Desfavor Bônus: De cara velha.

bonus-caravelha

Eu deveria escrever uma postagem hoje, mas passei boa parte desse tempo pesquisando tecnologias e possibilidades para repaginar nossa Impopular República. Por isso vocês vão ter um texto capenga qual mal vai chegar a duas páginas, mas em troca, uma possibilidade de saber de meus planos e opinar sobre eles. Não é truque: dessa vez eu vou escutar. Explico o porquê logo a seguir…

Já me incomoda há muito tempo como o desfavor está desatualizado em relação às tecnologias e padrões da internet atual. Não, nem sonho em tornar tudo mais amigável às redes sociais, mas focamos em conteúdo próprio e participação dos leitores… e atualmente o layout e a estrutura que temos não dá conta de realmente acomodar essas características únicas.

O elemento ditatorial aqui é que vou mudar o design do site, o populista é que eu entendo que comentários e interação são a parte de vocês (Sally inclusa). Com essa ideia estou abrindo aqui a discussão sobre o que vocês querem ver por aqui, como gostariam de comentar e interagir com o nosso impopular conteúdo, e é claro, contribuir com o de vocês. Só para não criar expectativas falsas: ainda vai ser um site com textos meus e da Sally, com ocasionais textos convidados. Podemos até pensar em algo além disso no futuro, mas por agora eu quero acertar a parte dos comentários.

Mas primeiro, o conteúdo. As postagens diárias vão continuar com os mesmos padrões de número de páginas, ainda vai ter uma imagem para ilustrar, ainda vai ter a chamada para o e-mail roubando ideias de comentários de vocês, mas vamos melhorar consideravelmente no quesito legibilidade. Os terroristas venceram e boa parte de vocês acessa o desfavor de tablets, celulares e outras merdas cujas telas minúsculas tornam a leitura um saco. Sim, eu escutei quando reclamaram das últimas cem vezes.

bonus-caravelha-01

Cansei de barra lateral na tela das postagens, então vão ficar sozinhas na tela. Se quiser acessar alguma coisa, usa o menu no topo. Pode ser confuso por algum tempo, mas aposto que vocês se acostumam. Na página inicial teremos mais porcarias, como discutirei daqui a pouco. Mas nem aqui quero ser totalmente ditatorial: eu acho roubar espaço precioso de leitura encher a tela com uma barra cheia de links e opções que quase ninguém clica. Se tem algo que vocês costumam usar da barra lateral, AVISEM. Por mim eu arranco a merda toda.

Sobre conteúdo relacionado: São mais de cinco anos de postagens diárias, POUCOS sites no Brasil (e talvez no mundo) tem tanto material próprio quanto o desfavor. A minha percepção atual é a seguinte: está muito difícil de achar o que se quer, precisamos de um sistema novo para relacionar as postagens. Não preciso de verdade e nem espero que me indiquem plugins ou tecnologias específicas (mas sintam-se livres para indicar caso tenham esse conhecimento), estou querendo saber quais as dificuldades que vocês encontram para achar material “parecido” com algum que vocês gostaram. Atualmente trabalhamos com categorias (e boa sorte achando o que se quer) e tags (que não podíamos usar no começo e estamos usando bem pouco atualmente). Gosto bastante da ideia de tags, mas é um trabalho herculéico voltar nas milhares de postagens já feitas e colocá-las retroativamente.

Eu quero saber se temos interessados em me ajudar com essa parte. O trabalho seria o seguinte: impopular visita uma postagem, impopular lê a postagem, impopular escolhe três ou mais tags que representem o conteúdo. Impopular então manda o conteúdo para a gente, e atualizamos as postagens. Quem for muito, mas MUITO de casa mesmo pode até receber um login e senha para colocá-las, mas eu vou ser MUITO restritivo no processo de seleção (vulgo eu ou Sally temos que te conhecer pessoalmente – e olhe lá…), mas nem espero que alguém se dê ao trabalho de fazer isso. Se tivermos pessoas interessadas, eu converso com a Sally para montarmos uma mecânica. Se tiver conteúdo, é bem rápido adicionar.

Conteúdo instantâneo. Do que adianta eu reclamar dos off-topics e das digressões se vocês não tem como se comunicar sem ser nas postagens? Pensando nisso, e até mesmo com a proximidade de Copa e Eleições, pretendo deixar um método simples de vocês papagaiarem sobre o que diabos estiver se passando por suas cabeças, sem cagar o fluxo natural das discussões sobre o tema da postagem do dia.

Ainda não decidi se vamos ter um chat, se vamos finalmente usar o perfil do desfavor do Twitter ou se vamos trabalhar com mini-postagens do dia, atualizadas constantemente. É aqui que começa o meu maior interesse na opinião de vocês. Essa porra toda claramente não é para mim. Vocês querem um espaço para postar links e gerar discussões sobre os assuntos na hora, ou só um lugar para bater papo aleatório está bom? Lembrando que eu vou ficar mil vezes mais escroto com esse tema de “conversa paralela” se tiver um lugar para contê-lo. Pensem com carinho. Não quero repetir a experiência do desfavórum.

Comentários. O sistema nativo do WordPress ainda dá no couro, mas existem alternativas. Uma delas é o Disqus. O sistema de recompensa pode ajudar bastante a filtrar os comentários relevantes, a soterrar as encheções de saco e até mesmo evitar repetição (vive acontecendo). O lado ruim é que vai precisar de conta no serviço para comentar. Espero que a maioria de vocês não me faça o desfavor de logar com o perfil da sua rede social, espero também que coloquem e-mails descartáveis no formulário de registro, mas vai acabar tendo um pedágio de tempo de qualquer forma.

O que vocês mais gostariam de ter nos comentários? Mais opções de formatação? Imagens? Compartilhamento? Aproveitem para reclamar de tudo o que quiserem reclamar sobre os comentários atuais do desfavor agora. Estou ouvindo. Mesmo que demore um pouco mais para implementar, essa parte é essencial por aqui.

E sobre prazos: Quem não me paga não recebe prazos, mas eu pretendo fazer essas mudanças o mais cedo possível. Já fiz uns cinco projetos diferentes de novo layout nos últimos anos e parei todos antes de implementar. Na internet alguns meses significam tecnologia defasada e falta de compatibilidade. Sério, falem agora.

Para dizer que não faz diferença porque eu não vou responder (eu vou no mínimo ler), para sugerir um visual mais verde e amarelo (e acabar banido), ou mesmo para dizer que a voz do povo já deu: somir@desfavor.com

Se você encontrou algum erro na postagem, selecione o pedaço e digite Ctrl+Enter para nos avisar.

Etiquetas: , ,

Comments (95)

  • Chat, gifs animados, mas que poha é essa?
    Somir, não deixe esse local virar uma favela virtual.
    Tá parecendo até aquelas paradas do Orkut antigo, clique no peixinho, e dá lhe gifs, ursinhos carinhosos, te amo miguxos!

  • Somir, o único item da barra lateral que acho realmente útil é o acesso às últimas postagens. Se você puder colocar um item no menu do topo, com um popup para essas postagens, já estaria de bom tamanho.

      • As discussões off-topic a meu ver seriam descartáveis… um chat que expire mandando o conteúdo embora seria interessante. Mas não sei o perfil do usuário médio, corre-se o risco de o desfavor virar um chat do UOL da vida?

  • Atualização: Fiquei feliz de ver que o espírito impopular REALMENTE permeia nossa comunidade. Pretendia prezar para simplicidade e é isso que a maioria de vocês querem.

    Vou fazer essas alterações em etapas. Logo logo entra um layout novo adaptável para dispositivos móveis e com as melhorias na legibilidade.

    Depois dessa parte mais assentada, começo a reorganizar melhor barras laterais e menus, assim como integrar mais as postagens (relacionadas, mais lidas, mais comentadas). Também vou pesquisar como dar mais destaque para os últimos comentários.

    Só então começo a arrumar os detalhes e colocar novidades.

    Sobre as tags: vou terminar de acertar com a Sally a mecânica e posto um aviso aqui dizendo como vamos fazer.

  • Minha sugestão é manter a RID bem básica: um design clean, como o daquele template que o Somir usou aqui quando estava repaginando. Texto com letras legíveis em smartphone (seja em uma versão light específica, seja numa geral, se não for viável ter duas versões).

    As colunas podem aparecer no topo e clicar nelas deveria conduzir a um índice dos títulos (com links) das respectivas postagens. De resto, quem quiser busca mais sofisticada pode recorrer ao Google. Quanto mais básico, sem atrativos BM (joguinhos, imagens, vídeos,), melhor. Inclusive, para proteger os impopulares deles próprios, recomendo tirar a janelinha pra foto nos comentários. O finado Marciel usou foto verdadeira (ou é um fake consistente em muitos lugares).

    Posts periódicos para off topics e conversa fiada (mudando de assunto, DESacopramala, enfim, qualquer título que sintetize a proposta), com a descrição sumária da finalidade deste espaço. A divisão do conteúdo dos comentários pouparia o Somir da poluição e da conversa fiada, que ele detesta, e possibilitaria à Sally interagir com os impopulares à vontade, inclusive passando receitas de comida sem ser Anamariabraguizada por ele.

    A sugestão da BBC também me pareceu boa.

    • Somir, o quão trabalhoso seria uma versão específica para mobiles? Duas páginas em paralelo, apontando para o conteúdo de forma dinâmica, e de acordo com o navegador ele seleciona o layout adequado? Isso é possível? Sei lá, adoro o layout atual… mas realmente, ler em mobile é uma bosta.

  • Adorei a ideia de aumentar a fonte e o espaçamento, mas concordo com alguém que disse que é melhor justificado.

    Por assinar o feed do desfavor não tenho muito contato coma página inicial (sempre vejo a página do post), mas a Ideia da Suellen é realmente ótima.

    Curto bastante as páginas dos posts da Agência Pública, aproveitam bem o espaço e dão ênfase ao texto:
    http://apublica.org/2014/06/capital-da-desesperanca/

    A barra lateral eu só uso para ter acesso às categorias, como isso estaria presente no menu acho ela extremamente dispensável.

    Opções pra formatar comentários eu acho terrível, assim como colocar imagens e vídeos, gosto bastante do formato atual, o texto e pronto.

    Em relação ao disqus eu não aconselho de maneira alguma, principalmente por ser lerdo mas também por prender os comentários, uma vez no disqus você nunca sai, se sair perde todos os comentários do site (o que não é nada legal).

    Eu sinto falta de uma maneia efetiva de ser notificado por respostas nos meus comentários e comentários novos num post que eu comentei, criei certa vez um e-mail só para recebê-las mas nunca deu certo.

    Em relação as tags, lembro de um site (porn) que tinha uma lista de tags limitadas e o próprio visitante conseguia selecionar as tags que melhor se encaixavam e as mais votadas iam pro post. Procurei um plugin que fizesse isso mas não encontrei. :/ Fica a ideia, se alguém conhecer já que programar algo desse tipo seria bem hardcore.

    Uma lista com “posts relacionados” no fim de cada post também seria bem útil.

    Chat eu acho zoado e confuso, ia virar território pra BM se lamentar, fora que não é nada prático moderar algo desse tipo. Acho que a ideia de um post “off topic” é mais interessante.

    • Bento, bom saber que o Disqus é ainda pior do que pensei. Já tinha notado o problema da lentidão navegando em outros blogs aqui na internet e por isso mesmo disse lá em baixo que seria melhor utilizar o sistema do próprio wordpress, que além de ter implementação extremamente simples, permite que a administração (e eventuais banimentos de participantes inconvenientes) fique a cargo dos próprios mantenedores do site.

      Claro, se perde no que diz respeito a “ranking” de relevância das eventuais colocações aqui, mas por outro lado se garante uma relativa privacidade de quem for usar um “passaporte impopular” e a pessoa só terá a imagem de “gravatar” exibida aqui se relacionar o mesmo email cadastrado no wordpress/gravatar com o login aqui, mas isso já ocorre SEM tal implementação.

      Tudo bem que fica incômodo ter de lembrar login e senha e que a administração do quadro de impopulares vai ser algo que vai exigir bastante parcimônia, mas é algo que ao meu ver vale a pena.

      • Concordo X16, fora que com o WordPress os comentários ficam disponíveis para importação e exportação em caso de emergência, coisa que o Disqus limita muito e não dá a mínima importância (certa vez tentei importar comentários do Blogger pra lá e recebia uma mensagem de erro atrás da outra), o sistema de sincronização deles é bem falho também.

        Essa questão da privacidade é outra coisa que é difícil manter com diqus, além de o sistema deles adicionar mais um passo na hora da moderação.

  • Não uso a barra lateral. Chat vai ser perda de tempo. É melhor a Sally fazer uma ligacao por skype com os impopulares que ela escolher. É muito mais fácil, e o controle sobre quem participa é total. E é de graça. O post Mudando de Assunto parece uma boa idéia, com certeza vai ser uma Gaiola das Loucas, talvez seja positivo restringir os off topics a um lugar. Se quiserem ajuda pros tags to dentro, mas acho bom voces criarem uma lista de opções de tags (tipo um tutorial), para não aparecer tags como #Somirmaldito ou #Alicatenosteamamos #Vaitomarnocualicate #Alicatetemné?

  • Conheci o Desfavor há menos de um ano então não me incomodo com as coisas do jeito que estão, mas entendo quem apoia mudanças por já estar cansado da mesma cara do blog.
    Na barra lateral uso muito o Fala Desfavor, é uma maneira prática de achar textos perdidos pelo tempo que dificilmente teríamos acesso através de mecanismos de buscas. A ideia da Suellen sobre o site da BBC é ótima. O Disqus é algo muito prático, mas não sei o quanto comprometeria em termos de moderação dos comentários, outro ponto que joga contra o Disqus é que ele mata o carregamento do post no celular, demora muito, comentários longos ele reduz, aí tem que clicar em mais, se o comentário tem muitas respostas aí você tem que clicar em mais novamente pra ler as respostas… enfim, não vejo o disqus se encaixando no Desfavor. Gifs, imagens, vídeos tudo exposto só tornariam as coisas piores, demoraria pra carregar e não acho que acrescentaria muito aos posts de vocês.
    Enfim, páginas leves pra dispositivos móveis e sem BMzição nos comentários.

  • -Só uso a barra lateral para ver o “Fala, desfavor”.

    -O fórum é um boa ideia ! Essa era uma das vantagens do falecido orkut… Tem dias que a pessoa não está tão afim de discutir a postagem do dia. Dará pra enviar msg privada ? rs

    -Mais formatações para os cometários, mas nada em excesso.

    Ps: Pensem com carinho sobre as redes sociais… Tem muita precisa conhecer esse lugar.

  • Por mim fica como tá. Tão querendo inventar muita moda, tuit e chat e sei lá mais. Cuidado pra não BMZAR o Desfavor.
    O tópico mudando de assunto foi o único que gostei. Boa José Mayer de sunga

  • Sou totalmente contra nos comentários ter anexo de imagens, vídeos. Sério? Mas pra não pairar a imagem de intolerante, poderia ter um controle de uma mídia por mês por impopular… Enfim, acho arriscado.

    Sobre o tamanho da fonte, eu agradeço. É difícil inclusive nos dias em que ataca a fotofobia.

    Sobre as tags eu não poderei me comprometer, tah meio foda pra mim de tempo. Até gostaria de ajudá-los. Mas vamos ver como isso será organizado, que de repente fica viável.

    A barra lateral eu uso bastante, até me ajuda quando passo muito tempo sem me conectar a RID. Mas eu confio muito no olhar crítico de vcs, não vou morrer por isso.

  • Da barra lateral eu uso o Fala Desfavor e as ultimas postagens. A parte de fazer buscas só serve pra xingar o Somir, pesquisar acaba sendo mais eficiente no google mesmo.

    Não tenho muitas sugestões porque sou meio analfabeta pra essas tecnologias…
    Pensando em um menu na parte superior do site, antes da postagem, talvez poderia ser com links pra pessoa clicar no que tiver interesse e abrir só pra ela, desta forma não ficaria tão poluído.

  • Do canto a única coisa que eu não uso são os “Desfavoritos”. Por mim poderia tirar. Mas o resto eu acabo ficando curiosa para saber o que estão comentando e clico sim para ver.
    Poxa gente, vira esse tablet na horiziontal aí que dá pra ler sim!
    olha, chat eu acho que dá briga hein… e criar conta para comentar acho que inibiria as pessoas. Logo agora que tem gente se sentindo livre com a partida do indesejado…
    como eu não entendo nada disso o dono do site que faça o que quiser, venho aqui por causa dos textos mesmo.

  • Eu não uso a barra lateral. Talvez por falta de familiaridade mesmo… Quando quero acompanhar uma discussão, volto no texto e pronto. Sei que é o mais idiota a se fazer, mas…
    Teve vezes que eu desisti de achar um texto por conta da dificuldade. Nunca reclamei porque entendo nada sobre essas coisas, então não saberia fazer uma sugestão (nem lembrava dessas tags).
    Falando em tag. Acho uma boa ideia. Acho que seria bacana pegar um leitor novo (mas não tão novo assim, né, critérios, critérios…), que daí já lê tudo no blog e coloca as tags. Também dá pra pegar um leitor antigo e colocar “em conjunto” com o leitor novo. Isto é, ambos leem os textos e colocam as tags e enviam pra Sally ou pro Somir. Daí a Sally ou o Somir veem se as tags coincidem. Vai ser bem estranho se apenas uma pessoa colocar tags, porque ela pode colocar algo que não realmente “explique” o texto… Entende? De novo: não entendo xongas dessas ~tecnologias~, então to dando meu pitaco leigo.
    Acho que criar um lugar só para bate papo está bom! Os links que são publicados em off-topic são apenas curiosidades que encontramos… Muito raro ter um debate em torno daquele link (na verdade, nem lembro disso).
    Eu não tenho problemas nos comentários. Não gosto daqueles comentários cheios de emoticons e “fofurinhas”. Prefiro assim como ta, seco.

  • Tenho um site e ele tem uma versão para web e uma bem mais leve e funcional para celular, penso que seria excelente.

    Não sei quais implicações isso traria para o blog, mas já vi alguns com chat na lateral para os leitores conversarem já que aqui é um blog com muita interatividade.

    Vi também em outros blogs que gosto uma parte na lateral com “Postagens Populares” ou “Top 10” com as mais acessadas e comentadas.

    Comento como leiga, mas se quiserem dicas de alguém mais expert no assunto posso indicar meu namorado, que faz muitos sites e tem um estilo prático e minimalista que combina muito com o Desfavor.

  • Repetindo: Não consigo responder todos (pelo menos não agora), mas estou lendo tudo.

    E se tiverem ideias diferentes – como a da Suellen – avisem: não garanto que consigo programar ou mesmo achar pronto, mas com certeza levo em consideração.

  • A única coisa boa da barra lateral é a pesquisa nos arquivos, que ainda assim não é muito útil mas ajuda.
    Eu gostei da ideia de ter um espaço reservado para comentários aleatórios e off topic, embora eu não veja tanta necessidade e acredito que não resolverá tanto a questão das conversas nos comentários dos textos. Incomoda tanto assim eventuais “conversas paralelas”?
    E não, por favor, twitter não! Aproveitando, e aquele projeto da RID no youtube?
    Quanto as tags, se houver uma forma de ajudar – para aqueles que não estão inclusos na lista de conhecidos pessoais da Sally ou do Somir – eu poderia.
    Somir, só por favor não nos deixa sem o Desfavor por um mês como da última vez.

  • Sobre o layout: eu uso toda a barra lateral, mas ela poderia sumir se aqueles itens estivessem em outro lugar. Obviamente que “colunas” e outras coisas poderiam ir parar num menu no topo da página, mas os comentários mais recentes são bem úteis e eu sempre clico pra ver o que algum nome que eu reconheço postou em textos antigos. Não sei como manter esse recurso com um menu horizontal de topo…

    A fonte maior e um espaçamento maior ficariam muito bem com um texto centralizado e que ocupasse boa parte da tela. Ficaria bem elegante e bonito, é o que muitos sites de opinião estão fazendo com seus artigos recentemente.

    Organização: A organização geral do Desfavor é boa, mas não é prática. Outro dia eu procurei por um dos Publiciotários e perdi um tempão trocando páginas até achar – apesar de poder alterar a url com facilidade (page/3, etc). Talvez uma página pra cada coluna com uma pequena explicação do que é a coluna e a listagem de todos os posts de uma forma bem mais prática, apenas o título e a imagem de topo?

    Organizar por assuntos, só imagino ser feito com tags mesmo. Vai ser um trabalho lento e penoso.

  • – Barra lateral: eu sou maluca e uso tudo. Uso as últimas postagens listadas para ler de trás pra frente quando fico uns dias sem vir aqui (já pulando o que eu não quero ler no momento), uso os últimos comentários aprovados quando estou “online” acompanhando alguma discussão, uso os históricos tanto o por categoria (quando eu sei onde a postagem está ou quando eu quero ler algum tipo específico de texto – Sally Surtada para relaxar, Desfavor Explica nos momentos nerds, p. ex) quanto o por tempo (quando estou re-re-lendo o site). Mas, se fosse para classificar o que é essencial, acho que os históricos porque o resto dá para acessar de outras maneiras.

    – Sobre as tags: posso ajudar da forma que vocês acharem melhor.

    – Sobre os comentários abaixo dos textos: POR FAVOR, POR FAVOR MESMO: não deixe postar imagens, vídeos, nem emoticons, nem formatações. Não deixe que estraguem o brinquedo. Uma grande vantagem do site é que, apesar de abrir no banner vermelho, dá para ler os textos e comentários no trabalho. A segunda grande vantagem é que eu não sou obrigada a ver um cosplay de rede social com gente se comunicando por desenhos coloridos. A terceira grande vantagem é que é mais gostoso/fácil de ler. Essa aporrinhação colorida é muito cansativa visualmente. No máximo um “curti” para quem leu e gostou do texto e não tem nada a acrescentar.

    – Sobre chat, fórum e demais manifestações populares: não sei. Não sei mesmo. De forma geral eu me canso bem rápido disso, então melhor não dar opinião sobre isso.

      • Acho que não. Como os textos continuam grandes e a estrutura continua igual, duvido que BMs acessariam o site SÓ por causa do “curti”.

        Na verdade acho que evitaria bêemice nossa mesmo. Sabe aquela coceira no dedo de deixar um comentário inútil, só para dizer que leu? Ou um “off” para marcar que passou por ali… Acho que muita gente já leu um texto, se identificou, achou muito legal mas… Aí sai aquele famoso “Sem mais” ou “Concordo com tudo…” ou “Adorei o texto de hoje”. Light e bom pro ego de quem escreve, mas tb não acrescenta…

  • Victor de Paula

    Somir, conheci o Desfavor há pouco menos de um ano e desde então faço dele uma leitura diária. Não costumo comentar pois antes de fazê-lo, penso se aquele comentário será necessário, e, na maioria das vezes, alguém já comentou o que eu pretendia escrever.
    De todo modo, já que é pra dar sugestões vamos lá.
    Como conheci o Desfavor há pouco tempo, há muito conteúdo que ainda não li. Então, da barra lateral uso muito o campo de pesquisa e o que enumera as categorias.
    Realmente, é bastante difícil achar alguma coisa em meio há tanto conteúdo e com só essas duas ferramentas (o campo de pesquisa e as categorias). Acho que as tags são uma ótima idéia. Usá-las mais nas postagens novas e fazer um índice de tags padrão poderia ser uma alternativa.
    Como estou sempre lendo postagens antigas, já me proponho a colocar tags nelas e enviar pra vocês.
    Sobre o sistema de comentários: o Disqus é ótimo para plataformas móveis, mas muito pouco prático e funcional pra quem acessa do PC.
    Um abraço,
    Victor

  • Ficaria feliz se vocês usassem um perfil do Desfavor no Twitter. Seria mais fácil divulgar os meus textos preferidos.

  • “Nossos textos terão uma fonte maior”

    Obrigada! Estava com vergonha de pedir isso, já que, na minha idade, quem não tem já vista cansada?

    Uma sugestão: com mais de duas mil postagens ao longo de cinco anos, uma ideia interessante seria algo como faz a BBC:

    http://news.bbc.co.uk/onthisday

    Assim, a pessoa poderia saber o que foi postado, no dia do hoje, no ano passado, retrasado, etc, etc. Ou mesmo saber a opinião de vocês em épocas importantes, tais como junho do ano passado, visita do Papa, entre outros.

    De resto, posso ajudar na sua proposta de tags.

    • Victor de Paula

      Suellen, essa sua sugestão de fazer como faz a BBC é excelente!
      Pra quem acessa o Desfavor todos os dias, mas começou a fazê-lo mais recentemente, seria o mesmo que ter duas ou três postagens a mais pra ler naquele dia.

      • Olha, Victor, mesmo para nós, pessoas mais velhas (daqui), (re)ler seria uma novidade, até porque houve épocas em que estive ausente e também não dá para lembrar de tudo que já foi escrito e debatido. Além do aspecto cronológico ser um critério objetivo.

  • O diskus torna o carregamento da página mais lento (o que pode ser crítico para os casos onde a internet via 3g é lenta) e a integração com redes sociais, notadamente o facebook, tende a tornar tudo mais lento. Considerando isso, acho mais adequado utilizar o próprio sistema de autenticação do wordpress, que é menos pesado. Nele dá pra utilizar um login e uma senha própria, cujo cadastro é feito no próprio site do desfavor. É uma mudança extremamente simples de implementar e evita eventuais quebras de página que podem acontecer com a aplicação de um sistema externo.

  • Somir, eu tenho uma solução tosca e barata para os off-topics e a conversa fiada. Basta fazer uma postagem recorrente com o título “Mudando de assunto: espaço para off-topics e conversa fiada” ou algo assim, atualizando quando ela for empurrada para fora (o que acontece a cada cinco ou seis dias, se não me engano). Aí vem a parte chata: vocês só autorizariam comentários off-topic e conversa fiada lá, se fizer em lugar errado eles não serão aprovados. Depois de um tempo o pessoal se habitua. Como haverá renovação periódica, não ficará saturado, nem precisará comer espaço na página com programas pesados. Acho que seria mais fácil o pessoal aderir a isso do que entrar num fórum ou chat.

  • Ou…da barra lateral, acesso os últimos posts e os últimos comentários (isso não é tão pratico, acabo acessando pelo mail).

    Nunca uso a pesquisa do blog, acabo usando o google (assunto + desfavor).

    As vezes tento achar não um texto, mas uma discussão, ou comentário e isso é impossivel, e tem de ser feito meio que manualmente e texto a texto, rolando muita página.

    Não gosto da idéia de imagens nos comentários. Isso é muito facebook ou muito moderno, sei lá, e não me acostumei ainda com esse tipo de interação. Acho que desvia o foco e empobrece a discussão.

    Um chat ou algo parecido, separado me deixa meio dividido (ahá). Ao mesmo tempo que é uma boa, na prática ninguem vai separar o que é relevante ao texto ou apenas um pouco relevante e o que deve ficar de fora dos comentários e dentro. Sem contar que chats são mais dinamicos e efemeros. As vezes alguns comentários são importantes de ficarem registrados, mesmo que apenas indiretamente falem do texto.

    Compartilhamento pode ser uma boa. se bem que ninguem em rede social le 4 páginas, neste caso teria de colocar uma fotinho com uma frase inspiradora que resumisse todo o texto pra poder colocar por exemplo no facebook.

    Por enquanto o que pensei é isso. depois leio com mais calma e respondo melhor.

  • seria legal se fizesse um layout exclusivo para celulares e tablets pq não é todo dia que eu tenho tempo de ligar o computador e ler as postagens e pelo celular/tablet fica horrivel e facilitar a navegação pelo sito com algo mais dinamico como “quadrados” na tela com o titulo das postagem assim caberiam muito mais postagens em uma unica pagina alem de ficar mais facil para localizar as categorias do site quem sabe alguma coisa parecida com isso http://obviousmag.org/

  • Somir, o que eu costumo usar na barra lateral são os links do “fala desfavor”. É útil pra não ficar perdido em alguma discussão que tu esteja acompanhando, e saber quais foram os últimos comentários desta. Outro link útil – apesar de usar pouco – é esse de selecionar a coluna preferida.

    Sobre o texto, não acho que deveriam ter alinhamento à esquerda. Justificado acho melhor.

    Sobre comentários: o disqus é até interessante, mas ainda prefiro o nativo do WordPress viu? As vezes o disqus fica um pouco bagunçado.

    Sobre layout: poderia fazer algo levemente minimalista como daquela vez que mudou o site pra um branco leite condensado apple style! Ma non troppo, per favore! Tudo brancão assim também causa náuseas!

    Sobre conteúdo instantâneo: a ideia do skype… rola? Ou live bloggin? Só que o live bloggin é pago, não? Usar perfil no twitter para fofocar não é uma boa, já que é um tanto confuso ter que mencionar várias pessoas e fora que há limitação dos 140 caracteres.

    • Me metendo: Live Blogging não só é pago, como é pago em dólar (chorando em posição fetal)

      MAS, Skype permite que qualquer pessoa entre, faça ou fale a merda que quiser e não possa ser expulsa. Isso é ruim para todos nós: imagina se tem alguém aqui querendo sacanear um leitor, entra com um fake, passa endereço, telefone e CPF da pessoa?

        • E como se controla um e-mail? Tem gente aqui que lê mas nunca me mandou e-mail, eu não sei o e-mail de todo mundo…

          • Colocando a opção de cadastro na plataforma wordpress com login, a pessoa tem de colocar um email válido pra poder se logar e comentar. Isso com certeza seria um ótimo filtro para enfrentar BMs, sem contar que quando a parvoice for grande, pode se ressuscitar a coluna Ei, Você!. No Ceticismo.net se faz algo semelhante em uma coluna com o título de Voz dos Alienados.

      • Pensando rapidamente aqui em outra solução: tem aquele tinychat, que qualquer um pode entrar. Só que aí, de novo: tu não tem controle sobre o que os outros falam então…

      • Mas pra entrar em grupo de Skype alguém que está no grupo tem que adicionar. O que pode acontecer é alguém do grupo ter a conta hackeada.

        • Ok, mas se uma pessoa se passar por outra, uma vez lá dentro, tem como moderar o que ela fala? Ou depois que entrou faz o estrago que quiser?

          • Até onde eu saiba, o que dá pra fazer é expulsar e/ou banir o usuário, uma vez lá dentro,bloquear comentários não dá, o que realmente pode ser um problema.

            O chato é que toda sugestão vai ter prós e contras, o Skype não dá pra moderar comentários, live bloggin tem a questão do custo, e por aí vai…

            • Vou conversar com o Somir, mas que isso sai, sai. Não sei de que jeito, mas durante a Copa quero vocês perto de mim.

              • Owwn <3 <3

                Sally, pelo que vi aqui tem como sim no meio de uma conversa por exemplo tu banir/expulsar/bloquear o cara. Aliás, te proponho um teste: adicione eu, a lilith e mais uns impopulares lá e faça todos os testes antes de por em prática tudo! xD

                  • Talvez alguém aqui vá me xingar ou algo do tipo, mas eu ainda acho que dá pra ter um grupo no skype só nosso, digo, com a nossa “panelinha” de sempre, das antigas, mais restrita possível (eu, Hugo, Suellen, Lillth, Lichia…) e não com cada ser que aparece aqui no desfavor.

                    • Ok, e se alguém me mandar uma solicitação se fazendo passar por um deles, como vou saber se realmente é?

                    • Bahh daí de novo: estratégia de controle por email, sei lá! Conversa um tempo antes com a pessoa pra se certificar de que é ela mesma quem está falando, e por aí vai…

                    • E não faço mais nada da vida a não ser conversar um tempo com cada um que quiser participar, né? Além disso, as pessoas mentem, emulam e-mail dos outros. Não tem segurança na internet.

              • Não seria mais fácil entrar em um chat já existente numa sala vazia pré-combinada, tipo “idiomas – Norueguês”? É só o pessoal que entrar não divulgar dados pessoais e colocar “RID-(nickname)” para se identificar.

                  • Você faz uma pesquisa de salas pouco frequentadas nos principais portais, vê uma com nome fácil de lembrar e marca o rolezinho aqui pela rid: “Impopulares, Desrolezinho dia 12 de junho das 16:00 às 18:00 na sala “Freiras Lésbicas Assassinas 12” do chat do terra/uol/bol/etc (aí você escolhe um que funcione bem sem muita frescura).

                    • É possível ignorar os malas. Cada pessoa pode ignorar os chatos que quiser bloqueando-os (comando ignorar fulano de tal). Aí as mensagens do chato deixam de aparecer para quem optar por isso.

                    • O problema não são os chatos, são os filhos da puta que querem evadir a privacidade alheia

                    • Ex: Ex namorado que me odeia entra no Chat dizendo ser o “Sam” e uma vez lá dentro posta meu CPF, identidade, endereço e telefone de casa

                    • A pessoa pode estar AQUI, lendo isso agora, entende? Tem pelo menos dois mil leitores silenciosos todos os dias, não sabemos quem está stalkeando quem. Todo mundo sabe que Somir e eu estaremos lá.

                    • Mas no facebook todo mundo já sabe que o Somir é o Emílio da agência Skid Mark, em Campinas, e que você é a Alejandra Micheluccio do jurídico do IBAMA do RJ. Acho que se alguém pretendesse prejudicá-los, já o teria feito.

                    • Pouca gente nos achou no Facebook, não acredito que isso tenha vazado em larga escala.

                    • Mesmo sendo fake No Orkut dava pra zoar legal mas no livro de fuça aquilo é um pombo sem asa!

            • Zaq(o cachorro!)

              Não existe só o skype para fazer esse tipo de coisa… é possível, com controle de acesso e que tais, com esses sisteminhas de voz para jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relatório de erros de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: