentas disponíveis vai diminuir consideravelmente. Alguém precisa fazer os trabalhos que os outros não querem, e eu acredito de verdade que organização e concentração vão ser essenciais para ocupar esse nicho valioso.

Investir em concentração é criar hábitos mais “calmos” na sua vida, deixar a mente se acostumar com uma tarefa por vez, e é claro, encontrar as ferramentas necessárias para facilitar essa concentração. Pode ser um software, pode ser um lugar tranquilo… quanto mais você for capaz de ter foco único num projeto por vez, mais preparado(a) vai estar para colocar ordem no tsunami de gente sem foco que vai inundar o mercado de trabalho.

E não, não quer dizer tomar remédio para ter mais concentração, porque isso a molecada já está fazendo. Não funciona no longo prazo, porque o cérebro vai se acostumando e o efeito fica cada vez menor, sem contar os possíveis efeitos colaterais. Precisamos de gente concentrada de cara limpa, não precisa ser algo que você faz feliz da vida, mas precisa ser algo que você consiga fazer direito quando precisar. Eu meio que já aceitei meus limites nesse campo e acredito que sempre vou precisar terceirizar um pouco, mas não faz mal ganhar um pontinho que seja nesse campo.

Porque ele vai ser muito necessário. Computadores estão ficando cada vez melhores em assumir nossas funções, e não importa quão rápida seja sua mente, um computador vai vencer. O que as máquinas não sabem fazer direito (ainda) é olhar as coisas como um todo e decidir onde colocar a energia a cada momento. Ela faz a tarefa, mas não sabe o motivo.

Concentração é mais do que ficar fazendo só uma coisa, é entender o porquê de você estar fazendo essa coisa e saber o que cortar da sua vida para não a atrapalhar. Estou vendo gerações chegando no mercado de trabalho sem essa habilidade de priorização e foco no que é mais importante. Se você puder se desenvolver nesse sentido, vai ser essencial para muita gente e ficar cada vez mais desejável no mercado de trabalho e pra falar a verdade, na vida em geral. As pessoas reclamam de quem coloca ordem na vida delas e as afasta de muitas distrações, mas eventualmente os resultados aparecem e elas aprendem o valor.

Se você puder focar em alguma coisa, foque nisso. Se não puder, foque nisso mais ainda.

Para dizer que eu não tenho moral para falar disso (esse é o ponto, sua anta), para dizer que vai investir em NFT de macaco colorido mesmo, ou mesmo para dizer que está sem tempo: somir@desfavor.com

SALLY

No que investir em 2023?

Talvez você esteja pensando em ações, dólar ou imóveis. Nada disso. Se você for inteligente, só existe uma meta para 2023: investir na sua saúde mental.

Antes de mais nada, vamos esclarecer uma coisa: a maior parte das pessoas acha que tem saúde mental, mas não tem. Não é necessário estar em um hospício, com camisa de força, babando em um quarto com paredes acolchoadas para não ter saúde mental.

Ter saúde mental é ter autoestima, é não se sabotar, é se amar, é se respeitar, é não manter/permitir nenhum relacionamento abusivo (seja ele amoroso, familiar, com amigos ou no trabalho), não permitir que coisas externas te desestabilizem, cuidar e respeitar seu corpo, não ter insônia, não depender de remedinho para controlar humor, o sono ou estar funcional e, acima de tudo, entender que a felicidade está dentro, não em coisas externas.

Então, acho que fica bem claro que todos nós podemos melhorar nossa saúde mental. E ela é o maior investimento que você pode fazer por um motivo muito simples: é a base para tudo. Sem saúde mental você não consegue fazer absolutamente nada direito.

Eu não quero dizer que quem não tem saúde mental é improdutivo ou inútil. Existem artifícios para contornar alguns problemas, mas são apenas muletas. Você pode tomar um remedinho para isso, outro para aquilo, mas é algo temporário, não pode ser um projeto de vida. Se tem questões para serem olhadas, resolvidas, arregace as mangas e resolva, pois quando mais você esperar, mais elas vão crescer e mais difícil será.

Sem saúde mental você não consegue cuidar nem da sua saúde física. É preciso um mínimo de organização interna e disponibilidade emocional para ter a disciplina de reservar uma hora do seu dia para cuidar da saúde e de fato cumprir esse cronograma. E, meus queridos, sem saúde física e mental, você pode engolir comprimidos feito Tic-Tac, que é só uma questão de tempo até tudo colapsar e você não conseguir viver uma vida funcional.

Lá vou eu me repetir mais uma vez: existem duas formas de aprendizado, pelo amor e pela dor. Se você parar voluntariamente para avaliar sua saúde mental e fizer o que está ao seu alcance para melhorá-la, vai aprender pelo amor: o amor por você mesmo te fez olhar e mudar antes de um colapso.

Mas, se você não reservar tempo e disponibilidade para olhar e mudar o que precisa melhorar para garantir sua saúde mental, em algum momento o colapso vem – e não vai ser bonito. Você terá um aprendizado pela dor, que é muito mais sofrido e muito mais difícil de reverter. É muito melhor prevenir um incêndio do que esperar a sua casa pegar fogo e apagar.

E investir na sua saúde mental incluí encontrar soluções criativas, não olhar para si mesmo e falar “não tenho dinheiro para pagar terapia”. Não tem dinheiro? Bem-vindo ao meu clube. Você pode procurar atendimento gratuito ou por preços populares em faculdades de psicologia, institutos que trabalhem com ensino e aprendizado na área ou outras opções.

Não quer psicologia? Não tem problema. Procure outra forma, só não caia nas mãos de charlatão que promete atalhos e soluções imediatas: coach, guru ou qualquer pessoa que te tome dinheiro e te prometa resultados com um livro ou uma palestrina.

O caminho de cada um é único, não existe um livro ou uma palestra que resolvam o seu problema. O caminho de cada um indelegável, ninguém pode trilhar por você. Não tem santo, orixá, espírito ou oração que resolva nada por você. Só você pode fazer. O máximo que os outros podem fazer é dar ferramentas para que seja mais fácil trilhar esse caminho. Então, não caia em charlatanismos que mostram a solução fora ou no corpo: Barra de Access, Constelação Familiar, Cura Quântica… Esquece.

Não sabe nem por onde começar? Tem muito material online e gratuito. O bom do material gratuito é que exclui os golpistas: golpista sempre tenta te cobrar em algum momento. Se quer se blindar 100% de golpista, fique com o pessoal gratuito. Pesquise como melhorar sua saúde mental. Existem infinitas opções, desde meditação até alimentação, tem muita coisa que você mesmo pode fazer sem ter que pagar nada a ninguém.

Outra coisa que é gratuita é conversar com pessoas que você admira, respeita e que possuem saúde mental. Essas pessoas, mesmo não sendo profissionais, podem te ajudar de alguma forma. Às vezes uma frase dá um clique e te faz perceber algo. Quem esconde seus problemas, no fundo, não quer resolvê-los. Não é para sair abrindo a vida em rede social, mas para algumas pessoas de confiança pode ser útil.

Pior dos mundos, faça alguma coisa por conta própria. Qualquer coisa. Seja sua própria cobaia, vá por tentativa e erro. É melhor do que não fazer nada. O mundo no qual vivemos não é brincadeira, a mente precisa de tantos cuidados quanto o corpo – ou até mais, mas ninguém nos ensina isso nem como fazer. Bem, tem alguns textos aqui no Desfavor sobre isso, pode ser que sejam úteis.

O ponto é: todo mundo precisa investir na sua saúde mental, nem que seja como manutenção. Sempre tem algo que se pode melhorar e, quanto mais sã estiver sua mente, maiores as chances de que qualquer projeto em qualquer outra área seja bem-sucedidos. Tudo que parte de uma mente mais consciente tem mais chances de dar certo.

Faça dos cuidados com sua saúde mental uma rotina, como é escovar os dentes ou tomar banho: tem que ser feito, mesmo nos dias em que você esteja sem muito tempo livre.

O mundo está louco e é muito fácil se deixar sugar por ele e esquecer do que é realmente importante. Saúde mental tem que ser um trabalho diário, para não virar o sapo na panela de água quente: vai ficando, vai ficando, vai tolerando pois ainda dá para aguentar… até que morre.

Se todo o resto falhar, vai ter alguém que possa te ajudar (emprestar dinheiro, oferecer um emprego, te apresentar um novo namorado…) mas se a sua saúde mental falhar, aí é você com você mesmo, ninguém pode fazer por você. É a responsabilidade mais personalíssima que eu conheço: indelegável, intransferível e inadiável.

Quando a saúde mental falha, é uma questão de tempo até todo o resto da sua vida desmoronar. Não deixe chegar a esse ponto. Comece hoje. Faça alguma coisa, cuide da sua saúde mental.

Para dizer que cuida da sua saúde mental lendo o Desfavor, para dizer que brasileiro não tem direito a saúde mental ou ainda para dizer que está ótimo enquanto baba e bate com a cabeça na parede: sally@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (12)

  • Buscar saúde mental e concentração, até mesmo para mitigar a dependência de medicamentos por toda a vida. Não pelos medicamentos em si, mas para preservar seus rins no longo prazo. Porque quando os rins começarem a falhar lá pra frente, não haverá muito (tempo) para fazer.

  • Cuidar da saúde mental já diminui uma parcela considerável do que leva ao consumo de medicações. Corte os “tem que” da vida e já melhora uns 50%. Com a energia e tempo de sobra, provavelmente sobram outros recursos. Assim, dá pra começar a investir em foco, concentração.

    E eu tenho um grande “carinho” por constelação familiar. Um negócio desses deveria nem deveria ser classificado como pseudociência, mas como violência mesmo.

    Criar todo um teatrinho em que a vítima de um abuso nessa dita “terapia” tem de pedir desculpa pra quem abusou dela e dizer que é culpada pelo que sofreu, isentando o abusador como se o abuso fosse uma espécie de karma, é desumano.

    • Fora o ridículo da encenação em si, quase ninguém está psicologicamente preparado para reviver e confrontar um grande trauma. Você tem razão, é violência e há muitos casos devidamente documentados de pessoas que fizeram e depois entraram em surtos psicóticos, depressão e outros problemas seríssimos por abordar eventos traumáticos da forma errada. Meu sonho é que em breve isso seja desacreditado e pare de ser usado, mas no Brasil usam até em tribunal!

    • Constelação tem que acabar e pra ontem! Até o cara que inventou isso, o tal do Bert Hellinger, olha… Já li os livros dele, até interessante, mas só até certo ponto. Não dá pra encarar e levar a sério um sujeito que escreve que dá pra “reverter” a homossexualidade fazendo teatrinho com o pai ausente…

  • O mesmo emprego que me faz pirar da cabeça tem plano de saúde pros funcionários, então eu já pesquisei os psiquiatras disponíveis. Tomara que dê certo e eu não vá surtar de vez, porque a vida anda muito difícil.

    • Tem que tratar o corpo e a mente: o psiquiatra vai te dar os meios para você ter alguma força/estabilidade para tratar a mente, mas você também precisa de um bom psicólogo ou investir por sua conta em autoconhecimento, aprendendo quem você é, quais são os seus limites e o que te faz mal, para tentar evitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: