Elão versus Xandão

A treta continua, então, a cobertura do Desfavor também. Aqui você vai saber o que aconteceu desde sábado até ontem na briga entre o STF e Elon Musk.

A situação escalou em todos os sentidos que você possa imaginar. Vamos olhar em detalhes, para depois opinar.

No que diz respeito aos usuários do X, tá todo mundo postando, usando VPN e similares e até fazendo piada abertamente com isso. Não apenas aqueles que tem afinidade de ideias com Elon Musk. Também tem postagem no perfil oficial do PT e do TSE. Sim, o TSE está descumprindo uma decisão judicial. Brasil 2024: proibido dançar abraçado, mas se quiser, pode.

No que diz respeito ao STF, Alexandre de Moraes levou a questão a plenário, isto é, chamou os outros Ministros do STF para votarem e decidirem se concordam com sua decisão. Por unanimidade, concordaram. Não mudaram nada, nem mesmo a multa de 50 mil reais pelo uso de VPN para acessar o Twitter/X. Atualmente, o PT e o TSE devem 200 mil reais cada um. No final do dia até surgiu um boato que relativiza a multa, mas eu não achei nada que o comprove. Falaremos dele mais para frente.

No que diz respeito a Elon Musk, ele abriu um perfil no X exclusivamente para publicar documentos que embasem suas denúncias contra Alexandre de Moraes, o “Alexandre Files” (ou “Dossiê do Alexandre”, em uma tradução livre). Segundo Elon, todos os dias ele vai publicar algo novo. Quem quiser acompanhar, é só seguir nosso tutorial de sábado e clicar aqui: https://x.com/AlexandreFiles

Além disso Elon manteve o acesso ao X para todos aqueles que usam internet da Starlink, empresa da qual ele também é sócio. E disse que se o bloqueio ao X continuar, ele vai liberar Starlink de graça para todo o Brasil para que todos possam acessar o X. Não sei se isso é possível ou não, estou apenas repassando.

Alexandre de Moraes, por sua vez, ficou pistola e mandou a Starlink bloquear o acesso ao X, sob pena de banir a Starlink do Brasil também. A Starkink já comunicou oficialmente a Anatel que não vai cumprir (os termos não foram tão polidos), portanto, é possível que ela tenha seu funcionamento interrompido no Brasil a qualquer momento.

Vale relembrar que uma das poucas formas (se não a única, dependendo do lugar) de acessar internet em locais menos urbanizados do Brasil é via Starlink. Escolas e hospitais de locais remotos, agricultores e principalmente o exército brasileiro, dependem dela. Fica a dica para o Exército: já comecem a aprender a se comunicar por sinais de fumaça. Fumaça, por sinal, com tantas queimadas, é o que não vai faltar, não é mesmo?

Elon, por sua vez, escalou mais ainda dizendo que já que estão confiscando ativos dele (as contas da Starlink continuam bloqueadas, mesmo ela sendo uma empresa diferente e separada do X), ele vai retribuir na mesma moeda. Não sabemos se ele vai tentar bloquear ativos do Governo brasileiro nos EUA ou se ele vai parar de fornecer serviços essenciais para o Governo, como por exemplo, a internet via satélite.

Sobre bloquear ativos (por exemplo, apreender o avião presidencial se ele pousar em solo americano), a gente só lê e ri, porque né, uma insanidade dessas não vai acontecer, a gente tem certeza… até as eleições americanas. Depois delas, se o Trump ganhar, aí, meus queridos, a situação fica muito mais divertida de se assistir. Vale lembrar que de uns meses para cá Elon e Trump estão unha e carne. Elon, que antes falava mal do Trump, agora dá seu apoio rasgado. Inclusive restaurou o perfil do Trump no X.

Elon também escolheu deixar como seu tuíte fixado (aquele que fica sempre na frente, mais visível, assim que você abre o perfil) um Meme no qual um cachorro maior esfrega os testículos na cara de outro cachorro menor, estando o cachorro menor com a legenda “Alexandre Voldemort”. Eu sei… eu sei… Mas eu ri. Talvez nem esteja mais lá, talvez ele tenha mudado (ele muda o fixado com frequência), mas o print é eterno. Desfavor, sempre trazendo conteúdo de qualidade para você!

Muitos usuários do X que apoiam o governo brasileiro e quiseram respeitar sua determinação, migraram para outra rede social chamada “Bluesky”, que foi criada pelo antigo dono do Twitter. O problema é que a Bluesky, assim como o X, não tem representante legal no Brasil, que é justamente o argumento usado por Alexandre de Moraes para suspender o X. Pelo visto, no Brasil, a lei só vale para os inimigos do rei. O povo lá, se achando corretão, quando estão na mesma situação do X. Haja paciência.

Putos com isso, os usuários do Twitter/X se organizaram e foram para o Bluesky, aparentemente intocável pelo STF, e começaram a criar perfis falsos nada abonadores para a pessoa do Ministro Alexandre de Moraes. Este, por sua vez, se aborreceu com o carinho da torcida e ordenou ao Bluesky que suspenda todos os perfis fake que sejam desabonadores. Agora tá rolando treta com o Bluesky também, o coitado do CEO vai ter que nomear representante legal no país e começar a banir perfis e postagens.

E o brasileiro, como está se portando? Da pior forma possível, óbvio. Só para citar um exemplo, teve uma tia que ao perceber que ainda podia abrir o aplicativo do X, foi até a loja da Claro reclamar que eles estavam descumprindo a lei, em pleno final de semana. Os funcionários da loja mandaram ela desinstalar o app se não queria que ele funcione. Daí ela foi reclamar disso… no X. O Brasil, meus queridos, não é para amadores.

Por sua vez, o Governo tratou de divulgar que está desenvolvendo um “Whatsapp nacional”, que já foi maldosamente apelidado de “Brasapp”. Vejam vocês para onde a coisa caminha. Querem o total controle do que está sendo dito e por quem. Por sorte, é um país de incompetentes, se funcionar como funcionam os correios, as pessoas vão demorar 3 meses para trocar um “bom dia”

Por fim, no fechamento deste texto (porque esses arrombados nunca fazem nada em horário comercial, impressionante) havia boatos de que Moraes alteraria a decisão mais uma vez (insegurança jurídica galopando), para restringir a multa por usar VPN para acessar o X apenas para casos nos quais a pessoa esteja usando a rede para “propagar discurso de ódio”. Eu não acho que isso proceda, mas, como não dá para esperar mais para enviar o texto, vou deixar minha opinião mesmo assim, vai que é verdade (tudo é possível no Brasil).

Já conversamos sobre isso mil vezes no Desfavor, mas vamos ter que falar mil e uma: não se pode prever uma punição com base em algo subjetivo, pois se cria um mecanismo para manipular, distorcer e perseguir. O que é “discurso de ódio”? Se vai punir alguém com base nisso (ainda mais no caso de uma punição desse tamanho), precisa estar muito bem definido em lei exatamente o que é discurso de ódio, para que as pessoas saibam o que podem e o que não podem fazer. Manter esse conceito aberto é completamente contra todo o ordenamento jurídico brasileiro.

O resultado, na prática, continua sendo o mesmo: vigiar e punir. Quem for desafeto, quem eles quiserem punir, quem estiver na mira, será enquadrado. Não vamos esquecer aqueles pedidos de suspensão de perfil por “ameaça à democracia” e “discurso de ódio” que citamos em um Desfavor da Semana não muito distante, no qual tuiteiros foram incluídos em inquérito por terem postado que a atuação do governo no socorro à população no Rio Grande do Sul foi morosa ou por terem dito que os blindados do exército viraram submarinos.

O vigiar e punir continua, sendo verdade ou mentira a relativização dessa multa. Talvez mais discreto, mais enfeitado, mais camuflado, mas continua. Se o STF entender que é discurso de ódio, mesmo que seja um Meme, mesmo que seja piada, mesmo que seja uma postagem que outras 500 pessoas também fizeram, a pessoa pode tomar uma multa de 50 mil reais.

Vão vigiar a população brasileira toda? Não. Mas se chegar até eles (e eles tem X9 muito bem pagos do Gabinete do Amor para coletar nomes de perfis articulados o suficiente para incentivar a massa) podem aplicar a multa sim, inclusive em um solene desconhecido, para servir de bode expiatório e intimidar os demais. Por isso, recomendamos fortemente que você siga o tutorial de sábado e poste as barbaridades que quiser em total segurança.

O que mais chama a atenção até aqui é como ambos os lados estão cegos. Não é apenas quem gosta do Governo que está completamente idiotizado. Quem é Paquita do Elon também. Gente postando Meme do Elon com roupa de super-herói salvando a democracia brasileira… que vergonha alheia.

Elon Musk não está nem aí para a democracia brasileira, ele está incomodado é com seu ego ferido. Quem já leu qualquer biografia dele sabe que seu combustível é a treta, seja com a mulher, seja com colega de trabalho, seja com o governo. É a cocaína dele. Ele sempre está tretando com alguém e é justamente isso que acende sua faísca criativa. Seus grandes feitos foram movidos pelo ódio em meio a uma treta. Ele namorou um ano com a Amber Heard, esse é o tanto que Elon gosta de treta.

Você vai escutar retardado mental te contando das intenções secretas dele (quer as reservas de lítio, de nióbio ou qualquer outro recurso natural do Brasil). Jocleverson, morador de Xique-Xique, sabe as intenções secretas de Elon Musk! Não sabem nem pronunciar o nome dele, mas conhece todo seu plano! Não é. Não é nenhuma teoria da conspiração. Ele é movido a treta. Calhou dessa ser com o Brasil, por isso só agora as pessoas estão sabendo, mas por toda sua vida Elon foi movido a treta.

Quando a vida dele fica muito parada, quando as empresas não estão fazendo avanços tecnológicos, ele fica entediado, entra em desespero e precisa fazer inimigos para se motivar e para avançar. Por sinal, qualquer pessoa que te diga que alguém comprou uma grande briga por um recurso natural brasileiro, você já corta do seu convívio pois é um grau de retardo mental e temporal irrecuperável, a pessoa parou nos anos 80.

Da mesma forma fuja de quem diz que Elon Musk vai quebrar (acabou de ser nomeado o homem mais rico do mundo pela Forbes) ou pior, quem diz que ele está perdido ao abrir mão do público brasileiro. Brasileiro é público chulé, que não consome, que não gera nem 10% da receita do X. O dinheiro do X vem de outras fontes, entre elas de um público qualificado com mais cognição e poder aquisitivo. Perder seguidor no Brasil é só perder números, não dinheiro. Vocês não são tão especiais.

Elon quer tretar. Elon quer ter razão. Elon quer receber holofotes, e isso o STF está dando se sobra. Agora que entrou na briga ele não vai mais sair.

Alexandre de Moraes é o outro lado da mesma moeda. Quer demonstrar poder. Não é defensor da democracia (vive de cometer abusos de poder que atentam contra ela, inclusive). Ele não é salvador da soberania nacional (venderia o Brasil por um trocado se fosse bom para o ego dele). Se Elon quer treta, Xandão quer poder.

É apenas mais um desempoderado que teve um golpe de sorte na vida e nem ao menos aproveitou essa oportunidade para aprender a escrever direito. Que dor nos olhos ler essas decisões mal escritas do caralho! Geralmente homem que mete essa bronca no trabalho é muito desempoderado em outras áreas da vida (família, relacionamentos, etc.) e faz isso para compensar.

E ele me parece estar em uma posição menos confortável, já que Elon é dono da porra toda (as empresas envolvidas, no caso) e Alexandre de Moraes não é dono do Brasil. Está muito mais vulnerável.

No momento, o careca está mandando e desmandando, mas isso não quer dizer que não esteja vulnerável. Todo esse escarcéu tem um custo. O mundo está presenciando um desgaste na condução do país. Tem muta gente que vai acabar prejudicada financeiramente e que não está nem aí para a “democracia” ou “soberania nacional”. Tem muita gente puta com esse rebosteio que pode espantar investidor. Tem muita gente puta com esse esmerdeio às vésperas de eleições.

Então, por mais intocável que Alexandre de Moraes te pareça hoje, saiba que ele está sofrendo desgaste. E desgaste gera atrito, gera briga e gera inimigos. Longe de mim dizer que ele vai sofrer impeachment, como muitos descontrolados dizem. Agora? Não. Agora ele está no seu auge. Por sinal, tentar seu impeachment agora seria burrice, pois não passaria e ele sairia fortalecido. Não é por gosto que o Lula gasta bilhões em Orçamento Secreto, o Congresso está todo comprado, ninguém vota nada que o Lula não queira. E no momento Lula não quer esse impeachment.

E, mesmo que por um milagre, conseguissem tirá-lo de lá, adivinha quem nomearia o novo Ministro? Isso mesmo, Lula. Queremos mais um Ministro indicado por Lula? Não, não queremos. É preferível um Ministro indicado pelo Temer (por ter neutralizado o hacker que roubou as fotos da sua esposa pelada), vendido, infiel e que já tem algum grau de atrito com o Lula.

Sejam inteligentes, não passionais: Alexandre de Moraes e Lula têm egos enormes, adoram aparecer e mostrar que mandam. É questão de tempo para os dois atritarem. Não vamos impedir que isso aconteça, vamos? Vamos aprender a esperar. Eu quero ver os dois atritando. Não sei se será em público ou não, mas pela vaidade de ambos, pode ser que a treta se torne de domínio público. Não me privem disso, deixem Alexandre de Moraes aí.

Também vale bater numa tecla que a gente sempre bate: Lula não foi inocentado nos seus processos, os processos foram anulados e devem recomeçar – e nem todos prescreveram.

Se brigar com Xandão e/ou com o STF, Lula certamente estará reabrindo os processos contra si e, quem sabe, recebendo uma segunda condenação. Então, por gentileza, deixem Alexandre de Moraes onde ele está. No momento ele está superpoderoso pois Lula e ele estão lutando contra um inimigo em comum, mas no dia em que Elão enjoar e arrumar outra treta melhor, tem boas chances do molusco e o careca atritarem.

Certamente todos os que estão lendo isso pendem em simpatia ou em antipatia para algum lado: para alguns Alexandre de Moraes cai melhor, para outros, Elon Musk é o “menos pior”. E tá tudo bem, somos humanos, temos predileções. Só não permita que essa predileção te cegue.

Elon Musk não ameaça a soberania nem a democracia, o X propaga tanto discurso de ódio como o Whatsapp e nenhuma das proibições que estamos vendo é justa, aceitável ou proporcional. Em contrapartida, Elon Musk não é o arauto da liberdade de expressão, não está preocupado com o Brasil e muito provavelmente está negociando em off para resolver essa situação.

Da mesma forma, Alexandre de Moraes não está nem aí para a soberania nacional, para discurso de ódio ou para o Brasil. Cagaram na mesa do cara, o cara tá puto e guardou rancor, sabe? Está bêbado de poder, está cumprindo ordens do PT, está aproveitando seus cinco minutos de força, como fazíamos quando o Super Mário pegava aquela estrelinha da imunidade, lembra? Ele é um péssimo, mas um Péssimo jurista, com P maiúscula. E certamente também está negociando com Elon em off para resolver essa situação.

Então, pé no chão, pessoal. Totalmente válido se divertir e rir dessa palhaçada, se revoltar e fazer sua parte para deixar claro que esse abuso de poder não é tolerável, mas sem se envolver emocionalmente, sem se aborrecer, sem brigar com o colega. Seja espectador desse esmerdeio, não parte.

Quer criticar, critica. Quer ir para a rua 7 de setembro vai. Quer continuar postando apesar da proibição continua. Mas sempre como espectador, nunca como parte. Não se deixe sugar. Não deixe isso te ativar. Não permita que te desgaste. No final do dia esses bostas fazem acordos, se aliam e você perdeu saúde física e mental brigando e se aborrecendo pela narrativa que eles te empurraram goela abaixo.

Use sua inteligência, não o seu emocional. Faça sua parte para tentar coibir os abusos do STF no Brasil (Elon Musk é um problema dos EUA). Posicione-se. Faça barulho. Se faça ouvir. Mas sempre como espectador, nunca como parte.

Enquanto durar a treta, enquanto ela for relevante, falaremos sobre ela. E se houver algum outro movimento, proibição ou mecanismo para impedir vocês de acessarem redes sociais, corre aqui para o Desfavor, que vai ter conteúdo te ajudando.

No Desfavor, lei a gente obedece. Canetada de juiz contra a lei e contra a Constituição, nem fodendo. Pode vir que vai ter tutorial.

Para dizer que se Alexandre de Moraes lesse isso classificaria como discurso de ódio e ameaça à democracia (com certeza), para dizer que ao menos Elon Musk faz foguete e chip cerebral ou ainda para dizer que não tem qualquer condição da imagem que ilustra essa postagem: comente.

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: ,

Comments (12)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: