Skip to main content

Colunas

Arquivos

Cuidar da pele.

Cuidar da pele.

| Sally | | 22 comentários em Cuidar da pele.

Vamos falar sobre cuidados com a pele? Existe uma diferença enorme entre cuidados com a pele e cuidados estéticos visando melhorar a aparência. A popularização e banalização do termo “skincare” faz com que qualquer cuidado com a pele seja visto como cosmética, quando, na verdade, a pele é um órgão como outro qualquer e precisa de certos cuidados que nada tem a ver com estética para se manter saudável.

Por mais básico que seja tudo que será dito neste texto, infelizmente, precisa ser dito, pois nem o básica as pessoas parecem saber. Está faltando informação, educação e noções básicas de higiene e cuidado. Se você pensa que cuidar da pele é uma questão estética, pense novamente.

Não sou médica, não sou dermatologista, por isso não pretendo entrar em questões técnicas. O assunto está tão maltratado que antes de qualquer fala mais aprofundada (se algum dermatologista sério quiser fazer um texto a gente publica com prazer) é preciso falar um básico. E para falar esse básico, não é preciso ser médico.

Vamos começar pelo básico do básico: todo mundo tem que cuidar da pele. Todo mundo. Independente de cor da pele, de orientação sexual ou do nível de preocupação estética que a pessoa tenha. Cuidar da pele é saúde. A pele é um órgão e, como qualquer órgão, precisa de certos cuidados para não sofrer danos que podem comprometer a sua saúde e até colocar a sua vida em risco. Não é vaidade, não é modismo, não é estética. É higiene e saúde. E não deveria ser negociável, assim como escovar os dentes e tomar banho não o são.

Por motivos que eu não consigo compreender, parece existir no inconsciente coletivo do brasileiro a crença de que problema de pele é um problema “menor”, uma pereba, uma micose, nada com que se preocupar. Isso surpreende em um país no qual o caso de câncer mais frequente é o de pele. O Brasil está no topo da lista de países com mais casos de câncer de pele do mundo. Isso, por si só, já deveria bastar para que todos se preocupem sobre a melhor forma de cuidar da sua pele.

E saiba que os raios solares e até a luz artificial, no longo prazo, podem causar outros problemas além de câncer de pele. São agressões diárias para a pele, principalmente a do rosto, que é mais sensível, portanto, é preciso proteger a pele dessas agressões. Não estamos falando de rugas, não estamos falando de aparência, estamos falando de saúde. É pedir demais? Por qual motivo quando é com a pele é socialmente aceito ser desleixado?

Não é nada alienígena incorporar hábitos em nossas vidas para que nosso corpo funcione melhor, não pereça tão rápido e esteja mais saudável. Na sua rotina diária certamente existem vários hábitos incorporados em nome da higiene e saúde, como por exemplo, a já citada escovação de dentes. Por qual motivo quando se trata de pele, virou futilidade cuidar?

Não dá nem para culpar esses modismos caça-níqueis de skincare, pois mesmo antes disso quase ninguém se sentia na obrigação de cuidar da pele. Mas certamente eles não ajudaram, fazendo parecer que cuidar da pele é algo totalmente voltado para vaidade, caro e trabalhoso. Não é. Talvez cuidados avançados, majoritariamente estéticos até sejam, mas os cuidados básicos de higiene e saúde? É bem simples e podem ser bem baratos.

Uma pessoa normal, sem necessidades especiais, precisa lavar, hidratar e proteger a pele. Isso se faz com sabão para o rosto, hidratante para o rosto e filtro solar para o rosto.

“Mas Sally, todo dia? É muito trabalho”. Você não toma banho todo dia? Não escova os dentes todos os dias, inclusive mais de uma vez ao dia? Não demora mais do que alguns minutos, meu anjo. Não é nada tão trabalhoso. E não fazer pode trazer problemas graves para sua saúde. Passou da hora do brasileiro vencer essa resistência a cuidar da pele!

E não é tão caro quando se pensa. No Brasil existem uma infinidade de marcas boas com preços acessíveis para esses três itens que citamos: sabão, hidratante e filtro solar, os três específicos para a área do rosto. Dá para comprar produtos com ótima qualidade por menos de 100 reais. Muito mais barato do que um tratamento para doenças, pode ter certeza. Repito: é questão de higiene e saúde, não é questão estética.

Pela manhã, quando você lava o rosto e escova os dentes não custa nada jogar uma água na cara, lavar o rosto, passar um hidratante e um filtro solar. Pela noite, quando escova os dentes, não custa nada lavar o rosto novamente, até para tirar as impurezas que ali se depositaram durante o dia. Você deita na sua caminha limpa com o corpo coberto de terra? Não, né? Por qual motivo apoiaria uma cara imunda no seu travesseiro?

Dentro dessa rotina básica, existem algumas dicas que talvez te ajudem. Vou compartilhar algumas, mas quero lembrá-los que não sou médica, portanto, qualquer coisa diferente que seu médico diga desvalida completamente algo que eu tenha escrito. Fique sempre com a opinião de um profissional (por favor visitem o site do CRM e vejam se a pessoa de fato é médica).

Vamos começar pela manhã. Existe uma controvérsia sobre lavar o rosto de manhã, você vai achar influencer mandando não fazer. Vamos entender de onde vem para poder decidir de forma consciente o melhor caminho?

Durante a noite, sua pele “se prepara” para o dia formando uma película protetora (papo técnico: manto hidrolipídico) que vai ajudar a protegê-la. Com intenção de proteger essa camada, muita gente se recusa a lavar o rosto de manhã. Porém, durante a noite, além de transpirar, produzir sebo e roçar o rosto no travesseiro (que contém ácaros), a pele se suja de outras formas, por exemplo, com o cabelo que cai sobre ela, levando resíduos de produtos, oleosidade e coisas piores.

Então, tem que lavar o rosto de manhã sim. O que não é indicado é passar um sabonete super forte, um esfoliante, uma coisa muito adstringente ou abrasiva, que remova esse manto hidrolipídico, caso contrário, além de deixar sua pele desprotegida, você ainda pode conseguir um efeito rebote e o rosto ficar oleoso. O ideal é usar um agente mais leve, como uma espuma de limpeza.

Parece um nome muito chique, mas espuma de limpeza facial é um produto comum, que vende em farmácia e que pode ser comprado por dez reais (oi, Dove, sua linda). Tem de todas as marcas e de todos os preços e dura meses. Se você quer saber qual é o mais indicado para você, consulte um dermatologista.

Depois de limpar o rosto sem detonar seu manto hidrolipídico, é hora de hidratar. “Mas Sally, minha pele é oleosa, não precisa”. Precisa sim, água não óleo, mesmo pele oleosa perder água. “Mas Sally, minha pele é oleosa, se eu hidratar ela fica ainda mais oleosa”. Só se você usar o hidratante errado. Peles oleosas precisam de produtos “Oil Free” (ou sem óleo) e que não sejam em creme, o ideal é que venham na forma de gel ou sérum. E muitas tem o chamado “toque seco”, que deixam a pele sequinha e até ajudam a controlar a oleosidade.

A hidratação pode ser feita com infinitos ativos de acordo com a sua necessidade (que apenas hidratem, que previnam rugas, que atenuem rugas que já existem, que uniformizem o tom da pele, que deixem a pele mais firme, etc.). Se você quer saber qual é o mais indicado para você, consulte um dermatologista.

Por último, o filtro solar. É indispensável para todo mundo. “Mas Sally, eu trabalho em casa, não vou na rua”. “Mas Sally, eu vou trabalhar de carro”. “Mas Sally, eu tomo protetor solar em cápsula”. PARA TODO MUNDO. “Mas Sally minha pele é negra”. “Mas Sally, eu não fico vermelho quando tomo sol”. “Mas Sally…” PARA FUCKIN’ TODO MUNDO. PARA TODO MUNDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

A menos que você passe seu dia em um quarto completamente escuro, sem janela, sem luz artificial e sem telas, você precisa. Luz de computador, de televisão, de celular, luz artificial e até luz solar indireta que entra pela janela e ilumina o ambiente podem danificar sua pele. Não em um único dia, mas ao longo dos anos. Tem que passar protetor. TEM QUE. Não é negociável. Pelo amor de Deus, a gente passa uma hora na academia para cuidar de outras partes do corpo, é mesmo tão difícil usar um minuto do seu dia para passar um troço no rosto?

E tudo que eu falei sobre hidratante vale para protetor solar: tem os específicos para pele oleosa que não deixam melado, muito pelo contrário, ajudam a conter a oleosidade (procure por “toque seco” na embalagem). Tem a coisa mais linda que Deus já criou, que é o protetor solar com cor, que você passa e uniformiza sua pele em segundos. Tem outros que além de proteger, hidratam a pele. Tem uma infinidade de marcas e preços, texturas e acabamentos. Tem para todos os gostos e todos os bolsos.

“Mas Sally eu não gosto de sentir protetor solar na cara”. E eu não gosto de puxar ferro, nem de comer verduras, nem de lavar louça, mas tem coisas na vida que precisam ser feitas, não apenas pelo nosso querer, mas para nosso cuidado e também como cuidado com as pessoas amadas que nos cercam. Ninguém quer deixar um filho órfão, ninguém quer adoecer dando trabalho e despesa para a família, ninguém quer o tanto de coisas mais desagradáveis do que “a sensação de um protetor solar no rosto” que podem acontecer se você não se cuidar. Cresça. A vida adulta é cheia de coisas das quais não somos propriamente fãs, mas precisam ser feitas.

Sobretudo vocês que estão no Brasil. O país é um dos campeões mundiais na incidência de raios solares nocivos para a pele. Mora na Suíça? Sorte sua, suas necessidades de cuidados com a pele serão menores. Mora no Brasil ou na Austrália? Lamento, mas você está em uma grande câmara de bronzeamento tóxica e cancerígena, tem que proteger a pele diariamente.

O que você precisa saber sobre protetor solar para o rosto: 1) não adianta passar uma gotinha, tem que passar uma boa camada, uma colher de chá ou os três dedos do meio da sua mão cheios de ponto a ponta de produto; 2) O fator de proteção tem que ser pelo menos 30, mas é preferível que seja acima de 50; 3) tem que reaplicar durante o dia se você transpirar, passar a mão no rosto ou sair várias vezes na rua; 4) Filtro solar não é cancerígeno e você deveria cortar relações com quem diz que é; 5) Protetor em pó, em bastão ou em cápsula são bons reforços mas sozinhos não te protegem.

Nunca é demais reforçar que, para que o filtro solar te proteja adequadamente, os passos anteriores são fundamentais: colocar filtro solar por cima de uma pele suja vai te trazer problemas. Porém, se o seu filtro solar contiver hidratantes na fórmula, pode apenas lavar o rosto com o sabonete adequado e passar o filtro solar.

Felizmente existem marcas com fórmulas ótimas que você passa e esquece que está com filtro no rosto. Testa que você acha uma. Inclusive dermatologistas costumam oferecer amostras grátis para seus clientes, para que possam testar antes de comprar. Eu uso Isdin, mas existem infinitas marcas com os mais variados preços, você certamente vai achar uma que goste. A Loreal costuma ter um filtro como toque seco e preço bem acessível, que vende em farmácia, por exemplo.

Também é importante lembrar que parar de tomar sol não é uma solução e sim uma burrice. Primeiro pelo fato de a luz artificial também causar danos à pele, segundo pelo fato do corpo precisar de uma dose moderada de luz solar para funcionar direito, desde sintetizar vitaminas até não entrar em depressão. Então, nada de cortar a exposição à luz solar. O que sim pode ser feito é se expor nos horários menos nocivos, preferencialmente antes das 10h e após as 16h. E se expor ao sol não é esturricar ao sol, 20 minutos de sol nas pernas e nos braços tá lindo. O rosto você deve proteger sempre.

Todo o resto que você queira fazer no seu rosto é opcional e provavelmente com objetivo estético. Sem julgamentos, quer fazer um skincare coreano de 17 passos? Faz. Te dou o maior apoio. Mas com limpeza + hidratação + proteção solar a saúde já está garantida.

À noite, antes de deitar, você também precisa reservar uns minutos para o seu rosto. Pode quando escova os dentes, pode ser até durante o banho. A principal meta aqui é dormir com o rosto limpo, então, por óbvio, você terá que limpar seu rosto. E os produtos necessários para ser bem-sucedido nessa tarefa dependerão do que tem no seu rosto.

Se você fez apenas os três passos matinais de limpeza + hidratação + proteção solar, um sabonete de rosto resolve. À noite você pode passar, se quiser, um sabonete mais forte, mais adstringente ou até fazer uma esfoliação uma vez por semana. É opcional. O inegociável é lavar o rosto com um sabonete de rosto.

Porém, se você passou maquiagem no rosto, é provável que um sabonete sozinho não dê conta do recado. O ideal é usar primeiro um demaquilante (e, novamente, infinitas apresentações e preços: lencinhos, óleos, líquidos, cremes…) e depois limpar com algum sabonete facial.

Não durma com a pele maquiada, é um dano grande e irreversível para sua pele. Eu sei que não parece nada grave pois no dia seguinte nenhuma consequência aparece no espelho, mas é um dano que acumula e vai bater na sua porta mais tarde. Lembre de mim à noite, quando chegar cansado(a): não durma com maquiagem no rosto, é um minuto lavar e tirar.

E mesmo quem não usa maquiagem, não durma com a pele suja. Além de causar dano, é porquice. Não custa nada lavar o rosto, você não lava os dentes antes de dormir? Molha o rosto e passa um sabonete, qual é a dificuldade?

Se quiser passar mais algum produto dependendo das suas necessidades específicas, tá tudo certo. Um hidratante para o seu tipo de pele certamente vai ajudar seu rosto, mas não é obrigatório. Se não quiser passar nada, lava e vai dormir, você já estará na frente da maior parte da população brasileira fazendo isso.

O importante é que você se deite com o rosto limpo, sem sujeira, sem resíduos de produtos, sem nada que atrapalhe o processo de cuidado e regeneração da pele durante o sono. E, só para constar, fronha se troca, no mínimo, uma vez por semana, se não ela própria começa a fazer mal para a pele do seu rosto, pela quantidade de impurezas que acumula.

Além disso, faz parte dos cuidados com a pele visitar um dermatologista pelo menos uma vez ao ano, para que ele faça uma revisão no seu corpo e no seu rosto e avalie se existe algum sinal, marca ou mancha na pele que possa caracterizar uma lesão cancerígena ou pré-cancerígena. É um checkup de pele que todo mundo tem que fazer. “Mas Sally…”. TODO MUNDO. TODO MUNDOOOOOOOOOOOOO.

Para finalizar, algumas dicas gerais: normalmente os produtos faciais se passam na seguinte ordem: primeiro o mais fluído (o mais fino, o menos denso, o mais líquido) e depois os mais espessos, em ordem crescente (do mais fino para o mais espesso). Pele negra também precisa de proteção solar. Não se esqueça de hidratar e proteger os lábios, é rápido fácil e barato, qualquer Nivea bastão resolve. Colágeno ingerível é jogar dinheiro fora.

Além dos cuidados citados uma pele precisa de muita água para se manter saudável, então, beba muita água. Tente não se expor ao sol nos horários de alta radiação (entre 10 e 16h). Os cosméticos que você passa no rosto são igualmente importantes, então, nada de passar porcaria falsificada que pode até ter componentes cancerígenos. Peles normais tem poros, peles normais eventualmente tem espinhas, peles normais tem imperfeições, não se deixe enganar por filtros e não busque uma pele perfeita, isso não existe.

Lavar, hidratar e proteger não é estética, é saúde. É necessário. E, para quem mora no Brasil, é inegociável. Adquira esse hábito.

Para dizer que eu sou fútil (até sou, mas não por este texto), para dizer que câncer de pele é uma invenção da mídia ou ainda para dizer que não tem dinheiro para cuidar do rosto e gastar o dobro em cerveja: comente.


Comments (22)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: